Forum Espirita

GERAL => O que é o espiritismo => Existência de Deus => Tópico iniciado por: Jones Leiber em 10 de Agosto de 2011, 13:20

Título: Evolução e Ateísmo
Enviado por: Jones Leiber em 10 de Agosto de 2011, 13:20
Amigos, acompanho o fórum já há algum tempo, porém é minha primeira postagem. Hoje a Folha Online divulgou uma notícia sobre o aumento do ateísmo a medida que os países crescem economicamente (http://f5.folha.uol.com.br/estranho/957024-estudo-diz-que-ateismo-vai-tomar-lugar-das-religioes.shtml) creio que grande parte seja pelo dogmatismo das religiões e seus conceitos escatológicos (não é o caso do Espiritismo), mas como entender nossa evolução com esse suposto avanço do ateísmo?

P.s: Se estiver postando em lugar errado, perdoem e corrijam, por favor!
Título: Re: Evolução e Ateísmo
Enviado por: bvivasb em 11 de Agosto de 2011, 00:30
Eu também li essa reportagem, e já houve uma antes parecida. O texto não deixa claro se o aumento é de ateus ou de pessoas que não seguem credo religioso. Talvez o dogmatismo de algumas das religiões atuais acabe por afastar as pessoas, mas elas podem continuar espiritualistas. Creio que seja nesse sentido. Mas também gostaria do esclarecimento dos mais experientes.
Título: Re: Evolução e Ateísmo
Enviado por: Maria Perez em 11 de Agosto de 2011, 01:55
Boa noite...

Lendo um pouco mais sobre as pesquisas desse professor, aqui neste link http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en|pt&u=http://www.huffingtonpost.com/nigel-barber....

Se uma pesquisa é unilateral, ela terá um resultado também unilateral... acho que seja o caso dessa pesquisa, há inumeros pontos que tem de ser analisados, não somente o quesito socio-economomico dominante na região, há muitas lacunas que ele não explica, se limita a dizer que quanto mais estável, seguro o homem se sente, menos ele procura na religião o alento, o conforto espiritual, poderia até levar isto em consideração em religiões como as evangélicas, em que o slogan é mais ou menos isso de forma bem explicita...

Mas acho que o Espiritismo não se encaixa aqui, pois evolução moral e intelectual andam juntas, e usamos muito a razão na observação, estudo e análise dos fatos... estando ou não em boas condições financeiras... (ao menos era pra ser).  :o

Na pesquisa apresenta que quanto mais a pessoa evolui intelectualmente...e progride financeiramente, menos ela lembra da religião, pois a pessoa sente segurança em suas possesmas ainda sim terão episódios que independem de condição cultural e financeira, me vêm a mente acontecimentos como: tsunamis, furações, atiradores, crises financeiras em paises que nunca imaginamos... Daí percebemos que nenhuma situação por mais estável se mostra permanente, pois nisto lembramos que apenas usufruimos do que nos foi emprestado...

Essa é a minha opinião.... ;D

Paz e Luz



Título: Re: Evolução e Ateísmo
Enviado por: HamLacerda em 11 de Agosto de 2011, 02:43
A Folha é um jornal que eu considero ateu, pelo ataque constante aos religiosos. Veja o quanto ela aposta na teoria da evoluçaõ de Darwim, apenas para provocar os criacionistas, que são os maiores "rivais" do ateismo.

Essa pesquisa não tem base cientifica nenhuma, primeiro que mostra a opnião de um ator como argumento de autoridade (estranho isso, não), segundo, que a ciência não trata de pesquisas como essas. Isso é apenas opniões pessoais dos blogueiros da folha.

Esses estudos que eles dizem em "nome da ciencia", não passa de estudo de Universitários ateus, que iniciaram na carreira da pscologia e começam a pedir amigos, blogueiros de sites de noticias, que também são ateus, para espalhar esse tipo de notícia. O ateismo, na verdade, está desesperado com a campanha famigerada que fizeram nos altdoors de Curitiba. Tiveram um efeito contrário ao esperado, e até mesmo a organização Ateia americana, acharam a atitude deles muito preciptada, como ofença direta às religiões. Estão desesperado pq as paredes estão apertando e o "feitiço está virando contra o feiticeiro".


Título: Re: Evolução e Ateísmo
Enviado por: Jones Leiber em 11 de Agosto de 2011, 12:05
Muito obrigado a todos pelas opiniões, acredito que nós espiritas temos o compromisso da divulgação para que mais pessoas possam usufruir dessa fé raciocinada!
Título: Re: Evolução e Ateísmo
Enviado por: Weronica em 11 de Agosto de 2011, 18:31
Boa tarde a todos!
Boa tarde Jones!


  Eu já li sobre o tema  e a minha conclusão é que na verdade não é o número de ateus que está crescendo e sim de pessoas que não possuem religião, são coisas distintas mas que muitos tentam manipular como se fossem a mesma coisa.
  Na minha opinião isso está acontecendo devido a evolução da humanidade e exigência das pessoas, pois tirando parte do oriente as pessoas estão cansadas de levantar guerra por causa de uma religião ou outra e também a falta de espiritualidade e excesso de regras de várias religiões não são suficientes para esclarecer as dúvidas sobre os mistérios, a vida e sobre Deus e nossa missão, as pessoas estão carentes de respostas e fartas das manipulações e controles religiosos.
  Pois muitos abriram os olhos e descobriram que o interior é mais importante que as práticas externas e que esse negócio de separar os salvos do condenados já não cola mais... :D
  Pensa bem não é melhor ter espiritualidade deixar um pouquinho as religiões de lado e seguir verdadeiramente as lições de Jesus que não nos impôs nenhuma religião apenas nos deixou claro que para chegarmos até o Pai devemos Amar ao próximo como a nós mesmos e a Deus acima de todas as coisas?
  Penso que o fardo das cobranças e o véu das contradições estão se extinguindo.
  E vem cá: religião para que se a história é mesma, o propósito é o mesmo, os mandamentos  são os mesmos e apenas as interpretações que diferem? Os povos estão começando a se unir...

( Também criei um tópico que é interessante você visitar: Menos religião, mais espiritualidade, vai lá depois me conta)

Bjinhuu fiquem com Deus.
Título: Re: Evolução e Ateísmo
Enviado por: Marcio Almeida em 11 de Agosto de 2011, 21:10
Concordo com Weronica, existe mesmo entre as pessoas hoje em dia um afastamento das religiões, porque elas não mais podem sustentar, com seus dogmas idéias já ultrapassadas exigindo das pessoas uma fé cega e sem lógica. É necessário muito mais para convencer, a questão da religião professada por nós não tem nenhuma relevância às leis divinas, as leis são universalistas, não há distinção, sobre nenhum seguimento social seja ele qual for, o que é extremamente relevante, são os rumos ao qual tivermos dado às nossas existências.
Por fim, como se diz, a todo o momento pela doutrina espírita: a cada um segundo suas obras é a simples lei de causa e efeito.

Um abraço fraterno a todos os amigos
Título: Re: Evolução e Ateísmo
Enviado por: Jones Leiber em 12 de Agosto de 2011, 12:44
Weronica e Márcio, o que vocês responderam aconteceu comigo, depois de ser católico, fiquei muitos anos me definindo apenas como cristão até que li o Livro dos Espíritos e cá estou, tomara que a nossa fileira aumente cada vez mais. Muita Paz!