quanto desperdicio de energia do nada para nada ,e meio esquisito isso parece uma Ameba
que se esconde na sua inferioridade de posição ,não tem sentido se aprende tanto do nada do inutil,que evolução para baixo,so perdoando para entender que algo não quer no amor e dizer que ama.
Sobre o termo ateismo:
"Ateísmo, num sentido amplo, é a rejeição ou ausência da crença na existência de divindades e outros seres sobrenaturais. O ateísmo é contrastado com o teísmo, que em sua forma mais geral é a crença de que existe pelo menos uma divindade. Num sentido mais restrito, o ateísmo é precisamente a posição de que não existem divindades.
Logo, não é de se afirmar que um ateu, por assim pensar, mantenha alguma militância contra Deus ou divindades.
Isso porque ele não acredita nelas.
Simples assim.
Abraços,
Moura
O mano Clay tem toda razão,e não podemos mesmo esquecer das guerras que aconteceram no seculo passado.Infelizmente,nossos jovens,digo principalmente os adolescentes,estão se deixando levar facilmente,por palavras de pessoas extremamente cepticas,com isso muitas pessoas que não tem plena convicção de sua fé,ou seja na doutrina que segue,ou até mesmo que não siga doutrina alguma,mas sempre acreditou na existencia de Deus,acabam se declinando as ideias de certos professores e estudiosos mais graduados.
As novas gerações correm um risco muito grande,pois se essas ideias malucas tomarem de assalto os jovens de hoje,o que vai ser dos velhos de amanhã.
Eu sou musico,e conheço muitas pessoas que são ateias,sempre vejo uma coisa ou outra,e realmente essas pessoas não parecem pensar,vivem o momento se embebedando,se drogando e ao conversar com essas pessoas,é semelhante a conversar sozinho,aliás,conversar sozinho é melhor,o nivel de realidade é outra.
os ateus pensam que são inteligentes,muitos deles dizem que são inteligentes por não se apegarem a em crenças.
Por muitos anos eu tambem fui inteligente e não me apegava a nada,não tinha amor proprio,pois tambem havia me contaminado pelas mesmas ideias,mas eu caí fui ao fundo do poço,mas eu tive ajuda para me levantar.agora vejo as mesmas ideias voltando atona, as mesmas ideias que quase me destruiu a uns 10 anos atrás,vindo em direção dos jovens e adolescentes de hoje,e não podemos negar que uma boa parte deles,vão trilhar um possivel caminho da morte.Peçamos a Deus,todos nós que pelo menos a maior parte se desperte para a verdade que se chama Jesus.
muita paz e muita luz....
Gostaria de propor uma reflexão sobre as perigosas ideias materialista-ateias, para tanto disponibilizo o link abaixo onde o médium,escritor e conferencista Benjamin Teixeira de Aguiar Machado aborda a questão.
http://www.saltoquantico.com.br/2012/02/17/ateismo-o-abominavel-crime-da-militancia-contra-deus-disseminando-desespero-e-cinismo-entre-milhoes-de-criaturas/
Gostaria de propor uma reflexão sobre as perigosas ideias materialista-ateias, para tanto disponibilizo o link abaixo onde o médium,escritor e conferencista Benjamin Teixeira de Aguiar Machado aborda a questão.
http://www.saltoquantico.com.br/2012/02/17/ateismo-o-abominavel-crime-da-militancia-contra-deus-disseminando-desespero-e-cinismo-entre-milhoes-de-criaturas/
Gostaria de propor outra reflexão acerca do perigoso título do tópico e das idéias espiritualistas abordadas no vídeo.
Como pode ver, tanto um lado como o outro são perigosos quando são inflamados pelas paixões: as guerras santas não existiriam se os crentes deixassem a cargo de Deus o julgamento e sua confiança.
Estou fazendo este comentário, meio grave, para que não vejam nisso uma relação com o espiritismo, visto que é contrário à seus ensinamentos:
Revista Espírita 1865 » Outubro » Partida de um adversário do Espiritismo para o mundo dos Espíritos (http://www.forumespirita.net/fe/go.php?url=aHR0cDovL3d3dy5pcGVhay5jb20uYnIvc2l0ZS9idXNjYV9qYW5lbGFfY29udGV1ZG8ucGhwP3NlYz1yb3RlaXJvJmFtcDtpZD01ODM1JmFtcDtpZGlvbWE9MVsvdXJs)
"Senhor padre, embora tenhais sido nosso adversário declarado e militante na Terra, nenhum de nós assim vos quer hoje e jamais vos quis durante vossa existência, primeiro porque nossa fé faz da tolerância uma lei e aos nossos olhos todas as opiniões são respeitáveis, quando sinceras. A liberdade de consciência é um dos nossos princípios; nós a queremos para os outros, como a queremos para nós. Só a Deus pertence julgar da validade das crenças, e nenhum homem tem o direito de anatematizar em nome de Deus. A liberdade de consciência não tira o direito de discussão e de refutação, mas a caridade ordena não amaldiçoar ninguém. Em segundo lugar, não vos queremos menos, pois vossa oposição não causou nenhum prejuízo à doutrina. Servistes à causa do Espiritismo, malgrado vosso, como todos os que o atacam, ajudando a torná-lo conhecido e provando, sobretudo em razão do vosso mérito pessoal, a insuficiência das armas que empregam para combatê-lo. "
Hamlacerda
Meu caro, vamos fazer outra reflexão?
Alguns ateus podem ser perigosos ao espiritismo, é verdade, no entanto, o ateísmo é a ferramenta pela qual o espiritismo avança, porque é o ateísmo que faz o trabalho sujo do qual o espiritismo não poderia fazer.
Sem o ateísmo as pessoas acreditariam em qualquer coisa, e dificilmente o espiritismo poderia triunfar no meio de tantas fábulas, crendices populares, ocultismo, professias etc. Por isso que o espiritismo "apareceu" na época que o movimento ateísta estava mais inflamado. Foi nesse sentido, penso eu, que Emmanuel pronunciou as palavras acima.
E sem conveniências, meu caro, você não conhece a natureza de Jesus para afirma que ele fez o que você disse, e nem a bíblia é prova disso. E ter uma postura firme é diferente de atacar: Parece que você não leu a resposta de Kardec ao Padre, isto é postura firme.
Encerro aqui, pois já disse o que tinha pra dizer.
Hamlacerda
Ham Lacerda, parabéns pelas postagens! Eu nunca diria melhor...Quanta demonstração de bom senso e juízo!
Mas ainda na tentativa de permitir que o irmão Clay se permita a fazer outras reflexões, e principalmente, não se deixar perturbar por estes alardes, e para que afastemos qualquer possibilidade de nos prender às teias do fanatismo, pensemos simplesmente com a razão:
O direito mais imprescindível de qualquer ser humano é o de pensar. Ainda mesmo que disso haja consequências negativas, não estamos no direito, nem no poder, de reprimir, atacar, censurar ou coibir, repudiar ou depreciar qualquer atitude mental que qualquer pessoa, por livre arbítrio, decida ter. Pela constituição, eu não posso matar pessoas. Mas tenho PLENO direito de achar correto o ato de disparar um revolver contra alguém em qualquer circunstância. Pela lei, eu não posso andar despido roupas na via pública, mas tenho PLENO direito de achar mais conveniente andar sem roupas, em qualquer lugar, e ser adepto da nudez e do exibicionismo irrestrito, e defender esse ponto de vista, mesmo que não tenha nenhum fundamento ético, ou racional. Mesmo que isso futuramente me encoraje ao ato insano de sair na rua sem roupas, sofrerei as consequências do ato ilegal, mas ainda é inatacável o meu direito de pensar que isso é correto.
Portanto, desde que eu não atente contra a liberdade ou a integridade de alguém, também tenho pleno direito em não acreditar em divindades, ou de não ter nenhuma crença. A maior violência que um ser humano pode cometer contra o outro, é prescrever-lhe como pensar, e qual opinião deve ser adepto.
Temos sim, a obrigação e o dever de tentar plantar na consciência das pessoas a crença espiritualista. Mas limitamos-nos apenas a jogar as sementes, sem mexer no terreno, no adubo, e no cultivo, que pertence somente ao mundo particular do próximo. Disse Jesus, que devemos converter pela brandura e persuasão. Se uma pessoa é refratária a qualquer ideia espiritualista, e tem convicção da inveracidade da mesma, não há nada que possamos fazer. Não tem nada de "espada". O irmão está aplicando e interpretando erradamente o ensino de Cristo, que nunca pregou nenhuma espécie de violência. Nessa passagem, Cristo tão somente profetizou que o advento de sua doutrina causaria fortes dissenções. Ele nunca disse que devemos agir com violência.
Portanto, não há razão para se perturbar com isso.
Fiz um apontamento tão somente me detendo à Lei de Liberdade. Posso ainda ir mais além, e demonstrar mais razões de que o irmão pode estar sendo vítima de fanatismo;
Não devemos, como espíritas, crer que somos portadores de qualquer verdade. O que temos é uma crença. Não temos o direito de, com base nela, estabelecer ou impor aos outros qualquer regra de conduta que nela esteja embasada, senão a nós próprios. A frase citada pelo amigo Ham Lacerda é brilhante: Só a Deus pertence julgar da validade das crenças, e nenhum homem tem o direito de anatematizar em nome de Deus.
Nem mesmo o conhecimento científico é a expressão da verdade absoluta, quanto mais o Espiritismo, que é uma ciência bem acanhada. Não estou discutindo o mérito da consistência doutrinária. Estou me detendo ao exame da Verdade, que em verdade, ninguém a possui.
E para finalizar, devo ressaltar, com máxima importância, e com base nos fatos, que o ateísmo não é, e nunca foi a causa da imoralidade. A causa da mesma está na fraqueza do espírito humano, e de nenhum modo está em função de suas crenças. Existem ateus mais dignos que espíritas, e para sustentar isso, não preciso apelar para a lei das excessões. O ateísmo é, de fato, uma posição filosófica que inibe o exercício de defesas contra as trevas interiores que carregamos em nós mesmos, mas para exaltar a necessidade e o valor da virtude, não precisamos nos apoiar em qualquer crença religiosa ou doutrina. Basta-nos o exame da razão, da ética, da educação e da moral. Sócrates pregou a virtude, sem nunca ter se apoiado em crenças ou doutrinas religiosas.
Portanto, recomendo ao irmão Clay uma reflexão mais profunda das idéias que defende, pois elas me parecem, com todo repeito, sem nenhum julgamento de minha parte, distorcidas dos ideais de amor, tolerância e respeito que prega o Espiritismo.
Abraços, e boa sorte nas novas reflexões!
Companheiro, muito obrigado pelo depoimento. Obrigado por manifestar o repúdio ao modismo perverso do ateísmo.
Lamento mais uma vez a postura egoísta aqui apresentada.
Isso não é um espírito cristão! Disse Jesus " Eu não vim trazer a paz mais a espada"
veja Moises falando duro com o povo Judeu ou Paulo de Tarso retirando a voz de quem se colocou contra o Céu
Percebo que você nunca leu a série André Luís e que tem uma visão distorcida da espiritualidade.
Não a toa muitos espíritas desenvolvem cânceres, por reprimirem a agressividade, uma das potências do psiquismo humano que deve ser canalizada a serviço de causas justas, como fez Nosso Senhor Jesus
Ninguém recebeu as ideias espíritas para guardarem par si, mas para levarem ao maior número de pessoas possível ! Muita gente está desenvolvendo karma por sua preguiça e covardia, já que na propagação de ideias terão que enfrentar contraditores e a ideia aqui é da passividade, da covardia, de falar manso para passar por santo
Ham Lacerda, parabéns pelas postagens! Eu nunca diria melhor...Quanta demonstração de bom senso e juízo!
Mas ainda na tentativa de permitir que o irmão Clay se permita a fazer outras reflexões, e principalmente, não se deixar perturbar por estes alardes, e para que afastemos qualquer possibilidade de nos prender às teias do fanatismo, pensemos simplesmente com a razão:
O direito mais imprescindível de qualquer ser humano é o de pensar. Ainda mesmo que disso haja consequências negativas, não estamos no direito, nem no poder, de reprimir, atacar, censurar ou coibir, repudiar ou depreciar qualquer atitude mental que qualquer pessoa, por livre arbítrio, decida ter. Pela constituição, eu não posso matar pessoas. Mas tenho PLENO direito de achar correto o ato de disparar um revolver contra alguém em qualquer circunstância. Pela lei, eu não posso andar despido roupas na via pública, mas tenho PLENO direito de achar mais conveniente andar sem roupas, em qualquer lugar, e ser adepto da nudez e do exibicionismo irrestrito, e defender esse ponto de vista, mesmo que não tenha nenhum fundamento ético, ou racional. Mesmo que isso futuramente me encoraje ao ato insano de sair na rua sem roupas, sofrerei as consequências do ato ilegal, mas ainda é inatacável o meu direito de pensar que isso é correto.
Portanto, desde que eu não atente contra a liberdade ou a integridade de alguém, também tenho pleno direito em não acreditar em divindades, ou de não ter nenhuma crença. A maior violência que um ser humano pode cometer contra o outro, é prescrever-lhe como pensar, e qual opinião deve ser adepto.
Temos sim, a obrigação e o dever de tentar plantar na consciência das pessoas a crença espiritualista. Mas limitamos-nos apenas a jogar as sementes, sem mexer no terreno, no adubo, e no cultivo, que pertence somente ao mundo particular do próximo. Disse Jesus, que devemos converter pela brandura e persuasão. Se uma pessoa é refratária a qualquer ideia espiritualista, e tem convicção da inveracidade da mesma, não há nada que possamos fazer. Não tem nada de "espada". O irmão está aplicando e interpretando erradamente o ensino de Cristo, que nunca pregou nenhuma espécie de violência. Nessa passagem, Cristo tão somente profetizou que o advento de sua doutrina causaria fortes dissenções. Ele nunca disse que devemos agir com violência.
Portanto, não há razão para se perturbar com isso.
Fiz um apontamento tão somente me detendo à Lei de Liberdade. Posso ainda ir mais além, e demonstrar mais razões de que o irmão pode estar sendo vítima de fanatismo;
Não devemos, como espíritas, crer que somos portadores de qualquer verdade. O que temos é uma crença. Não temos o direito de, com base nela, estabelecer ou impor aos outros qualquer regra de conduta que nela esteja embasada, senão a nós próprios. A frase citada pelo amigo Ham Lacerda é brilhante: Só a Deus pertence julgar da validade das crenças, e nenhum homem tem o direito de anatematizar em nome de Deus.
Nem mesmo o conhecimento científico é a expressão da verdade absoluta, quanto mais o Espiritismo, que é uma ciência bem acanhada. Não estou discutindo o mérito da consistência doutrinária. Estou me detendo ao exame da Verdade, que em verdade, ninguém a possui.
E para finalizar, devo ressaltar, com máxima importância, e com base nos fatos, que o ateísmo não é, e nunca foi a causa da imoralidade. A causa da mesma está na fraqueza do espírito humano, e de nenhum modo está em função de suas crenças. Existem ateus mais dignos que espíritas, e para sustentar isso, não preciso apelar para a lei das excessões. O ateísmo é, de fato, uma posição filosófica que inibe o exercício de defesas contra as trevas interiores que carregamos em nós mesmos, mas para exaltar a necessidade e o valor da virtude, não precisamos nos apoiar em qualquer crença religiosa ou doutrina. Basta-nos o exame da razão, da ética, da educação e da moral. Sócrates pregou a virtude, sem nunca ter se apoiado em crenças ou doutrinas religiosas.
Portanto, recomendo ao irmão Clay uma reflexão mais profunda das idéias que defende, pois elas me parecem, com todo repeito, sem nenhum julgamento de minha parte, distorcidas dos ideais de amor, tolerância e respeito que prega o Espiritismo.
Abraços, e boa sorte nas novas reflexões!
Percebo que você nunca leu a série André Luís e que tem uma visão distorcida da espiritualidade. Não a toa muitos espíritas desenvolvem cânceres, por reprimirem a agressividade, uma das potências do psiquismo humano que deve ser canalizada a serviço de causas justas, como fez Nosso Senhor Jesus, representante máximo da ira sagrada. Muita gente não poderá ascender a planos mais altos, pois lá não há democracia, lá não se fala o que quer a hora que quer. Quem governa os planos celestes é uma aristocracia intelecto-moral, que não aceita indisciplinas. Quem quer fazer ou falar o que quer está nas regiões umbralinas. Quem é passivo e covarde vê em quem tem coragem fanatismo, é comodo pensar assim. Jesus, nesta ótica, teria sido o maior fanático da história, pois colocava o dedo na cara dos religiosos "bonzinhos" e os chamava de hipócritas, virou as bancas do templo com um chicote na mão, afirmava que era o caminho, a verdade e a vida. Realmente Jesus era muito fanático ou aqueles que se dizem seus seguidores distorceram sua mensagem e criaram um Jesus fraco e covarde? Pois o Jesus do evangelho não é nada do que pregam por ai! Não estou propondo censura, estou conclamando os acomodados espíritas a reagirem no sentido de se comprometerem em propagar ideias que salvam vidas ! Ninguém recebeu as ideias espíritas para guardarem par si, mas para levarem ao maior número de pessoas possível ! Muita gente está desenvolvendo karma por sua preguiça e covardia, já que na propagação de ideias terão que enfrentar contraditores e a ideia aqui é da passividade, da covardia, de falar manso para passar por santo, enquanto o mal campeia e se instala no coração de muitos irmãos nossos. O que mais o ateísmo tem feito é destruir o espiritismo, pois afirma abertamente que o mesmo não é científico e o que os médiuns não passam de criadores de caso, para tanto usam seus PHDs para mostrar sua autoridade a gente sem preparo para contra argumentar. É muita falta de informação.
Sem o ateísmo as pessoas acreditariam em qualquer coisa, e dificilmente o espiritismo poderia triunfar no meio de tantas fábulas, crendices populares, ocultismo, professias etc. Por isso que o espiritismo "apareceu" na época que o movimento ateísta estava mais inflamado. Foi nesse sentido, penso eu, que Emmanuel pronunciou as palavras acima.Estou de acordo!
CitarCompanheiro, muito obrigado pelo depoimento. Obrigado por manifestar o repúdio ao modismo perverso do ateísmo.CitarLamento mais uma vez a postura egoísta aqui apresentada.CitarIsso não é um espírito cristão! Disse Jesus " Eu não vim trazer a paz mais a espada"Citarveja Moises falando duro com o povo Judeu ou Paulo de Tarso retirando a voz de quem se colocou contra o CéuCitarPercebo que você nunca leu a série André Luís e que tem uma visão distorcida da espiritualidade.CitarNão a toa muitos espíritas desenvolvem cânceres, por reprimirem a agressividade, uma das potências do psiquismo humano que deve ser canalizada a serviço de causas justas, como fez Nosso Senhor JesusCitarNinguém recebeu as ideias espíritas para guardarem par si, mas para levarem ao maior número de pessoas possível ! Muita gente está desenvolvendo karma por sua preguiça e covardia, já que na propagação de ideias terão que enfrentar contraditores e a ideia aqui é da passividade, da covardia, de falar manso para passar por santo
Clay, permita-me imitar a sábia atitude do nosso irmão HamLacerda. Calar-me-ei diante de ti. Também já disse tudo o que precisava dizer, e todas as minhas palavras, infelizmente, ficaram jogadas ao vento.
Abraços!
Amigo Clay,
seu discurso ia bem até que afirmou: "Sim, pois os ateus propõem o contrário : viver a liberdade sem responsabilidade."
Esta afirmação mostra bem que o amigo não conhece nada sobre ateísmo a não ser o que tenha lido pela internet, que, para o caso, não lhe serviu, senão de um mau ensino, pois que ateus nada têm a ver com o que sua afirmação, trás.
Eles apenas não acreditam que ajam divindades, apenas isso, mas são ordeiros, pacíficos e conhecem também da doutrinas, das ciências que das coisas do mundo, tal como nós.
Trazer uma afirmação destas, após ter falado em ciência é no mínimo, desfazer das afirmações anteriores.
Sou Espírita, logo não sou ateu, mas nem por isso apregoo contra estes que no mínimo não são o que o amigo relata.
abraços,
Moura
Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/existencia-de-deus/ateismo-o-abominavel-crime-da-militancia-contra-deus-disseminando-desespero-e/15/?action=post;num_replies=18#ixzz1nDbi21hl
Só um palpite, pelo pouco de malícia que tenho...Acho que Clay está se divertindo conosco. Ninguém que é são faz estes ataques, sem nenhum freio. Fica a dica...Eu acho melhor ignorá-lo.
Mano Danilo,
o nosso mano Clay deve ter lido as regras deste fórum, logo está ciente de tudo.
Por certo ele não quis atacar a ninguém, já que incidiria contra uma das regras...
A moderação tá de butuca mano :)
Abração,
Moura
Amigo Clay,
Não existem novos ou velhos ateus...
Existem sim ignorantes ateus e ateus que conhecem sobre as coisas.
Ora o mesmo acontece entre nós espíritas, senão não veríamos tantos a quererem embasar uma idéia esdrúxula, citando obras e autores que nunca apareceram na obra codificada.
Um dia, veja só, esta a ouvir a Radio rio de Janeiro, onde já palestrei umas 4 vezes, e sempre a convite, escutava as assertivas de um senhor que por ser dono de um CE localizado na Ilha do Governador, achava-se gabaritado até a ensinar como desfazer trabalhos de magia etc, dando relação de coisas que nunca pertenceram a doutrina.
como sempre fazia, lancei mão do telefone, e liguei, para a Rádio, e como o programa tinha a parte online, ao ouvir a minha réplica, que citava obra básica, capítulo e item, ele, fingindo não ter acabado de ouvir o que eu falara, disse se reportando aos outros ouvintes: É meus amigos, alguns ainda não têm o conhecimento da doutrina e por isso mesmo não podem ter bom, senso..."
Ai está um ótimo exemplo de que nem só os ateus tenham em seu grupo pessoas totalmente desinformadas do que seja a doutrina que seguem, tal como o senhor, dono do CE...
abração,
Moura
Ainda em o Céu e o Inferno afirma Kardec:
"Mas, se a religião se mostra impotente para sustar a incredulidade, é que lhe falta alguma coisa na luta. Se por outro lado a religião se condenasse à imobilidade, estaria, em dado tempo, dissolvida."
Veja como o codificador fala em luta, em combatividade contra essa ideia e até prever o que ocorrerá se não se reagir ao desafio apresentado. O problema é que o desconhecimento de alguns, sobre as obras básicas, provocaram tantas incompreensões sobre a proposta por mim apresentada. Não estou fazendo nada senão seguir a recomendação de Kardec.
Veja mano Clay a definição do niilismo:
"Niilismo (do latim nihil, nada) é um termo e um conceito filosófico que afeta as mais diferentes esferas do mundo contemporâneo (literatura, arte, ciências humanas, teorias sociais, ética e moral). É a desvalorização e a morte do sentido, a ausência de finalidade e de resposta ao “porquê”. Os valores tradicionais depreciam-se e os "princípios e critérios absolutos dissolvem-se". "Tudo é sacudido, posto radicalmente em discussão. A superfície, antes congelada, das verdades e dos valores tradicionais está despedaçada e torna-se difícil prosseguir no caminho, avistar um ancoradouro".
O niilismo pode ser considerado como "um movimento positivo” – quando pela crítica e pelo desmascaramento nos revela a abissal ausência de cada fundamento, verdade, critério absoluto e universal e, portanto, convoca-nos diante da nossa própria liberdade e responsabilidade, agora não mais garantidas, nem sufocadas ou controladas por nada". Mas também pode ser considerado como "um movimento negativo” – quando nesta dinâmica prevalecem os traços destruidores e iconoclastas, como os do declínio, do ressentimento, da incapacidade de avançar, da paralisia, do “tudo-vale” e do perigoso silogismo ilustrado pela frase dum personagem de Dostoiévski: "Se Deus está morto, então tudo é permitido" (Na verdade trata-se de mera interpretação de um diálogo desenvolvido entre os irmãos Karamazov, com a "intervenção" do Diabo). Entende-se por Deus neste ponto como a verdade e o princípio."
Em que, este movimento ou filosofia, está de acordo com a crença dos ateus?
Um Ateu apenas não acredita na divindade ou nos santos, como estão a pregar diversas religiões. apenas isso, e disso não passa.
Agora, oque se deve ter cuido e esmero no estudo é para com as publicações que sem mérito algum, de verdade queiram trazer o alarmismo ao povo
Da reportagem, vê-se apenas o alarmismo, sem nenhuma referência aferida, apenas uma colcha de opiniões, tendentes a trazerem exatamente esse medo do futuro, quando nós sabemos que o futuro não nos é conhecido.
Abração meu mano!
Moura
Novamente o amigo erra mano Clay...
Não estou apegado senão ao fundo.
Aliás esta também era a forma de agir do codificador.
abraços,
Moura
Só para que conste que tenho alguns amigos Ateus, e que no entanto têm valores, e sentimentos Cristãos , sem que se apercebam; passo a explicar.
Fazem parte de colectividades onde ajudam idosos, e ajudam e retirar crianças assim como seus Pais das ruas da amargura tantas vezes ligadas á toxicodependencia.
Fazem parte das Associaçoes de Proteçao de Menores do Distrito onde moro, fazem voluntariado nessas associaçoes em prol dos outros.
Quando lhes perguntei porque não acreditavam em Deus e como poderiam praticar o Bem de forma tão desinteressada a resposta não se fez esperar, disseram-me
- Sinto dentro de mim que é o correcto a fazer, "faz-me bem fazer o Bem"
Portanto podemos ser Ateus e já ter despertado para Cristo sem que nos apercebamos disso...
Paz
Prezados irmãos.
Voltando a ter mais frequencia ao forum encontrpo este debate bem interessante.
Vamos as considerações.
Carissimo Clay: Sou casado com uma evangélica e conheço bem seus conceitos e posso dizer que existem entre os evangélicos, tanto quanto entre os católicos, cujas fileiras ja percorri, aqueles que creem nos conceitos de sua fé, independente do que lhes digam ou provem.
Não se trata de serem menos preparados, mas preparados de uma forma diferente e por que não dizer incompleta.
Já a manifestação do Irmão Ham Lacerda, é perfeita quando diz que "a liberdade de consciência não tira o direito de discussão e refutação, mas a caridade ordena não amaldiçoar mninguem".
Uma discussão que faço com alguns evangélicos que conheço, fora da familia da minha esposa é a conversão. Jesus determinou que saissemos e fizessemos discípulos. Até nada de mal, mas para quem?
Prefiro ficar com o conceito de Santo Agostinho em o ESE, quando diz que "devemos levar o evangelho onde formos, quando necessário falar sobre ele".
Jesus, no evangelho de Mateus, capitulo 25, a partir do versículo 31 nos da aquilo que entendo ser a chave para o ingresso no "Reino de Deus": a caridade.
Apenas as igrejas, que tratam as pessoas como amebas, é que insistem na possibilidade da salvação atraves da simples crença em Jesus.
Nós sabemos que somos responsáveis pelos nossos atos, por todos, e que colheremos os frutos das nossas ações.
Por isso mesmo não podemos cercear o livre arbitrio de quem prefere praticar a caridade apenas por ser uma boa pessoa, lembrando que ate poucos anos atras estavamos sob o jugo do tribunal do santo oficio, que pode ser o responsável por termos hoje tantas pessoas que rejeitem os conceitos de divindade, uma vez que lhes é impossivel, como para mim mesmo o é, aceitar um deus que mande fazer fogueiras com seres humanos.
Portanto irmão Clay, se o dito ateu for uma pessoa honesta, correta e caridosa, já sera muito melhor e mais evoluido que um espírita, católico ou evangélico que excomungue, amaldiçoes ou persiga que considere um "infiel".
É meu entendimento
Caro Clay.
Como você mesmo disse, temos uma visão diferente dos ensinamentos de Jesus.
Quando o Mestre nos diz para "aprendei comigo que sou manso e humilde de coração", e quando nos fala para que "se alguem lhe bater em uma face, dê-lhe tambem a outra", ou "se alguem lhe pedir a capa dê-lhe tambem a túnica", não acho que Ele quisesse ofender seus "detratores". Isso é o exemplo claro do que você chama de "passividade".
Li sim suas argumentações e acho que idéias não surgem do nada, combater idéias é combater quem as dissemina.
Não acho que seja o ateísmo o culpado pela amoralidade da nossa sociedade. Muito pior que o ateísmo, em minha opinião, é a fé que não consegue reconhecer a excelsa virtude do amor incondicional.
Hipócritas, somos todos nós que temos a pretensão de dizermo-nos cristãos e não conseguimos respeitar quem, sendo tambem cristão, entende o evangelho de forma diferente.
Estatisticamente, menos de 10% da população brasileira se diz atéia, entretanto com certeza, muito mais do que isso são os brasileiros perdidos nos vicios, qualquer vicio.
Entendo também, que combater essas idéias, é fundamentalmente exemplificar a veracidade do contrário.
O problema das drogas por exemplo, que você tanto cita, é muito mais um problema dos desajustes familiares que existem, do que de falta de fé.
O seu conceito de passividade tambem pode ser questionado.
Passividade é omitir-se do processo quando se tem a possibilidade de interferir, melhorando esse processo. Passivo é um eleitor que vota em um candidato notoriamente corrupto, apenas pafra tentar levar vantagem.
Repito o que ja falei, se queres "combater" o ateísmo, respeite-os e faça o que Jesus ensinou, provando pelo exemplo de amor, perdão e caridade, que voc~e esta certo.
Caro Clay.
Concordo com você, é preciso estudar e muito mais.
Entretanto o que você chama de achismo, é tudo o que você citou.
Tudo é questão de interpretação, de achismo. Freud dizia que tudo na vida é relativo a libido. Discordo para mim tudo remete ao prazer, buscamos o que nos da prazer.
A literatura espírita nos diz que todos temos a intuição de Deus, o que é obvio, pois somos seus filhos.
Ja vi diversos estudos dizendo que vinho e até cerveja são otimos para determinadas funções do organismo. Chegam a dizer até que uma taça de vinho por dia, o que para mim é vicio, é o principal fator da longevidade dos "gringos" de Veranópolis.
A espada a que Jesus se refere, ja ouvi duas interpretações distintas e aceitáveis. A primeira fala das guerras que seriam travadas em seu nome, tais como as cruzadas. A segunda que, metaforicamente, como quase tudo que existe na Biblia, falava dos conflitos internos que o ser humano teria na busca da evolução moral, aquilo que chamamos de reforma intima e os evangélicos chamam de conversão. Isso por que a espada simbolizaria, pelos seus dois gumes essa divisão.
Quantas vezes ficamos "divididos", como por uma espada, entre o prazer material sem consequência, e o dever moral, com consequência?
Como o irmão pode ver, as interpretações são diferentes e todas respeitáveis.
O que estou tentando dizer, e vou tentar ser mais claro, é que o que tira as pessoas do vicio, seja ele qual for, é o AMOR.
O marido que ama sua esposa, não trai, a esposa que ama seu marido não trai.
O pai e a mãe que amam seus filhos não permitirão que eles bebam, nem tão pouco colocarão eles no caminho das drogas e da violência.
Quem ama de verdade respeita seu semelhante, não abusa do sexo, sem consequencia, até por que isso não existe.
O AMOR é a essência de Deus, Deus é amor em plenitude, quem ama de verdade, seus semelhantes, sua família, e da esse exemplo, esta sim contribuindo para que o mundo seja melhor, independente dessa pessoa se dizer católico, evangélico, islamico, judeu, espírita ou qualquer outra religião. Ou mesmo se dizer ateu.
Ame incondicionalmente seu filho e ele jamais sentira a tentação das drogas.
Tomemos como exemplos Madre Teresa de Cálcuta, que ao ser questionada por uma pessoa sobre como ela poderia ajudar a realizar a paz no mundo ela respondeu " Va para casa e ame sua família".
Quer mais mansuetude do que alguem que, preso a um madeiro considerado infame e ultrajante, ao invés de se rebelar ainda diz " Pai, perdoai-os, eles NÃO sabem o que fazem"?
Prezado Clay.
Viu como o diálogo nos faz crescer.
Estamos começando a concordar posto que estamos começando a entender o que o outro pensa. E so conseguimos isso através do diálogo.
Concordo com você, uma reprimenda é um ato de amor sim e as vezes o maior deles.
Certa vez li a argumentação de um pastor evangélico falando da péssima influência das doutrinas espiritas, assim mesmo no plural, numa clara demonstração de desconhecimento e falta de respeito.
E ca entre nós minha mãe nunca se eximiu da reprimenda quando julgou necessário e é exatamente disso que falo quando digo amar seus filhos.
É participar da vida deles, saber sua rotina, acompanhar a evolução na escola, brincar junto sempre que possivel. E quado não for, arrumar um tempo.
Os materialistas, esse sim são "perigosos", pois transferem para brinquedos, normalmente caros, o conceito de amor. Papai te ama então toma um video game novo. Isso é o verdadeiro perigo. E temos visto muito disso ultimamente.
Idéias se combatem como voce disse, com idéias, com debate, as vezes rispidos ou um pouco forte como nós mesmos temos falado por aqui.
O importante é não termos a pretensão de impormo-nos.
Como escrevi antes, não fujo de um bom debate, mas não tento fazer minha esposa que é evangélica, acreditar em reencarnação por exemplo. Isso virá com o tempo.
Mas sempre que posso mostro a ela aquilo que considero incoerências das igrejas evangélicas.
A energia, a reprimenda, erguer a voz é sim uma forma de amor quando num relacionamento familiar. Não podemos é confundir educação, que isso deveria significar, com manipulação, controle e autoritarismo.
São linhas muito tênues.
E Normalmente tem a ver com o histórico espiritual do individuo, refletido no seu estado psicológico.
De mais a mais, é muito bom um debate como esse.
Me perdoem por estar opinando num tópico que não tenho acompanhado. Porém, para fazer esta postagem visitei as páginas anteriores e não vi em nenhuma delas o que, para mim, é o fundamental para a segurança da sociedade humana e, por conseguinte, para a elevação moral dos Espíritos. a educação. A preocupação do Clay com o presente e o futuro da juventude que transvia é justa e estamos mergulhados numa sociedade onde estes casos multiplicam-se dia-a-dia. Se estamos sendo ineficazes no combate a esse mal, tendo de tratar o problema depois de instalado, então devemos tratá-lo na origem antecedendo às suas ações perniciosas. É na educação que devemos focar nossas ações. E a nós Espíritas, podemos fazer isso fortalecendo a base da educação em nossas CE, dando à envangelização infantil a atenção necessária e merecida.
Se não podemos confrontar e anularmos de pronto o mal que identificamos, podemos trabalhar e preparar aqueles propensos a serem destes males vitimados. É assim que agem os Espíritos das ordens mais elevadas, eles não anulam as causas dos sofrimentos mas buscam fortalecer espiritualmente aqueles que experienciam o sofrimento. Mesmo porque, muitos as vivenciam como provas previamente escolhida.
Mas não podemos deixar passar as oportunidades de auxiliar nossos irmãos e, em fazendo isso aprender tambem o que precisamos para nossa própria evolução.
Prezado Anton.
Um pouco incisivos seus argumentos eu acho.
E um pouco fatalistas tambem. Onde esta meu "livre arbitrio".
Da forma como você escreve parece que somos marionetes nas mãos de Deus e não vejo dessa forma.
Cada um tem suas dificuldades, provações, dores e lutas. Inclusive nós mesmos.
Mas como o Mestre disse, cada um deve pegar a sua cruz e segui-lo.
Jesus tambem disse a seus seguidores que pregassem e fizessem discípulos, apresentassem a boa nova aos homens.
Se um ateu, materialista, egoista ou orgulhoso cruza o seu caminho, é seu dever sim, como ja diria Leon Denis, auxiliar o irmão, posto que você como espirita consciente das suas responsabilidade, embora tendo esses mesmos defeitos, tenha mais capacidade de discerni-los.
Até por que, o que vemos nesses irmãos é um reflexo de nós mesmos. É uma oportunidade de questionarmos nossa propria conduta e nossos valores.
Apenas essa reflexão sobre nós mesmos nos fará crescer: "Um sábio da antiguidade ja vo-lo disse: conheça-te a ti mesmo".
Nada melhor para isso do que auxiliar nossos irmãos, pois nesse debate e troca de idéias ensinamos e aprendemos e principalmente adquirimos as virtudes e os conhecimentos necessários para dar o bom exemplo.
É o que penso.
Um pouco incisivos seus argumentos eu acho.
E um pouco fatalistas tambem. Onde esta meu "livre arbitrio".
Da forma como você escreve parece que somos marionetes nas mãos de Deus e não vejo dessa forma.
Temos nossas provas, isso é inquestionavel, se um irmão enfrenta uma prova dificil, como a miséria por exemplo, sabemos que ele precis passar por isso. Mas na propria obra básica, e repito não decoro números, você verá que isso serve de oportunidade para colocarmos em prática a caridade.E é claro que devemos por em pratica a caridade, desde que o possamos fazer (o que não é decisão nossa) e nem por um momento acreditemos que estamos fazendo alguma caridade, o que seria contrario a verdadeira caridade.
Em absoluto, o que os outros pensam ou fazem, é problema deles, assim como o que eu penso e faço é problema meu, mas, e a participação nesse forum mesmo é um exemplo, a trocade idéias e experiências é fundamental para que possamos tirar a trave que temos nos nossos olhos.Mas se o proximo esta recebendo de Deus o que solicitou antes da encarnação quando praticou o unico livre arbitrio que o espírito possui? Voce pensa que pode alterar o livre arbítrio de outra pessoa? Onde voce leu isto, no LE?
Será que o divaldo esta errado em manter a Mansão do Caminho em Salvador, dando abrigo, comida, carinho e educação a espíritos que nasceram na pobreza por "ordem de Deus".O Divaldo não esta em discussão como tampouco esta em discussão a caridade material. Estamos conversando neste tópico sobre o direito de cada um de pensar como quer.
Não tenho a pretensão de alterar nem o livre arbitrio, nem as provas dos meus irmãos. Alias não tenho a pretensão de alterar nem as minhas.
O que digo e reafirmo é que podemos sim auxiliar nossos irmãos a atravessar as provas pelas quais precisam passar.
Quando citei Divaldo e a Mansão, falei de carinho e educação, que são a mais sublime forma de caridade que eu conheço e que não são materiais, são valores morais.
Nossos irmãos de jornada, em qualquer estagio evolutivo são a ferramenta que Deus colocou e utiliza para nos moldar, não como marionetes, mas como principio inteligente, buscando colocar o sentimento do amor incondicional e fraterno acima das convenções materiais vigentes.
"Este povo me honra com a boca, mas seu coração esta longe de mim".
Prezado anton e demais amigos do forum.
Tenho uma memória ruim, não guardo com precisão números, nem de versiculos bíblicos, nem das questões do LE. Até por que acredito, e concordo com você é minha opinião, que o importante não é a "letra fria da lei", mas o conceito que ela encerra.
Temos nossas provas, isso é inquestionavel, se um irmão enfrenta uma prova dificil, como a miséria por exemplo, sabemos que ele precis passar por isso. Mas na propria obra básica, e repito não decoro números, você verá que isso serve de oportunidade para colocarmos em prática a caridade.
Se você vai fazer a caridade e colocar na capa do jornal de maior circulação na sua cidade, ou vai apenas praticar a caridade pelo prazer de ajudar alguem, é responsabilidade sua, e tambem escolha sua. Você pode escolher não fazer nada afinal é a prova dele.
"Somos responsáveis não apenas pelo mal que fazemos, mas tambem pelo bem que deixamos de fazer".
Reitero meu entendimento caro Anton, você esta me dizendo que somos marionetes na mão de Deus e que devemos ser egoistas e nos preocuparmos apenas com nossas dificuldades.
"Amar ao próximo como a si mesmo".
Em absoluto, o que os outros pensam ou fazem, é problema deles, assim como o que eu penso e faço é problema meu, mas, e a participação nesse forum mesmo é um exemplo, a trocade idéias e experiências é fundamental para que possamos tirar a trave que temos nos nossos olhos.
Será que o divaldo esta errado em manter a Mansão do Caminho em Salvador, dando abrigo, comida, carinho e educação a espíritos que nasceram na pobreza por "ordem de Deus".
Esse conceito meu irmão, é o conceito evangélico, ou católico, que considera tudo ordem de Deus, as quais não podemos questionar.
Alias, eu jamais questiono Deus, mas questiono qualquer homem que tenha a pretenção de dizer que fala Deus e que lhe entende os pensamentos. Não estamos nesse nivel.
Da minha parte tento fazer o que Jesus nos ensina no evangelho, esse sim o grande código moral do ser humano.
O debate sobre os conceitos religiosos, que fazem parte do conhecimento espírita, é uma ferramenta importante para o crescimento individual e coletivo dos homens.
Ou será que o irmão desconhece as responsabilidades coletivas?
Boa noite pessoal.
Esse lance de ateísmo tá mais serio do que eu podia imaginar,e agora está tão perto de mim que não tô sabendo lidar com a situação.Eu tenho um amigo que toca na minha banda que,quando nos conhecemos era evangelico e eu quase nessa ideia de ateismo,aínda acreditava um pouco em Deus,mas o culpava pelos meus problemas com bebidas alcoolicas e drogas e muita infelicidade.é uns dos motivos que eu não gosto de olhar para o meu passado.e ele sempre me falava de Deus que era pra eu ter fé que as coisas iriam melhorar.sabem eu comecei a procurar uma religião apartir dele,não posso negar que ele me ajudou muito neste aspecto.Cara hoje eu fico boquiaberta com as coisas que ele fala,ele diz que deus não existe e mesmo que existisse,se recusaria a acreditar,e tambem já disse literalmente,não com essas palavras,mas que eu sou um tolo por seguir uma religião e um Deus que não existem,que não levam a nada.e o pior,eu não tenho nada contra o ateísmo e nem contra quem se diz ateu,mas no meu ponto de vista,uma pessoa assim tem que ter um motivo plausivo,uma opinião propria a respeito do assunto,mas ele se diz uma dessas pessoas mas fazendo de ideias dos outros como se fossem suas,eu fico muito triste de ver o quanto as pessoas não conseguem enxergar Deus quando é tão facil,fico triste de ver uma pessoa que me ajudou de certa forma a aceitar as provas que deus nos impõe de coração aberto,se dizer ateu depois de tudo que ele mesmo me ensinou.e como eu já disse nesta enquete,e é lamentavel dizer isso mas essas pessoas são vazias,são ocas,não tem vontade de viver,e o mais complicado é que tentam a todo custo fazer com que essa aberração chamada ateísmo ganhar força,esses dias ele me disse que um tal professor de harvard,que leciona estudos de religiões,pagaria 1 milhão de euros,para quem provar para ele que Deus existe,e que ha vida depois da morte,eu respondí que nenhum espiritualista serio e firme em suas convicções jamais entraria neste tipo de joguete,e simplesmente com ar de deboche me disse que niguem provaria porque realmente não existe.e eu então fui obrigado a falar para ele ir estudar,e não tomar a opinião de terceiros como se fosse uma teoria dele,e que ele é um revoltadinho sem calça por não ser honesto consigo mesmo,mas realmente é lamentaval que essa ideia está arrastando uma multidão de almas para a escuridão.
muita paz e muita luz.....
Irmãos Kazaoka e Clay,concordo plenamente com vocês,o meu medo maior,é se isso se propagar de modo descontrolado.são ideias muito impressionantes que eu não posso conceber,temo pelas proximas gerações,temo pelo o que há por vir se continuar assim.infelizmente as pessoas principalmente os jovens e adolescentes que dão muita credibilidade aos diplomas,e sequer avaliam as provas incontestaveis sobre os espiritos,que afirmam a existencia de deus e de jesus,que inclusive já existem provas até mesmo cientificas como por exemplo a trancomunicação instrumental.mas eles mesmos dizem,mesmo sendo verdade eles se negam a acreditar....
Creio que o irmão Clay não entendeu minhas c olocações. Sem problemas.
"Quando o discípulo esta pronto, o trabalho aparece".
Concordo com a Hebe, na realidade o que eles fazem é propagar idéias materialistas, ignorando a vida eterna do espírito imortal, supervalorizando o ter hoje.
Vemos até os "emissários" de Deus fazendo isso. Afinal o que é a teologia da prosperidade. As ditas igrejas evangélicas oferecendo amuletos para se ganhar dinheiro, tudo em nome de Deus e de Jesus.
Ja disse uma artista que "se fez mais merda em nome de Jesus do que de Hitler". E é verdade.
Que as trevas estão ao nosso lado para nos prejudicar, isso é inquestionavel, mas só conseguem porque, enquanto psicosfera planetária, permitimos.
Continuamos hoje iguais aos judeus que crucificaram Jesus: materialistas, imediatistas, ignorando não a existência de Deus posto que temos essa intuinção, mas as consequencias e principalmente a realidade da Leis de Causa e Efeito.
A culpa disso é dos ateus? Não, ao contrário, é do egoismo, orgulho e vaidades humanos, que colocam sua arogância acima da verdade.
"Ainda que ressucitasse um dos mortos não acreditariam".
O tempo senhores, fara com que essas ignorantes acordem.
Egoistas e orgulhosos só aprenderão quando não tiverem mais as condições que alimentam esse egoismo e orgulho.
Quanto a nós, faremos a nossa parte se mantivermo-nos fiéis ao que o Cristo ensinou, vivenciando isso no dia a dia e servindo de exemplo aos incrédulos.
"Olhando a flor que nasce no chão daquele que tem amor, olho pro céu e sinto crescer a fé no meu salvador".
"ORAI E VIGIAI".
Eu prefiro o conceito de Gamaliel no Sinédrio: "Se for obra dos homens, deixai, acabará por si mesmo..."
Sempre que estou em duvida sobre algo, busco no evangelho os ensinamentos de Jesus para ver qual se encaixa.
Nesse casso apenas uma frase me veio a mente:
"NÃO ATIREIS PÉROLAS AOS PORCOS".
Tenho dito.
Clay,
Não generalize.
Não é bem assim, eu vim do ateísmo, e nunca saí chutando Santo quando era.
Meu marido era ateu e nunca me proibiu a ir no Centro ou falou coisa alguma contra qualquer religião.
Lobos em peles de cordeiro tem em qualquer lugar , até dentro dos Centros.
Eu li com calmaCreio que o irmão Clay não entendeu minhas c olocações. Sem problemas.
"Quando o discípulo esta pronto, o trabalho aparece".
Concordo com a Hebe, na realidade o que eles fazem é propagar idéias materialistas, ignorando a vida eterna do espírito imortal, supervalorizando o ter hoje.
Vemos até os "emissários" de Deus fazendo isso. Afinal o que é a teologia da prosperidade. As ditas igrejas evangélicas oferecendo amuletos para se ganhar dinheiro, tudo em nome de Deus e de Jesus.
Ja disse uma artista que "se fez mais merda em nome de Jesus do que de Hitler". E é verdade.
Que as trevas estão ao nosso lado para nos prejudicar, isso é inquestionavel, mas só conseguem porque, enquanto psicosfera planetária, permitimos.
Continuamos hoje iguais aos judeus que crucificaram Jesus: materialistas, imediatistas, ignorando não a existência de Deus posto que temos essa intuinção, mas as consequencias e principalmente a realidade da Leis de Causa e Efeito.
A culpa disso é dos ateus? Não, ao contrário, é do egoismo, orgulho e vaidades humanos, que colocam sua arogância acima da verdade.
"Ainda que ressucitasse um dos mortos não acreditariam".
O tempo senhores, fara com que essas ignorantes acordem.
Egoistas e orgulhosos só aprenderão quando não tiverem mais as condições que alimentam esse egoismo e orgulho.
Quanto a nós, faremos a nossa parte se mantivermo-nos fiéis ao que o Cristo ensinou, vivenciando isso no dia a dia e servindo de exemplo aos incrédulos.
"Olhando a flor que nasce no chão daquele que tem amor, olho pro céu e sinto crescer a fé no meu salvador".
"ORAI E VIGIAI".
Creio que também o irmão não me entendeu. Não estou procurando aqui discutir os desmandos dos religiosos, estou conclamado aqueles que tem o conhecimento para o dever moral de ajudar seus semelhantes que jazem na ignorância. Os religiosos cometeram e cometem abusos? Não diga ! Onde há seres humanos haverá abusos, a ciência foi utilizada para criar a bomba atômica a filosofia serviu de pretexto para o nazismo e por isso a ciência não presta e nem a filosofia? Ora, é necessário mais profundidade. A militância ateia é tão ou mais perniciosa do que o fanatismo religioso. A sociedade amadureceu para se prevenir do fanatismo religioso, mas confere facilmente cidadania ao niilismo, vendo-o como inofensivo. Isto é um erro que o presente já nos diz. Aliás, esses religiosos que prometem bens materiais, apesar de dizerem o contrário, são ateus! Sim, pois se acreditassem realmente que Deus existe não utilizariam seu nome para pilantragens: "Conhece-se a árvore pelos frutos". É justamente o cinismo do niilismo que está penetrado nos meios religiosos, "lobos em pele de cordeiro".
Todo efeito tem uma causa. Todo efeito inteligente tem uma causa inteligente. O poder da causa inteligente está na razão da grandeza do efeito.
1 O que é Deus?
– Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas.
Não esqueçam que tudo é manifestação de Deus. Sejam porcos, lobos, cordeiros homens egoístas ou homens santos, é sempre a inteligência de Deus a manifestar-se através de tudo e de todos..
Por isso não adianta discriminar. Discriminar revela amor próprio, egoísmo que é contrário ao primeiro mandamento do Cristo: amar Deus acima de tudo e de todas as coisas.
Eu trouxe uma palestra interessante apenas para mostrar um outro ponto de vista.
Café Filosófico, Nietzsche (http://www.forumespirita.net/fe/go.php?url=aHR0cDovL3d3dy55b3V0dWJlLmNvbS93YXRjaD92PTEwZzFEcDFlb2Q0Iw==)
Mas quem disse que eu queria te dar um tiro?
Eu só dei continuidade ao debate com um outro ponto de vista.
Eu por exemplo caí muitos anos no Ateísmo, devido a manipulação das Igrejas, o que não tem nada a ver com Deus.
Aliás eu ainda olho com desconfiança para palestrantes com voz de púlpito, falando muito em nome de Deus, Jesus, vivas etc. Só faltam ter um sincope de tanto que impostam a voz.
A religiosidade é intima, não precisa de espetáculos, você pode ter religiosidade e não seguir nenhuma religião especificamente.
O Espiritismo é simples, sem pompa e me deu lógica em seus ensinos, apenas isso.
Uma "dose de ateísmo" é bom para o Espírita, pois para receber a verdade, é necessário estar despojado de todo senso de fanatismo, misticismo e crendice.
O Espírita deve ser cético, e deveria ser, pelo menos a sua postura filosófica diante do conhecimento.
Mas o ceticismo tem variados graus de intensidade, dependendo do matiz da razão que o ilumina.
Compreender e meditar sobre as linhas do raciocínio ateísta, e a lógica que utilizam no desenvolvimento dos seus argumentos, sem se deixar abalar pelo ceticismo exagerado que lhes permeiam as ideias, pode estabelecer bases para uma fé ainda mais sólida e resistente.
Ideologia muito respeitável, mas que também possui as suas fraquezas peculiares, assim como o Espiritismo, e qualquer outra doutrina Religiosa.
Por mais lógico que um raciocínio seja, sempre estará enraizado nas estrias mais profundas da personalidade.
Só não sou ateu, porque o Espiritismo, mesmo com suas deficiências, conseguiu montar o melhor quebra-cabeça da Verdade.
Uma "dose de ateísmo" é bom para o Espírita, pois para receber a verdade, é necessário estar despojado de todo senso de fanatismo, misticismo e crendice.
O Espírita deve ser cético, e deveria ser, pelo menos a sua postura filosófica diante do conhecimento.
Mas o ceticismo tem variados graus de intensidade, dependendo do matiz da razão que o ilumina.
Compreender e meditar sobre as linhas do raciocínio ateísta, e a lógica que utilizam no desenvolvimento dos seus argumentos, sem se deixar abalar pelo ceticismo exagerado que lhes permeiam as ideias, pode estabelecer bases para uma fé ainda mais sólida e resistente.
Ideologia muito respeitável, mas que também possui as suas fraquezas peculiares, assim como o Espiritismo, e qualquer outra doutrina Religiosa.
Por mais lógico que um raciocínio seja, sempre estará enraizado nas estrias mais profundas da personalidade.
Só não sou ateu, porque o Espiritismo, mesmo com suas deficiências, conseguiu montar o melhor quebra-cabeça da Verdade.
Amado Irmão,
Penso aproximadamente como pensas, desde há alguns anos, mas estou aprendendo, lidar me com essas idéias ateístas-materialistas, nihilistas, com uma intensa busca da compreensão do ensino do cristo, comparado com o ensino dos espíritos, e as novas reflexões da psicilogia cognitiva notadamente na área do comportamento.
Pena que só posso estudar pela internet sem aulas presenciais, mas me está sendo muito útil.
Saúde e Paz!
É preciso ser infantil ao extremo (ou muito leviano) para considerar que fenômenos regidos por leis possam ser obra do acaso. Se perguntas tão simples não podem ser feitas por um ateu, de duas uma: ou ele não possui inteligência e maturidade mínima para fazê-las (sobretudo se ainda pelo Deus "ser" das religiões) ou não está interessado em fazê-las, já que poderia perder tudo o que construiu com isso: carreira acadêmica, reconhecimento social, valor editorial, etc.
Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/existencia-de-deus/deus-um-delirio-(richard-dawkins)/?action=post;num_replies=7#ixzz296p2ky8G
O assunto é demasiado complexo para esta abordagem tão simplista. Nem o crente pode garantir ao ateu que Deus existe, nem o ateu pode provar ao crente o contrário. Nenhum sabe o suficiente para dizer, e muito menos para impor, ao outro, o que é possível e o que é impossível. Esta é a minha opinião.
Por isso, a única solução razoável e inteligente parece-me ser cada um respeitar a crença do outro. Ou seja, a tolerância mutua. O facto de haver ateus não retira valor nenhum à nossa crença em Deus. Mas o facto de sermos intolerantes com eles é uma falta, que descredibiliza e desvaloriza a nossa crença, na minha opinião.
bem haja
14. Deus é um ser distinto, ou, conforme a opinião de alguns, a resultante de todas as forças e de todas as inteligências do Universo reunidas?
Se assim fosse, Deus não existiria, pois seria o efeito e não a causa; ele não pode ser, ao mesmo tempo, um e outra.
Deus existe, disso não podeis duvidar; é o essencial. Crede-me, não vades além; não vos percais num labirinto de onde não poderíeis sair; isso não vos tornaria melhores, mas, talvez um pouco mais orgulhosos, porque acreditaríeis saber e, na realidade, nada saberíeis. Deixai, portanto, de lado todos estes sistemas; tendes coisas suficientes, que vos tocam mais diretamente, a começar por vós mesmos; estudai vossas próprias imperfeições, a fim de vos livrardes delas; isto ser-vos-á mais útil do que querer penetrar no que é impenetrável. (O Livro dos Espíritos. Primeira parte: Causas primárias, capítulo 1. Rio de Janeiro: CELD, 2008. Trad. Maria Lúcia de Alcântara Carvalho) [GRIFEI]
Com idéias como essa Richard Dawkins é CÚMPLICE MORAL de todos os crimes do comunismo e do nazismo. E de todos os crimes que surgirem no futuro a partir do mesmo tipo de ideologia.
Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/existencia-de-deus/deus-um-delirio-(richard-dawkins)/?action=post;num_replies=10#ixzz29B4WDO00
O que é complexo, do meu ponto de vista, é o fenómeno da origem e criação do universo amigo. Mas se o amigo considera que domina o assunto, que é uma coisa assim tão simples, não sei porque não escreve o que sabe e se candidata ao prémio Nobel.
Conhecemos ciências diferentes.
...
E não diz nada disso do acaso. Não sei a que se refere.
...
A existência de Deus não se pode demonstrar cientificamente. Tal como a não existência de Deus não se pode demonstrar cientificamente. Ateísmo e teísmo são crenças.
...
A ética nada tem a haver com materialismo, nem com ateísmo, nem com religião. ...
...
Os intolerantes são aqueles que, se pudessem, obrigavam os que têm opinião diferente a calar-se. ...
Muito sabia a reflexão de Danilo Henrique,esta é a linha de conduta que devemos seguir ou tomar, uma dose de ateísmo,pois sem ela nós seremos eternos fanáticos,o ateísmos não prejudica a nossa evolução,mas o materialismo sim,muitos se dizem espiritas,mas não agem como tal,pois agir como espirita é honrar a palavra espirita ou espirito,ou seja,ser contrario a materia,mas o que vemos são homens que pregam o espiritismo como uma doutrina sem rituais e não usam velas ou imagens etc., mas fora dela são totalmente apegados as coisas materiais. O segredo é que a nossa verdadeira evolução espiritual começa quando começamos a despojar do apego as coisas materiais. Um abraço a todos e muita paz.
Olá amigos(as)
Perdoem amigos mas o facto de se acreditar não é importante, porque Deus sente-se, não se prova. Se estivermos há espera que alguém ou alguma Ciência consiga provar a existência de Deus com olhos fechados(que é aquilo que actualmente temos) não vamos lá. Creio que sim, um dia havemos de conseguir isso. Pobres Cientistas que se julgam infalíveis porque julgam tudo saber e interpretar, se esquecendo(ou não querem lembrar) que até a Ciência muda porque nada é falível, apenas a criação é infalível. Uma coisa de facto tenho de concordar, que a Biblia tal e qual é apresentada, torna um Deus bom num dia e tirano noutro, coisa que é inconcebível a uma Divindade, mas aqui a culpa é de Deus ou dos homens, vaidosos e arrogantes que julgam tudo saber . Como pode uma Ciência ou alguma coisa falar de algo que não entende; por certo um sábio realmente é prudente , mas neste caso convém uma certa polémica de Publicidade, muito importante para quem quer vender, não é mesmo.
Saudações fraternas