0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Prezado Anton.Um pouco incisivos seus argumentos eu acho.E um pouco fatalistas tambem. Onde esta meu "livre arbitrio".Da forma como você escreve parece que somos marionetes nas mãos de Deus e não vejo dessa forma.Cada um tem suas dificuldades, provações, dores e lutas. Inclusive nós mesmos.Mas como o Mestre disse, cada um deve pegar a sua cruz e segui-lo.Jesus tambem disse a seus seguidores que pregassem e fizessem discípulos, apresentassem a boa nova aos homens.Se um ateu, materialista, egoista ou orgulhoso cruza o seu caminho, é seu dever sim, como ja diria Leon Denis, auxiliar o irmão, posto que você como espirita consciente das suas responsabilidade, embora tendo esses mesmos defeitos, tenha mais capacidade de discerni-los.Até por que, o que vemos nesses irmãos é um reflexo de nós mesmos. É uma oportunidade de questionarmos nossa propria conduta e nossos valores.Apenas essa reflexão sobre nós mesmos nos fará crescer: "Um sábio da antiguidade ja vo-lo disse: conheça-te a ti mesmo".Nada melhor para isso do que auxiliar nossos irmãos, pois nesse debate e troca de idéias ensinamos e aprendemos e principalmente adquirimos as virtudes e os conhecimentos necessários para dar o bom exemplo.É o que penso.
Um pouco incisivos seus argumentos eu acho.
E um pouco fatalistas tambem. Onde esta meu "livre arbitrio".Da forma como você escreve parece que somos marionetes nas mãos de Deus e não vejo dessa forma.
Temos nossas provas, isso é inquestionavel, se um irmão enfrenta uma prova dificil, como a miséria por exemplo, sabemos que ele precis passar por isso. Mas na propria obra básica, e repito não decoro números, você verá que isso serve de oportunidade para colocarmos em prática a caridade.
Em absoluto, o que os outros pensam ou fazem, é problema deles, assim como o que eu penso e faço é problema meu, mas, e a participação nesse forum mesmo é um exemplo, a trocade idéias e experiências é fundamental para que possamos tirar a trave que temos nos nossos olhos.
Será que o divaldo esta errado em manter a Mansão do Caminho em Salvador, dando abrigo, comida, carinho e educação a espíritos que nasceram na pobreza por "ordem de Deus".
Não tenho a pretensão de alterar nem o livre arbitrio, nem as provas dos meus irmãos. Alias não tenho a pretensão de alterar nem as minhas.
O que digo e reafirmo é que podemos sim auxiliar nossos irmãos a atravessar as provas pelas quais precisam passar.
Quando citei Divaldo e a Mansão, falei de carinho e educação, que são a mais sublime forma de caridade que eu conheço e que não são materiais, são valores morais.
Nossos irmãos de jornada, em qualquer estagio evolutivo são a ferramenta que Deus colocou e utiliza para nos moldar, não como marionetes, mas como principio inteligente, buscando colocar o sentimento do amor incondicional e fraterno acima das convenções materiais vigentes.
"Este povo me honra com a boca, mas seu coração esta longe de mim".Prezado anton e demais amigos do forum.Tenho uma memória ruim, não guardo com precisão números, nem de versiculos bíblicos, nem das questões do LE. Até por que acredito, e concordo com você é minha opinião, que o importante não é a "letra fria da lei", mas o conceito que ela encerra.Temos nossas provas, isso é inquestionavel, se um irmão enfrenta uma prova dificil, como a miséria por exemplo, sabemos que ele precis passar por isso. Mas na propria obra básica, e repito não decoro números, você verá que isso serve de oportunidade para colocarmos em prática a caridade.Se você vai fazer a caridade e colocar na capa do jornal de maior circulação na sua cidade, ou vai apenas praticar a caridade pelo prazer de ajudar alguem, é responsabilidade sua, e tambem escolha sua. Você pode escolher não fazer nada afinal é a prova dele."Somos responsáveis não apenas pelo mal que fazemos, mas tambem pelo bem que deixamos de fazer".Reitero meu entendimento caro Anton, você esta me dizendo que somos marionetes na mão de Deus e que devemos ser egoistas e nos preocuparmos apenas com nossas dificuldades."Amar ao próximo como a si mesmo".Em absoluto, o que os outros pensam ou fazem, é problema deles, assim como o que eu penso e faço é problema meu, mas, e a participação nesse forum mesmo é um exemplo, a trocade idéias e experiências é fundamental para que possamos tirar a trave que temos nos nossos olhos.Será que o divaldo esta errado em manter a Mansão do Caminho em Salvador, dando abrigo, comida, carinho e educação a espíritos que nasceram na pobreza por "ordem de Deus".Esse conceito meu irmão, é o conceito evangélico, ou católico, que considera tudo ordem de Deus, as quais não podemos questionar.Alias, eu jamais questiono Deus, mas questiono qualquer homem que tenha a pretenção de dizer que fala Deus e que lhe entende os pensamentos. Não estamos nesse nivel.Da minha parte tento fazer o que Jesus nos ensina no evangelho, esse sim o grande código moral do ser humano.O debate sobre os conceitos religiosos, que fazem parte do conhecimento espírita, é uma ferramenta importante para o crescimento individual e coletivo dos homens.Ou será que o irmão desconhece as responsabilidades coletivas?
Boa noite pessoal. Esse lance de ateísmo tá mais serio do que eu podia imaginar,e agora está tão perto de mim que não tô sabendo lidar com a situação.Eu tenho um amigo que toca na minha banda que,quando nos conhecemos era evangelico e eu quase nessa ideia de ateismo,aínda acreditava um pouco em Deus,mas o culpava pelos meus problemas com bebidas alcoolicas e drogas e muita infelicidade.é uns dos motivos que eu não gosto de olhar para o meu passado.e ele sempre me falava de Deus que era pra eu ter fé que as coisas iriam melhorar.sabem eu comecei a procurar uma religião apartir dele,não posso negar que ele me ajudou muito neste aspecto.Cara hoje eu fico boquiaberta com as coisas que ele fala,ele diz que deus não existe e mesmo que existisse,se recusaria a acreditar,e tambem já disse literalmente,não com essas palavras,mas que eu sou um tolo por seguir uma religião e um Deus que não existem,que não levam a nada.e o pior,eu não tenho nada contra o ateísmo e nem contra quem se diz ateu,mas no meu ponto de vista,uma pessoa assim tem que ter um motivo plausivo,uma opinião propria a respeito do assunto,mas ele se diz uma dessas pessoas mas fazendo de ideias dos outros como se fossem suas,eu fico muito triste de ver o quanto as pessoas não conseguem enxergar Deus quando é tão facil,fico triste de ver uma pessoa que me ajudou de certa forma a aceitar as provas que deus nos impõe de coração aberto,se dizer ateu depois de tudo que ele mesmo me ensinou.e como eu já disse nesta enquete,e é lamentavel dizer isso mas essas pessoas são vazias,são ocas,não tem vontade de viver,e o mais complicado é que tentam a todo custo fazer com que essa aberração chamada ateísmo ganhar força,esses dias ele me disse que um tal professor de harvard,que leciona estudos de religiões,pagaria 1 milhão de euros,para quem provar para ele que Deus existe,e que ha vida depois da morte,eu respondí que nenhum espiritualista serio e firme em suas convicções jamais entraria neste tipo de joguete,e simplesmente com ar de deboche me disse que niguem provaria porque realmente não existe.e eu então fui obrigado a falar para ele ir estudar,e não tomar a opinião de terceiros como se fosse uma teoria dele,e que ele é um revoltadinho sem calça por não ser honesto consigo mesmo,mas realmente é lamentaval que essa ideia está arrastando uma multidão de almas para a escuridão. muita paz e muita luz.....
Iniciado por Det's me!... Amizade
Iniciado por L3ONARDO Outros Temas
Iniciado por Oliveira5 Outros Temas
Iniciado por Jones Leiber Existência de Deus
Iniciado por Juluci Psicologia & Espiritismo
Estudos mensais
O seu e-mail:
ÂÂÂ Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.