Forum Espirita

GERAL => Outros Temas => Eventos / Notícias => Tópico iniciado por: Hebe M C em 03 de Outubro de 2011, 12:07

Título: Não podemos acreditar em tudo que se vê.
Enviado por: Hebe M C em 03 de Outubro de 2011, 12:07
Nesta semana conversando com um amigo falei sobre efeitos cinematográficos comuns de serem feitos para inserção de imagem.
O assunto girava em torno do tal anjo caído na Indonésia.
Bem, eu não acreditava e desde o principio coloquei como se fosse montagem, o que gerou uma certa discussão, pois acreditava-se ser um aviso para 2012 e no final não passa de uma campanha de marketing.

Vejam a seguir:

cctv penampakan dicitos (http://www.forumespirita.net/fe/go.php?url=aHR0cDovL3d3dy55b3V0dWJlLmNvbS93YXRjaD92PTllOVNvc0NxY284JmFtcDtmZWF0dXJlPXBsYXllcl9lbWJlZGRlZCM=)

Anjo aparece em praça na Indonésia. é FAKE! veja como. (http://www.forumespirita.net/fe/go.php?url=aHR0cDovL3d3dy55b3V0dWJlLmNvbS93YXRjaD92PVpITEZGdldHam1zJmFtcDtmZWF0dXJlPXBsYXllcl9lbWJlZGRlZCN3cw==)

Moradores da região enviaram fotos do local do impacto do anjo. A calçada toda quebrada é a prova física do enorme impacto que o tal ser sofreu.

A luz do vídeo
Agora, vamos ao vídeo em si. A princípio, chegamos a cogitar a possibilidade das câmeras de segurança terem capturado um inseto próximo da lente, gerando assim a ilusão. Esse efeito “sobrenatural” criado por um simples mosquito foi explicado pelo especialista em efeitos especiais Captain Disillusion.
Mas, no caso desse vídeo do anjo da Indonésia, chegamos à conclusão de que a aparição foi feita mesmo por computação gráfica!
As falhas no comportamento das luzes denunciam a montagem feita no filme, como podemos ver nessa análise feita apelo usuário do Youtube Gleiton Freire:
 
Tá certo, E-farsas! Até aqui, poderíamos até aceitar que o anjo seja mesmo fruto de computação gráfica. Mas e o que nos diz sobre a calçada quebrada?
Como foi muito bem observado pro vários leitores do E-farsas.com, podemos notar que a calçada não está quebrada de verdade! Os pedaços de cimento foram colocados por cima da calçada – que ainda está inteira por baixo.

(http://www.e-farsas.com/wp-content/uploads/anjo_calcada_indonesia-peq.jpg)

(http://www.e-farsas.com/wp-content/uploads/anjo_calcada_indonesia-analise.jpg)

A verdade veio à tona
Dias depois do sucesso e da polêmica causada pelos vídeos, a equipe de Eventos do Shopping Center Citos se pronunciou oficialmente afirmando que contratou uma produtora para criar uma campanha para um evento de música.
“O vídeo é um teaser. Ontem tivemos muita procura de pessoas interessadas na aparição do anjo“, disse a assessoria de imprensa do shopping.
De acordo com a produção do evento, a base para a campanha publicitária, é um marketing viral usando flash mob, efeitos de vídeo e jogo de palavras:
“Venha aqui procurar um anjo você também”
Um “anjo” seria um trocadilho para “pessoa do sexo oposto que seja bonita”!
Essa não seria a primeira empresa a bolar uma campanha com anjos caídos como tema! Em 2006, a empresa de moda Diesel contratou a agência AirLock para ajudar na divulgação a coleção Diesel Heaven. A AirLock criou um vídeo que mostrava um anjo que teria caído do céu e, semanas depois, divulgaram que tudo fazia parte do pacote de divulgação.
Conclusão:
O vídeo é falso! Mais um vídeo forjado com a ajuda de computação gráfica. Trata-se de mais uma campanha de marketing viral!

Fonte: http://www.e-farsas.com/camera-grava-um-anjo-caindo-do-ceu-em-jacarta-na-indonesia.html

Mais um pouco de efeitos cinematográficos:

Chroma Key - Os segredos de Hollywood (http://www.forumespirita.net/fe/go.php?url=aHR0cDovL3d3dy55b3V0dWJlLmNvbS93YXRjaD92PVk3MW5jRDVOOENJI3dz)


Um bom dia para todos
Título: Re: Não podemos acreditar em tudo que se vê.
Enviado por: M.Altino em 03 de Outubro de 2011, 12:27
Hebe  amiga  um abraço e  lhe agradeço a forma  como  esclareceu  um assunto que  dentro das camadas  ditas espiritualistas, muitas  vezes se deixam levar por estas farsas.
Seria muito bom que  muitos pudessem compreender  que  nestes momentos  muito  conturbados no nosso planeta , temos  sempre de estar atentos  e apenas  ficarmos  com o que  é  verdadeiro e  quando estudamos  um pouco  esta  Doutrina  Espírita temos de  vigiar  muito
Um grande abraço de muita paz
Seu grande amigo Manuel Altino
Título: Re: Não podemos acreditar em tudo que se vê.
Enviado por: Hebe M C em 03 de Outubro de 2011, 12:35
Bom dia Altino,
Muito obrigada pelo retorno.

Muitas vezes esse tipo de conversa gera até um mal estar, a minha preocupação maior é que este amigo queria colocar o vídeo em um estudo que está fazendo sobre 2012.

A minha intenção foi de ajudar e não de derrubar o estudo, nós sabemos sobre o alerta de Kardec quanto ao Espiritismo cair em descredito, caso não se faça uma investigação mais séria sobre as comunicações.

Eu trabalhei com efeitos de filme e vídeo durante muito tempo, pois essa é a minha formação, sei como se faz e como é simples fazer, apesar de estar afastada da área já aposentada a um certo tempo.

Hoje os recursos são muito maiores do que na minha época.

Um abç
Hebe
Título: Re: Não podemos acreditar em tudo que se vê.
Enviado por: Regis Mesquita em 03 de Outubro de 2011, 14:37
Amigos,

quando vi a matéria dos anjos fiquei com um pé atrás. Estórias como esta servem para tentar desacreditar a existência do plano espiritual.

Parabéns por ter acompanhado o caso e trazido o desmentido. Está cada vez mais difícil saber o que é real ou não.

Abraço,

Regis Mesquita
http://nascervariasvezes.blogspot.com/

http://www.tvphipnose.com.br/
Título: Re: Não podemos acreditar em tudo que se vê.
Enviado por: Hebe M C em 03 de Outubro de 2011, 17:21
Amigos,

quando vi a matéria dos anjos fiquei com um pé atrás. Estórias como esta servem para tentar desacreditar a existência do plano espiritual.

Parabéns por ter acompanhado o caso e trazido o desmentido. Está cada vez mais difícil saber o que é real ou não.

Abraço,

Regis Mesquita
http://nascervariasvezes.blogspot.com/

http://www.tvphipnose.com.br/

Os recursos visuais são muitos depois da computação gráfica, muito obrigada pelo retorno
Título: Re: Não podemos acreditar em tudo que se vê.
Enviado por: ram-wer em 03 de Outubro de 2011, 18:02
Oi, Hebe,

Adorei o vídeo dos efeitos especiais. Aquele fundo azul também foi usado no filme Nosso Lar.  Dá pra imaginar as belezas que a arte espírita - especulada por Allan Kardec em 1860 -  mostrará ao mundo.

Citar
"Não podemos acreditar em tudo que se vê."

Por outro lado, não costumo descrer a priori do que não posso ver.

"Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram, e creram."
(Jesus, segundo João, 20:29)



Quanto à propaganda: esse é o cuidado que a gente deve ter ao divulgar alguma coisa. Ser autêntico, útil, instrutivo.  Evitar a repetição automática. 

Em uma conferência, constante no livro Da insatisfação à felicidade, Krishnamurti revelou nossa tendência mentirosa aliada à necessidade de propagandear.

Pergunta: Eu gostaria de vos ajudar, fazendo propaganda de vossos ensinamentos. Podeis aconselhar-me a melhor maneira de fazê-lo?

Krishnamurti: Ser propagandista é ser mentiroso. (Risos) Não riais, Senhores. Porque propaganda é mera repetição, e a repetição de uma verdade é mentira. Quando repetis o que pensais ser a verdade, isso deixa de ser a verdade. (...)



Título: Re: Não podemos acreditar em tudo que se vê.
Enviado por: Hebe M C em 03 de Outubro de 2011, 18:16
Ram-wer,
Vou explicar mais um pouquinho.
Nem poderia dizer que é todo mundo que faz propaganda é mentiroso, pra começar propaganda mentirosa não vende produto, qualquer publicitário sabe disso. Se o produto não é bom não há campanha que dê certo.

Teaser é um recurso usado em propaganda para despertar a curiosidade do público sobre o produto. É um inicio de campanha que deixa o publico curioso sobre o que é o produto, mas não o identifica de imediato.
Para ficar mais simples a explicação: Quando foi lançado o famoso sabão OMO, o inicio da campanha aparecia só a palavra OMO com uma voz falando a palavra, mais nada. Isso durou umas três a quatro semanas, até que veio o filme seguinte esclarecendo o que era OMO.

Bem, continuando, o tal Shopping lançou um Teaser do anjo caindo, depois a frase "encontre seu anjo aqui", que era para chamar o público para encontro no shopping. Durante o Teaser da campanha já estavam achando que a queda do anjo era um sinal ou aviso sobre 2012, essa que foi a confusão. Que tal?

Ps: chroma - Key é um efeito usado desde o filme do primeiro super - homem e Tarzan, é mais antigo que a minha avó, só que antes aparecia nitidamente o recorte, agora não por causa do retoque na computação gráfica.  ;)
Título: Re: Não podemos acreditar em tudo que se vê.
Enviado por: ram-wer em 03 de Outubro de 2011, 18:22
Oi, Hebe,

Sim, eu sei o que são aquelas coisas.  Só aproveitei pra fazer um comentário com algo instrutivo.

Além disso, Anjo em shopping... só se for naquelas lojinhas de elfos e gnomos. 

Em dezembro, os shoppings nunca mostram Jesus, porque atrapalha as vendas.  Com os demais Anjos, não deve ser diferente. :D