Forum Espirita

GERAL => Outros Temas => Eventos / Notícias => Tópico iniciado por: Vitor Santos em 17 de Maio de 2008, 19:55

Título: Entrevista com Amit Goswami
Enviado por: Vitor Santos em 17 de Maio de 2008, 19:55
Olá amigos

Fala-se hoje muito na mecânica quântica como uma das disciplinas da Fisica que está a conduzir os cientistas a pensar na hipótese existência de Deus (Consciência Cósmica), como solução de um velho problema que a fisica quantica ainda não resolveu.

Visando o esforço de deslindar isso, nas minhas investigações na WEB, fui descobrir a entrevista com o Prof Amit Goswami que anexo. Participou no Filme "What The Bleep Do We Know?", de onde a maior parte das pessoas o conhece. Mas a entrevista nada tem a haver com o filme, mas com o trabalho do cientista.

O meu objectivo é estabelecer de forma simples, mas o mais objectiva e clara possivel a razão dessa relação entre Deus e a Ciência. Pois até agora ninguém me conseguiu explicar isso de forma que eu fosse capaz de compreender.

Quem quiser pode estudar em conjunto comigo. Eu gostava de perceber porque é que as pessoas interligam a mecânica quântica à espiritualidade e a Deus. Talvez haja participantes que nos saibam explicar isso de forma simples. Se houver quem saiba e possa partilhar, melhor.

_________________________________________________________________________
Resumo biográfico (transcrito com base na Wikipédia)

Amit Goswami, físico, doutorado em física quântica, nasceu na Índia, filho de um guru hinduísta. Foi pesquisador e professor titular de fisica teórica da Universidade de Oregon, nos EUA, por 32 anos a partir de 1968.

Após um período de crise na carreira, mudou seu foco de pesquisa para cosmologia quântica e aplicações da mecânica quântica ao problema da relação mente-corpo. Publicou o polêmico livro A Física da Alma. Alia em seu trabalho o conhecimento de tradições místicas com exploração científica, buscando unificar espiritualidade e física quântica. Participou do filme chamado Quem somos nós? (What The Bleep Do We Know? em inglês) e que se tornou sucesso de bilheteria nos Estados Unidos, sendo também muito difundido em DVD no Brasil.

É também autor de outros livros traduzidos para o português como A Janela Visionária, O Médico quântico, e O Universo Autoconsciente.

Goswami doutorou-se pela Universidade de Calcutá em 1964, e mudou-se em seguida para os EUA. Aposentado da vida acadêmica desde 2003, dedica-se atualmente a palestras pelo mundo todo, inclusive no Brasil e em Portugal, na UNIPAZ. Ensina regularmente no Ernest Holmes Institute, no Philosophical Research University em Los Angeles, Pacifica em Santa Barbara, Califórnia. É membro do Instituto de Ciências Noéticas (IONS).
_______________________________________________________________________
 
bem hajam