0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Preciso entender a doutrina. Assim, relativamente ao texto de Mateus que o amigo Altino citou, tenho de perguntar: Qual deve ser a causa que faz que, na criação (criação “especial” de Deus, como diz a doutrina), hajam hipócritas e que estes desejem ser honrados pelos demais e assim alardeiam sobre as “esmolas” que dão? O que nos fez a todos tão desiguais se, no princípio, éramos todos perfeitamente iguais?!!
Complementando resp anterior: - e, se todos os efeitos têm suas causas, qual será a causa de Deus ter criado espíritos que tão facilmente se tornam vaidosos e orgulhosos pelo que de bom fazem, que são tão suscetíveis de se deixarem contaminar pela vaidade, por terem feito uma ajudazinha a algum irmão, ao ponto de Jesus ter necessitado dar o conselho que é o título deste tópico?
"Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa." - Paulo. (I CORÍNTIOS, 5:7.)
Re: Que a mão esquerda não saiba o que faz a direita Ref resp #39 em: 20 06 16, às 13:24, de Moisés Olá, Moisés, se ler com atenção, vc verá que tentou responder a pergunta que fiz na resp anterior, usando questões de O Livro dos Espiritos; mas tentou e não conseguiu responder, só deu meia-resposta. As questões 114 e 115 de OLE não respondem aquela pergunta, como podemos ver abaixo: Conf (msg ant): ... "Qual deve ser a causa que faz que, na criação (criação “especial” de Deus, como diz a doutrina), hajam hipócritas e que estes desejem ser honrados pelos demais e assim alardeiam sobre as “esmolas” que dão? O que nos fez a todos tão desiguais se, no princípio, éramos todos perfeitamente iguais?!!" Moisés, vc respondeu citando de OLE: 114. Os Espíritos são bons ou maus por natureza, ou são eles mesmos que procuram melhorar-se? Resp: — Os Espíritos mesmos se melhoram; melhorando-se, passam de uma ordem inferior para uma superior. 115. Uns Espíritos foram criados bons e outros maus? Resp: — Deus criou todos os Espíritos simples e ignorantes, ou seja, sem conhecimento. Deu a cada um deles uma missão, com o fim de os esclarecer e progressivamente conduzir à perfeição, pelo conhecimento da verdade e para os aproximar dele. A felicidade eterna e sem perturbações, eles a encontrarão nessa perfeição. Os Espíritos adquirem, o conhecimento passando pelas provas que Deus lhes impõe. Uns aceitam essas provas com submissão e chegam mais prontamente ao seu destino; outros não conseguem sofrê-las sem lamentação, e assim permanecem, por sua culpa, distanciados da perfeição e da felicidade prometida. Conf: pois aí está, meu caro amigo Moisés; novamente lhe peço que observe como temos de fazer perguntas acerca dos ensinamentos da doutrina, pois nas questões que vc citou não está a resposta, pois: - primeiro: se, conforme afirma a doutrina, os espíritos são criados todos perfeitamente iguais, qual é a causa de uns se esforçarem para se melhorar e outros não? Ou de uns se esforçarem mais do que outros? - segundo: se somos todos criados perfeitamente iguais, qual é a causa de uns aceitarem as provas que Deus lhe dá com submissão (e com isso chegam mais prontamente ao seu destino), enquanto outros não conseguem sofrê-las sem lamentação (e com isso se atrasam em relação aos primeiros, e assim permanecem, por sua culpa, distanciados da perfeição e da felicidade prometida)? Vc consegue responder qual é a causa dessa desigualdade? Consegue encontrar essa resposta na codificação? Estou errado ao dizer que precisamos perguntar? Que a codificação tem várias questões sem resposta, ou só com meia-resposta?
Iniciado por Almeida O Evangelho Seg. Espiritismo
Iniciado por *Leni* O Evangelho Seg. Espiritismo
Iniciado por EMILIA NELLY O Evangelho Seg. Espiritismo
Iniciado por Debby Baby « 1 2 » Comunicabilidade dos Espíritos
Iniciado por Edna☼ Portugal
Estudos mensais
O seu e-mail:
Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.No e-mail de ativação vai receber oferta de 4 audiolivros espíritas.