Forum Espirita

*
  • Moderadores
  • Regras
  • Sobre
  • FAQs
  • Contactos
Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
  • Início
  • Pesquisa
  • Contato
  • Salas de Chat
  • Entrar
  • Registe-se
  • Forum Espirita »
  • CODIFICAÇÃO »
  • Estudos mensais »
  • Resposta (

    Re: Progresso.

    )



Resposta

Antes de participar consulte as regras deste fórum.
Os seguintes erros ocorreram enquanto colocava esta mensagem:

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.

Aviso: este tópico está ou vai ser trancado!
Apenas os moderadores ou administradores podem enviar respostas.

Nome:
Email:
Assunto:
Ícone da mensagem:
Anexar:
Ajuda
(mais anexos)
Tipos de ficheiros permitidos: txt, doc, pdf, jpg, gif, mpg, png, zip, rar, ppt, pps, mp3, wma, wmv, swf, mpe, avi, xls, jpeg, jpge, pptx, docx, xlsx, ppsx, JPG, JPEG
Restrições: 15 por mensagem, total de tamanho máximo 30000KB , tamanho máximo individual 15000KB
Qualquer ficheiro anexado não será mostrado até que seja aprovado por um moderador.
Verificação:
Quanto é 7+7:

Atalhos: pressione alt+s para enviar ou alt+p para pré-visualizar


Resumo do Tópico

Enviado por: HenriqueSouza
« em: 01 de Maio de 2012, 02:01 »
  • Inserir Citação

Primeiramente quero agradecer a todos os amigos, amigas, irmãos e irmãs que participaram do Estudo e anseio que possa ter agregado e contribuido um pouquinho com a caminhada e compreensão dos irmãos como contribuiu muito para mim

E em segundo, agradecer pelo belo presente que foi participar com vocês deste estudo.

Para finalizar, gostaria de partilhar duas questões do O Livro dos Espíritos,  Allan Kardec, sobre o propósito de conhecermos a nós mesmos, pois só através desta reflexão poderemos ter consciência de nossas más tendências, só através dela poderemos ter um propósito de Reforma Intima, de Trabalho para mudança em nós mesmos e sermos ferramentas de transformação, e assim possamos sermos um pouco melhor e atingindo assim nosso Progresso. E não espero que tenham Paz e Equilibro para poderem praticarem muito a Lei do Amor.

Aos queridos irmão e irmãs um abraço carinhoso.

Henrique Eurípedes de Souza


LE - Questão - 919 - Qual o meio prático mais eficaz para se melhorar nesta vida e resistir aos arrastamentos do mal?
Resposta: Um sábio da Antiguidade vos disse: “Conhece-te a ti mesmo”.

LE - Questão - 919a - Concebemos toda sabedoria desse ensinamento, mas a dificuldade está precisamente em conhecer-se a si mesmo; qual é o meio de conseguir isso?
Resposta: Fazei o que eu fazia quando estava na Terra: no fim do dia, interrogava minha consciência, passava em revista o que havia feito e me perguntava se não havia faltado com o dever, se ninguém tinha do que se queixar de mim. Foi assim que consegui me conhecer e ver o que havia reformado em mim. Aquele que, a cada noite, se lembrasse de todas as suas ações do dia e se perguntasse o que fez de bom ou de mau, orando a Deus e ao seu anjo de guarda para esclarecê-lo, adquiriria uma grande força para se aperfeiçoar porque, acreditai em mim, Deus o assistiria. Interrogai-vos sobre essas questões e perguntai o que fizestes e com que objetivo agistes em determinada circunstância, se fizestes qualquer coisa que censuraríeis em outras pessoas, se fizestes uma ação que não ousaríeis confessar.

Perguntai-vos ainda isso: se agradasse a Deus me chamar nesse momento, teria eu, ao entrar no mundo dos Espíritos, onde nada é oculto, o que temer diante de alguém?

Examinai o que podeis ter feito contra Deus, depois contra vosso próximo e, por fim, contra vós mesmos. As respostas serão um repouso para vossa consciência ou a indicação de um mal que é preciso curar.

O conhecimento de si mesmo é, portanto, a chave do melhoramento individual. Mas, direis, como proceder a esse julgamento? Não se tem a ilusão do amor-próprio que ameniza as faltas e as desculpa? O avaro acredita ser simplesmente econômico e previdente; o orgulhoso acredita somente ter dignidade. Isso não deixa de ser verdade, mas tendes um meio de controle que não pode vos enganar. Quando estiverdes indecisos
sobre o valor de uma de vossas ações, perguntai-vos como a qualificaríeis se fosse feita por outra pessoa; se a censurais nos outros, não poderá ser mais legítima em vós, porque Deus não tem duas medidas para a justiça.

Procurai, assim, saber o que os outros pensam, e não negligencieis a opinião dos opositores, porque estes não têm nenhum interesse em dissimular a verdade e, muitas vezes, Deus os coloca ao vosso lado como um espelho, para vos advertir com mais franqueza do que faria um amigo.

Que aquele que tem a vontade séria de se melhorar sonde sua consciência, a fim de arrancar de si as más tendências, como arranca as más ervas de seu jardim. Que faça o balanço de sua jornada moral, como o mercador faz a de suas perdas e lucros, e eu vos asseguro que isso resultará em seu benefício. Se puder dizer a si mesmo que seu dia foi bom, pode dormir em paz e esperar sem temor o despertar na outra vida.

Submetei à análise questões claras e precisas e não temeis multiplicá-las: pode-se muito bem dedicar alguns minutos para conquistar uma felicidade eterna. Não trabalhais todos os dias visando a juntar o que vos dê repouso na velhice? Esse repouso não é objeto de todos os vossos desejos, o objetivo que vos faz suportar fadigas e privações momentâneas? Pois bem! O que é esse repouso de alguns dias, perturbado pelas enfermidades do corpo, ao lado daquele que espera o homem de bem?

Não vale a pena fazer algum esforço? Sei que muitos dizem que o presen-te é positivo e o futuro incerto; portanto, eis aí, precisamente, o pensamento de que estamos encarregados de destruir em vós, porque desejamos que compreendais esse futuro de maneira que não possa deixar nenhuma dúvida na vossa alma. Eis por que chamamos inicialmente vossa atenção para os fenômenos que impressionavam os vossos sentidos e depois vos demos as instruções que cada um está encarregado de divulgar. Foi com esse objetivo que ditamos  O Livro dos Espíritos.


Santo Agostinho
Enviado por: HenriqueSouza
« em: 01 de Maio de 2012, 01:46 »
  • Inserir Citação

Acredito que através do Amor, Deus nos permite e nos mostra que através deles podemos qualquer coisa, podemos ser melhores, podemos ser um pouco mais humano, podemos buscar aquilo que nos foi proposto, o nosso Progresso.

Com isso, gostaria de partilhar um texto para que possamos refletir.

Abraços fraternais.

Fraternidade

“Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros.” Jesus (João, 13:35)

Desde a vitória de Constantino, que descerrou ao mundo cristão as portas da hegemonia política, temos ensaiado diversas experiências para demonstrar na Terra a nossa condição de discípulos de Jesus.
Organizamos concílios célebres, formulando atrevidas conclusões acerca da natureza de Deus e da Alma, do Universo e da Vida. Incentivamos guerras arrasadoras que implantaram a miséria e o terror naqueles que não podiam crer pelo diapasão da nossa fé. Disputamos o sepulcro do Divino Mestre, brandindo a espada mortífera e ateando o fogo devorador.
Criamos comendas e cargos religiosos, distribuindo o veneno e manejando o punhal.
Acendemos fogueiras e erigimos cadafalsos, inventamos suplícios e construímos prisões para quantos discordassem dos nossos pontos de vista.
Estimulamos insurreições que operaram o embate de irmãos contra irmãos, em nome do Senhor que testemunhou na cruz o devotamento à Humanidade inteira. Edificamos palácios e basílicas, famosos pela suntuosidade e beleza, pretendendo reverenciar­lhe a memória, esquecidos de que ele, em verdade, não possuía uma pedra onde repousar a cabeça.
E, ainda hoje, alimentamos a separação e a discórdia, erguendo trincheiras de incompreensão e animosidade, uns contra os outros, nos variados setores da interpretação. Entretanto, a palavra do Cristo é insofismável.
Não nos faremos titulares da Boa Nova simplesmente através das atitudes exteriores.
Precisamos, sim, da cultura que aprimora a inteligência, da justiça que sustenta a ordem, do progresso material que enriquece o trabalho e de assembléias que favoreçam o estudo; no entanto, toda a movimentação humana, sem a luz do amor, pode perder­se nas sombras.
Seremos admitidos ao aprendizado do Evangelho, cultivando o Reino de Deus que começa na vida íntima.
Estendamos, assim, a fraternidade pura e simples, amparando­nos mutuamente... Fraternidade que trabalha e ajuda, compreende e perdoa, entre a humildade e o serviço que asseguram a vitória do bem. Atendamo­la, onde estivermos, recordando a palavra do Senhor que afirmou com clareza e segurança:

— "Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros."



Fonte Vida (pelo Espírito Emmanuel) - Francisco Cândido Xavier 

E um video para complementar: A Carta de Amor do Pai.. Fonte youtube.com

A Carta de Amor do Pai
Enviado por: HenriqueSouza
« em: 01 de Maio de 2012, 01:32 »
  • Inserir Citação

Primeiramente quero agradecer pelas palavras amigo M.Altino e gostaria apenas de ressaltar alguns pontos ditos por você em sua explanação.

"Todos somos portadores de luz imortal de Deus. " e  "A verdade deve ser sentida.Então vamos  entender que é  sempre pela nossa evolução que  o Progresso na  nossa vida  se faz  pelo trabalho intenso,  e na mudança interior  de cada um de nós."

O Trabalho é intenso, a dedicação para com nosso propósito deverá ser de forma diária e constante sobre vigília e orações.

Abraços fraternais amigo. E agradeço por contribuir e muito com minha caminhada. Obrigado.

Citação de: M.Altino em 30 de Abril de 2012, 11:09
[...]

A pureza de coração, de consciência e de fé, nos leva a mostrar aos companheiros os ensinamentos elevados com tal simplicidade, que ajuda no amadurecimento das almas.

Essas são as bênçãos de Deus que estão se derramando por todos os lados.

[...]

Todos somos portadores de luz imortal de Deus.

Deixemos que brilhe a nossa luz, porque somente ela nos conduzirá à felicidade.

Apressemo-nos em entender Jesus e deixemos o Cristo comandar os nossos sentimentos, de modo que o amor se transforme em diversas forças para nos mostrar a verdade, pelos canais da esperança.

[...]

A verdade deve ser sentida.Então vamos  entender que é  sempre pela nossa evolução que  o Progresso na  nossa vida  se faz  pelo trabalho intenso,  e na mudança interior  de cada um de nós.

[...]

Enviado por: HenriqueSouza
« em: 30 de Abril de 2012, 21:56 »
  • Inserir Citação

Ótima exposição amigo M.Altino, como sempre pontuaste muito bem.

Abraços.

Citação de: M.Altino em 28 de Abril de 2012, 10:47
[...]

O Espiritismo se une ao progresso, porque ele é o próprio progresso, que caminha sempre, mostrando a todos os povos novos aspectos todos os dias.

[...]

O Espiritismo contribui para o progresso de muitas formas que o bom observador pode cientificar.
[...]

Enviado por: HenriqueSouza
« em: 30 de Abril de 2012, 21:53 »
  • Inserir Citação

Continuando nosso estudo, partilho um texto o qual o intuito e refletirmos que para objetivar o Progresso teremos muito Trabalho e desafios para objetiva-los.

Abraços.

Na grande romagem 

“Pela fé, Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia..” Paulo (Hebreus, 11:8) 

Pela fé, o aprendiz do Evangelho é chamado, como Abraão, à sublime herança que lhe é destinada. 
A conscrição atinge a todos. 
O grande patriarca hebreu saiu sem saber para onde ia... 
E nós, por nossa vez, devemos erguer o coração e partir igualmente. 
Ignoramos as estações de contacto na caminhada enorme, mas estamos informados de que o nosso objetivo é Cristo Jesus. 
Quantas vezes seremos constrangidos a pisar sobre espinheiros da calúnia? quantas vezes transitaremos pelo trilho escabroso da incompreensão? quantos aguaceiros de lágrimas nos alcançarão o espírito? quantas nuvens estarão interpostas, entre o nosso pensamento e o Céu, em largos trechos da senda? 
Insolúvel a resposta. Importa, contudo, marchar sempre, no caminho interior da própria redenção, sem esmorecimento. 
Hoje, é o suor intensivo; amanhã, é a responsabilidade; depois, é o sofrimento e, em seguida, é a solidão... 
Ainda assim, é indispensável seguir sem desânimo. 
Quando não seja possível avançar dois passos por dia, desloquemo­nos para diante, pelo menos, alguns milímetros... 
Abre­se a vanguarda em horizontes novos de entendimento e bondade, 
iluminação espiritual e progresso na virtude. 
Subamos, sem repouso, pela montanha escarpada: 
Vencendo desertos... 
Superando dificuldades... 
Varando nevoeiros... 
Eliminando obstáculos... 
Abraão obedeceu, sem saber para onde ia, e encontrou a realização da sua felicidade. 
Obedeçamos, por nossa vez, conscientes de nossa destinação e convictos de que o Senhor nos espera, além da nossa cruz, nos cimos resplandecentes da eterna ressurreição.


Fonte Viva (pelo Espírito Emmanuel) - Francisco Cândido Xavier  
Enviado por: Taísa34
« em: 30 de Abril de 2012, 20:43 »
  • Inserir Citação

   Realmente lindo tema de estudo deste mês de abril, confesso q/ infelizmente não participei... mas hj lí algumas mensagens e constatei q/ foi um belíssimo tema de estudo, deixo os meus parabéns ao meu querido orientador de sempre Manuel Altino, q/ sempre tem dedicado muito amor a divulgação da doutrina espírita  no fórum, e a todos q/ participaram deste estudo. Muita luz e paz a cada membro deste fórum e a todos os moderadores e em especial ao meu querido "papi" Manuel Altino.
Enviado por: M.Altino
« em: 30 de Abril de 2012, 11:09 »
  • Inserir Citação

Amigo  Henrique um  bom dia  e  mais uma vez  é na partilha de todos que sempre vamos  conhecendo a maravilha desta  doutrina  e  como este tema do Progresso nos ajuda a sermos mais atentos na vida , não esperando nada de extraordinário  ...  mas sim o nosso trabalho sério e  honesto para  depois  ajudarmos  com muita confiança.
Os que pedem milagres sempre encontram fenômenos maravilhosos, no seu dia-a-dia, ou estudando a história dos povos.
O maior fenômeno transcendental de todos os tempos foi a vinda de Jesus à Terra.
Os prodígios operados por Ele foram incontáveis, e mesmo depois que voltou para o Pai, continuou a fazê-los por toda parte.
Ele mesmo disse que ninguém é profeta em sua Terra, e foi justamente ali que Ele também encontrou a incredulidade quanto a Sua procedência.
Até hoje, depois de quase dois mil anos, ainda há quem negue que Ele é o Cristo que havia de vir.
Somente a Doutrina dos Espíritos veio tirar os homens dessa incredulidade, produto da ignorância.
Essa é a resposta de por que Deus não apressa o progresso.
Não creiamos somente porque vemos, pois a crença nasce da maturidade espiritual.
Os meios de mostrar à humanidade a existência dos Espíritos, o mundo espiritual os tem.
Só nos basta analisá-los e concluirmos que não adianta.
Usar esses recursos é perder tempo para os novos fariseus e escribas espalhados pelo mundo inteiro.
Estamos trabalhando e não paramos de nos esforçar no sentido de que os homens se esclareçam.
Preparamos terreno para a maturidade das almas, pelos processos do tempo e do esforço.
Eis aí o nosso instrumento, a Doutrina dos Espíritos revelando e fazendo renascer o Cristianismo original, de modo que os homens acordem à luz da verdade e reconheçam Aquele que é o caminho de todos nós, que é a verdade e a vida.
Ele já se libertou de todas as leis, para se integrar no coração espiritual do próprio Criador.
Nós, na verdade, estamos vivendo os tempos de apressamento do progresso, mas, nos limites que a humanidade possa assimilar.
É chegado o fim dos tempos maus, e os flagelos, as dores sem conta e as catástrofes são o apressamento do progresso, que a lei permite fazer, mas, com o intuito que Paulo nos apresenta na sua fala à Timóteo, conforme o capítulo um, versículo cinco:
Ora, o intuito da presente admoestação, visa ao amor que procede de coração puro e de consciência boa e de fé sem hipocrisia.
A pureza de coração, de consciência e de fé, nos leva a mostrar aos companheiros os ensinamentos elevados com tal simplicidade, que ajuda no amadurecimento das almas.
Essas são as bênçãos de Deus que estão se derramando por todos os lados.
O Espiritismo é um desses instrumentos de luz para clarear o mundo.
Esperamos o esforço de cada um, para que as portas se abram, porque os Anjos do Senhor estão transitando por todos os lados, mas, somente entram nos corações que abrirem as portas dos sentimentos.
Todos somos portadores de luz imortal de Deus.
Deixemos que brilhe a nossa luz, porque somente ela nos conduzirá à felicidade.
Apressemo-nos em entender Jesus e deixemos o Cristo comandar os nossos sentimentos, de modo que o amor se transforme em diversas forças para nos mostrar a verdade, pelos canais da esperança.
Os milagres que se esperam, os maiores e os mais convincentes têm a sua fonte na própria intimidade de cada um.
Ninguém vem a conhecer a verdade apenas pela ciência.
Ela tão somente dá notícia da sua existência.
A verdade deve ser sentida.Então vamos  entender que é  sempre pela nossa evolução que  o Progresso na  nossa vida  se faz  pelo trabalho intenso,  e na mudança interior  de cada um de nós. Com um grande abraço de muita paz
Manuel Altino
obs::::  Amigo Henrique um grande abraço e  muita força  para que continue  a sua caminhada e  obrigado pelo seu esforço  durante  este  mês de estudo
Um carinhoso abraço
Enviado por: HenriqueSouza
« em: 29 de Abril de 2012, 22:53 »
  • Inserir Citação

Aceita a correção

“E, na verdade, toda correção, no presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas, depois, produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela.” Paulo. (Hebreus, 12:11.)
A terra, sob a pressão do arado, rasga-se e dilacera-se; no entanto, a breve tempo, de suas leiras retificadas brotam flores e frutos deliciosos.
A árvore, em regime de poda, perde vastas reservas de seiva, desnutrindo-se e afeando-se; todavia, em semanas rápidas, cobre-se de nova robustez, habilitando-se à beleza e à fartura.
A água humilde abandona o aconchego da fonte, sofre os impositivos do movimento, alcança o grande rio e, depois, partilha a grandeza do mar.
Qual ocorre na esfera simples da Natureza, acontece no reino complexo da alma.
A corrigenda é sempre rude, desagradável, amargurosa; mas, naqueles que lhe aceitam a luz, resulta sempre em frutos abençoados de experiência, conhecimento, compreensão e justiça.
A terra, a árvore e a água suportam-na, através de constran-gimento, mas o Homem, campeão da inteligência no Planeta, é livre para recebê-la e ambientá-la no próprio coração.
O problema da felicidade pessoal, por isso mesmo, nunca será resolvido pela fuga ao processo reparador.
Exterioriza-se a correção celeste em todos os ângulos da Terra.
Raros, contudo, lhe aceitam a bênção, porque semelhante dádiva, na maior parte das vezes, não chega envolvida em arminho e, quando levada aos lábios, não se assemelha a saboroso confeito. Surge, revestida de acúleos ou misturada de fel, à guisa de remédio curativo e salutar.
Não percas, portanto, a tua preciosa oportunidade de aperfeiçoamento.
A dor e o obstáculo, o trabalho e a luta são recursos de sublimação que nos compete aproveitar.



Fonte Viva - Ditado pelo Espírito Emmanuel - Francisco Cândido Xavier
Enviado por: M.Altino
« em: 28 de Abril de 2012, 10:47 »
  • Inserir Citação

Amigos  de estudo é  sempre  com muita paz  que  espero contribuir para  todos meditarmos mais um pouco neste problema  do progresso e  como a Doutrina Espirita  nos pode   ajudar com suas meditações.
Um abraço  a todos e  amigo Henrique Sousa ,  amigo Ren e amiga Doty.. como  é importante  sentir  que  sempre nos unimos   para meditar e contribuir  para que  todos possam beneficiar nesta pequena partilha e como podemos  sempre progredir mais um pouco  ma nossa vida.
A maneira de o Espiritismo contribuir para o progresso é a que ele vem fazendo, pois cabe-lhe o dever de mostrar Deus em tudo o que se possa ver e tocar.
A expressão da Divindade se encontra em todas as coisas.
O maior inimigo das criaturas humanas é o materialismo.
Aquelas pessoas que negam o seu próprio Pai não podem ter inspirações para nada, pois já se encontram mortas por si mesmas.
Crer somente na matéria é colocar uma pedra no caminho da esperança, é apegar-se aos bens transitórios.
Todas essas pessoas, quando chegam à velhice, passam a sentir necessidade de uma conversa diferente sobre as possibilidades de que a vida não se extinga com a morte.
A Doutrina Espírita, pela mediunidade, pela comunicabilidade dos Espíritos, que antes foram os mesmos homens, prova que ninguém morre, que a vida continua depois da chamada morte.
Isto renova a esperança nos corações.
Qual a mãe que não se regozija com a notícia de que seu filho que faleceu, não se extinguiu, que os pais, os amigos, os irmãos, continuam vivos no além?
Essa é uma notícia cheia de vida, de amor e de esperança, e foi Jesus quem deu essa certeza para o mundo, voltando a ele três dias depois da Sua partida para o mundo espiritual, como Ele havia predito, e aparecendo para os Seus seguidores muitas vezes, como nos mostra o Evangelho e tantos outros livros nascidos da mediunidade em função do bem comum.
A missão do Espiritismo é fazer crer a todos os povos que a vida é eterna, e a própria ciência, nos dias que correm, vem trazer a sua contribuição, dizendo que nada se cria, tudo se transforma.
Se nada se cria e tudo se transforma, conclui-se que nada morre, mas muda apenas de posição, ou, em outras palavras, muda de roupagem.
É nessa hora que a reencarnação fica mais visível para todas as criaturas.
A Doutrina dos Espíritos, pelo seu nome já diz que não é uma doutrina dos homens; é dos Espíritos, logo, eles existem, nos falando sobre o seu reino e sua vida.
Que dizer do homem que somente acredita na matéria?
Por que apegar-se a ela, para que o futuro, se a vida não continua?
Para que melhorar-se moralmente?
Essas interrogações colocam o homem egoísta e orgulhoso diante da sua própria consciência.
Quando sabemos que a vida não termina no túmulo, temos novas inspirações, capazes de nos levar a grandes mudanças, inclusive, e principalmente, a amar os nossos semelhantes, como irmãos e companheiros que nos ajudam a viver.
A fraternidade que une todas as criaturas do mundo e dos mundos nasce com a crença na vida futura do Espírito.
Os Espíritos do Senhor inspiram a todos os sábios do mundo, mesmo os que não acreditam neles; eles somente visam ao bem-estar da humanidade.
É neste sentido que, por vezes, certas descobertas surgem em vários pontos da Terra no mesmo instante.
O Espiritismo se une ao progresso, porque ele é o próprio progresso, que caminha sempre, mostrando a todos os povos novos aspectos todos os dias.
A ciência espiritual se mostra na gradatividade que o homem comporta, pela escala que pertence.
O Espiritismo contribui para o progresso de muitas formas que o bom observador pode cientificar.
O Espiritismo e o progresso avançam de as mãos dadas Amigos  então podemos  entender  que  a Doutrina Espírita e o Progresso andam juntos  na nossa evolução.
Com um grande abraço de muita paz
Manuel Altino
Enviado por: HenriqueSouza
« em: 28 de Abril de 2012, 03:12 »
  • Inserir Citação

Trabalho e Consciência

O sol apenas despertara a aurora e a brisa fresca da manhã trazia notícias de que a chegada do inverno estava próxima.

No parque, poucas pessoas faziam sua caminhada matinal, antes dos afazeres diários...

A agitação das aves era notada por aqueles que sabem apreciar esses detalhes da natureza.

Numa árvore próxima a uma pequena ponte, um joão-de-barro construía sua morada.

Lá estava ele... esticando o pescoço o quanto dava para construir a parte superior do ninho.

Do pequeno monte de barro depositado na parte inferior do ninho, ele retirava porções mínimas com o bico e fazia os retoques nas laterais de sua habitação.

Um trabalho árduo, sim, para quem não tem mãos, não tem ferramentas, não tem ajuda de ninguém... Tem apenas o bico e asas para voar em busca de matéria prima.

Um pássaro muito pequeno, um exemplo de dedicação e de fidelidade ao instinto recebido do Criador.

Aquele joão-de-barro não se importava com seus vizinhos, com os predadores, com as intempéries, apenas construía seu ninho com esmero, sem preguiça, sem desculpas, com dedicação.

Mas nem todos os pássaros são exemplos de dedicação e trabalho. O chupim, ou engana-tico, pássaro muito comum no Brasil, não constrói ninho. A fêmea procura um ninho de tico-tico ou de outra espécie, joga fora o ovo que encontra e bota ali o seu próprio ovo.

A verdadeira dona do ninho não se dá conta e choca o ovo da invasora até que nasça o filhote.

O filhote de chupim já nasce maior do que sua mãe adotiva, mas esta se desdobra para alimentá-lo até que tenha condições de buscar o próprio sustento.

Duas aves, duas situações bem diferentes. Uma possui a arte de trabalhar, a outra o instinto de enganar, de roubar, de matar.

Assim também acontece no reino dos humanos. Existem homens que trabalham com dedicação, seriedade, honestidade, honradez.

E existem pessoas que vivem do esforço alheio. Nada produzem; nada edificam. Aproveitam-se do trabalho dos outros, e são hábeis no instinto de enganar.

São verdadeiros parasitas sociais. São corruptos, hipócritas, malandros, e se dizem espertos. Têm orgulho de lesar o erário, lesar pessoas, fazer conluios, conchavos, negociatas...

Enchem os cofres com o dinheiro das drogas, das barganhas, da vilania, das guerras. São os chupins da Humanidade...

Seriam eles os verdadeiros espertos? Ah, certamente não! Pobres criaturas que pensam enganar a própria consciência! Ao contrário do que acontece com os chupins que só tem o instinto animal, o ser humano tem responsabilidade moral sobre todos os atos praticados, em sã consciência.

E, mais cedo ou mais tarde, terão que devolver às Soberanas Leis que regem o universo moral, tudo o que tenham retirado de forma ilícita. Desse supremo juiz, do tribunal chamado consciência, nada escapa, nada se burla, nada se perde.

Por isso vale a pena olhar para si, em frente ao espelho e responder com toda sinceridade: Sou joão-de-barro, ou sou chupim?

Em prol da própria saúde mental, se a resposta pender para chupim, vale a pena uma mudança radical de atitude... porque a vida não termina no túmulo, e todos receberemos conforme nossas obras.

*   *   *

O trabalho é lei da vida.

Ninguém engana a própria consciência fugindo ao dever.

Na grande folha de pagamento do Código Divino, estão registrados todos os nossos serviços, nossos desserviços e nossas faltas, e é segundo esses registros que receberemos no Além túmulo.

Pense nisso, mas pense agora!


Redação do Momento Espírita. Em 09.10.2009.
Enviado por: HenriqueSouza
« em: 28 de Abril de 2012, 03:05 »
  • Inserir Citação

Trabalho e Oração

A oração constitui um valioso recurso à disposição dos homens.

Mediante ela, consegue-se acesso a faixas superiores da vida.

O homem que ora com fervor se previne de muitos males.

Ao se ligar com esferas espirituais pacíficas e felizes, gradualmente se ajusta com os ideais que nelas imperam.

Entretanto, a oração não constitui um mecanismo de transferência das próprias responsabilidades.

Muitas vezes se espera do céu uma solução decisiva para inúmeros problemas da existência humana.

Trata-se de uma viciação mental, mediante a qual a criatura busca se furtar ao esforço que lhe cabe em sua jornada terrena.

Para que isso fique claro, basta lembrar o exemplo de Jesus.

Ele representa a Misericórdia Divina no planeta.

Mas, enquanto na carne, não livrou ninguém de cuidar dos próprios interesses.

Auxiliou doentes e aflitos, sem retirá-los das questões fundamentais que lhes diziam respeito.

Zaqueu, o rico prestigiado pela visita que lhe foi feita, sentiu-se constrangido a modificar a sua conduta.

Maria de Magdala recebeu carinhosa atenção.

Contudo, não ficou livre do dever de sustentar-se no árduo combate da renovação interior.

Lázaro, reerguido das trevas do sepulcro, nem por isso deixou de mais tarde ter de aceitar o desafio da morte física.

Paulo de Tarso foi distinguido por um apelo pessoal às portas de Damasco.

No entanto, a seguir se lançou em uma vida de sacrifícios para cumprir o papel que lhe cabia no mundo.

Nessa linha, é totalmente ilógico acreditar que basta orar para que todos os problemas se resolvam.

A oração é preciosa, mas representa apenas o começo da solução.

Mediante ela, o homem se fortifica e esclarece.

A partir daí, forte e lúcido, deve fazer a sua parte.

Assim, ore, pois isso é mesmo importante.

Mas, na sequência, trabalhe firme para atingir seus objetivos.

Se deseja um emprego melhor, estude e se aprimore.

Desenvolva seus talentos, eduque-se para poder aproveitar as oportunidades que surgirem em sua vida.

Se quer saúde, modifique seu estilo de vida.

Modere seus apetites, exercite-se, acalme-se.

Caso almeje amigos dignos e confiáveis, faça por onde atrair pessoas boas para sua vida.

Discipline-se para manter uma conversação sadia, seja educado e atencioso, comporte-se com nobreza.

Na hipótese de sonhar com um ambiente familiar equilibrado, comece a construí-lo.

Aprenda a perdoar, ouça seus familiares com atenção, respeite o espaço e as opiniões deles.

Esse método talvez não pareça sedutor à primeira vista.

Afinal, pressupõe esforço e disciplina.

Entretanto, ele seguramente dá resultados.

Todo esforço digno, por mínimo que seja, invariavelmente recebe da vida a melhor resposta.

Pense nisso.


Redação do Momento Espírita, com base no cap. XVIII do livro.Nos domínios da mediunidade, pelo Espírito André Luiz, psicografia de Francisco Cândido Xavier, ed. Feb.
Enviado por: HenriqueSouza
« em: 28 de Abril de 2012, 02:59 »
  • Inserir Citação

Consegues ir? 

"Vinde a mim..."  Jesus (Mateus, 11 :28)

O crente escuta o apelo do Mestre, anotando abençoadas consolações. O doutrinador repete­o para comunicar vibrações de conforto espiritual aos ouvintes. Todos ouvem as palavras do Cristo, as quais insistem para que a mente inquieta e o coração atormentado lhe procurem o regaço refrigerante...
Contudo, se é fácil ouvir e repetir o "vinde a mim" do Senhor, quão difícil é ir para Ele!.

Aqui, as palavras do Mestre se derramam por vitalizante bálsamo, entretanto, os laços da conveniência imediatista são demasiado fortes; além, assinala­se o convite divino, entre promessas de renovação para a jornada redentora, todavia, o cárcere do desânimo isola o espírito, através de grades resistentes; acolá, o chamamento do Alto ameniza as penas da alma desiludida, mas é quase impraticável a libertação dos impedimentos constituídos por pessoas e coisas, situações e interesses individuais, aparentemente inadiáveis. Jesus, o nosso Salvador, estende­nos os braços amoráveis e compassivos.

Com ele, a vida enriquecer­se­á de valores imperecíveis e à sombra dos seus ensinamentos celestes seguiremos, pelo trabalho santificante, na direção da Pátria Universal...
Todos os crentes registram­lhe o apelo consolador, mas raros se revelam suficientemente valorosos na fé para lhe buscarem a companhia. Em suma, é muito doce escutar o vinde a mim....
Entretanto, para falar com verdade, já consegues ir?



Fonte Viva (pelo Espírito Emmanuel) – Francisco Cândido Xavier
Enviado por: HenriqueSouza
« em: 28 de Abril de 2012, 02:52 »
  • Inserir Citação

Olá amigo ken, sempre contribui com belos textos e comentários e este não é diferente.

Na melhor que o Trabalho para nos instruirmos.

abraços.

Citação de: ken em 28 de Abril de 2012, 01:20
[...]
Em O livro dos Espíritos, Allan Kardec perguntou aos Sábios do Mundo Espiritual em que consiste a missão dos Espíritos encarnados.

E os Benfeitores da Humanidade responderam: em instruir os homens, em lhes auxiliar o progresso; em lhes melhorar as instituições, por meios diretos e materiais.

[...]

 

Enviado por: HenriqueSouza
« em: 28 de Abril de 2012, 02:48 »
  • Inserir Citação

Olá Dothy, nada melhor que o Trabalho para podermos estar em paz com nós mesmos!

Abraços,


Citação de: Dothy em 27 de Abril de 2012, 14:13

[...]


O trabalho fortalece o sentimento de dignidade pessoal;

o trabalho torna a pessoa respeitada na comunidade em que vive;

o trabalho, quando bem realizado, contribui para a sensação de segurança.

[...]

 Quando te sentires cansado, lembra-te de que Jesus está trabalhando. Começamos ontem nosso humilde labor e o Mestre se esforça por nós, desde quando?



Introdução à doutrina espirita
Enviado por: ken
« em: 28 de Abril de 2012, 01:20 »
  • Inserir Citação

Boa noite a todos

Amigo Henrique, segue um texto que espero venha contribuir com o tema:-

Consciência social

Em O livro dos Espíritos, Allan Kardec perguntou aos Sábios do Mundo Espiritual em que consiste a missão dos Espíritos encarnados.

E os Benfeitores da Humanidade responderam: em instruir os homens, em lhes auxiliar o progresso; em lhes melhorar as instituições, por meios diretos e materiais.

As missões, porém, são mais ou menos gerais e importantes. O que cultiva a terra desempenha tão nobre missão como o que governa, ou o que instrui.

Tudo em a natureza se encadeia. Ao mesmo tempo em que o Espírito se depura pela encarnação, concorre, dessa forma, para a execução dos desígnios da Providência.

Cada um tem neste mundo a sua missão, porque todos podem ter alguma utilidade.

Como podemos perceber, todo homem tem sua parcela de responsabilidade na construção de um mundo melhor.

Por essa razão, é importante perguntar a nós mesmos o que estamos fazendo para melhorar as instituições terrenas e fomentar o progresso geral.

Em pleno século XXI ainda há pessoas que pensam que os problemas sociais são de responsabilidade exclusiva dos governos e lavam as mãos.

Há empresários que, alegando desonestidade por parte dos governantes, sonegam impostos.

Apesar de nada justificar a sonegação, é preciso perguntar se eles assumem para si mesmos a responsabilidade de investir o montante sonegado em favor da sociedade da qual se beneficiam.

Se destinam o valor deixado de recolher aos cofres públicos para custear o ensino de crianças e jovens carentes, a fim melhorar a condição social da sua localidade.

Ou se deixam de pagar impostos apenas para enriquecer os próprios bolsos, usando a desculpa de que o governo não faz.

Ter consciência social é estar atento às necessidades dos cidadãos que estão sobre os palcos da Terra, neste cenário do qual também fazemos parte.

Ter consciência social é descobrir aqueles que já atuam em organizações não governamentais, ou outra iniciativa qualquer, movendo esforços em favor de um mundo melhor e se somar a eles.

Ter consciência social lúcida é contribuir de forma efetiva e sem interesse oculto, com todas as ações nobres, não importando se são iniciativas de religiosos ou de ateus.

Ter consciência social é deixar de criticar governos e instituições e fazer a sua parte para a melhoria da situação do seu lar, da sua rua, do seu bairro, da sua cidade, do seu Estado, do seu país, do seu planeta.

Somos todos habitantes do planeta. Estamos todos nessa mesma embarcação chamada Terra.

Precisamos nos comprometer com a melhoria das instituições de um modo geral. Seja essa instituição o nosso lar ou o lar do vizinho. Seja o nosso país ou o país vizinho.

Nossa raça deve ser a raça humana. Nossa nacionalidade deve ser a Terra.

Nossa paternidade deve ser o Criador. Nossos irmãos devem ser todos os homens do planeta.

Para que cumpramos a missão que Deus nos confiou, é preciso olhar o mundo com mais abrangência, abandonando essa forma míope de ver o mundo como se o mundo fosse apenas eu com meus próprios interesses.

Pensemos nisso e dilatemos a nossa atenção. Façamos um pacto conosco mesmos e coloquemos mãos à obra.

A obra que nos cabe executar no cumprimento da missão que o Criador do Universo nos confiou.

É para isso que estamos aqui. Foi por isso que nascemos neste abençoado planeta.

* * *
Você não é uma pedra solta, no leito do rio do destino, a rolar incessantemente. Você tem uma meta que o aguarda e que alcançará.

Em sua origem você é luz avançando para a Grande Luz.

Só há sombras porque você ainda não se dispôs a movimentar os poderosos geradores de energia adormecida no seu interior.

Pense nisso e comece agora a fazer luz na própria caminhada e, por conseguinte, espalhando luz ao seu redor.


Redação do Momento Espírita, com base no item 573, de
O livro dos Espíritos, de Allan Kardec, ed. Feb e no cap. 11 do
livro Momentos de consciência, pelo Espírito Joanna de Ângelis,
psicografia de Divaldo Pereira Franco, ed. Leal.
Em 31.01.2010.

 
  • Mobile


    • Powered by SMF 2.0 RC3 | SMF © 2006–2009, Simple Machines LLC