Forum Espirita

*
  • Moderadores
  • Regras
  • Sobre
  • FAQs
  • Contactos
Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
  • Início
  • Pesquisa
  • Contato
  • Salas de Chat
  • Entrar
  • Registe-se
  • Forum Espirita »
  • CODIFICAÇÃO »
  • Estudos mensais »
  • Resposta (

    Re: O Ser Humano [Estudo Janeiro 2009]

    )



Resposta

Antes de participar consulte as regras deste fórum.
Os seguintes erros ocorreram enquanto colocava esta mensagem:

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.

Aviso: este tópico está ou vai ser trancado!
Apenas os moderadores ou administradores podem enviar respostas.

Nome:
Email:
Assunto:
Ícone da mensagem:
Anexar:
Ajuda
(mais anexos)
Tipos de ficheiros permitidos: txt, doc, pdf, jpg, gif, mpg, png, zip, rar, ppt, pps, mp3, wma, wmv, swf, mpe, avi, xls, jpeg, jpge, pptx, docx, xlsx, ppsx, JPG, JPEG
Restrições: 15 por mensagem, total de tamanho máximo 30000KB , tamanho máximo individual 15000KB
Qualquer ficheiro anexado não será mostrado até que seja aprovado por um moderador.
Verificação:
Quanto é 7+7:

Atalhos: pressione alt+s para enviar ou alt+p para pré-visualizar


Resumo do Tópico

Enviado por: MarcoALSilva
« em: 24 de Outubro de 2010, 17:43 »
  • Inserir Citação

Citação de: Hamilton Lacerda em 24 de Outubro de 2010, 04:05
[...] o que seria dos animais mais evoluídos, aqueles que ja encontraram a perfeição animal absoluta, o que mais restaria para eles? Só restaria a eles viver na matéria eternamente?

[...] Deus não cria nada que estacione eternamente; Deus não "apaga" ou "deleta" suas criações.

Também não consigo entender como os animais podem chegar a perfeição final de um animal, ficando sempre atrás dos homens primitivos (homo sapiens por ex.). Há um limite que estabelece uma linha que diz que eles tem que ser sempre um animal inferior ao homem mais primitivo que habitou na terra?
[...]
Não levem a sério minhas conjecturas, é somente minha opnião nada mais. Mas acho que estudando mais esse lado animal/perfeição/matéria final, pode nos tirar várias dúvidas quanto à este tema.
Abçs


Pelo contrário! Levemos a sério, sim. São conjecturas legítimas e bem ordenadas. Destaquei uma ínfima parte mas todo o contexto foi bem elaborado.

São cogitações desse porte que fazem o ser efetivamente crescer em sua cultura universal, inclusive com efeitos  cosmoéticos.

Obrigado pela participação.

Marco
Enviado por: HamLacerda
« em: 24 de Outubro de 2010, 04:05 »
  • Inserir Citação

Eu penso que se acreditarmos que os animais não se tornarão humanos/espíritos, teríamos que pensar em um mundo material separado somente para eles, ou seja, quando estes encontrarem sua forma perfeita, absoluta, como poderiam viver com espírtos que não mais precisam dos animais nem da matéria? além disso, o que seria dos animais mais evoluídos, aqueles que ja encontraram a perfeição animal absoluta, o que mais restaria para eles? Só restaria a eles viver na matéria eternamente?

Se Deus não cria nenhum ser para viver infeliz para sempre, por quê criaria um que vivesse eternametne na matéria? Além disso, o destino da matéria não é evoluir ou se transformar em matéria mais sutil ou energia? O que acontece com os animais mais superiores quando estes encontrarem um limite dessa transformação, sendo eles também matéria? Vejam que aqui há uma enorme contradição: Se os animais habitam os mundos superiores, logo seu corpo material é mais sutil, conforme os mundos que habitam, ou seja, seus corpos estão em constante evolução material. Se os espíritos superioresn ao atingirem um fim absoluto deixam de animar a matéria, logo a matéria deste globo se transforma; o que acontece com os animais deste mesmo globo, para onde eles iriam, sendo este o limite final da matéria? So resta estas opções: involuir, ou seja, voltar a ter corpos mais densos e  habitar mundos mais densos; ficar estacionados para sempre em um limite material, ou, desaparecer. Vejam que todas as opções não são coerentes com os ensinamentos dos espíritos, ou seja: Sabemos que Deus não cria seres para depois involuírem; Deus não cria nada que estacione eternamente; Deus não "apaga" ou "deleta" suas criações.

Também não consigo entender como os animais podem chegar a perfeição final de um animal, ficando sempre atrás dos homens primitivos (homo sapiens por ex.). Há um limite que estabelece uma linha que diz que eles tem que ser sempre um animal inferior ao homem mais primitivo que habitou na terra? Isso soa muito estranho, porque os animais em mundos mais superiores ja realizam trabalhos humanos, imaginem em mundos muito mais elevados?  Mal os homens aqui na terra podem ser chamados de animais racionais! - salve alguns! Como um animal já bastante superior/evoluído não poderia ser mais evoluído que um ser humano primitivo? - já na terra não temos exemplos de animais mais "racionais", em alguns pontos, que certos humanos!?

Agora imaginem um mundo superior onde os animais, em seu grau mais avançado/superior/absoluto, e espíritos superiores que ainda animam a matéira, mas em seu grau mais avançado/superior absoluto; Alguém consegue imaginar isso? Parece coisa de desenho! Animais falando e fazendo as mesmas coisas que os humanos/espíritos sem serem humanos, e, no entanto, o que distingue um do outro seria somente a forma!


Não levem a sério minhas conjecturas, é somente minha opnião nada mais. Mas acho que estudando mais esse lado animal/perfeição/matéria final, pode nos tirar várias dúvidas quanto à este tema.


Abçs
Enviado por: pliz
« em: 13 de Agosto de 2010, 05:41 »
  • Inserir Citação

 O SER e o estar !!!

O único SER eh DEUS... designação de eternidade

Não somos seres humanos ...

Somos estamos humanos !!!  ... designação de transitoreidade !!!

Valeuhaaa :^)
Enviado por: MarcoALSilva
« em: 01 de Agosto de 2010, 18:10 »
  • Inserir Citação

Para meditação:



http://www.artigonal.com/biologia-artigos/bonobos-e-humanos-483466.html

Bonobos E Humanos
Publicado em: 14/07/2008

Até alguns anos atrás, os chimpanzés eram considerados os primatas mais próximos dos seres humanos. Mas existem primatas que se assemelham ainda mais a nós: os bonobos, ou Pan paniscus. As semelhanças genéticas entre chimpanzés e bonobos são tão grandes que os bonobos eram considerados como uma subespécie dos chimpanzés até pouco tempo atrás. Apesar disso, as diferenças comportamentais são tão grandes e tão importantes que o estudo dos bonobos pode mudar muitas concepções errôneas que temos sobre a natureza humana.

Chimpanzés são extremamente violentos. Entre os chimpanzés é comum a existência de uma hierarquia onde o macho mais forte domina os menos fortes, e os machos dominam as fêmeas. A violência e a hierarquia coercitiva dos chimpanzés são usadas para justificar várias teses a respeito da natureza humana. Muitos dizem que nossos ancestrais deveriam se comportar como eles, e que uma das grandes conquistas da humanidade foi a invenção do Estado, onde a violência pode ser contida, e a igualdade pode ser construída. Características da organização dos chimpanzés foram confundidas com características da organização humana primitiva.

Mas a descoberta dos bonobos invalida essa tese, uma vez que bonobos são pacíficos e não apresentam tal divisão hierárquica. Eles provam que não é preciso haver Estado ou qualquer contrato social para que a paz ocorra numa população de primatas. Isto é válido mesmo quando a população tem muitos membros, pois de fato os grupos de bonobos têm bem mais membros que os grupos de chimpanzés.

O que explica a grande diferença de comportamentos entre bonobos e chimpanzés não é sua natureza, pois como vimos eles são quase iguais em termos de genética. O que faz toda a diferença é sua ecologia, seu modo de vida. Chimpanzés vivem da caça, em regiões onde há escassez de vegetais. Eles se dividem em grupos pequenos, e estão em guerra permanente contra os grupos vizinhos. Toda a sua educação valoriza a violência. Os machos aprendem a bater nas fêmeas, para mantê-las submissas. A sobrevivência dos mais violentos também faz com que as fêmeas prefiram acasalar com os mais violentos, pela proteção que eles oferecem. Existem posições sociais entre chimpanzés, que podem ser conquistadas pela luta. A comida é trocada por sexo, favores ou posições sociais.

Já os bonobos vivem da coleta de vegetais. Formam grupos maiores porque não existe rivalidade entre os grupos. Quando um grupo de bonobos se encontra com outro eles fazem sexo entre si ao invés de lutar. Eles praticam sexo sem qualquer violência e sem qualquer restrição. Entre bonobos não há coerção, nem por parte dos machos nem por parte das fêmeas. Eles formam coalizões através de amizades sexuais, cooperando entre si para se proteger, embora os grupos de amizades sejam maiores entre as mulheres. Isto não ocorre entre chimpanzés para que as fêmeas não consigam se defender sozinhas, assim se tornando dependentes dos machos. Seu período fértil é de seis em seis anos, mas praticam sexo a qualquer momento, e mesmo durante o período fértil não há competição por parceiros. Entre as invenções dos bonobos estão o beijo de língua, o sexo frontal e o sexo oral.

Temos aí uma mostra de como uma diferença entre dois modos de vida, um de escassez e outro de abundância, pode determinar comportamentos sexuais. Nós, humanos, não vivemos num modo de vida de escassez. No entanto, a civilização foi projetada por povos que viviam no modo de escassez. A caça foi substituída por uma produção incessante de bens de consumo que asseguram poder, que ocorre de uma maneira não menos competitiva e que não causam menos violência aos seres humanos e demais seres vivos. O interesse em identificar nossa natureza com o comportamento dos Pan troglodytes, os chimpanzés, é justificar nosso comportamento cultural de trogloditas... Agora sabemos que isso não é uma imposição de nossa natureza, é apenas uma escolha de modo de vida. Nossa sociedade não precisa se basear na violência, ela pode se basear na brincadeira, assim como ocorre com nossos parentes paniscus.

(Artigonal SC #483466)

Janos Biro - Perfil do Autor:
Nascido em 1980. Filósofo e escritor.
Ads by Google
Enviado por: Rafa Sim
« em: 02 de Março de 2010, 12:29 »
  • Inserir Citação

Obviamente o ser humano passou por saltos evolutivos nunca visto em outros animais na Terra, o que remonta a ummistério intricado para expplicar sua evolução, tanto em parâmetros cientificos, quanto em parâmetros de ordenações divinas.
Enviado por: MarcoALSilva
« em: 09 de Fevereiro de 2010, 23:30 »
  • Inserir Citação


Ao lado de tantas citações das Obras da Codificação, adiante transcrevo uma passagem que, no contexto deste estudo, é muito significativa:

O amor resume a doutrina de Jesus toda inteira, visto que esse é o sentimento por excelência, e os sentimentos são os instintos elevados à altura do progresso feito. Em sua origem, o homem só tem instintos; quando mais avançado e corrompido, só tem sensações; quando instruído e depurado, tem sentimentos. E o ponto delicado do sentimento é o amor, não o amor no sentido vulgar do termo, mas esse sol interior que condensa e reúne em seu ardente foco todas as aspirações e todas as revelações sobre-humanas. A lei de amor substitui a personalidade pela fusão dos seres; extingue as misérias sociais.

(O Evangelho Segundo o Espiritismo - A lei de amor - Lázaro - págs. 186/187)
Enviado por: Ere
« em: 02 de Fevereiro de 2010, 20:45 »
  • Inserir Citação

Querida Ritanasc!
Citar
Ainda não pude contribuir, por enquanto estou só recebendo, mas tentando reproduzir no dia-a-dia tudo de bom que brota do meu coração. :-*

Essa é a mais linda contribuição que alguém pode oferecer! Um beijo no teu coração e o desejo sincero de uma linda caminhada espiritual.

Envio um link para um trabalho do 24º encontro espirita, que traz um estudo do Livro dos espíritos - A Reencarnação e do Homem de Bem.
http://www.scribd.com/doc/7058640/Vigesimo-Quarto-Encontro-Espirita-A-Reencarnacao-E-O-Homem-de-Bem

Um abraço
Enviado por: MarcoALSilva
« em: 01 de Fevereiro de 2010, 15:19 »
  • Inserir Citação

Citação de: Ritanasc em 01 de Fevereiro de 2010, 15:03
Como iniciante no espiritismo e particpante do primeiro foto, a discussão foi extremamente esclarecedora. A história do Caracol caiu como luva! Eu, muitas vezes, me sindo na obrigação de tirar os "cacóis da vida" da estrada.  O resumo do Marcos e por último a história psicografada do Emmanuel me deram uma compreensão bem melhor do ser humano.

MUito obrigada pela disposição de todos vocês em elucidar dúvida. Ainda não pude contribuir, por enquanto estou só recebendo, mas tentando reproduzir no dia-a-dia tudo de bom que brota do meu coração.

Sem querer plagiar ninguém: Namasté para todos. rsrs

Esteja sempre conosco!
Abraço!
Enviado por: Ritanasc
« em: 01 de Fevereiro de 2010, 15:03 »
  • Inserir Citação

Como iniciante no espiritismo e particpante do primeiro foto, a discussão foi extremamente esclarecedora. A história do Caracol caiu como luva! Eu, muitas vezes, me sindo na obrigação de tirar os "cacóis da vida" da estrada.  O resumo do Marcos e por último a história psicografada do Emmanuel me deram uma compreensão bem melhor do ser humano.

MUito obrigada pela disposição de todos vocês em elucidar dúvida. Ainda não pude contribuir, por enquanto estou só recebendo, mas tentando reproduzir no dia-a-dia tudo de bom que brota do meu coração.

Sem querer plagiar ninguém: Namasté para todos. rsrs
Enviado por: Rosa Luiza
« em: 01 de Fevereiro de 2010, 01:30 »
  • Inserir Citação

Citação de: Daciana em 04 de Janeiro de 2010, 00:25
O ser humano realmente é muito complexo! Por mais que estudemos, fica dificil concluir de maneira definitiva.

Concordo, o ser humano é muito complicado.
Enviado por: MarcoALSilva
« em: 31 de Janeiro de 2010, 22:47 »
  • Inserir Citação


Uma vez encerrado o estudo, mas continuando a receber as contribuições dos Amigos, destranquei a votação para que no período posterior possamos continuar a observar como entendem os nossos companheiros.

Continuemos... Continuemos... Continuemos...

Um abraço a todos!!!
Enviado por: Lucivanda
« em: 31 de Janeiro de 2010, 19:38 »
  • Inserir Citação

O estudo mensal foi sem dúvidas de grande valia, afinal de contas, devemos sempre pararmos um pouco para meditar sobre a nossa conduta aqui na terra, será que estamos seguindo a caminho do nosso crescimento espiritual??? ou simplismente vivendo um dia após o outro??? este é um tema que devemos sempre está atentos.
Muita paz à todos. :) :)
Enviado por: Hauch
« em: 31 de Janeiro de 2010, 13:37 »
  • Inserir Citação

Citação de: dim-dim em 30 de Janeiro de 2010, 17:30
Citação de: Hauch em 30 de Janeiro de 2010, 17:24
    Companheiros do Fórum, não lhes disse que seria um tema anual e não mensal!?
    As mensagens não param!  :D
    Que a Paz de DEUS permaneça em nossos corações.

    Irmão Hauch

Tem que ser para mais tempo, amigo Hauch. Tem que ser para toda a eternidade.


Namasté

Tens completa razão Irmão Dim-Dim.
Que a Paz de DEUS permaneça em todos os corações.
Enviado por: MarcoALSilva
« em: 30 de Janeiro de 2010, 21:47 »
  • Inserir Citação

Citação de: Simone Rodrigues em 30 de Janeiro de 2010, 21:39
[...] Fomos feito a imagem e semelhança de Deus,( lindos e inteligentes) e não dos macacos, (nem um pouco bonitos ,que dirá, inteligentes). ;D

 ::) :-* :o ???

Viva a liberdade de expressão!

Um abraço! Seja bem-vinda Simone.  ;)
Enviado por: Simone Rodrigues
« em: 30 de Janeiro de 2010, 21:39 »
  • Inserir Citação

Viemos do nosso mundo para aprendermos com a prática o que não conseguimos aprender apenas com a boa vontade. Fomos feito a imagem e semelhança de Deus,( lindos e inteligentes) e não dos macacos, (nem um pouco bonitos ,que dirá, inteligentes). ;D
  • Mobile


    • Powered by SMF 2.0 RC3 | SMF © 2006–2009, Simple Machines LLC