[x]
Registe-se para participar nos estudos, partilhar o seu conhecimento, experiências, downloads ou colocar questões!
Oferta de download do CD Espiritismo e Audiobooks.
Forum Espirita
Apresentação do projecto fórum espírita.
10 regras muito simples que ajudam a manter este sítio agradável.
Para conversar com outros membros enquanto ouve música relaxante. É necessário estar registado para aceder a este recurso.
Uma secção devidamente organizada para descarregar (e submeter) livros espíritas e outros conteúdos.
Evangelho Segundo o Espiritismo | Evangelho no Lar com áudio aleatório.
Questões Frequentes (Frequented Asked Questions) - O que é o espiritismo. O que é um médium? O que é o Espírito? leitura aconselhada, e muito mais...
Estudos mensais para melhor compreender a Doutrina Espírita.
Todos os contactos dos departamentos do FE.
Artigos, Biografias, Entrevistas e Psicografias.
Sites espíritas organizados por categorias.
Olá, Visitante
Registe-se aqui para fazer download grátis do CD Espiritismo,
com obras essenciais para o correcto estudo da Doutrina   Espírita.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Perdeu o seu e-mail de activação? Se já é membro por favor Entre.



Parceiros


TVCEI
TV Espírita

Panoramaespirita

Enciclopédia espírita

Batuiranet

Palestras on-line

Espiritismobr

Palestras e artigos



Radiofraternidade
Rádio espírita online

Vademecumespirita

Índice de temas espíritas

Dimensão Espírita

WebTV, mensagens e livros

Reflexões Vídeos

Mapa do site


Last 5 Shouts:
29 de Julho de 2010, 08:53
" No alto do céu, como um nada visível, uma nuvem pequeníssima é um esquecimento branco do universo inteiro. "
( Fernando Pessoa)
29 de Julho de 2010, 08:51
" Chove, sim, mas ainda que seja o mesmo é afinal tão menos! Quero refrescar-me, viver, e inclino o pescoço à vida, como a uma canga imensa. "
 ( Fernando Pessoa )  
29 de Julho de 2010, 08:47
" Naufraguei sem tormenta num mar onde se pode estar de pé. "
 ( Fernando Pessoa )
29 de Julho de 2010, 08:46
"A vida é o que fazemos dela. As viagens são os viajantes. O que vemos, não é o que vemos, senão o que somos. "
(Fernando Pessoa)
29 de Julho de 2010, 08:44
" É em nós que as paisagens têm paisagem. "
 ( Fernando Pessoa )
Tópicos Recentes
por psi
[Hoje às 03:55]

[Hoje às 03:48]

por vidita
[Hoje às 03:44]

[Hoje às 03:42]

[Hoje às 03:39]
Rede Social
Resumo diário

O seu e-mail:


 
Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.


Forum Espirita >  CODIFICAÇÃO ESPÍRITA >  Estudos mensais >  Caridade [Estudo Fevereiro 2010]
Páginas: [1] 2 3 ... 77   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Caridade [Estudo Fevereiro 2010]  (Lida 29061 vezes)
0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.
manuel Altino
Mundo de Provas e Expiações
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Cidade: Vila Nova de Gaia
País: Portugal
Mensagens: 21



« em: 31 de Janeiro de 2010, 17:05 »


Amigos e companheiros de IDEAL ESPIRITA é com muito carinho que vamos começar este mês um ESTUDO  sobre A CARIDADE segundo o ESPIRITISMO.

Apenas me move o sentido de aprofundar este tema para que possamos todos juntos aprender e reflectir um pouco dando a oportunidade a todos de reflectir um pouco como podemos fazer Caridade para com todos e principalmente para com cada um de nós.

Como  Kardec nos ensinou, a Caridade é muito importante para a nossa evolução pessoal. Não pretendo esgotar o tema, mas sim aprofundar um pouco. Contamos com a participação de todos e deixo algumas questões em aberto:
-Como entendemos a palavra CARIDADE?
-Como a podemos praticar?
-O que temos de fazer para que a CARIDADE seja um processo de evolução pessoal?
-Temos que ser primeiro caridosos connosco?


Para melhor entender vamos ler a questão 627 de O Livro dos Espíritos e um power point/vídeo onde S. Paulo nos fala da Caridade.

Estamos abertos às vossas opiniões com muito carinho e dedicação. Todos podemos aprender com este estudo.

    627. Uma vez que Jesus ensinou as verdadeiras leis de Deus, qual a utilidade do
ensino que os Espíritos dão? Terão que nos ensinar mais alguma coisa?

Jesus empregava amiúde, na sua linguagem, alegorias e parábolas, porque falava de
conformidade com os tempos e os lugares. Faz-se mister agora que a verdade se torne
inteligível para todo mundo. Muito necessário é que aquelas leis sejam explicadas e
desenvolvidas, tão poucos são os que as compreendem e ainda menos os que as praticam.
A nossa missão consiste em abrir os olhos e os ouvidos a todos, confundindo os orgulhosos e desmascarando os hipócritas: os que vestem a capa da virtude e da religião, a fim de ocultarem suas torpezas. O ensino dos Espíritos tem que ser claro e sem equívocos, para que ninguém possa pretextar ignorância e para que todos o possam julgar e apreciar com a razão. Estamos incumbidos de preparar o reino do bem que Jesus anunciou.
Daí a necessidade de que a ninguém seja possível interpretar a lei de Deus ao sabor de suas paixões, nem falsear o sentido de uma lei toda de amor e de caridade.


<a href="http://www.youtube.com/v/x4SqkwJeN_g&amp;ap=%2526fmt%3D18&amp;rel=0" target="_blank">http://www.youtube.com/v/x4SqkwJeN_g&amp;ap=%2526fmt%3D18&amp;rel=0</a>



Sugerimos ainda a votação na questão no topo deste tópico.

* caridade_bibliografia_forumespirita.pdf (27.34 Kb - transferido 263 vezes.)
Registado
bluemoon
Mundo Feliz
*
Offline Offline

Sexo: Feminino
Cidade: Porto
País: Portugal
Mensagens: 849


Muita Paz e muito Amor para todos


« Responder #1 em: 31 de Janeiro de 2010, 17:30 »

Todas as vossas coisas sejam feitas com caridade.
Paulo, Cor. I - 16:14


Ainda existe muita gente que não entende outra caridade, além daquela que se veste de trajes humildes aos sábados ou domingos para repartir algum pão com os desfavorecidos da sorte, que aguardam calamidades públicas para manifestar-se ou que lança apelos comovedores nos cartazes da imprensa.

Não podemos discutir as intenções louváveis desse ou daquele grupo de pessoas; contudo, cabe-nos reconhecer que o Dom sublime é de sublime extensão.

Paulo indica que a caridade, expressando amor cristão, deve abranger todas as manifestações de nossa vida.

Estender a mão e distribuir reconforto é iniciar a execução da virtude excelsa. Todas as potências do espírito, no entanto, devem ajustar-se ao preceito divino, porque há caridade em falar e ouvir, impedir e favorecer, esquecer e recordar. Tempo virá em que a boca, os ouvidos e os pés serão aliados das mãos fraternas, nos serviços do bem supremo.

Cada pessoa, como cada coisa, necessita da contribuição da bondade, de modo particular. Homens que dirigem ou que obedecem reclamam-lhe o concurso santo, a fim de que sejam esclarecidos no departamento da casa de DEUS, em que se encontram. Sem amor sublimado, haverá sempre obscuridade, gerando complicações. Desempenha tuas mínimas tarefas com caridade, desde agora. Senão encontras retribuição espiritual no domínio do entendimento no sentido imediato, sabes que o Pai acompanha todos os filhos devotadamente.

Há pedras e espinheiros? Fixa-te em Jesus e passa.

Francisco Cândido Xavier. Da obra: Pão Nosso. Ditado pelo Espírito Emmanuel.

Bonito isto que o nosso irmao Emmanuel falou, não é?

Beijinhos e muita Luz para todos...
Registado
kanga
Mundo de Provas e Expiações
*
Offline Offline

Cidade: chaves
País: portugal
Mensagens: 11


« Responder #2 em: 31 de Janeiro de 2010, 18:04 »

meu irmao de ideal, acho o tema para este mes muito bom. pois cada vez mais sentimos e temos necessidade de a praticar... obrigada.  eu sou aprendiz nesta nova tecnologia, e prinipalmente nisto da internet, estou a deixar-me levar pela vontade apenas...por favor como posso saber :dias, horario... JESUS o abençoe
Registado
kanga
Mundo de Provas e Expiações
*
Offline Offline

Cidade: chaves
País: portugal
Mensagens: 11


« Responder #3 em: 31 de Janeiro de 2010, 18:13 »

para todos os irmaos (as) eu desejo muita paz. e que DEUS nosso PAI nos abençoe e, nos sustente na fe ,de suportarmos nossa provas com segurança e buscando ,nos ensinamentos do CRISTO, tudo o que necessitamos para tal intento. nos resguardemos na oraçao, para o conçolo nos momentos mais complicados . abraço fraterno para todos.
Registado
manuel Altino
Mundo de Provas e Expiações
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Cidade: Vila Nova de Gaia
País: Portugal
Mensagens: 21



« Responder #4 em: 31 de Janeiro de 2010, 18:15 »

meu amigo é com muita paz que lhe digo que a caridade tem de estar sempre na nossa vida pois assim podemos evoluir um pouco. Quanto aos estudos lhe digo temos o evangelho no chat todos os domingos pelas 20 e 3o de Portugal e 18 3 30 do Brasil . e temos ainda estudo todas a quintas feiras ás 18 horas de Portugal e 16 do Brasil estes horários do Brasil são de Brasilia  muita paz
Registado
kanga
Mundo de Provas e Expiações
*
Offline Offline

Cidade: chaves
País: portugal
Mensagens: 11


« Responder #5 em: 31 de Janeiro de 2010, 18:23 »

obrigado.
Registado
dim-dim
Mundo Divino
*
Online Online

Sexo: Masculino
Cidade: lisboa
País: portugal
Mensagens: 2964



« Responder #6 em: 31 de Janeiro de 2010, 18:54 »


Olá!

Caridade é o que Deus tem para com os seus filhos humanos. Os seus filhos humanos, egoistas, não sabem o que é a caridade.


" Allan Kardec "

Toda a gente admira a moral evangélica; todos lhe proclamam a sublimidade e a necessidade; muitos, porém, assim se pronunciam por fé, confiados no que ouviram dizer, ou firmados em certas máximas que se tornaram proverbiais. Poucos, no entanto, a conhecem a fundo e menos ainda são os que a compreendem e lhe sabem deduzir as conseqüências.

A raça humana é constituída tanto de Espíritos bons quanto de maus, que estão encarnados neste planeta, e como a Terra é um dos mundos menos avançados, nela se encontram mais Espíritos maus do que bons; por isso há tanta perversidade aqui.


Namasté
Registado
mariachaves
Mundo Primitivo
*
Offline Offline

Sexo: Feminino
Cidade: são mateus
País: brazil
Mensagens: 6



« Responder #7 em: 31 de Janeiro de 2010, 19:11 »

Fico muito feliz que agora que conheci o forum, vou poder participar de estudo de extrema relevancia.
Confesso que tenho dúvida sobre o que é caridade e nem mesmo consigo detectar momentos em que estou praticando a caridade. É uma reflexão difícil, pois a caridade penso deve se iniciar no coração.
Gosto de auxiliar as pessoas, mas mostrando caminhos para que elas mesmo possam melhorar, ajuda material só nos momentos de necessidade, não sou do tipo que saio por aí distribuindo alimentos, mas se essa caridade auxiliar os espiritos edificarem , fico feliz por aqueles que a praticam, sempre havera necessitados. Enfim quero aproveitar o mes para aprender com a "caridade" de vcs.
Registado
Hauch
Mundo de Regeneração
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Mensagens: 385


"Bem aventurados os que são brandos e pacíficos"


« Responder #8 em: 31 de Janeiro de 2010, 19:35 »

EM ORAÇÃO E SERVIÇO

    Não paralises o impulso do amor fraterno, diante dos companheiros que te parecem errados.
Aquele que hoje carrega na praça o nome de malfeitor pode ser amanhã o apoio a que te arrimes.
    Reprovaste o motorista que se envolveu em grave desastre, e, ao vê-lo em posição difícil na estrada, propões-te, de início, lançá-lo à própria sorte, seguindo indiferente.
    Entretanto, vence a repulsão e assegura-lhe o socorro preciso.
    É possível seja ele, mais além, o amigo certo que te livrará de males maiores.
    Viste com desprazer o homem público que se tornou repentinamente odiado, à face de erros clamorosos que se viu na conjuntura de cometer ou endossar, na esfera administrativa, e, no momento justo de considerar-lhe as obras deficitárias, inclinas-te à censura.
    Cala, porém, a crítica destrutiva e pronuncia o verbo que lhe sirva de reconforto.
    Provavelmente, muito breve será ele o interventor providencial na solução de teus problemas.
    Conheces o rapaz transviado, autor de faltas confessas pela carência de educação com que foi rudemente prejudicado, através do tempo, e, ao surpreendê-lo embriagado na rua, dispões-te, instintivamente, a passar de largo.
    Contudo, deixa que a bondade te inspire o coração e dá-lhe simpatia.
    Pode acontecer, em futuro próximo, seja ele a pessoa indicada a salvar-te em amargos perigos.
    Fitaste com desprezo a jovem menos feliz que se arrojou a costumes indesejáveis por falta de assistência no lar, em que se desenvolveu ao sabor dos próprios caprichos, e, encontrando-a enredada nas teias da delinqüência, tendes a incriminá-la com palavras condenatórias.
No entanto, reflete na compaixão e ampara-lhe o reajuste.
Talvez amanhã esteja ela no quadro de teus familiares mais queridos, por injunções de casamento.
    Para isso, não te sintas superior.
    Lembra-te, acima de tudo, de que, pelas imperfeições que ainda trazemos, todos somos delinqüentes potenciais e de que, se não vigiarmos em oração e serviço, junto das tentações que nos visitam as fraquezas, ainda hoje o lugar dos irmãos caídos pode ser igualmente o nosso.

Emmanuel
Do livro: Justiça Divina
Psicografia: Francisco Cândido Xavier
Parte 1ª, cap. III, item 15


Irmão Hauch
Registado
Hauch
Mundo de Regeneração
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Mensagens: 385


"Bem aventurados os que são brandos e pacíficos"


« Responder #9 em: 31 de Janeiro de 2010, 19:47 »

Fico muito feliz que agora que conheci o forum, vou poder participar de estudo de extrema relevancia.
Confesso que tenho dúvida sobre o que é caridade e nem mesmo consigo detectar momentos em que estou praticando a caridade. É uma reflexão difícil, pois a caridade penso deve se iniciar no coração.
Gosto de auxiliar as pessoas, mas mostrando caminhos para que elas mesmo possam melhorar, ajuda material só nos momentos de necessidade, não sou do tipo que saio por aí distribuindo alimentos, mas se essa caridade auxiliar os espiritos edificarem , fico feliz por aqueles que a praticam, sempre havera necessitados. Enfim quero aproveitar o mes para aprender com a "caridade" de vcs.

Que à Paz e o Amor de Deus permaneçam em todos os corações.
Seja muito bem vinda Maria Chaves, e nós é que devemos agradecer-te à DIVINA oportunidade, de prestar-lhe um auxílio, caso haja alguma dúvida.
Muita Paz.

Irmão Hauch
Registado
manuel Altino
Mundo de Provas e Expiações
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Cidade: Vila Nova de Gaia
País: Portugal
Mensagens: 21



« Responder #10 em: 31 de Janeiro de 2010, 19:56 »

é com muita serenidade que li estas mensagens e o texto de andré luiz é  muito importante para a nossa edificação e temos que compreender que a Caridade é uma grande lição de vida para todos nòs e tendo como S.Paulo nos diz A Caridade faz parte da nossa vida pois se não houver caridade onde está a minha Fé?  a minha doação para com os outros,?  mas é importante que a Caridade comece para cada um de nós , TERMOS CARIDADE PARA COMNOSCO MESMO  um abraça fraterno e muita PAZ
Registado
Hauch
Mundo de Regeneração
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Mensagens: 385


"Bem aventurados os que são brandos e pacíficos"


« Responder #11 em: 31 de Janeiro de 2010, 20:02 »


Companheiros, gostaria de complementar minha resposta da enquete.
Penso que quase nenhuma caridade, sem estar embasada em uma oração verdadeira, ou comunhão constante (o que não deixa de ser uma oração) com o plano espiritual, não fluirá 100%. Por isso marquei a 1ª; porém acho que à caridade está presente há todo momento em nossas vidas. À começar pelo nosso lar, com nossos entes queridos, sejam esposas, filhos e etc...
Muita Paz à todos.

Irmão Hauch
Registado
Lucivanda
Mundo Primitivo
*
Offline Offline

Sexo: Feminino
Cidade: Barueri
País: Brasil
Mensagens: 4


Hoje é o amanhã, que tanto nos preocupava ontem


« Responder #12 em: 31 de Janeiro de 2010, 20:09 »

                             Caridade, a grande Virtude



Toda moral ensinada por Jesus, se resume em duas simples palavras: Caridade e Humildade, isto é, nas duas maiores virtudes em que devemos concentrar todas as nossas forças em desenvolvê-las, se pretendemos erradicar de nosso espírito o egoísmo que até hoje nos mantém presos às teias da ignorância.

Em tudo que ensinou, chamou-nos a atenção apontando essas duas virtudes como sendo as que poderão nos conduzir de encontro à eterna e verdadeira felicidade. Falou-nos ele: “Bem-aventurados os pobres de espírito, isto é os simples, os humildes, porque deles é o reino dos céus; e continuou a nos ensinar; bem-aventurados os que têm puro o coração; bem-aventurados os que são brandos e pacíficos; bem-aventurados os que são misericordiosos; amai o vosso próximo como a vós mesmos; fazei aos outros o que gostaria que vos fizessem; amai os vossos inimigos; perdoai as ofensas, se quiserdes ser perdoados; praticai o bem sem ostentação; julgai-vos a vós mesmos, antes de julgardes os outros; não saiba a vossa mão esquerda o que dê a vossa mão direita”. Em todas estas passagens de seus ditos se pode tirar o ensinamento maior resumindo em caridade e humildade, eis o que não cessa de recomendar e exemplificar em todas as suas ações. Em tudo que pregou em sua passagem pelo nosso planeta, não cansou de combater o orgulho e o egoísmo que são sem dúvida as duas grandes chagas a corroer a humanidade.

O Mestre maior de todos nós não se limitou apenas a recomendar a caridade, põe-na como condição absoluta para a conquista da felicidade futura, assegurando-nos que as ações empreendidas pelos caridosos com certeza lhes assegurarão uma melhor posição no futuro quando a justiça divina nos chamar para a prestação de contas, como nos ensinou também em outra oportunidade “a cada um segundo as suas obras”.

Na Parábola do Bom Samaritano, considerado herético, mas que naquele momento pratica o amor ao próximo, Jesus coloca-o acima do ortodoxo que falta com a caridade. Não considera, portanto, a caridade apenas como uma das condições para a salvação, mas designa como condição única. Se outras houvesse que a substituíssem ele as teria ensinado. Desde que coloca a caridade em primeiro lugar, é que ela implicitamente abrange todas as outras: a humildade, a brandura, a benevolência, a indulgência, a justiça, etc., e também porque significa a negação absoluta do orgulho e do egoísmo naquele que a pratica.

O Espiritismo sendo o Cristianismo Redivivo, ou seja o cristianismo na sua pureza inicial, vem reafirmar os ensinos do seu criador com a máxima: “Fora da caridade não há salvação”, máxima essa que consagra o princípio da igualdade perante Deus, e da liberdade de consciência, deixando a todos a escolha da maneira como queiram seguir adorando o Pai Celestial, não pregando que fora do espiritismo não há salvação, pois bem sabe que o Cristo não fundou nenhuma religião, por isso mesmo respeita a liberdade de crença de todos os seus irmãos em humanidade, pois em qualquer corrente religiosa a que pertença o homem, terá aí mesmo a oportunidade de seguir os ensinamentos de Jesus.

Dediquemo-nos portanto meus irmãos à prática da caridade ensinada no evangelho de Jesus, pois ela nos ajudará não só a evitar a prática do mal, mas também nos impulsionará em direção ao trabalho no bem, e para a prática do bem uma só condição se faz indispensável: a nossa vontade, pois para a prática do mal basta apenas a inércia e a despreocupação, agradeçamos pois a Deus nosso Pai, por nos permitir encontrar em nossa estrada evolutiva a bênção de gozar da luz do Espiritismo.

Não significa achar que só os espíritas serão salvos; é que ajudando-nos a melhor compreensão dos ensinos do Cristo, ele nos faz, se seguirmos seus ensinos, melhores cristãos, confirmando por nossas ações que verdadeiros espíritas e verdadeiros cristãos são uma só e a mesma coisa, pois todos quantos praticam a caridade são discípulos de Jesus, não importando para tanto, que pertençam a esta ou àquela seita religiosa.


 Cheesy CheesyAutor: Francisco Rebouças Cheesy Cheesy
Registado
LuizaoRodrigues
Mundo Primitivo
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Cidade: Belo Horizonte
País: Brasil
Mensagens: 3



« Responder #13 em: 31 de Janeiro de 2010, 20:13 »

Caridade é um tema interessante e sempre atual, eu acredito que a caridade está nos gestos de auxilio desinteressados que partem do coração. Quando dizem que a caridade material não é a única possível concordo plenamente, mas as vezes é a primeira a ser feita. Fica difícil por vezes, falar ao coração de alguém estando seu estomago vazio. A caridade da palavra deve ser levada sempre que sintamos na necessiade do irmão, mesmo que seja para lançar a semente entre os espinheiros da incompreensão. A caridade do calar, deve igualmente ser utilizada quando a palavra, possa de alguma maneira causar dissabores, cala-se agora para mais a frente novamente exercitar a caridade da palavra. Devemos compreender que somos todos irmãos e como irmãos cooperar para a evolução do nosso lar, nos amando e exercitando sempre este amor com a caridade.
Registado
Lucivanda
Mundo Primitivo
*
Offline Offline

Sexo: Feminino
Cidade: Barueri
País: Brasil
Mensagens: 4


Hoje é o amanhã, que tanto nos preocupava ontem


« Responder #14 em: 31 de Janeiro de 2010, 20:25 »

                           Caridade, a grande Virtude



Toda moral ensinada por Jesus, se resume em duas simples palavras: Caridade e Humildade, isto é, nas duas maiores virtudes em que devemos concentrar todas as nossas forças em desenvolvê-las, se pretendemos erradicar de nosso espírito o egoísmo que até hoje nos mantém presos às teias da ignorância.

Em tudo que ensinou, chamou-nos a atenção apontando essas duas virtudes como sendo as que poderão nos conduzir de encontro à eterna e verdadeira felicidade. Falou-nos ele: “Bem-aventurados os pobres de espírito, isto é os simples, os humildes, porque deles é o reino dos céus; e continuou a nos ensinar; bem-aventurados os que têm puro o coração; bem-aventurados os que são brandos e pacíficos; bem-aventurados os que são misericordiosos; amai o vosso próximo como a vós mesmos; fazei aos outros o que gostaria que vos fizessem; amai os vossos inimigos; perdoai as ofensas, se quiserdes ser perdoados; praticai o bem sem ostentação; julgai-vos a vós mesmos, antes de julgardes os outros; não saiba a vossa mão esquerda o que dê a vossa mão direita”. Em todas estas passagens de seus ditos se pode tirar o ensinamento maior resumindo em caridade e humildade, eis o que não cessa de recomendar e exemplificar em todas as suas ações. Em tudo que pregou em sua passagem pelo nosso planeta, não cansou de combater o orgulho e o egoísmo que são sem dúvida as duas grandes chagas a corroer a humanidade.

O Mestre maior de todos nós não se limitou apenas a recomendar a caridade, põe-na como condição absoluta para a conquista da felicidade futura, assegurando-nos que as ações empreendidas pelos caridosos com certeza lhes assegurarão uma melhor posição no futuro quando a justiça divina nos chamar para a prestação de contas, como nos ensinou também em outra oportunidade “a cada um segundo as suas obras”.

Na Parábola do Bom Samaritano, considerado herético, mas que naquele momento pratica o amor ao próximo, Jesus coloca-o acima do ortodoxo que falta com a caridade. Não considera, portanto, a caridade apenas como uma das condições para a salvação, mas designa como condição única. Se outras houvesse que a substituíssem ele as teria ensinado. Desde que coloca a caridade em primeiro lugar, é que ela implicitamente abrange todas as outras: a humildade, a brandura, a benevolência, a indulgência, a justiça, etc., e também porque significa a negação absoluta do orgulho e do egoísmo naquele que a pratica.

O Espiritismo sendo o Cristianismo Redivivo, ou seja o cristianismo na sua pureza inicial, vem reafirmar os ensinos do seu criador com a máxima: “Fora da caridade não há salvação”, máxima essa que consagra o princípio da igualdade perante Deus, e da liberdade de consciência, deixando a todos a escolha da maneira como queiram seguir adorando o Pai Celestial, não pregando que fora do espiritismo não há salvação, pois bem sabe que o Cristo não fundou nenhuma religião, por isso mesmo respeita a liberdade de crença de todos os seus irmãos em humanidade, pois em qualquer corrente religiosa a que pertença o homem, terá aí mesmo a oportunidade de seguir os ensinamentos de Jesus.

Dediquemo-nos portanto meus irmãos à prática da caridade ensinada no evangelho de Jesus, pois ela nos ajudará não só a evitar a prática do mal, mas também nos impulsionará em direção ao trabalho no bem, e para a prática do bem uma só condição se faz indispensável: a nossa vontade, pois para a prática do mal basta apenas a inércia e a despreocupação, agradeçamos pois a Deus nosso Pai, por nos permitir encontrar em nossa estrada evolutiva a bênção de gozar da luz do Espiritismo.

Não significa achar que só os espíritas serão salvos; é que ajudando-nos a melhor compreensão dos ensinos do Cristo, ele nos faz, se seguirmos seus ensinos, melhores cristãos, confirmando por nossas ações que verdadeiros espíritas e verdadeiros cristãos são uma só e a mesma coisa, pois todos quantos praticam a caridade são discípulos de Jesus, não importando para tanto, que pertençam a esta ou àquela seita religiosa.


 Cheesy Cheesy Cheesy Cheesy
Autor: Francisco Rebouças
Registado

Páginas: [1] 2 3 ... 77   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  
Tópicos Relacionados
Assunto Iniciado por Respostas Visualizações Última mensagem
CARIDADE Auto-Conhecimento aruanda 0 559 Última mensagem 13 de Julho de 2006, 15:32
por aruanda
Sem Caridade Acção do Dia Victor Passos 5 701 Última mensagem 31 de Maio de 2010, 18:51
por CAAC
Caridade Outros Temas x 0 467 Última mensagem 31 de Janeiro de 2008, 14:00
por x
Caridade O Evangelho Segundo o Espiritismo Vitor Santos 3 847 Última mensagem 08 de Julho de 2008, 21:55
por vennus
Caridade Acção do Dia Adalberto Corveloni 3 849 Última mensagem 07 de Fevereiro de 2010, 19:42
por ROSE MARY
O Ser Humano [Estudo Janeiro 2010] Estudos mensais « 1 2 ... 42 43 » MarcoALSilva 643 22182 Última mensagem 02 de Março de 2010, 12:29
por Rafa Simão
Caridade 05-01-2010 Meditação diária Espírita Cravo 9 422 Última mensagem 08 de Fevereiro de 2010, 14:32
por Espírita Cravo
Powered by MySQL Powered by PHP | Sitemap XHTML 1.0 válido! CSS válido!