Forum Espirita

*
  • Moderadores
  • Regras
  • Sobre
  • FAQs
  • Contactos
Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
  • Início
  • Pesquisa
  • Contato
  • Salas de Chat
  • Entrar
  • Registe-se
  • Forum Espirita »
  • CODIFICAÇÃO »
  • Estudos mensais »
  • Resposta (

    Re: Mudança Interior .... Reforma Intima

    )



Resposta

Antes de participar consulte as regras deste fórum.
Os seguintes erros ocorreram enquanto colocava esta mensagem:

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.

Aviso: este tópico está ou vai ser trancado!
Apenas os moderadores ou administradores podem enviar respostas.

Nome:
Email:
Assunto:
Ícone da mensagem:
Anexar:
Ajuda
(mais anexos)
Tipos de ficheiros permitidos: txt, doc, pdf, jpg, gif, mpg, png, zip, rar, ppt, pps, mp3, wma, wmv, swf, mpe, avi, xls, jpeg, jpge, pptx, docx, xlsx, ppsx, JPG, JPEG
Restrições: 15 por mensagem, total de tamanho máximo 30000KB , tamanho máximo individual 15000KB
Qualquer ficheiro anexado não será mostrado até que seja aprovado por um moderador.
Verificação:
Quanto é 2x3?:

Atalhos: pressione alt+s para enviar ou alt+p para pré-visualizar


Resumo do Tópico

Enviado por: lconforjr
« em: 31 de Dezembro de 2014, 22:21 »
  • Inserir Citação

Re: Mudança Interior .... Reforma Íntima

      Ref resp #80 em: 271214, 16:23, de Kazaoka

      Jovem e distinto amigo Kaza, novamente convido-o a raciocinar, refletir.

      Kazaoka: As mudanças são interiores e as reformas são íntimas. Mas as forças que as desencadeiam são de origens externas. São os fatos e as circunstâncias que defrontamos na vida que nos incitam a vontade e a coragem necessária para que as mudanças e reformas ocorram. E o fator limitante está na resistência sentimental que oferecemos a essas influências. Esta, sim, são nossas!

      Conf: olá amigo Kaza! Novamente, vou aborrecê-lo com perguntas, q muitos, e tb vc, podem achar infantis, tolas e não próprias de um estudioso da doutrina.

      Conf: concordo com o amigo no q disse acima. Apenas discordo de uma sua afirmação e complemento outra.

      Complementando: vc diz q: “São os fatos e as circunstâncias que defrontamos na vida que nos incitam a ter a vontade e a coragem necessária para que as mudanças e reformas ocorram”, e complemento: “do mesmo modo que são também os fatos e as circunstancias q defrontamos na vida q nos incitam a não ter vontade nem a coragem necessárias para q as mudanças e as reformas ocorram”. Vc poderá apresentar uma alternativa a esta minha complementação?

      Discordo de vc dizer: “q a resistência q oferecemos às influências externas q nos incitam vontade e a coragem necessárias para q as reformas ocorram, q essa sim (a resistência, a limitação?) é nossa”.

      Pois, pense, raciocine, amigo Kaza, procure compreender: pq é q resistimos a essas influências boas? Ou, o q é a mesma coisa, pq não resistimos às influencias más? Ou ainda: pq, doutras vezes, ao contrário, não resistimos e aceitamos as influencias boas e resistimos às más? Tanto as boas como as más têm a mesma origem: nos fatos e nas circunstâncias que defrontamos na vida, concorda? Do mesmo modo, têm a mesma origem, nossa resistência ou nossa aquiescência em realizar ou não realizar as reformas necessárias. E ainda, do mesmo modo, tanto a vontade, como a coragem necessárias para realiza-las, têm origem nos fatos e circunstâncias da vida.

      Afinal, o que é q tem origem em nós?

      Kaza: A vida é um manancial de ensinamentos e chamadas de atenção para o que há de maior valor para o Espírito. O fato destes ensinamentos e chamadas nos tocarem, reside, justamente, na capacidade de oferecermos resistência aos impulsos que esses fatores exteriores exercem no âmago de nossa Alma. Ainda vivemos uma cultura que ser forte é ser auto-suficiente e impassível a tudo que nos rodeia.

      Conf: e, meu jovem, qual é a causa de vivermos ainda onde a cultura q ser forte é ser auto-suficiente e, em consequência disso, procedermos erradamente? Afinal, Kaza, é a cultura q nos faz assim, ou somos nós q fazemos a cultura ser como ela ainda é? Onde está aí a responsabilidade por nossos acertos ou desacertos? Onde estão os méritos pelos acertos e os deméritos pelos desacertos, se acertar ou errar depende do q nos ensinam os fatos e circunstâncias com q defrontamos na vida? Na cultura em vivemos, ou em nós?     

      Kaza: Muitas vezes nos fechamos em nossas limitações e dificuldades por orgulho, por nos sentirmos prepotentes e auto-suficientes para tudo. Em outras, nos fechamos em nosso egoismo e ignoramos as dificuldades alheias, sobre as quais teríamos amplas possibilidades de assistência.

      Conf: meu amigo, a pergunta é a mesma já repetida muitas vezes: quais as causas de sermos assim? Tente responder! Quais as causas q têm o efeito de nos fazer orgulhosos ou egoístas, prepotentes, de ignorar as dificuldades alheias? Não são também os fatos e circunstancias q defrontamos na vida? Na vida a q se dá o nome de “escola de espíritos” e q podemos, sem medo de errar, tb dar o nome de “escola do bem e do mal”?!

      Kaza: Dessa forma, vagamos sempre sozinhos, sem norte e sem forças para construir a própria felicidade através das reformas sobre as bases que já temos formadas. Tudo isso torna-se possível quando atendemos ao chamamento de Jesus que nos convida a colocarmos sobre nós o seu jugo e partilharmos com ele o peso de nossa própria existência.

      Conf: reflita sobre isso q vc disse acima e q é uma verdade, meu jovem: quais as causas de ficarmos sem forças para construir nossa própria felicidade, de não atendermos ao sábio chamamento de Jesus? Reflita! Essas causas não estão tb no que aprendemos com os fatos e circunstancias da vida?

...........
Enviado por: lconforjr
« em: 31 de Dezembro de 2014, 14:52 »
  • Inserir Citação

Re: Mudança Interior .... Reforma Íntima

      Ref resp #63 em: 171214, 16:02, de MAltino

      Amigos, amigo Altino

      O amigo tem sempre nos presenteado com lindas mensagens, cheias de sábios conselhos, mensagens q mostram q seu coração é sincero e está cheio de desejos de ajudar a nós todos. E suas colocações sempre nos dão a oportunidade de reflexão e raciocínio, exatamente como a doutrina manda. Assim, sobre sua resposta referida acima, faço algumas reflexões, na forma de comentários. A intenção é entender a doutrina e, se possível, levar outros a entendê-la.

      Alt:... deixando de lado um pouco de nossos defeitos que são muitos: o Egoísmo ou Personalismo, o Orgulho, a Inveja, o Ciúme, a Agressividade, a Maledicência e a Intolerância por virtudes.

      Conf: meu amigo, meus amigos, como é q se faz isso?! Como é q se faz para deixar de lado esses defeitos? Quem sabe como fazer isso, como modificar os defeitos "morais", as imperfeições q temos em nosso íntimo?

      Qdo muito, podemos modificar as imperfeições em nossas "ações físicas", em nossas atitudes, em nossos procedimentos nos relacionamentos com nossos semelhantes. Mas, eliminar defeitos ou imperfeições "morais", q importa em modificar sentimentos, onde está aquele homem, aquele ser elevado, ou aquele ensinamento q nos faça aprender como transformar ou eliminar defeitos ou imperfeições "morais"?

      Nem mesmo Jesus fez isso, com tb não fez que outros conseguissem fazer isso!! Qdo Jesus disse: “amai-vos uns aos outros, perdoai sempre, oferecei a outra face etc”, sem dúvida, com a sabedoria q havia conquistado, ele se referia apenas a procedimentos ou atitudes q agradassem, q fizessem bem, q trouxessem felicidade aos demais!

      Pois, a eliminar defeitos "morais" ninguém aprende, do mesmo modo q ninguém consegue ensinar, nem com conselhos, nem com ensinamentos, nem com exemplos de quem quer q sejam!

      Diz o amigo Altino q o q importa é o "esforço contínuo"; mas, se raciocinarmos profundamente, veremos q "esforço" diz respeito a manifestações exteriores, tem a ver com ações (físicas) e nunca com sentimentos (morais).

      Nenhum esforço deste mundo conseguirá colocar uma grama q seja de virtude no coração de alguém. Adquirir virtudes não vem de qualquer esforço, por maior e mais continuado q seja, mas da compreensão q pode vir de uma profunda observação de como é o mundo, a vida, em torno de nós.

      Virtude não vem do esforço, mas da compreensão profunda!

................
Enviado por: Antonio Renato
« em: 31 de Dezembro de 2014, 12:00 »
  • Inserir Citação

Meus irmãos,mais uma fase de nosso estudo que não se completa pois sempre estaremos estudando,mas foi muito bom porque aprendemos mais um pouco uns com os outros.
Com este final de mês é também mais um ano que se finda,para muitos que tem tão
sómente uma vida contemplativa é tudo igual,são os festejos natalinos,os de final de ano,
o desejo de vitórias no ano que se inícia,mas para aqueles que são inteligentes e vê a vida
como uma escola sabe bem que houve mudanças,houve progresso moral,somamos mais
um pouco de aprendizado,consequentemente evoluimos também.As mudanças que foram
feitas por nós apartir da nossa reforma íntima,surtirá um grande efeito pois estaremos
melhores,mais bem preparados para enfrentar às adversidades da vida pois nos tornamos
pessoas melhores,mais humildes,mais condescendentes para com os nossos irmãos,mais
caridosos para com os menos afortunados,mais amigos para com todos,enfim,sentimos
em nós mudanças interior,para o nosso pai maior as lições estão sendo aprendidas pois
estamos trilhando no caminho do bem.
Meus irmãos fiquem na paz e um feliz final de ano com os votos de que no ano que se inícia
possamos continuar na nossa caminhada.
Enviado por: Kazaoka
« em: 30 de Dezembro de 2014, 13:56 »
  • Inserir Citação

Citação de: M.Altino em 30 de Dezembro de 2014, 11:30

Amigos e companheiros deste lindo estudo que fizemos neste espaço de aprendizado e partilha entre os que quiseram beneficiar .
Assim com este carinho sincero lhes dou o meu bom dia e que possamos meditar em todo o quer foi dito por todos aqui é a nossa Mudança Intima que tem de ser feito todos os dias da nossa vida.
...
Amigos e companheiros com muito e muito carinho me despeço deste estudo, as vai continuar a ser a nossa Meta na vida.
Com um grande abraço de muita paz e amizade a todos e aos que procuraram valorizar este estudo com suas palavras sinceras ......

Manuel Altino


Parabenizo-o pela escolha do tema e pela forma equilibrada e segura que conduziste este estudo. Ao mesmo tempo agradeço pela oportunidade que nos foi dada para discorrermos sobre este assunto. Esperamos poder contar sempre com sua valiosa colaboração.

                                                   Um grande abraço.
Enviado por: Kazaoka
« em: 30 de Dezembro de 2014, 13:48 »
  • Inserir Citação

Citação de: Gustavo Rettenmaier em 28 de Dezembro de 2014, 12:25
[...] ainda não estamos em condição fazer por nós mesmos as mudanças necessárias, necessitados do "apoio" externo, que normalmente vem através de algum tipo de sofrimento. Apenas a necessidade nos obriga a movimentação, a abandonar nossa zona de conforto.

E tem sido assim desde o início, mesmo antes de chegarmos à fase hominal, quando éramos Princípios Inteligentes sem razão e sem consciência, simples e ignorantes. Fomos Criados por Deus com todas as potencialidades a serem desenvolvidas, e é isso que estamos a fazer. Estamos nos ajustando.

O ambiente, as circunstâncias e as orientações que recebemos de seres mais evoluídos que nós, sejam eles desencarnados ou não, faz que desencadeie o processo de aprimoramento que somos suscetíveis. 
Enviado por: M.Altino
« em: 30 de Dezembro de 2014, 11:30 »
  • Inserir Citação

*  (158.93 Kb - transferido 171 vezes.)
Amigos e companheiros deste lindo estudo que fizemos neste espaço de aprendizado e partilha entre os que quiseram beneficiar .
Assim com este carinho sincero lhes dou o meu bom dia e que possamos meditar em todo o quer foi dito por todos aqui é a nossa Mudança Intima que tem de ser feito todos os dias da nossa vida.
Queria deixar aqui bem claro que tudo o que eu coloquei foi o que sentia e devia sr feito por todos, pois eu já estou a tentar fazer a minha parte.
A todos devo dizer que não é fácil implica muitas mudanças e deixar muitas coisas para traz e ao mesmo tempo saber perdoar , pois é no perdão que se encontra muitas vezes essa mudança que precisamos.
Para isso temos sempre o exemplo do Mestre Jesus que veio para nos ensinar a pautar a nossa vida pelo Perdão e Amor vejamos os seus exemplos.
Eu sei e compreendo que muitas pessoas falam e conhecem muito desta Doutrina, o que é muito bom ....  mas não basta ....é preciso mudar a si mesmo e isso torna mais complicado a cada um, mas me desculpem temos de tentar sempre
Assim muitas coisas se evitavam se fosse possível  compreender o alcance deste estudo e o viver e sermos assim um homem de bem e sincero...
Pratica a lei de justiça , de amor e de caridade em sua maior pureza .
Sabe que todas as vicissitudes da vida são provas ou expiações , e as aceita sem murmurar .
Possuído pelo sentimento de caridade , faz o bem pelo bem , sem esperança de recompensa , e sacrifica o seu interesse pela justiça .
É bom para com todos , porque vê irmãos em todos os homens , sem exceção de raças ou de crenças .
Em todas as circunstancias, a caridade é o seu guia .
Não tem ódio , nem rancor , nem desejo de vingança .
É indulgente para com as fraquezas alheias, porque sabe que ele mesmo tem necessidade de indulgência .
Não se sente feliz em procurar os defeitos alheios , nem em colocá-los em evidência .
Estuda as suas próprias imperfeições e trabalha , sem cessar , em combatê-las. Aproveita sempre as ocasiões para ressaltar as qualidades dos outros , e não as suas .
Então queridos amigos com tudo o que acima disse vamos verificar que não e fácil fazer esta Mudança Interior mas é esta a única forma de alcançarmos a nossa Evolução .... vale a pena tentar é este o meu pedido para todos e para mim também com a ajuda de Jesus sempre......................
Amigos e companheiros com muito e muito carinho me despeço deste estudo, as vai continuar a ser a nossa Meta na vida.
Com um grande abraço de muita paz e amizade a todos e aos que procuraram valorizar este estudo com suas palavras sinceras ......
* Para colocar no forum de Manuel Altino.jpg (8.4 Kb - transferido 147 vezes.)
Manuel Altino
Enviado por: Gustavo Rettenmaier
« em: 28 de Dezembro de 2014, 12:25 »
  • Inserir Citação

"As mudanças são interiores e as reformas são íntimas. Mas as forças que as desencadeiam são de origens externas. São os fatos e as circunstâncias que defrontamos na vida que nos incitam a vontade e a coragem necessária para que as mudanças e reformas ocorram. E o fator limitante está na resistência sentimental que oferecemos a essas influências. Esta sim, são nossas! A vida é um manancial de ensinamentos e chamadas de atenção para o que há de maior valor para o Espírito."

Essa é a grande questão, ainda não estamos em condição fazer por nós mesmos as mudanças necessárias, necessitados do "apoio" externo, que normalmente vem através de algum tipo de sofrimento. Apenas a necessidade nos obriga a movimentação, a abandonar nossa zona de conforto.
Enviado por: M.Altino
« em: 28 de Dezembro de 2014, 11:32 »
  • Inserir Citação

* Jesus auxiliando 1.jpg (48.86 Kb - transferido 1212 vezes.)
É esta a nossa força para vencermos as dificuldades
Amigos e companheiros deste Estudo onde procuramos tentar nos modificar sempre  vamos continuar com mais provas de que podemos o fazer vencendo o nosso orgulho e vaidade ou seja sermos simples e verdadeiros....assim com todo este carinho o meu bom dia de muita paz e vamos tentar entender que o nosso Espírito  quando é criado por Deus , traz dentro de si  o germe  da perfeição.
Assim , todo o esclarecimento emanado de alguém , no sentido de estimular o nosso relacionamento em sociedade , deve ser sempre bem recebido, pois é através do contato com os outros seres humanos que temos condições de colocar em prática o conteúdo moral da Lei Divina
Diante dessas orientações , todo o esforço despendido em prol do bem é um manancial que nos fortifica para toda a eternidade .
Por isso , a assertiva do Cristo
 " Sede perfeitos como vosso Pai celestial é perfeito ", deve permanecer como uma ideia central para a nossa mudança vamos tentar sabendo que temos também muitas virtudes que podemos colocar na nossa vida.
Virtudes são todos os hábitos constantes que levam o homem para o bem , quer como indivíduo , quer como espécie , quer pessoalmente , quer coletivamente .
A virtude é uma disposição adquirida voluntária , que consiste na conduta racional de um homem ponderado .
Ela se situa no ponto mais elevado no que se refere ao bem e à perfeição .
 Daí, diz-se que todo o excesso é prejudicial , tanto para o bem como para o mal .
Exemplo : o excesso de orgulho transforma-se em humildade ; o excesso de humildade transforma-se em orgulho .
É dentro deste contexto devemos sempre percorrer o caminho do meio , do meio termo .
As virtudes apresentam-se como prudência , fortaleza , temperança e justiça e ) – fé , esperança e caridade.
Assim vemos que todos temos as condições necessárias para vencermos muitas vezes as grandes chagas que também estou dento de nós e que muitas vezes não nos deixa vencer... vamos ser fortes e tentarmos sempre e no próximo ano nos modificar.
Com um carinhoso abraço de muita paz
* Para colocar no forum de Manuel Altino.jpg (8.4 Kb - transferido 144 vezes.)
Manuel Altino
Enviado por: Kazaoka
« em: 27 de Dezembro de 2014, 16:23 »
  • Inserir Citação

As mudanças são interiores e as reformas são íntimas. Mas as forças que as desencadeiam são de origens externas. São os fatos e as circunstâncias que defrontamos na vida que nos incitam a vontade e a coragem necessária para que as mudanças e reformas ocorram. E o fator limitante está na resistência sentimental que oferecemos a essas influências. Esta sim, são nossas! A vida é um manancial de ensinamentos e chamadas de atenção para o que há de maior valor para o Espírito. O fato destes ensinamentos e chamadas nos tocarem, reside, justamente, na capacidade de oferecermos resistência aos impulsos que esses fatores exteriores exercem no âmago de nossa Alma. Ainda vivemos uma cultura que ser forte é ser auto-suficiente e impassível a tudo que nos rodeia. Principalmente com tudo que toca nosso sentimento e que nos sugestiona a abrirmos mão de nosso sentimento personalista.

Muitas vezes nos fechamos em nossas limitações e dificuldades por orgulho, por nos sentirmos prepotentes e auto-suficientes para tudo. Em outras nos fechamos em nosso egoismo e ignoramos as dificuldades alheias, sobre as quais teríamos amplas possibilidades de assistência. Dessa forma, vagamos sozinhos sempre sozinhos, sem norte e sem forças para construir a própria felicidade através das reformas sobre as bases que já temos formadas. Tudo isso torna-se possível quando atendemos ao chamamento de Jesus que nos convida a colocarmos sobre nós o seu jugo e partilharmos com ele o peso de nossa própria existência.

1. Vinde a mim, todos vós que estais aflitos e sobrecarregados, que eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei comigo que sou brando e humilde de coração e achareis repouso para vossas almas, pois é suave o meu jugo e leve o meu fardo. (S. MATEUS, cap. XI, vv. 28 a 30.)

Enviado por: M.Altino
« em: 26 de Dezembro de 2014, 16:53 »
  • Inserir Citação

Amigos e companheiros deste cantinho onde o estudo sobre a nossa Mudança Intima é uma forma de tentarmos limar as nossas dificuldades e assim sermos mais humildes e menos orgulhosos .... assim com um grande abraço a minha boa tarde de muita paz continuação   de um Natal de muita Mudança Interior deixando o Orgulho seja menor na nossa vida pois esse mesmo orgulho causa muitos dissabores e temos de estar atentos para assim evitar amargor, antipatia, arrogância , avareza, ciúme, cólera , comodismo, covardia, cupidez, deslealdade, desprezo, desumanidade , dissimulação, falsidade, futilidade , ganância, impiedade ,indisciplina, individualismo,inflexibilidade, ingratidão ,insensibilidade,inveja,ira, irresponsabilidade , libertinagem , luxúria , maldade , malquerer , materialismo , melancolia , narcisismo , ódio , pessimismo , preguiça , prepotência , raiva , rancor , rebeldia , ressentimento, teimosia , torpeza , vaidade , vingança ?
Vejam então como o Orgulho se pode manifestar.
 Porque são modos de ser , sentir e estar que não possibilitam a harmonia maior com o lado cristão do espírito , não condizem a Jesus, não permitem a felicidade não fazem progredir e afastam o ser da busca da perfeição .
Abraçando o orgulho , menosprezando o próximo , termina o ser afastando-se do Plano Superior e deixando de auferir o sentimento de Mudança Interior em cada um de nós e ficarmos duros do coração, e assim  não nos deixarmos envolver por esta Mudança Interior que todos precisamos... Vamos aproveitar este tempo para começarmos... o tempo urge.....
Com este carinho sincero e acreditando que todos sabem deste valor da nossa Mudança vos dou um grande abraço de muita paz e espero aprender com todos vós...
* Para colocar no forum de Manuel Altino.jpg (8.4 Kb - transferido 279 vezes.)
Manuel Altino
Enviado por: Antonio Renato
« em: 25 de Dezembro de 2014, 14:17 »
  • Inserir Citação

Meu irmão Altino e demais companheiros de estudo,eis aí um ponto crucial e negativo em todos
nós que ainda não conseguimos dominar,o orgulho,essa erva daninha que ainda temos dentro
de nós.Fazemos um grande esforço para dominar as nossas más tendências,procuramos nos
modificar fazendo uma reforma íntima,mas mesmo assim como se fosse uma ferida  que ainda
não cicatrizou,vez ou outra vem nós esse sentimento negativo que é o orgulho,mesclado com
uma certa dosagem de vaídade se manifestarem.É muito difícil,não impossivel,alguém dizer e
ser verdadeiramente humilde,tentamos ser,pelo amor que temos dentro de nós,pela maneira
de nos conduzirmos,pelos ensinamentos que vamos tendo,etc...,mas mesmo assim motivado
pela nossa imperfeição,demonstramos um certo orgulho,seja pelas nossas conquistas de
ordem materiais,tais como:Bens,cursos de graduação,ascensão no trabalho,reconhecimento
do público por aquilo que somos,enfim,são muitos fatores que fazem aflorar o nosso orgulho.
Enviado por: M.Altino
« em: 25 de Dezembro de 2014, 10:50 »
  • Inserir Citação

* foto 36 (1).jpg (6.12 Kb - transferido 256 vezes.)
Amigos e companheiros deste estudo que muito nos ajuda a compreender o quanto temos de nos domificar  interiormente é com elevado carinho que neste dia especial de Natal lhes venho dar o meu bom dia e que todos tenham um feliz Natal.
Quanto ao estudo e ao tema vamos amigos deixar muitas vezes o Orgulho de lado e sermos nós mesmos, pois o Orgulho muitas vezes não deixa que cada um de nós se modifique, pois pelo nosso orgulho não queremos mostrar que somos fracos, o que muitas vezes nos faz cobardes das nossas melhores atitudes para o nosso bem... e vamos indicar algumas das atitudes do nosso orgulho que muitas vezes nem damos conta .....
 Filho do egoísmo , mas nosso amigo e de todos , e o sentimento e o estado de espírito de quem se considera de qualquer modo , a qualquer tempo , superior ao seu semelhante .
 A igualdade é princípio universal , imutável e absoluto
 Não há seres – Espíritos e encarnados- superiores uns aos outros , na órbita do amor de Deus .
Diferenças na escala evolutiva existem;
Espíritos Superiores e entidades inferiores também .
Entretanto , no amor do Pai , a igualdade é plena.
Como lhes são absolutamente iguais as oportunidades de progresso .
24- Mais tempo de trajetória é o que possui o Espírito Superior.
Menor prazo enfrentou o inferior .
Ambos são irmãos , semelhantes , iguais , filhos de Deus .
Não existe nos valores autenticamente cristãos espaço para o orgulho .
 Tem ele , no entanto , suas ramificações nefastas que também conduzem o ser humano à desgraça moral e ao destino espiritual .
 Pode ter variáveis , gradações , mas sempre será negativo .
 Egoísmo e orgulho são os inimigos da evolução , ainda estão fortes e presentes no coração e nas atitudes da maioria dos encarnados .
Então queridos amigos aqui vemos o valor que tem a nossa Mudança Intima e a sua necessidade para  a nossa evolução ...... vamos ganhar coragem e tentarmos vencer este orgulho que temos e podemos pouco a pouco nos ir modificando ... que seja uma promessa deste Natal ... vamos em frente amigos ...ontem era tarde .... o tempo urge...
Com um grande e sincero abraço e muita paz e meditem nas palavras pois são patra  todos nós...
* Para colocar no forum de Manuel Altino.jpg (8.4 Kb - transferido 276 vezes.)
Manuel Atino
Enviado por: M.Altino
« em: 23 de Dezembro de 2014, 11:07 »
  • Inserir Citação

Amigos é com muito carinho que dou a todos o meu bom dia de muita paz e agradecer ao amigo Claudino +pelas suas lindas palavras de força e vamos continuar esta nossa Mudança Interior na nossa vida.
Assim o importante é mudarmos muitas atitudes na vida sermos mais fortes que muitas vezes os vícios que nos fazem sentir  que estamos dependentes seria bom meditarmos nestas situações.
Eu amigos vos posso dizer uma coisa que nunca tinha pensado... passar um Natal nesta delicada situação na vida o que me faz meditar porque razão aconteceu..... assim tive que mudar muitas coisas e deixar de fazer outras o que me deixa triste .....mas esta maravilhosa Doutrina me ajuda a compreender e tentar viver assim o que já é uma  Mudança Interior muito grande e difícil .

Mudança íntima é o renovar das esperanças interiores , tendo por meta o fortalecimento da fé , a solidificação do amor , a incessante busca do perdão , o cultivo dos sentimos positivos e a finalização no aperfeiçoamento do ser .
É o esforço que o ser humano faz para melhorar-se moralmente .
 A sua base de apoio fundamental são os ensinamentos de Jesus, que representa, um roteiro luminoso rumo à conquista de um grAU mais elevado na cadeia universal evolutiva .
Tem por sede , e momento principal , as passagens pelo plano material , ao longo das reencarnações.
 A Doutrina Espírita tem por missão esclarecer o significado exato da mudança íntima a todos os encarnados dispostos a aprendê-la..
A perfeição será atingida e o aperfeiçoamento, um dia , será completo . Nessa aura de felicidade ver-se-à envolvido o Espírito , já não mais considerado ser humano , pois acima disso.
 Aproveitar estágio por estágio, reencarnação por reencarnação, passo por passo, é a fórmula indicada para galgar os níveis que conduzem à plenitude .
 Estudar a mudança  íntima , levar o encarnado a compreender-se melhor e também o semelhante , avaliar suas ações e reações , tocar profundamente os nossos  sentimentos , enxergar nossas  deficiências , propor soluções, calcular projetos para essa busca cristã, debater dilemas , resolver problemas , solucionar dúvidas , levantar questões e atingir um ponto a mais no nosso  esclarecimento humano é a meta desta obra que é a nossa evolução moral .
Amigos o caminho é longo e cheio de pedras mas vamos vencendo uma a uma com muita força e tendo na Prece o nosso auxilio ..
Comum sincero abraço de muita paz e aproveito para desejar a todos um Bom Natal com muita Prece e sentido de fazermos a nossa Mudança Interior e que seja um Natal onde tenhamos presente o nosso amigo Jesus pois é o centro da festa e que seja festa todo o ano e não apenas nessa noite...
* jesus nascimento.png (337.88 Kb - transferido 651 vezes.)
* Para colocar no forum de Manuel Altino.jpg (8.4 Kb - transferido 335 vezes.)
Manuel Altino
Enviado por: Claudino
« em: 22 de Dezembro de 2014, 14:39 »
  • Inserir Citação

Prezado Manoel Altino, fico feliz pelo desejo de boas vindas e pelo carinho de todos. São com os debates que aprendemos mais e sei que o grupo se proponhe a isso. Assim, vou aproveitar essa oportunidade com grande atenção. Muita paz!
Enviado por: M.Altino
« em: 22 de Dezembro de 2014, 11:14 »
  • Inserir Citação

Amigos para todos com muita paz o meu bom dia sincero e vamos debater este tema que por ser muito importante na nossa vida....parece que nos faz retrair de comentar .. ou então passa ao lado pois julgamos que tudo sabemos ....mas puro engano , ainda somos crianças nesta Doutrina e de nos conhecermos a nós mesmo, e afinal pouco nos conhecemos vejamos desta maneira.
Qualquer que seja a religião que te ensinaram,
Qualquer que seja a forma pela qual tenhas sido criado,
Qualquer que seja a forma como tenhas compreendido teus mestres,
Nesses níveis compreenderá esta mensagem.
Não basta acreditar nela, deve ser vivida.
A essência da Religião Universal é Paz e Verdade,
O amor e a bondade para com todas as criaturas da terra.
É o momento de expressar essa essência em tua própria vida.
Deve estabelecer-se um começo
E o lugar para começar está em ti mesmo.
Vais reformar o mundo
Começa contigo mesmo.
A mensagem de um reformador não reformado
Raras vezes poderá inspirar uma mudança.
O coração de toda religião é o Amor e a Retidão
Que é o Amor em Ação
É a realização da religião.
Ama não somente a família e os amigos,
Porque o amor limitado é Amor negado.
Busca a paz dentro de ti mesmo
e busca também o divino alento da vida.
Persiste nisso!
Não abandones esse propósito nem por um momento.
Através de teus atos modelas a  tua vida
E ajudas a modelar a vida dos outros.
Que responsabilidade!
O espírito encontra em ti o seu agente e também seu companheiro.
E na medida que tomes consciência o faz de acordo com isso,
Tua vida se enriquece
Então amigos aqui temos muitas maneiras de fazermos a nossa Mudança Intima e só precisamos de coragem que muitas vezes não temos,  porque a prova é dura e trás muitos dissabores.
Amigos com um sincero abraço de muita paz e sintam que temos de começar esta prova que nos vai ajudar na nossa caminhada
* Para colocar no forum de Manuel Altino.jpg (8.4 Kb - transferido 136 vezes.)
Manuel Altino
  • Mobile


    • Powered by SMF 2.0 RC3 | SMF © 2006–2009, Simple Machines LLC