0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Amigos, Penso que há uma certa confusão da lei de causa e efeito com vingança.Em outro tópico, sobre egoísmo, expliquei de uma forma alegórica como que funciona o mecanismo.Assim, quando jogamos uma pedra para o alto e ela cai na nossa cabeça, isso foi uma vingança da pedra ou uma mera consequência natural de um ato provocado por mim?É desta forma que penso que funciona a lei de causa e efeito, nós colhemos o que plantamos não por vingança divina ou castigo mas como mero reflexo de nossas atitudes.Toda ação gera uma reação, isso é uma lei da física que ao final é apenas uma reflexão em âmbito material da lei universal da causa e efeito.O problema no caso é que ás vezes jogamos a tal pedra há muito tempo e ela demora para cair na nossa cabeça, daí o dia que cai, como não nos lembramos de quando jogamos, ficamos surpresos.abraçosSusana
Segundo o livro dos espíritos o sofrimento nos animais não tem caráter expiatório, do que se conclui então que são apenas experiências necessárias para seus aprendizados.Segundo Herculano Pires considera “os animais sofrem porque evoluem, e toda evolução é acompanhada das dores do parto que anunciam as transações evolutivas para planos superiores...”.Emmanuel, em página intitulada Animais e Sofrimento, pisicografada por Chico Xavier, complementa: “... Ninguém sofre tão somente para resgatar o preço de alguma coisa. Sofre-se também angariando os recursos preciosos para obtê-la. Assim é que o animal atravessa longas eras para instruir-se... Para atingir a auréola da razão, deve conhecer comprida fieira de experiências... Na posição de espírito sublime, não mais conhece a dor.”Por outro lado a codificação diz que a origem do sofrimento humano está em parte relacionado aos equívocos passados e presentes. Temos assim que os animais sofrem pela própria natureza do aprendizado e que nós também, só que além disso também sofremos por conta do reflexo de nossas ações passadas.Assim, uma doença em um animal nunca terá um fim expiatório, já no homem ela poderá ou não ser fruto de uma expiação do que se conclui que todo sofrimento na terra é sempre para aprendizado, terá um fim útil, mas no casos dos homens além pura finalidade pedagógica ,ele também pode ter como objetivo reparar desarmonias causadas nas leis universais.Então penso que poderíamos dizer que , nos humanos, as doenças: são todas por aprendizado, mas podem também ter por finalidade a expiação ou serem meras consequências de atos praticados.
" E passando Jesus, viu um homem cego de nascença. Perguntaram-lhe os seus discípulos: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? Respondeu Jesus: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi para que nele se manifestem as obras de Deus."" Esta pergunta dos discípulos: foi o pecado desse homem que foi a causa dele ser cego desde nascença? Indica a intuição de uma existência anterior, de outro modo não teria sentido; porque o pecado que seria a causa de uma enfermidade de nascença deveria ser cometido antes do nascimento,e, por conseguinte, numa existência anterior.Se Jesus visse aí uma falsa idéia teria dito: como esse homem poderia pecar antes de nascer?(...) A Gênese" -As questões do Livro dos Espíritos são claras ao dizer que uma doença pode ter origem em uma vida anterior, e ainda usam a palavra punição para aqueles que nasceram com algum tipo grave de deficiência intelectual.O trecho da obra A Gênese vai ao encontro desta afirmação.Se você observar, no texto de abertura do estudo tem uma passagem de Jesus, onde ele claramente diz que a origem da doença daquele homem foram seus pecados e diz que para que continue são não deve mais pecar para que não lhe suceda algo pior.Pergunto: se os pecados não fora praticados nesta vida, uma vez que sua enfermidade era de nascença, onde afinal que se encontra a causa deste efeito?Importante dizer que nem todas as doenças são oriundas da lei de causa e efeito, pois no caso citado acima do evangelho de João, temos que a enfermidade se deu por prova, para que se cumprisse a vontade de Deus.Porém, a esmagadora maioria das enfermidades não são apenas provas, mas também resgates onde nos harmonizamos com leis que eventualmente tenhamos transgredido em outras existências.As doenças que você diz serem por força da genética são também oriunda de nossas ações, uma vez que a genética também está subordinada a lei de causa e efeito. A genética exprime no corpo físico as lições que a alma precisa aprender.
Sim amigo, só que pergunto: expiar significa purgar, pagar uma falta, reparar um erro, tem um sentido um pouco mais profundo do que o mero sofrimento, é um sofrimento relacionado a uma falta.Deste modo quem se encontra em um mundo de provas e expiações é porque transgrediu as leis divinas.Você mesmo disse que aqui é um presídio, quem vai para o presídio é porque cometeu alguma falta.O que fizemos ontem foi determinante para que estejamos aqui hoje, não é castigo mas mera reparação ás leis universais. O espírito é herdeiro de si mesmo, e somos responsáveis pelos desequilíbrios que causamos, daí a necessidade de assumirmos suas consequências.
Citação de: Edna☼ em 07 de Agosto de 2012, 16:26" As paixões e os excessos de toda espécie, por sua vez, criam em nossos organismos condições malsãs, freqüentemente transmissíveis pela hereditariedade. Allan KardecQuerida Edna, Esta frase elide qualquer dúvida sobre a aplicação da lei de causa e efeito e a transmissão de nossas fraquezas pelo mecanismo da hereditariedade, é a genética a serviço do espírito moldando no corpo físico as desarmonias da alma.Temos então, aqui a lei de causa e efeito embasada pelo próprio codificador.Este texto que você trouxe foi fundamental para ajudar a responder a algumas questões do estudo.abraços fraternosSusana
" As paixões e os excessos de toda espécie, por sua vez, criam em nossos organismos condições malsãs, freqüentemente transmissíveis pela hereditariedade. Allan Kardec
Vamos por partes, você chegou a ler o exemplo da pedra? Quando jogamos uma pedra e ela cai isso não ocorre por uma cobrança, mas é mera consequência de um ato, toda ação gera uma reação.O maior sofirmento que o espírito passa, após a desencarnação é o sofrimento moral pelos atos que lhe pesam na consciência.É como um efeito bumerangue onde tudo o que fizemos volta para nós. Creio que nós quando desencarnamos e temos maior consciência dos nossos equívocos pedimos as provas difíceis justamente para que possamos ficar em paz com nossa consciência, então a "expiação" acaba sendo um ato voluntário, só que quando encarnamos , nos esquecemos disso.Iremos , de uma forma ou de outra nos deparar com as consequência de nossas ações, mas muitas vezes o próprio espírito faz isso com aceitação , se antecipa e pede que tenha a oportunidade de reparar suas faltas. Assim é que,quando não passamos pela dificuldade com entendimento e aceitação, o mero ajuste e reequilíbrio das leis universais se torna uma verdadeira expíação Não sei exatamente como se manifesta os detalhes da lei de causa e efeito e espero que através da troca de experiências durante este estudo, possa compreender melhor este processo.Mas a sua existência está prevista não só na doutrina como permeia toda a Bíblia:" Quem fere pela espada pela espada será ferido"" De nenhuma maneira sairás daqui enquanto não pagares o último centil""Pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará."" A cada um segundo suas obras."Lei de causa e efeito não é vingança e nem lei de talião.Na lei de talião temos a vingança; na lei de causa e efeito temos responsabilidade e consequência.
Boa Noite a todos!Hoje estava lendo o Livro dos Espíritos e me deparei com a questão 764 que explicava o sentido da frase de Jesus" Quem matou pela espada, perecerá pela espada."Interessante que na mesma questão os espíritos ainda falam sobre a existência da lei de causa e efeito e suas consequências, inclusive mostrando que podemos sofrê-las tanto em função de atos cometidos nesta existência quanto nas anteriores.Como isso já foi levantado anteriormente aqui no estudo aproveito então para trazer a explicação dos espíritos para refletirmos:Questão 764 do Livro dos Espíritos: Disse Jesus: Quem matou com a espada, pela espada perecerá. Estas palavras não consagram a pena de talião e, assim a morte dada ao assassino não constitui uma aplicação dessa pena? “Tomai cuidado! Muito vos tendes enganado a respeito dessas palavras, como acerca de outras. A pena de talião é a justiça de Deus. É Deus quem a aplica. Todos vós sofreis essa pena a cada instante, pois que sois punidos naquilo em que haveis pecado, nesta existência ou em outra. Aquele que foi causa do sofrimento para seus semelhantes virá a achar-se numa condição em que sofrerá o que tenha feito sofrer. Este o sentido das palavras de Jesus. Mas, não vos disse ele também: Perdoai aos vossos inimigos? E não vos ensinou a pedir a Deus que vos perdoe as ofensas como houverdes vós mesmos perdoado, isto é, na mesma proporção em que houverdes perdoado, compreendei-o bem?”
Iniciado por SB Espiritismo & Jovens
Iniciado por edu Cinema & Vídeo
Iniciado por andreia Lei de Causa e Efeito
Iniciado por Peregrino Humor
Iniciado por Victor Passos Imortalidade da Alma
Estudos mensais
O seu e-mail:
ÂÂÂ Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.