0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Olá Moises, Vou tentar estruturar esta minha dúvida, p... .................entidos e transformadas em reacções electroquímicas que ocorrem no cérebro em células denominadas neurónios que resultam de forma enigmática numa experiencia mental vivenciada por um indivíduo.Espero ter descomplicado a minha intervenção… desculpa Moises.
Olá Moises, Vou tentar estruturar esta minha dúvida, para convosco a partilhar e ao mesmo tempo tentar verificar a possibilidade de encontrar algumas respostas a esta interessante questão de falsos cristos, profetas e de forma inevitável acerca do próprio Jesus de Nazaré e dos Profetas reconhecidos como tal.
Penso ser consensual, que aquilo que difere Jesus e os Profetas do Ser Humano vulgar, não está no corpo, mas no espírito que o intelectualiza, utilizando aqui para suportar esta afirmação os ensinamentos do espiritismo.
No entanto Moisés, logo aqui temos o primeiro tema de ponderação: esta consensualidade pode estar completamente errada… ou seja, o que difere Jesus e os Profetas do Ser Humano vulgar poderá não ser o Espírito, o Principio Inteligente Individualizado, mas sim a matéria, pode ser o corpo que o alberga que por possuir características biológicas específicas proporcione ao Espírito uma experiencia materializada em actos e palavras dignas de serem avaliados como Superiores… Naturalmente isto é apenas uma hipótese.
Sendo o Espiritismo uma ciência, todas as hipóteses têm de ser avaliadas e ponderadas pelo Espiritólogo desde que apresentem um suporte argumentativo fora daquilo que se considere idiotice e… é intelectualmente muito mais satisfatório aceitar que a diferença poderá estar na matéria que não no Espírito que é perfeito…
A minha anterior intervenção aborda outro aspecto interessante que é o espírito como princípio inteligente do universo, o agente sem o qual a matéria estaria em permanente estado de divisão… Mas… a Inteligência responsável por agregar a matéria que se concretiza no próprio corpo que alberga o Espírito, é o próprio Principio Inteligente Individualizado ou é o princípio inteligente universal?
Um Profeta é um Principio Inteligente Individualizado que se manifesta através de um corpo que ele próprio cria ou é um Principio Inteligente Individualizado que habita um corpo “perfeito” e por isso mesmo a matéria lhe proporciona as ferramentas necessárias para o ser?
A fundamentação para esta questão é dada pelo próprio espiritismo… a manifestação do Espírito depende de forma decisiva das ferramentas que o corpo lhe proporciona…
Claro está que se o Espírito for a Inteligência que para além de se manifestar intelectualmente através do corpo, for também ele a Inteligência que organiza a matéria que É o seu próprio corpo as coisas ficam resolvidas em termos espíritas: Jesus e os Profetas são Espíritos Superiores e os falsos cristos e falsos profetas são banais Inteligências no seu percurso evolutivo.
No entanto… também faz sentido que sendo todos os Espíritos perfeitos, a diferença entre aquilo que um Profeta é e aquilo que um profeta não é esteja no corpo “criado” pelo princípio inteligente universal… esta hipótese contrária aquilo é transmitido pela doutrina espírita, mas eu não conheço a resposta do espiritismo a esta questão… talvez por ignorância minha ou simplesmente nunca ninguém perguntou…
Irmão, eu defendo com unhas e dentes o Espiritismo como ciência e acredita que sinto na pele as consequências do niilismo instalado na comunidade científica em relação a esta questão. No entanto para meu divertimento pessoal vejo muitos físicos concluírem resultados muito mais surreais do que a mais das violentas e cinematográficas manifestações mediúnicas.
No meu universo mental é impossível justificar a ciência sem o contributo do Espiritismo, mas vejo com lamento a instrumentalização das experiencias iniciadas por Kardec para fins egocêntricos relacionados com o medo da morte capitalizada em banal religião.
Fundamento cientifico desta intervenção: comprovadamente a Vida é a resultante de um enorme e complexo conjunto de sensações captadas pelos sentidos e transformadas em reacções electroquímicas que ocorrem no cérebro em células denominadas neurónios que resultam de forma enigmática numa experiencia mental vivenciada por um indivíduo.Espero ter descomplicado a minha intervenção… desculpa Moises.
Existindo em muito maior número, quantos Espíritos desencarnados vocês já identificaram como falsos profetas? Os falsos profetas da erraticidade10. Os falsos profetas não se encontram unicamente entre os encarnados.Há-os também, e em muito maior número, entre os Espíritosorgulhosos que, aparentando amor e caridade, semeiam a desunião e retardama obra de emancipação da Humanidade, lançando-lhe de través seussistemas absurdos, depois de terem feito que seus médiuns os aceitem. E,para melhor fascinarem àqueles a quem desejam iludir, para darem maispeso às suas teorias, se apropriam sem escrúpulo de nomes que só commuito respeito os homens pronunciam.
Voltando à seriedade que este assunto nos merece, o próprio Espiritismo reclama a necessidade, aliás prevista e recorrentemente solicitada por Kardec, de ser enquadrado num determinado momento que caracteriza o conhecimento e a sociedade no século XIX
Nota: Moises este texto não tem em conta a tua última participação que vou ler com toda a atenção… Tem a haver com o texto que amavelmente me sugeriste ler… Escrevemos simultaneamente (risada)
Já conhecia este texto, aliás responsável por acusações anacrónicas de racismo, provenientes de uma franja de opinião que não se apercebe que há uma mutação na moralidade contemporânea, cuja legitimidade é tão relevante como a moralidade ditada pelo Homem ao longo da História, que é aliás outro aspecto de interessante ponderação, amplamente reflectido por Nietzsche, que é a noção de bem e de mal, do certo e do errado cuja avaliação vai dependendo da moralidade vigente. Para outra oportunidade.
É um tremendo erro de avaliação descontextualizar do tempo e do espaço as conclusões que a razão vai ditando e compete ao Homem actual, entender e traduzir aquilo que os ventos da Historia nos vêm entregando.
António Egas Moniz, é o primeiro Nobel português nascido pouco tempo depois da edição deste texto, único até Saramago; que lhe foi atribuído pela invenção da lobotomia pré-frontal, um acto que hoje daria direito a cadeia ao médico que a utiliza-se como procedimento. (risada)
A humanização da figura de “Deus” está também claramente presente neste texto, pretendendo que este detenha em si mesmo uma opinião idêntica à dos Homens em relação à moralidade ao que está certo e ao que está errado. (risada 2)
Voltando à seriedade que este assunto nos merece, o próprio Espiritismo reclama a necessidade, aliás prevista e recorrentemente solicitada por Kardec, de ser enquadrado num determinado momento que caracteriza o conhecimento e a sociedade no século XIX.
António Damásio, neurocientista contemporâneo, demonstrou que emoções e sentimentos tradicionalmente do domínio da alma são na verdade do domínio do corpo, não só através da observação e de estudos com pacientes seus, como também de forma experimental, através de induções electromagnéticas.Confesso que foram estas conclusões que me levaram a tomar especial atenção à resposta dos Espiritos acerca daquilo que eles próprios são… um principio inteligente individualizado. Nunca eles dizem que são algo mais do que isto… Espírito e Inteligência poderão ser literalmente sinónimos pondo neste caso seriamente em risco toda a doutrina espírita, nomeadamente acerca dos processos evolutivos…
No entanto, o Espiritismo responde de forma completamente satisfatória em relação a esta perplexidade… Espírito sem matéria somente é possível conceber pelo pensamento, ou seja, Espírito e Matéria são indissociáveis e á morte do corpo não corresponde a libertação da matéria do Espírito como todos aqui julgamos saber… julgo que a inteligência por si só de nada serviria sem o concurso da matéria, ou da energia para ser mais preciso no que se refere aquilo que a matéria é (outro tema para conversar em outro contexto)
… Reformulando aquilo que foram os ensinamentos dos Espíritos, assim sendo, Energia e Inteligência são indissociáveis… de novo o caminho á legitimidade racional dos profetas está desbravado, ou seja, a Inteligência evolui na medida que vivencia a comunhão com a energia. Mas nunca ao Homem, aos Espíritos, às Inteligências, serão desvendados os mistérios de DEUS e abre as portas á necessidade de entender que DEUS está para além do bem e do mal.
Iniciado por Tolomei « 1 2 3 4 » Artigos Espíritas
Iniciado por Suelen Power Point
Iniciado por Ricardo Santini Artigos Espíritas
Iniciado por new « 1 2 » Artigos Espíritas
Iniciado por Marianna Meditação
Estudos mensais
O seu e-mail:
 Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.No e-mail de ativação vai receber oferta de 4 audiolivros espíritas.