0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
"Respondeu-lhe Jesus: - Dizes isso de ti mesmo ou foram outros que to disseram de mim?" - (JOÃO, capítulo 18, versículo 34.)
Re: Fora da caridade não há salvação Ref resp #28 em: 10 08 16, às 14:02, de Moisés de Cerq. Moisés escreveu: Gosto muito de suas indagações. E acredito que obterás as respostas corretas para as suas indagações e não me incomodo que elas não seja no espiritismo... Mas antes de tudo atentemo-nos para as bases de nossas indagações e para os princípios da Doutrina dos Espíritos. Conf: concordo, e é exatamente isso que estou fazendo: uma indagação pertinente ao tema desde tópico. Por isso fiz a indagação e o comentário anterior que repito aqui: Comentário: “Pois vejam: ‘se fora da caridade não há salvação’, estamos todos perdidos; ninguém será salvo pois, para ser caridoso, é necessário que tenhamos amor pelos semelhantes, pela natureza, pela criação e, absolutamente ninguém nos ensina como fazer para ter amor pelos demais... Não consigo, meu velho, nem mesmo entender o fato do porq uns são bons e outros são maus. Na doutrina não existe esse esclarecimento”. Indagação: “A doutrina ensina que uns são caridosos e outros não são caridosos porq escolheram ser assim; que aquele que é caridoso, é caridoso porq escolheu ser caridoso, e aquele que não é caridoso, não é caridoso porq escolheu não ser caridoso, não é isso?” (troquei a palavra “bom” pela palavra “caridoso” porq, no fundo, significam a mesma coisa). A resposta para a questão sobre "quem ensina a ter amor pelos semelhantes" e sobre "qual é a causa de um ser caridoso e outro não ser", ou sobre "porq uns escolhem ser caridosos e outros não" não existe na doutrina?!! Está fora do espiritismo?!! Se o espiritismo não tem essa resposta como será possível entender a DE, se tudo que está nela está ligado ao fato de uns serem caridosos e outros não, até mesmo a salvação, como está no titulo que vc deu ao tópico?!!!... (Ao amigo, necessito interromper aqui; o restante da resposta para sua msg/resp, farei mais tarde)..
Olá amigo MoisésExcelente escolha este artigo brilhante do Jorge Gomes. Dá que pensar e ajuda bastante a entende o que significa caridade. Como vocês dizem, aí no Brasil: valeu!Bem hajas
Re: Fora da caridade não há salvação Ref resp #33 em: 11 08 16, 12:13, de Moisés de Cerq. Moisés, vc disse: Tudo bem Luis, e se puder ler a minha resposta a sua postagem te agradeço e também se puder contribuir com o tema para os nossos estudos também te agradeço; seria sim, muito importante para o concurso do estudo mensal... Falarmos sobre a caridade e a salvação nas temáticas espiritas Conf, e eu lhe respondo: concordo, e é isso que sempre estou procurando fazer, embora alguns amigos não compreendam: contribuir para o estudo dos temas que aqui são apresentados; é exatamente essa a minha intenção, por isso mesmo, como já te disse várias vezes, tenho feito tantas perguntas com a intenção de, como a DE manda, que raciocinemos para entender os temas pois, vc há de concordar, que nada é melhor para fazer raciocinar do que refletir para responder as perguntas que nos fazem, certo?
E sempre leio suas postagens, mas nelas vc tb nunca disse o que sempre desejo saber: o que a doutrina ensina sobre o fato de uns terem amor e outros não!
Vc disse, então, que “antes de tudo atentemo-nos para as bases de nossas indagações e para os princípios da Doutrina dos Espíritos” E eu lhe respondi: concordo, e é exatamente isso que estou fazendo: uma indagação pertinente ao tema desde tópico, pois perguntei: “se fora da caridade não há salvação”, então estamos todos perdidos, já que ninguém sabe nos ensinar como fazer para sermos caridosos, pois ser caridoso não é, simplesmente, ajudar os demais, mas ter, no coração, o sentimento de amor pelos demais!
Vc mesmo, amigo, Moisés, já sente amor pelos demais, pelos homens e pelos animais, pela criação? Se sente, como vc fez adquirir essa virtude? Foi por sua própria vontade de possuir amor, ou porq? Raciocine: se foi pela sua vontade, que vc consegue amar o próximo, qual será a causa de nem todos terem essa vontade que vc teve? E, se temos amor, somos bons, solidários, humildes, calmos, pacientes, é porq queremos ser assim, ou porq? Qual é, para vc, a causa de uns terem amor e outros não? De uns serem bons e outros maus? Na própria DE não encontrei nada que esclarecesse sobre isso? Vc encontrou? ...
Re: Fora da caridade não há salvação Ref resp #28 em: 10 08 16, às 14:02, de Moisés de Cerq. Moisés escreveu: Gosto muito de suas indagações. E acredito que obterás as respostas corretas para as suas indagações e não me incomodo que elas não seja no espiritismo... Mas antes de tudo atentemo-nos para as bases de nossas indagações e para os princípios da Doutrina dos Espíritos. Conf: concordo, e é exatamente isso que estou fazendo: um comentário relativo ao tema desde tópico. “se fora da caridade não há salvação’, estamos todos perdidos; ninguém será salvo pois, para ser caridoso, é necessário que tenhamos amor pelos semelhantes, pela natureza, pela criação e, absolutamente ninguém nos ensina como fazer para ter amor pelos demais... Não consigo, meu velho, nem mesmo entender o fato do porq uns são bons e outros são maus. Na doutrina não existe esse esclarecimento”. E escrevi isto: “pois a doutrina apenas ensina que aquele que é caridoso, é caridoso porq escolheu ser caridoso, e aquele que não é caridoso, não é caridoso porq escolheu não ser caridoso, não é isso?” Mas não ensina porq um escolheu ser caridoso e outro escolheu não ser caridoso! A resposta para essa indagação não existe na doutrina?!! Está fora do espiritismo?!!
Moisés: A doutrina nos ensina que somos indivíduos únicos. Logo não há indivíduos iguais... Conf: amigo, estamos nos referindo ao princípio; depois, tb não sabemos porq, pois a doutrina não explica, todos passamos a ser desiguais. No princípio, segundo a doutrina, somos todos perfeitamente iguais, inclusive em relação a todos os quesitos necessários à evolução; não fosse assim, não haveria justiça. E a questão aqui, então, é esta: qual é a causa de termos nos tornado tão gigantescamente desiguais, que uns seguem, desde o princípio, o caminho do bem e outros, tb desde o princípio, o do mal? Moisés: Quanto a questão do livre arbítrio. Somente pelo fato de conter a palavra livre e a palavra arbítrio já nos diz que implica em diferenças nas escolhas dos indivíduos, já nos deixa claro que não há igualdade nos passos que cada um dá. Conf: com essa resposta vc está apenas repetindo palavras da doutrina, mas sem raciocinar, sem questionar; pois, raciocine agora: se somos perfeitamente iguais porq, qual é a causa de nossos livres-arbítrios, nossas escolhas não serem tb perfeitamente iguais? Em tudo iguais, menos no livre-arbítrio!!!!!!! Moisés: Gostaria apenas de saber o que levou o amigo a cometer alguns assassinatos, qual a razão? Conf: a mesma razão que levou vc a cometer assassinatos! Moisés: E se hoje os cometeria outra vez? Conf: como tb deve acontecer com vc, acredito que não cometeria outra vez, embora nem vc, nem eu, e absolutamente ninguém, senão aqueles que já se iluminaram, conhecemos os limites de nossa força de resistir, em todas as situações, à vontade de cometê-los! Abraços e tenha uma ótima semana!....
“(...) porque terão de responder por todo o bem que podiam fazer e não fizeram (...)” - O Livro dos Espíritos, questão 896.
Re: Fora da caridade não há salvação Ref resp #40 em: 15 08 16, às 14:20, de Moisés de Cerqueira Conf (msg de 13 08 16, 22:31): Moisés, vc disse: Tudo bem Luis, e se puder ler a minha resposta a sua postagem te agradeço e também se puder contribuir com o tema para os nossos estudos também te agradeço; seria sim, muito importante para o concurso do estudo mensal... Falarmos sobre a caridade e a salvação nas temáticas espiritas. Conf (msg ant): e eu lhe respondi: concordo, e é isso que sempre estou procurando fazer, embora alguns amigos não compreendam: contribuir para o estudo dos temas que aqui são apresentados; é exatamente essa a minha intenção, por isso mesmo, como já te disse várias vezes, tenho feito tantas perguntas com a intenção de, como a DE manda, que raciocinemos para entender os temas pois, vc há de concordar, que nada é melhor para fazer raciocinar do que refletir para responder as perguntas que nos fazem, certo? Moisés: Olá Luis, Nestes objetivos de estudos e para os estudos é que nos agradecemos uns aos outros e consequentemente todos aprendemos. Conf (msg ant): E sempre leio suas postagens, mas nelas vc tb nunca disse o que sempre desejo saber: o que a doutrina ensina sobre o fato de uns terem amor e outros não! Moisés: Sim, tenho observado o seu insistente apontamento parece-me que é algo bem particular do entendimento Pois somente você apresenta estes questionamento Confesso que já observei estes questionamentos vindo dos grupos dos ateus mas creio que não é o seu caso... Não que isso fosse agravante. Conf: com certeza que não é agravante; é atenuante, pois é a própria doutrina que afirma que devemos estudá-la, que devemos ter uma fé raciocinada. E se somente eu apresento esses questionamentos, deve ser porq eu, pelo fato de estudar a doutrina por 70 anos, tenha percebido a necessidade de questionar, necessidade que outros não perceberam, devido a terem estudado por menor tempo. Conf (msg ant): Vc disse, então, que “antes de tudo atentemo-nos para as bases de nossas indagações e para os princípios da Doutrina dos Espíritos”. E eu lhe respondi: concordo, e é exatamente isso que estou fazendo: uma indagação pertinente ao tema desde tópico, pois perguntei: “se fora da caridade não há salvação”, então estamos todos perdidos, já que ninguém sabe nos ensinar como fazer para sermos caridosos, pois ser caridoso não é, simplesmente, ajudar os demais, mas ter, no coração, o sentimento de amor pelos demais! Moisés: Luis! se cremos que os espíritos se manifestam, se cremos que eles foram criados simples e ignorantes, se cremos que há espíritos puros, se cremos que Deus não cessa de criar... Convenhamos: Que não estamos perdidos Pois se o próprio Jesus nos coloca que o que ele fez todos podermos fazer, logo, Concluí-se pelo conjunto da obra observada Que não estamos perdidos e se estamos no momento não estaremos para o sempre, valeu? Conf: mas vc acha que é absurda a pergunta que fiz? A doutrina, aliás, a bandeira, o lema orientador da doutrina" é que fora da caridade não há salvação”; com esse lema, a doutrina mostra que temos de ser caridosos, que temos, como Jesus disse, amar os nossos irmãos, senão, pelo menos, será difícil nossa salvação, certo? E de que adianta que a doutrina diga que essa é uma das condições da salvação, aliás a mais importante, que precisamos ser caridosos, mas não ensina a ninguém como ser caridoso?! Ela diz: se vc deseja se salvar, vc tem de, obrigatoriamente, ser caridoso e, depois, nos deixa no ar, na ignorância, sem saber como fazermos para nos salvar! E, certamente, é impossível que espíritos superiores não saibam que nos deixaram no ar, sem saber como fazer isso! Conf (msg ant): Vc mesmo, amigo, Moisés, já sente amor pelos demais, pelos homens e pelos animais, pela criação? Se sente, como vc fez adquirir essa virtude? Foi por sua própria vontade de possuir amor, ou porq? Raciocine: se foi pela sua vontade, que vc consegue amar o próximo, qual será a causa de nem todos terem essa vontade que vc teve? E, se temos amor, somos bons, solidários, humildes, calmos, pacientes, é porq queremos ser assim, ou porq? Qual é, para vc, a causa de uns terem amor e outros não? De uns serem bons e outros maus? Na própria DE não encontrei nada que esclarecesse sobre isso! Vc encontrou? Moisés: É complicado ser juiz de causa própria... Eu sigo a doutrina em estudo e em busca de aplicar-me pelo próprio exemplo dos elementos que ela nos expõe, que nos favorece... Os assuntos da DE mostram a mim a minha realidade... o mais que posso fazer... mas creio que o amigo encontrará respostas. Conf: mas como vou encontrar as respostas, se os espíritos não deram nenhuma resposta? Vc está certo, concordo com vc que todos vão se salvar, senão as religiões não teriam razão de existir. Mas, como fazer para ser caridoso, para ter amor pelos demais? Olhe o mundo, Moisés, e veja quantos milhões de irmãos nossos não sabem como fazer isso! Vc, seus queridos, alguém que vc conheça sabe como fazer para ter amor pelos demais? Alguém sabe como fazer para colocar amor num coração vazio de amor? Sabe como substituir o egoismo que Deus plantou em nós, a ambição, o desejo de ser mais do que os outros, por amor?..........
Iniciado por Almeida O Evangelho Seg. Espiritismo
Iniciado por Atma Power Point
Iniciado por *Leni* Transcomunicação Instrumental
Iniciado por Edna☼ Teatro
Estudos mensais
O seu e-mail:
ÂÂÂ Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.