Forum Espirita

*
  • Moderadores
  • Regras
  • Sobre
  • FAQs
  • Contactos
Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
  • Início
  • Pesquisa
  • Contato
  • Salas de Chat
  • Entrar
  • Registe-se
  • Forum Espirita »
  • CODIFICAÇÃO »
  • Estudos mensais »
  • Fé

Aumentar pontos de Participação:  
O que pensa sobre esta mensagem?
Gostei Não gostei  
Comentar:

« anterior seguinte »
  • Responder
  • Imprimir
Páginas: 1 ... 15 16 [17] 18 19   Ir para o fundo

Autor Tópico: Fé  (Lida 59149 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline lconforjr

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 2727
  • Participação: 381
  • lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!
  • Relevância: +270
  • Cidade: ribeirao preto
  • País: brasil
Re: Fé
« Responder #240 em: 29 de Abril de 2014, 00:31 »
  • Citar
0Gostou?

      Amigos, tentei modificar alguns pontos de minha última msg mas, como já se passara o tempo limite, envio esta nova, com as alterações que desejava fazer naquela.

Re: Fé

      Refere-se msg de Marcos W, #236, 280414 às 20:19.

      Conf (msg de 280414, às 18:22): é essa a questão: Se a resposta é individual, pois diferente para cada um, já que deriva de experiências diferentes pelas quais cada um passa na escola da vida, e, por serem diferentes, levam uns ao caminho do amor e, em consequência, à felicidade, enquanto levam outros ao caminho do mal e, consequentemente, a extremas infelicidades, qual é a justificativa para os sofrimentos se, como ensina a doutrina, todos os sofrimentos são merecidos e aplicados com perfeita justiça?

      A quem cabe a responsabilidade pelos erros, se estes decorrem das lições da vida, das experiencias que são diferentes e não iguais para todos, experiências essas proporcionadas pela escola de espíritos? Para uns, experiencias edificantes; para outros, experiências abomináveis, degradantes, pois, sem dúvida, a escola em que compulsoriamente estamos "matriculados" é uma escola que ensina tanto o bem quanto o mal?

.....................

      Marcos: Quem faz com que o sofrimento seja insuportável? É aquele que o sofre ou os que o fazem sofrer? E, quem me faz sofrer?!... quantas vezes ouvimos Jesus, nos relatos evangélicos, murmurando dores e abandono?!...

      Conf: quem faz que o sofrimento seja insuportável? O plano evolutivo criado por Aquele que é Soberano Amor e Soberana Justiça! Quem faz que os sofrimentos sejam insuportáveis é aquela lei que estabelece penalidades aos infratores da Lei; é o código elaborado por aquele que criou a lei de causa e efeito. Não é daí que vêm todos os sofrimentos, que todos eles estão capitulados? Não é das consequências da lei de Deus que todos eles, do mais simples ao mais cruel, vêm? Não é dessa lei, conforme a doutrina, que vêm todas as felicidades e todos os sofrimentos?

      E esse murmurar de Jesus está bem explicado pela doutrina: deve-se a sofrimentos decorrentes da missão assumida, e não a erros cometidos; não que ele esteja sofrendo sem uma causa que o determine.

      Marcos: E neste caso, como espíritos ainda imperfeitos, menos puros, ainda erramos, erramos muito e nos achamos certos?

      Conf: meu jovem, se erramos porq somos ainda imperfeitos, porq a lei de Deus nos faz sofrer por isso? Nós nos tornamos imperfeitos por escolha nossa, ou porq a vida nos faz imperfeitos? Não são as experiencias/lições da vida que nos fazem ser como somos? O que mais pode nos fazer que sejamos bons ou maus? Tente dar uma alternativa a esta pergunta ou tente dar-lhe uma outra resposta! Não é a vida que nos torna, de espíritos em perfeita igualdade inicialmente, em espíritos inclinados ou para o bem, ou para o mal? Somos imperfeitos porq a vida nos leva a sermos imperfeitos, ou porq, por nossa própria vontade, queremos ser imperfeitos?

      Marcos: Não estaria aí o erro sendo um filho da ignorância, mãe do orgulho? Sim é uma mãe, pois só pode ser ignorante quem se acha melhor do que o outro, ou pensa que o mundo gira em torno de si, sendo assim egoísta. Mas por que agimos dessa maneira mesmo tendo iniciado nossas primeiras experiências espíritas?

      Conf: mas, e a ignorância? Se sofremos por ser ignorantes, isso é erro nosso? Ser ignorantes vem de nossa vontade e escolha? O ignorante deve ser penalizado por ser ignorante? Nem a falha lei dos homens intenta punir o ignorante! 

      Marcos: Deus supre a inexperiência do espírito em seus primórdios, mais deixa pouco a pouco a liberdade de escolher... e é aí que ele se extravia, tomando o mau caminho, não ouvindo os conselhos dos bons Espíritos. (OLE)

      Conf: e esse extravio, porq uns se extraviam e outros não? É pela escolha de uns e de outros? Se é, devemos perguntar (e voltamos a mesma questão tantas vezes repetida, mas nunca respondida) e porq uns escolhem fazer coisas que os levam a se extraviar, e outros não?!

      Marcos: Não estaríamos estagiando nesta fase, lconforjr? Porque somos seres inteligentes, não quer dizer que sempre acertamos...

      Conf: é evidente que, mesmo sendo inteligentes, não acertamos sempre! E, pela doutrina, é exatamente por isso que estamos ainda num mundo de expiações, de sofrimentos sem fim! É, também, evidente, que, se não fôssemos ignorantes, mas absolutamente sábios, nunca erraríamos! Daí, sem dúvida, decorre esta conclusão: que erramos por sermos ignorantes, e que somos ignorantes devido às lições que a vida nos proporciona. Ou, lhe pergunto: porq mais erraríamos? Ou ainda: porq ainda estamos errando? Porq não queremos acertar, ou porq não estamos conseguindo acertar?

      Marcos: Sabemos muito um lado da moeda, mas podemos ignorar o outro...

      Conf: e cabe-nos responsabilidades por só conhecer um lado da moeda? Ou, lhe repito aquela pergunta nunca antes respondida: porq uns conhecem os dois lados da moeda e outros não? É pela vontade própria? Escolheram uns conhece-lo e outros escolheram não conhece-lo? Se a resposta for que escolheram uns conhece-lo e outros, não conhece-lo, haverá outra  questão: e porq uns escolheram conhece-lo e outros não? Porq uns tiveram vontade de conhece-lo e outros não?

      Afinal, de onde vem essa gigantesca desigualdade que vemos entre os homens, desigualdade que leva uns, para o “céu”, ao passo que leva outros para o “inferno”?

      Marcos:... da mesma maneira que podemos passar por provas e expiações e sofrer menos, ou até mesmo em algumas situações, não sofrer, mas compreender.

      Conf: e, meu jovem, porq uns podem sofrer menos, e outros mais, ou uns compreenderem e outros não? Qual é a causa que tem como efeito essa gigantesca desigualdade?
      E é evidente que, mesmo sendo inteligentes, não acertamos sempre! E, pela doutrina, é exatamente por isso que estamos ainda num mundo de expiações, de sofrimentos sem fim!  E novamente temos de perguntar: porq uns são mais inteligentes do que outros?

      O amigo percebeu como temos de raciocinar, e raciocinar profundamente para compreender a doutrina? Para ter uma fé raciocinada? Para compreender a vida e o que na vida nos acontece?     

      Abraços

...........


Registado

Edivaldo D Silva

  • Visitante
Re: Fé
« Responder #241 em: 29 de Abril de 2014, 00:43 »
  • Citar
0Gostou?

Bem minha contribuição com este tema pode até fazer pensar um pouco  sobre a fé...
E logo já dizendo: cito uma frase que nos remete a pensar!
"PENSO LOGO  EXISTO" ... só sei o autor...
E esta mesma já nos  faz pensar em como eu estaria aqui agora digitando um texto, citando uma frase
tão conhecida por muitos., comentando a tão falada "Fé", assim vejo que para que tudo isto estar acontecendo
só se pode ver que para tudo temos um antes ou melhor um Deus de infinita e imensurável sabedoria que nos criou para dar testemunhos de razão e de vivência na busca pela evolução em toda nossa existência.
Nada se vê que não seja uma criação de Deus, voltemos em todos os nossos primórdios e busquemos uma expliçassão para a criação universal e não encontraremos outra a não ser a de que um Ser o tenha criado e com tanta Sabedoria....



« Última modificação: 29 de Abril de 2014, 18:35 by Marcos W. Silva »
Registado

Offline lconforjr

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 2727
  • Participação: 381
  • lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!
  • Relevância: +270
  • Cidade: ribeirao preto
  • País: brasil
Re: Fé
« Responder #242 em: 29 de Abril de 2014, 01:04 »
  • Citar
0Gostou?
Re: Fé

      Refere-se msg de Marcos W, #237, de 27 ou 280414, às 20:37.

      Citação de: lconforjr em Ontem às 18:39: "não, meu jovem, não estou me esquecendo disso, pois é o que o mundo nos mostra a todos os instantes, em numerosos eventos. Para facilitar a compreensão do que tenho colocado, por favor, substitua, então, meu jovem, a palavra “bom” pela expressão “não sofrer”, e a palavra “ruim” por “sofrer”!

      "Sua colocação ficará assim: “Dependendo do entendimento que se tem de “não sofrer” e de “sofrer”,...” e lhe perguntarei: há entendimento diferente entre sofrimentos, entre dores, sejam morais ou físicas?

      "E se há, qual é a causa de uns terem um entendimento e outros, outro entendimento? Isso não resulta em sofrimentos mais dolorosos para uns do que para outros? E qual será,  então, a causa de uns sofrerem mais do que outros, devido a terem  entendimentos diferentes do que é bom ou ruim? Se uns sofrem mais do que outros - pois, sem dúvida, é melhor sofrer menos do que mais - por cometerem erros que, como vc mesmo está dizendo, decorrem das experiências da vida, onde aí está a justiça?

      "E apenas mais um ponto: se todos somos criados perfeitamente iguais qto ao que se refere às facilidades ou dificuldades em relação à evolução, o que é que destrói essa perfeita igualdade inicial, fazendo que tenhamos entendimentos diferentes sobre o que  quer que seja?"

...................

     
      Marcos: Pelo menos deveríamos saber que o sofrimento moral ou psicológico, como queira, é o mais afligente.

      Conf: se tentarmos fazer essa pesquisa neste ponto de nosso estudo, vamos complicar as coisas. A questão aqui não é saber  qual o sofrimento que mais faz o homem padecer, mas qual é a causa dos padecimentos dos homens! Tudo o que vc colocou nos parágrafos de sua msg referida é evidente, pois é exatamente isso que acontece no mundo.

      Mas, para não nos alongarmos mais, para simplificar, reúno numa só todas as questões que apresento: qual é a causa dos sofrimentos dos homens, ou, porq os homens sofrem se tudo que fazem decorre das lições vindas da vida, da escola da vida? É decorrente do aprendizado adquirido na vida que somos bons ou maus, concorda?

      Marcos: Na verdade eu não disse que os erros vêm das experiências da vida, mas sim das respostas que damos a essas experiências.

      Conf: vc não disse, mas se disse teria acertado. Nossos erros, todos eles, vêm do que aprendemos pelas experiencias da vida! Se não concorda, tente encontrar uma alternativa a esta afirmação!

      Marcos: Vejo a justiça na igualdade no ponto de partida e na possibilidade de alcançarmos, todos sem exceção, a linha de chegada, se é que podemos dizer assim em falando da perfeição relativa que nos cabe.

      Conf: pois é essa a questão, igual a todas as outras que tenho apresentado: se no ponto de partida somos perfeitamente iguais, em particular em tudo que se refere às possibilidades de evoluir, o que é que desfaz essa perfeita igualdade, e a transforma em gigantesca desigualdade?

      Abraços

      PS: e novamente vc não cooperou para que nossa conversa seja mais clara porq, novamente, não respondeu a nenhuma das perguntas que lhe fiz).

..........................


« Última modificação: 29 de Abril de 2014, 01:08 by lconforjr »
Registado

Offline Marcos W. Silva

  • Mundo Feliz
  • *
  • Mensagens: 753
  • Participação: 80
  • Marcos W. Silva is awe-inspiring!Marcos W. Silva is awe-inspiring!Marcos W. Silva is awe-inspiring!Marcos W. Silva is awe-inspiring!Marcos W. Silva is awe-inspiring!Marcos W. Silva is awe-inspiring!Marcos W. Silva is awe-inspiring!Marcos W. Silva is awe-inspiring!Marcos W. Silva is awe-inspiring!Marcos W. Silva is awe-inspiring!Marcos W. Silva is awe-inspiring!Marcos W. Silva is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Faça a tua parte...
  • Relevância: +280
  • Cidade: Barra do Garças
  • País: Brasil
Re: Fé
« Responder #243 em: 29 de Abril de 2014, 15:26 »
  • Citar
0Gostou?
Citação de: lconforjr em 29 de Abril de 2014, 00:31
   [...]
      Conf: quem faz que o sofrimento seja insuportável? O plano evolutivo criado por Aquele que é Soberano Amor e Soberana Justiça! Quem faz que os sofrimentos sejam insuportáveis é aquela lei que estabelece penalidades aos infratores da Lei; é o código elaborado por aquele que criou a lei de causa e efeito. Não é daí que vêm todos os sofrimentos, que todos eles estão capitulados? Não é das consequências da lei de Deus que todos eles, do mais simples ao mais cruel, vêm? Não é dessa lei, conforme a doutrina, que vêm todas as felicidades e todos os sofrimentos?
     [...]

Não estás com a razão amigo. Mais uma vez confunde criatura e Criador. Coloca Deus dissociado de si, esquecendo-se que as Leis do Criador estão na sua consciência e não são a força das coisas que impõe o sofrimento, mas a sua visão, a sua ou a minha consciência que nos acusa. É o seu, e o meu senso de certo e errado que não nos perdoam devido a imperfeição, e não Deus. Aí está um equívoco que se não corrigido não se sai do lugar.


Citação de: lconforjr em 29 de Abril de 2014, 00:31
[...]   
     Conf: meu jovem, se erramos porq somos ainda imperfeitos, porq a lei de Deus nos faz sofrer por isso? Nós nos tornamos imperfeitos por escolha nossa, ou porq a vida nos faz imperfeitos? Não são as experiencias/lições da vida que nos fazem ser como somos? O que mais pode nos fazer que sejamos bons ou maus? Tente dar uma alternativa a esta pergunta ou tente dar-lhe uma outra resposta! Não é a vida que nos torna, de espíritos em perfeita igualdade inicialmente, em espíritos inclinados ou para o bem, ou para o mal? Somos imperfeitos porq a vida nos leva a sermos imperfeitos, ou porq, por nossa própria vontade, queremos ser imperfeitos?
  [...]

O emprego correto do verbo seria estamos imperfeitos, e não somos imperfeitos. E não é Deus quem nos faz sofrer, mas a forma equivocada com a qual lidamos com a nossa consciência. A desigualdade é perfeitamente explicável e superável dentro dos paradigmas tempo>aptidão>dedicação. Não é por vontade somente, que estamos imperfeitos, mas por ignorar.


Citação de: lconforjr em 29 de Abril de 2014, 00:31
[...]
      Conf: mas, e a ignorância? Se sofremos por ser ignorantes, isso é erro nosso? Ser ignorantes vem de nossa vontade e escolha? O ignorante deve ser penalizado por ser ignorante? Nem a falha lei dos homens intenta punir o ignorante! 

      [...]

Estar na ignorância pode não ser escolha, pois assim fomos criados, mas permanecer nela é sim por livre escolha, permanecer no erro... não é uma boa escolha.

Citação de: lconforjr em 29 de Abril de 2014, 00:31
     [...]
      Conf: e esse extravio, porq uns se extraviam e outros não? É pela escolha de uns e de outros? Se é, devemos perguntar (e voltamos a mesma questão tantas vezes repetida, mas nunca respondida) e porq uns escolhem fazer coisas que os levam a se extraviar, e outros não?!
    [...]


Escolhem por... opção. Acham que acertam.

Citação de: lconforjr em 29 de Abril de 2014, 00:31
[...]
      Conf: é evidente que, mesmo sendo inteligentes, não acertamos sempre! E, pela doutrina, é exatamente por isso que estamos ainda num mundo de expiações, de sofrimentos sem fim! É, também, evidente, que, se não fôssemos ignorantes, mas absolutamente sábios, nunca erraríamos! Daí, sem dúvida, decorre esta conclusão: que erramos por sermos ignorantes, e que somos ignorantes devido às lições que a vida nos proporciona. Ou, lhe pergunto: porq mais erraríamos? Ou ainda: porq ainda estamos errando? Porq não queremos acertar, ou porq não estamos conseguindo acertar?
     [...]

Ainda ignoramos lconforjr, e não aceitar isso leva a um tormento. Estamos a caminho e não no fim da jornada. Não teremos todas as respostas neste patamar ao qual nos encontramos, isso é fato. Temos de lidar com essa realidade.

Citação de: lconforjr em 29 de Abril de 2014, 00:31
     [...]
      Conf: e cabe-nos responsabilidades por só conhecer um lado da moeda? Ou, lhe repito aquela pergunta nunca antes respondida: porq uns conhecem os dois lados da moeda e outros não? É pela vontade própria? Escolheram uns conhece-lo e outros escolheram não conhece-lo? Se a resposta for que escolheram uns conhece-lo e outros, não conhece-lo, haverá outra  questão: e porq uns escolheram conhece-lo e outros não? Porq uns tiveram vontade de conhece-lo e outros não?

      Afinal, de onde vem essa gigantesca desigualdade que vemos entre os homens, desigualdade que leva uns, para o “céu”, ao passo que leva outros para o “inferno”?
    [...]

Estar na ignorância não é um mal em si. Mas, estagnar nela sim. Céu e inferno são estados de consciência. É você quem os define, assim como o sofrimento.

Citação de: lconforjr em 29 de Abril de 2014, 00:31
[...]
      Conf: e, meu jovem, porq uns podem sofrer menos, e outros mais, ou uns compreenderem e outros não? Qual é a causa que tem como efeito essa gigantesca desigualdade?
      E é evidente que, mesmo sendo inteligentes, não acertamos sempre! E, pela doutrina, é exatamente por isso que estamos ainda num mundo de expiações, de sofrimentos sem fim!  E novamente temos de perguntar: porq uns são mais inteligentes do que outros?

      O amigo percebeu como temos de raciocinar, e raciocinar profundamente para compreender a doutrina? Para ter uma fé raciocinada? Para compreender a vida e o que na vida nos acontece?     

      Abraços

Uns sofrem mais por lidarem mal com a própria consciência, onde se encontram as Leis Divinas. Mas, jamais porque Deus faz que soframos. Deus está em nós, e nós Nele, só não lidamos bem com isso, quem nos cobra é a maneira como entendemos nossa consciência, mas também podemos lidar melhor com ela à medida em que nos entendemos melhor. Afinal como compreender a Deus se ainda sequer nos compreendemos bem?! Comecemos por nós e haveremos de encontrá-Lo em nós, Pacífico, Clemente e Amigo, mas sempre em nós, nunca fora.

Abraço



Registado
Marcos Willan Silva

Offline Marcos W. Silva

  • Mundo Feliz
  • *
  • Mensagens: 753
  • Participação: 80
  • Marcos W. Silva is awe-inspiring!Marcos W. Silva is awe-inspiring!Marcos W. Silva is awe-inspiring!Marcos W. Silva is awe-inspiring!Marcos W. Silva is awe-inspiring!Marcos W. Silva is awe-inspiring!Marcos W. Silva is awe-inspiring!Marcos W. Silva is awe-inspiring!Marcos W. Silva is awe-inspiring!Marcos W. Silva is awe-inspiring!Marcos W. Silva is awe-inspiring!Marcos W. Silva is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Faça a tua parte...
  • Relevância: +280
  • Cidade: Barra do Garças
  • País: Brasil
Re: Fé
« Responder #244 em: 29 de Abril de 2014, 16:56 »
  • Citar
0Gostou?
Citação de: Edivaldo D Silva em 29 de Abril de 2014, 00:43
Bem minha contribuição com este tema pode até fazer pensar um pouco  sobre a fé...
E logo já dizendo: cito uma frase que nos remete a pensar!
"PENSO LOGO  EXISTO" ... só sei o autor...
E esta mesma já nos  faz pensar em como eu estaria aqui agora digitando um texto, citando uma frase
tão conhecida por muitos., comentando a tão falada "Fé", assim vejo que para que tudo isto estar acontecendo
só se pode ver que para tudo temos um antes ou melhor um Deus de infinita e imensurável sabedoria que nos criou para dar testemunhos de razão e de vivência na busca pela evolução em toda nossa existência.
Nada se vê que não seja uma criação de Deus, voltemos em todos os nossos primórdios e busquemos uma expliçassão para a criação universal e não encontraremos outra a não ser a de que um Ser o tenha criado e com tanta Sabedoria....

Valeu amigo Edivaldo D Silva, reconhecer o Criador em Seus atributos é um bom começo para meditarmos sobre nós e o Universo.

Abraços



Registado
Marcos Willan Silva

Offline lconforjr

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 2727
  • Participação: 381
  • lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!
  • Relevância: +270
  • Cidade: ribeirao preto
  • País: brasil
Re: Fé
« Responder #245 em: 29 de Abril de 2014, 17:00 »
  • Citar
0Gostou?
Re: Fé

      Refere-se msg de Marcos W, #243, 290414, às 15:26.

      Amigos, vamos buscar por uma “fé raciocinada”.

...

      Conf: meu jovem amigo, minha resposta a sua msg anterior estava ficando muito longa e complicada pela diversidade de assuntos que surgiram. Assim, para simplificar, vou me ater apenas a poucas questões básicas, cujas respostas poderão nos dar uma visão, ou compreensão do todo de que estamos falando. Apenas poucas, mas cujas respostas explicarão todas as outras, como as causas das desigualdades entre todos, desigualdades que resultam nas escolhas desiguais que fazemos, nas consequentes felicidades desiguais ou nos consequentes sofrimentos desiguais, e coisas semelhantes.

      Questão: todos somos criados perfeitamente iguais, em particular naqueles aspectos que interessam à evolução, certo? Mas, nos tornamos gigantescamente desiguais, desigualdades que levam uns a amar e outros a odiar, certo? Esse é o início de nossa jornada evolutiva, já despertada nossa consciência, não é?

      No entanto, onde está, na doutrina, o ensinamento que explique a destruição daquela perfeita igualdade do início, destruição da qual resulta essa desigualdade gigantesca que vemos no mundo e que faz que uns acertem e, consequentemente, colherão compensações no futuro, enquanto faz que outros errem e, consequentemente, colherão expiações terríveis, desesperadoras, insuportáveis, que poderão multiplicar suas encarnações e se estenderem por milhões de anos?

      Apenas isso, meu jovem; pois, se todo efeito tem sua causa, qual é a causa do desfazimento da perfeita igualdade original? Este é um ponto básico da doutrina, a causa de sermos o que somos; sem entender esse ponto básico, que é ele que nos explica o porq somos bons ou maus, a bondade e a maldade, como vamos entender a doutrina?

      Pois, se (numa hipótese só para ilustrar o que estou falando), se todos fôssemos iguais e se todas experiências para todos também fossem iguais, ou todos acertarão ou todos errarão igualmente e, em consequência, as compensações pelos acertos ou as consequências dos erros serão iguais para todos, dentro de uma perfeita justiça, concorda?

      No entanto, algo desfaz aquela perfeita igualdade do início, fazendo que uns sigam o caminho do bem e outros o do mal! O que é esse algo, ou quem é que desfaz a primitiva igualdade, trazendo, como consequência de escolhas acertadas ou erradas, felicidades para uns e infelicidades para outros? Os espíritos mesmo causam a destruição da perfeita igualdade? Ou as experiências (lições diferentes recebidas da escola da vida, ou missões diferentes atribuídas a eles) causam essa destruição? O que diz o amigo?

...............


« Última modificação: 29 de Abril de 2014, 17:29 by lconforjr »
Registado

Offline Marcos W. Silva

  • Mundo Feliz
  • *
  • Mensagens: 753
  • Participação: 80
  • Marcos W. Silva is awe-inspiring!Marcos W. Silva is awe-inspiring!Marcos W. Silva is awe-inspiring!Marcos W. Silva is awe-inspiring!Marcos W. Silva is awe-inspiring!Marcos W. Silva is awe-inspiring!Marcos W. Silva is awe-inspiring!Marcos W. Silva is awe-inspiring!Marcos W. Silva is awe-inspiring!Marcos W. Silva is awe-inspiring!Marcos W. Silva is awe-inspiring!Marcos W. Silva is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Faça a tua parte...
  • Relevância: +280
  • Cidade: Barra do Garças
  • País: Brasil
Re: Fé
« Responder #246 em: 29 de Abril de 2014, 17:06 »
  • Citar
0Gostou?
Citação de: Brenno Stoklos em 28 de Abril de 2014, 22:04

Retornando ao tema:


                                               [...]

Olá Brenno, excelente o texto que segue à citação acima explicitada. Contudo, há questões, que parecem-nos periféricas num primeiro instante, mas podem colaborar para a construção do entendimento ante o tema proposto.

Abraço

 

Registado
Marcos Willan Silva

Offline lconforjr

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 2727
  • Participação: 381
  • lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!
  • Relevância: +270
  • Cidade: ribeirao preto
  • País: brasil
Re: Fé
« Responder #247 em: 29 de Abril de 2014, 17:39 »
  • Citar
0Gostou?

Re: Fé

      Refere-se msg do Marcos W, #244, de 290414 às 16:56.

      Marcos escreveu: Valeu amigo Edivaldo D Silva, reconhecer o Criador em Seus atributos é um bom começo para meditarmos sobre nós e o Universo.

      Conf: perdoe-me perguntar, meu jovem: o que significa, ou como “reconhecer” o Criador em Seus atributos? Do Criador apenas temos uma pálida idéia, fruto de nossa “imaginação”, nascida de o que a doutrina (todas as doutrinas) nos transmite!

      Como nos basear nas informações das doutrinas e religiões se muitas tem diferentes conceituações de o que seja o Criador, algumas até mesmo contraditórias? Há doutrinas religiosas para as quais o Criador é amor e justiça, eqto para outras, é ódio e vingança!

      Abraços
..............



« Última modificação: 29 de Abril de 2014, 18:37 by Marcos W. Silva »
Registado

Offline Marcos W. Silva

  • Mundo Feliz
  • *
  • Mensagens: 753
  • Participação: 80
  • Marcos W. Silva is awe-inspiring!Marcos W. Silva is awe-inspiring!Marcos W. Silva is awe-inspiring!Marcos W. Silva is awe-inspiring!Marcos W. Silva is awe-inspiring!Marcos W. Silva is awe-inspiring!Marcos W. Silva is awe-inspiring!Marcos W. Silva is awe-inspiring!Marcos W. Silva is awe-inspiring!Marcos W. Silva is awe-inspiring!Marcos W. Silva is awe-inspiring!Marcos W. Silva is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Faça a tua parte...
  • Relevância: +280
  • Cidade: Barra do Garças
  • País: Brasil
Re: Fé
« Responder #248 em: 29 de Abril de 2014, 18:10 »
  • Citar
0Gostou?
Citação de: lconforjr em 29 de Abril de 2014, 17:00
Re: Fé

      Refere-se msg de Marcos W, #243, 290414, às 15:26.

      Amigos, vamos buscar por uma “fé raciocinada”.
[...]

      Questão: todos somos criados perfeitamente iguais, em particular naqueles aspectos que interessam à evolução, certo? Mas, nos tornamos gigantescamente desiguais, desigualdades que levam uns a amar e outros a odiar, certo? Esse é o início de nossa jornada evolutiva, já despertada nossa consciência, não é?

      No entanto, onde está, na doutrina, o ensinamento que explique a destruição daquela perfeita igualdade do início, destruição da qual resulta essa desigualdade gigantesca que vemos no mundo e que faz que uns acertem e, consequentemente, colherão compensações no futuro, enquanto faz que outros errem e, consequentemente, colherão expiações terríveis, desesperadoras, insuportáveis, que poderão multiplicar suas encarnações e se estenderem por milhões de anos?

      Apenas isso, meu jovem; [...]

A resposta para seu questionamento pode ser ambígua lconforjr, gerando ainda outros questionamentos. Particularmente, vejo da seguinte forma:

604 – a) A inteligência é, assim, uma propriedade comum, um ponto de encontro entre a alma dos animais e a do homem?

     — Sim, mas os animais não têm senão a inteligência da vida material; nos homens, a inteligência produz a vida moral.
(OLE)

A partir do instante do desabrochar da inteligência no homem, este instituiu para si a possibilidade de escolha, seguindo assim o seu destino como um... deus. Lembra-se; "...Sois deuses."- Jesus, naturalmente com "d" minúsculo devido às tantas limitações, mas com vida moral, e o sofrimento não é um estado moral, consciencial? Muito mais pungente que qualquer dor que se amaina com drogas? Não há drogas que diminuam a dor moral. Somente um remédio igualmente... moral. E, segundo os Espíritos Superiores é o intelecto que nos levará ao avanço moral. Soa como um paradoxo, mas é só aparente, é como a frase de alguns médicos para as crianças "...crescer dói".


Abraços





Registado
Marcos Willan Silva

Offline Marcos W. Silva

  • Mundo Feliz
  • *
  • Mensagens: 753
  • Participação: 80
  • Marcos W. Silva is awe-inspiring!Marcos W. Silva is awe-inspiring!Marcos W. Silva is awe-inspiring!Marcos W. Silva is awe-inspiring!Marcos W. Silva is awe-inspiring!Marcos W. Silva is awe-inspiring!Marcos W. Silva is awe-inspiring!Marcos W. Silva is awe-inspiring!Marcos W. Silva is awe-inspiring!Marcos W. Silva is awe-inspiring!Marcos W. Silva is awe-inspiring!Marcos W. Silva is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Faça a tua parte...
  • Relevância: +280
  • Cidade: Barra do Garças
  • País: Brasil
Re: Fé
« Responder #249 em: 29 de Abril de 2014, 18:52 »
  • Citar
0Gostou?
Citação de: lconforjr em 29 de Abril de 2014, 17:39

Re: Fé

      Refere-se msg do Marcos W, #244, de 290414 às 16:56.

      Marcos escreveu: Valeu amigo Edivaldo D Silva, reconhecer o Criador em Seus atributos é um bom começo para meditarmos sobre nós e o Universo.

      Conf: perdoe-me perguntar, meu jovem: o que significa, ou como “reconhecer” o Criador em Seus atributos? Do Criador apenas temos uma pálida idéia, fruto de nossa “imaginação”, nascida de o que a doutrina (todas as doutrinas) nos transmite!

      Como nos basear nas informações das doutrinas e religiões se muitas tem diferentes conceituações de o que seja o Criador, algumas até mesmo contraditórias? Há doutrinas religiosas para as quais o Criador é amor e justiça, eqto para outras, é ódio e vingança!

      Abraços
..............

Referi-me aos atributos de Deus que conhecemos e foram citados pelo Edivaldo D Silva, Inteligência e Eterno. Um bom raciocínio deve partir do Princípio de tudo não achas?

Abraço



Registado
Marcos Willan Silva

Offline lconforjr

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 2727
  • Participação: 381
  • lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!
  • Relevância: +270
  • Cidade: ribeirao preto
  • País: brasil
Re: Fé
« Responder #250 em: 29 de Abril de 2014, 19:44 »
  • Citar
0Gostou?
Re: Fé

      Amigos, amigo Marcos,

      Tudo, todas as questões que temos lembrado para compreender a doutrina, a vida etc, se resume nestas (ou numa só delas):

      - "porq eu sou bom?", ou

      - "porq eu sou mal?"; ou ainda:

      - "qual é a causa das desigualdades entre todos?";  ou ainda mais uma:

      - "porq é que podendo escolher praticar o bem, alguém escolhe praticar o mal?"

      Todas essa questões, se lhes dermos resposta correta (a uma só que seja), nos levarão a abrir os olhos e compreender tudo isto de que estamos tratando!

....................

Registado

Offline lconforjr

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 2727
  • Participação: 381
  • lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!
  • Relevância: +270
  • Cidade: ribeirao preto
  • País: brasil
Re: Fé
« Responder #251 em: 30 de Abril de 2014, 01:10 »
  • Citar
0Gostou?

Re: Fé

      Refere-se msg de Marcos W, #249, 290414 às 18:52.

      Marcos disse:... Um bom raciocínio deve partir do Princípio de tudo, não achas?

      Conf: meu jovem, vamos, então, para um bom raciocínio, partir do princípio de tudo, como sugeres:

      - no princípio, todos perfeitamente iguais, inclusive no que se refere às faculdades intelectuais: raciocínio, imaginação, entendimento, compreensão, inteligência, facilidades ou dificuldades em todos esses itens etc, certo? Nenhuma inclinação nem para o bem, nem para o mal.

      - no entanto, com o decorrer do tempo, essa igualdade se desfaz e imensas desigualdades surgem.

      - para uma das questões de OLE, a igualdade cessa, de algum modo difícil de compreender, já desde o princípio e gigantescas desigualdades surgem, também, já desde o princípio! Não consigo compreender isso, pois conflita com alguma coisa da doutrina.

      - sendo assim, e dentro daquela verdade irretorquível de que todo efeito tem sua causa, qual é a causa que tem como efeito o desfazimento daquela perfeita igualdade do princípiol? Desfazimento que tem, como consequência, o surgimento de desigualdades tão gigantescas sob muitos aspectos, pois que que levam, uns para a prática de ações boas e para a consequente felicidade, enquanto fazem que outros se inclinem profundamente para o mal, para a prática de ações más e, consequentemente, para extremas infelicidades, sofrimentos torturantes etc.

      Assim, temos de perguntar: Qual é a causa do surgimento, lá no princípio, dessas desigualdades? Todos, no princípio, perfeitamente iguais e, depois, se tornam enormemente desiguais sob muitos aspectos, uns se inclinando para o bem, e outros se transformando em monstros possuidores das mais abjetas imperfeições e defeitos morais!

............................


« Última modificação: 30 de Abril de 2014, 02:57 by lconforjr »
Registado

Offline Marcos W. Silva

  • Mundo Feliz
  • *
  • Mensagens: 753
  • Participação: 80
  • Marcos W. Silva is awe-inspiring!Marcos W. Silva is awe-inspiring!Marcos W. Silva is awe-inspiring!Marcos W. Silva is awe-inspiring!Marcos W. Silva is awe-inspiring!Marcos W. Silva is awe-inspiring!Marcos W. Silva is awe-inspiring!Marcos W. Silva is awe-inspiring!Marcos W. Silva is awe-inspiring!Marcos W. Silva is awe-inspiring!Marcos W. Silva is awe-inspiring!Marcos W. Silva is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Faça a tua parte...
  • Relevância: +280
  • Cidade: Barra do Garças
  • País: Brasil
Re: Fé
« Responder #252 em: 30 de Abril de 2014, 13:51 »
  • Citar
0Gostou?
lconforjr, você mesmo já respondeu o questionamento de por que erramos...

Citação de: lconforjr em 29 de Abril de 2014, 01:04
Re: Fé

     [...]
      Conf: vc não disse, mas se disse teria acertado. Nossos erros, todos eles, vêm do que aprendemos pelas experiencias da vida! Se não concorda, tente encontrar uma alternativa a esta afirmação!

    [...]

... não concorda?! Esmiuçando o que dissestes, só se aprende quem tem condição para isso não? Ou seja, aprendemos com as experiências da vida, erramos porque estamos aprendendo, e quando soubermos tudo o que nos cabe aprender, não erraremos mais. Porém, uns aprendem antes outros depois, uns espíritos estão à frente por serem ou laboriosos, ou mais velhos(criados primeiro), outros vêm depois porque ainda erram.

Alguns cometem atrocidades porque são imaturos, são mais "jovens", assim como alguns jovens encarnados são "terríveis" até que, com o tempo se acalmam, se estabilizam. E como exigir de um jovem responsabilidades que cabem ao velho/adulto que já passou dessa fase?... é como querer que o fruto verde seja doce.

Temos de nos adaptarmos a este mundo como ele é, nos esforçando por melhorá-lo. Mesmo com seres abjetos, criminosos, indecentes e outros do gênero. Nos precavermos contra as investidas destes, mas sempre sabendo que podemos ser atingidos, há a possibilidade de uma radical mudança para pior a qualquer momento, e por isso precisamos ser fortes, e para ser forte precisamos conhecer a fraqueza em nós, e eliminá-la o quanto antes.

Saber disso não enfraquece a Fé, antes a fortalece porque elimina a surpresa desagradável porque se conhece as coisas e não se ilude com querelas.

Abraços



Registado
Marcos Willan Silva

Offline lconforjr

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 2727
  • Participação: 381
  • lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!
  • Relevância: +270
  • Cidade: ribeirao preto
  • País: brasil
Re: Fé
« Responder #253 em: 30 de Abril de 2014, 15:53 »
  • Citar
0Gostou?
Re: Fé

      Ref: msg do Marcos, #252, 300414, às 13:51.

      Conf: Olá, meu jovem de Barra do Garças, vc colocou em sua msg/resposta duas coisas que não entendi: primeira: “lconforjr, você mesmo já respondeu o questionamento de por que erramos...”; segunda: “... não concorda?!”

      Sim, se respondi ao porq erramos dizendo que é porq somos ignorantes, ou que nossos erros são devidos ao que aprendemos na vida, é isso mesmo. Qto ao “não concorda?!” não deu para saber a que vc se refere.
...

      Mas vamos à sua msg:

      Citação de: lconforjr em 290414, às 01:04: “Nossos erros, todos eles, vêm do que aprendemos pelas experiências da vida! Se não concorda, tente encontrar uma alternativa a esta afirmação!”
...

      Marcos disse: ... não concorda?! Esmiuçando o que dissestes, só se aprende quem tem condição para isso, não?
 

      Conf: exatamente!


      Marcos: Ou seja, aprendemos com as experiências da vida, erramos porque estamos aprendendo, e quando soubermos tudo o que nos cabe aprender, não erraremos mais.


      Conf: perfeito!


      Marcos: Porém, uns aprendem antes outros depois, uns espíritos estão à frente por serem ou laboriosos, ou mais velhos (criados primeiro), outros vêm depois porque ainda erram.


      Conf: novamente, exato!


      Marcos: Alguns cometem atrocidades porque são imaturos, são mais "jovens", assim como alguns jovens encarnados são "terríveis" até que, com o tempo se acalmam, se estabilizam. E como exigir de um jovem responsabilidades que cabem ao velho/adulto que já passou dessa fase?... é como querer que o fruto verde seja doce.


      Conf: novamente, vc está certo!


      Marcos: Temos de nos adaptar a este mundo como ele é, nos esforçando por melhorá-lo. Mesmo com seres abjetos, criminosos, indecentes e outros do gênero. Nos precavermos contra as investidas destes, mas sempre sabendo que podemos ser atingidos, há a possibilidade de uma radical mudança para pior a qualquer momento, e por isso precisamos ser fortes, e para ser forte precisamos conhecer a fraqueza em nós, e eliminá-la o quanto antes.


      Conf: de novo, vc está certo! Há, no entanto, em tudo isso, um importante detalhe a lembrar: Onde está, em tudo isso, a explicação ou a justificativa para os sofrimentos dos homens? Vc diz que erramos porq estamos aprendendo, certo? Mas, porq temos de, forçosamente, sofrer pelo fato de errarmos?

      Pois é esse o problema a que sempre me prendo: todos sofrem, sem exceção de ninguém, muitas vezes sofrimentos desesperadores e insuportáveis e a doutrina ensina que "todos" os sofrimentos são merecidos e aplicados com perfeita justiça e só merecem sofrer aqueles que transgridem as leis de Deus (exceções de provas solicitadas e missões assumidas). Onde estão aí as transgressões às leis divinas?

      Com sua resposta, vc responde às questões      -   
      - "porq eu sou bom?", ou
      - "porq eu sou mau?"; ou ainda:
      - "qual é a causa das desigualdades entre todos?";  ou ainda mais uma:
      - "porq é que podendo escolher praticar o bem, alguém escolhe praticar o mal?"

      E sua resposta é que tudo isso decorre de nosso aprendizado nas experiências da vida, do fato de alguns espíritos serem mais “jovens” (tempo de criação), ou imaturos, que as desigualdades vêm das desiguais experiências, que erramos porq somos ignorantes e ainda estamos aprendendo etc, certo?

      Então, meu jovem, a pergunta de sempre, muitas vezes repetida, mas nunca respondida: qual é a causa dos sofrimentos dos homens??!! Onde estão as transgressões às leis de Deus??!!

      Abraços.

......................

« Última modificação: 30 de Abril de 2014, 16:33 by lconforjr »
Registado

Norizonte da Rosa

  • Visitante
Re: Fé
« Responder #254 em: 30 de Abril de 2014, 16:10 »
  • Citar
0Gostou?

Temos de nos adaptarmos a este mundo como ele é, nos esforçando por melhorá-lo. Mesmo com seres abjetos, criminosos, indecentes e outros do gênero. Nos precavermos contra as investidas destes, mas sempre sabendo que podemos ser atingidos, há a possibilidade de uma radical mudança para pior a qualquer momento, e por isso precisamos ser fortes, e para ser forte precisamos conhecer a fraqueza em nós, e eliminá-la o quanto



Marcos, não é correção, apenas tentativa de complementação, pois sei que sabes. Eu diria seres que estão abjetos, criminosos,.., pois a diferença entre o maior criminoso e o anjo está no estado e não na natureza.

Abraço.



« Última modificação: 30 de Abril de 2014, 17:27 by Marcos W. Silva »
Registado


  • Responder
  • Imprimir
Páginas: 1 ... 15 16 [17] 18 19   Ir para o topo
« anterior seguinte »
 

Comente no facebook

Estudos mensais

facebook-icontwitter-icon

O seu e-mail:


 
Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.

Pesquisar assunto



Pesquisa avançada
  • Mobile


    • Powered by SMF 2.0 RC3 | SMF © 2006–2009, Simple Machines LLC