0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
A maioria dos Espíritos, independentemente de serem espíritas ou não, não temem a morte. Na verdade, o que a maioria de nós tememos é o fato de termos que afastar de tudo e de todos que prezamos aqui na Terra. E que tudo subsistirá ao nosso desenlace e que a maior mudança em relação ao que conhecemos da vida física, será o nosso afastamento da mesma ocasionado pela morte física. O Espiritismo, assim como o Cristianismo, visam preparar o Espírito para uma perpetuação da vida e não para o momento da morte. O problema é que não conseguimos ainda ver questões como a morte por estes prismas.
Olá pessoal.Seguindo o que disse o amigo Gustavo, também não acredito que somente por alguém ser Espírita que não vá temer a morte, pois ser Espírita não significa necessariamente ter evoluído de tal forma a não mais ser apegado à vida, ou mesmo ser evoluído moralmente para já ter se desapegado de bens materiais. Essa afirmação de não temer a morte, penso, deve ser aplicada a Espíritas perfeitos.De qualquer maneira, mesmo sendo um Espírita evoluído, será que mesmo assim não temerá a morte? Existe uma parcela de temor, como é relatado no livro 'O Céu e o Inferno' que está relacionada ao instinto de conservação que por sua vez, acredito, tem a ver com a ideia de o ser humano sempre evitar o sofrimento físico e um dos temores relacionados à morte, pode não estar relacionado simplesmente ao que se espera 'do outro lado' (até porque muitas pessoas não esperam nada e mesmo assim temem), mas ao passamento em si: o que ocorrerá nesse momento? será com dor, com algum sofrimento?
[...]É uma verdade e isso a Doutrina Espirita nos chama à atenção de que as leis divinas o espírito já as tem gravadas em sua consciência,no entanto pelo seu livre arbítrio se ele venha a transgredi-las quando na condiçao de encarnado,ao retornar na condição só de espírito terá que ser julgado pelo tribunal divino por essas transgressões.Assim eu penso e interpreto,posso está errado nesta minha posição.Fique na paz.
Para onde vamos?Somos Espíritos, e quando deixarmos a matéria voltaremos a ser o que éramos antes, ou seja, Espíritos. Mas a experiência da vida nos devolverá à consciência espiritual de uma forma que refletirá o efeito destas experiências sobre a nossa personalidade original. As bem aventuranças da Terra, assim como as dores e sofrimentos aqui experimentados, servirá como indicativo do que nos aguarda no porvir. Não em função do quanto fomos felizes ou do quanto sofremos aqui, mas da forma como nos comportamos moralmente vivendo tanto uma como outra destas duas contingências de nossas provas.
Bom dia.Amigo Antônio, se achar conveniente permita-me mais umas palavras quanto a questão levantada sobre a consciência, pois parece que não ficamos de acordo."consciência cons.ci.ên.cia sf (lat conscientia) 1 Capacidade que o homem tem de conhecer valores e mandamentos morais e aplicá-los nas diferentes situações."Penso que quando dizemos que as Leis Divinas estão em nossa consciência, temos que entender que para que isso ocorra que obviamente exista uma consciência já desperta e exercitada. Veja que capacidade de conhecer valores e mandamentos morais não é necessariamente ter esses valores morais.Então me parece claro que as Leis Divinas não estavam escritas em nossa consciência desde o momento em que passamos à condição de Espíritos e pela razão simples de que sendo simples e ignorantes ainda não tínhamos exercitado essa capacidade, essa consciência. E isso parece ser tanto verdade quando sabemos que as responsabilidades dos Espíritos estão vinculadas à evolução. Aqueles que sabem mais são mais responsáveis.Mas quando simplesmente se diz que as Leis Divinas estão em nossa consciência isso é apenas uma informação para seres que já são dotados de uma consciência exercitada, que já adquiriram conhecimento, ainda que uns sejam mais evoluídos que outros e não uma afirmação que já formos criados carregando essas Leis.Abraço.
Iniciado por Det's me!... O que é o espiritismo
Iniciado por Isis Maria « 1 2 3 » Cinema & Vídeo
Iniciado por Fernando B. Pluralidade Mundos Habitados
Iniciado por filhodobino Convívio
Iniciado por dOM JORGE Jornal das Boas Notícias
Estudos mensais
O seu e-mail:
ÂÂÂ Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.