Forum Espirita

*
  • Moderadores
  • Regras
  • Sobre
  • FAQs
  • Contactos
Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
  • Início
  • Pesquisa
  • Contato
  • Salas de Chat
  • Entrar
  • Registe-se
  • Forum Espirita »
  • CODIFICAÇÃO »
  • Estudos mensais »
  • Consciência - Estudo Mensal de Outubro 2009

Aumentar pontos de Participação:  
O que pensa sobre esta mensagem?
Gostei Não gostei  
Comentar:

« anterior seguinte »
  • Responder
  • Imprimir
Páginas: [1] 2 3 ... 25   Ir para o fundo

Autor Tópico: Consciência - Estudo Mensal de Outubro 2009  (Lida 100391 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline nelsonmt

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 282
  • Participação: 0
  • nelsonmt is looked down upon.
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +171
Consciência - Estudo Mensal de Outubro 2009
« em: 30 de Setembro de 2009, 22:04 »
  • Citar
+2Gostou?
[youtube=655,515]64UXBe3d8Fo[/youtube]


 

Marcos 9: 38:40 Disse-lhe João: Mestre, vimos
um homem que em teu nome expulsava demônios,
e nós lho proibimos, porque não nos seguia. Jesus,
porém, respondeu: Não lho proibais; porque
ninguém há que faça milagre em meu nome e possa
logo depois falar mal de mim; pois quem não é
contra nós, é por nós.

Peço a Deus e Jesus que nos ampare sempre em nosso estudo e que, enfim, favoreça nossa aprendizagem.
Obrigado Senhor!



Amigos do Fórum Espírita, este mês o tema de estudo será  “Consciência”


Por quê? A palavra Consciência na língua portuguesa tem muitos significados. Desejo que os exploremos  em conjunto e que aprendamos com nossas descobertas. Veremos que para o estudante das obras de Kardec o domínio de seus significados e usos é fundamental:

Questão 621. Onde está escrita a lei de Deus?

 “Na CONSCIÊNCIA.”


Identificá-los e decompô-los em seus elementos intrínsecos é a nossa tarefa.

Nosso primeiro corte é a importância de um Amigo Espírita e a relevância para a sociedade da Consciência Espírita inserida nela agora e no futuro.

O “Amigo Espírita” é uma consciência fundamental no meio da sociedade e que a ela recorre nos momentos de dificuldade. Falamos de Consciência Ecológica, Consciência Política, e neste mês falaremos da Consciência Espírita e da importância de ter um Amigo, ou Amiga Espírita e o que aprendemos com eles.
O exemplo ensina...

(Marcos12:41-44, e Lucas 21:1-4 ”... Em verdade vos digo que esta pobre viúva deu mais do que todos;  porque todos aqueles deram daquilo que lhes sobrava; mas esta, da sua pobreza, deu tudo o que tinha para o seu sustento.”

Noutros cortes, estudaremos outros significados.  Veremos que serão elementos
da “consciência” que permitirão uma defesa mais consistente à influenciação negativa e conseqüentemente que nos indicarão o caminho real de crescimento e maturidade espiritual, alem de nos permitir orientar, influenciar positivamente e aconselhar tanto nossos entes queridos quanto aqueles que nos batem à porta, ou nos observam a distancia. Previno aos amigos que a carga de estudo e leitura será grande.

Maturidade espiritual o que é? Discutiremos!
Mais que discutir teoricamente esta questão penso que o melhor é que cada participante conte uma história pessoal que possa servir ao outro, e sobre cada caso poderemos dar uma opinião. Obviamente este formato é inspirado nos depoimentos de Divaldo Franco. No entanto peço aos amigos que protejam a identidade das pessoas usando siglas ao invés de nomes quando necessário. O objetivo é a reflexão do exemplo, como no caso da viúva narrada nos evangelhos. O que ela fez de especial? (Esta resposta esta explicada no livro O Evangelho Segundo o Espiritismo) Podendo citar também personagens e fatos de livros, que contribuíram no aprofundamento da compreensão da questão espiritual. Durante as quatro semanas de nosso estudo os leitores e amigos poderão trazer seu depoimento ao nosso convívio e debate, e por todas elas antecipadamente agradeço. Faço questão fazer o primeiro depoimento, porem ele é uma pessoa pública e não há problemas em lhe citar o nome.

Simultaneamente a cada semana exploraremos o universo dos significados e usos da palavra Consciência em nosso meio.

Primeira Semana: Consciência na Bíblia , na obra de A. Kardec e Francisco C. Xavier
Segunda Semana: Consciência, ciência e filosofia
Terceira Semana: Consciência em outras correntes espiritualistas.
Quarta Semana: Fazer síntese da discussão e propostas a usar e desenvolver a                                                                           Consciência em nosso meio.

Na seqüência desta página de apresentação inicial segue explicações de como trabalharemos e  algumas definições iniciais sobre Consciência e funções correlatas, que ajudarão nosso estudo. Não sou especialista da área, e assim conto com a caridade dos amigos que possam apoiar com suas observações e críticas. Conhecer estes conceitos e saber das possibilidades de seu uso pode significar responder se podemos alterar nossa vulnerabilidade às emoções desequilibradas (gravadas em nossa memória) e se podemos aprender a lidar com elas, ou se seremos sentenciados a evoluir apenas em vários estágios da vida.

Minha função aqui é ajudar e contribuir com este espaço que respeito muito. Na qualidade de  coordenador de nosso debate, é necessário que exponha aos amigos do Fórum minha condição de Umbandista praticante a mais de 25 anos, e o mesmo período que estudo a Doutrina dos Espíritos por orientação de meus mentores. Meu compromisso com este espaço, no entanto é manter a discussão dentro da doutrina de Kardec e não da Umbanda. Suponho que seja um estudo útil aos praticantes de ambas. Para todas minhas deficiências conto com a compreensão e ajuda fraternal dos amigos na forma de críticas construtivas.

Nelson

Bibliografia consultada e fontes de download:

Damasio, Antonio, O erro de Descartes (2)
Damasio, Antonio, O Mistério da Consciência (2)
Kardec, Allan, A Gênese (1)
Kardec, Allan, O Céu e o Inferno (1)
Kardec, Allan, O Livro dos Espíritos (1)
Kardec, Allan, O Evangelho Segundo o Espiritismo (1)
Kardec, Allan, O Livro dos Médiuns (1)
Maia, João N., Filosofia da Mediunidade (2)
Maia, João N., Filosofia Espírita (2)
Maia, João N., Horizontes da Mente (2)
Mohan, A. G, Yoga para o corpo, a respiração e a mente. Um guia para a reintegração espiritual – Ed Pensamento
Sivananda, Swami, Concentração e Meditação – Ed. Pensamento
Tulku, Tarthang – Gestos de equilíbrio, Guia para a percepção, a autocura e a meditação. Ed. Pensamento.
Xavier, Francisco C., Mecanismos da Mediunidade (1)
Xavier, Francisco C., No Mundo Maior (1)
Xavier, Francisco C., Nos Domínios da Mediunidade (1)

(1) http://www.forumespirita.net/fe/tpmod/?dl
(2) http://www.emule-project.net/home/perl/general.cgi?l=30




















« Última modificação: 07 de Outubro de 2009, 22:46 by Unformatted »
Registado

Offline nelsonmt

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 282
  • Participação: 0
  • nelsonmt is looked down upon.
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +171
Re: Consciência - Estudo Mensal de Outubro 2009
« Responder #1 em: 30 de Setembro de 2009, 23:09 »
  • Citar
+1Gostou?
Amigos do Fórum

Esta é minha primeira história e espero saber da de vocês também

Meu amigo espírita:

Há alguns anos um grupo de nossa casa se organizou para comparecer ao atendimento fraterno do grupo espírita de Chico Xavier aos sábados em Uberaba. Realmente nunca fui amigo dele, do tipo de freqüentar casa e deixar o papo rolar, mas de certa forma sinto que ele é de fato amigo de todos. Estou em contato freqüente com os frutos do trabalho dele, e não posso deixar de sentir respeito e admiração por este homem. Seja por suas reflexões pessoais seja por intermédio dos espíritos que pela sua consciência, mensagens positivas chegam à minha.

Partimos cedo de Ribeirão Preto, sabendo que era preciso chegar bem antes da hora, e que não era confirmada a presença dele nos trabalhos. Fomos de van com um grupo de dez companheiros de trabalho.

O que vou narrar aqui não tem sentido na consciência daqueles que não sentem. E está é uma questão deste tema de estudo deste mês. Contarei de fatos muitos simples que só tem sentido para aqueles que tem olhos e sentidos de ver na consciência, com um pequeno grau de mediunidade. Portanto não vou narrar nenhum fato especial e exclusivo de minhas faculdades, mas algo que já foi testemunhado por muitos também e que é fundamental para nosso estudo.

Fomos uns dos primeiros a chegar ao pequeno pátio da construção de esquina naquela sábado. Formou-se logo uma fila de algumas pessoas em frente a porta. O pátio era um jardim cercado de muros não muito altos. Ao fundo do terreno tinha a Centro (não me lembro do nome) com uma porta ao centro e uma janela de cada lado e na sua frente, uma varanda. Entre a varanda e o jardim havia convidativos degraus onde sentei para ler, por que tinha um trabalho a entregar.Não fiquei na fila como meus companheiros. Fiquei a ler preocupado com minha tarefa e nas muitas horas que teríamos que esperar ainda para o começo dos trabalhos.

Conforme lia gente chegava. Eram ônibus e mais ônibus que paravam, confirmando as nossas previsões. Percebi que tinha parar minha leitura e garantir um lugar na fila. Ali fiquei em pé nas próximas horas. A tarde caiu e escureceu e a fila cresceu. O pátio do jardim ficou lotado e logo sobravam pessoas fora do terreno. Enfim começou um movimento dentro da casa, e percebemos que logo iria começar. Quando todos perceberam isso formou-se um caos. As pessoas do fim da fila faziam o empurra-empura e todos nós na frente começamos a sentir que o espaço estava diminuindo. Logo não havia mais fila. Meus companheiros de viagem à  frente garantiam um lugar logo em frente á porta. Assim ficamos um tempo há espera.

Sabíamos todos que apenas alguns poderiam entrar e participar, e que Chico estando presente receberia um a um ate o último. Todos queiram entrar em participar dos trabalhos, mas fui percebendo que minhas chances seriam mínimas. Entre nós haviam crianças e pessoas idosas, mas a possibilidade de estar lá dentro e de certa forma poder receber uma graça ou mesmo simplesmente agradecer a Chico era a esperança de todos, e nesta ansiedade a pressão continuava sobre os que estavam na frente, e de lá ninguém queria abrir mão. A situação começou a preocupar de fato as pessoas por que não havia mais espaço entre nós. Éramos uma massa só.

Logo correu um boato entre as pessoas que um carro parava ao lado da casa e que Chico descia para entrar por uma porta lateral. Mais pressão e mais ansiedade nas pessoas, e inclusive eu, seja pela expectativa de vê-lo seja pela situação que se formava.  Esperamos mais um pouco e logo as janelas foram abertas e luzes se ascenderam. A multidão se comprimia por toda a varanda e pátio da casa. Ficamos mais uns instantes em espera. Enfim a porta se abriu.

Comandando a entrada estava um rapaz que permitia a passagem de forma controlada. Ele parecia estar acostumado com situação. Deixava entrar poucos e os acomodava nos bancos, do fundo para a frente, então, outros podiam passar pela porta. Meus companheiros de viagem entraram, e eu fiquei de fora. Outros que entraram furaram a fila. Antes de encerrar as acomodações na sala o rapaz olhou para a multidão e reconhecendo algumas pessoas as colocou para dentro. Apontava e deixava o indicado passar. Terminada a capacidade de acomodação a porta foi fechada. Procurei acompanhar os trabalhos olhando pela janela.

A mesa ficava bem de frente à janela da direita, e pude ver quando Chico entrou na sala e se sentou à mesa. Estava com avançada idade e nossa visita foi ainda alguns anos antes de sua passagem. Na seqüência cronológica iniciou-se os trabalhos com uma prece de abertura, acompanhada por todos nós. Houve uma leitura. Pude ver Chico psicografar bem à minha frente. Alguém da mesa leu a mensagem, mas não pude ouvir muito bem pela distancia. Houve então o encerramento, com agradecimento e uma prece, também acompanhada por todos. Terminada a reunião Chico ficou sentado à mesa e ele pode cumprimentar a todos que passavam e saiam pelos fundos da casa. Era muito simples e muito profundo ao mesmo tempo, pois era “apenas” um aperto de mão. Conforme a sala esvaziava outros entravam e passavam também por ele. Com algumas pessoas ele parava e fazia uma instrução a uma senhora que o secretariava. Ela anotava e instruía a pessoa em questão do que fora recebido por ele. A fila de centenas seguia interminável e tanto de minha visão da janela como eu próprio, todos lhe dissemos: “muito obrigado”. A noite se encerraria na madrugada. Chico cansado e exausto perseverava em seu trabalho de atender a todos fraternalmente, mesmo minimamente com um sorriso.

Fui ficando em minha visão da janela, mas também chegou minha hora de entrar na sala. Sentei e aguardei. Ajudantes colaboravam para formar a fila que passaria por ele e a ordem era que tudo fosse muito rápido. Na minha vez, meu sentimento de gratidão quase não encontrava palavras, mas pude tocar-lhe as mãos (muito leve) e lhe dizer nos olhos o que sentia: Obrigado. E sai da casa.

As questões que nos remete ao estudo são: primeiro, as centenas de pessoas que se movimentaram por estar ali (sem ter certeza de que veriam Chico) por um momento mínimo de poder dizer-lhe “obrigado”. Percebi que aquele atendimento fraterno de psicografias de entes queridos não era mais possível a ele. Bênçãos dessas poderiam ser alcançadas com outro grupo. Quantas pessoas foram alcançadas por seu trabalho? Ali muitos estavam para agradecer e isso era importante para todos, pois foi mesmo sacrificante. É um legado raro. Sabemos que é possível. Chico é um ícone, e talvez insuperável, mas cada um pode fazer uma pequena parte disso dentro de seu núcleo de vivencias. Ser um aprendiz de Kardec e multiplicar este conhecimento e esta filosofia, modificando mentes e consciências para o bem. Pude ser testemunha dos frutos do amor em pessoas de todas as condições.

Segundo, sobre o fato de como o caos reinante antes do início dos trabalhos não eclodiu em reclamações e problemas. Muitos vieram de longe, e como nós outros também esperaram horas. Nosso grupo esperou mais de seis só pra o início. Ninguém que estava no fim da fila, ou fora da casa pode conter sua ansiedade para “se aproximar”. Foi uma falta de respeito para aqueles que chegaram antes, mas em termos de Brasil, isto nos é até “normal”. Aqueles que como eu estava mais a frente ficaram como em uma lata de sardinha, e não havia espaço para se erguer seu próprio braço sem ter que pedir licença ao lado. Mas não houve caos emocional pela aflição e transtornos que passavam as crianças e os idosos (e não havia o que fazer para lhes dar mais conforto)  mas ele esteve iminente em alguns momentos, principalmente quando soubemos que Chico estava entrando. Houve mais ansiedade de se ir para frente, mas o ambiente mudou. Alguns ambientes não permitem algumas vibrações inferiores.

A sensação energética da “presença” de Chico no ambiente era notável. A psicoesfera  dessa presença e essa proximidade contribuiu para modificar o ambiente entre nós, as “sardinhas”. Com o início dos trabalhos o ambiente se modificou ainda mais, e agora as sardinhas estavam todas em prece, felizes e gratas por estar ali dividindo aquele momento e minha sensação é que não havia diferença entre o ambiente de dentro e o de fora da sala. Fiquei impressionado e extremamente feliz por todos nós que lá ficamos. Todos receberam algo dele e da equipe espiritual daquela casa abençoada.

Quanto um breve instante pode ensinar? Quanto uma pessoa pode com “o simples” influenciar outras? É difícil traduzir tantas sensações vividas e registradas na memória deste meu único momento com Francisco Candido Xavier, o nosso Chico. Discutir esta quase imponderável sensação dos amigos de consciência espiritualizada e a verdade é o que nos propomos neste mês. Quanto se pode aprender com os outros? Como isso é fundamental para a vivência das lições dos espíritos?

Opiniões e comentários são bem vindos.

muita Paz a todos

Nelson


Registado

Offline Zuleica

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 156
  • Participação: 0
  • Zuleica has no influence.
  • Sexo: Feminino
  • Viver
  • Relevância: +30
Re: Consciência - Estudo Mensal de Outubro 2009
« Responder #2 em: 01 de Outubro de 2009, 02:22 »
  • Citar
+2Gostou?
Muito bom Amigo! ;D

Gostei da sua explanação e contribuição no assunto.

Vc teve um grande privilégio.

Ter tido contato com Chico Xavier.

Esse homem que era frágil fisicamente mas muito forte nas suas convicções e decisões.

    
Contribuindo com o tópico..coloco o pensamento de Joanna de Angelis..


“Adquirir a consciência plena da finalidade da existência na Terra

 constitui a meta máxima da luta inteligente do ser.”

(Livro:  Autodescrobrimento – Joanna de Angelis/Divaldo P.Franco – ed. Leal, pág. 45)

 

O autodescobrimento ou autoconsciência é uma das tarefas mais difíceis e essenciais da vida humana, corpórea ou não. Ao longo de nossas existências somos levados por diversas razões a agir de formas variadas, na direção da luz ou da escuridão. Quanto mais caminhamos na direção da luz mais próximos dela estaremos, assim igualmente em relação à escuridão.

Ao longo do caminho caímos, escorregamos, cansamos, deixamos de lado, fingimos não ver algo e ignoramos outras tantas. Este processo pode levar à uma consciência culpada àqueles que se comprometeram com o caminho evolutivo e por outro lado, nada representar àqueles que ainda não despertaram para esse processo.

Ocorre também pensarmos que em uma única existência podemos saldar todas as nossas dívidas e entrarmos em angústia por falta de tempo. Se pensarmos que viemos de longe e para longe iremos, nosso prazo se dilata, não é? Pois não seria interessante aproveitar esta oportunidade para caminhar de forma consciente e aproveitá-la para o aprimoramento?

A consciência plena da finalidade da existência na terra não será adquirida em uma única existência, será alcançada ao longo de um processo contínuo a partir do momento em que o ser humano, encarnado ou não, começar a perceber-se e pensar sobre si mesmo, sua individualidade, suas responsabilidades para consigo, para com os outros, e sua participação no mundo. Devemos ter a consciência plena como meta a ser alcançada em algum momento de nossas existências.

Mas não basta apenas pensar, é necessário agir e transformar aspectos que antes eram considerados negativos em positivos. A mudança de atitude é fundamental no processo de evolução.


Abç

« Última modificação: 01 de Outubro de 2009, 02:35 by Zuleica »
Registado

Offline nelsonmt

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 282
  • Participação: 0
  • nelsonmt is looked down upon.
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +171
Re: Consciência - Estudo Mensal de Outubro 2009
« Responder #3 em: 01 de Outubro de 2009, 12:33 »
  • Citar
+2Gostou?
Zuleica e amigos do forum

A busca de uma consciência plena de nossa trajetória como encarnados, tanto emocional, mental, como espiritual é o tema deste mês. E há aspectos deste processo que só podemos apreender dentro do contexto de uma história e outras apenas na convivência com outras pessoas com o mesmo objetivo. Sair assim da impressão do papel para a impressão da própria alma...

Sua colocação é muito feliz e vamos aprofundar todas estas questões juntos

Citação de: Zuleica em 01 de Outubro de 2009, 02:22


A consciência plena da finalidade da existência na terra não será adquirida em uma única existência, será alcançada ao longo de um processo contínuo a partir do momento em que o ser humano, encarnado ou não, começar a perceber-se e pensar sobre si mesmo, sua individualidade, suas responsabilidades para consigo, para com os outros, e sua participação no mundo. Devemos ter a consciência plena como meta a ser alcançada em algum momento de nossas existências. 


"...começar a perceber-se e pensar sobre si mesmo, sua individualidade, suas responsabilidades para consigo, para com os outros, e sua participação no mundo."

é isso mesmo!



Muita Paz a todos

Nelson



Registado

Offline nelsonmt

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 282
  • Participação: 0
  • nelsonmt is looked down upon.
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +171
Re: Consciência - Estudo Mensal de Outubro 2009
« Responder #4 em: 01 de Outubro de 2009, 12:39 »
  • Citar
+1Gostou?
Amigos do fórum


Em conjunto com a importância da consciência espírita na sociedade, e a relevância de serviços que um espírita presta a seus familiares e amigos, estamos trabalhando o conceito de Consciência de forma que possamos abranger todos seus significados e, portanto seu uso dentro da doutrina dos espíritos.

Na doutrina este estudo se fundamenta da questão número 621 de O Livro dos Espíritos. Compreender esta resposta é nosso propósito também neste mês

Para começar a lançar luzes em nosso caminho preparei referencias sobre o conceito na Bíblia e em Alan Kardec pela questão da distancia do emprego moderno do conceito Consciência. Na obra de Francisco C Xavier, o nosso respeitável Chico, não teremos dificuldades do uso atual.

Publicarei uma seqüência de mensagens para que todos nós nos situemos no problema. E este problema é: encontrar um sinônimo (palavra equivalente em sentido) atual para as expressões que foram usadas em outro tempo por Jesus, os Apóstolos e Kardec, e pelos seus tradutores. E ao mesmo tempo nos atualizar com os conceitos modernos.

Observação 1: Não tenho interesse em substituir as palavras aos textos da Bíblia ou de Kardec, mas confrontá-los com os atuais. A interpretação melhor caberá a cada um. O assunto é complexo, e apenas nos aproximaremos dele neste mês, mas deixaremos pistas de um caminho. Acredito que os sinônimos aplicáveis poderão ser mais de um, como veremos ao longo do estudo. Minha pretensão é contribuir com a doutrina, contando com os comentários de todos os leitores e com isso encontrar um sentido que ilumine a compreensão e aplicação dela para aqueles que procuram por respostas


Modernamente consciência é uma função mental, que se relaciona com a atividade cortical e voluntária do cérebro. Na próxima semana abordaremos juntos a questão do conceito de consciência pela ciência atual. Na seqüência desta mensagem tenho que apresentar alguns destes conceitos modernos para nossa comparação. Mas nessa, no início, temos que nos situar dentro da doutrina dos espíritos. Alem do conceito na Bíblia, teremos todos à disposição um material com o conceito nos cinco livros da doutrina, que facilitará o debate e as opiniões formuladas.

Observação 2: Este material a que me refiro acima, é o registro de um pequeno contexto em que as palavras sinônimo à consciência foram empregadas. Na Bíblia são versículos e em Kardec este contexto não é restrito ao formato das questões usadas comumente por todos, mas o “pinçamento” dele do texto, podendo abranger mais de uma questão, ou apenas uma parte dela. Alguns contextos são relevantes outros não. Mas todos revelam o uso da palavra pelo seu autor/ tradutor 
Para facilitar a fluidez da leitura no estudo farei uso apenas da parte relevante (na minha opinião) dele, e o material completo ficará em anexo, no link ao rodapé de cada postagem e também em um Tema Livre  "Apoio de Consciência" que criarei exclusivamente para este fim, ou seja, conter a minúcia. Poderemos todos fazer uso deste material completo de apoio com o número do contexto de referencia da obra, porem é importante realçar que o sentido de uma palavra está intrinsecamente ligado ao contexto da frase, do parágrafo, do capítulo, da obra e do tempo histórico de sua publicação.


Voltando ao problema que nos propomos... No cerne da questão 621 temos a proposta do uso da consciência na página 425 (referencia 68 de OLE - FEB) e desejo que todos os leitores estudem para compreender com profundidade o texto de Santo Agostinho, e na seqüência o comentário de A. Kardec. Este será ponto relevante onde ficaremos um dos alicerces para nosso estudo e de onde podemos tecer sempre comentários e opiniões no contraponto ao que se refere à doutrina.

Não desejo fazer postagens longas então terei que dividir a questão desta semana em várias. Na continuação desta estão os conceitos modernos iniciais da palavra Consciência e o texto completo de Santo Agostinho do uso dela.

Um bom estudo para todos e muita Paz.

Nelson



Registado

Offline nelsonmt

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 282
  • Participação: 0
  • nelsonmt is looked down upon.
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +171
Re: Consciência - Estudo Mensal de Outubro 2009
« Responder #5 em: 01 de Outubro de 2009, 13:14 »
  • Citar
+1Gostou?
Amigos do Fórum

Uma discussão atual sobre o tema Consciência, e seus fatores intrinsecos levam em consideração muitos fatores e conceitos. Não haverá tempo para todos neste mês, e fixaremos nossa atenção principalmente nos conceitos de Mente e função mental, Percepção, Intuição, Processo Cognitivo, e Introspecção.

“A consciência é uma qualidade da mente, considerando abranger qualificações tais como subjetividade, auto-consciência, sentiência, sapiência, e a capacidade de perceber a relação entre si e um ambiente. É um assunto muito pesquisado na filosofia da mente, na psicologia, neurologia, e ciência cognitiva.


Consciência é uma qualidade psíquica, isto é, que pertence à esfera da psique humana, por isso diz-se também que ela é um atributo do espírito, da mente, ou do pensamento humano. Ser consciente não é exatamente a mesma coisa que perceber-se no mundo, mas ser no mundo e do mundo, para isso, a intuição, a dedução e a indução tomam parte.


Processo cognitivo é a realização das funções estruturais da representação (idéia ou imagem que concebemos do mundo ou de alguma coisa) ligadas a um saber referente a um dado objeto. Constitui na execução em conjunto das unidades do saber da consciência, que foram baseados nos reflexos sensoriais, representações, pensamentos e lembranças, com o processo mental que consiste em escolher ou isolar um determinado aspecto de um estado de coisas relativamente complexas, a fim de simplificar a sua avaliação, classificação ou para permitir a comunicação do mesmo através da abstração.


Filosofia da mente é o estudo filosófico dos fenômenos psicológicos, incluindo investigações sobre a natureza da mente e dos estados mentais em geral. A filosofia da mente envolve estudos metafísicos sobre o modo de ser da mente, sobre a natureza dos estados mentais e sobre a consciência. Envolve estudos epistemológicos sobre o modo como a mente conhece a si mesma e sobre a relação entre os estados mentais e os estados de coisa que os mesmos representam (intencionalidade), incluindo estudos sobre a percepção e outros modos de aquisição de informação, como a memória, o testemunho (fundamental para a aquisição da linguagem) e a introspecção.


Envolve ainda a investigação de questões éticas como a questão da liberdade, normalmente considerada impossível caso a mente siga, como tudo o mais, leis naturais.


Quando escolhemos alguma coisa o fazemos livremente?


A resposta é não, se estados mentais são redutíveis a estados físicos  Identificar a mente com entidades ou propriedades físicas é uma forma direta de materialismo, assim como alegar que a psicologia é redutível à biologia e, finalmente, à física. Nesse caso, estados mentais respeitam as mesmas leis da natureza seguidas por todo o resto do universo.


   
A fonte destes conceitos iniciais é da wikipédia sendo de fácil acesso na internet, e já vemos alguns conflitos com a corrente materialista da ciencia que imagina a consciencia fruto apenas de sinapses e substancias químicas, fruto da seleção e combinação de DNA.

Mas estamos aqui para isso: discutir. Vamos em frente.

Muita Paz a todos

Nelson


« Última modificação: 01 de Outubro de 2009, 13:16 by nelsonmt »
Registado

Offline nelsonmt

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 282
  • Participação: 0
  • nelsonmt is looked down upon.
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +171
Re: Consciência - Estudo Mensal de Outubro 2009
« Responder #6 em: 01 de Outubro de 2009, 13:42 »
  • Citar
+1Gostou?
Amigos do Fórum

Continuando a colocar algumas definições iniciais e correntes na intenet e ainda da Wikipédia, temos a de Consciência Moral, Percepção, Intuição e Introspecção


Consciência, no aspecto moral, é a capacidade que o homem tem de conhecer não apenas valores e mandamentos morais mas de aplicá-los em diferentes situações.


A consciência moral tem alguns pressupostos que são a consciência psicológica que tem dentro de si, o outro, a realidade, a transcedência e a si mesmo. A consciência moral supõe uma hierarquia de valores, e também uma finalidade do acto seja ele bom ou mau. Ela consiste na capacidade do ser humano observar a própria conduta e formular juízos sobre os actos passados, presentes e as intenções futuras. E depois de julgar, o homem tem condições de escolher, dentre as circunstâncias possíveis, seu próprio caminho na vida.


Consciência moral: -ratifica no intimo as normas que vêm de fora; -exerce a sua autonomia face aos actos e ao mundo.


Temos também a consciência social e pessoal que vem formar a consciência moral, dentro de uma tensão nas dimensões do ser humano.


A consciência moral pode ser vista como um juiz, ou uma voz interior que ora gera em nós sentimentos de nostalgia e prazer, como também grandes remorsos e arrependimentos. Esta é uma caracteristica que nos é dada pela própria natureza, e que deve de ser ouvida e seguida, porque ela pressupoe o que é para cada individuo o correcto e o incorrecto, ou seja, actua como uma bússola interior, emite conselhos e orienta a acção, indica-nos o melhor caminho. Diz-nos: "Deves de fazer isto!" ou "Não deves fazer isto!". Mas no fim, em casos extremos ela vinga-se e leva-nos por caminhos errados, gerando os tais sentimentos de culpa e arrependimento. Isto assim mostra-nos que a consciência moral, é a consciência de que nem todas as possibilidades "ouvidas" são igualmente valiosas.


Percepção

Em psicologia, neurociência e ciências cognitivas, percepção é a função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais, a partir de histórico de vivências passadas. Através da percepção um indivíduo organiza e interpreta as suas impressões sensoriais para atribuir significado ao seu meio. Consiste na aquisição, interpretação, seleção e organização das informações obtidas pelos sentidos. A percepção pode ser estudada do ponto de vista estritamente biológico ou fisiológico, envolvendo estímulos elétricos evocados pelos estímulos nos órgãos dos sentidos. Do ponto de vista psicológico ou cognitivo, a percepção envolve também os processos mentais, a memória e outros aspectos que podem influenciar na interpretação dos dados percebidos.

Intuição

Em filosofia, intuição é o processo de apreensão racional não-discursiva de um fenômeno ou de uma relação. Se a razão discursiva se caracteriza por um processo paulatino que culmina numa conclusão, a intuição é compreensão directa, imediata de algo.

"Não existe nenhum caminho lógico para a descoberta das leis do Universo - o único caminho é a intuição" - frase atribuída a Albert Einstein (1879-1955)

A Introspecção

No sentido restrito da palavra propõe o conhecimento das emoções através da observação interna e reflexão por parte do próprio sujeito. O indivíduo é ao mesmo tempo sujeito do conhecimento e objecto de estudo num processo de auto-observação.



Estes são os conceitos iniciais de nosso debate. Colocarei agora a questão que temos pela frente em relação à interpretação dos textos clássicos. Não os encontraremos neles, mas  em todos encontramos palavras que se referem ao processo percptivel e de compreensão de uma realidade.

Muita Paz a todos

Nelson


« Última modificação: 01 de Outubro de 2009, 13:46 by nelsonmt »
Registado

Offline dim-dim

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 3278
  • Participação: 37
  • dim-dim is awe-inspiring!dim-dim is awe-inspiring!dim-dim is awe-inspiring!dim-dim is awe-inspiring!dim-dim is awe-inspiring!dim-dim is awe-inspiring!dim-dim is awe-inspiring!dim-dim is awe-inspiring!dim-dim is awe-inspiring!dim-dim is awe-inspiring!dim-dim is awe-inspiring!dim-dim is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +469
Re: Consciência - Estudo Mensal de Outubro 2009
« Responder #7 em: 01 de Outubro de 2009, 14:23 »
  • Citar
+2Gostou?

Consciência passou a existir em nós quando o pensamento se tornou consciente dele próprio.

Os outros seres também usam o pensamento simplesmente não são conscientes dele.

Fiquem bem

Registado

Offline SB

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 2045
  • Participação: 19
  • SB is awe-inspiring!SB is awe-inspiring!SB is awe-inspiring!SB is awe-inspiring!SB is awe-inspiring!SB is awe-inspiring!SB is awe-inspiring!SB is awe-inspiring!SB is awe-inspiring!SB is awe-inspiring!SB is awe-inspiring!SB is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Todos n
  • Relevância: +130
Re: Consciência - Estudo Mensal de Outubro 2009
« Responder #8 em: 01 de Outubro de 2009, 14:33 »
  • Citar
+1Gostou?
Olá,

Peço desculpa pela minha não compreensão. Mas não entendi o intuito verdadeiramente, do Topico que deu inicialmente a este Estudo, sendo que tornar consciente ou ser consciente é reconhecido internamente e são distintas. Não entendi o facto das leituras recomendadas, nem da busca de conceitos... :P

As informações que nos sao externas, podem fazer ressonância, no entanto nao faz de nós mais ou menos Conscientes verdadeiramente, apenas informam/formam algo em nós, nos torna conscientes de algo, podendo nao ser de nós ...sermos conscientes é outra coisa... sermos conscientes é sermos mais autenticos conosco...

E sim, percebi que se trata de saber ou estudar sobre Consciencia, mas de facto nao entendi o conteudo espiritual da questao (volto a referir), desculpem-me.

A Consciencia, meus amigos, saberemos o que será em nós, quando percebermos que o Sentir nao é o mesmo do que Saber.

Para reconhecermos a Consciencia em nós, deveriamos dar mais crédito, á aceitação ao invés da resignação, por exemplo...

Para tornar mais clara a consciencia do que somos, sermos entao Conscientes, deveriamos primeiro nos desapegar dos preconceitos imposto por uma sociedade ate mesmo pela Doutrina, livres, podemos ter consciencia daquilo que somos, e dar hipoteses aquela frase que as vezes oiço (muito pouco) eu nao sou o que penso que sou, mas sou o que penso e por isto, entanto eu ainda pergunto: - Saberás o que és? Entao, como saberás que és Consciente?  ;)

Ter consciencia de...não nos faz Ser mais Conscientes ;)

Ter e Ser...o que será isto, em relação á Consciencia, ou, em relação a Deus?  :D


Citar
Questão 621. Onde está escrita a lei de Deus?

 “Na CONSCIÊNCIA.”




Abraços e bons estudos ;)

« Última modificação: 01 de Outubro de 2009, 15:30 by SB »
Registado
S

Offline nelsonmt

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 282
  • Participação: 0
  • nelsonmt is looked down upon.
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +171
Re: Consciência - Estudo Mensal de Outubro 2009
« Responder #9 em: 01 de Outubro de 2009, 15:56 »
  • Citar
+1Gostou?
Amigos do Fórum,

Edna Soares, esta é uma linda mensagem que aponta exatamente para o problema: A construção de uma consciência. Não basta admirar Chico, e tantos outros, mas lhes seguir os passos. Mais do que elogiar nossos ídolos de consciencia social, ou espiritual (é necessário o exemplo) como chegamos lá?

Dim-dim voce está correto.

Amigos SB, pois é! Sei que está confuso... e peço a paciencia dos amigos. Quando me propuz a falar deste encontrei muitas possibilidades de abordagem. Se conseguir transmitir aos amigos aquilo que aprendi neste processo de estudo e preparação ficrei muito satisfeito, mas sei da complexidade de abordar este conceito. E exatamente por isso que ele é fundamental. Cada um tem a sua e vivemos com ela para o melhor ou o pior. Não esgotaremos o problema e nem faremos aqui o que cada um tem que fazer por sí, para conquistar sua própria consciência. Mas qual é esse problema, onde emperra, e soluções possiveis, bem como a visão terapeutica da doutrina conversaremos.

Precisamos ser muito lúcidos em empregar palavras e suas implicações na mente, mas muitas vezes o problema é de interpretação básica de conceitos na lingua portuguesa. Este tema é para esmiuçar as possibilidades de uso da palavra Conciência. Compreender ela dentro da doutrina. Aprender com os estudos recentes da ciencia sobre ela.
Preciso de ajuda na discussão de especialista em: linguistica, da doutrina, e mesmo aqueles que labutam seriamente na reforma intima, no processo de auto conhecimento nos trazendo textos e mais referencias, para que juntos exploremos este universo.

E suas colocações são corretas, e este começo será mesmo muito confuso, dado a complexidade do assunto e várias informações serão colocadas. Aos leitores peço o acompanhamento mas a última semana será para a Sintese de tudo que coletamos juntos.

Mas acredito que tenho material para ajudar aqueles que procuram por respostas, em busca de uma Paz interior que pode ser alcançada,pelo processo da doutrina. Este é meu desafio pessoal. Mas conto com paciencia e ajuda neste . Mas assim como voce qualquer leitor pode se colcoar em suas dúvidas a qualquer momento que procurarei situar melhor o problema.

Muta paz a todos

Nelson
 

Registado

Offline nelsonmt

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 282
  • Participação: 0
  • nelsonmt is looked down upon.
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +171
Re: Consciência - Estudo Mensal de Outubro 2009
« Responder #10 em: 01 de Outubro de 2009, 16:16 »
  • Citar
+1Gostou?
Amigos do Fórum,


A partir das definições atuais de consciência (nosso tema pela questão 621 OLE), e das funções mentais, de aprender passando pelo processo cognitivo nos vemos diante das lições e mensagens do Mestre.

Observação 1: Tenho quatro Bíblias. Elas são diferentes no uso das palavras pelo tradutor e pela corrente de pensamento que segue. Não cabe ao tema discutir uso das palavras em cada uma delas. Tenho que escolher uma para nosso estudo e depois comparar passagem por passagem em cada uma para buscar o sentido entendido por cada tradutor das outras. Em cada sentido há uma lição.
Faremos uso da mais prática que me aponta indícios de problemas de interpretação e uso das palavras diferentes pelos tradutores. Para este estudo de caça palavras uso uma Bíblia digital disponível para download e grátis. Sua grande vantagem é permitir copiar e colar os textos, alem de permitir localizar palavras. É muito útil ao estudo.

(*) Esta Bíblia é: “Auto ajuda através da Bíblia” de Ismael a. R. Vieira. Disponível em vários sites. Minha versão é 2G de 1996. Na minha versão o tradutor não é citado. Onde encontrar:

http://superdownloads.uol.com.br/download/33/auto-ajuda-atraves-biblia/

Coloco isso porque teremos divergência de conteúdo da bíblia de cada um e todos devem consultar mesmo a sua e procurar estas palavras.  Peço aos amigos que nos apeguemos ao importante, neste momento, da questão proposta pelo tema, e que não é exatamente discutir tradução do grego, aramaico etc...


Neste material (*) bíblico usando a função “localizar” procurei pela palavra “consciência”, e para minha surpresa encontrei. Mas ela não se encontra nos textos evangélicos de Marcos, Lucas, Mateus e João, e sim a partir dos Atos dos Apóstolos. Aparentemente é introduzida nos textos por Paulo, mas foi usada por Pedro também segundo esta versão.

Selecionei para os amigos todos os versículos onde ela é citada.  Esta relação esta no rodapé desta página (**), e publicada no tema livre “Apoio a Consciência”. Cabe estudo e reflexão o uso dela pelos Apóstolos, frente aos conceitos atuais.

Exemplo:

2 - Consciência - Bíblia - Atos 24 - 16 Por isso procuro sempre ter uma consciência sem ofensas diante de Deus e dos homens.
14 - Consciência - Bíblia - I I Coríntios 4 - 2 pelo contrário, rejeitamos as coisas ocultas, que são vergonhosas, não andando com astúcia, nem adulterando a palavra de Deus; mas, pela manifestação da verdade, nós nos recomendamos à consciência de todos os homens diante de Deus.
15 - Consciência - Bíblia - II Coríntios 5 - 11 Portanto, conhecendo o temor do Senhor, procuramos persuadir os homens; mas, a Deus já somos manifestos, e espero que também nas vossas consciências sejamos manifestos.

Da mesma forma procurei pelas palavras “Mente” e “Percep” (procurando por percepção e perceptível, ou mesmo imperceptível)


A palavra “mente” ocorre no sentido de “..ter em mente” (ter um pensamento?) descrevendo uma fala de Herodes, sobre João Batista, mas ela não foi usada por Jesus. Nos atos também ela é citada mais vezes. Os versículos citados também estão a disposição dos amigos.

Exemplos:

1 - Mente - Bíblia - Marcus 6 - 20 porque Herodes temia a João, sabendo que era varão justo e santo, e o guardava em segurança; e, ao ouvi - lo, ficava muito perplexo, contudo de boa mente o escutava.
2 - Mente - Bíblia - João 6 - 21 Então eles de boa mente o receberam no barco; e logo o barco chegou à terra para onde iam.

A raiz da palavra percepção – “percep” – e seus derivados não encontrei, mas existe algumas com a raiz “perceb” de perceber e perceberam (e estas eu não inclui na relação)

Minha impressão sobre as falas registradas de Jesus, pelos quatro apóstolos é que ele fez uso da palavra “Coração” no sentido de consciência e de mente. Este uso é constante pelo tradutor (*) desde o livro da Genesis no Velho Testamento.

São centenas de versículos com a palavra coração, mas procurei registrar para os amigos aqueles citados por Jesus.


Exemplo:

1 - Coração - Biblia - Mateus 5 - 8 Bem - aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus.
6 - Coração - Biblia - Mateus 13 - 15 Porque o [coração] deste povo se endureceu, e com os ouvidos ouviram tardamente, e fecharam os olhos, para que não vejam com os olhos, nem ouçam com os ouvidos, nem entendam com o coração, nem se convertam, e eu os cure.
24 - Coração - Biblia - Lucas 2 - 19 Maria, porém, guardava todas estas coisas, meditando - as em seu coração.
37- Coração - Biblia - João 14 - 27 Deixo - vos a paz, a minha paz vos dou; eu não vo - la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.

No caso da Bíblia procurei pela palavra ”inteligen” obviamente para encontrar o uso da palavra inteligência naqueles tempos pela visão do tradutor. Fiquei surpreso encontrando apenas 11 ocorencias.
Exemplo:
1 - Inteligen - Biblia - Lucas 6. - 47 E todos os que o ouviam se admiravam da sua inteligencia e das suas respostas.
7 - Inteligen - Biblia - Jeremias 3 - 15 e vos darei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com ciência e com inteligência.
3 - Inteligen - Biblia - Provérbios 15 - 14 O coração do inteligente busca o conhecimento; mas a boca dos tolos se apascenta de estultícia.

Procuremos o espírito das palavras não apenas no versículo mas em todo capítulo de cada livro. Procuremos estudar o pensamento de Jesus pela mente de vários tradutores, e procurar encontrar sentidos mais precisos. Nos tempos atuais criamos outros conceitos que antigamente eram descritos por uma só palavra.

Como disse estamos propondo aprofundar a compreensão da palavra Consciência.

Esta é uma questão em debate no que se refere a Bíblia, frente aos novos conceitos.


Este é um aspecto do problema da questão 621. vamos em frente

Muita Paz

Nelson




* Consciencia Biblia.doc (46.5 Kb - transferido 1265 vezes.)
Registado

Offline dim-dim

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 3278
  • Participação: 37
  • dim-dim is awe-inspiring!dim-dim is awe-inspiring!dim-dim is awe-inspiring!dim-dim is awe-inspiring!dim-dim is awe-inspiring!dim-dim is awe-inspiring!dim-dim is awe-inspiring!dim-dim is awe-inspiring!dim-dim is awe-inspiring!dim-dim is awe-inspiring!dim-dim is awe-inspiring!dim-dim is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +469
Re: Consciência - Estudo Mensal de Outubro 2009
« Responder #11 em: 01 de Outubro de 2009, 17:17 »
  • Citar
+1Gostou?

Consciência

Nós só somos conscientes de tudo que nos rodeia apenas quando achamos necessário!

A nossa essência é perceber o mundo que nos rodeia, e o nosso bem mais elevado em relação aos outros seres é a consciência, é refletirmos sobre o que percebemos.

Jesus Cristo compreendia muito bem a forma de pensar das pessoas ( consciência ). Ele foi e é um bom Mestre porque sabia que cada pessoa só pode compreender as coisas a partir de sua perspectiva pessoal. Por isso ele ensinava por meio de parábolas.

A parábola ajuda-nos a entender a realidade através de um conto, dessas parábolas tiramos as verdades que o nosso, de cada um, entendimento for capaz.

Por exemplo aos 20 anos essas parábolas dão-nos um entendimento mas 10 anos depois dão-nos outro e assim sucessivamente.

Quantos livros eu li quando tinha vinte anos que pouco entendia e agora passados mais vinte e tal anos fazem todo o sentido

Não sei quem o disse mas costuma-se dizer "o que não entendes hoje amanhã entenderás"...

Fiquem bem

Registado

Offline nelsonmt

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 282
  • Participação: 0
  • nelsonmt is looked down upon.
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +171
Re: Consciência - Estudo Mensal de Outubro 2009
« Responder #12 em: 01 de Outubro de 2009, 18:26 »
  • Citar
+1Gostou?
Amigos do Fórum

Obrigado Dim-dim, é esta a questão:


” Jesus Cristo compreendia muito bem a forma de pensar das pessoas ( consciência ). Ele foi e é um bom Mestre porque sabia que cada pessoa só pode compreender as coisas a partir de sua perspectiva pessoal. Por isso ele ensinava por meio de parábolas.”


Jesus não usou da palavra “consciência (*)” mas vez uso de outras com o mesmo sentido, como por exemplo “coração”.

Quando Jesus nos conta a parábola do semeador (Mateus 13, Marcos 4,  Lucas 8, e OESE Capítulo Sede Perfeitos, pag 276 FEB) não está falando da consciência e da mente?

Hoje não podemos falar que o processo cognitivo de compreensão, e uma “tomada de consciência completa” falhou?

Obviamente há aquele que não tem motivação, mas há aqueles que precisam superar suas próprias dificuldades e precisam de ajuda para apreender as verdades espirituais. Entre elas a função de auto conhecimento que a consciência nos permite. Mas neste processo de ajuda é muito importante que se verifique onde no processo de aprender ocorre a falha e quanto podemos avançar.

Paralelamente cada um de nós deve procurar saber onde está ocorrendo a nossa falha de aprendizagem. Identificando procurar corrigir.

Quando falamos na qualidade de uma Consciência falamos de qualidade moral.

Como se constrói a moral na consciência?

Nascemos com ela no ciclo das reencarnações, mas como a aprendemos de forma inteligente sem ser no vale de lágrimas e sofrimento?

Muitas vezes o sofrimento era necessário, mas este é o único caminho?


Esta é a questão


Continua...

(*) Segundo a Bíblia que citei.


Registado

Offline nelsonmt

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 282
  • Participação: 0
  • nelsonmt is looked down upon.
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +171
Re: Consciência - Estudo Mensal de Outubro 2009
« Responder #13 em: 01 de Outubro de 2009, 18:56 »
  • Citar
+1Gostou?
Amigos do Fórum,


Continuando...

Não é melhor pensar sobre as leis morais de que devemos aplicar no dia a dia que se trata de um processo cognitivo? Não me falta consciência, e sim aprimorar seus elementos intrínsecos para que ela seja melhor? Como esta capacidade cognitiva pode melhorar?

Hoje existe uma “Ciência da Cognição”.

Não encontrei material sobre ela para apresentar ao Fórum, mas na encontrei a mensagem de Santo Agostinho (OLE) E é  fundamental, e precisamos de atenção nela

919. Qual o meio prático mais eficaz que tem o homem de se melhorar nesta vida e
de resistir à atração do mal?


“Um sábio da antigüidade vo-lo disse: Conhece-te a ti mesmo.”

a) - Conhecemos toda a sabedoria desta máxima, porém a dificuldade está
precisamente em cada um conhecer-se a si mesmo. Qual o meio de consegui-lo?


“Fazei o que eu fazia, quando vivi na Terra: ao fim do dia, interrogava a minha c.o.n.s.c.i.ê.n.c.i.a, passava revista ao que fizera e perguntava a mim mesmo se não faltara a algum dever, se ninguém tivera motivo para de mim se queixar. Foi assim que cheguei a me conhecer e a ver o que em mim precisava de reforma.

Aquele que, todas as noites, evocasse todas as ações que praticara durante o dia e inquirisse de si mesmo o bem ou o mal que houvera feito, rogando a Deus e ao seu anjo de guarda que o esclarecessem, grande força adquiriria para se aperfeiçoar, porque, crede-me, Deus o assistiria. Dirigi, pois, a vós mesmos perguntas, interrogai-vos sobre o que tendes feito e com que objetivo procedestes em tal ou tal circunstância, sobre se fizestes alguma coisa que, feita por outrem, censuraríeis, sobre se obrastes alguma ação que não ousaríeis confessar. Perguntai ainda mais: “Se aprouvesse a Deus chamar-me neste momento, teria que temer o olhar de alguém, ao entrar de novo no mundo dos Espíritos, onde nada pode ser ocultado?”

“Examinai o que pudestes ter obrado contra Deus, depois contra o vosso próximo e, finalmente, contra vós mesmos. As respostas vos darão, ou o descanso para a vossa c.o.n.s.c.i.ê.n.c.i.a, ou a indicação de um mal que precise ser curado.”

“O conhecimento de si mesmo é, portanto, a chave do progresso individual. Mas, direis, como há de alguém julgar-se a si mesmo? Não está aí a ilusão do amor-próprio para atenuar as faltas e torná-las desculpáveis? O avarento se considera apenas econômico e previdente; o orgulhosos julga que em si só há dignidade.

Isto é muito real, mas tendes um meio de verificação que não pode iludir-vos. Quando estiverdes indecisos sobre o valor de uma de vossas ações, inquiri como a qualificaríeis, se praticada por outra pessoa.

Se a censurais noutrem, não na poderia ter por legítima quando fordes o seu autor, pois que Deus não usa de duas medidas na aplicação de Sua justiça. Procurai também saber o que dela pensam os vossos semelhantes e não desprezeis a opinião dos vossos inimigos, porquanto esses nenhum interesse têm em mascarar a verdade e Deus muitas vezes os coloca ao vosso lado como um espelho, a fim de que sejais advertidos com mais franqueza do que o faria um amigo.

Perscrute, conseguintemente, a sua c.o.n.s.c.i.ê.n.c.i.a aquele que se sinta possuído do desejo sério de melhorar-se, a fim de extirpar de si os maus pendores, como do seu jardim arranca as ervas daninhas; dê balanço no seu dia moral para, a exemplo do comerciante, avaliar suas perdas e seus lucros e eu vos asseguro que a conta destes será mais avultada que a daquelas. Se puder dizer que foi bom o seu dia, poderá dormir em paz e aguardar sem receio o despertar na outra vida. “Formulai, pois, de vós para convosco, questões nítidas e precisas e não temais multiplicá-las.

Justo é que se gastem alguns minutos para conquistar uma felicidade eterna. Não trabalhais todos os dias com o fito de juntar haveres que vos garantam repouso na velhice? Não constitui esse repouso o objeto de todos os vossos desejos, o fim que vos faz suportar fadigas e privações temporárias? Pois bem! Que é esse descanso de alguns dias, turbado sempre pelas enfermidades do corpo, em comparação com o que espera o homem de bem? Não valerá este outro a pena de alguns esforços?

Sei haver muitos que dizem ser positivo o presente e incerto o futuro. Ora, esta exatamente a idéia que estamos encarregados de eliminar do vosso íntimo, visto desejarmos fazer que compreendais esse futuro, de modo a não restar nenhuma dúvida em vossa alma. Por isso foi que primeiro chamamos a vossa atenção por meio de fenômenos capazes de ferir-vos os sentidos e que agora vos damos instruções, que cada um de vós se acha encarregado de espalhar.

Com este objetivo é que ditamos O Livro dos Espíritos.”

SANTO AGOSTINHO. 

 Muitas faltas que cometemos nos passam despercebidas. Se, efetivamente, seguindo o conselho de Santo Agostinho, interrogássemos mais amiúde a nossa c.o.n.s.c.i.ê.n.c.i.a, veríamos quantas vezes falimos sem que o suspeitemos, unicamente por não perscrutarmos a natureza e o móvel dos nossos atos.

A forma interrogativa tem alguma coisa de mais preciso do que qualquer máxima, que muitas vezes deixamos de aplicar a nós mesmos. Aquela exige respostas categóricas, por um sim ou não, que não abrem lugar para qualquer alternativa e que são outros tantos argumentos pessoais. E, pela soma que derem as respostas, poderemos computar a soma de bem ou de mal que existe em nós.

A.   Kardec



Registado

Offline dim-dim

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 3278
  • Participação: 37
  • dim-dim is awe-inspiring!dim-dim is awe-inspiring!dim-dim is awe-inspiring!dim-dim is awe-inspiring!dim-dim is awe-inspiring!dim-dim is awe-inspiring!dim-dim is awe-inspiring!dim-dim is awe-inspiring!dim-dim is awe-inspiring!dim-dim is awe-inspiring!dim-dim is awe-inspiring!dim-dim is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +469
Re: Consciência - Estudo Mensal de Outubro 2009
« Responder #14 em: 01 de Outubro de 2009, 19:53 »
  • Citar
+1Gostou?


A minha pequena contribuição para esse sistema cognitivo, que bem que lhe poderia chamar a parte social da percepção, esse sistema cognitivo tem por base toda a cultura que nos foi ensinada desde crianças.

A cognição é a interpretação de dados sensoriais.

A cognição é um sistema taxionômico no qual as respostas são classificadas junto com a interpretação de dados sensoriais.

Também é o mais buscado na meditação, a interrupção voluntária deste sistema cognitivo.

Os yoguis os xamãs e outros meditadores afirmam que quando essa interrupção ocorre conseguem ver a energia como ela flui no universo.

Pois quando a cognição, esse sistema de interpretação de dados sensoriais é interrompido, cai-se no silêncio e o conhecimento passa a ser automático e instantâneo.

Paz e luz

Registado


  • Responder
  • Imprimir
Páginas: [1] 2 3 ... 25   Ir para o topo
« anterior seguinte »
 

Comente no facebook

Assuntos relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
Sugestões de temas para o estudo mensal

Iniciado por Forum Espirita « 1 2 » Sugestões

24 Respostas
16658 Visualizações
Última mensagem 27 de Dezembro de 2012, 12:17
by Heinz Roland jakobi
Estudo Mensal de Janeiro de 2014 - A Vingança

Iniciado por Kazaoka « 1 2 ... 7 8 » Estudos mensais

115 Respostas
46947 Visualizações
Última mensagem 05 de Março de 2014, 05:26
by Brenno Stoklos
Na casa do Pai há muitas moradas

Iniciado por Antonio Renato « 1 2 ... 6 7 » O Evangelho Seg. Espiritismo

95 Respostas
16355 Visualizações
Última mensagem 31 de Agosto de 2015, 12:37
by Antonio Renato
Estudo do mês de Outubro

Iniciado por Antonio Renato « 1 2 ... 8 9 » Estudos mensais

127 Respostas
17448 Visualizações
Última mensagem 25 de Novembro de 2015, 13:18
by Dullius
Estudo Mensal Capítulo VI O Cristo Consolador:

Iniciado por M.Altino « 1 2 3 4 » Estudos mensais

58 Respostas
16348 Visualizações
Última mensagem 30 de Novembro de 2015, 14:04
by Kazaoka

Clique aqui para receber diariamente novidades do Forum Espirita.


Estudos mensais

facebook-icontwitter-icon

O seu e-mail:


 
Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.

Pesquisar assunto



Pesquisa avançada
  • Mobile


    • Powered by SMF 2.0 RC3 | SMF © 2006–2009, Simple Machines LLC