Forum Espirita

*
  • Moderadores
  • Regras
  • Sobre
  • FAQs
  • Contactos
Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
  • Início
  • Pesquisa
  • Contato
  • Salas de Chat
  • Entrar
  • Registe-se
  • Forum Espirita »
  • CODIFICAÇÃO »
  • Estudos mensais »
  • Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não Nascer de novo

Aumentar pontos de Participação:  
O que pensa sobre esta mensagem?
Gostei Não gostei  
Comentar:

« anterior seguinte »
  • Responder
  • Imprimir
Páginas: 1 2 3 [4] 5 6   Ir para o fundo

Autor Tópico: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não Nascer de novo  (Lida 21238 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline zeni

  • Mundo Feliz
  • *
  • Mensagens: 861
  • Participação: 42
  • zeni is awe-inspiring!zeni is awe-inspiring!zeni is awe-inspiring!zeni is awe-inspiring!zeni is awe-inspiring!zeni is awe-inspiring!zeni is awe-inspiring!zeni is awe-inspiring!zeni is awe-inspiring!zeni is awe-inspiring!zeni is awe-inspiring!zeni is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • A arte de ouvir
  • Relevância: +173
Re: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não Nascer de novo
« Responder #45 em: 12 de Setembro de 2015, 20:43 »
  • Citar
0Gostou?
Re: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não Nascer de novo

- aqui tb não entendi pois se éramos todos iguais porq uns terão mais pressa do que outros para chegar ao objetivo que buscam?

 Resposta: Zeni- Quanto mais rápido se busca  um objetivo não é melhor? Principalmente quando esse objetivo esta relacionado a nossa condição de espíritos puros, e para encontrarmos a nossa verdadeira felicidade a pressa é sempre bem vinda, muitos ainda não se dão conta da verdadeira vida espiritual, por isso agem como se esta vida, seja uma só e terá fim no momento da morte.       

- e porq temos de eliminar nossas impurezas? O que é que nos fez nos torna impuros se antes não éramos?

Resposta: Zeni  Não somos obrigado a eliminar impurezas, e se nos tornamos impuros é pelo mau uso da nossa moral, muitos conseguem se manter puros porque adquiriram bom comportamento tanto moral como espiritual, e o motivo de escolher ser ou não ser é de cada um, muitos não se dão conta de tudo o que se aprende com a doutrina Espírita, nem sabe que ela existe e também não cultuam qualquer seguimento religioso.

Conf: mas porq poderá demorar tanto tempo para chegarmos à compreensão que devemos ter para evoluir, e qual é a causa de nesse tempo todo termos de passar por sofrimentos desesperadores?

Resposta : Zeni – A resposta nesse caso sempre vai ser a de ordem reencarna tória, erros praticado em vidas passadas que nos faz agora agir e pensar assim, não tem outra explicação para que não tenhamos êxito nessa existência sendo que outros seguem perfeitamente entendendo e compreendendo o porque disso acontecer, em minha opinião, muitos não todos já trazem vestígios dessa compreensão de vidas passadas, mas creio que seja por merecimento também.

- a amiga diz que cada um escolhe seu tempo, e tenho de repetir pergunta feita acima: porq uns escolherão tempos diferentes dos outros se somos perfeitamente iguais no momento de nossa criação?

Resposta: Zeni – Aqui eu não entendi a que tempo se refere? Se for o da perfeição, vai sempre depender  da trajetória evolutiva por qual o espírito a de expiar, levando em consideração a maneira como este Espírito vai se comportar nessa caminhada evolutiva.

 Afinal, o que é que surge, de onde surge e qual é a causa que faz surgir isso que destrói aquela perfeita igualdade do início?

Resposta Zeni – oque destrói a igualdade do inicio é a moral que cada Espirito vai desenvolver mediante suas provas, de onde surge? De cada consciência encarnada ou no plano espiritual carrega sua individualidade somando seus erros e acertos.

Resposta: Zeni -

Zeni – O tempo que cada um escolhe, sempre vai ser o necessário para cada evolução, o sofrimento faz parte da depuração, para sempre renascermos melhores e mais leves, e assim por diante, cabe a nós acertar mais e errar menos e lembrando sempre

Conf: mas não é esse o ensinamento da DE! Para a DE todos os sofrimentos decorrem de, propositadamente, escoher mos transgredir as leis de Deus!

- vc diz que Deus e Jesus, nunca nos darão um fardo que não possamos carregar; mas se é assim porq tantos se suicidam por não suportarem seus fardos?

Resposta: Zeni – O suicídio em minha opinião está ligado ao desequilíbrio por questões psicológicas que alguns seres humanos passam a desenvolver em suas trajetórias, muitos que tiram suas vidas acreditam em Deus, mas o descontrole emocional é tão grande que isso se torna distante no momento de pensar e raciocinar ao seu favor, e em muitos casos, também acredito que esteja  ligado a erros de vidas passadas.

Conf (msg ant): Já fomos criados por Deus, tão desequilibrados mentalmente, que só a custa de séculos e milênios de sofrimentos, é que vamos abrir os olhos e entender o que é que devemos fazer para progredir espiritualmente?
 
Resposta Zeni Fomos criados simples e ignorantes, e não desequilibrados mentalmente, colocados em contato com a matéria para fazermos nossa evolução, renascendo quantas vezes forem necessárias.

Zeni: Não fomos criados assim desequilibrados, nós é que desenvolvemos nossas más imperfeições através de erros cometidos em nossas existências terrenas e espiritual, já podíamos estar bem adiantados nessa escala, em condições muito melhores, assim como muitos hoje já estão.

Conf: mas, minha querida, porq é que desenvolvemos tantas e tão monstruosas imperfeições se podemos não desenvolvê-las?

Resposta:Zeni – Aqueles que ainda escolhem percorrer caminhos tortuosos de sofrimento é porque, não conseguem observar sentir ouvir, um poder atrás de tudo o que nos comanda e rege de mais belo nesse planeta que é Deus, e por não ter ainda esse sentimento é que agem dessa forma sempre  sentindo um vazio profundo que não preenche nunca suas expectativas, podem ser o mais rico, ou o mais pobre não tem distinção, enquanto não conseguir encontrar o poder em si mesmo, o poder de Deus, não vai encontrar nenhuma resposta que possa lhe satisfazer a esse respeito infelizmente.
 
Todos as desenvolvem?

Resposta: Zeni – Só aqueles que ainda necessitam passar por determinadas provas, aqueles que já estão mais adiantados vão expiar outros tipos de provas, dentro do padrão a que se está submetido por mérito ou por acerto de contas.
Se não são todos que as desenvolve, porq outros não as desenvolvem?

Resposta: Zeni - Cada Espírito carrega consigo sua individualidade e sua responsabilidade sempre, por todos os atos cometidos, sejam eles para o bem ou para o mal, Deus não interfere em nossas decisões mas nos assiste sempre, e torce pela nossa vitória.

 Qual é a causa de praticarmos tantos erros, se possuímos a liberdade de escolher não praticá-los?

Resposta: Zeni – Os próprios Espíritos Superiores nos ensinam que para todo efeito existe uma causa, e isso só poderá ser solucionado através da reencarnação, não tem outra opção, se causou muitos erros que não foi possivel solucionar ainda quando encarnado, sempre haverá uma nova oportunidade, voltando e terminando o que não foi possivel completar.

Paro por aqui. Com o que está acima já temos muito a raciocinar para entender a doutrina, concorda?
............

Beijuus Zeni.


Registado

Offline lconforjr

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 2727
  • Participação: 381
  • lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!
  • Relevância: +270
  • Cidade: ribeirao preto
  • País: brasil
Re: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não Nascer de novo
« Responder #46 em: 12 de Setembro de 2015, 21:41 »
  • Citar
0Gostou?
Re: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não Nascer de novo

      Ref resp #42 em: 12 09 15, às 10:48, de MAltino

      Altino escreveu ao António:  eu apenas dei o exemplo que quanto podemos entender que tudo acontece pelo nosso Livre Arbítrio e não é nada pessoal  com o nosso amigo  lconforjr foi apenas para lhe fazer sentir como podemos cada um de nós evoluir nesta complicada caminhada da vida...

      Conf: fique tranquilo, amigo Altino, nem mesmo pensei em ter sido pessoal o que vc escreveu. O que acontece, e já lhe disse, é que não consigo entender a doutrina do mesmo modo que vc e os outros estão entendendo. Por exemplo, qto ao livre-arbítrio, porq o dizemos “livre” se ele é completamente “preso” ao passado? Vc mesmo, tente se lembrar, se já fez, em sua vida, alguma escolha que fosse totalmente livre! Se fez, cite-a aqui para que possamos entender que não foi “livre”! Nada escolhemos ou fazemos por nós mesmos e livremente; tudo que pensamos, sentimos, desejamos, decidimos e escolhemos é determinado pela escola da vida!

      Altino: O objetivo da nossa existência é evoluir para alcançarmos  a perfeição.

      Conf: pois está aí a necessidade de fazer mais uma pergunta: é óbvio que só tem de se aperfeiçoar aquilo que se tornou imperfeito, concorda? E se isso é uma verdade, nos diga o que é que nos tornou imperfeitos!

      Altino: Um Espírito para ser perfeito precisa possuir todas as virtudes (por exemplo: amor, respeito, paciência, fé, perdão etc..) e saber aplicá-las; precisa também conhecer todas as ciências e todas as artes e utilizá-las para o bem.

     Conf: pois aí vai outra necessária pergunta. Veja só: todos, doutrinas religiosas, a codificação, os religiosos seguidores do Espiritismo etc, somente dizem “o que fazer”, mas nunca dizem o “como fazer”, concorda? Então tenho de perguntar: “como fazer” para possuir essas virtudes e o mais q vc citou? Onde está esse ensinamento? Vc o conhece? Nas palavras de que Mestre, de que espírito amigo?

      E se essas virtudes dependem de ter amor, como é que devemos fazer pra ter amor? Quem é que sabe “como fazer” para substituir o “desamor” que tem em seu coração, por “amor”? Afinal, a amar e a ter amor no coração ninguém ensina e ninguém aprende, nem com conselhos, nem com ensinamentos, nem com exemplos de quem quer sejam, nem q sejam de Jesus!!

      Altino: Uma única encarnação não é suficiente para que alcancemos toda sabedoria e todo conhecimento necessário para nos tornarmos um Espírito puro (perfeito). Então Deus nos concede a possibilidade de reencarnamos muitas vezes até que tenhamos alcançado o grau de Espíritos puros. Atingida a perfeição, não será mais necessário renascer.

      Conf: tenho de perguntar:

      - porq nos tornamos imperfeitos se, no princípio, não éramos?

      - porq todas essas muitas encarnações têm de vir acompanhadas de tantos e tão terríveis sofrimentos?

      - e qual é a causa de, mesmo tendo o livre-arbítrio, cometermos propositadamente tantos erros em encarnações anteriores que, depois, temos de corrigi-los à força de sofrimentos?

      Altino: Quando tivermos cumprido as tarefas necessárias para o nosso aprendizado neste mundo, poderemos encarnar em mundos mais adiantados?

      Conf: mas porq essas tarefas têm de vir acompanhadas de terríveis sofrimentos?

      Altino: Deus pode impor a reencarnação para aqueles insistentes no mal e desequilibrados.

      Conf: percebeu Altino como é necessário fazer perguntas? Aqui, vai mais uma: porq uns insistem no mal, e outros não?

      Altino: O Planeta Terra é uma escola divina e a reencarnação é o curso repetido de lições necessárias.

      Conf: se o nosso planeta é uma escola divina, porq que ela nos ensina ser maldosos, pervertidos, egoístas, carregados de defeitos e das mais monstruosas imperfeições?

      Altino: O número de reencarnações para cada espírito não é o mesmo, pois uns podem se aperfeiçoar mais rapidamente do que outros, de acordo com sua vontade.

      Conf: parece que já fiz essa pergunta, mas vou fazer de novo: qual é a causa que faz que uns se aperfeiçoem mais rapidamente do que outros? Porq uns se esforçam mais, são negligentes e mais preguiçosos do que outros? Sinceramente não entendo! O que foi que os tornou tão desiguais se eram perfeitamente iguais? E o que é que deforma nosso íntimo e, por isso, exige que façamos uma Reforma Íntima?

      Entendeu porq faço tantas perguntas?

      Um forte abraço para o amigo!
........................


Registado

Offline Antonio Renato

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 2085
  • Participação: 220
  • Antonio Renato is awe-inspiring!Antonio Renato is awe-inspiring!Antonio Renato is awe-inspiring!Antonio Renato is awe-inspiring!Antonio Renato is awe-inspiring!Antonio Renato is awe-inspiring!Antonio Renato is awe-inspiring!Antonio Renato is awe-inspiring!Antonio Renato is awe-inspiring!Antonio Renato is awe-inspiring!Antonio Renato is awe-inspiring!Antonio Renato is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +812
  • Cidade: Recife
  • País: Brasil
Re: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não Nascer de novo
« Responder #47 em: 13 de Setembro de 2015, 01:38 »
  • Citar
0Gostou?
Meu irmão lconforjr, com referência a sua resposta #44, onde questiona a minha resposta
#41 deste estudo,posso lhe dizer o seguinte: Jesus por está além do seu tempo naquela
época, falava então para o povo que o seguia, de uma forma subjetiva, para que houvesse
então uma interpretação. Se observarmos bem veremos que o nosso mestre Jesus nos
seus sermões e ensinamentos se colocava desta maneira, por isso não era por todos bem
compreendido. Por outro lado esse mesmo povo por não está no mesmo patamar de
evolução de Jesus, mesmo aqueles que eram tidos como Doutores da época, não tinham
a compreensão necessária para entender, por isto estavam sempre questionando às suas
falas. Assim eu entendo, posso está errado, mas não vejo de outra forma.

Registado
A paz presente é a paz interior.

Offline M.Altino

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1840
  • Participação: 202
  • M.Altino is awe-inspiring!M.Altino is awe-inspiring!M.Altino is awe-inspiring!M.Altino is awe-inspiring!M.Altino is awe-inspiring!M.Altino is awe-inspiring!M.Altino is awe-inspiring!M.Altino is awe-inspiring!M.Altino is awe-inspiring!M.Altino is awe-inspiring!M.Altino is awe-inspiring!M.Altino is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +617
  • Cidade: Vila Nova de Gaia
  • País: Portugal
Re: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não Nascer de novo
« Responder #48 em: 13 de Setembro de 2015, 11:42 »
  • Citar
0Gostou?
Amigos e companheiros deste cantinho onde o estudo e debate é muito importante a todos saúdo com o meu bom dia sincero de muita paz .......
Vou Vou tentar dar uma explicação pessoal sobre algumas questões aqui colocadas e que apenas demonstra que ainda há muitas pessoas que não acreditam na Reencarnação devido muitas vezes a estarem noutras confissões religiosas que apenas acreditam nesta vida como a única e depois por milagre são salvos.........e assim cometem as mais variadas asneiras e crimes miseráreis na sociedade onde estão o que quer dizer depois no final da vida são salvos por Deus com o seu arrependimento por erro esse . pois como se diz .... a semeadura é livre ........... mas a colheita é obrigatória ...... e cada um colhe o que semeia ... Então vejam como muitas vezes essas pessoas não sabem o que e como ter uma mudança interior ou seja fazer a sua Reforma Intima...............e também para muitos a hora ainda não chegou mas um dia chegará ..............vou tentar dar um exemplo . um aluno só passa de ano se souber......senão estudar não vai passar e terá de repetir o ano assim acontece na Reencarnação que é concedida pelo Amor de Deus..........
Vou colocar um video parta os amigos puderem entender como acontece a quem ainda está num patamar pouco evoluído ............embora muitas vezes ao reencarnar tenha prometido fazer tudo certo .........mas a esquecimento do passado e os seus desajustes assim o levaram a cometer esses desaires ..
‪Onde estão os Desencarnados da História?‬ Parte 2

Vejam amigos como então temos cada um de nós tentar sempre fazer o seu melhor ...........pois o problema é de cada um de não neste caso coletivo...
 A reencarnação fazia parte dos dogmas judeus, sob o nome de ressurreição.
Eles acreditavam que um homem podia reviver, sem terem uma ideia precisa da maneira por que isso se daria, e designavam pela palavra ressurreição o que o Espiritismo chama, mais justamente, de reencarnação.
Com efeito, a ressurreição supõe o retorno à vida do próprio cadáver, o que a Ciência demonstra ser materialmente impossível, sobretudo quando os elementos desse corpo já estão há muito dispersos e consumidos.
A reencarnação é à volta da alma ou Espírito à vida corpórea, mas num outro corpo, novamente constituído, e que nada tem a ver com o antigo.
A palavra ressurreição podia, assim, aplicar-se a Lázaro, mas não a Elias, nem aos demais profetas.
Se, portanto, segundo sua crença, João Batista era Elias, o corpo de João não podia ser o de Elias, pois que João tinha sido visto criança e seus pais eram conhecidos.
João podia ser, pois, Elias reencarnado, mas não ressuscitado.
Então vejam ainda com os Judeus tinham a Reencarnação neste contexto o que era negativo.
Amigos com um sincero abraço de muita paz este vosso amigo sincero
* Para colocar no forum de Manuel Altino.jpg (8.4 Kb - transferido 106 vezes.)
Manuel Altino

« Última modificação: 13 de Setembro de 2015, 11:46 by M.Altino »
Registado

Offline Antonio Renato

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 2085
  • Participação: 220
  • Antonio Renato is awe-inspiring!Antonio Renato is awe-inspiring!Antonio Renato is awe-inspiring!Antonio Renato is awe-inspiring!Antonio Renato is awe-inspiring!Antonio Renato is awe-inspiring!Antonio Renato is awe-inspiring!Antonio Renato is awe-inspiring!Antonio Renato is awe-inspiring!Antonio Renato is awe-inspiring!Antonio Renato is awe-inspiring!Antonio Renato is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +812
  • Cidade: Recife
  • País: Brasil
Re: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não Nascer de novo
« Responder #49 em: 13 de Setembro de 2015, 12:37 »
  • Citar
0Gostou?
Meus irmãos de estudo bom dia. - Ninguém pode vê o Reino de Deus se não nascer  de
novo. Para muitos pode parecer um contra-senso, ou uma punição da espiritualidade, e
até mesmo de Deus, o reencarne do espírito de uma forma oposta ao que era ele na
encarnação anterior, sofrimentos que parece não ter fim, isto para aqueles com grandes
débitos do passado. Ao mesmo tempo outros  têm a oportunidade de continuarem
o seu trabalho nessa nova vida, como se assim fosse uma recompensa, mesmo que ele
possa vir de uma forma diferente. Tudo isto é muito complexo a primeira vista, mas se
procurarmos analisar os acontecimentos observados em cada encarnado, veremos que
é coerente e faz sentido tudo isto. Assim eu penso.

Registado
A paz presente é a paz interior.

Offline zeni

  • Mundo Feliz
  • *
  • Mensagens: 861
  • Participação: 42
  • zeni is awe-inspiring!zeni is awe-inspiring!zeni is awe-inspiring!zeni is awe-inspiring!zeni is awe-inspiring!zeni is awe-inspiring!zeni is awe-inspiring!zeni is awe-inspiring!zeni is awe-inspiring!zeni is awe-inspiring!zeni is awe-inspiring!zeni is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • A arte de ouvir
  • Relevância: +173
Re: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não Nascer de novo
« Responder #50 em: 13 de Setembro de 2015, 13:24 »
  • Citar
0Gostou?
Olá a todos do Fórum e deste estudo.

Ninguém pode ver o Reino de Deus se Nascer de novo.

Citação Manuel Altino - A reencarnação é à volta da alma ou Espírito à vida corpórea, mas num outro corpo, novamente constituído, e que nada tem a ver com o antigo.
A palavra ressurreição podia, assim, aplicar-se a Lázaro, mas não a Elias, nem aos demais profetas.
Se, portanto, segundo sua crença, João Batista era Elias, o corpo de João não podia ser o de Elias, pois que João tinha sido visto criança e seus pais eram conhecidos.
João podia ser, pois, Elias reencarnado, mas não ressuscitado.
Então vejam ainda com os Judeus tinham a Reencarnação neste contexto o que era negativo.
Amigos com um sincero abraço de muita paz este vosso amigo sincero

ELIAS - JOÃO BATISTA: UM CASO DE REENCARNAÇÃO

As escrituras deixam claro que o conceito de reencarnação era ensinado ao povo, apesar das diversas traduções terem deturpado os tentos.

Elias foi um dos profetas referidos no Velho Testamento que viveu no século IX a.C. Não há livro na Bíblia escrito por ele, mas existem referências a seu respeito em diversos autores como Terceiro Livro dos Reis (Cap. 17) e Quarto Livro dos Reis (Cap. 1), Juizes e Malaquias.

Ele viveu ao tempo do Rei Acab e da rainha Jezabel, com quem esteve em constante oposição, por causa do culto que era promovido ao deus pagão Baal.

É considerado servo intrépide do Javismo (termo que vem de Javé ou Jeová, Deus segundo os hebreus), apesar do excessivo rigor e das atrocidades que ele praticou. Dentre essas, destaca-se aquela que fez descer fogo do céu e queimar um capitão juntamente com seus cinqüenta comandados, quando este foi buscá-lo por ordem do rei Acab.

O mesmo fato se repetiu com uma segunda brigada (um capitão e mais os seus cinqüenta soldados), assim como a mortandade dos 450 sacerdotes de Baal, que os fez passar pelo fio da espada, junto ao ribeiro de Quison (3° Reis, 18:40). Tem-se no total um saldo de 552 mortos.

A volta do Profeta Elias foi prevista por Malaquias: “Eis que vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o dia grande e terrível do Senhor” (4:5).



A VIDA DE JOÃO BATISTA

João Batista era primo de Jesus, filho de Isabel e Zacarias. Levou uma vida muito austera. Abstendo-se de bens e prazeres, vivendo unicamente para o ministério do bem, convocando o povo ao arrependimento dos pecados e a se prepararem para receber o Redentor.

Chamado de “O Precursor”, vestia-se de peles e alimentava-se de mel e animais silvestres e verberava intimoratamente os atos de degradação humana, fosse em que nível fosse. Por esta razão, caiu na antipatia de Herodíades, acusada por ele pela sua união ilícita com o cunhado, o rei Herodes, irmão de Filipe (Marcos 6:17).



A REENCARNAÇÃO NA BÍBLIA

A identificação dos dois personagens como sendo o mesmo espírito está bem claro nas escrituras. O retorno de Elias foi anunciado pelo anjo Gabriel: “[...] o anjo disse-lhe: Não temas, Zacarias, porque foi ouvida a tua oração; e tua mulher Isabel te dará a luz um filho, e por-lhe-ás o nome de João. E converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus; e irá adiante dele com o espírito e a virtude de Elias, a fim de reconduzir os corações dos pais para os filhos” (Lucas 1:13).

Outra passagem que assinala a identificação do profeta como sendo o próprio João Batista é quando os apóstolos Pedro, Tiago e João perguntaram a Jesus, após a Transfiguração, sobre a volta de Elias: “Por que, pois, os escribas dizem que é preciso que Elias venha antes? Mas Jesus lhes respondeu: é verdade que Elias deve vir e restabelecer todas as coisas; mas eu vos declaro que Elias já veio, e não o conheceram, mas trataram como lhes aprouve. É assim que eles farão sofrer o Filho do Homem. Então seus discípulos compreenderam que era de João Batista que lhes havia falado”. (Mateus 17:10)

Aqui se trata da reencarnação de Elias na figura de João, explicação esta vista pelos apóstolos com muita naturalidade, justamente por estarem familiarizados com a realidade da reencarnação e esta fazer parte de sua crença religiosa, o judaísmo.

As palavras de Jesus confirmam tal fato em Mateus, referindo-se a João como o próprio Elias (espírito): “E, desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus adquire-se à força, e os violentos arrebatam-no. Porque todos os profetas e a lei, até João, profetizaram. E, se vós o quereis compreender, ele mesmo é o Elias que há de vir. O que tem ouvidos para ouvir, ouça” (11:12).

A violência da lei mosaica ordenava o extermínio dos infiéis para ganhar a terra prometida – Paraíso dos Hebreus, por isso a citação “o reino dos céus adquire-se à força”. No período de Jesus, a nova lei estabelecia que, para se ganhar o reino dos céus o trajeto deveria ser outro – o da caridade e da doçura.


Continua...

Registado

Offline zeni

  • Mundo Feliz
  • *
  • Mensagens: 861
  • Participação: 42
  • zeni is awe-inspiring!zeni is awe-inspiring!zeni is awe-inspiring!zeni is awe-inspiring!zeni is awe-inspiring!zeni is awe-inspiring!zeni is awe-inspiring!zeni is awe-inspiring!zeni is awe-inspiring!zeni is awe-inspiring!zeni is awe-inspiring!zeni is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • A arte de ouvir
  • Relevância: +173
Re: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não Nascer de novo
« Responder #51 em: 13 de Setembro de 2015, 13:26 »
  • Citar
0Gostou?
Olá a todos do Fórum e deste estudo.

Ninguém pode ver o Reino de Deus se Nascer de novo.

ELIAS VOLTA COMO JOÃO BATISTA

Quando Jesus disse que Elias já teria vindo e que ninguém o reconheceu, muitos interpretam que João era inspirado por Elias e não que era o próprio profeta. Mas essa identificação dos dois personagens sendo a mesma pessoa mostra também um outro aspecto, a Lei de Causa e Efeito. Na figura de Elias, mesmo falando em nome de Deus, ele cometeu alguns excessos e violências em sua época. Posteriormente, o seu espírito veio na figura de João Batista para preparar o povo para receber as palavras do Messias. Entretanto, pelo fato de ter cometido os excessos em sua vida anterior, veio resgatar parte de seus débitos sofrendo a decapitação por ordem de Herodes, a pedido de Salomé, que o agradou numa apresentação de dança, manobrada ardilosamente pela sua mãe, Herodíades.

Note-se a analogia das circunstâncias: na ocasião em que era conhecido como Elias, enfrentou a rainha Jezabel, tendo-a vencido pelos poderes, matando os sacerdotes e suprimindo o culto ao deus Baal. Na segunda ocasião, já como João Batista, ele é morto por maquinação também de uma rainha.

O conceito de reencarnação fazia parte das crenças judaicas. Esse conhecimento dos judeus só foi ampliado no momento em que Jesus trouxe-lhes mais informações sobre o processo reencarnatório. No diálogo entre Nicodemos e o Mestre podemos observar a atenção dada ao assunto: “Mestre, sabemos que vieste da parte de Deus para nos instruir como um doutor; porque ninguém poderia fazer os milagres que fazeis, se Deus não estivesse com ele. Jesus lhe respondeu: Em verdade, em verdade vos digo: Ninguém pode ver o reino de Deus se não nascer de novo. Nicodemos lhe disse: Como pode nascer um homem que já está velho? Pode ele entrar no ventre de sua mãe, para nascer uma segunda vez? Jesus lhe respondeu: Em verdade, em verdade vos digo: Se um homem não renascer de água e de Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é Espírito. Não vos espanteis do que eu vos disse, que é preciso que nasçais de novo. O Espírito sopra onde quer, e ouvis sua voz, mas não sabeis de onde ele vem e para onde ele vai. Ocorre o mesmo com todo o homem que é nascido do Espírito. Nicodemos lhe respondeu: Como isso pode se dar? Jesus lhe disse: Que! Sois mestre em Israel e ignorais essas coisas? Em verdade, em verdade vos digo que não dizemos senão o que sabemos, e que não testemunhamos senão, o que vimos; e, entretanto, vós não recebeis nosso testemunho. Mas se não me credes quando vos fato das coisas da Terra, como me crereis quando vos falar das coisas do céu?” (João 3:2-12).

Como nota de esclarecimento, é preciso identificar o significado da palavra água no texto. O renascimento “de água” e “de espírito” é nada mais do que a retomada da experiência física, cuja constituição é eminentemente líquida. Portanto, o renascer de água é reencarnar e o renascer de espírito é evoluir, progredir moralmente.

(Extraído da Revista Cristã de Espiritismo, nº 24, páginas 48-52)

Beijuuuus Zeni.


Registado

Offline lconforjr

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 2727
  • Participação: 381
  • lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!
  • Relevância: +270
  • Cidade: ribeirao preto
  • País: brasil
Re: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não Nascer de novo
« Responder #52 em: 13 de Setembro de 2015, 20:44 »
  • Citar
0Gostou?
Re: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não Nascer de novo

      Ref resp  #45 em: 12 09 15, às 20:43, de Zeni

      Conf: olá, querida Zeni; para não deixar a resp muito longa, vou apenas colocar perguntas já colocadas em resp anterior e sobre explicações que a amiga, gentilmente, colocou na resp #45 acima referida. Vamos raciocinar um pouco como a doutrina manda!
........
      Conf: veja, minha jovem Zeni, que minhas questões sempre se referem às desigualdades entre os homens, pois ninguém sabe qual é causa de a nossa perfeita igualdade original ter se transformado nessa gigantesca desigualdade vemos no mundo: uns escolhendo o caminho do bem e, consequentemente, o da felicidade, eqto outros escolhem o caminho do mal e, consequentemente, as mais extremas infelicidades, sofrimentos desesperadores e insuportáveis, dores e lágrimas! 

      - se éramos todos iguais, porq uns terão mais pressa do que outros para chegar ao objetivo que buscamos? Qual é a causa de tantos desejarem progredir mais rapidamente, eqto outros nem mesmo creem que precisam progredir e nem se interessam por isso? E qual é a causa de tantos terem de sofrer por não se darem conta da vida espiritual, de agirem como se a vida fosse uma só?

      - e porq uns fazem mau uso de sua moral, e outros não? Porq muitos adquiriram bom comportamento moral e espiritual e outros não, minha jovem? Porq uns escolhem ser bons e outros ser maus, ou egoístas, pervertidos etc etc, e outros não? Se o motivo de escolher ser ou não ser é de cada um, porq é que tantos escolhem ser o oposto do que os ensinamentos de Jesus e de espíritos amigos nos ensinam?

      - E se muitos não se dão conta de tudo que se aprende com a doutrina, nem sabem que ela existe e também não cultuam qualquer seguimento religioso, porq terão de sofrer por isso se crer na doutrina, ou ser religioso não depende de nossa vontade, mas do aprendizado que a vida, essa escola do bem e do mal, nos proporciona?

      - vc conseguirá explicar porq vc escolheu ser boa e não má? E porq, no passado, escolheu ser má, tanto que agora cumpre sentença da terrível e divina lei de causa e efeito, de viver num mundo de torturantes sofrimentos?

      - e, se Deus nos criou apenas simples e ignorantes, e não estúpidos intelectual e moralmente, porq poderá demorar tanto tempo (até milhões de anos) para chegarmos à compreensão que devemos ter para evoluir? Isso, minha jovem, não mostra que somos mentalmente desequilibrados? E qual é a causa de nesse tempo todo termos de passar por sofrimentos desesperadores?

      - porq é que erramos no passado, se todos temos a liberdade de escolher acertar? Porq uns têm merecimento maior do que os outros se somos perfeitamente iguais no momento de nossa criação?

      - e porq um espírito se comporta de um modo e outro de outro modo? Afinal, o que é que surge, de onde surge e qual é a causa que faz surgir isso que destrói aquela nossa perfeita igualdade do início?

      - se somos todos, no início, perfeitamente iguais, porq nossas consciências carregam, depois, erros e acertos desiguais?

      - vc diz que o sofrimento faz parte da depuração; mas não é esse o ensinamento da DE! Então lhe pergunto: se tudo que precisa ser purificado é devido a ter-se tornado impuro, o que é que nos tornou impuros?! E, para a DE, todos os sofrimentos são impostos conforme a perfeita justiça divina, e só merecem sofrer aqueles que, propositadamente, escolhem transgredir as leis de Deus! Sendo assim, porq tantos escolhem desrespeitar as leis de Deus?

      - vc diz que Deus e Jesus, nunca nos darão um fardo que não possamos carregar; mas se é assim porq tantos se suicidam por não suportarem seus fardos?

      - minha querida, observe que votamos a perguntas já feitas: porq essa desigualdade qto ao equilíbrio psicológico, ao descontrole emocional, a pensar e raciocinar, e porq cometemos tantos erros no passado, se podemos não cometê-los?

     - e já fomos criados por Deus, tão desequilibrados mentalmente, que só a custa de séculos e milênios de sofrimentos, é que vamos abrir os olhos e entender o que é que devemos fazer para progredir espiritualmente? E, se vc diz que não somos criados desequilibrados mentalmente, o que é que nos transformou em estúpidos mental e moralmente que, agora, temos de sofrer desesperadamente pra entender que devemos evoluir?

      - e porq é que nós mesmos escolhemos desenvolver nossas imperfeições através de erros cometidos em nossas existências terrenas e espiritual se podemos não desenvolvê-las e estar bem mais adiantados e em condições muito melhores, assim como muitos já estão? Sem considerar o tempo decorrido desde que fomos criados, devido ao qual, certamente, alguns terão mais experiências/lições do que outros, porq nos tornamos tão desiguais?

      - e se escolhemos percorrer caminhos tortuosos e de terríveis e insuportáveis sofrimentos, devido a não conseguirmos ainda observar, sentir, ouvir o poder que nos comanda, onde estará justiça divina se nos faz sofrer por isso? E se, sentimos um vazio profundo que nunca preenche nossas expectativas, devido a ainda não conseguirmos perceber o poder de Deus em nós mesmos, e devido a isso não vamos encontrar nenhuma resposta que possa nos satisfazer a esse respeito, a que se deve o fato de sofrermos devido a isso?!

      - porq uns estão mais adiantado que outros? Por uns escolheram se encher de dívidas no passado e outros não?

      - qual é a causa de cometermos tantos erros, se possuímos a liberdade de escolher não cometê-los?
.....
      Paro por aqui. Com o que está acima já temos muitas perguntas para que a amiga, que já está entendendo a doutrina, peço que faça o favor de responder para que eu possa entender a DE, como vc e muitos outros a estão entendendo!
     
      Aliás, como sempre minhas questões são relativas às desigualdades, bastaria que a amiga apenas respondesse esta pergunta cuja resposta é imprescindível para que se entenda a doutrina; qual é a causa de um ser bom e o outro ser mau? Tudo na doutrina e na vida giram em torno desses dois polos, o do bem e o do mal!

      É, portanto, forçoso que a entendamos! Mas como vamos entender se não encontramos resposta para essa pergunta?

       Fique com Deus!
............


« Última modificação: 13 de Setembro de 2015, 20:59 by lconforjr »
Registado

Offline M.Altino

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1840
  • Participação: 202
  • M.Altino is awe-inspiring!M.Altino is awe-inspiring!M.Altino is awe-inspiring!M.Altino is awe-inspiring!M.Altino is awe-inspiring!M.Altino is awe-inspiring!M.Altino is awe-inspiring!M.Altino is awe-inspiring!M.Altino is awe-inspiring!M.Altino is awe-inspiring!M.Altino is awe-inspiring!M.Altino is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +617
  • Cidade: Vila Nova de Gaia
  • País: Portugal
Re: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não Nascer de novo
« Responder #53 em: 14 de Setembro de 2015, 10:53 »
  • Citar
0Gostou?
Amigos e companheiros deste estudo e debate onde procuramos entender as palavra de jesus...........Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não Nascer de novo e como muitos conceitos e situações ainda hoje provocam........
Assim antes de começar o meu bom dia sereno e de uma semana com muita paz ...
Este  tema da reencarnação que é o ponto fundamental do Espiritismo.
Em algumas passagens dos evangelhos de Marcos, Lucas e Mateus que são tratados no capitulo em questão, este tema vem à tona quando fazem referencia a João Batista como sendo a reencarnação de Elias.
João Batista, pela lei de ação e reação, desencarnou degolado por ordem de Herodes, pois, enquanto na vivência em que foi o profeta Elias mandou decapitar os 400 sacerdotes de Baal seita considerada pagã. Com exceção dos saduceus que acreditavam que tudo acabava no momento morte, o povo judeu aceitava a reencarnação, mas não a entendia da maneira como ela é corretamente, porque reencarnação pressupõe o retorno do espírito à vida corpórea num outro corpo novamente constituído para abrigá-lo nesta nova oportunidade reencarnatória.
 Essa aceitação equivocada dos judeus ocorria pelo fato de eles não terem uma compreensão clara do espírito e sua ligação com o corpo.
Para eles, o homem poderia reviver sim, entretanto, não sabiam explicar exatamente como isto poderia ocorrer. A este fenômeno que não compreendiam bem deu o nome de ressurreição, que pressupõe o retorno do espírito no mesmo corpo, fato que a própria ciência comprova que é impossível de ocorrer já que os elementos desta matéria física inerte se dispersam e não podem ser reagrupados.
Por isso é que podemos dizer que a palavra ressurreição pode ser usada mais acertadamente ao caso de Lázaro, que também é abordado nos evangelhos, já que Lázaro ainda se mantinha ligado à vida corpórea por uma tênue energia que foi, por merecimento dele, revitalizada por Jesus trazendo-o de volta à atividade física no mesmo corpo.
Já no caso de João Batista o termo correto é reencarnação, pois que Elias foi um profeta que veio e viveu sua vida material cometendo erros e acertos como todo ser humano que reencarna nesta escola bendita que é a Terra.
Ele desencarnou e se preparou para uma nova etapa de sua evolução espiritual e, no momento apropriado a esta evolução, reencarnou num novo corpo e recebeu o nome de João.
Este é o único caso citado nos evangelhos que fala da reencarnação e que para nós deve bastar já que não é importante que saibamos, quem foi quem na trajetória da humanidade, e muito menos importa saber quem fomos nós ou o que seremos, pois a nós basta saber quem somos agora para compreender esta situação, já que nossa conduta atual é reflexo das vivencias passadas, e as vivencias futuras serão o reflexo do que fazemos agora.
Por isso, nosso Pai Maior nos deu a bendita oportunidade do esquecimento, para que vivêssemos cada reencarnação como se fosse a primeira, num meio familiar e social adequado às nossas necessidades de evolução para que nos desfaçamos de nossos vícios e fortaleçamos as nossas virtudes indo assim, gradualmente, a cada vivencia evoluindo mais e mais até atingirmos a nossa perfeição relativa.
Digo relativa porque a perfeição absoluta só a Deus pertence.
 E para ilustrar o que digo quanto a este planeta ser uma escola e quanto ao meio familiar e social adequado ao qual estamos inseridos, segundo as nossas necessidades, quero contar uma pequena história que se chama “Asas para voar”.
Ela diz o seguinte:
Certo dia, numa tarde de céu azul e calor ameno, houve um encontro entre Deus e um de seus incontáveis anjos.
Deus estava sereno e complacente como sempre, e sorrindo questionou o seu anjo a respeito da missão que lhe confiara.
O anjo então se aproximou.
Ele tinha lindas e enormes asas brancas.
Ajoelhou-se aos pés de Deus e falou:
Senhor...visitei sua criação como me pediu.
Fui a todos os cantos, e tudo é perfeito e harmonioso.
Mas, se me permite, fiquei curioso e quero lhe fazer uma pergunta.
Deus sorriu consentindo a palavra ao anjo.
Por que cada uma das pessoas sobre a terra tem apenas uma asa?
Nós anjos temos duas, podemos ir até o amor que o Senhor representa sempre que desejarmos. Podemos voar para a liberdade sempre que quisermos.
Mas os humanos com sua única asa não podem voar...
Deus na brandura dos gestos, respondeu pacientemente ao seu anjo:
“Sim... eu sei disso.
Sei que fiz os humanos com apenas uma asa...”.
Intrigado com a consciência absoluta do seu Senhor, o anjo perguntou: “mas por que o Senhor deu aos homens apenas uma asa quando são necessárias duas asas para se poder voar, para se poder ser livre?”.
Conhecedor que é de todas as respostas Deus brandamente falou: “eles podem voar sim meu anjo.
Dei aos humanos apenas uma asa para que aprendam que precisam uns dos outros para serem completos, e assim aprender a amar seu próximo de verdade, pois nele está a chance de voar para a felicidade!
Tocando a mão de outra pessoa em um abraço correto e afetuoso eles poderão encontrar a outra asa que lhes falta e poderão finalmente voar.
Somente através do amor irão chegar até onde estou da mesma forma que você meu anjo.
E eles nunca, nunca estarão sozinhos quando forem voar.
Deus silenciou em seu sorriso e o anjo compreendeu o que não precisava ser dito.
Esta história nos mostra o quanto à reencarnação nos é necessária e valiosa, e ter a consciência de que depende de cada um de nós que ela seja proveitosa e útil é de fundamental importância.
É importante também, que entendamos que necessitamos uns dos outros para evoluir e fazer este planeta seguir em sua trajetória, pois quando nos melhoramos, tudo à nossa volta também melhora.
Se a reencarnação não fosse uma realidade, o próprio Jesus a combateria como combateu tantas outras coisas que iam contra o cristianismo puro que Ele pregava.
Ao contrário, Ele confirmava esta crença, pois dizia que “ninguém poderia ver o Reino de Deus se não nascesse de novo”, e dizia também: “quem não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus”.
E ainda, “O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é Espírito”.
A referencia que Jesus faz a “renascer da água”, a palavra água naquele tempo não foi empregada corretamente, porque os conceitos das ciências físicas eram ainda bastante imperfeitos e o que se acreditava era que a Terra tinha surgido das águas, e que a água era o elemento gerador de  tudo.
A água era, portanto o símbolo da natureza material, assim como o Espírito o era da natureza inteligente. Então, renascer da água quer dizer renascer na matéria. Ao dizer que o que é nascido da carne é carne e o que é nascido do Espírito é Espírito, Jesus quis mostrar que o corpo procede de um outro corpo, mas que o Espírito é independente desta matéria.
Isto significa dizer que os pais fornecem aos filhos a matéria física.
Através da fecundação, um novo corpo é gerado, e os pais vão fornecer para esta gestação apenas os elementos biológicos que vão possibilitar a semelhança física, pois a genética da formação de um corpo esta na genética dos corpos que lhe formaram.
Já o Espírito é criação Divina e, respeitando a individualidade espiritual, aos pais cabe oferecer aos filhos as diretrizes e orientações que lhe devem pautar a existência, mas cada Espírito escolhe o próprio caminho através do uso do livre-arbítrio, faculdade que é inerente ao ser humano posto que faz uso da inteligência atributo exclusivo do homem, que é o animal racional do planeta. Este conceito de o Espírito ter sido criado por Deus antes do corpo que irá abrigá-lo nos confirma a pré-existência da alma e nos garante a pluralidade das existências já que aprendemos sobre a necessidade da evolução espiritual de cada ser reencarnado.
 Para compreendermos melhor e conhecer mais profundamente os ensinamentos do Evangelho, assim como a Doutrina Espírita, é necessário buscar o estudo, pois ele é a bússola que norteará a nossa caminhada.
Será o estudo que nos dará o rumo para que possamos conhecer melhor a história de Elias e João Batista; para que saibamos o que de fato aconteceu com Lázaro, pois que todos o imaginavam falecido; para que entendamos como viviam os povos judaicos e saibamos como funciona a lei de ação e reação enfim, será o estudo que nos possibilitará entender os ensinamentos de Jesus nos encaminhando para a nossa reforma íntima, pois que só assim alcançaremos a já falada perfeição relativa.....
Amigos como podemos entender agora pode tudo parecer mais fácil de compreender ....... mas uma coisa é certa tudo depende de cada um de nós .......
Com abraço sincero de muita paz
* Para colocar no forum de Manuel Altino.jpg (8.4 Kb - transferido 78 vezes.)
Manuel Altino

Registado

Offline zeni

  • Mundo Feliz
  • *
  • Mensagens: 861
  • Participação: 42
  • zeni is awe-inspiring!zeni is awe-inspiring!zeni is awe-inspiring!zeni is awe-inspiring!zeni is awe-inspiring!zeni is awe-inspiring!zeni is awe-inspiring!zeni is awe-inspiring!zeni is awe-inspiring!zeni is awe-inspiring!zeni is awe-inspiring!zeni is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • A arte de ouvir
  • Relevância: +173
Re: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não Nascer de novo
« Responder #54 em: 14 de Setembro de 2015, 22:52 »
  • Citar
0Gostou?
Olá a todos deste Estudo.

Aos amigos Manuel Altino, Renato, Conf, obrigada pela oportunidade de juntos procurar-mos compreender melhor  esse tema maravilhoso, do nosso Mestre Jesus.


Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não Nascer de novo

Ref resp #45 em: 12 09 15, às 20:43, de Zeni

Conf: olá, querida Zeni; para não deixar a resp muito longa, vou apenas colocar perguntas já colocadas em resp anterior e sobre explicações que a amiga, gentilmente, colocou na resp #45 acima referida. Vamos raciocinar um pouco como a doutrina manda!
........
Conf: veja, minha jovem Zeni, que minhas questões sempre se referem às desigualdades entre os homens, pois ninguém sabe qual é causa de a nossa perfeita igualdade original ter se transformado nessa gigantesca desigualdade vemos no mundo: uns escolhendo o caminho do bem e, consequentemente, o da felicidade, eqto outros escolhem o caminho do mal e, consequentemente, as mais extremas infelicidades, sofrimentos desesperadores e insuportáveis, dores e lágrimas!

- se éramos todos iguais, porq uns terão mais pressa do que outros para chegar ao objetivo que buscamos?

 Zeni -  A pressa seria uma forma de alcançar mais rápido o estado de Espírito puros,  a cada existência  e da forma  que foi vivida anteriormente, e que vai corresponder as provas existenciais.

Qual é a causa de tantos desejarem progredir mais rapidamente, eqto outros nem mesmo creem que precisam progredir e nem se interessam por isso?

Zeni – Muitos desejam progredir pelas maneiras positivas com que levam suas vidas, buscando meios de compreender a si próprio e relacionado a sua existência como encarnado, pode ser também através de boas leituras ou mesmo com a doutrina, e pelo o que foi conquistado pelo bom comportamento  nessa vida ou em vidas anteriores, os que não se interessam hoje, ao ser recolhido através da morte do corpo físico, dependendo das provas que praticou aqui, sempre terão nova chance, de voltar numa outra existência com outros tipos de compreensão, que o fará tão merecedores como os que hoje de certa forma já entendem um pouquinho mais.

 E qual é a causa de tantos terem de sofrer por não se darem conta da vida espiritual, de agirem como se a vida fosse uma só?

Zeni – A causa sempre será a pouca evolução do Espírito tanto encarnado como desencarnado, e pelos atos cometidos em provas anteriores, a que hoje lhe faz expiar seus erros, comportamento falhos, que o faz ficar sego para as dezenas de oportunidades que o são dirigidas através de Deus e pelos que o rodeiam, mas com a ignorância que traz em si, por motivos que já mencionei, o torna descrente e  desinteressado, mas não por toda eternidade, porque também terá novas oportunidades, quantas vezes for possível, e quantas vezes for possível também vai agir para pior,  para isso Deus apresenta a reencarnação, a pressa é de cada um, e ai que vemos as grandes desigualdades físicas, morais, intelectuais, e psíquicas. 


- e porq uns fazem mau uso de sua moral, e outros não?

Zeni – Por motivo de escolhas próprias, tanto de um como o de outro, devido a pouca evolução ou adiantamento desses Espíritos, aquele que faz mau uso hoje vai expiar o erro amanhã , e o que faz bom uso a tendência e se melhorar para nova existência, através de ambos comportamentos, tanto para o mal como para o bem.

Continua amanhã....


« Última modificação: 15 de Setembro de 2015, 12:04 by zeni »
Registado

Offline M.Altino

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1840
  • Participação: 202
  • M.Altino is awe-inspiring!M.Altino is awe-inspiring!M.Altino is awe-inspiring!M.Altino is awe-inspiring!M.Altino is awe-inspiring!M.Altino is awe-inspiring!M.Altino is awe-inspiring!M.Altino is awe-inspiring!M.Altino is awe-inspiring!M.Altino is awe-inspiring!M.Altino is awe-inspiring!M.Altino is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +617
  • Cidade: Vila Nova de Gaia
  • País: Portugal
Re: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não Nascer de novo
« Responder #55 em: 15 de Setembro de 2015, 10:40 »
  • Citar
0Gostou?
Amigos e companheiros deste cantinho de estudo e debate é com muito carinho que a todos dou o meu bom dia de muita paz e ao mesmo tempo debatermos sobre as palavras de Jesus que embora na época possam parecer muito estranhas mas tinham um sentido muito real da Reencarnação que hoje assume contornos muito reais e é um grande Amor de Deus por todos nós e uma vez mais uma ocasião de voltarmos a poder evoluir mais...........
A reencarnação fazia parte dos dogmas judeus, sob o nome de ressurreição. Eles acreditavam que um homem podia reviver, sem terem uma ideia precisa da maneira por que isso se daria, e designavam pela palavra ressurreição o que o Espiritismo chama, mais justamente, de reencarnação.
Com efeito, a ressurreição supõe o retorno à vida do próprio cadáver, o que a Ciência demonstra ser materialmente impossível, sobretudo quando os elementos desse corpo já estão há muito dispersos e consumidos.
A reencarnação é à volta da alma ou Espírito à vida corpórea, mas num outro corpo, novamente constituído, e que nada tem a ver com o antigo.
A palavra ressurreição podia, assim, aplicar-se a Lázaro, mas não a Elias, nem aos demais profetas. Se, portanto, segundo sua crença, João Batista era Elias, o corpo de João não podia ser o de Elias, pois que João tinha sido visto criança e seus pais eram conhecidos. João podia ser, pois, Elias reencarnado, mas não ressuscitado............
Amigos assim com este pequeno contributo vamos continuar a tentar fazer na vida o melhor que pudermos....
Com um abraço de muita paz ...
* Para colocar no forum de Manuel Altino.jpg (8.4 Kb - transferido 57 vezes.)
Manuel Altino

Registado

Offline zeni

  • Mundo Feliz
  • *
  • Mensagens: 861
  • Participação: 42
  • zeni is awe-inspiring!zeni is awe-inspiring!zeni is awe-inspiring!zeni is awe-inspiring!zeni is awe-inspiring!zeni is awe-inspiring!zeni is awe-inspiring!zeni is awe-inspiring!zeni is awe-inspiring!zeni is awe-inspiring!zeni is awe-inspiring!zeni is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • A arte de ouvir
  • Relevância: +173
Re: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não Nascer de novo
« Responder #56 em: 15 de Setembro de 2015, 14:31 »
  • Citar
0Gostou?
Olá a todos deste cantinho de estudos.

Porq muitos adquiriram bom comportamento moral e espiritual e outros não, minha jovem?

Zeni – Porque aquele que a cada encarnação, busca pelo seu melhor desempenho vai somando pontos positivo em sua trajetória evolutiva, vai vivendo e procurando através do seu esforço solucionar suas provas com dedicação e vontade, quando temos vontade e determinação, não tem tempo ruim e nem misérias, em tudo encontramos recursos para melhor viver, e aquele que ainda sofre por qualquer motivo, ainda precisa de um pouco mais de  tempo na escola da vida, para somar as suas próprias conquistas.

 Porq uns escolhem ser bons e outros ser maus, ou egoístas, pervertidos etc etc, e outros não?

Zeni – Pelas próprias escolhas, e pelo o que cada Espírito conquistou em sua trajetória evolutiva, somado ao comportamento positivo ou negativo de vidas passadas, assim vai se depurando  para novas provas, uns mais adiantados pelo bom comportamento, e outros mais atrasado pelo mau comportamento, sendo que ambos chegarão lá, a pressa é de cada um.

 Se o motivo de escolher ser ou não ser é de cada um, porq é que tantos escolhem ser o oposto do que os ensinamentos de Jesus e de espíritos amigos nos ensinam?

Zeni -  Sempre será pela própria escolha que o Espírito traça para si mesmo, porque muitos não tem consciência, do que lhe está acontecendo, mas também não faz nada para se melhorar, por isso se faz necessário a lei da Reencarnação para  que cada um de nós possa aprender aquilo não foi possível em existência atual ou anterior.

- E se muitos não se dão conta de tudo que se aprende com a doutrina, nem sabem que ela existe e também não cultuam qualquer seguimento religioso, porq terão de sofrer por isso se crer na doutrina, ou ser religioso não depende de nossa vontade, mas do aprendizado que a vida, essa escola do bem e do mal, nos proporciona?

Zeni – Independente de crença o que conta no Espírito, quando encarnado ou desencarnado e o desenvolvimento  da moral e do bom costume, um Espírito que busca um bom meio de viver, dentro do que Deus se agrada, também pode conquistar seu grau evolutivo, porque Deus só nos exige um bom comportamento que reflita em nós mesmos e  naqueles que nos rodeiam, amando o próximo como a si mesmo  e através da caridade e do amor, e se buscamos um seguimento religioso muito melhor viveremos.

- vc conseguirá explicar porq vc escolheu ser boa e não má? E porq, no passado, escolheu ser má, tanto que agora cumpre sentença da terrível e divina lei de causa e efeito, de viver num mundo de torturantes sofrimentos?

Zeni – Eu sou franca a te dizer, que nessa encarnação luto para ser uma pessoa um pouco melhor, porque tenho um pouquinho de conhecimento da doutrina e das coisas que agrada a Deus e com relação a Espiritualidade, e o que aconteceu comigo no passado não consigo lembrar mas sei que tão má  extremamente não fui e as provas porque já passei até hoje  com 52 anos de idade graças a Deus foram até agora leves, mas não sei o que está me reservado para o amanhã  talvez, mas com fé força e vontade conseguirei assim eu penso, e isso faz com que eu lute um pouco mais, sei que ainda tenho muito a expiar, quem sabe nesse mesmo mundo ainda, em outra ocasião, vamos ter fé e encarar nossas provas.

Continua....


Registado

Offline zeni

  • Mundo Feliz
  • *
  • Mensagens: 861
  • Participação: 42
  • zeni is awe-inspiring!zeni is awe-inspiring!zeni is awe-inspiring!zeni is awe-inspiring!zeni is awe-inspiring!zeni is awe-inspiring!zeni is awe-inspiring!zeni is awe-inspiring!zeni is awe-inspiring!zeni is awe-inspiring!zeni is awe-inspiring!zeni is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • A arte de ouvir
  • Relevância: +173
Re: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não Nascer de novo
« Responder #57 em: 15 de Setembro de 2015, 16:11 »
  • Citar
0Gostou?
- e, se Deus nos criou apenas simples e ignorantes, e não estúpidos intelectual e moralmente, porq poderá demorar tanto tempo (até milhões de anos) para chegarmos à compreensão que devemos ter para evoluir? Isso, minha jovem, não mostra que somos mentalmente desequilibrados?

Zeni – Não! O fato de demorarmos mais para evoluir, é sempre de nossa própria escolha,  não encontro outra explicação, e continuo a dizer através dos estudos, fomos criados simples e ignorantes, se já fossemos criados retardados aí sim seria muito mais difícil a nossa conquista ao bem maior.


 E qual é a causa de nesse tempo todo termos de passar por sofrimentos desesperadores?

Zeni – Devido as tarefas que reprovamos, teremos que repita- la até passarmos de ano, como se estivéssemos numa sala de aula certo, sofrimentos conta como se fossemos desatentos as nossas aulas, e não foi prestado bastante atenção nas matérias e por conseqüência vem a reprovação das provas.



- porq é que erramos no passado, se todos temos a liberdade de escolher acertar? Porq uns têm merecimento maior do que os outros se somos perfeitamente iguais no momento de nossa criação?

Zeni – O fato de ter errado ou acertado no passado não nos compete nessa encarnação, porque só faria piorar a nossa situação, nos lembrando o que foi feito em vidas passadas, cada vez que cometemos um erro nos sujeitamos à fraqueza, o fato é que nós cometemos erros todos os dias, fazemos tanta coisa errada que nem vale a pena comentar sobre eles,  até porque devemos valorizar os nossos acertos, devemos nos alegrar com as coisas boas que conseguimos fazer e buscando assim meios para não errar tanto,  e assim não comprometer  ainda mais nossa trajetória  evolutiva.




- e porq um espírito se comporta de um modo e outro de outro modo? Afinal, o que é que surge, de onde surge e qual é a causa que faz surgir isso que destrói aquela nossa perfeita igualdade do início?

Zeni - oque destrói a igualdade do inicio é a moral que cada Espírito vai desenvolver mediante suas provas, de onde surge? De cada consciência encarnada ou  estando no plano espiritual, carrega sua individualidade somando seus erros e acertos, até que se cumpra o seu tempo determinado por DEUS, como Espíritos que somos.



- se somos todos, no início, perfeitamente iguais, porq nossas consciências carregam, depois, erros e acertos desiguais?

Zeni – Os erros e acertos dos  Espírito encarnado ou desencarnado, só vai resultar de um aprendizado mas eficaz porque é errando que se aprende, ninguém nasce intelectual, temos um tempo determinado para essa conquista, tem toda uma trajetória para conseguir determinado feito, através do esforço e da dedicação e vontade, pode ocorrer de  Espíritos já nascerem muito inteligente creio ainda que seja por merecimento, as crianças bem dotadas.

- vc diz que o sofrimento faz parte da depuração; mas não é esse o ensinamento da DE! Então lhe pergunto: se tudo que precisa ser purificado é devido a ter-se tornado impuro, o que é que nos tornou impuros?! E, para a DE, todos os sofrimentos são impostos conforme a perfeita justiça divina, e só merecem sofrer aqueles que, propositadamente, escolhem transgredir as leis de Deus! Sendo assim, porq tantos escolhem desrespeitar as leis de Deus?

Zeni – Pelo fato de ainda não compreendermos que somos criados por Deus, e temos um percurso a percorrer no que tange nossa trajetória evolutiva, e por não entendermos o processo, continuamos assim agindo como crianças que ainda vamos precisar de muito carinho atenção, através da reencarnação.

- vc diz que Deus e Jesus, nunca nos darão um fardo que não possamos carregar; mas se é assim porq tantos se suicidam por não suportarem seus fardos?

Zeni - O fardo é proporcional às forças, como a recompensa será proporcional à resignação e à coragem. A recompensa será tanto mais esplendido, quanto mais penosa tiver sido a aflição., mas essa recompensa deve ser merecida, e é por isso que a vida está cheia de tribulações, tudo oque for suportado com resignação por mais pesado que seja sempre terá uma boa recompensa vinda de Deus.

- minha querida, observe que votamos a perguntas já feitas: porq essa desigualdade qto ao equilíbrio psicológico, ao descontrole emocional, a pensar e raciocinar, e porq cometemos tantos erros no passado, se podemos não cometê-los?

Zeni – tudo isso faz parte dos propósitos de DEUS, para com seus filhos, num lar nasce quatro filhos, todos educados da mesma forma pelos pais, nessa mesma família vai ter filhos que vão escolher os caminhos errados, e outros escolherão uma vida mais digna e correta, ai eu pergunto o que fez uns agirem bem e outros maus,se foram educados  da mesma forma, é a mesma coisa, nós somos responsáveis pelo nosso bom ou mau desempenho temos tudo para dar certo, e acabamos  nos afundando no erro, vamos ter que nascer varias vezes até acertar e progredir.

Continua...


Registado

Offline Gabri-El

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 165
  • Participação: 22
  • Gabri-El is awe-inspiring!Gabri-El is awe-inspiring!Gabri-El is awe-inspiring!Gabri-El is awe-inspiring!Gabri-El is awe-inspiring!Gabri-El is awe-inspiring!Gabri-El is awe-inspiring!Gabri-El is awe-inspiring!Gabri-El is awe-inspiring!Gabri-El is awe-inspiring!Gabri-El is awe-inspiring!Gabri-El is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +90
  • País: Brasil
Re: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não Nascer de novo
« Responder #58 em: 15 de Setembro de 2015, 17:15 »
  • Citar
0Gostou?
Olá aos irmãos deste estudo!

Com o propósito de esmiuçar essa questão, deixo abaixo 10 perguntas para quem desejar respondê-las. Inicio com algumas respostas, bem sucintas, aliás.


"Ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo"


1 - Quem deverá nascer de novo?
R. A Alma

2 - Que tipo de nascimento é este; é propriamente corporal ou de "consciência espiritual"?
R. Os dois tipos. O nascimento corporal e a existência deste proporcionam à Alma o despertar da sua natureza espiritual inerente.

3 - Haverá condições mais sutis de renascimento e elas são necessárias para ver o Reino de Deus?
R. Existem outros níveis de nascimento, e são necessários para a Alma ver o Reino de Deus.

4 - Basta apenas renascer?
R. Não; é necessário o interesse e a atenção firmemente direcionados ao Objetivo.

5 - Há um limite de renascimentos para ver o Reino de Deus?
R. O limite está condicionado ao interesse e à atenção referidos anteriormente, os quais vão sendo fortalecidos no decorrer de muitas existências corporais, se assim a Alma se mantém razoavelmente "no caminho". Se se complica na evolução, estará prolongando e dificultando a realização do Objetivo.

6 - O que é ou onde é o Reino de Deus?
R. Certamente não é uma região circunscrita no Universo, pois não "vem com aparência exterior", como Jesus afirmou. Deus é próprio Reino, no âmago da Alma.

7 - O que se entende por VER o Reino de Deus?
R. Simplesmente Ser.

8 - Ao ver o Reino de Deus, termina a necessidade do renascimento?
R. Termina enquanto necessidade de renascimento em formas densas para fins evolutivos.

9 - Se termina a necessidade de renascimento, qual será a condição espiritual da Alma que viu o Reino de Deus?
R. Finda a evolução nas formas densas do Universo fenomenal, sua condição é de Bem-Aventurança.

10 - O Reino de Deus é o ápice da realização espiritual a ser almejada?
R. Para a Alma é a libertação de todas as limitações das formas do Universo fenomenal e o reconhecimento do Eterno por vivência direta.




« Última modificação: 15 de Setembro de 2015, 18:06 by Gabri-El »
Registado

Offline M.Altino

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1840
  • Participação: 202
  • M.Altino is awe-inspiring!M.Altino is awe-inspiring!M.Altino is awe-inspiring!M.Altino is awe-inspiring!M.Altino is awe-inspiring!M.Altino is awe-inspiring!M.Altino is awe-inspiring!M.Altino is awe-inspiring!M.Altino is awe-inspiring!M.Altino is awe-inspiring!M.Altino is awe-inspiring!M.Altino is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +617
  • Cidade: Vila Nova de Gaia
  • País: Portugal
Re: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não Nascer de novo
« Responder #59 em: 16 de Setembro de 2015, 11:21 »
  • Citar
0Gostou?
Amigos e companheiros deste cantinho de muita paz o meu bom dia e continuando este debate e esclarecimento das palavras de Jesus....Ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo" vamos verificar que o Reino de Deus um estado de Espírito evoluído onde faz a união com Deus e então todos se tornam Um.........  Mas para se chegar a esse estudo muito puro é preciso evoluirmos muito pois não devemos nos esquecer que ainda estamos num Planeta e Provas e Expiações sendo assim cada um de nós tentar progredir sempre a começar por cada um de nós e na família que estamos inseridos......
Para termos uma ideia mais clara acerca desse tema, vejamos o fundamento da doutrina anti-reencarnacionista.
Por ela o homem passa a existir a partir do momento do nascimento.
Desse modo, as ligações afetivas e morais passam a serem construídas no curto espaço de tempo que convive com os familiares.
Com a morte do corpo cessam também todos os compromissos assumidos.
O ser estaria destinado perpétuamente a um destino de alegrias ou de tristezas infinitas conforme o julgamento de Deus; nada mais sendo possível fazer por ele.
Nesse mister a convivência familiar tem pouca ou quase nenhuma influência entre os entes de um núcleo familiar, pois tudo estaria definido por uma Vontade Suprema, independente e inacessível à criatura.
Por essa doutrina, é inexplicável uma série de fatores psicológicos e morais que influem no relacionamento entre os componentes de uma família.
O apego que se tem por uns, os sentimentos antagónicos por outros, emoções positivas ou negativas, que os assaltam na presença de alguns.
Não raro, pais e mães são fortemente afetados em seu equilíbrio emocional quando entregam seus filhos ou filhas para a convivência com aqueles que as tomaram para constituírem nova família. Comportam-se como se não quisessem perder a convivência mais íntima de alguém muito caro aos seus sentimentos.
Além dos problemas psicológicos e morais existem ainda aqueles casos em que componentes de uma família se devotam  diante de entes deformados ou enfermos que se apresentam como que requisitando sacrifícios antes negados ou ainda como oferecimento de oportunidade de resgatar das atitudes causadoras do estado em curso.
Pela unicidade das existências nada dessas ocorrências encontram explicação lógica e concorde com a Bondade e Justiça Divinas.
A família não seria mais que um grupo de seres independentes uns dos outros que se reúnem sem passado, sem obrigações mútuas.
A Lei da Reencarnação que, associada a Lei da Evolução, mostra que a família é o cantinho purificador onde almas eternas se reúnem periodicamente para, beneficiados pela Lei do Esquecimento, retomarem direcões, corrigirem equívocos, ou formarem grupos afins para juntos apoiarem-se para a realização dos projetos de crescimento naturais do processo evolutivo em que se encontram.
A afinidade, a afetividade, a aversão, o esforço incessante, tudo transparece beleza, lógica, e a Sabedoria Infinita do Criador.
O ente simpático ou antipático, produtivo ou problemático, amigo ou a falta de amor, surge como alguém a quem se deve carinho, responsabilidades, e, diante da consciência de que se encontram reunidos no plano físico por um curto espaço de tempo faz com que esse mesmo tempo seja utilizado com maior eficiência no sentido do progresso..... .
Assim é amigos que pela Reencarnação tudo faz sentido e dá força para aceitarmos todos os nossos familiares ....pois muitas vezes são espíritos que estão junto de nós para aprender a evoluir e somos chamados a ajudar ...pois assim também somos ajudados ......
Com um carinhoso abraço de muita paz este vosso amigo
* Para colocar no forum de Manuel Altino.jpg (8.4 Kb - transferido 54 vezes.)
Manuel Altino



Registado


  • Responder
  • Imprimir
Páginas: 1 2 3 [4] 5 6   Ir para o topo
« anterior seguinte »
 

Comente no facebook

Assuntos relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
Cap. 04 - NINGUÉM PODE VER O REINO DE DEUS SE NÃO NASCER DE NOVO

Iniciado por dust_in_the_wind O Evangelho Seg. Espiritismo

7 Respostas
13458 Visualizações
Última mensagem 13 de Dezembro de 2005, 21:19
by Almeida
Cap. 4 - NASCER DE NOVO

Iniciado por *Leni* O Evangelho Seg. Espiritismo

0 Respostas
10177 Visualizações
Última mensagem 04 de Janeiro de 2009, 21:39
by *Leni*
"Ninguém verá o Reino de Deus se não nascer de novo"

Iniciado por zeni Outros Temas

10 Respostas
15371 Visualizações
Última mensagem 21 de Fevereiro de 2010, 03:08
by caalouro
NINGUÉM PODERÁ VER O REINO DE DEUS SE NÃO NASCER DE NOVO

Iniciado por Marianna O Evangelho Seg. Espiritismo

4 Respostas
5547 Visualizações
Última mensagem 27 de Dezembro de 2009, 02:09
by Marianna
Nascer de novo?

Iniciado por Ierotheos Reencarnação

11 Respostas
3778 Visualizações
Última mensagem 17 de Janeiro de 2011, 00:16
by ednartes

Clique aqui para receber diariamente novidades do Forum Espirita.


Estudos mensais

facebook-icontwitter-icon

O seu e-mail:


 
Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.

Pesquisar assunto



Pesquisa avançada
  • Mobile


    • Powered by SMF 2.0 RC3 | SMF © 2006–2009, Simple Machines LLC