0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Amigos deste Fórum, Me perdoem usar este tamanho de "fonte"; o fato é que esse tamanho me facilita a leitura já um pouco deficiente devido aos meus quase noventa anos.
Amigo Moisés, como “colaborador FE” que vc é, me permita de mais esta vez, só mais esta vez, me afastar, como vc diz, do tema do tópico (embora eu não veja em que esteja me afastando, pois este tópico trata da questão do amor, e tudo que aqui no FE coloco se relaciona a essa mesma questão), mas tenho de escrever esta pequena explicação pois se refere exatamente a mensagens recentes que trocamos neste tópico.
O que desejo dizer aos amigos é isto: como é tão extremamente difícil o entendimento entre os espíritos encarnados! E uma das causas dessa dificuldade é, vejam bem, segundo a própria doutrina espírita ensina, justamente o fato de estarmos encarnados.
No entanto, para aqueles que com atenção estudarem a doutrina, o fato de estarmos na matéria não é apenas "uma das causas dessa dificuldade"; é, vejam bem, não uma, mas a "única” causa dela, do mesmo modo que esse mesmo fato, o fato de estarmos encarnados é a "única causa" de "todas" as demais dificuldades com que os espíritos se deparam na vida, de “todos” os problemas e males, de todos os desentendimentos, conflitos, crimes, de "todas" as imperfeições morais, de “todos” os sofrimentos físicos e morais pelos quais passamos.
Quem estiver atento, poderá perceber que, absolutamente todos os defeitos e todas as imperfeições morais que possuímos (e mesmo as demais imperfeições de que espécie sejam), resultam exatamente do fato de estarmos num mundo material, dessa condição nossa de estarmos encarnados, de possuirmos um corpo material.
Segundo a doutrina, Deus nos manda para um mundo material para crescermos intelectual e moralmente, e é exatamente devido a nos revestirmos de carne necessária para vivermos nesse mundo para o qual Deus nos manda, que nos tornamos carregados das mais abjetas imperfeições!
Se não viéssemos para um mundo material, não teríamos absolutamente nenhuma imperfeição, de que natureza fosse, nem fisiológica, nem psicológica ou mental, nem moral ou espiritual.
Por mais estranho que isto possa parecer aos cristãos, e aos crentes de quaisquer outras religiões, todas as imperfeiçoes, das menos sérias às mais monstruosas, nascem exatamente do fato de, revestidos com um corpo material, vivermos num mundo material!
Sendo assim, e como a doutrina espírita ensina, Deus nos manda para um mundo material para aprendermos a nos libertar de nossas imperfeições mas, ao mesmo tempo Ele nos reveste de um corpo que é obstáculo para essa libertação! Deus nos coloca no mundo material para que nos aperfeiçoemos, e nenhuma imperfeição tínhamos antes de vir para cá e nenhuma teríamos se não viéssemos para cá!
É exatamente devido a estarmos num mundo material que adquirimos imperfeições. Se Deus não nos mandasse para um mundo material, absolutamente nenhuma imperfeição, de qualquer espécie que fosse, teríamos!
E, sendo assim, tenho de perguntar a mim mesmo: qual é a causa, ou porq se ensina que somos responsáveis ou culpados pelos males que fazemos?!!
Re: Amai os vossos inimigos Ref resp #60 em: 16 05 16, às 13:14 Apenas estude e raciocine, amigo Moisés! Vc, como todos, deve encontrar as respostas por si mesmo, por seu próprio esforço! Ninguém, nem a doutrina, vai dá-las numa bandeja para quem quer que seja! Abraço e uma boa semana para vc e os seus!
Ninguém chegará à verdade por informações ou pelos relatos de outros sobre as experiencias pelas quais passaram. Cada um tem de chegar "lá" por sua própria e exclusiva experiência.
Texto de:Redação do Momento Espírita.
Re: Amai os vossos inimigos Ref resp #60 em: 16 05 16, 13:14, de Moisés Conf: amigo Moisés, de toda essa grande resposta que vc fez o favor de dar à minha msg/resp anterior, para não nos alongarmos em argumentações que a nada estão levando, pois devo estar me expressando mal e, em consequência, vc não está me entendendo, somente vou comentar o que vai abaixo: Conf (m ant):... para aqueles que com atenção estudarem a doutrina, o fato de estarmos na matéria não é apenas "uma das causas dessa dificuldade"; é, vejam bem, não uma, mas a "única” causa dela, do mesmo modo que esse mesmo fato, o fato de estarmos encarnados é a "única causa" de "todas" as demais dificuldades com que os espíritos se deparam na vida, de “todos” os problemas e males, de todos os desentendimentos, conflitos, crimes, de "todas" as imperfeições morais, de “todos” os sofrimentos físicos e morais pelos quais passamos. Moisés: O amigo diz coisas sem fundamento... A perfeição (melhora de si) moral e intelectual... são aquisições ao alcance são metas... para ser um espírito puro... Tudo deve saber e conhecer... Conf: amigo, se estou dizendo coisas sem fundamento, por favor, lhe peço que me diga qual é a causa das dificuldades que enfrentemos na vida, de todos os problemas e males, desentendimentos, conflitos, crimes, imperfeições morais, sofrimentos pelos quais passamos; as causas são resultantes de qdo estamos no mundo espiritual ou no mundo material? Onde é que adquirimos os nossos defeitos e imperfeições morais? Na carne ou fora dela? Tenha um bom fim de semana!................
Iniciado por Almeida O Evangelho Seg. Espiritismo
Iniciado por Marccello Áudio
Iniciado por mariamanuelacorujo Outros Temas
Iniciado por Carla Fabiane Psicologia & Espiritismo
Iniciado por Gustavo Rettenmaier « 1 2 ... 14 15 » Estudos mensais
Estudos mensais
O seu e-mail:
ÂÂÂ Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.