0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Amigos e companheiros deste cantinho de estudos é com muita paz que a todos dou a minha boa tarde de muita paz e ao mesmo tempo saudar o nosso amigo Moisés de Cerqueira Pereira pelo seu empenho neste estudo que penso será muito e participativo entre todos.....Manuel Altino
Re: Amai os vossos inimigos Ref resp #3 em: 01 05 16, às 16:27 de Moisés de Cerq Sem dúvida, o amor ao próximo é um dos mais elevados objetivos procurados pelas doutrinas religiosas, em geral. Mas, como vamos poder conquistar esse objetivo se, infelizmente, todas as pessoas de boa-vontade, os bem-intencionadas, as escrituras cristãs, a codificação de Kardec, as mensagens de tantos benfeitores e até mesmo os ensinamentos de Jesus, o Mestre dos Mestres (estes do modo como as doutrinas cristãs tentam passá-los para nós), somente sabem nos ensinar” “o que fazer”?! Quem é que nos trará os ensinamentos de “como fazer”?!! Onde os encontraremos? Esses versículos de Lucas, como todos esses milhares de textos que lemos todos os dias, fazem exatamente a mesma coisa: só sabem ensinar “o que fazer”, mas não conseguem nem mesmo nos dar uma vaga ideia de “como fazer”!
Aliás, infelizmente, é esse o processo de ensino de, também, todas as religiões e filosofias religiosas do mundo! Somente sabem dizer o que fazer! Nenhuma sabe ensinar o “como fazer”! Todas dizem: “façam isso”, mas nenhuma sabe dizer como fazer isso que elas mesmas recomendam!
Assim, lembrando um a um os versículos de Lucas citados na msg/resp #3, referida acima, perguntamos: - como fazer para amar, também, os que não nos amam?
- para fazer o bem àqueles que nos fazem o mal?
- para ajudarmos àqueles que não nos ajudam?
- e para amarmos os nossos inimigos, aqueles que querem e fazem o mal para nós e para nossos queridos?
- para que em nós exista aquela misericórdia que existe em Deus?
De onde poderá nos vir essa vontade ou desejo, considerado absurdo por muitos, de amar e ajudar nossos inimigos, de oferecer a outra face, de perdoar sempre, de pagar o mal com o bem?
Sem dúvida, somente o amor, um amor que tenda a ser incondicional, nos permitirá fazer essas coisas; somente o amor nos dará a vontade e despertará em nós o desejo de amar os nossos inimigos.
Mas, e aqui está o grande problema: onde vamos aprender a ter em nós esse amor? Quem nos ensinará como fazer para encontrá-lo e dele enchermos nosso coração? Que mestre, que espirito amigo, que doutrina religiosa, que filosofia?
O que os amigos podem dizer sobre isso? A doutrina não nos ensina como fazer isso! Existirá, em algum lugar, em alguma linha espiritualista, esse ensinamento? ................
Meu nobre(nobre na alma)amigo Moisés, companheiro de caminhada. - Amai os vossos inimigos. O tema é bastante instigante e nos leva a muitas reflexões, porque amar o nosso próximo já nos é difícil da forma incondicional como diz o mandamento de Jesus, imaginemos dedicar este mesmo amor a um inimigo. Mas quem seriam esses inimigosque às vezes nem sabemos quem são por estarem tão próximos a nós. Sabemos apenas que este inimigo poderá nos causar mal, até mesmo nos tirar a vida.Concordo com você quando diz que: Se amar o próximo constitui o princípio da caridade,amar os inimigos é a mais sublime aplicação desse princípio, porque mesmo sabendo queele será sempre uma ameaça a nós, devemos ama-lo assim mesmo. É evidente que esteamor não poderá ser da mesma forma que dedicamos ao nosso próximo, dirão alguns talvez, mas isso é um amor diferenciado, sim, porque se trata do nosso inimigo. Assim eupenso.
Re: Amai os vossos inimigos Ref resp #8 em: 01 05 16, às 23:17, de Moisés Conf (msg ant): Sem dúvida, o amor ao próximo é um dos mais elevados objetivos procurados pelas doutrinas religiosas, em geral. Mas, como vamos poder conquistar esse objetivo se, infelizmente, todas as pessoas de boa-vontade, os bem-intencionadas, as escrituras cristãs, a codificação de Kardec, as mensagens de tantos benfeitores e até mesmo os ensinamentos de Jesus, o Mestre dos Mestres (estes do modo como as doutrinas cristãs tentam passá-los para nós), somente sabem ... ... o certeza que vc não está entendendo o que estou falando. Se está nos evangelhos, nos mostre alguma coisa sobre como fazer. Sem ir muito longe, apenas diga, se encontra nos evangelhos, como aquele que é mau, ou que é egoísta, deve fazer para ser bom, para não ser egoísta!! Moisés:... mas por amor a ti mesmo Não seja repetitivo! Conf: eu também gostaria de não ser repetitivo mas, felizmente, ainda tenho de ser, sou mesmo obrigado a ser...................
Iniciado por Almeida O Evangelho Seg. Espiritismo
Iniciado por Marccello Áudio
Iniciado por Carla Fabiane Psicologia & Espiritismo
Iniciado por Gustavo Rettenmaier « 1 2 ... 14 15 » Estudos mensais
Iniciado por Edna☼ O Evangelho Seg. Espiritismo
Estudos mensais
O seu e-mail:
ÂÂÂ Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.