0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
O suicídio é um ato de covardia, onde o homem não têm a coragem de suportar as misérias, dores, problemas da existência causados por ele mesmo em outrora. Por isso não há forma alguma de justificar o suicídio, por maior que seja o sofrimento.
Deus não lhe dá o fardo se tu não consegue segura-lo, Ele te dá o fardo, pois sabe que tu aguentarás.
Porém, nesse amontoado de informações desconcertantes, encontramos um livro que realmente vale ser lido: “o martírio dos suicidas”, escrito por Almerindo Martins de Castro e publicado pela Federação Espírita Brasileira, em 1940.
Porém, em um caso ou em outro, desencarnou no momento previsto, nem antes ou depois da hora determinada para encerrar sua provação, uma vez que Deus já sabia se o espírito se encontrava preparado ou não para a prova livremente escolhida por ele e o usou como instrumento, mesmo que inconsciente (questão 570), para as provas de outros espíritos humanizados, ou seja, ele também concorreu “para a obra geral” (questão 132), pois “todos têm deveres a cumprir” (questão 559).
As consequências são incalculáveis. Dependendo da parte lesada do corpo será um tipo de consequencia. "Joanna de Ângelis no livro Após a Tempestade nos fala dessas conseqüências: aqueles que esfacelam o crânio, reencarnam com a idiotia, surdez-mudez, conforme a parte do cérebro afetada, os que tentaram o enforcamento, reaparecem, com os processos da paraplegia infantil; os afogados com enfisema pulmonar, tiros no coração, cardiopatias congênitas irreversíveis, os que se utilizam de tóxicos e venenos, sofrem sob o tormento das deformações congênitas, úlceras gástricas e cânceres.
* Em medicina, considerava-se ato de covardia, de uma pessoa fraca, que diante dos problemas da vida, escolhia a fuga trágica.Hj a medicina compreende o suicído de forma totalmente diversa. Sabe-se , q o cérebro funciona às custas de uma série de substâncias químicas, que têm papel importante no ato final do suicídio.*
No passado,o suicídia era visto com maus olhos pelas religiões em geral. Os católicos apregoavam q ao suicída não pertencia o Reino do Céus.Os judeus, os enterravam num canto separado do cemitério.* Coube à Doutrina Espírita o esclarecimento detalhado, através da Codificação Kardequiana,principalmente, das causas e consequências do suicídio; inclusive do suicídio indireto, que quase todos cometemos, ao nos expormos aos excessos de diversas ordens.
**Fé, confiança na providência Divina, a resignação e submissão à vontade do Criador. As tribulações da vida, são provas ou expiações.Felizes os que as suportam sem se queixarem, porque serão recompensados.
Até mesmo se eu quisesse desafiar Deus nesse momento e colocar a mão sobre o fogo para me queimar, dizendo, orgulhosamente, que este ato foi realizado voluntariamente por mim, ele seria capaz de dizer: “meu querido filho bobinho, há cinco mil anos eu já sabia que nesse exato momento você passaria por essa situação e queimaria a mão
Bom dia , companheiros do F.E. Esse assunto, o suicídio, é de grande interesse meu, já q tenho em minha família, casos de suicídas diretos, indiretos e eu própria sou depressiva, em tratamento psiquiátrico e espiritual.Penso que esse ato, não seja algo para ser classificado como de coragem ou covardia.É sim, um ato desesperado. Onde àquele q se o pratica, se vê acuado diante de uma série de situações que lhe fogem ao controle. Seja por falta de fé em Deus, seja por brechas morais, onde se instalam n'alma processos obsessivos severos, seja por ignorância da sobrevivência da alma à morte física...Assim sendo, esse 'ato de coragem,ou covardia', foi motivado pela desesperança e pessimismo, que impedia de encontrar uma saída. O suicído sempre foi um tema bastante delicado.* Em medicina, considerava-se ato de covardia, de uma pessoa fraca, que diante dos problemas da vida, escolhia a fuga trágica.Hj a medicina compreende o suicído de forma totalmente diversa. Sabe-se , q o cérebro funciona às custas de uma série de substâncias químicas, que têm papel importante no ato final do suicídio.* * No passado,o suicídia era visto com maus olhos pelas religiões em geral. Os católicos apregoavam q ao suicída não pertencia o Reino do Céus.Os judeus, os enterravam num canto separado do cemitério.* Coube à Doutrina Espírita o esclarecimento detalhado, através da Codificação Kardequiana,principalmente, das causas e consequências do suicídio; inclusive do suicídio indireto, que quase todos cometemos, ao nos expormos aos excessos de diversas ordens.Vários fatores predispõe uma criatura ao tresloucado ato de acabar com a própria vida orgânica: Não ter religião, isolar-se socialmente, não ter amigos, suporte familiar, ser homem, ter doença mental ou física. E mais recentemente,revelado pela Doutrina espírita, influênciações de ordem espiritual. Segundo dados da revista "SUPERINTERESSANTE", numa excelente reportagem, afirma que a cada 40 minutos,uma pessoa se suicída em algum lugar do mundo.Prá tudo e em tudo Jesus é a solução.**Fé, confiança na providência Divina, a resignação e submissão à vontade do Criador. As tribulações da vida, são provas ou expiações.Felizes os que as suportam sem se queixarem, porque serão recompensados** Aos amigos recomendo a leitura do E.S.E.,LIVROS DOS ESPÍRTOS, por Allan Kardec e tbm de obras complementárias, sérias, quem mto acrecentam à compreensão dessa intrincada enfermidade da alma. Entre elas sugiro a obra mediúnica "MEMÓRIAS DE UM SUICÍDA", por Yvonne A. Pereira. A reforma interior, confiança absoluta na Solicitude de Deus, trabalho no bem e sobretudo compreensão e amor, operarão "milagres", na vida desses companheiros tão aflitos qnto equivocados.Paz e prosperidadeVALERIE 1.TRECHOS SINALIZADOS COM(*) , FORAM RETIRADOS DE DEPOIMENTOS DO DR. DRÁUZIO VARELLA.2.TRECHOS SINALIZADOS COM (**), FORAM RETIRADOS DO LIVRO DOS ESPÍRITOS, POR ALLAN KARDEC.
Perguntaram certa vez a Chico Xavier:porque há tanta incompreenção entres os espiritas?Resposta:Filhos,a doutrina espirita é um movimento de pensamento livre com a responsabilidade a atuar em cada um de nós.
Iniciado por fakir « 1 2 » Lei de Causa e Efeito
Iniciado por Atma Mensagens de Ânimo
Iniciado por Ace Imortalidade da Alma
Iniciado por Anya Prece
Iniciado por Estrela Amiga Perguntas Frequentes
Estudos mensais
O seu e-mail:
ÂÂÂ Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.