Para comecar, muitas pessoas afirmam que sabendo Deus todas as coisas nao faz sentido lhe pedirmos nada uma vez que ele sabe perfeitamente do que necessitamos. Qual a utilidade então da prece?
Nos desenhos apresentados, percebi que ambos falam com Deus
A prece para mim significa conversar com DEUS.
A conversa íntima com Deus, os pensamentos positivos a todo instante são fundamentais.Apenas para esclarecer o assunto em função do conhecimento da Doutrina Espírita, que nos revela os mistérios sobre o plano espiritual ou sobre os espíritos. Muita gente confunde Deus com os espíritos, que nos são afins, que foram e ainda são chamados de "Espírito Santo pelos cristãos", como sendo um só espírito.
E é impressionante e fascinante como a alegria e a paz toma conta de si quando elevamos nosso pensamento por inteiro.
Essa já é a primeira resposta de Deus!
Que seja feita a tua vontade Sempre!
Abraços a todos!
Para comecar, muitas pessoas afirmam que sabendo Deus todas as coisas nao faz sentido lhe pedirmos nada uma vez que ele sabe perfeitamente do que necessitamos. Qual a utilidade então da prece?Você disse uma grande verdade, ois Deus, por ser onisciente, sabe de tudo. Agora Deus também respeita plenamente a liberdade todos, então mesmo que Ele saiba de nossas necessidades Ele não age se nós não lhe pedimos, pois temos que pedir ou agradecer.
Creio que a prece é um dízimo dado a Deus que sai de nosso coração.
O melhor momento de nosso dia. A nossa entrega.
É um ato de amor sublime e envolvente que nos transporta ao lado
Daquele que nos criou.
Prece não é sinônimo de pedir.
Deus não precisa de nossas preces ou do nosso louvor, mas a VIDA e os seres humanos sim, pois pela prece passamos a reconhecer que não somos egoisticamente os senhores absolutos do universo, mas aceitamos que existem SERES acima de nós e com os quais estamos em sintonia constante.
A prece! Ah!... como são tocantes as palavras que saem da boca daquele que ora! A prece é o orvalho divino que aplaca o calor excessivo das paixões. Filha primogênita da fé, ela nos encaminha para a senda que conduz a Deus. Santo Agostinho em E.S.E, Cap.XXVII - item 23
Carlos, em resposta à tua colocação vou citar R. Calligaris:
Primeiramente, a razão do "pedir" não é informar a Deus do que havemos mister, nem lembrá-Lo de algo que, porventura, tenha esquecido, porque, de facto, Ele sabe de tudo a nosso respeito e não é de sua natureza fazer-se rogado para derramar-nos as Suas bençãos.
Com o "pedir", confessamos nossa indigência, nossa fraqueza, e, com esse acto de humildade e de fé, criamos aquelas condições de receptividade indispensáveis para que a graça divina possa actuar sobre nós, fortalecendo-nos o ânimo, de modo a levarmos a bom termo os nossos empreendimentos, inspirando-nos soluções adequadas aos problemas que nos aflijam, assim como infundindo-nos paciência e resignação, quando se trata de vencermos uma prova difícil.
O caminho certo é nada pedir, no entanto, existe um grupo de espíritos que embuidos do orgulho se julgam auto-suficientes, e afirmam nada pedir porque não precisam do apoio de ninguém. Não nos referimos a estes sentimentos.
Se Deus a tudo e todos assiste na sua Bondade e Misericórdia, e se temos essa confiança interior, necessáriamente não precisamos nada mais do que já temos (no aspecto fisico e material), porém, tal como refere Calligaris e Allan Kardec O que Deus lhe concederá sempre, se ele o pedir com confiança, é a coragem, a paciência, a resignação.(E.S.E. XXVII- item 7)
...tal como o MarcoALSilva falou...a prece não se presta essencialmente às rogativas comuns de nossos anseios...ou pelo menos não deveria.
Taprobana...Esta prece pode ser de carácter optimista, portanto positiva ou pessimista, portanto negativa.
Não sei se entendi bem a questão da prece ser pessimista...mas confesso que nunca tinha pensado por esse prisma. Mas apreciei muito a sua reflexão.
Se compreendi...resumia que a prece feita pelos outros ou para os outros, parte sempre de um julgamento a-priori que corre o risco de "contrariar" os designios de Deus, e o caminho traçado para o "outro".
Pensamos, na nossa opinião, que para evitá-lo nada mais simples que afirmar interiormente:
Seja feita a vossa vontade Senhor, a vossa e nunca a minha!
O Carlos levantou a questão, muito pertinente, da utilidade da prece, mas eu preferia adiar a resposta, ok amigo, para antes debatermos em que consiste a prece.
Beijitos
para ouvir uma resposta temos que saber escutar o silencio.
A conversa íntima com Deus, os pensamentos positivos a todo instante são fundamentais.
E é impressionante e fascinante como a alegria e a paz toma conta de si quando elevamos nosso pensamento por inteiro.
A prece, na minha opinião, é o contato primeiro com a espiritualidade superior
- A Prece é sempre agradável a Deus quando ditada pelo coração
- O essencial não é orar muito, mas orar bem.
-O pensamento e a vontade representam em nós um poder de ação que alcança muito além dos limites da nossa esfera corporal.
- As vossas provas estão nas mãos de Deus e algumas há que têm de ser suportadas até ao fim
- A prece não pode ter por efeito mudar os desígnios de Deus, mas a alma por quem se ora experimenta alívio
DO LIVRO DOS ESPÍRITOS
Na realidade a PRECE é uma expressão da sabedoria pela humildade
A prece é toda boa ação.
Toda boa ação é atitude de amor. Toda atitude de amor, nos conduz a patamares mais elevados, pela sintonia em relação aos Benfeitores
(...)O trabalhador recebe sempre de acordo com a qualidade do seu trabalho.
Assim a prece é um dos recursos que nos auxiliam a evoluir.
Paz plena... Carlos Ribeiro, um grande abraço.CitarPara comecar, muitas pessoas afirmam que sabendo Deus todas as coisas nao faz sentido lhe pedirmos nada uma vez que ele sabe perfeitamente do que necessitamos. Qual a utilidade então da prece?Você disse uma grande verdade, ois Deus, por ser onisciente, sabe de tudo. Agora Deus também respeita plenamente a liberdade todos, então mesmo que Ele saiba de nossas necessidades Ele não age se nós não lhe pedimos, pois temos que pedir ou agradecer.
A essa rendição incondicional a DEUS eu chamo também PRECE.
Para comecar, muitas pessoas afirmam que sabendo Deus todas as coisas nao faz sentido lhe pedirmos nada uma vez que ele sabe perfeitamente do que necessitamos. Qual a utilidade então da prece?CitarEntendo que a prece é uma forma de nos religarmos com o criador, quando oramos,nossas energias são enviadas ao cosmo e trasformadas em outras energias e encaminhadas aos que estão passando por dificuldades.
Creio que a prece é um dízimo dado a Deus que sai de nosso coração. O melhor momento de nosso dia. A nossa entrega.
É um ato de amor sublime e envolvente que nos transporta ao lado Daquele que nos criou.
O estudo sobre prece, traz muitas reflexões, por se tratar de um dialogo entre DEUS e você, traz outras tantas quando é realizada em público e por eles. Assim sendo deixo apenas uma colocação pessoal, de que os mensageiros de JESUS, certamente levarão a ELE nossos apelos e solicitudes.
Para comecar, muitas pessoas afirmam que sabendo Deus todas as coisas nao faz sentido lhe pedirmos nada uma vez que ele sabe perfeitamente do que necessitamos. Qual a utilidade então da prece?Carlos, imagino que percebas que a prece é atendida quando feita com propósito, intenção e fervor. Nós, humanos, por muitas vezes nos encontramos aqui apenas em graças e agradavelmente vivemos, mas quando algo nos aborrece, perturba ou irrita, a ponto mesmo de não suportarmos seja o sentimento, seja uma humilhação, algo parecido, elevamos nossos pensamentos nesse rôgo quase inconsciente, mas sentido, e recebemos o alívio.
Olá Giggi
- Parabéns pela excelente exposição do tema.
Olá a todos
Venho colocar uma questão a debate, que me surgiu ao ler as várias respostas.
- Até que ponto não é também a prece uma mensagem para nós mesmos? Não estaremos a pedir aos bons espíritos fé, coragem e aceitação da nossa situação presente, e a prometer nós mesmos que estamos dispostos a trabalhar para atingir os objectivos a que nos propomos?
bem hajam
Essa conversa é constante não tem interrupções.OEspírito de Deus não deseja pessoas rendidas, mas pessoas que levem em frente a mensagem perfeito do AMOR e da convivência perfeita entre todos os seres humanos.
A essa rendição incondicional a DEUS eu chamo também PRECE.
O Evangelho Segundo o Espiritismo
Eficácia da Prece
5 – Por isso vos digo: todas as coisas que vós pedirdes orando, crede que as haveis de ter, e que assim vos sucederão. (Marcos, XI: 24)
6 – Há pessoas que contestam a eficácia da prece, entendendo que, por conhecer Deus as nossas necessidades, é desnecessário expô-las a Ele. Acrescentam ainda que, tudo se encadeando no universo através de leis eternas, nossos votos não podem modificar os desígnios de Deus.
Há leis naturais e imutáveis, sem dúvida, que Deus não pode anular segundo os caprichos de cada um. Mas daí a acreditar que todas as circunstâncias da vida estejam submetidas à fatalidade, a distância é grande. Se assim fosse, o homem seria apenas um instrumento passivo, sem livre arbítrio e sem iniciativa. Nessa hipótese, só lhe caberia curvar a fronte ante os golpes do destino; sem procurar evitá-los; não deveria esquivar-se dos perigos. Deus não lhe deu o entendimento e a inteligência para que não os utilizasse, a vontade para não querer, a atividade para cair na inação. O homem sendo livre de agir, num ou noutro sentido, seus atos têm, para ele mesmo e para os outros, conseqüências subordinadas às suas decisões. Em virtude da sua iniciativa, há portanto acontecimentos que escapam, forçosamente, à fatalidade, e que nem por isso destróem a harmonia das leis universais, da mesma maneira que o avanço ou atraso dos ponteiros de um relógio não destrói a lei do movimento, que regula o mecanismo do aparelho. Deus pode, pois, atender a certos pedidos sem derrogar a imutabilidade das leis que regem o conjunto, dependendo sempre o atendimento da sua vontade.
7 – Seria ilógico concluir-se, desta máxima: “Aquilo que pedirdes pela prece vos será dado”, que basta pedir para obter, e injusto acusar a Providência se ela não atender a todos os pedidos que lhe fazem, porque ela sabe melhor do que nós o que nos convém. Assim procede ao pai prudente, que recusa ao filho o que lhe seria prejudicial. O homem, geralmente, só vê o presente; mas, se o sofrimento é útil para a sua felicidade futura, Deus o deixará sofrer, como o cirurgião deixa o doente sofrer a operação que deve curá-lo.
O que Deus lhe concederá, se pedir com confiança, é a coragem, a paciência e a resignação. E o que ainda lhe concederá, são os meios de se livrar das dificuldades, com a ajuda das idéias que lhe serão sugeridas pelos Bons Espíritos, de maneira que lhe restará o mérito da ação. Deus assiste aos que se ajudam a si mesmos, segundo a máxima: “Ajuda-te e o céu te ajudará”, e não aos que tudo esperam do socorro alheio, sem usar as próprias faculdades. Mas, na maioria das vezes, preferimos ser socorridos por um milagre, sem nada fazermos. (Ver cap. XXV, nº 1 e segs.)
8 – Tomemos um exemplo. Um homem está perdido num deserto; sofre horrivelmente de sede; sente-se desfalecer e deixa-se cair ao chão. Ora, pedindo a ajuda de Deus, e espera, mas nenhum anjo vem lhe dar de beber. No entanto, um Bom Espírito lhe sugere o pensamento de levantar-se e seguir determinada direção. Então, por um impulso instintivo, reúne suas forças, levanta-se e avança ao acaso. Chegando a uma elevação do terreno, descobre ao longe um regato, e com isso retoma a coragem. Se tiver fé, exclamará: “Graças, meu Deus, pelo pensamento que me inspiraste e pela força que me deste”. Se não tiver fé, dirá: “Que boa idéia tive eu! Que sorte eu tive, de tomar o caminho da direita e não o da esquerda; o acaso, algumas vezes, nos ajuda de fato! Quanto me felicito pela minha coragem e por não me haver deixado abater!”.
Mas, perguntarão, por que o Bom Espírito não lhe disse claramente:”Siga este caminho, e no fim encontrarás o que necessitas”? Porque não se mostrou a ele, para guiá-lo e sustentá-lo no seu abatimento? Dessa maneira o teria convencido da intervenção da Providência. Primeiramente, para lhe ensinar que é necessário ajudar-se a si mesmo e usar as próprias forças. Depois, porque, pela incerteza, Deus põe à prova a confiança e a submissão à sua vontade. Esse homem estava na situação da criança que, ao cair, vendo alguém, põe-se a gritar e espera que a levantem; mas, se não vê ninguém, esforça-se e levanta-se sozinha.
Se o anjo que acompanhou a Tobias lhes houvesse dito: “Fui enviado por Deus para te guiar na viagem e te preservar de todo perigo”, Tobias não teria nenhum mérito. Foi por isso que o anjo só se deu a conhecer na volta.
Olá amigos(as)
- A Prece é sempre agradável a Deus quando ditada pelo coração, porque a intenção é tudo para ele. A prece do coração é preferível à que podes ler, por mais bela que seja, se a leres mais com os lábios do que com o pensamento. A prece é agradável a Deus quando é proferida com fé, com fervor e sinceridade. Não creias que Deus seja tocado pelo homem vão, orgulhoso e egoísta, a menos que a sua prece represente um ato de sincero arrependimento e de verdadeira humildade.
A prece torna melhor o homem?
- Sim, porquanto aquele que ora com fervor e confiança se faz mais forte contra as tentações do mal e Deus lhe envia bons Espíritos para assisti-lo. É este um socorro que jamais se lhe recusa, quando pedido com sinceridade.
Como é que certas pessoas, que oram muito, são, apesar disso, de mau caráter, ciumentas, invejosas, impertinentes, carentes de benevolência e de indulgência e até mesmo viciosas?
- O essencial não é orar muito, mas orar bem. Essas pessoas supõem que todo o mérito está na lonjura da prece e fecham os olhos para os seus próprios defeitos. Fazem da prece uma ocupação, um emprego do tempo, nunca, porém, um estudo de si mesmas. Não é o remédio que é ineficaz, neste caso, mas a maneira de aplicá-lo.
Pode-se pedir eficazmente a Deus o perdão das nossas faltas?
- Deus sabe discernir o bem do mal; a prece não esconde as faltas. Aquele que a Deus pede perdão de suas faltas só o obtém mudando sua conduta. As boas ações são a melhor prece, porque os atos valem mais que as palavras.
Pode-se orar utilmente pelos outros?
- O Espírito daquele que ora atua pela sua vontade de praticar o bem. Pela prece atrai a si os bons Espíritos e estes se associam ao bem que deseja fazer.
O pensamento e a vontade representam em nós um poder de ação que alcança muito além dos limites da nossa esfera corporal. A prece que façamos por outrem é um ato dessa vontade. Se for ardente e sincera pode chamar os bons Espíritos em auxílio daquele por quem pedimos, afim de lhe sugerirem bons pensamentos e lhe darem a força necessária para seu corpo e sua alma. Mas, ainda aqui, a prece do coração é tudo, a dos lábios nada vale.
Podem as preces, que por nós mesmos fizermos, mudar a natureza das nossas provas e desviar-lhes o curso?
- As vossas provas estão nas mãos de Deus e algumas há que têm de ser suportadas até ao fim; mas, Deus leva sempre em conta a resignação. A prece traz para junto de vós os bons Espíritos e, dando-vos estes a força de suportá-las corajosamente, menos duras elas vos parecem. Já o dissemos: a prece nunca é inútil, quando bem feita, porque fortalece aquele que ora, o que já constitui grande resultado. Ajuda-te a ti mesmo e o céu te ajudará, bem o sabes. Aliás, não é possível que Deus mude a ordem da Natureza ao sabor de cada um. Porque aquilo que é um grande mal, do vosso ponto de vista mesquinho, para a sua vida efêmera, é quase sempre um grande bem na ordem geral do Universo. Além disso, de quantos males o homem é o próprio autor por sua imprevidência ou pelas suas faltas? Ele é punido naquilo em que pecou. Todavia, as súplicas justas são atendidas mais vezes do que supondes. Julgais que Deus não vos ouviu porque não fez um milagre a vosso favor, quando Ele vos assiste por meios tão naturais que vos parecem obra do acaso ou da força das circunstâncias. Muitas vezes também Ele vos sugere a idéia que vos fará sair da dificuldade pelo vosso próprio esforço."
Podemos orar aos Espíritos?
- Pode-se orar aos bons Espíritos como sendo os mensageiros de Deus e os executores de Suas vontades. O poder deles, porém, está em relação com a superioridade que tenham alcançado e emana sempre do Senhor de todas as coisas, sem cuja permissão nada se faz. Eis por que as preces que se lhes dirigem só são eficazes, se bem aceitas por Deus.
Será útil que oremos pelos mortos e pelos Espíritos sofredores? E, neste caso, como podem as nossas preces lhes proporcionar alívio e abreviar os sofrimentos? Têm elas o poder de abrandar a justiça de Deus?
- A prece não pode ter por efeito mudar os desígnios de Deus, mas a alma por quem se ora experimenta alívio, porque recebe assim um testemunho do interesse que inspira àquele que por ela pede e também porque o infeliz é sempre consolado, quando encontra almas caridosas que se compadecem de suas dores. Por outro lado, mediante a prece, aquele que ora ajuda no despertar do infeliz para o arrependimento e o desejo de fazer o que é necessário para ser feliz. Neste sentido é que se lhe pode abreviar a pena, se, por sua parte, o infeliz contribui com sua boa-vontade. O desejo de melhorar-se, despertado pela prece, atrai para junto do Espírito sofredor Espíritos melhores, que o vão esclarecer, consolar e dar-lhe esperanças. Jesus orava pelas ovelhas desgarradas. Com isso vos mostrava que sereis culpados se nada fizerdes pelos que mais necessitam das vossas preces.
DO LIVRO DOS ESPÍRITOS
SAUDAÇÕES FRATERNAS
A grande maioria das pessoas só recorrem à oração quando estão com problemas de ordem material ou por motivo de doen-ça.
(...)
Em geral, só vemos o presente, o imediatismo.
- Até que ponto não é também a prece uma mensagem para nós mesmos?
Rosário ... se entendo, você quer dizer que a prece é um sentimento de humildade, certo?A verdadeira sabedoria está sempre relacionada á humildade, pois o verdadeiro sábio aprende a ser humilde e sabe ouvir a todos, até aos mais simples e àqueles, que fazem os serviços considerados mais humilhantes.
Sabedoria nem sempre está em parceria com a humildade, e ...será que a humildade pode ser racionalizada ou aprendida pela razão? Pensei agora nisto...que acha?
Essa é a grande verdade sobre Deus, pois Deus sempre respeitou, respeita como sempre irá respeitar a vontade de todos, até daqueles que agem contra o Projeto Dele, que é para que todos sejam felizes e perfeitos.CitarPaz plena... Carlos Ribeiro, um grande abraço.Rosário...talvez você não se expressasse correctamente ou eu interpretei mal, mas não é possível imaginar o que seria se Deus só agisse se nós pedissemos... Seria como se Deus andasse ao sabor da nossa vontade. Certamente Ele não seria o Criador, não concorda amigo?CitarCitacão de carlos Ribeiro:Você disse uma grande verdade, pois Deus, por ser onisciente, sabe de tudo. Agora Deus também respeita plenamente a liberdade todos, então mesmo que Ele saiba de nossas necessidades Ele não age se nós não lhe pedimos, pois temos que pedir ou agradecer.
Para comecar, muitas pessoas afirmam que sabendo Deus todas as coisas nao faz sentido lhe pedirmos nada uma vez que ele sabe perfeitamente do que necessitamos. Qual a utilidade então da prece?
RosárioNa realidade não existe disfarce em todas as nossas relações com qualquer espírito, pois na realidade são eles que nos dirigem (Vide OLE perguntas 456 a 557).
A rendição nada tem de disfarce, a rendição é o acto mais subilime de aceitação da doutrina Divina.
A aceitação implica transformação e constante renovação, pelo que não há lugar para o disfarce na nossa relação com Deus.
Agora quem atende a maioria das preces não é o próprio Espírito deDeus mas um espírito pertencente à Espiritualidade, que a maioria absoluta julga ser o próprio Deus.- Rosário
Não existe um espírito especifico, pois cada espírito encarnado possui os seus companheiros invisíveis desde o nascimento, uns são considerados como guardas (o anjo de guarda por exemplo) e outros mentores.CitarCitação de Rosário: Agora quem atende a maioria das preces não é o próprio Espírito deDeus mas um espírito pertencente à Espiritualidade, que a maioria absoluta julga ser o próprio Deus.- Rosário
E quem é esse espírito, Rosário? Huh
Mas então como eu tinha perguntado anteriormente, será que orar a Deus, a Jesus, a Nossa Senhora ou a um santo tem a mesma eficácia?
Uma das minhas maiores duvidas em relação a este assunto é a quem nos devemos dirigir quando queremos orar.
Em alguns momentos é necessário que em primeiro lugar sintamos a necessidade de auxílio e também, nos prepararmos para recebê-lo.
A prece é o meio pelo qual podemos elevar o pensamento ao alto, ao guia espiritual, aos espíritos familiares,aos espíritos superiores, à Jesus, à Deus, agradecendo ou solicitando amparo... a si mesmo ou à outros... e naquele momento íntimo de fé em nossos corações, percebermos o refrigerio do contato com o plano superior que nos inunda em vibrações de luz , amor e serenidade de acordo com a harmonia, a sintonia que se consegue estabelecer para esse encontro.
Tenho uma grande vontade de ultrapassar esta fase de definição do objecto de estudo mas a Gigi Bigskirt não deixa! >:(
Não sejamos um "barbeiro" e sim como esse cliente ..
"Se você não busca Deus no verão da sua vida, dificilmente ele virá no inverno".
Enfim, cada qual a vê de forma peculiar, mas em comum temos este sentimento de rendição ao Absoluto, a Deus, à Força Criadora.
Observa a substância de tuas preces. Como pedes? Em nome do mundo ou em nome do Cristo?
Deus como Pai celestial jamais abandona um filho quando deprimido ou injustiçado.
Gigi, imagino que você está ocupadíssima com a tarefa, daí não ter visto o que eu escrevera logo abaixo do comentário.
Será que tudo o que pedirmos em oração nós recebemos? Jesus disse: "Tudo o que pedires em oração, crendo, recebereis." Será mesmo tudo?
Na minha opinião nem tudo o que pedirmos em oração, somos merecedores ou é o melhor para a nossa evolução moral, pois o nosso mundo é um mundo onde o sofrimento ainda esta bastante destacado.- Nelson
Sei que estamos nesse planeta para cumprir os desígnios de Deus. Mas confesso que a prece desesperada da mãe e a morte da menina me impressionaram de maneira especial.- Selma
Sei que estamos nesse planeta para cumprir os desígnios de Deus. Mas confesso que a prece desesperada da mãe e a morte da menina me impressionaram de maneira especial.
Olá GIGII ;)Sei que estamos nesse planeta para cumprir os desígnios de Deus. Mas confesso que a prece desesperada da mãe e a morte da menina me impressionaram de maneira especial.
Querida Selma...penso que os companheiros já lhe deram algumas respostas para acalmar a esta sua angústia, e acredito que alguns dos textos aqui transcritos e reflectidos, vão mostrar-lhe uma outra visão da Prece.
Recordo uma passagem da minha vida, ainda não há muito tempo, talvez uns 5/6 anos em que eu tive um relacionamento amoroso complicado. Não interessa a história em si, mas digamos que parecia coisa de filmes, com perseguições e tudo...Eu gostava do meu namorado, e no meio de enormes confusões, cheguei a casa e em lágrimas, pedi a Deus que tudo desse certo, que tudo se resolvesse de forma tranquila, e sobretudo que nós pudessemos viver juntos em paz.
No dia seguinte desabou um terramoto...ou seja...algo surgiu para definitivamente terminarmos aquele relacionamento. Triste, mas conformada, segui o meu caminho, e meses depois eu já estava a agradecer ao Pai, precisamente por não ter me dado ouvidos, pois na hora percebia que o melhor para mim era mesmo afastar-me daquela situação.
Quantas vezes isto não nos acontece? Já pensamos nisto?
Se confiarmos em DEUS com FÉ, as coisas ficam sempre bem, pode é demorar e não termos paciência para esperarmos.
A prece dita/sentida pelo próprio tem mais, menos ou igual valor, que a prece dita por/para outrem?
E levantam uma questão pertinente:
A prece dita/sentida pelo próprio tem mais, menos ou igual valor, que a prece dita por/para outrem?
Há cerca de um mês no Rio de Janeiro, uma menina de 13 anos morreu no dia de seu aniversário, após comprar seu presente, atingida por uma bala perdida disparada durante uma briga entre bandidos e policiais.Aqui eu me calo e penso naqueles ensinamentos de JESUS: "É necessáro que venham os escândalos, mas aí daquele por quem vem o escândalo".
A mãe da menina entrou em desespero e na frente do hospital disse" Meus Deus, não deixa ela morrer, devolve ela para mim." Infelizmente a menina morreu no mesmo dia e na mesma hora. Isso me aborreceu profundamente. Apesar de ter grande fé em Deus, nas preces e no Espiritismo, um profundo vazio tomou conta de mim.
Sei que estamos nesse planeta para cumprir os desígnios de Deus. Mas confesso que a prece desesperada da mãe e a morte da menina me impressionaram de maneira especial.
Sei que estamos nesse planeta para cumprir os desígnios de Deus. Mas confesso que a prece desesperada da mãe e a morte da menina me impressionaram de maneira especial.Veja bem o que eu escrevi já com a correção do verbo para "deixou":
Aqui eu me calo e penso naqueles ensinamentos de JESUS: "É necessáro que venham os escândalos, mas aí daquele por quem vem o escândalo".
E também busco nesse versículo: "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" (João 8,32), a compreensão, que me veio por intermédio da Doutrina Espírita, que conheci a partir de Março de 1981.
O acaso não existe, então para tudo tem que haver uma razão lógica e racional.
Minha mãe desencarnou em 1948 e deixou 11 filhos vivos. Eu tinha apenas 3 anos e 2 meses e tenho um irmão que é 1 ano e 5 meses mais novo do que eu. Isso nunca foi algo bom e perfeito, então nunca foi divino.
A base de toda questão é o Desejo contido nas rogativas, diante da Lei. Sabemos que o merecimento justo disponibiliza não apenas as energias do pensamento de quem emite, mas também pode mobilizar outras inteligências a serviço e socorro deste pedido.
Amigos , toda a prece quando sentida , e com ligação sincera e humilde, toca sempre todos aqueles que nos envolvem, e nos amam, mesmo aqueles que sendo refratarios a sentem, pois ela tem uma força enorme.
Minha mãe desencarnou em 1948 e deixou 11 filhos vivos. Eu tinha apenas 3 anos e 2 meses e tenho um irmão que é 1 ano e 5 meses mais novo do que eu. Isso nunca foi algo bom e perfeito, então nunca foi divino.
Olá Pessoal!Sem dúvida alguma, que quando oramos e pedimos orientação ao nosso “anjo da guarda”, ele esta presente, acontece que muitas das vezes não estamos preparados para saber interpretar seus conselhos, orientação, ajuda etc. … Ele é um ser espiritual que pertence a uma ordem elevada! Ele nos acompanha antes do nosso nascimento e muitas das vezes após o nosso desencarne, ele tem a missão de como um pai para um filho…
Gostaria de saber se quando oramos os espíritos guardiões estão ali ao nosso lado nos escutado, digamos, eles seriam um emissário de Deus, tanto para nos acalmar nos momento de aflição e também nos sugerir através de pensamentos os melhores caminhos para resolver determinado problemas que nos surgem?
Obrigado pessoal fique com Deus, muita luz.
Nifertari
Victor...assim sendo a prece é muito mais que uma expressão da alma que se eleva e pede consolo, ela contagia, pelo pensamento e pela vontade, todos os que são atingidos pelas suas vibrações. Não é?[/font][/color]
Gostaria de saber se quando oramos os espíritos guardiões estão ali ao nosso lado nos escutado, digamos, eles seriam um emissário de Deus, tanto para nos acalmar nos momento de aflição e também nos sugerir através de pensamentos os melhores caminhos para resolver determinado problemas que nos surgem?
Caro Rosário...tudo o que vem de Deus é Bom e perfeito, mesmo que aparentemente não compreendamos as suas causas...Esclarecendo digo que eu fui um dos filhos mais novos, o vice caçula, então que teve o maior drama foi o meu pai, que ficou com 11 filhos para tomar conta, sendo que 6 deles tinham menos de 10 anos. Isso nunca foi resultado de ação divina.
Certamente a vida que teve, enfrentando as responsabilidades de um lar numeroso onde faltou a progenitora querida ainda cedo, tiveram por trás razões que mais tarde entenderá serem as mais desejáveis para o progresso moral e espiritual de toda a família.
Ola Amiga RosarioVolto a dizer, sou seu amigo e não amiga.
Muita paz
Paz em seu coração, sem inequuesc~encias, Amiga, talvez palvras mneos percebidas, no entanto todos somos herdeiros do Pai;
:-* A prece é o falar com o coração, mais doar que pedir, mais sentir que raciocinar, é a aceitação e a submissão ao poder divino em seus designios supremos, mesmo que não consigamos entende-los, por nossa incapacidade de sentir sem questionar, de tudo querer explicar,quando ainda não conseguimos explicar a nos mesmos.
muita paz a todos.
Olá amigos, aqui está o meu trabalho power point baseado na mensagem que nossa amiga Regina nos deixou. Espero que gostem…
Abraços fraternos…
Olá amigos, aqui está o meu trabalho power point baseado na mensagem que nossa amiga Regina nos deixou. Espero que gostem…
Abraços fraternos…
Independentemente da forma ou do conteúdo toda a prece tem exactamente o mesmo efeito, ou seja, consoante o proveito individual que cada um possa ter em prol da sua vontade assim se conjuga a realidade que caracteriza cada momento de vida.
Será possível avaliar a prece? Como afirmar que esta ou aquela forma de orar é mais eficaz, tem mais valor, é mais acolhida por Deus?
Não busque na cátedra o conforto da alma, senão o assento do ego indômito no burilamento de si mesmo.
Não são as pessoas que fazem a afirmativa acima mencionada, e sim o próprio Sr Jesus desde a sua estadia em nosso meio corpóreo, vamos por assim dizer. E, a mais de um século atrás, são os Espíritos que não se cansam em reafirmá-la, contudo tem por útil a prece, ser digamos, a senha que nos abre as portas para a sublimidade do mundo extra-corpóreo, que nos permite estarmos de comunhão com o criador Divino, é a prece o caminho de se estar na razão da verdadeira vida, ou da existência de onde enfim somos originariamente habitantes, no plano Espiritual, a nossa real pátria, de onde viemos e para lá sempre voltamos a cada viagem que fazemos. A prece é ainda mais útil, quando aqui temos necessidades em quaisquer situações, de nos refazermos em energias, que certamente nos conduz e nos mantém no caminho do progresso evolutivo Espiritual, etc!...Para comecar, muitas pessoas afirmam que sabendo Deus todas as coisas nao faz sentido lhe pedirmos nada uma vez que ele sabe perfeitamente do que necessitamos. Qual a utilidade então da prece?
Olá Carlos.
Em minha opinião a prece não se presta essencialmente às rogativas comuns de nossos anseios, ainda que seja assim que comumente muitos procedam. A prece é um momento de elevação do tom vibratório, ou, em palavras menos pedantes, um momento de recolhimento e desnudamento interior, quando nos colocados diante de Mais Alto com absoluta sinceridade em busca de comunhão com a Luz.
Ademais, é do livre-arbítrio pedir, desde que se peça com sinceridade e sem auto-corrupções --- pedi e obtereis, batei e abrir-se-vos-á.
Abraço!
Bom dia para todos!
Eu acho que a prese está sempre na nossa mente, quando agradecemos o alimento,a saúde, a felicidade e tudo o que Deus nos dá de bom todos os dias .O problema é quando temos uma aflição e queremos pedir a sua intervenção, e vem a tormenta ele não existe ,tu não mereces a sua ajuda por isto e por aquilo ,ou tens que sofrer para ficar melhor.E eu pergunto como sair desta confusão.Beijo
Questão 115.
Dos Espíritos, uns terão sido criados bons e outros maus?
Resposta dos espíritos:
“Deus criou todos os Espíritos simples e ignorantes, isto é, sem saber. A cada um deu determinada missão, com o fim de esclarecê-los e de os fazer chegar progressivamente à perfeição, pelo conhecimento da verdade, para aproximá-los de si. Nesta perfeição é que eles encontram a pura e eterna felicidade. Passando pelas provas que Deus lhes impõe é que os Espíritos adquirem aquele conhecimento. Uns aceitam submissos essas provas e chegam mais depressa à meta que lhes foi assinada. Outros só a suportam murmurando e, pela falta em que desse modo incorrem, permanecem afastados da perfeição e da prometida felicidade.”
O problema é quando temos uma aflição e queremos pedir a sua intervenção, e vem a tormenta ele não existe ,tu não mereces a sua ajuda por isto e por aquilo ,ou tens que sofrer para ficar melhor.E eu pergunto como sair desta confusão.Beijo
Uma questão levantada pelo Taprobana é se qualquer prece, seja dita da boca para fora, seja dita com sentimento, seja lida e decorada ou seja intuida na hora, chega ao Criador do mesmo modo? Teria os mesmos efeitos?Olá Gi. Eu penso já ter colocado este tipo de questão, embora com outras palavras.
Que dizem sobre isto?
Não estou a dizer com isto que a religião Católica não nos leva ao Pai! Não estou a dizer que as outras são inferiores! Apenas que a melhor forma de Orar é estarmos cientes de como expomos nossos pensamentos!
De facto para além daquilo que me foi permitido expressar, ou seja, a constatação de que a prece faz parte da própria natureza humana, não sinto capacidade para avaliar qualitativamente a prece, ou seja, não me parece possível determiná-la no uso da razão ou do conhecimento.
Este pacote estivera a caminho por 5 meses. Foi uma iniciativa da minha ex-professora de escola bíblica, que atendeu a voz do Senhor de enviar uma bolsa de água quente. Uma das meninas da turma, decidiu mandar junto uma boneca, cinco meses antes !!! em resposta a uma oração, de outra menina de 10 anos que acreditou fielmente que Deus atenderia a sua oração, ainda naquela tarde.
Tenho lido muitas coisas sobre prece / oração, mas sinto muita dificuldade em me dirigir a Deus e/ou Jesus para orar. Admiro muito as pessoas que conseguem orar.Olá Dina, seja bem vinda.
a oração deve ser espontânea, para que produza sintonia entre quem busca a paz e a fonte geradora da harmonia.
convidando-a a passear comigo um pouco à volta do tema em debate
Assim orava Gandhi :
Por sinal Taprobana, até me vi a passear consigo... e dada a sua boa disposição foi muito agradável. No entanto, devido ao encantamento da companhia e do local, acho que me perdi nos pormenores, e fiquei um pouco sem entender o que quis dizer.
Entendi que seja qual for a prece,seja qual for a ocasião ou o local, desde que nasça vontade de a fazer dentro do ser ela sempre atinge o Criador. É isso?
Sendo assim, seria para si indiferente a prece ter ou não qualidade...?
Sendo assim, seria para si indiferente a prece ter ou não qualidade...?
Não se trata de indiferença mas sim de não conseguir discernir nada que possa distinguir uma prece do ponto de vista da qualidade de outra. Sob o ponto de vista cultural não faz sentido, sob o ponto de vista da elevação é uma característica indefinível, sob o ponto de vista da intenção, se não é por “bem” então não se trata de uma oração mas de uma praga Cheesy
16 – Se eu pois não entender o que significam as palavras, serei um bárbaro para aquele a quem falo; e o que fala, sê-lo-á para mim do mesmo modo. Porque se eu orar numa língua estrangeira, verdade é que o meu espírito ora, mas o meu entendimento fica sem fruto. Mas se louvares com o espírito, o que ocupa o lugar do simples povo como dirá Amém sobre a tua benção, visto não entender ele o que tu dizes? Verdade é que tu dás bem as graças, mas o outro não é edificado. (Paulo, I Coríntios, XIV: 11 – 14, 16-17).
Muitos oram por dever, alguns, mesmo, para seguir o costume; eis porque eles se julgam quites com o dever, depois de uma prece repetida por certo número de vezes e segundo determinada ordem. Mas Deus lê no íntimo dos corações; perscruta o nosso pensamento e a nossa sinceridade; e considerá-lo mais sensível à forma do que ao fundo seria rebaixá-lo.
sob o ponto de vista da intenção, se não é por “bem” então não se trata de uma oração mas de uma praga :D
Obrigada hcancela, você auxiliou muito trazendo estas transcrições para serem reflectidas...Olá GIGI16 – Se eu pois não entender o que significam as palavras, serei um bárbaro para aquele a quem falo; e o que fala, sê-lo-á para mim do mesmo modo. Porque se eu orar numa língua estrangeira, verdade é que o meu espírito ora, mas o meu entendimento fica sem fruto. Mas se louvares com o espírito, o que ocupa o lugar do simples povo como dirá Amém sobre a tua benção, visto não entender ele o que tu dizes? Verdade é que tu dás bem as graças, mas o outro não é edificado. (Paulo, I Coríntios, XIV: 11 – 14, 16-17).
O que quer dizer Paulo com isto? Aparentemente a ideia é simples: se um emissor usa uma linguagem cujo receptor desconhece como descodificá-la, será que a mensagem é entendida?
Mas Paulo usa o exemplo das palavras para abordar a prece pública. Aquele que ora deve ter consciencia que nem sempre o que pensa e sente, é partilhado pelos outros que acompanham na prece. Daí o apelo á prece de palavras simples, sem ornamentos, para que seja sentida e interpretada por todos.Muitos oram por dever, alguns, mesmo, para seguir o costume; eis porque eles se julgam quites com o dever, depois de uma prece repetida por certo número de vezes e segundo determinada ordem. Mas Deus lê no íntimo dos corações; perscruta o nosso pensamento e a nossa sinceridade; e considerá-lo mais sensível à forma do que ao fundo seria rebaixá-lo.
Mais uma vez se chama a atenção de que o essencial é o sentimento (o conteudo) da prece e não a forma.
Seria possivel fazermos uma prece sem pensarmos em nada?
agora esse bebé lindo e fofo, mesmo não estando pedindo o que alimenta o espírito e sim o que sacia na carne (prazeres terrenos), ele não deixa de ser um fofo que gostaria de pegar ele no colo ehehehe :-*
Penso que todos somos conhecedores dessas virtudes… resta-nos com nosso livre-arbitro executa-las.
Estar 100% concentrado penso que nos é complicado!...pensamos em muitas coisas ao mesmo tempo....Somos uma cabecinhas pensadoras(pensamos muita bobeira) ;D
Quando falamos na qualidade da prece pretendemos entender melhor se uma prece habitual, memorizada, a pensar na prestação bancária para pagar, ou na rebeldia de um filho, ou na discussão com o namorado, é verdadeiramente uma prece.
E se esta é a prece que fazemos, porque ainda não sentimos aquela vontade interior de orar com o coração, poderiamos tentar mudar esse momento de prece?
Por exemplo...se ao invés de orarmos assim todos os dias, porque não fazê-lo apenas quando há uma grande vontade?
Ou então...a prece repetida, não poderá auxiliar a aumentar a vontade?
Companheiro quanto a qualidade ,p enso que talvez os termos não estejam a ser bem usados...no entanto você por exemplo não vai fazer uma prece de "cigarro na boca" ou sem um a postura de respeito pelo ato que está a produzir, lembro que ao orar está a irradiar energias...
E essas sim tem sua qualidade, as de serem sentidas, de serem lucidas, de serem beneficas, de serem sinceras...
Claro que se você não estiver em sintonia generosa com o ato , não está a encaminhar energias beneficas, mas apenas a ser refratario ao que está a emanar...
Portanto onde está a sua mente no ato de oração? Atento ou não, eis a questão! Disto depende a energia e as qualidades de sua prece. Porem sempre é uma forma de energia.
As qualidades da prece foram, assim, distintamente definidas por Jesus. Quando quiserdes orar, disse ele, evitai que vos vejam; orai secretamente; evitai orar muito, pois não é pela multiplicidade das palavras que sereis atendidos, mas pela sinceridade da prece. Se, antes de orar, tiverdes algum ressentimento contra alguém, perdoai-lhe, porque a prece deixa de ser agradável a Deus, quando não parte de um coração puro de todo o sentimento contrário à caridade. Orai, enfim, com humildade, como o publicano, e não com orgulho, como o fariseu; examinai as vossas faltas e não as vossas qualidades, e, quando vos comparardes aos outros, procurai o que de mal existe em vós.
Assim sendo, podemos meditar sobre a vida material, podemos relaxar e pensar no mundo, na familia, nos anjos,no que for, mas não estarmos, necessáriamente a fazer uma prece.
E porquê?
Porque Prece implica um sentimento de despreendimento e de união ao Amor (como você bem falou) e ao Bom (ou Bem) Universal.
Humm...quem me dera ter aquele Audi A8...topo de gama...que bem que eu passeava...as miudas não me largavam...
Daí que se faz essencial defenir que tipo de pensamento e sentimento está na raíz de uma Prece, aconselhada pelos espíritos superiores, como o Bálsamo para a Vida...
Citar
O que é o Amor?
O que é o Bom (ou Bem) Universal?
Desprendimento de quê? Da vida? Da matéria? Será isso o que devemos fazer de facto? Se assim fosse porque encarnaríamos? Não deveríamos viver a vida em todo o esplendor que esta nos proporciona? Não teremos nunca o direito de abolir o medo que castra a vontade? Até que ponto esse desprendimento não é pecado no sentido de ter de votar a repetir tudo de novo, pois ao desprender-se da vida esta deixa de ser útil?
Pode parecer simples e banal, mas faltou dizer que o Amor é e dá o sentido a nossa vida.
Aqueles já chamados a vivê-lo, não sentem o “apego” à matéria, fazem uso dela. Todo desprendimento proposto deve ser natural e nunca violência. Nunca se violente, mas aprenda que existem hábitos e vícios mentais que precisam do seu carinho e atenção cuidadosa. Eles não devem guiar sua vida. A sabedoria exercida em batalhas de erros e acertos guiarão nossas escolhas, junto com uma guiança superior que nos coloca onde somos necessários. Oremos por isso.
Somos co-criadores com Deus. Ele nos usa em processo de reajuste uns com os outros, na evolução de todos. Lembremos da parábola dos talentos, com olhos espíritas:
Mateus 25: 14 Porque é assim como um homem que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhes entregou os seus bens:15 a um deu cinco talentos, a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade; e seguiu viagem.16 O que recebera cinco talentos foi imediatamente negociar com eles, e ganhou outros cinco;17 da mesma sorte, o que recebera dois ganhou outros dois;18 mas o que recebera um foi e cavou na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor.19 Ora, depois de muito tempo veio o senhor daqueles servos, e fez contas com eles.20 Então chegando o que recebera cinco talentos, apresentou-lhe outros cinco talentos, dizendo: Senhor, entregaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco que ganhei.21 Disse-lhe o seu senhor: Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.22 Chegando também o que recebera dois talentos, disse: Senhor, entregaste-me dois talentos; eis aqui outros dois que ganhei.23 Disse-lhe o seu senhor: Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.24 Chegando por fim o que recebera um talento, disse: Senhor, eu te conhecia, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste, e recolhes onde não joeiraste;
25 e, atemorizado, fui esconder na terra o teu talento; eis aqui tens o que é teu.26 Ao que lhe respondeu o seu senhor: Servo mau e preguiçoso, sabias que ceifo onde não semeei, e recolho onde não joeirei?27 Devias então entregar o meu dinheiro aos banqueiros e, vindo eu, tê-lo-ia recebido com juros.28 Tirai-lhe, pois, o talento e dai ao que tem os dez talentos.29 Porque a todo o que tem, dar-se-lhe-á, e terá em abundância; mas ao que não tem, até aquilo que tem ser-lhe-á tirado.30 E lançai o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes.31 Quando, pois vier o Filho do homem na sua glória, e todos os anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória;32 e diante dele serão reunidas todas as nações; e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos;33 e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos à esquerda.34 Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai. Possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;35 porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me acolhestes; 36 estava nu, e me vestistes; adoeci, e me visitastes; estava na prisão e fostes ver-me.37 Então os justos lhe perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?
Muita Paz a todos
Nelson
O que é o Bom (ou Bem) Universal?
Desprendimento de quê? Da vida? Da matéria? Será isso o que devemos fazer de facto? Se assim fosse porque encarnaríamos? Não deveríamos viver a vida em todo o esplendor que esta nos proporciona? Não teremos nunca o direito de abolir o medo que castra a vontade? Até que ponto esse desprendimento não é pecado no sentido de ter de votar a repetir tudo de novo pois ao desprender-se da vida esta deixa de ser útil?
O que é o Amor?
O que é o Bom (ou Bem) Universal?
Desprendimento de quê? Da vida? Da matéria?
Somente conseguiremos nos mantermos em constante oração quando realmente sentirmos Deus fazendo parte de nós, de nossas vidas.
(…)
Ou se programar para atrair alguém por quem sinta carinho e desejo; que sinta o mesmo por você, para que possam construir um relacionamento equilibrado no qual haja, aí sim, este é o verdadeiro e eterno AMOR.
Meu pai disse-me um dia:
"Filho... você terá três tipos de pessoa na sua vida:
- Uma AMIGA, aquela pessoa que você terá sempre em grande estima, que você sabe que poderá contar sempre; que bastará você insinuar que está precisando de ajuda e a ajuda está sendo dada;
- Uma AMANTE, aquela pessoa que faz o seu coração pulsar; que fará com que você flutue e nada importará quando vocês estiverem juntos;
- Uma PAIXÃO, aquela pessoa que você amará, desejará incondicionalmente, às vezes nem lhe importanto se ela lhe quer ou não, e talvez ela nem fique sabendo disso.
Mas, se você conseguir reunir essa três pessoas numa só - pode ter certeza meu filho - Você terá encontrado a felicidade."
As respostas às suas perguntas, penso eu, só surgirão dentro de si, quando aceitar interiormente que Não há efeito sem causa...ou seja que Deus existe e que não estariamos aqui sem a providência do Pai.
O amor é a solicitude a todo crescimento, no entanto, estamos ainda na fase em que pedimos muito e damos pouco...A verdadeira prece é aquela que brota do nosso interior sem nenhuma forma prefixado ou decorada.
13. Assim, o Espiritismo não aceita todos os fatos considerados maravilhosos, ou sobrenaturais. Longe disso, demonstra a impossibilidade de grande número deles e o ridículo de certas crenças, que constituem a superstição propriamente dita. É exacto que, no que ele admite, há coisas que, para os incrédulos, São puramente do domínio do maravilhoso, ou por outra, da superstição. Seja. Mas, ao menos, discuti apenas esses pontos, porquanto, com relação aos demais, nada há que dizer e pregais em vão.
Atendo-vos ao que ele próprio refuta, provais ignorar o assunto e os vossos argumentos erram o alvo.
Porém, até onde vai a crença do Espiritismo? Perguntarão. Lede, observai e sabê-lo-eis. Só com o tempo e o estudo se adquire o conhecimento de qualquer ciência.
Ora, o Espiritismo, que entende com as mais graves questões de filosofia, com todos os ramos da ordem social, que abrange tanto o homem físico quanto o homem moral, é, em si mesmo, uma ciência, uma filosofia, que já não podem ser aprendidas em algumas horas, como nenhuma outra ciência.
Diz um espírito (V.Monod.) no E.S.E (maneira de orar):
“A vossa prece deve conter o pedido das graças de que necessitais, mas de que necessitais em realidade. Inutil, portanto pedir ao Senhor que vos abrevie as provas, que vos dê alegrias e riquezas. Rogai-lhe que vos conceda os bens mais preciosos da paciência, da resignação e da fé."
Para que a prece seja eficaz é preciso que haja sinceridade nela. Acho que é só isso.
A PRECEBOM DIA cara GIGI!SOU UMA APRENDIS NESTE FÓRUM,MAS ESTOU MUITO FELIZ DE PARTICIPAR E APRENDER.
Seus efeitos para o Homem, o planeta e o universo
Caros companheiros, por norma já todos um dia dirigiram uma prece ao Alto. Mesmo aqueles que se dizem des-crentes no Criador experimentaram , num momento de aflição, o desejo intimo de serem auxiliados por alguém que os proteja.
No entanto, muitas são as dificuldades que a maioria dos homens sentem ainda em orar diáriamente. Uns porque não sabem como fazê-lo, outros porque não entendem o seu real valor.
Nestes tempos agitados de mudança e reequilibrio que vivencia o nosso orbe terrestre, mais do que nunca, a prece pode ser o agente para a Paz no mundo.
O estudo deste mês tem como objectivos, não só compreender a importância da prece para o ser humano, mas também conhecer-lhe os efeitos, demonstrar a sua eficácia e reformular pre-conceitos que associam a prece únicamente á religião institucionalizada.
Organizamos este estudo por etapas com base na proposta do Evangelho Segundo o Espiritismo, de Allan Kardec, cap. XXVII:
1 – O que é a prece
2 - Qualidade da prece
3 – Eficácia da prece
4 – Acção da prece
Pretendemos assim, em cada semana do mês de Agosto debater um destes items. A participação é livre, pelo que desde já estão convidados a colocar questões e a expôr as suas dúvidas.
Gostaria de salientar, que mais do que expôr teorias, é nossa preocupação partilhar ideias e incentivar a que cada um descubra dentro de si a Fé e a Vontade de se unir ao Pai Celestial, através da prece.
Para promover a discussão, deixamos duas imagens que sugerem uma interpretação, as quais deixamos à vossa reflexão...
http://www.youtube.com/watch?v=rCNMPj1H6k0 (http://www.forumespirita.net/fe/go.php?url=aHR0cDovL3d3dy55b3V0dWJlLmNvbS93YXRjaD92PXJDTk1QajFINmsw)
(http://2.bp.blogspot.com/_G9IPY5AXskI/SE_P4WDXF0I/AAAAAAAAAv8/YjVEJU7FpQw/s400/prece.jpg)
(http://4.bp.blogspot.com/_G9IPY5AXskI/SE_P48MTPkI/AAAAAAAAAwE/UCxa1jmBQXE/s400/prece%2Bmenina.jpg)
No nosso estudo consultamos...
Bibliografia:
Calligaris, Rodolfo, O Sermão da Montanha
Dénis, Léon, Depois da Morte
Kardec, Allan, O Livro dos Espíritos, Q. 323, 479, 658, 997
Kardec, Allan, O Evangelho Segundo o Espiritismo, XXVII
Kardec, Allan, O Livro dos Médiuns, Q.189
Xavier, Francisco C., Boa Nova
EM ANEXO UM POWERPOINT ILUCIDATIVO SOBRE O TEMA...
Lembra-te, pois, da eficácia da prece e ora, fazendo o melhor, para que o melhor se te faça, sem te esqueceres jamais de que toda rogativa alcança resposta segundo o nosso justo merecimento.
Contudo, o egoísmo e o imediatismo não permitem que ele perceba com exatidão a eficácia da prece.
Porém, seus efeitos ocorrem segundo os desígnios divinos: A curto prazo na medida em que consola, alivia os sofrimentos, reanima e encoraja; a médio e longo prazo porque pelo pensamento edificante dá-se a aproximação das forças do bem a restaurar as energias de quem ora.
Não tenho hora certa para fazer minhas preces, não sei se é um erro…
Confiar, esperar, acreditar, ainda que os olhos não veem.
A prece que resulta da aceitação dos preceitos Divinos, reflecte-se na transformação das circunstâncias à nossa volta, na forma de nos relacionar-mos com o mundo material e espiritual.
Não posso medir "eficácia" pelo que recebo ou não recebo aqui neste plano.
CitarNão posso medir "eficácia" pelo que recebo ou não recebo aqui neste plano.
…você não se importa de desenvolver este seu pensamento?
Amigos falamos...falamos...vocês já repararam que vamos todos ao mesmo sitio
Em termos de qualidade penso, salvo melhor juízo, que vai depender de uma série de fatores, como o horário (depois do almoço é quase improdutiva)
Eu sinceramente, normalmente só realizo prece assim nos momento de dor.
Por não sabemos exatamente a realidade a que estamos ligados, nós faremos aqui um julgamento equivocado dos talentos recebidos (ou não) em momentos de prece ao Nosso Senhor.
Ame-se amando a vida, mas o que é a vida?! Tudo aquilo que nos envolve e projeta energia..
Orar não é rezar em um determinado momento pré-determinado não é dizer palavras bonitas em certos momentos, mas é vivenciar no dia a dia os sentimentos que a oração traz.
Devo confessar que não li todas as 21 páginas escritas até agora...
prece como forma de apaziguar não só o nosso interior .... mas também como forma de "pagar" ou aplacar a fúria de espíritos obsessores contra nós. ... no entanto acredito que poderei conversar com os meus obssessores ..... poderei oferecer preces pelas suas Almas como prova de arrependimento, mudança e amizade.
Quando li a proposta de estudo deste mês fiquei desmotivado a participar, por considerar um tema simples. Ledo engano meu. Por isso Miguel, convido-o a ler melhor as mensagens deixadas, pois me surpreenderam e aprendi muito.
1 Para apreendermos o que ocorre em tal circunstância, precisamos conceber mergulhados no fluido universal, que ocupa o espaço, todos os seres, encarnados e desencarnados, tal qual nos achamos, neste mundo, dentro da atmosfera.
2 Esse fluido recebe da vontade uma impulsão; ele é o veículo do pensamento, como o ar o é do som, com a diferença de que as vibrações do ar são circunscritas, ao passo que as do fluido universal se estendem ao infinito. Dirigido, pois, o pensamento para um ser qualquer, na Terra ou no espaço, de encarnado para desencarnado, ou vice-versa, uma corrente fluídica se estabelece entre um e outro, transmitindo de um ao outro o pensamento, como o ar transmite o som.
3 Nem por isso deixa essa ação de estar subordinada à vontade de Deus, juiz supremo em todas as coisas, único apto a torná-la eficaz.
Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap.XXVII
"...a prece não é simplesmente um movimento mecânico dos lábios. É vibração, energia, poder."É assim que entendo a comunicação com Deus.. Conseguimos através desta comunicação, que sendo realmente sentida, mudar toda a energia que nos rodeia e até mesmo, de certa forma, o modo como as coisas vão decorrer. Temos de acreditar, rezar constantemente, não apenas quando precisamos... Agradecer e pedir também.. Mas sobretudo acreditar!
boa noite a todos do forum e que a paz de DEUS esteja com todos vós
gostei muito dos ensinamentos da Vera o muito obrigada)
eu sigo somente a doutrina, não o que diz este ou aquele Espírito sem a aprovação anterior do CUEE.
O futuro pertence ao Espírito!
CitarO futuro pertence ao Espírito!
Quem dera conseguir interiorizar tudo o que li. Há tanto ainda para saber e sentir...
Sem dúvida o futuro nos trará maravilhosas descobertas no campo da espiritualidade. E digo espiritualidade e não ciência, pois acredito que tudo é espirito, vem do espírito e vai para o espírito.
[/color]
Para comecar, muitas pessoas afirmam que sabendo Deus todas as coisas nao faz sentido lhe pedirmos nada uma vez que ele sabe perfeitamente do que necessitamos. Qual a utilidade então da prece?A prece ou oração poderia ser definida como: dose diaria demédio para o equilibrio da alma, desde que com direção a caridade fraternal e bons pensamentos, ela também ajuda na vigilha do dia a dia, nos dando tranquilidade e paciência, transformando problemas em obstáculos superáveis... etc...
A PRECE
Seus efeitos para o Homem, o planeta e o universo
Caros companheiros, por norma já todos um dia dirigiram uma prece ao Alto. Mesmo aqueles que se dizem des-crentes no Criador experimentaram , num momento de aflição, o desejo intimo de serem auxiliados por alguém que os proteja.
No entanto, muitas são as dificuldades que a maioria dos homens sentem ainda em orar diáriamente. Uns porque não sabem como fazê-lo, outros porque não entendem o seu real valor.
Nestes tempos agitados de mudança e reequilibrio que vivencia o nosso orbe terrestre, mais do que nunca, a prece pode ser o agente para a Paz no mundo.
O estudo deste mês tem como objectivos, não só compreender a importância da prece para o ser humano, mas também conhecer-lhe os efeitos, demonstrar a sua eficácia e reformular pre-conceitos que associam a prece únicamente á religião institucionalizada.
Organizamos este estudo por etapas com base na proposta do Evangelho Segundo o Espiritismo, de Allan Kardec, cap. XXVII:
1 – O que é a prece
2 - Qualidade da prece
3 – Eficácia da prece
4 – Acção da prece
Pretendemos assim, em cada semana do mês de Agosto debater um destes items. A participação é livre, pelo que desde já estão convidados a colocar questões e a expôr as suas dúvidas.
Gostaria de salientar, que mais do que expôr teorias, é nossa preocupação partilhar ideias e incentivar a que cada um descubra dentro de si a Fé e a Vontade de se unir ao Pai Celestial, através da prece.
Para promover a discussão, deixamos duas imagens que sugerem uma interpretação, as quais deixamos à vossa reflexão...
http://www.youtube.com/watch?v=rCNMPj1H6k0 (http://www.forumespirita.net/fe/go.php?url=aHR0cDovL3d3dy55b3V0dWJlLmNvbS93YXRjaD92PXJDTk1QajFINmsw)
(http://2.bp.blogspot.com/_G9IPY5AXskI/SE_P4WDXF0I/AAAAAAAAAv8/YjVEJU7FpQw/s400/prece.jpg)
(http://4.bp.blogspot.com/_G9IPY5AXskI/SE_P48MTPkI/AAAAAAAAAwE/UCxa1jmBQXE/s400/prece%2Bmenina.jpg)
No nosso estudo consultamos...
Bibliografia:
Calligaris, Rodolfo, O Sermão da Montanha
Dénis, Léon, Depois da Morte
Kardec, Allan, O Livro dos Espíritos, Q. 323, 479, 658, 997
Kardec, Allan, O Evangelho Segundo o Espiritismo, XXVII
Kardec, Allan, O Livro dos Médiuns, Q.189
Xavier, Francisco C., Boa Nova
EM ANEXO UM POWERPOINT ILUCIDATIVO SOBRE O TEMA...
Há cerca de um mês no Rio de Janeiro, uma menina de 13 anos morreu no dia de seu aniversário, após comprar seu presente, atingida por uma bala perdida disparada durante uma briga entre bandidos e policiais.
A mãe da menina entrou em desespero e na frente do hospital disse" Meus Deus, não deixa ela morrer, devolve ela para mim." Infelizmente a menina morreu no mesmo dia e na mesma hora. Isso me aborreceu profundamente. Apesar de ter grande fé em Deus, nas preces e no Espiritismo, um profundo vazio tomou conta de mim.
Sei que estamos nesse planeta para cumprir os desígnios de Deus. Mas confesso que a prece desesperada da mãe e a morte da menina me impressionaram de maneira especial.
Até mesmo Jesus teve pedidos negados pelo Pai, quando por exemplo orou no Monte das Oliveiras pedindo ao Pai se era possivel livra-lo daquele fardo que o aguardava e não foi atendido pelo Pai, pois aquele fardo era talvez a sua principal missão aqui na terra, pois será que alguém se lembraria de Jesus se não tivesse sua história sido com foi?
Tenho sérias dúvidas de que Jesus, o espírito mais elevado que esteve entre nós, o mentor do nosso planeta, que está junto da Terra desde a sua Criação, sabendo da sua missão antecipadamente, conhecendo bem o que cada ser precisava, ele fosse pedir ao Pai Celeste que o afastasse das provações que ele mesmo escolheu.
A minha razão, bem como o meu coração, diz-me que Jesus, que tinha a Fé que move montanhas saberia como evitar tais sofrimentos fisicos, bem como não cederia face á prova que se avizinhava.
Ele sabia que a sua vinda só faria sentido se ele fosse o exemplo vivo de tudo o que pregou!
Mas é a minha opinião!
Abraços!
A PRECE
Livro dos Espíritos - Allan Kardec
Pergunta 658. Agrada a Deus a prece?
"A prece é sempre agradável a Deus, quando ditada pelo coração, pois, para Ele, a intenção é tudo. Assim, preferível Lhe é a prece do íntimo à prece lida, por muito bela que seja, se for lida mais com os lábios do que com o coração. Agrada-Lhe a prece, quando dita com fé, com fervor e sinceridade. Mas, não creias que O toque a do homem fútil, orgulhoso e egoísta, a menos que signifique, de sua parte, um ato de sincero arrependimento e de verdadeira humildade."
Pergunta 659. Qual o caráter geral da prece?
"A prece é um ato de adoração. Orar a Deus é pensar Nele; é aproximar-se Dele; é pôr-se em comunicação com Ele. A três coisas podemos propor-nos por meio da prece: louvar, pedir, agradecer."
Pergunta 660. A prece torna melhor o homem?
"Sim, porquanto aquele que ora com fervor e confiança se faz mais forte contra as tentações do mal e Deus lhe envia bons Espíritos para assisti-lo. É este um socorro que jamais se lhe recusa, quando pedido com sinceridade."
a) - Como é que certas pessoas, que oram muito, são, não obstante, de mau caráter, ciosas, invejosas, impertinentes, carentes de benevolência e de indulgência e até, algumas vezes, viciosas?
"O essencial não é orar muito, mas orar bem. Essas pessoas supõem que todo o mérito está na longura da prece e fecham os olhos para os seus próprios defeitos. Fazem da prece uma ocupação, um emprego do tempo, nunca, porém, um estudo de si mesmas. A ineficácia, em tais casos, não é do remédio, sim da maneira por que o aplicam."
A oração possibilita-nos o intercâmbio espiritual. Devemos fazer uso dela sempre. Vejamos o seu valor a partir da história apresentada pelo Espírito Meimei:
"Num país europeu, certa tarde, muito chuvosa...
A Prece...
Prece sentimento que ampara, consola e prepara.
Acharás sempre consolo, amparo e serenidade quando te entregares com amor, sentindo a presença amorosa do Senhor.
Nos momentos que te achares frágil e perdido, será o momento que conseguirás chegar até o Pai, com tuas preces, pedindo a permissão de compartilhar a Tua paz.
Toda serenidade, toda paz só será possível quando souberes a tua necessidade em tua vida.
Vigiem mais, orem mais e conhecerás realmente a felicidade, saberás que é chegada a hora de preparar-te para novas missões e também saberás e entenderás o porque deste chamado.
O Senhor confia e espera que todos façam de boa vontade.
A prece será a Luz deste caminho.
Dedica-te, não esqueça o quanto és esperado.
Mensagem recebida pelo Grupo de Estudos de Psicografia da Fraternidade Francisco de Assis em 10/11/2008
Olá pessoal!
PRECE POR ENTENDIMENTO
Senhor Jesus!
Auxilia-nos a compreender mais, a fim de que possamos servir melhor, já que somente assim as bênçãos que nos concedes podem fluir, através de nós, em nosso apoio e em favor de todos aqueles que nos compartilham a existência.
Eu: Ora, tudo isso Deus quer que façamos por nós, afinal dotou-nos de livre arbítrio, razão, inteligência e capacidade de discernimento.
pedir a jesus que nos ajude, é dar-lhe mais um trabalho, ajuntando-o aos muitos que já tem de fazer.
Induze-nos à prática do entendimento que nos fará observar os valores que, porventura, conquistemos, não na condição de propriedade nossa e sim por manancial de recursos que nos compete mobilizar no amparo de quantos ainda não
obtiveram as vantagens que nos felicitam a vida.
EU: Ora, se estamos ainda na condição de pedintes, como poderemos amparar àqueles que necessitem? Para que o possamos haveremos de sair desta condição primária pelo conhecimento e isso só com perseverante e sério trabalho haveremos de conseguir.
E ajuda-nos, oh! Divino Mestre, a converter as oportunidades de tempo e trabalho com que nos honraste em serviço aos semelhantes, especialmente na doação de nós mesmos, naquilo que sejamos ou naquilo que possamos dispor, de
maneira a sermos hoje melhores do que ontem, permanecendo em Ti, tanto quanto permaneces em nós, agora e sempre.
EU: Quer dizer que não queremos fazer nada de ação nossa, mas sim que esperamos ser sempre os bonequinhos aos quais Jesus manipulando os cordéis nos envia para ali ou para alhures.
Basta de nos fazermos crianças, somos crescidos e devemos arcar como ônius de nossa existência pois para isso estamos a reencarnar.
Quanto ao "Senhor" Jesus do início da prece, e tendo em conta que Chamando a Deus de "Pai", e a nós de seus irmãos, o chamativo "Senhor" que demonstra uma submissão irracional à um mando que Jesus nunca afirmou ter, demonstra que ainda não conseguimos entender o trabalh9o que ele fez para, ai sim, nos ajudar a todos.
Em suma, não acredito que Emmanuel tenha sido o autor desta prece cheia de lugares comuns e ininteligente.
Que vengan las pedras!
Abraços,
Moura
Assim seja.
Espírito: EMMANUEL
Médium: Francisco Cândido Xavier
Livro: “Paciência” - Edição C.E.U.
Bjus!!!
perdoe... continuando...Não Maria, nem todas as escolhas são aceitas e mesmo sendo umas aceitas, nunca o será por merecimento mas sim por mérito.
Os nossos pedidos é claro sempre faremos também e estes sim serão merecidamente atendidos.
um abraço
MASSMARIA
Para comecar, muitas pessoas afirmam que sabendo Deus todas as coisas nao faz sentido lhe pedirmos nada uma vez que ele sabe perfeitamente do que necessitamos. Qual a utilidade então da prece?Deus não necessita da prece. Você é que precisa, faça-a.
eu sei do tanto que é importante a prece e o qual é o seu valor para nossas vidas, porém, tem horas que eu acho que eu não consigo fazer direito. è como se eu tivesse todo conhecimento possível e mesmo assim não bastasse para que eu faça do jeito certo. As vezes acho que me falta sensibilidade pra tanto. Mas estou trabalhando pra conseguir um dia...
Pai Nosso, que estais no Céu
Santificado seja o Vosso (1) Nome
Venha a nós o Vosso (2) Reino
Seja feita a Vossa (3) Vontade,
Assim na Terra como no Céu
O Pão-Nosso de cada dia dai-nos (4) hoje
Perdoai-nos (5) por nossas ofensas
Assim como nós perdoamos a
Quem nos tem ofendido
E não nos deixeis (6) cair em tentação
Mas livrai-nos (7) do Mal.
Amém
Os pedidos (bençãos) 1, 2 e 3 nos leva em direção à Ele. É a Glória ao Pai, Sua santificação, vinda do Reino e o cumprimento da Sua Vontade.
As súplicas 4,5,6 e 7 são nossas expectativas.
Os pedidos 4 e 5 se referem à nossa vida, no sentido de nutri-la e curá-la do pecado.
Os pedidos 6 e 7 é o nosso combate pela vitória na vida.
Economia da Salvação
O Pai Nosso é o resumo de todo o evangelho. É uma doxologia (fórmula litúrgica de louvor a Deus, geralmente ritmada)
As dificuldades principais no exercício da oração são a distração e a aridez.
Em seu evangelho, Lucas menciona cinco pedidos e Mateus, sete e é como é adotada pelo cristão por ser ecumênica.
A oração supõe um esforço e uma luta contra nós mesmos e contra os embustes dos obscessores.
Para comecar, muitas pessoas afirmam que sabendo Deus todas as coisas nao faz sentido lhe pedirmos nada uma vez que ele sabe perfeitamente do que necessitamos. Qual a utilidade então da prece?O Carlos Ribeiro parece trazer a mesma dúvida que eu penso ter esclarecido a mim mesmo.