0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Os pobres de espíritos, diferenciam-se dos demais sofredores aos quais Jesus faz menção no sermão do monte, pela forma de proceder ante os costumes que a sociedade impõe.
" Bem Aventurados os Pobres de Espírito "Então como devemos compreender, estas palavras podem ter vários conceitos, basta estarmos em determinados pontos de evolução, na qual suas interpretações nos podem levar a várias conclusões ..
Pobre de Espírito , nada tem a ver com o que muitos podem interpretar, mas sim com a pureza do coração e dos sentimentos nobres de cada um de nós..
Por muitas vezes ouvi pessoas confundirem o real sentido de “Bem-aventurados os pobres de espíritos...” com aqueles que são pobres de bons sentimentos, quando, ao contrário, esta bem-aventurança encerra um sentido profundo da mais alta moralidade que eleva o ser (intelectual e moralmente), e é alcançada através do cultivo das virtudes que expressam os bons sentimentos, feita pelos suaves caminhos da simplicidade de coração e humildade de espírito que abrirão a prometida porta do Reino dos Céus.
E o que é a tal humildade?Ser humilde, não é viver em eterna e perturbante genuflexão, sem nenhum arrazoar do porque deste ato.Ser humilde não é esconder num sorriso forçado a vontade de dizer, "não me enche o saco pô".No entanto, a humildade que por ser uma Virtude, necessita do esforço verdadeiro, perseverante e fortificado para ser conseguida, não pode prescindir, também do conhecimento. Sem este, meus amigos, estacionamos nas fieiras da ignorância e como um "plus" maldizente, ainda teremos como coadjuvantes as doenças que aparecem parasitosamente, advindas dela, ou seja a cupidez, a falsidade, o orgulho e a mistificação, para dizer apenas sobre estas.
... muitas das vezes pessoas confundem o real sentido de ser pobre de espírito O egoísta principalmente, por entender que seja ele o senhor de tudo, e dele não se pode encontrar a humildade que o leve a Deus.
Quando Jesus reservou bem aventuranças aos pobres de espírito, não menosprezava a inteligência, nem categorizava o estudo e a habilidade por resíduos inúteis.
Deus quer Espíritos ricos de amor e pobres de orgulho. Os "pobres de Espírito sãos os humildes, que nunca mostram saber o que sabem, e nunca dizem ter o que têm; a modéstia é o seu distintivo, porque os verdadeiros sábios são os que sabem que não sabem! Sem a humildade, nenhuma virtude se mantém. A humildade é o propulsor de todas as grandes ações e rasgos de generosidade, seja na Filosofia, na Arte, na Ciência, na Religião. Os humildes são simples no falar; sinceros e francos no agir; não fazem ostentação de saber nem de santidade; abominam os bajulados e servis e deles se compadecem.
O espirito imortal precisa ser "pobre", ou seja humilde, reconhecer-se como depositário fiel daquilo que Deus, em sua mesericórdia, lhe oferta materialmente para desempenhar suas atividades, as quais deverão lhe trazer de volta a casa do Pai.
Para entendemos com clareza a palavra do mestre Jesus, precisamos primeiramente entende as causas que nos cerca, atraves dos tempos que vivemos nesse mundo.Não adianta no meu modo de entender, que o homem tem que ser omisso, os mensageiros que vieram a essa terra nos deu esclarecimento para proceder sempre na verdade contida nos ensinamentos.
Atendamos os apelos daqueles que querem o nosso bem e nos alertam com conheci mento de causa pois eles já passaram por tudo o que nós passamos hoje, e nos dão as dicas do melhor caminho a ser seguido, para que não soframos tanto.
Humildade é matéria que em mundos como o nosso ainda nos falta muito estudo para passarmos na prova final, e é esta a matéria que consagra mais alunos em repetência neste orbe.
Bem aventurado os pobres de espírito. Amanhã dia 31 é um dia muito especial para mim, é o dia do meu aniversário, o maior presente que eu possa receber é a certeza que a cada dia eu me torno mais simples, mais humilde, mais consciente da minha responsabilidade para com os meus irmãos, e que isto me aproxima de Deus, e a ele posso me humilhar diante da sua grandeza, pois bem sei que o seu amor é muito grande por mim, e este amor é também o seu presente para mim.Fiquem na paz.
Sabemos já, que os "pobres de espírito" são pessoas que não buscam, seu destaque individual, mas ao contrário, trabalham em prol da coletividade. São pessoas que cultivam a humildade e a caridade, sendo assim o Reino dos Céus à elas pertence.
Não nos iludamos com a subida inesperada do orgulhoso e as vantagens aparentes da riqueza. Estejamos firmes em nosso posto de trabalho, atendendo resignadamente às determinações da vontade de Deus a nosso respeito.
Quem são os pobres de espírito?São as pessoas que não querem ser o centro das atenções, que não buscam só o seu destaque individual, mas sim, trabalham para a coletividade, mesmo que isso venha a incomodar sua própria vida. Os pobres de espírito são as pessoas que buscam o conhecimento, a riqueza interior, deixando as aparências exteriores em segundo plano. Estas pessoas cultivam a humildade e a caridade e por isto o Reino dos Céus será delas.
Todo esse conhecimento que aqui encontramos, vem aperfeiçoaro que já apreendemos e assimilamos. Muitas vezes o que nós falta é colocar em pratica mesmo, mas como Espíritas que somos estamos sempre buscando burilar as nossas más tendências diante dos obstáculosdo dia-a-dia.
Humildade não é servidão. Ë, sobretudo, independência, liberdade interior que nasce das profundezas do espírito, apoiando-lhe a permanente renovação para o bem. Cultivá-la é avançar para a frente sem prender-se, é projetar o melhor de si mesmo sobre os caminhos do mundo, é olvidar todo o mal e recomeçar alegremente a tarefa do amor, cada dia.
O humilde não se deixa lisonjear pelos elogios ou pela situação de destaque em que se encontre. O exercício da humildade se dá quando procuramos em nós os defeitos que vemos nos outros, procurando aprender com tudo e todos que estão à nossa volta.
Não é a ignorância nem tampouco a miséria que garantem aos seres a felicidade prometida por Jesus. O que nos encaminha para tal destino são os atos nobres, embasados na caridade e no amor incondicional. Precisamos, também, adquirir conhecimentos que nos permitam alargar o plano da vida, em busca de horizontes mais vastos.
Nenhum filho de Deus é inferior a outro, mesmo que saiba menos, que detenha menor poder de autoridade nas hierarquias humanas totalmente diferentes da hierarquia ético-moral, que é o que verdadeiramente conta na hierarquia Divina.
Sabemos que muitos tem idéia que:o pobre de espirito é aquele ignorante,arrogante que se acha melhor de que os outros, quando na verdade esse nem tem sintonia com DEUS,pois vive nesse mundo sem procurar encontrar o caminho da luz, da misericordia para que um dia encontre o REINO DOS CÉUS.
Como conciliar a humildade, com a auto-estima?Humildade não se trata do menosprezo de si mesmo. Mas do conhecimento de si mesmo.É valido que se reconheça as qualidades e os potenciais próprios, muita embora com a consciência de que o "eu" não é melhor do que o "outro". Por mais evidente que pareça a diferença no grau de inteligência e moral entre "eu" e o "outro", quantas aptidões e virtudes ele também não possui, por não sentir necessidade de exibi-las?
Espírito de LamennaisRevista Espírita, fevereiro de 1862Bem-aventurados os pobres de espírito.As diferentes ações meritórias do Espírito depois da morte são, sobretudo, as do coração, mais do que as da inteligência. Bem-aventurados os pobres de espírito não quer dizer unicamente bem-aventurados os imbecis, mas bem-aventurados aqueles que, cheios dos dons da inteligência, deles não fazem uso para o mal, porque é uma arma muito poderosa para arrebatar as massas.
O que se deve entender por pobres de EspíritoDisse Jesus: “Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos Céus”.Para Jesus, os pobres de espírito são as pessoas humildes, ou seja, os Seres Humanos que têm consciência de que os talentos que possuem são uma dádiva divina. O belo deve agradecer a sua beleza. O inteligente deve agradecer a sua inteligência. O rico deve agradecer a sua riqueza. Também o pobre deve agradecer por estar vivo e que, apesar da pobreza, tem a chance de aprender que a maior de todas as riquezas é o amor. É uma bobagem se entristecer por não possuir bens materiais que permanecerão na Terra, após sua morte, e que não terão nenhuma serventia no mundo espiritual. Aquele que se acha superior, melhor que os outros por ser belo inteligente ou rico, é um tolo.
Devemos lutar por melhorar as condições de vida, mais do que óbvio. Porém quando lutamos pelas aparências, somos aí sim almas pobres. Enfim, iludimos-nos por coisas que passam, que podem ser retiradas, que podem ganhar caruncho .Educando nossos filhos e educando-nos para uma vida sem ilusões, de perseverança nos bons propósitos, nas lutas inevitáveis das conquistas intelecto-morais, estaremos sempre de bem com a vida, felizes, sem a excessiva preocupação com o ter, mas na busca permanente do ser. Notem, são situações bem distintas, ser e ter.
Jesus disse “Amarás ao Senhor Teu Deus de todo o teu coração de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o PRIMEIRO e grande mandamento. E o SEGUNDO semelhante a este é:Amarás o teu próximo como a ti mesmo. DESTES DOIS MANDAMENTOS DEPENDEM TODA A LEI e os profetas.” Portanto a Lei se resume em AMAR A DEUS e AMAR O PRÓXIMO, e ainda vai mais longe pois em Romanos 13:10 Paulo escreveu: ”O amor ñ faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da Lei é o amor.” AMOR é a conclusão! (Consultório Etimológico)..a resposta para que se cresça em espírito.....
Iniciado por Almeida O Evangelho Seg. Espiritismo
Iniciado por *Leni* O Evangelho Seg. Espiritismo
Iniciado por Anton Kiudero O Evangelho Seg. Espiritismo
Iniciado por macili Meditação
Iniciado por dOM JORGE Acção do Dia
Estudos mensais
O seu e-mail:
ÂÂÂ Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.