Forum Espirita

*
  • Moderadores
  • Regras
  • Sobre
  • FAQs
  • Contactos
Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
  • Início
  • Pesquisa
  • Contato
  • Salas de Chat
  • Entrar
  • Registe-se
  • Forum Espirita »
  • CODIFICAÇÃO »
  • Estudo da Doutrina Espírita »
  • Deus - Estudo dirigido da Doutrina Espírita - FE

Aumentar pontos de Participação:  
O que pensa sobre esta mensagem?
Gostei Não gostei  
Comentar:

« anterior seguinte »
  • Responder
  • Imprimir
Páginas: 1 2 [3] 4 5 ... 10   Ir para o fundo

Autor Tópico: Deus - Estudo dirigido da Doutrina Espírita - FE  (Lida 61609 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Anton Kiudero

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 4812
  • Participação: 346
  • Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +2336
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Re: Deus - Estudo dirigido da Doutrina Espírita - FE
« Responder #30 em: 01 de Maio de 2012, 19:23 »
  • Citar
0Gostou?
Comentário sobre a pergunta 001

Antes de vermos a resposta, busquemos compreender a pergunta. Kardec não pergunta ao Espírito da verdade “quem é Deus”, mas sim “o que é Deus”. Dessa forma a resposta não dá uma descrição de Deus, mas ela representa a função de Deus para o Universo.

Quando Kardec perguntou “o que é Deus”, quis saber o que representa Deus para o Universo, onde pode se encontrar Deus no Universo. A resposta, portanto, não trata de uma descrição de Deus, mas da compreensão da Sua função no universo.

Essa visão altera completamente o sentido da resposta, pois Kardec não está perguntando se Deus tem barbas longas e brancas, mas como se pode reconhecer Deus. Como pode o ser humanizado, com a sua visão tão curta das coisas universais, ver, entender, saber Deus.

Essa é a intenção da pergunta e isso precisa ficar bem claro porque senão se destrói a resposta. Toda resposta é dada de acordo com a intenção da pergunta. Acho que não precisamos relembrar que os espíritos fora da carne conhecem pela “transpiração” sentimental as intenções do ser encarnado. (“Transpiração sentimental” são as energias que compõem a “aura” do ser encarnado. Pela tonalidade da cor da aura, os espíritos fora da carne podem conhecer o padrão sentimental do encarnado, reconhecendo, assim, a sua intenção.)

Transpirando o encarnado “arrogância”, o desencarnado consciente sabe que a intenção da ação é se sobrepor ao próximo. Se a transpiração é de “sofrimento”, o desencarnado sabe que a intenção desse ser é acusar alguém de ter lhe ferido.

Dessa forma, o Espírito da Verdade quando respondia a Kardec conhecia a sua real intenção. Quando bem analisada a pergunta (“que é Deus”) temos, então, a perfeita compreensão da intenção de Kardec.

Agora podemos começar a analisar a resposta. A primeira parte dela é: “Deus é a Inteligência Suprema”.

Dentro da ação de Deus, dentro do conhecimento do que é Deus, o Espírito da Verdade afirma que Deus é a Inteligência Suprema. Busquemos compreender essa informação.

Inteligência é a capacidade de perceber, analisar e armazenar percepções. Quando o Espírito da Verdade diz que Deus é a Inteligência Suprema, quer dizer, então, que Deus é aquele Ser do Universo que é capaz de analisar perfeitamente tudo o que se passa.

Cristo ensinou: Deus conhece tudo. Krishna ensinou: Eu sei tudo o que acontece. Deus sabe tudo o que acontece e tudo que Ele analisa se transforma em uma Verdade Absoluta, porque é resultado de uma análise perfeita.

Dessa forma, quando se pega essa definição dada pelo Espírito da Verdade e coloca na intenção da pergunta (o que é Deus), podemos dizer que Deus é a Verdade, que é a Perfeição, que é a Realidade. Se Deus tem a capacidade suprema de analisar todos os acontecimentos que faz com que o resultado dessa análise seja uma Verdade Pura, Deus é a Verdade Pura e só Ele o é.

Essa é a primeira resposta que o Espírito da Verdade dá a Kardec. Você quer saber o que é Deus para o Universo? Ele é a Verdade, a Realidade do Universo. Deus não é simplesmente um Ser que está presente no céu, mas é a Realidade, o que existe de Verdadeiro.

Sendo Deus o que existe de Verdadeiro, todo o resto é falso, ou melhor, ilusório, relativo. Esta é a conclusão que se tem que chegar quando se estuda esta pergunta de “O Livro dos Espíritos”: tudo que não for Deus, que não for oriundo de Deus, é falso, ilusório, verdade relativa, não uma Verdade Absoluta.

Só para compreendermos perfeitamente o ensinamento, uma Verdade Absoluta ou Universal precisa ter dois aspectos. Primeiro: ser universal, ou seja, valer para todos, ser igual para todos. Segundo: ser eterna, ou seja, nunca se mudar. Essas são as duas características da Verdade Universal ou Absoluta e, portanto, são duas características de Deus.

Vamos, então para a segunda parte da primeira resposta: “Causa Primária de todas as coisas”. Precisamos analisar cuidadosamente esta questão, pois a incompreensão dessa resposta já gerou muitas verdades relativas.

O que é causa? É aquilo que origina alguma coisa. Toda causa é uma origem. Dessa forma, o Espírito da Verdade ensina que Deus é a origem primária de todas as coisas. Vamos compreender essa informação.

Já houve um tempo no Livro dos Espíritos que essa frase estava escrita da seguinte forma: “origem primeira de todas as coisas”. Os vocábulos foram alterados, mas tanto faz, porque o que realmente importa é o que quer dizer primário, ou primeiro. (Primário – 1. que antecede outro. 2. elementar, rudimentar)

Primário quer dizer início, primeiro, básico, que não possui nada anterior. Dessa forma, podemos compreender no ensinamento que Deus é a origem por si só de todas as coisas. Nada se origina em outra coisa e nada influencia a Deus na origem das coisas. Ele, pela sua capacidade de análise perfeita, tem a condição de dar o início de todas as coisas do universo. Essa é a primeira informação.

Dela nos decorre duas outras visões. Primeiro: Deus é a origem de todas as coisas. Quando o Espírito da Verdade fala em todas as coisas quer dizer todas as coisas. Não se podem separar as coisas do Universo: estas têm origem em Deus e estas outras não.

Quando o Espírito da Verdade utilizou o vocábulo “todas”, quis se referir a tudo o que existe. Quando Cristo ensina que devemos amar a todos engloba o amor a tudo o que existe. Não há nos ensinamentos dos mestres condições para serem originados ou amados.

O ser humano dá a Deus a origem de algumas coisas, mas nega esta mesma ação em outras. Por exemplo: Deus é a origem de todas as coisas, mas não é a origem da dor de dente do ser humanizado, não é a origem do seu salário. Isso não pode acontecer. Deus é a origem de todas as coisas, então tudo tem que começar em Deus.

O ser humanizado não pode separar o Universo entre o mundo de Deus e o seu mundo próprio. Se isso fosse realidade, o Espírito da Verdade responderia a Kardec: Deus é a origem de todas as coisas espirituais, de todas as coisas do planeta vermelho, das coisas aquáticas. Mas não é isso que ele fala: deixa bem claro que Deus é a origem de todas as coisas.

É preciso acabar com a hipocrisia. Na reação a esse ensinamento está a maior hipocrisia do ser humanizado, pois ele dá a Deus a causa primária das coisas que ele não sabe, mas no que detém a verdade, mesmo que ilusoriamente, dá a causa primária aos elementos que conhece: o vírus, a comida, o outro, etc. Isto é hipocrisia porque o ser humanizado submete a Verdade do Universo à sua verdade individual: se ele sabe, não precisa da verdade do Universo.

Para começarmos uma caminhada em direção à elevação espiritual, precisamos compreender que tudo se origina em Deus, tudo mesmo. E se o ser humanizado acha ao contrário, precisa compreender que a sua verdade, como é relativa, precisa ser abandonada.

Alguns perguntam sobre como chegar perto da Verdade Universal, mas como chegar perto dela se você acredita que a sua verdade relativa é Universal, verdadeira, real? Impossível, pois você acha que já chegou à Verdade Universal. Você precisa abrir mão do seu saber para poder aprender, pois enquanto souber, não aprenderá nada novo. Este é o primeiro aspecto a ser abordado.

Segundo aspecto: se Deus é a origem de todas as coisas e se Ele ao mesmo tempo é a Perfeição, a Realidade, a Verdade, não pode gerar uma mentira ou uma irrealidade. Portanto, se Deus é a origem de todas as coisas, tudo o que acontece é Real, Verdadeiro, Perfeito. É a ação de Deus, porque Deus é a Causa Primária.

A partir desse raciocínio, temos que entender que o Universo está equilibrado, pois ele é Verdadeiro na sua origem, pois é a ação de Deus. Deus como Verdade não poderia dizer uma mentira, Deus como Realidade não poderia criar uma ilusão.

São esses três aspectos que devemos realçar no ensinamento contido na resposta à primeira pergunta do Livro dos Espíritos:

  • que tudo é causado por Deus, sem controvérsias com relação a isso;
  • que Deus causa tudo e não uma parte;
  • que no Universo não existe errado, feio, mentira, ilusão.

Qualquer um pode achar que as coisas acima citadas estão ocorrendo, mas não é Verdade, Realidade, porque a Inteligência Suprema seria incapaz de causar primariamente algo que não fosse Perfeito.

Sempre que você vai escrever um livro, deve ter uma introdução, o desenrolar e o encerramento. A introdução mostra o caminho que será desenrolado durante o livro. Dessa forma, podemos encarar essa pergunta (0001) como introdução do Livro dos Espíritos, ou seja, a base para tudo que será estudado daqui para frente.

Não adianta nada começar a se ler o Livro dos Espíritos no meio, sem compreender perfeitamente a primeira resposta, pois mais tarde, quando vier uma nova informação, o ensinamento traduzido nesta primeira pergunta estará valendo e estará por trás de todas as respostas.

A primeira pergunta apresenta “O Livro dos Espíritos” e dá a todas as respostas posteriores este sentido: Deus é a Realidade, a Verdade e só Ele é a Causa Primária de todas as coisas. Daqui para frente, qualquer resposta que fuja a isso não poderá compor “O Livro dos Espíritos”, mas estará compondo o livro que cada um quer ler.

Desta forma, todo o estudo de O Livro dos Espíritos deverá ser analisado a partir do prisma de que Deus é a Inteligência Suprema e a Causa Primária de todas as coisas.

Como já falamos, a pergunta busca compreender o que é Deus e não quem é Ele. Deus é isso, o que se pode conhecer de Deus é isso: que Ele faz tudo acontecer e que tudo que acontece é Perfeito e Verdadeiro, pela sua origem.



Registado
Quem ama a Deus conversa incessantemente com ele, como com um Pai, despojando-se de todo pensamento.

Offline Anton Kiudero

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 4812
  • Participação: 346
  • Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +2336
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Re: Deus - Estudo dirigido da Doutrina Espírita - FE
« Responder #31 em: 01 de Maio de 2012, 19:26 »
  • Citar
0Gostou?
Comentário sobre a pergunta 002

Esta pergunta expõe a falta de compreensão do ser humanizado. Ele quer saber onde começa o Universo, quando acabará a evolução espiritual, mas tudo isso é infinito e a característica do infinito é não ter começo nem fim.

Para o ser humanizado que vive no mundo dualista, a compreensão desse conceito é algo que não consegue imaginar, porque tudo para ele precisa ter um começo, um ponto de origem. O Espírito da Verdade está classificando infinito como aquilo que não tem ponto de origem nem ponto de chegada: essa definição é o máximo que o ser humanizado pode entender sobre esse aspecto.

Agora quanto ao termo “desconhecido” utilizado na resposta, podemos compreender como tudo aquilo que o ser humanizado não conhece, não sabe a razão porque começou nem sabe como acabará. Dessa forma, podemos classificar todas as coisas do planeta como infinitas



Registado
Quem ama a Deus conversa incessantemente com ele, como com um Pai, despojando-se de todo pensamento.

Offline Anton Kiudero

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 4812
  • Participação: 346
  • Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +2336
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Re: Deus - Estudo dirigido da Doutrina Espírita - FE
« Responder #32 em: 01 de Maio de 2012, 19:28 »
  • Citar
0Gostou?
Comentário sobre a pergunta 003

A resposta do Espírito da Verdade traz a compreensão total sobre o assunto: Deus é tudo e se Ele é tudo, Ele é o Infinito e Ele é infinito.

A falta de compreensão sobre o tema surge porque o ser humanizado não sabe o que é infinito nem o que é Deus. Daí o desejo de Kardec de juntar uma coisa a outra porque, como já disse o Espírito da Verdade, tudo o que você não sabe é infinito.

Agora, se Deus é infinito, é, mas também é o Infinito.




Registado
Quem ama a Deus conversa incessantemente com ele, como com um Pai, despojando-se de todo pensamento.

Offline Anton Kiudero

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 4812
  • Participação: 346
  • Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +2336
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Re: Deus - Estudo dirigido da Doutrina Espírita - FE
« Responder #33 em: 01 de Maio de 2012, 19:33 »
  • Citar
0Gostou?
Comentário sobre a pergunta 004

Onde se pode saber que um Deus está presente? Como se pode saber que existe um Deus? Como vimos na pergunta 001, Deus só pode ser conhecido e sua presença reconhecida pelo ser humanizado através da existência de uma Causa Primária. Portanto, a existência de Deus se comprova quando se descobre que existe uma Causa Primária, uma Causa que causa todas as coisas.

Essa é a prova maior da existência de Deus: não existe efeito sem causa. Tudo que acontece é reação a alguma ação, a uma ação primária. Essa ação primeira é o Deus.

Dessa forma, como se pode saber que existe um Deus? Sabendo que atrás daquilo que está acontecendo existe algo mais que não é perceptível, mas que está causando primariamente tudo.

Quando meditamos, analisamos os próprios pensamento, ou seja, descobrimos o que origina o  pensamentos. Esse é o caminho para chegar a Deus, pois cada vez que o ser humanizado analisar o que está sendo formado em sua mente, verá que aquilo que acha que é causa primária, na verdade é o efeito causado por alguma coisa.

É isso que os seres humanizados precisam se perguntar: o que é a causa, o que causou a formação daquele pensamento? Sem essa pergunta constante não se chega a Deus.




Registado
Quem ama a Deus conversa incessantemente com ele, como com um Pai, despojando-se de todo pensamento.

Offline Anton Kiudero

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 4812
  • Participação: 346
  • Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +2336
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Re: Deus - Estudo dirigido da Doutrina Espírita - FE
« Responder #34 em: 01 de Maio de 2012, 19:35 »
  • Citar
0Gostou?
Comentário sobre a pergunta 005

Desde que começaram as encarnações neste planeta, todas as civilizações foram marcadas pela existência de um ser superior desconhecido do homem. Repare que são civilizações distantes uma da outra. Quem será, então, que causou a idéia da existência de um ser superior?

Para compreender precisamos voltar ao conhecimento obtido com a resposta à pergunta 001: procure sempre a causa. Quem causou aos gregos, troianos, africanos e japoneses que se encontravam distantes uns dos outros? Aos índios aqui nessa terra... Quem causou neles a idéia de buscar esse ser superior se eles não se comunicavam entre si? O próprio Deus.

Essa consciência coletiva de que existe um próprio Deus é a prova maior que existe uma causa primária para todos, não importando localização geográfica, cultura, nem tradições.

Deus é um só e único parta todos, independente da forma como o ser humanizado convive com a intuição dada pelo próprio Pai da Sua existência. O que muda a concepção sobre o Ser Supremo não é Ele mesmo, mas sim a própria humanidade que quer dizer que o seu deus é o Deus e o dos outros não é verdadeiro.

Existe um único Deus que causa em todas as raças do planeta as idéias e esse Deus é Único, é um só. Mais do que se apropriar do Deus, precisamos começar a compreender isso para servi-Lo. Com isso poderemos respeitar a crença de cada um.

Quem entende e pratica a universalização vive com Deus e não com o seu deus, o que é muito diferente.




Registado
Quem ama a Deus conversa incessantemente com ele, como com um Pai, despojando-se de todo pensamento.

Offline Anton Kiudero

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 4812
  • Participação: 346
  • Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +2336
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Re: Deus - Estudo dirigido da Doutrina Espírita - FE
« Responder #35 em: 01 de Maio de 2012, 19:39 »
  • Citar
0Gostou?
Comentário sobre a pergunta 006

Se assim fosse, quem pela primeira vez lançou a idéia de haver um ser superior? Votamos ainda a questão inicial: para compreender alguma coisa é sempre preciso buscar a causa primária, que está escondida atrás dos objetos, pessoas ou acontecimentos.

Você não pode consagrar a origem de qualquer coisa em uma fonte sua conhecida, porque, por trás dela, existe uma causa primária, que não é perceptível ao ser humanizado. Esta causa foi o que causou originariamente o que a fonte conhecida por você fez.

Então, não importa o que você quer saber: é preciso compreender que sempre haverá escondida uma causa primária, que causará originalmente aquilo que você vê acontecer através de instrumentos da ação.

Respondendo, então, a esta pergunta específica, podemos dizer que Deus existe não porque alguém O criou, mas sim porque Ele deu aos seres humanizados a idéia de sua existência.




Registado
Quem ama a Deus conversa incessantemente com ele, como com um Pai, despojando-se de todo pensamento.

Offline Anton Kiudero

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 4812
  • Participação: 346
  • Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +2336
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Re: Deus - Estudo dirigido da Doutrina Espírita - FE
« Responder #36 em: 01 de Maio de 2012, 20:16 »
  • Citar
0Gostou?
Comentário sobre a pergunta 007

Até aqui falamos do conhecimento que se pode ter de Deus de uma forma teórica. Agora iremos aplicar este conhecimento à realidade vivida pelos seres universais, encarnados ou não.

A primeira informação prática deste livro é que a formação das coisas não está nas propriedades íntimas da matéria, pois elas também estão sujeitas à Causa Primária para poderem executar ou não a ação.

Vejamos um exemplo. O ser humanizado quando está com dor de cabeça toma um remédio. Na realidade este ser não está tomando um remédio (uma coisa), mas diversos elementos químicos condensados sob a forma de pílula ou líquido. Ele toma este remédio porque acredita que estes elementos químicos têm a propriedade de curar a sua dor de cabeça.

O ser humanizado, mesmo aquele que se diz espírita, acha que o elemento químico “Dipirona” – um dos “princípios ativos” dos remédios para dor de cabeça – possui a propriedade de acabar com esta dor. Mas, veja, a resposta do Espírito da Verdade é bem clara e a utilizando ele tem que perguntar a si mesmo: o que está por trás da propriedade da “Dipirona”? Deus... Aceitando o que diz o Espírito da Verdade, o ser humanizado precisa compreender que por trás da “Dipirona” há uma Causa para que ela aja. Sem esta Causa – sem Deus fazê-la agir – ela não age.

É por isso que um remédio não cura todas as pessoas que o toma. Pegue cem pessoas com a mesma doença e dê a elas o mesmo remédio e você verá que uma parte se cura e outra não. Isso é a prova maior de que não é a propriedade do elemento químico que compõe o remédio que cura – se fosse deveria fazer o mesmo efeito em todos – mas sim a Causa Primária que faz o elemento agir ou não, em determinados casos.

Estes casos, sejam onde a Causa Primária faça as propriedades da “Dipirona” funcionar ou não, se chamam merecimento. O ser humanizado pode tomar um remédio, mas só se merecer que Deus faça a com que a propriedade íntima do elemento químico acabe com a dor de cabeça, ela acabará. Agora se este ser não tiver o merecimento para a cura, pode se entupir de remédio que nada acontecerá.

Partindo deste minúsculo exercício de raciocínio, podemos estender este conceito para todos os acontecimentos do Universo: todas as coisas que acontecem não são causadas por suas propriedades, mas por Deus. Outro exemplo? Fogo...

A propriedade do fogo é queimar, mas quem é causa do queimar-se? Deus. Por isso o fogo queima alguns e não outros... Não acredita? O que você me diz das pessoas que andam descalços sobre brasas e não queimam a sola do pé?

É isso que é fundamental ao ser humanizado compreender deste texto. Mas, mais do que compreender, é preciso colocar na prática.

Esta prática deve nos levar a entender que tudo aquilo que um ser humanizado sabe, trata como certeza, é baseada no seu conhecimento das propriedades das coisas. No entanto, esta certeza deve ser abolida, pois estes seres não percebem a Ação Primária de Deus que faz as propriedades funcionarem ou não.

Justamente por não perceberem a Ação Primária do Pai agindo é que os seres humanizados nomeiam o remédio o seu deus (causa primária) para a cura da dor. Mas ele não pode ser causa primeira de nenhuma ação, porque é burro... Somente uma Inteligência Suprema pode criar a Realidade, a Verdade Absoluta.

É isso que precisamos começar a compreender. De nada adianta ler e estudar O Livro dos Espíritos sem se aplicar os ensinamentos que estão nele aos acontecimentos da vida. De nada adianta para a busca espiritual dizer que estuda o espiritismo ou que é espírita e ainda continuar achando que são as propriedades íntimas dos elementos químicos que formam o remédio que agirão e curarão a dor de cabeça...

Não adianta estudar tudo isso e ainda achar que a gasolina é que movimenta o carro. Mas quem causa primariamente a combustão para que o motor funcione? Deus.

Precisamos levar o conhecimento trazido não só pelo Espírito da Verdade como por todos os mestres, aos mínimos detalhes da vida, das coisas (pessoas objetos e acontecimentos).

Na sua casa certamente há um sofá. Pergunto, então: quem mantém os átomos do sofá preso dentro daquela forma? Deus, porque se ele não mantivesse a coesão dos átomos eles estariam livres e se espalhariam pelo Universo. Você sentaria onde? Viu como o conhecimento na prática transforma o mundo? Seu sofá não existe mais por si só, mas sim como algo causado primariamente pela Inteligência Suprema do Universo.

Parece que estamos usando exemplos simples, bestas, sem muito debate técnico-científico sobre as coisas, mas isso é irreal. Estou falando da prática. É o que acabei de falar: se não aplicarmos o conhecimento adquirido ao dia a dia, de nada valeria a pena estudar.

Deus é a causa de tudo: ponto final.

É a causa de haver uma voz que cria sons que chega aos seus ouvidos. Não é a pessoa, a garganta, o microfone nem a linha do telefone que gera som, pois por trás de todas estas coisas está presente uma Causa Primária. É a causa de haver este livro, pois se Ele não causasse primariamente as propriedades da folha, da tinta, das máquinas que imprimiram e do seu olho para ver, nada disso existiria para você.

Portanto, é preciso não só compreender o que os mestres ensinaram, mas também aplicar estes ensinamentos – principalmente os do Espírito da Verdade para aqueles que se dizem espíritas – no dia a dia da vida. Sem vivenciar os ensinamentos na prática é como se nada tivesse sido feito, pois o conhecimento sem prática é apenas uma informação, uma cultura que de nada servirá para a elevação espiritual.

Compreensão de Kardec sobre este tema:

Atribuir a formação primária das coisas às propriedades íntimas da matéria seria tomar o efeito pela causa, porquanto essas propriedades são, também elas, um efeito que há de ter uma causa.






Registado
Quem ama a Deus conversa incessantemente com ele, como com um Pai, despojando-se de todo pensamento.

Offline Anton Kiudero

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 4812
  • Participação: 346
  • Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +2336
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Re: Deus - Estudo dirigido da Doutrina Espírita - FE
« Responder #37 em: 01 de Maio de 2012, 20:29 »
  • Citar
0Gostou?
Comentário sobre a pergunta 008

Vamos  antes entender o ensinamento e depois buscar a prática. 

Não se pode atribuir ao acaso, à sorte ou ao azar a combinação fortuita de elementos para que determinada ação aconteça. Isto porque o acaso, a sorte e o azar não são inteligentes, ou seja, não tem capacidade de analisar e dar a cada um o que merece. 

Este é o ensinamento. Ele está certo? Sim, seguindo a linha de raciocínio do Espírito da Verdade sim. Agora vamos aplicar este ensinamento à vida... 

Para isso, volto a perguntar: foi por um acaso que uma mulher descobriu a radioatividade, o que levou a humanidade o conhecimento sobre a energia atômica? Foi por acaso que um homem pegou esta descoberta e criou a bomba atômica? Foi por acaso que outro homem decidiu jogar esta bomba exatamente sobre duas cidades. E se foi por um acaso, a partir do que a bomba funcionou? Pela propriedade íntima da matéria? 

Se aplicarmos o que já vimos até aqui em O Livro dos Espíritos, teremos que dizer que nada disso aconteceu por um acaso ou que foi obra causada primariamente por alguém, mas que tudo se originou em Deus... 

Desmistificar o mundo: este é o resultado que a prática dos ensinamentos dos mestres alcança. Não há acasos nem intencionalidade individuais porque atrás de qualquer propriedade, humana ou material, existe uma Causa Primária. 

Não há acaso da humanidade ter, naquele exato momento, às vésperas de uma guerra, transformado a descoberta da radioatividade em uma bomba de alta destruição. Não há acaso do homem ter direcionado todo seu esforço para construir a bomba. Não acaso desta bomba ter caído exatamente naquelas duas cidades enquanto milhares de outras estavam também em guerra. 

Há sempre uma Causa Primária e ela não pode ser gerada pelo acaso, pois ele não é nada. Esta Causa Inteligente é gerada pela Inteligência Suprema do Universo, ou seja, aquele que sabe a Verdade. 

Aplicando-se esta linha de raciocínio que foi ensinada pelo Espírito da Verdade àquilo que temos notícia, temos que entender que a energia atômica foi descoberta na hora que precisava ser descoberta. Para que? Para criar a bomba atômica na hora que ela deveria existir para cair na cidade que tinha que cair... Acabou. 

Acabou a sorte, o azar, o acaso, a maldade... Acabou tudo, porque em tudo se colocou a Causa Primária de todas as coisas. Colocou-se Deus. 

Esta é a prática do estudo de O Livro dos Espíritos. Sem ela não adianta nada estudar, pois ficaremos presos à letra fria do livro, que foi escrito por alguém que disse que não devemos nos prender à letra fria das coisas. 

Tudo que acontece tem uma Causa Primária e esta é fruto da ação de uma Inteligência Suprema, ou seja, é Perfeito, é Verdade, é Realidade. Pouco importa o que o ser humano ache ou pensa a respeito das coisas... 

Sem esta aplicação prática o ser humanizado não entende o mundo e por isso fica preso ao seu “certo e o errado”, “ruim e bom”, ao que gosta ou não... Estes conceitos, independente de quaisquer valores que eles contenham, não são “certos”, porque não são universais: não duram eternamente, pois se extinguem quando o véu da materialidade se levanta. 

Quer um exemplo disso? Os seres humanizados imaginam que a morte é “ruim” e por isso acusam o ato do assassinato de ser “mal”. Mas, o melhor momento para um espírito é o desencarne, pois ele liberta-se do mundo de aparências e retorna à sua real pátria. 

O ser humanizado, no entanto, acha que a morte é “ruim” porque não quer morrer, porque está apegado ao mundo material. Para estes eu tenho uma má notícia: todos vão morrer... Qual o problema de morrer hoje ou amanhã? 

Todas as catástrofes que Deus (Causa Primária) fez através do homem (agente reagente da Causa Primária), têm origem no carma coletivo.

Lembram-se dos aviões que se chocaram com os prédios nos Estados Unidos (World Trade Center)? Aconteceu, e vocês tiveram notícias, de pessoas que nunca se atrasaram para o trabalho, mas naquele dia não chegaram na hora; outras passaram mal e não foram trabalhar naquele dia... Aconteceu, ainda, de outros que não deviam estar lá naquele momento e, por um motivo ou por outro, estavam. 

Ou seja, só estava dentro do prédio naquele momento aqueles que, instigados pela Causa Primária, foram para lá. Na verdade, Deus causou a reunião de todos aqueles que mereciam e precisavam passar por aquela situação e ali deu a cada um de acordo com as suas obras: uns morreram instantaneamente, outros ficaram por muito tempo sofrendo e alguns escaparam. 

Agora estamos falando a Realidade: Deus causando primariamente de acordo com o carma coletivo dos espíritos ditos humanizados, mas levando em conta, também, o de cada um deles especificamente.

Compreensão de Kardec sobre este tema: 

A harmonia existente no mecanismo do Universo patenteia combinações e desígnios determinados e, por isso mesmo, revela um poder inteligente. Atribuir a formação primária ao acaso é insensatez, pois que o acaso é cego e não pode produzir os efeitos que a inteligência produz. Um acaso inteligente já não seria acaso.
 




Registado
Quem ama a Deus conversa incessantemente com ele, como com um Pai, despojando-se de todo pensamento.

Offline Hebe M C

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 5632
  • Participação: 448
  • Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Relevância: +1102
  • País: Brasil
Re: Deus - Estudo dirigido da Doutrina Espírita - FE
« Responder #38 em: 03 de Maio de 2012, 21:56 »
  • Citar
0Gostou?
Anton,
Muito obrigada pela participação.

Vou ler atentamente  e farei comentários posteriores.

Um abç
Hebe

Registado

Atlante

  • Visitante
Re: Deus - Estudo dirigido da Doutrina Espírita - FE
« Responder #39 em: 05 de Maio de 2012, 00:21 »
  • Citar
0Gostou?
Citação de: Anton Kiudero em 01 de Maio de 2012, 19:23
Comentário sobre a pergunta 001

Agora podemos começar a analisar a resposta. A primeira parte dela é: “Deus é a Inteligência Suprema”.

Dentro da ação de Deus, dentro do conhecimento do que é Deus, o Espírito da Verdade afirma que Deus é a Inteligência Suprema. Busquemos compreender essa informação.

Inteligência é a capacidade de perceber, analisar e armazenar percepções. Quando o Espírito da Verdade diz que Deus é a Inteligência Suprema, quer dizer, então, que Deus é aquele Ser do Universo que é capaz de analisar perfeitamente tudo o que se passa.

Cristo ensinou: Deus conhece tudo. Krishna ensinou: Eu sei tudo o que acontece. Deus sabe tudo o que acontece e tudo que Ele analisa se transforma em uma Verdade Absoluta, porque é resultado de uma análise perfeita.

Dessa forma, quando se pega essa definição dada pelo Espírito da Verdade e coloca na intenção da pergunta (o que é Deus), podemos dizer que Deus é a Verdade, que é a Perfeição, que é a Realidade. Se Deus tem a capacidade suprema de analisar todos os acontecimentos que faz com que o resultado dessa análise seja uma Verdade Pura, Deus é a Verdade Pura e só Ele o é.

Essa é a primeira resposta que o Espírito da Verdade dá a Kardec. Você quer saber o que é Deus para o Universo? Ele é a Verdade, a Realidade do Universo. Deus não é simplesmente um Ser que está presente no céu, mas é a Realidade, o que existe de Verdadeiro.

Sendo Deus o que existe de Verdadeiro, todo o resto é falso, ou melhor, ilusório, relativo. Esta é a conclusão que se tem que chegar quando se estuda esta pergunta de “O Livro dos Espíritos”: tudo que não for Deus, que não for oriundo de Deus, é falso, ilusório, verdade relativa, não uma Verdade Absoluta.

Só para compreendermos perfeitamente o ensinamento, uma Verdade Absoluta ou Universal precisa ter dois aspectos. Primeiro: ser universal, ou seja, valer para todos, ser igual para todos. Segundo: ser eterna, ou seja, nunca se mudar. Essas são as duas características da Verdade Universal ou Absoluta e, portanto, são duas características de Deus.


Olá

Após tanta insistência, sempre me decidi a dar uns bitaites nestas colocações de nosso mano Anton.
Espero que as moderadoras do estudo não se magoem comigo, mas considero todo o estudo que visa compreender Deus demasiado importante.

Um ponto prévio
Aquilo que não comento, em princípio. concordo.
Claro que existe uma ou outra questão que não considero relevante, como essa coisa da transpiração.
Também decidi seguir a divisão em duas partes, respeitando post colocado.

Agora vejamos as voltas que nosso companheiro deu para nos brindar com a conclusão de que a unica realidade é Deus, tudo o resto é ilusão. Puro panteismo.
Só nos falta saber se nosso companheiro é uma realidade ou uma ilusão. 

Quanto a Deus defini-lo como um Ser nem pouco mais ou menos. Isto será reduzi-Lo à dimensão humana, ou dos seres individualizados.
Da mesma forma assim será ao afirmarmos que Deus é a Perfeição, que é a Realidade, ou outra coisa qualquer.
Nossos companheiros vedantes sempre foram cuidadosos neste aspecto. Por isso o definem simplesmente assim:

Deus é.

O que significa que tudo o que se possa considerar Deus o é na máxima potência.
Normalmente, ao Deus é, nossos companheiros vedantes acrescentam uma outra frase:

Ele é o Todo.

Mas aqui a intenção é de informar que coisa alguma existe fora de Deus. Toda a creação está em Deus.
É neste sentido que devemos entender Paulo de Tarso quando afirma que em Deus se move, em Deus vive e em Deus respira ( mais ou menos isto ).

Mas acrescentam ainda uma outra coisa:

E está em tudo

E aqui temos Deus como causa primária de todas as coisas. Ele está em tudo porque tudo procede de si.

A frase então será esta:

Deus é. Ele é o Todo e está em tudo.

Um outro aspecto que devemos verificar é que não é dito que Deus é tudo. Isto seria panteismo.

Depois esta frase é a cereja no topo do bolo, cito

Sendo Deus o que existe de Verdadeiro, todo o resto é falso, ou melhor, ilusório, relativo. Esta é a conclusão que se tem que chegar quando se estuda esta pergunta de “O Livro dos Espíritos”: tudo que não for Deus, que não for oriundo de Deus, é falso, ilusório, verdade relativa, não uma Verdade Absoluta.

Então temos

Sendo Deus o que existe de Verdadeiro, todo o resto é falso, ou melhor, ilusório, relativo.

Relativo nunca foi, não é e jamais será sinonimo de falso ou ilusório.
A creação é uma realidade, ela não é falsa nem ilusória, ela é uma verdade. Mas ela não é Deus.
Então será Deus a unica coisa que existe de verdadeiro? Claro que não.
Agora não tenhamos dúvidas que a creação é relativa em relação a Deus pois, caso contrário ela seria igual a Deus. Mas isso nunca acontecerá. Quanto muito será semelhante, que é o que está escrito.

Vejamos o resto desta parte

Esta é a conclusão que se tem que chegar quando se estuda esta pergunta de “O Livro dos Espíritos”: tudo que não for Deus, que não for oriundo de Deus, é falso, ilusório, verdade relativa, não uma Verdade Absoluta.

Mas temos que chegar a esta conclusão porque razão? Não existe mais nenhuma alternativa? Que estranho.
Depois tudo o que não for Deus é falso. Voltamos ao panteismo, tudo é Deus. E voltamos à verdade relativa como sinónimo de falso e ilusório. Sempre a ilusão.
Claro que nenhuma coisa poderá existir que não tenha origem em Deus. Se assim fosse Ele não seria a causa primária de todas as coisas

A outra questão que devemos atender é essa coisa de se afirmar que Deus analisa.
Analisa o quê?
Acontece alguma coisa no Cosmos que Deus não tenha previsto?
Deus sabe de antemão tudo o que vai acontecer, porque tudo o que acontece é por sua vontade e por sua permissão. Para Deus é sempre presente.
Claro que isto é diferente de se afirmar que é Deus que tudo faz.

Voltarei

Atlante
 



 

Registado

Atlante

  • Visitante
Re: Deus - Estudo dirigido da Doutrina Espírita - FE
« Responder #40 em: 05 de Maio de 2012, 00:34 »
  • Citar
0Gostou?
Citação de: Anton Kiudero em 01 de Maio de 2012, 19:23
Comentário sobre a pergunta 001

Vamos, então para a segunda parte da primeira resposta: “Causa Primária de todas as coisas”. Precisamos analisar cuidadosamente esta questão, pois a incompreensão dessa resposta já gerou muitas verdades relativas.

O que é causa? É aquilo que origina alguma coisa. Toda causa é uma origem. Dessa forma, o Espírito da Verdade ensina que Deus é a origem primária de todas as coisas. Vamos compreender essa informação.

Já houve um tempo no Livro dos Espíritos que essa frase estava escrita da seguinte forma: “origem primeira de todas as coisas”. Os vocábulos foram alterados, mas tanto faz, porque o que realmente importa é o que quer dizer primário, ou primeiro. (Primário – 1. que antecede outro. 2. elementar, rudimentar)

Primário quer dizer início, primeiro, básico, que não possui nada anterior. Dessa forma, podemos compreender no ensinamento que Deus é a origem por si só de todas as coisas. Nada se origina em outra coisa e nada influencia a Deus na origem das coisas. Ele, pela sua capacidade de análise perfeita, tem a condição de dar o início de todas as coisas do universo. Essa é a primeira informação.

Dela nos decorre duas outras visões. Primeiro: Deus é a origem de todas as coisas. Quando o Espírito da Verdade fala em todas as coisas quer dizer todas as coisas. Não se podem separar as coisas do Universo: estas têm origem em Deus e estas outras não.

Quando o Espírito da Verdade utilizou o vocábulo “todas”, quis se referir a tudo o que existe. Quando Cristo ensina que devemos amar a todos engloba o amor a tudo o que existe. Não há nos ensinamentos dos mestres condições para serem originados ou amados.

O ser humano dá a Deus a origem de algumas coisas, mas nega esta mesma ação em outras. Por exemplo: Deus é a origem de todas as coisas, mas não é a origem da dor de dente do ser humanizado, não é a origem do seu salário. Isso não pode acontecer. Deus é a origem de todas as coisas, então tudo tem que começar em Deus.

O ser humanizado não pode separar o Universo entre o mundo de Deus e o seu mundo próprio. Se isso fosse realidade, o Espírito da Verdade responderia a Kardec: Deus é a origem de todas as coisas espirituais, de todas as coisas do planeta vermelho, das coisas aquáticas. Mas não é isso que ele fala: deixa bem claro que Deus é a origem de todas as coisas.

É preciso acabar com a hipocrisia. Na reação a esse ensinamento está a maior hipocrisia do ser humanizado, pois ele dá a Deus a causa primária das coisas que ele não sabe, mas no que detém a verdade, mesmo que ilusoriamente, dá a causa primária aos elementos que conhece: o vírus, a comida, o outro, etc. Isto é hipocrisia porque o ser humanizado submete a Verdade do Universo à sua verdade individual: se ele sabe, não precisa da verdade do Universo.

Para começarmos uma caminhada em direção à elevação espiritual, precisamos compreender que tudo se origina em Deus, tudo mesmo. E se o ser humanizado acha ao contrário, precisa compreender que a sua verdade, como é relativa, precisa ser abandonada.

Alguns perguntam sobre como chegar perto da Verdade Universal, mas como chegar perto dela se você acredita que a sua verdade relativa é Universal, verdadeira, real? Impossível, pois você acha que já chegou à Verdade Universal. Você precisa abrir mão do seu saber para poder aprender, pois enquanto souber, não aprenderá nada novo. Este é o primeiro aspecto a ser abordado.

Segundo aspecto: se Deus é a origem de todas as coisas e se Ele ao mesmo tempo é a Perfeição, a Realidade, a Verdade, não pode gerar uma mentira ou uma irrealidade. Portanto, se Deus é a origem de todas as coisas, tudo o que acontece é Real, Verdadeiro, Perfeito. É a ação de Deus, porque Deus é a Causa Primária.

A partir desse raciocínio, temos que entender que o Universo está equilibrado, pois ele é Verdadeiro na sua origem, pois é a ação de Deus. Deus como Verdade não poderia dizer uma mentira, Deus como Realidade não poderia criar uma ilusão.

São esses três aspectos que devemos realçar no ensinamento contido na resposta à primeira pergunta do Livro dos Espíritos:

  • que tudo é causado por Deus, sem controvérsias com relação a isso;
  • que Deus causa tudo e não uma parte;
  • que no Universo não existe errado, feio, mentira, ilusão.

Qualquer um pode achar que as coisas acima citadas estão ocorrendo, mas não é Verdade, Realidade, porque a Inteligência Suprema seria incapaz de causar primariamente algo que não fosse Perfeito.

Sempre que você vai escrever um livro, deve ter uma introdução, o desenrolar e o encerramento. A introdução mostra o caminho que será desenrolado durante o livro. Dessa forma, podemos encarar essa pergunta (0001) como introdução do Livro dos Espíritos, ou seja, a base para tudo que será estudado daqui para frente.

Não adianta nada começar a se ler o Livro dos Espíritos no meio, sem compreender perfeitamente a primeira resposta, pois mais tarde, quando vier uma nova informação, o ensinamento traduzido nesta primeira pergunta estará valendo e estará por trás de todas as respostas.

A primeira pergunta apresenta “O Livro dos Espíritos” e dá a todas as respostas posteriores este sentido: Deus é a Realidade, a Verdade e só Ele é a Causa Primária de todas as coisas. Daqui para frente, qualquer resposta que fuja a isso não poderá compor “O Livro dos Espíritos”, mas estará compondo o livro que cada um quer ler.

Desta forma, todo o estudo de O Livro dos Espíritos deverá ser analisado a partir do prisma de que Deus é a Inteligência Suprema e a Causa Primária de todas as coisas.

Como já falamos, a pergunta busca compreender o que é Deus e não quem é Ele. Deus é isso, o que se pode conhecer de Deus é isso: que Ele faz tudo acontecer e que tudo que acontece é Perfeito e Verdadeiro, pela sua origem.


Apenas coloco esta parte do texto para realçar o que antes disse.
Deus não pode ser visto com o um Ser, pois dessa forma ficaria relativizado, contraditando aquilo que o nosso companheiro pretende afirmar.

Um outro aspecto que desejo realçar é esta frase que anula parte do que antes havia sido dito, no que respeita às ilusões e às falsidades da creação. Verifiquem:

Deus como Realidade não poderia criar uma ilusão

Em que ficamos?

Atlante

Registado

Atlante

  • Visitante
Re: Deus - Estudo dirigido da Doutrina Espírita - FE
« Responder #41 em: 05 de Maio de 2012, 02:41 »
  • Citar
0Gostou?
Citação de: Anton Kiudero em 01 de Maio de 2012, 19:26
Comentário sobre a pergunta 002

Esta pergunta expõe a falta de compreensão do ser humanizado. Ele quer saber onde começa o Universo, quando acabará a evolução espiritual, mas tudo isso é infinito e a característica do infinito é não ter começo nem fim.

Para o ser humanizado que vive no mundo dualista, a compreensão desse conceito é algo que não consegue imaginar, porque tudo para ele precisa ter um começo, um ponto de origem. O Espírito da Verdade está classificando infinito como aquilo que não tem ponto de origem nem ponto de chegada: essa definição é o máximo que o ser humanizado pode entender sobre esse aspecto.

Agora quanto ao termo “desconhecido” utilizado na resposta, podemos compreender como tudo aquilo que o ser humanizado não conhece, não sabe a razão porque começou nem sabe como acabará. Dessa forma, podemos classificar todas as coisas do planeta como infinitas


Meu Deus

A pergunta é:

Que se deve entender por infinito?

Apenas isto. Porquê tanta dedução e tanta especulação?
No fundo o que Kardec pretende é que os Espíritos lhe transmitam o seu conceito de infinito, nada mais.

E uma nota para que não fiquem dúvidas.

Na resposta à questão 1 existe uma nota que diz isto:

O texto colocado entre aspas, em seguida às perguntas, é a resposta que os Espiritos deram.

Então porque estamos sempre afirmando que a resposta é do Espirito de Verdade?
Pode ser e pode não ser.

Atlante

Registado

Atlante

  • Visitante
Re: Deus - Estudo dirigido da Doutrina Espírita - FE
« Responder #42 em: 05 de Maio de 2012, 02:50 »
  • Citar
0Gostou?
Citação de: Anton Kiudero em 01 de Maio de 2012, 19:28
Comentário sobre a pergunta 003

A resposta do Espírito da Verdade traz a compreensão total sobre o assunto: Deus é tudo e se Ele é tudo, Ele é o Infinito e Ele é infinito.

A falta de compreensão sobre o tema surge porque o ser humanizado não sabe o que é infinito nem o que é Deus. Daí o desejo de Kardec de juntar uma coisa a outra porque, como já disse o Espírito da Verdade, tudo o que você não sabe é infinito.

Agora, se Deus é infinito, é, mas também é o Infinito.


Voltamos sempre ao mesmo ponto.

Deus é tudo

Ora se Deus é tudo, tudo é Deus. Mais panteismo.

A pergunta que Kardec coloca é

Poder-se-ia dizer que Deus é o infinito?

Que respondem os Espiritos?

Definição incompleta. Pobreza da linguagem humana, insuficiente para definir o que está acima da linguagem dos homens.

Encontramos aqui a comprovação do que afirmamos ao comentário da primeira parte da questão 1.
Se afirmarmos que Deus é uma qualquer coisa, neste caso o infinito, estamos a relativizá-lo e isto não é possível. Daí os Espiritos referirem como definição incompleta.

Atlante
 

Registado

Atlante

  • Visitante
Re: Deus - Estudo dirigido da Doutrina Espírita - FE
« Responder #43 em: 05 de Maio de 2012, 02:57 »
  • Citar
0Gostou?
Muito bem

As questões seguintes, da 4 à 9, são de interpretação linear.
Só por distração se poderá fazer uma interpretação divergente do que ali se encontra.
Não são questões de dupla interpretação.

Atlante

Registado

Atlante

  • Visitante
Re: Deus - Estudo dirigido da Doutrina Espírita - FE
« Responder #44 em: 05 de Maio de 2012, 03:31 »
  • Citar
0Gostou?
Bons companheiros

A partir da quetão 10 entramos no estudo dos atributos da Divindade.
Considero esta parte mais importante do que anterior, não querendo com isto dizer que a anterior não é importante.
A maior parte dos erros que encontramos na interpretação de muitas questões doutrinárias resultam da incompreensão desta parte.
Por norma encontramos muitas contradições, em postagens no forum, que resultam do desconhecimento desta matéria.

Na questão 10 Kardec pergunta:

Pode o homem compreender a natureza intima de Deus?

Os Espiritos respondem

Não; falta-lhe para isso o sentido.

E na questão 11 Kardec pergunta

Será dado um dia ao homem compreender o mistério da Divindade?

Os Espíritos respondem

Quando não mais tiver o espírito obscurecido pela matéria. Quando, pela sua perfeição, se houver aproximado de Deus, ele o verá e compreenderá.

Colocamos as duas questões para podermos entender que na 1ª Kardec se está referindo ao homem no seu estado de evolução presente.
Os Espíritos são claros na resposta ao afirmarem que, neste estágio de evolução, o homem está longe de entender Deus.
Dizem os Espíritos que lhes falta o sentido. Que sentido? O sentido espiritual que os ligará ao Pai.
A prova de tudo isto está no facto de constantemente verificarmos os homens a definirem Deus à sua imagem e semelhança, do homem claro.
Mesmo aqui, no forum, verifiquem quantas vezes Deus é tratado ou referenciado como um Ser. Algumas vezes acima dos homens, outras vezes, na maior parte, agindo e fazendo coisas bem piores que aquelas que os homens fazem.
Claro que pelo facto de nesta condição evolutiva não podermos compreender Deus, na sua essência, não significa que estejamos impedidos de, um dia, o podermos compreender em sua plenitude. Para isso temos que nos tornar perfeitos, pois só o perfeito poderá estar em contacto com o perfeito.
E aqui temos Jesus, com toda a sua mensagem, a convidar-nos para sermos perfeitos como perfeito é nosso Pai que está no céu. Qual céu? O céu da nossa alma, o sacrário onde podemos encontrar Deus.
Jesus também nos disse, o reino de Deus está em vós.
Também nos disse que o Pai está em nós.
Muitos procuram fora aquilo que já está neles.

A questão 12 é clara em relação áquilo que afirmamos anteriormente. à medida que nos formos libertando do jugo da matéria, isto é, conforme nos formos purificando, a nossa compreensão de Deus vai crescendo.
Dizem os Espiritos que isso sucederá através do pensamento.
Não quero contestar, quem sou eu, mas penso que será mais pela introspeção.
 
Atlante
     

Registado


  • Responder
  • Imprimir
Páginas: 1 2 [3] 4 5 ... 10   Ir para o topo
« anterior seguinte »
 

Comente no facebook

Assuntos relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita

Iniciado por *Leni* « 1 2 » O Livro dos Espíritos

21 Respostas
19693 Visualizações
Última mensagem 22 de Janeiro de 2013, 19:23
by Mourarego
Por que Estudo a Doutrina Espírita? parte 1

Iniciado por Ignarus O que é o espiritismo

0 Respostas
2515 Visualizações
Última mensagem 14 de Junho de 2010, 20:54
by Ignarus
Por que Estudo a Doutrina Espírita? parte 0

Iniciado por Ignarus O que é o espiritismo

0 Respostas
2230 Visualizações
Última mensagem 14 de Junho de 2010, 20:56
by Ignarus
Estudo Online da Doutrina Espírita

Iniciado por acerlopes Convívio

5 Respostas
4912 Visualizações
Última mensagem 17 de Setembro de 2010, 12:56
by Silvio Matos
A Prece - Estudo dirigido da Doutrina Espírita- FE

Iniciado por Hebe M C « 1 2 ... 7 8 » Estudo da Doutrina Espírita

114 Respostas
64385 Visualizações
Última mensagem 13 de Janeiro de 2015, 17:26
by adonay

Clique aqui para receber diariamente novidades do Forum Espirita.


Estudos mensais

facebook-icontwitter-icon

O seu e-mail:


 
Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.

Pesquisar assunto



Pesquisa avançada
  • Mobile


    • Powered by SMF 2.0 RC3 | SMF © 2006–2009, Simple Machines LLC