Forum Espirita

GERAL => Outros Temas => Espiritismo & Jovens => Tópico iniciado por: dOM JORGE em 10 de Setembro de 2018, 23:21

Título: Ensine seus filhos amor à Natureza
Enviado por: dOM JORGE em 10 de Setembro de 2018, 23:21
                                                              VIVA JESUS!




              Boa-noite! queridos irmãos.




                   
Ensine seus filhos amor à natureza

 

Biodiversidade é a biblioteca das vidas. Thomas Lovejoy

 

Amar a natureza não é algo que se aprende sozinho, ainda que as crianças sejam de maneira espontânea atraídas pelo mundo natural, preferindo, por isso, brincar sem hora na pracinha do bairro a andar sem rumo em um shopping.

É tarefa dos pais tanto exemplificar à criança o valor da ética, quanto ajudá-los a desenvolver amor pelo mundo que a cerca, pois a educação sobre a natureza na infância é chave para que o ser humano cresça responsável e consciente, buscando metas que o incentivem melhorar, progredir, mas sem agredir o meio ambiente.

A relação interpessoal da criança engloba, nos primeiros anos, um bom contato com a natureza. Assim, caso ela experimente na infância uma relação débil com animais, árvores e plantas, com fraca vivência ambiental, muito provavelmente crescerá movida por uma visão de mundo empobrecida, revelando, mais tarde, nas suas atitudes e relacionamentos, pouca empatia ou descaso com a natureza, por exemplo.

Hoje, mais do que nunca, educar os filhos implica ajudá-los também a desenvolver um espírito ecológico, que estimule bons sentimentos e interesse autêntico e vivaz pela conservação ambiental.

A natureza oferece em todas as estações uma quantidade genuína de estímulos que permitem à criança lições vitais. Por exemplo, a empatia que é assegurada pelo contato com animais, a calma que é gerada pelo hábito da observação, da contemplação, a cooperação que é percebida nos hábitos da horta ou da jardinagem, ou seja, em contato com a natureza, muitas competências emocionais são desenvolvidas pela criança de forma fácil e tranquila…

As crianças são aprendizes ativos, investigadores curiosos. Ao favorecer o contato regular com o mundo natural, segundo a cultura de conservação e reciclagem, os pais fazem crescer na alma da criança amor e respeito pela natureza, o que realmente pode colaborar com um mundo melhor.

Notinhas

Os pais podem estimular plantios de horta, prática de jardinagem, excursões ao campo, passeios em parques, jardins botânicos e, no dia a dia, brincadeiras no quintal, na pracinha do bairro. Com insistência, os pais devem educar os filhos segundo a cultura de conservação e de reciclagem, estimulando consumo consciente e responsável a fim de que os pequenos cresçam dispostos a abraçar um estilo de vida que respeite ambiente e sociedade.


              Eugênia Pickina








                                                                                                       PAZ, MUITA PAZ!