Forum Espirita

GERAL => Outros Temas => Espiritismo & Jovens => Tópico iniciado por: dOM JORGE em 29 de Junho de 2021, 21:51

Título: Ensinar a plantar a partir de uma semente...
Enviado por: dOM JORGE em 29 de Junho de 2021, 21:51
                                                              VIVA JESUS!




            Boa-tarde! queridos irmãos.




                 
Ensinar a plantar a partir de uma semente…


Não se apresse nem relaxe demais. S. Masuno


Se você tem um filho, considere a ideia de convidá-lo a plantar a partir de uma semente. Ou seja, crie a oportunidade para que vocês plantam juntos sementes em vasos. Quando regá-las de manhã, conversem com elas. Com o tempo, um pequeno broto aparecerá, e então uma bela planta se erguerá. Ela vai crescer, dia a dia, e vocês perceberão as mudanças.

Mais do que nunca é vital que as crianças se conectem com os ritmos da natureza, que interajam com seus elementos. Como seres humanos, quando plantamos a partir de uma semente, por exemplo, temos a chance de observar que nada nem ninguém permanece do mesmo jeito – e uma sensação de confiança, alegria e paz mental emerge dessa singela experiência.

Todos os dias as crianças precisam ter a oportunidade de, em contato com o mundo natural, colocar-se em relação com as variações entre os dias ensolarados, os chuvosos, os ventosos, as árvores sem folhas, os novos brotos, as flores recém-abertas. Tudo muda e estamos, como seres vivos, sujeitos a diversas mudanças.

Dar oportunidade à criança para semear e cuidar de uma plantinha é ensiná-la que, no mundo na natureza, cada dia é um novo dia. Crescer com isso em mente promoverá também uma vida de mais compreensão e contentamento.

 

Notinha

A conexão entre criança e natureza é vital para um desenvolvimento pleno, saudável, e, ainda, disso depende o despertar da responsabilidade para com a proteção dos ambientes naturais. A experiência do feijão, por exemplo, é sempre lúdica e divertida – a criança poderá acompanhar o progresso diário da planta e observar cada etapa do ciclo da vida.

Materiais: 1 recipiente limpo, chumaço de algodão esterilizado, 2 ou 3 grãos de feijão, água. Umedeça o algodão em água e coloque-o forrando o fundo do recipiente; coloque 2 ou 3 grãos de feijão sobre o algodão; vá molhando o algodão para que fique sempre úmido e mantenha-o em lugar bem iluminado; a partir de 3 a 4 dias é possível notar que o feijão começa a germinar. Quando o feijão já estiver uma mudinha, com cerca de 20 cm, transfira-o para terra ou vaso, para que a plantinha possa se desenvolver. A independer do local onde residam, ajude seu filho a realizar essa experiência, despertando nele, e na infância, o ímpeto de cuidado por um ser vivo. Além do mais, dependemos, e sem exceção, das plantas para viver, ter saúde e felicidade.


            Eugênia Pickina









                                                                                                       PAZ, MUITA PAZ!