Forum Espirita

CONVÍVIO => Off-topic => Tópico iniciado por: dOM JORGE em 10 de Março de 2019, 21:25

Título: Brincadeiras de respiração
Enviado por: dOM JORGE em 10 de Março de 2019, 21:25
                                                               VIVA JESUS!




              Boa-noite! queridos irmãos.




                   
Brincadeiras de respiração


Os exercícios de respiração otimizam o desenvolvimento cerebral das crianças para melhorar a sua atenção e reduzir o efeito do estresse. Daniel Goleman


O senso comum avisa e estudos científicos comprovam: respirar profundamente ajuda mesmo a acalmar a tensão. Assim, respirar bem para viver melhor é um princípio de bem-estar físico e mental e que pode ser aprendido já infância.

Os exercícios de respiração para as crianças são simples, divertidos, úteis e benéficos.

Logicamente, cada criança que chega ao mundo respira de forma correta – ela o faz de modo profundo e usa o diafragma. À medida que cresce, no entanto, e por motivos diversos, no geral o ser humano vai perdendo essa habilidade natural.

Os exercícios de respiração para as crianças são fonte de calma e saúde, bastante úteis, portanto. Ensinar aos filhos pequenos como respirar lhes proporcionará o benefício de crescer conscientes acerca do respirar de modo correto, alcançando serenidade em situações adversas,  compreendendo melhor o próprio corpo, pondo em prática habilidades que ajudam, por exemplo, na autoexpressão.

Há vários exercícios de respiração sugeridos para a infância, mas vou descrever aqui dois exercícios apenas, chamados de “brincadeiras de respiração”, e que se forem treinados com regularidade darão às crianças resultados excelentes:

1. A brincadeira da serpente

Este primeiro exercício de respiração é muito simples e divertido.

Descrição do exercício

A brincadeira da serpente é muito divertida e consiste no seguinte:

Sente as crianças em uma cadeira e indique que elas devem manter as costas retas.

Elas, então, devem pôr suas mãozinhas no abdômen e se concentrar nas ordens que você der a elas.

A seguir, deverão puxar o ar profundamente pelo nariz durante 4 segundos (podemos contar o tempo para eles), notando ao mesmo tempo como o abdômen se expande.

Depois, devem deixar o ar sair enquanto fazem o som da serpente, um sibilar sonoro que deve durar o quanto elas conseguirem.

2. Respirando como os elefantes

Este segundo exercício é uma das brincadeiras de respiração preferidas das crianças.

Descrição do exercício

As crianças precisam ficar em pé e com as pernas levemente separadas.

Vamos informar que elas vão se transformar em elefantes e que vão respirar como eles.

Devem pegar o ar pelo nariz de forma profunda e, quando o fizerem, levantarão seus braços como se eles fossem a tromba do animal, tentando fazer com que o abdômen se expanda.

Depois, será o momento de expirar. Para isso, eles devem soltar o ar pela boca de forma sonora e abaixar os braços enquanto se inclinam um pouco levando a “tromba do elefante” para baixo.

Sem esquecer que há muitos exercícios de respiração que podem ser praticados pelas crianças, o segredo para os pais é tão somente descobrir as brincadeiras de respiração de que os filhos mais gostam e fazer cada passo de forma correta, adicionando essas brincadeiras à vida cotidiana, porque desse modo os pequenos (e os grandes!) aprenderão a respirar melhor e a se manterem calmos e seguros. No dia a dia, mais dispostas para estudar e aprender.

Esses exercícios simples fortalecem os circuitos cerebrais das crianças, melhoram os processos de atenção e gerenciamento emocional, causando um impacto positivo no desenvolvimento das crianças.


             Eugênia Pickina









                                                                                                       PAZ, MUITA PAZ!