Forum Espirita

*
  • Moderadores
  • Regras
  • Sobre
  • FAQs
  • Contactos
Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
  • Início
  • Pesquisa
  • Contato
  • Salas de Chat
  • Entrar
  • Registe-se
  • Forum Espirita »
  • GERAL »
  • Outros Temas »
  • Espiritismo & Jovens »
  • As crianças precisam de animais de estimação

Aumentar pontos de Participação:  
O que pensa sobre esta mensagem?
Gostei Não gostei  
Comentar:

« anterior seguinte »
  • Imprimir
Páginas: [1]   Ir para o fundo

Autor Tópico: As crianças precisam de animais de estimação  (Lida 1197 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline dOM JORGE

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 8442
  • Participação: 1636
  • dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • VIVER É UM ESPETÁCULO
  • Relevância: +7959
As crianças precisam de animais de estimação
« em: 24 de Novembro de 2019, 18:30 »
+1Gostou?
                                                              VIVA JESUS!




              Boa-tarde! queridos irmãos.





                   
As crianças precisam de animais de estimação


 

A prova de sucesso da nossa ação educativa é a felicidade da criança. Maria Montessori

 

A criança adora animal de estimação – cão, gato, coelho... – e estabelece com ele uma relação sincera, duradoura, e que a ajudará a cultivar boa relação consigo, com os outros, com o mundo.

Na infância, os animais de estimação partilham muitas coisas com as crianças: alegria, simplicidade, impulso para o brincar, a necessidade de se sentirem protegidos, bondade, amor incondicional, honestidade, empatia etc., impelindo laços afetivos fortes. Além disso, os animais de estimação integram-se rapidamente a famílias com crianças, garantindo o sucesso da convivência.

Os animais de estimação têm uma capacidade incrível de compreender as crianças, de perceber os seus estados emocionais. Por essa razão, a criança e o seu animal de estimação se tornam facilmente grandes amigos. Sem dúvida, nas casas em que aquele meninozinho tem a chance de conviver com um alegre cachorro, por exemplo, certamente ele expressará melhor a raiva, escoará de maneira mais rápida a tristeza e vai encarar de forma mais eficaz os diversos medos que assaltam o ser humano na infância...

Por que insisto no fato de que as crianças precisam de animais de estimação?

Em termos simples, a convivência com animais ensina às crianças lições positivas ligadas a afeto, responsabilidade, autonomia, autorregulação emocional, sensibilidade, compreensão, zelo, respeito. E nesta relação fraterna sensível entre seres vivos, o animal de estimação tem um papel muito importante na biografia da criança, ajudando-a a ser mais saudável e feliz.

Notinhas

Os animais de estimação são fortes aliados no desenvolvimento físico das crianças, pois estimulam brincadeiras e demandam exercícios. Os cães, por exemplo, exigem caminhadas diárias, e isso pode incitar a criança a fazer passeios e jogos ao ar livre.

Ter um animal requer cuidados e estes cuidados, orientados pelo adulto, incentivam a autonomia, a responsabilidade e empatia por parte da criança. Ora, ao conviver com o animal de estimação, a criança naturalmente desenvolve, entre outros aspectos, sensibilidade, observação, compreensão, carinho, generosidade, zelo, e isso repercutirá no modo de a criança se relacionar com as pessoas.

 
         Eugênia Pickina









                                                                                                      PAZ, MUITA PAZ!


Registado
VIVA JESUS!


  • Imprimir
Páginas: [1]   Ir para o topo
« anterior seguinte »
 

Comente no facebook

Assuntos relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
CRIANÇAS E ANIMAIS

Iniciado por aruanda Power Point

2 Respostas
1554 Visualizações
Última mensagem 02 de Março de 2008, 19:29
by aruanda
Devemos sacrificar-nos pelos nossos animais de estimação?

Iniciado por Vitor Santos Outros Temas

2 Respostas
4003 Visualizações
Última mensagem 13 de Novembro de 2008, 11:44
by Carola
Do que precisam as crianças

Iniciado por Victor Passos Espiritismo & Jovens

0 Respostas
2049 Visualizações
Última mensagem 13 de Fevereiro de 2009, 19:12
by Victor Passos
Evolução dos animais de estimação

Iniciado por Lu Piazza « 1 2 3 » Outros Temas

38 Respostas
11483 Visualizações
Última mensagem 22 de Abril de 2019, 15:22
by jsoranz
Animais de estimação

Iniciado por Felipa Pedagogia Espírita

1 Respostas
2524 Visualizações
Última mensagem 01 de Novembro de 2015, 18:18
by lconforjr

Clique aqui para receber diariamente novidades do Forum Espirita.


Estudos mensais

facebook-icontwitter-icon

O seu e-mail:


 
Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.

Pesquisar assunto



Pesquisa avançada
  • Mobile


    • Powered by SMF 2.0 RC3 | SMF © 2006–2009, Simple Machines LLC