Forum Espirita

CONVÍVIO => Off-topic => Convívio => Tópico iniciado por: JJoana em 22 de Junho de 2010, 08:11

Título: Por favor, me ajudem orar por minha filha?
Enviado por: JJoana em 22 de Junho de 2010, 08:11
Caros irmãos do Fórum Espírita,
Preciso que me ajudem e que principalmente, me ensinem a orar por minha filha Monique.
Vou contar um pouco de minha vida para que entendam a situação que a levou ao suicídio.
Sai da casa de meus pais, no interior de Minas aos 18 anos, quando conheci o pai de meus 2 filhos mais velhos. Tive 2 filhos e uma filha. Vivia com ele no Rio de Janeiro, quando engravidei pela 2ª vez e um pouco antes da criança nascer (Monique) ele se casou com uma outra mulher. Importante esclarecer que ele se casou com outra mulher morando comigo. Não nos separamos por isto. Brigamos muito apenas. Monique nasceu e não pode ser registrada pelo pai, já que a legislação brasileira à época não permitia. Vivi alguns anos mais com este meu "marido" e me separei dele voltando com meus dois filhos pra minha terra.
Com duas crianças pequenas foi difícil sobreviver, mas sobrevivemos. Monique sempre cobrava a ausência do nome do pai na certidão de nascimento e por isto propuz uma ação judicial que culminou com um acordo onde se estabeleceu uma pensão alimentícia para as crianças (valor irrisório) e o reconhecimento da paternidade de Monique. Apesar do acordo e da sentença judicial, meu "marido" nunca reconheceu a paternidade de minha filhinha.
Os anos se passaram e minha luta pra criar meus filhos fazendo os mais variados trabalhos foi grande.(fui artesã, garçonete, etc.) Mas eles estavam sempre presente e participando de todas as lutas. Sempre cobrei muito dos filhos; principalmente que estudassem. Fazia tudo que achava útil pra que eles adquirissem conhecimento que dessem a eles condições de ter uma vida mais dígna que a minha. Infelizmente eu sempre cobrei muito. Cobrava brigando, chingando e ameaçando. Era a forma que aprendi fazer e que acreditava ser eficaz para conseguir fazer educar os filhos. (só maltratei)
Quando Monique estava terminando o ensino médio, um tio meu, sabendo de minhas dificuldades, se ofereceu para custear os estudos dela. Foi uma benção! Ela foi para um colégio particular e tínhamos a certeza que ela teria garantido um curso superior. Além disto ele (meu tio) queria adota-la como filha.
Ela não se cabia de tanta felicidade. Além de ganhar os estudos em uma boa escola, estava ganhando um pai. E assim foi. Ela passou  a chamar o meu tio de pai, e a considera-lo e ama-lo como um PAI. Se orgulhava de ter um pai. Brigava quando alguém questionava o fato do meu tio ser o pai dela.
Monique passou no vestibular e fazia fonoaudiologia. Quando estava no 4º período teve problemas financeiros na escola. Deixou de pagar umas mensalidades. Meu tio ficou sabendo e brigou muito com ela. Eu também briguei. Ele mandou algum dinheiro para ela acertar as pendencias, mas acho que não foi suficiente. Perguntei a ela e  a resposta que obtive foi que estaria resolvendo.
Envolvida em meus problemas para manter a casa e estudar também (eu era costureira e estudava) fui negligente; pensei que ela tivesse resolvido o problema e me esqueci dele.
O tempo passou. Em julho de 2008 meu tio descobiu que havia + de 1 ano que minha filhinha não frequentava a faculdade. Brigou muito com ela e ameaçou me contar. Ela implorou que ele não fizesse isto mas ele se manteve irredutível e disse a ela que me contaria. Eu estava trabalhando fora de casa. Ela se desesperou e tomou 2 porções de chumbinho. Morreu logo.
Tres horas depois do falecimento da Monique, meu tio conseguiu me localizar e me contar que ela não estava frequentando a faculdade e que havia uma dívida de 5 mil reais a ser paga, sendo que todo mes ele mandava os valores da mensalidade para conta bancária dela. (Ele ainda não sabia que ela estava morta)
Monique errou em não ter confiado em mim, mas ela não poderia confiar já que sabia o quanto eu ia brigar e chingar. E debochar. Eu ficava zombando dos erros dos meus filhos. Levava tudo na brincadeira, na gozação, e eles ficavam bravos com isto. Mas eu gostava de levar as coisas muuuuito pro lado humorístico. Eu sempre fui assim.
Monique passou mais de um ano saindo e chegando em casa todos os dias no mesmo horário de quando ia para a faculdade. Engordou muito. Se afastou de todos os amigos. Aos 23 anos só pensava na família.
Ela era uma pessoa boa.Todo dinheiro que deveria ir para as mensalidades da escola ela usava em casa, comprando alimentos pra nós (tenho + 2 filhos além da Monique, uma nora e um sobrinho) e para os muitos gatos que tinhamos. Só notei isto depois que ela faleceu. Sinto-me muito responsável pelo que ela fez a si mesma porque pode ser que por um grande respeito a mim ela não tenha tido coragem de contar o que estava acontecendo. Ou por este grande respeito tenha tido medo de procurar uma solução honesta e às claras para o problema. Preferiu esconder porque foi a única saída que encontrou.
E agora. Depois de ter chorando, me descabelado e de sentir uma vontade imensa de morrer pra ir correndo atras dela, sei que não posso me suicidar porque poderei estar agravando mais minha situação e com isto dificultando mais o nosso encontro.
Acho que a única coisa que posso fazer é pedir a Deus. Sempre acreditei que quanto mais puros somos mais próximos de Deus nos colocamos e por isto preciso de voces, caros irmãos do Fórum.
Voces tem muito conhecimento espiritual, são mais puros. Vejo nos ensinamentos que transmitem que podem me ajudar. Por favor, não me deixem orando sozinha por Monique. Orem comigo?
Título: Re: Por favor, me ajudem orar por minha filha?
Enviado por: HealTheWorld em 22 de Junho de 2010, 09:50
Bom dia, janett

Antes demais lamento imenso o desfecho que obteve a vida da tua filha Monique. Numa situação destas, as palavras tornam-se vazias perante o nosso estado anímico. No entanto gostaria de deixar algumas palavras sobre este assunto, que cada vez mais penetra nossas sociedades como uma praga de obscuridade. O suícido é o acto mais condenável que nós poderemos cometer. A generalidades das pessoas talvez não possuem esta consciência, derivado ao desconhecimento da nossa natureza espiritual, entre outros factores. Cara irmã janett, no que pude ler do resumo que retratas-te, existe uma angústia e um sentimento de culpa muito grande da tua parte pela situação ocorrida, o que não deve acontecer. Certo que temos uma tarefa grande e de enorme responsabilidade em quanto educadores dos nossos filhos, onde nos é exigido uma atenção e uma doação grande da nossa parte, se eventualmente erramos em alguma tendência que não constatamos e não soubemos educar nos nossos filhos, aceitemos também que isso faz parte do nosso caminho evolutivo. Ser pai e mãe é um desafio prático dificil como tantas outras que vivemos na escola da vida.
Relativamente à situação da tua filha Monique, de facto a prioridade é emitir bons pensamentos (através da preçe), para que o sofrimento e a perturbação que são típicos neste tipo de desencarne, possam ser aminizados e cuidados pelas equipas espirituais. Com confiança irmã janett que Deus, não irá desamparar tua filha num momento destes. Utiliza a preçe do coração, para que no momento que a tua filha Monique, acorde para a outra realidade possa estar envolvida com o conforto dos bons pensamentos que possas emitir, e que serão certamente importantes.   

Um abraço faterno.
Luís
Título: Re: Por favor, me ajudem orar por minha filha?
Enviado por: FENet em 22 de Junho de 2010, 11:29
Janet, lamento imenso a sua perda. E não consigo encontrar palavras para lhe tentar consolar. Resta-me tentar atender o seu pedido.

Nestes momentos difíceis, a Doutrina Espírita pode ajudar-nos muito. Pois sabemos que ninguém morre, que um dia reencontraremos quem partiu, e iremos compreender melhor os acontecimentos, já que nada acontece por acaso. A vida é eterna, por isso espera-nos ainda muitos desafios, neste caminho com subidas e descidas, com pedras; mas também com rosas, com aromas da natureza e com a luz do sol que nunca falha.

No centro espírita também a podem ajudar, e será certamente um bom local a frequentar particularmente nesta fase.

Um grande abraço para si, e pedimos aos bons espíritos que envolvam a Monique nas suas subtis vibrações, e que reencontre o seu percurso.
Título: Re: Por favor, me ajudem orar por minha filha?
Enviado por: Vitor Santos em 22 de Junho de 2010, 12:10
Olá Janett

Em primeiro lugar quero dizer-lhe que, na minha opinião, a eficácia da prece está na sinceridade e nos sentimentos que realmente nos movem.

Nós que participamos  aqui do fórum, somos pessoas como outras qualquer, não temos mais nem menos capacidade do que você, de fazer chegar à sua filha e aos bons espíritos a prece. Um coração de mãe é sempre ouvido. E Deus não ignora as suas criaturas, sejam elas quem forem. Por isso os bons espíritos, nossos irmãos mais maduros, vão, decerto escuta-la e fazer tudo para ajudar a sua filha.

Mas eu sou pai, imagino a sua dor, e por isso não posso ficar insensível ao seu apelo. Assim, vou dar um exemplo da prece que eu faria, se fosse um dos meus filhos, e que, simultaneamente, é uma prece pela sua filha:

___________________________________________________________________
Eu creio em Deus todo poderoso, e na sua infinita bondade. A Ele tudo devo. Sem ele eu nem sequer existiria. Por isso a Ele tudo agradeço.

Aos bons Espiritos que se interessam pela Monique e/ou pela Janett, e, em especial, aos Guardiões delas, que lhe querem bem e as estão sempre dispostos a ajudar, eu peço:

- Ajudem a Monique e a Janett a ter coragem e força, para encarar as circunstâncias da melhor forma, evitando que elas desanimem. Ajudai-as em especial a ter fé em Deus, e na Sua infinita bondade. A fé é a força que move montanhas, como Jesus nos ensinou.

- Ajudem a Monique e a Janett a não se auto-culparem, nem culparem ninguém, perdoando quaisquer ressentimentos, se eventualmente existirem, nos seus corações. A compreender e a aceitar que o que já se passou não se pode mais alterar. E que Deus nos dá sempre oportunidade de reparar algum mal ou erro que nós tenhamos cometido, com o bem, nesta encarnação, na erraticidade e/ou em outras encarnações futuras (Penso que foi Chico Xavier que nos ensinou mais ou menos isto: Nós não já não vamos a tempo de alterar o passado, mas estamos sempre a tempo de alterar o futuro e torná-lo melhor, para nós e para os nossos próximos)

- Ajudem a Janett a homenagear a Monique, dedicando todo o bem que possa fazer à sua filha. Ajudando outras mães em situações parecidas. Enfrentando a sua vida com coragem e fé e sem fatalismos nem vitimizações. Aprendendo a doutrina escrita pela mão de Allan Kardec, que nos apresenta Deus como um pai perfeito e bondoso, que não se ofende nem castiga ninguém, republicando as verdades que Jesus já havia ensinado, com uma linguagem mais adequada aos homens e mulheres do nosso tempo e mostrando a perspectiva certa para as compreender (Os ensinamentos que a Janett conseguir estudar, a sua filha também estuda, com ela, porque decerto que a Monique acompanha muitas vezes a Janett, mesmo que a Janett não dê por isso. E esses conhecimentos são fundamentais para a sua filha).

- Ajudem a Janett a mostrar à Monique que nada está perdido. Todos estamos sempre a tempo de melhorar e evoluir. E é assim que nos tornamos mais felizes, no futuro, e é com o bem que reparamos o mal que fizémos, não é ficando bloqueados, culpando-nos e auto-flagelando-nos que ficamos felizes (Se a Monique vir que a mãe está mais feliz, tb ficará mais feliz. Então é disso que a Janett tem de cuidar).

Assim seja
____________________________________________________________________________
Por fim eu queria dizer que o facto de a sua filha se ter suicidado não significa que ela tenha de estar em má situação. Muitas vezes as pessoas não estão em condições de pensar como deve ser, estão deprimidas e incapazes de tomar conta de si mesmas, quando praticam esses actos. Chegam ao mundo espiritual e compreendem o disparate que fizeram. Pedem então nova encarnação, para completar a missão que interromperam com o suicidio, e começam a prepara-se e a instruir-se para prosseguir no trabalho de aproximação a Deus.

Todos fazemos tontices. Aquele que fuma ou tem um vicio que é prejudicial à saude do corpo também se está a suicidar. Aquele que podia alimentar-se de forma saudável mas que opta por uma alimentação e tem um AVC, um enfarte, ou outra doença por causa dos seus excessos, tb se suicida.

Enfim, não há que dramatizar o caso dos suicidas que já partiram, mas evitarmos nós o nosso próprio suicídio e ajudar os outros a evitá-lo. Já vi que está bem ciente que o suicídio a afastaria, em vez de aproximar, da sua filha, e que não lhe aliviaria os sofrimentos, porque a morte não existe, só a morte do corpo existe. E é muito bom já saber isso.

bem hajam
Título: Re: Por favor, me ajudem orar por minha filha?
Enviado por: Surya em 22 de Junho de 2010, 12:19
Bom dia Janett, que as bençãos de jesus, a envolva, primeiro se perdõe, ame -se, e quanto a sua filha não fique a lembrar os episódios passados, não se culpe, somos espiritos e não estamos livres de erros, todos erramos,quanto mais você se culpa ou lembra das situações passadas sua filha sofre onde está, fica a Deus julga-lá e não nós, se nós estivessemos no lugar dela o que fariamos não sabemos, o suicida já sofre muito pela condição de suicida, ore minha irmã por você por sua familia, e por sua filha, procure um centro espirita idôneo de trabalhadores engajados no trabalho do Cristo,você vai encontrar ajuda, muita ajuda, e de preferência um centro ligado a federação Espirita.Trabalhe pelo bem do próximo, sirva pessoas que necessitam,servir aos outros é doar de nós o melhor onde estejamos na familia no trabalho na sociedade, faça o seu melhor onde estiver ame minha irmã ame -se,este é o lema do Cristo..... sua filha vai amar pelo que você conta ela tinha um grande coração isso vai ajudar muito a ela, quando se lembrar  peça a todos que se lembre do que ela fez de bom grandioso,isso vai ajuda-lá lembre-se só Deus julga nós temos que nós melhorar muito, para julgar alguém mesmo o suicida.Peça a Maria que olhe por sua filha segundo estudos Centro Espirita, e palavras de Divaldo, que Maria é quem cuida do Vale dos Suicidas, peça a ela.

O maior modelo para seguirmos é JESUS,  que você encontre verdadeiros irmãos da seara do Cristo para ajuda-lá.


Abraços Fraternos!
Título: Re: Por favor, me ajudem orar por minha filha?
Enviado por: rosangela.capelinha em 22 de Junho de 2010, 12:45
Querida Janett,

Que sua filha possa se sentir abraçada por Jesus neste momento, é o que realmente rogo a Deus neste momento! Coloco aqui uma prece de luz ...

Pai,
Escolhestes esta hora para levar este
espírito novamente para junto de Vós.
Pedimos Senhor, que lhe dê um despertar
sereno, que esta alma aceite a Vossa
Santíssima vontade sem revolta,
compreendendo que retornar ao verdadeiro
lar é Ter cumprido na Terra a missão que
lhe havia sido confiada.
Dai o Vosso perdão e Vosso amor a
esse que nos deixa;
Recebei-o em Vosso regaço como se ainda
fosse uma criança, para que ele não se sinta
só. Permiti, Pai, que Vossos mensageiros
possam prestar o auxilio tão precioso, dando
a compreensão necessária, a fé e a luz
para que este espírito encontre o seu
verdadeiro caminho. Que, ao despertar,
saiba confiar a Vós a guarda daqueles que
amou e deixou na Terra.
Pai, envolvei este espírito com todo nosso
amor e dai a ele a Vossa paz.
Que assim seja.

Graças à Deus!!!!

Título: Re: Por favor, me ajudem orar por minha filha?
Enviado por: janabp em 22 de Junho de 2010, 14:30
Bom dia, minha querida irmã.
Quem somos nós para sermos mais próximos de Deus do que você, suas orações e preces direcionadas para sua filha são bem mais eficientes que as nossas, entretanto, o conjunto das orações emanadas por todos, com certeza, levarão à sua filha um conforto bem maior.
Todos os comentários anteriores foram bem colocados, e tenha certeza que todos foram inspirados por espíritos que estão do seu lado e do lado de Monique, na busca de que todos da família encontre a paz.
É bem verdade que às vezes nos culpamos pelos atos dos outros, e talvez, no fundo tenhamos parcela nos desfecho da vida dos nossos semelhantes, mas como já foi dito, cada ser humano responde pelos seus atos, aqui e na vida além-túmulo.
Acho que o momento não deve ser de lamentações e de procurar culpados e sim de perdão e amor. Se perdõe minha irmã do fundo do coração pelo que vc acha que contribuiu no desencarne de sua filha, se perdoe, porque seu sentimento de culpa, no momento não vai trazer benefício nenhum, a ninguém. Perdõe também sua filha, perdoe-a amando-a com todas as forças do seu coração. Mas a ame não somente como filha da carne, mas como irmã de alma; pois alem da filha que agora não se encontra fisicamente com você, ela  também é um espírito que necessita de toda vibração que você possa emanar do seu ser.
Sei que é difícil controlar os pensamentos de julgamentos, mas exercite essa prática. Tente. Toda vez que vier ao seu pensamento culpados, dores, sofrimento, pense em amor, perdão, felicidade, e tudo vai fluir, tanto pra você quanto pra sua Monique.
Sabemos que a caminhada dela talvez se torne mais pesarosa pela escolha que ela fez, entrento minha querida, jamais ela estará desamparada, e no momento certo ela está recebendo todo auxílio do mundo espiritual. Faça a sua parte e deixe-a também fazer a dela. Se liberte dessa angústia, gradativamente, e verá que o sol voltará a brilhar, pra todos, é só uma questão de paciência. Como os demais irmãos disseram, afaste todo o pensamento negativo e peça a intercessão de Maria para lhe ajudar nessa hora tão difícil.
Jesus está com vocês, Ele está conosco. E tome conciência que toda dor que hoje carregas você é capaz de suportar, porque você é filha de Deus. Siga firme, Jesus acredita em você. Tire de toda essa situação um aprendizado e o resto entregue nas mãos de Deus.
Que Jesus esteja com vocês.
Muita paz.
Título: Re: Por favor, me ajudem orar por minha filha?
Enviado por: Laranjeira em 22 de Junho de 2010, 15:34
Acredito que não só tua filha precisa de ajuda, mas vc tb pois é visível teu desgaste. Entregue de todo o teu coração a tua filha nas mãos de Deus.
E se entregue, bem sei q não é fácil; mas alem das orações faça isso.
Diga meu Deus a minha filha antes de ser minha é tua todos somos filhos de Deus. Dele viemos e pra ele voltaremos. Faça isso minha irmã em Cristo e vc vai ver como tudo ficara mais calmo.
Fique com Deus Laranjeira
                     
Título: Re: Por favor, me ajudem orar por minha filha?
Enviado por: Bluemoon em 22 de Junho de 2010, 16:38
Boa tarde querida Janett, muita Paz...

Amiga, ao ler o seu relato veio-me as lágrimas aos olhos...
Não só por ver o seu sofrimento e dor mas também por ver que você se culpa de tudo que aconteceu! Também sou mãe minha amiga, e como você, faço tudo para que nunca falte nada aos meus filhos. Sinto-me muitas vezes culpada de coisas que acontecem mas tal como voce amiga tambem tento levar tudo com humor e brincar com as asneiras que os meus filhos fazem e tudo isso para não me enervar nem tornar a situaçao pior por causa de palavras mal ditas.
Janett, a vida é mesmo assim, mas Deus só nos dá aquilo que sabe que a gente consegue suportar.
A sua vida nunca foi um mar de rosas e então depois disso que aconteceu com a sua menina tornou-se pior, não é amiga?
Mas não fique assim minha querida, tente levantar a sua cabeça e siga com a sua vida pois ainda tem mais filhos que precisarão muito de si, pois os filhos são para toda a vida, no meu ponto de vista. Não é por eles se tornarem adultos que a gente pode pensar que já nao precisam mais de nós!

Querida, realmente a força da prece dita com Fé move montanhas! E quando todos se juntam para orar pelo mesmo motivo essa força é imensa.
Por aqui, já viu que os amigos vão sim orar pela sua filha e por si também amiga, pois voce precisa tambem.

Amiga, deixo aqui uma prece para ser dita por si pela sua filha, quanto a si orarei com todo carinho por si tambem e pela sua menina.
Espero que pelas palavras que ja lhe foram ditas aqui e as que ainda serão, algum conforto ao seu coração tenham trazido.
Um abraço com muito carinho no seu coraçao minha querida.

Sabemos, ó meu Deus, qual a sorte que espera os que violam a tua lei, abreviando voluntariamente os seus dias; mas, tambem sabemos que infinita é a tua misericordia. Digna-te pois, de estendê-la sobre a alma da Monique.
Possam as nossas preces e a tua comiseraçao abrandar a acerbidade dos sofrimentos que ela está experimentando, por não haver tido a coragem de aguardar o fim de suas provas.
Bons Espiritos, que tendes por missão assistir os desgraçados, tomai a Monique sob a vossa proteçao; inspirai-lhe o pesar da falta que cometeu. Que a vossa assistencia lhe dê forças para suportar com mais resignaçao as novas provas por que haja de passar, a fim de repará-la.
Afastai dela os maus Espiritos, capazes de a impelirem novamente para o mal e prolongar-lhe os sofrimentos, fazendo-a perder o fruto de suas futuras provas.
A ti, Monique, cuja desgraça motiva as nossas preces, nos dirigimos tambem para te exprimir o desejo de que a nossa comiseraçao te diminua o amargor e te faça nascer no intimo a esperança de melhor porvir! Nas tuas mãos está ele; confia na bondade de Deus, cujo seio se abre a todos os arrependimentos e só se conserva fechado aos corações endurecidos.
Que assim seja. Graças a Deus.


Amiga, você não está mais só, ok?
Estámos todos aqui a orar por si e pela sua Monique.
Um abraço fraterno, fique com Deus...
Título: Re: Por favor, me ajudem orar por minha filha?
Enviado por: mari.vartuli em 22 de Junho de 2010, 16:44
Querida Janett,
fiquei comovida e sensibilizada com o relato que você fez de sua filhinha Monique. Ao ler sua narrativa, feita com tanto amor e tanta sensibilidade, ficou em mim a certeza que você foi uma mãe maravilhosa para sua filha. Você relata que procurou a Justiça para que ela fosse reconhecida pelo pai, contou com a amizade de seu tio para que ela pudesse estudar e, mais ainda, pela afeição, seu tio tornou-se um verdadeiro pai para a menina. Ela estudou, subiu degraus muito nobres na vida mas, como todos nós, deve ter tido provações que nenhum de nós, nem mesmo você, como mãe, teve acesso para ajudar. Nesses casos, minha irmâ, só Deus, como Pai amantíssimo que é, pode julgar e estender as mãos para amparar. E pode confiar, querida, que Ele ampara mesmo, tanto a você, que na funçâo de mãe deu o melhor de si, como à sua filhinha, que pode ter errado- como todos nós erramos- mas que ainda está sob o amparo misericordioso Daquele que nos conhece o mais íntimo da alma e sabe perdoar todos os nossos deslizes, ampararando-nos sob o Seu manto de estrelas. Eu também perdi um filhinho o ano passado, e consigo entender a sua dor, e essa necessidade que você manifesta de estarmos todos orando pela sua filhinha. É o que vou fazer, orar por Monique e por você, na certeza de que as lágrimas e as preces das mães não são esquecidas pelo Criador da vida. Com carinho e todo respeito, Mari.
Título: Re: Por favor, me ajudem orar por minha filha?
Enviado por: Bluemoon em 22 de Junho de 2010, 17:00
Para você querida Janett, com todo o meu carinho...
Título: Re: Por favor, me ajudem orar por minha filha?
Enviado por: almir em 22 de Junho de 2010, 19:02
Irmã em Cristo, ainda que possamos falar alguma coisa para aliviar este sentimento por que está passando, talvez nos faltára argumentos para aliviar a sua dor, mas nunca esqueçamos que Deus jamais irá desemparar, um dos seus filhos, por mais que a nossa irresponsabilidade nos conduza a atos que ele desaprova, sempre estára a nos proporciornar a opurtunidade do reparo, porque ele é todo justiça, amor, bondade e misericordia, que a paz que irradia do coração de Jesus possa aacalentar um pouco a vosssa dor, confie e cre, Deus, Jesus e seu anjo guardião estará a seu lado, e que tambem possamos pedir a nossa Mãe, que cuida e vela por estes irmãos, que possa auxilia-la neste mometo, fique em paz.
Título: Re: Por favor, me ajudem orar por minha filha?
Enviado por: Prí Martins em 22 de Junho de 2010, 20:45
Olha... fiquei comovida pelo seu relato, minha irmã, pode ter certeza que vou orar por você e sua filha. Mas peça a intercessão de Maria, mãe de Jesus, pois segundo alguns estudos espíritas é ela quem cuida do vale dos suicidas, dizem que cada vez que rezamos a oração Ave-Maria ela recebe mais força para resgatar alguém do vale...
Não fique se culpando pelo que houve com ela e nem a questionando pelo que ela fez, porque cada vez que interrogamos um espírito ou sofremos pela sua desencarnação atrasamos a sua evolução no mundo celeste, por isso deixe que ela siga o seu caminho e possa evoluir como espírito onde quer que esteja. E a nós apenas cabe orar para que tenha força...
Título: Re: Por favor, me ajudem orar por minha filha?
Enviado por: fernandohort em 22 de Junho de 2010, 20:57
ninguém é mais puro aqui não, estamos todos no mesmo barco minha irmã. Num momento como esse, tenha fé e forças. é difícil, mas vc consegue. estamos em prece. Que sua filha possa se recuperar o mais rápido possível, com a ajuda de Maria, nossa senhora.
Título: Re: Por favor, me ajudem orar por minha filha?
Enviado por: Sylvia Campos em 22 de Junho de 2010, 23:37
Conte com minha oracao Irma.

Fique em paz.
Título: Re: Por favor, me ajudem orar por minha filha?
Enviado por: Aracy em 23 de Junho de 2010, 01:05
Janett

Sua mensagem tocou meu coração, e por isso posso rogar ao Altíssimo Luz e Paz para você e sua filhinha com toda sinceridade da minha alma. Estarei em prece por voces. Também sou mãe minha querida, e sei que Deus nos ouve de maneira especial quando pedimos por nossos filhos. Ele vai enviar Seus anjos para ampararem e guiarem Monique, tenha certeza disso.

Fique na Paz do Senhor
Um Grande abraço
Título: Re: Por favor, me ajudem orar por minha filha?
Enviado por: hollanda em 23 de Junho de 2010, 03:34
Janett, querida.

Em verdade a Monique tem um bom coração.  Se ela "desviava" as quantias recebidas do tio para abastecer de alimentos o lar em que vivia , só isso aponta para atitude concernente com o Cristo. Ou seja, ela sacrificava seu crescimento material (através de uma formação que lhe daria projeção na vida) em favor dos que com ela viviam.
Seu suicídio foi um ato repentino, não premeditado.  Como já falaram, porque ela teve essa atitude não significa que "ingressou definitivamente no inferno". Não!  Ela foi bem recebida e certamente está em tratamento.  Se quiseres, mande-me o nome todo dela para que seja colocado no Centro onde trabalho objetivando preces.  Não querendo colocar o nome da Monique aqui no Fórum, mande para meu email.  Além disso, oremos por ela, oremos muito. Ela poderá ser convertida numa ajudante espiritual para tua vida de sacrifícios mais brevemente do que pensas.
Que os Mentores de Luz façam luzeiros em teu caminho, minha amiga.
Título: Re: Por favor, me ajudem orar por minha filha?
Enviado por: mateuss2010 em 23 de Junho de 2010, 04:41
Irmã Janett, lamento saber da notícia, com certeza vou ajudar com preces para ajudar a minimizar o sofrimento de vocês.

Saiba que esta separação é apenas momentanea, e que ela sempre estará viva, lembre-se disto sempre.

Tenho certeza que você fez sua parte, peça sempre forças para Deus e para receber amparo de bons espiritos que ajudarão muito vocês neste momento dificil.

Melhoras e tenha muita Fé.

Fique na paz de Deus.

Mateus.


Título: Re: Por favor, me ajudem orar por minha filha?
Enviado por: Bluemoon em 23 de Junho de 2010, 13:08
Bom dia querida Janett,

como está você hoje amiga?
Espero que se encontre melhorzinha e com novas esperanças!
Nos dê uma palavrinha amiga para a gente saber que você está bem.

Trouxe flores para alegrar o seu dia amiga!

Muita Paz, muita Luz e muito Amor é o que lhe desejo.
Um abraço bem carinhoso~no seu coração...
Título: Re: Por favor, me ajudem orar por minha filha?
Enviado por: hollanda em 23 de Junho de 2010, 13:19
Janett,

espero que estejas em Paz.  Isso também é preciso: que não te sintas culpada por nada que aconteceu com tua filha, que não fiques chorando pelo aparente desaparecimento dela. Isso para que a Paz se estabeleça também com ela.  Ela precisa, agora, de preces, de sorrisos.  Saiba que és uma mulher maravilhosa (e qual de vocês não é?). Sinta nosso carinho, nossas emanações de fluidos benfazejos.  E, se quiser, mande-me o nome completo dela para que façamos preces no Centro, viu?

carlos de hollanda
Título: Re: Por favor, me ajudem orar por minha filha?
Enviado por: SILVIA HELEN em 30 de Junho de 2010, 19:36
Querida,

Quanta dor imagino estar sentindo, vou orar muito pra sua filha Monique, somos como vc, estamos nesta vida levando, estudando, tentando melhorar, não se culpe vc fez o que tinha conhecimento no momento.
Hoje reconhece  que faria diferente, mas é assim mesmo que funciona nossa evoluçao aqui na terra.
Vamos orar pra Monique ter consciencia do que fez na hora do desespero e que ela seja amparada.
Não fique com seus problemas sozinha, vá a um centro espirita frequente palestra converse com o atendimento tome passe que é muito bom para equilibrar suas energias.

Um grande abraço, acolhedor irmã.
Título: Re: Por favor, me ajudem orar por minha filha?
Enviado por: almir em 30 de Junho de 2010, 19:50
Olha Janett, dificil neste momento e saber orientar com amor no coração, dramas todos nos passamos, mas só aquele que está vivenciando sabe o que é, pedimos ao nosso Pai Maior que possa acalentar a vossa Dor, mas minha amiga procure uma orientação de esclarecimento para que este remorso não traga a você transtornos maiores, vá trabalhe, estude se interessa pelo proximo, para que você não sinta pena de você, e sim procurar compreender que a dor faz parte tambem do aprendizado. Muita paz em seu coração
Título: Re: Por favor, me ajudem orar por minha filha?
Enviado por: AKINATON em 30 de Junho de 2010, 19:51
(http://i983.photobucket.com/albums/ae316/stelalecocq/milagr1.gif)
Amada irmã, tenha sempre esperança e valoriza a vida que Deus te deu, acima de tudo,proclama em seu coração a prática do amor e do bem, viva em sintonia com Jesus, peça a ele para ampara-la em sua jornada diária, pega na mão de jesus e siga em frente. Leia a mensagem abaixo tenho certeza que vai fortalecer você em sua vida.

Um grande abraço e conte sempre comigo.

ALÍVIO DAS DORES
Quando a dificuldade abateres sobre vós, não se perca no emaranhado das lamentações que em nada ajuda em sua jornada evolutiva. Aceita a vontade de Deus em sua vida e entenda que o que parece dor e sofrimento é oportunidade oportuna para o vosso aprendizado. Compreenda que é para tornar mais leve o vosso julgo, não se precipiteis nas mazelas do ódio e da ira por vosso estado muitas vezes lamentável. Erga vossa cabeça e vosso ânimo e lute para se libertar de todas as ilusões que o faz sofrer neste instante, desapegue-se da ilusão de vosso estado de dor de sofrimento e veja o vosso ser perfeito que foi criado a imagem e semelhança de Deus.
Afugenta os maus pensamentos e a tristeza através da fé que te dá força para seguir em frente, saiba que o pai celestial é justo para com todos os vossos filhos, por isso abra o vosso coração e aceita com resignação vosso aprendizado através das agruras da carne, e dai graças em tudo, agradeça o vosso aprendizado, pois pior que ele pareça ainda assim a misericórdia divina atua sobre ti. Seja tolerante e paciente contigo mesmo e aprimora sua fé além das aparências físicas do sofrimento, exercita a humildade nesse instante, inclina vossa cabeça ao pai celestial e reforça sua fé elevando a vibração do amor em seu coração através da prece fervorosa e sincera.
Coloca diante do pai os vossos pedidos para que ele vos atenda  libertando-o de tudo aquilo que lhe faz sofrer.  Desperta para o verdadeiro sentido de vossa vida neste planeta de expiação e provas.
Nos momentos mais difíceis de nossa jornada terrena, quando o pranto e o desespero vêm nos abater, é o momento mais oportuno para praticarmos a caridade, o bálsamo sagrado que liberta de toda dor e sofrimento ilusório.
Se estais impossibilitado de locomover-se promova a caridade com um sorriso forte e vibrante e abra seu coração para o amor celestial, ainda assim dirija o vosso pensamento pedindo a cura e o alívio das dores de todos os vossos irmãos que sofrem por não conhecerem a verdade que liberta.
Ao enviar pensamentos de amor e cura para vossos irmãos, exercita a lei da causa e efeito e esquece de ti e de toda a sua dor e foca no alívio das dores coletivas de vossos irmãos.
Desta feita, sentirás de imediato o analgésico do amor agindo em vosso ser curando e restaurando a vitalidade de vossos corpos.
Na prática da caridade e do amor encontramos todas as respostas para vossa jornada de aprendizado e evolução espiritual, pois através de Jesus podes alcançar a  salvação e alegria de viver.
AUTOR: CHICO XAVIER
PSICOGRAFADO POR: JEFFERSON LOUIS GOMES
E-MAIL:LOUISS446@GMAIL.COM
DATA: 23-05-2010
Título: Re: Por favor, me ajudem orar por minha filha?
Enviado por: mamau em 30 de Junho de 2010, 22:44
Que Jesus proteja a você,a sua familia e a sua filhinha,estou orando por todos vocês.
Paz e amor a todos.Maurício.
 
Título: Re: Por favor, me ajudem orar por minha filha?
Enviado por: mateuss2010 em 30 de Junho de 2010, 23:02
Amiga Janett, nos dê uma palavrinha, para sabermos como está.

Forte abraço e fique na paz de Deus.
Título: Re: Por favor, me ajudem orar por minha filha?
Enviado por: Pelucinha4.0 em 16 de Setembro de 2010, 15:48
Querida Janete, coloque tudo nas mãos de Deus, ele é o Senhor de todas as coisas.
Receba meu carinho
Fique na paz.
Título: Re: Por favor, me ajudem orar por minha filha?
Enviado por: Silent_Winter em 16 de Setembro de 2010, 16:28
Olá querida Janett!
Também eu não posso deixar de postar aqui as minhas palavras de apoio e consolo para ti. Não sei o que é viver essa experiência, por isso só posso falar por aquilo que leio e deduzo por mim mesma, mas talvez te tragam algum consolo ou reflexão, ou assim espero...
Lamento imenso as dificuldades que tens passado, ainda mais com o culminar último, mas também não posso deixcar de te dar os parabéns porque tens sido uma mulher muito forte. Conseguiste criar crianças pequenas sozinha, suportar a invulgar separação do teu companheiro, desdobraste-te em 1000 trabalhos e ainda arranjaste um espacinho para também cuidares de gatinhos no meio disso tudo!  :D És uma lutadora e se conseguiste manter o sentido de humor eu diria que te tens saído muito bem no teu percurso de vida!
Não te culpes pelo que aconteceu. Em primeiro lugar todos temos virtudes e defeitos por isso é natural que tu não sejas excepção! Em segundo, ao nos culparmos por algo, mesmo que sintamos que temos parte de responsabilidade em algo, não nos estamos a permitir aprender e desenvolver, ficamos apenas penalizando-nos a nós mesmos por não termos sido melhores do que somos perante alguma coisa. Ora se todos temos defeitos porque somos humanos é natural...melhor...é esperado (!) que erremos para connosco e para com os outros. É com os erros que aprendemos e é para aprender que encarnamos, portanto quando erramos só devemos reconhecer em quê e tentar fazer melhor na próxima...é isto caminhar no sentido da nossa melhoria! :)
Em terceiro lugar, geralmente não é só um factor que leva alguém a praticar um acto suicida...geralmente isso é um acto que só é tomado quando a pessoa não vê mais solução possível nem rumo a tomar na sua vida...ora a família é só 1 aspecto da vida da tua filha, o que significa que os outros, e sobretudo a maneira de ela ver as coisas, também tiveram o seu peso. Eu entendo que possas achar que se ela falasse contigo sobre o que se passava na vida dela talvez pudesses evitar o que aconteceu, mas ela já não era uma criança que pudesses proteger, tinha o seu próprio poder de decisão e fazia as suas próprias escolhas pelas quais só ela era responsável...e ela escolheu assim, por muito que custe ao teu coração de mãe, uma vez que ela tivesse a decisão firmemente tomada, não havia muito que pudesses fazer...
Por isso, e porque todos precisamos da ajuda e apoio uns dos outros à maneira de cada um, sim, eu dirigirei as minhas preces à tua filha e a ti também, para que tu e a tua família ultrapassem rápido e sabiamente esta fase, com muito gosto! :)
Aconselho vivamente a pedires também ajuda a um centro espírita. Este pode ser um conselho repetitivo aqui no fórum, mas é um conselho muito sábio, visto que eles têm uma experiência maior em cuidar dos casos mais complicados!
Boa sorte amiga! Não te esqueças que continuas a ter filhos que te adoram e continuam a precisar de ti, agora mais do que nunca! E muita luz, paz e amor nos vossos caminhos!

Bênçãos!
Título: Re: Por favor, me ajudem orar por minha filha?
Enviado por: Rosa Maria Souza Ribeiro em 20 de Outubro de 2010, 06:08
Janett,

Posso imaginar seu sofrimento, sua saudade, mas não se culpe. Eleve sempre bons pensamentos à Monique. A prece e possivelmente um trabalho voluntário na intenção dela poderá trazer-lhe algum conforto, bem como a ela mesma. Deus não desampara nenhum de seus filhos, nem mesmo aqueles que tomam atitudes equivocadas. Tenha a certeza de que a misericordia Divina a alcançará.

Um abraço afetuoso e força viu ?

Rosa
Título: Re: Por favor, me ajudem orar por minha filha?
Enviado por: se_vero em 21 de Outubro de 2010, 14:22
Cara Janett

Nem todo suicida está condenado ao umbral. São levadas em conta muitas considerações. Assim também quem mata um seu semelhante, se o faz em legítima defesa, ou se não havia intenção de matar, tudo isso são atenuantes muito fortes, que muitas vezes isentam da culpa. Deus é infinita beleza, força, sabedoria, e não podemos compreender seus desígnios e os mistérios que nos são ocultos. Em nossa extrema ignorância e fraqueza, pois assim somos, apesar de Cristo ter afirmado que somos "deuses", nesse estágio em que nos encontramos a única certeza é a de que não podemos julgar ninguém, nem mesmo a nós próprios, pois o véu da matéria encobre, esconde de nossos olhos a Verdade. Verdade essa que um dia nos libertará. Por enquanto, façamos o melhor que pudermos para sempre que possível socorrermos nossos irmãos de jornada, confiando que Deus reserva a todos a Luz, uma Luz que ainda não podemos discernir de tão bela, inexplicável e amorável.
Fique na paz de Deus, Jesus e nossa Mãe, Maria Santíssima 
Título: Re: Por favor, me ajudem orar por minha filha?
Enviado por: JJoana em 29 de Outubro de 2010, 02:19
Caro irmão Akinaton,
Qual será "o verdadeiro sentido de minha vida neste planeta de expiação e provas?
Sua mensagem é muito confortante.
Sinto tanta falta de um objetivo...
Qual será "o verdadeiro sentido de minha vida neste planeta de expiação e provas?
Obrigada,
Janett
Título: Re: Por favor, me ajudem orar por minha filha?
Enviado por: Mateus_Costa em 29 de Outubro de 2010, 04:12
   Janett, minha irmãzinha querida,

   Antes do teu sono, recolhe-te ao teu aposento, permanece um pouco em silêncio, eleva teu pensamento ao Alto, e sussurrando, se abra com o Criador.
Faz isso, lembrando de sua filha Monique, e de todos as outras almas que tiveram destino parecido, e que assim que como Monique precisa de todos agora,
tais almas precisam de você. Peça humildemente, a luz do Mestre Maior no caminho dela; que a assistência divina vá de encontro àquela que hoje está livre
nos laços que a prendia ao mundo dos encarnados.
   Fique tranquila, meu anjo.. Mesmo que durem anos, o momento de reencontra-la está muito próximo. Afinal, o que são 10, 20, trinta anos, em comparação
com a eternidade que é a vida ? Esta é infinita. Não te apresses em encontrá-la, então. Disseste que procuras objetivos para tua vida ? Que tal este: Ainda tens teus dois
filhotinhos para cuidar. Por isso, toma teu caminho, teu rumo em direção ao amor do Nazareno, implanta esse amor na tua casa. Aquieta teu coração, refrigera
teu espírito, reaprenda o que é a vida. Nunca é tarde, minha querida irmã. Nunca! A vida é eterna! Lembre-se disso. Quando você menos esperar, nossa Monique
se mostrará como um Anjo do Senhor, intercedendo por você na sua caminhada.
   No mais, não se preocupe, estamos, sim, orando por Monique. "Dando de graça, o que de graça nos foi dado". A Prece é, de fato, a ferramenta mais poderosa
de todo o universo. Se você não conseguir organizar suas idéias durante seu momento de oração. Estarei transcrevendo, abaixo, prece do grande irmão Bezerra
de Menezes:

    "Nós sabemos, ó Deus, a sorte reservada àqueles que violam vossas leis, abreviando seus dias voluntariamente; mas sabemos também, que vossa a misericórdia,
é infinita. Dignai, ó Senhor, derramá-la sobre a alma deste nosso infeliz irmão.
     Possam nossa oração e vossa comiseração, minorar a intensidade dos sofrimentos que ele suporta, por não ter tido a coragem de esperar o fim de suas provações.
     Bons espíritos, cuja missão é aos infelizes, tomai-o sob vossa proteção; inspirai-lhe o prazer e o arrependimento de suas grandes faltas, e que a vossa assistência
lhe dê a força e a coragem de sofrer com maior resignação as novas provações que tiver de passar.
     Desviai dele os maus espíritos que poderiam levá-lo, de novo, ao mal e prolongar seus sofrimentos, fazendo-lhe perder o fruto de suas futuras provações.
     Vós, meu irmão, cuja desgraça faz o objeto de nossa prece, benigno e tolerante, confia na suprema justiça de Deus, porque só assim conseguireis mitigar o vosso
amargor e conquistar a esperança de um futuro melhor. Este futuro está em vossas mãos, pois que depende exclusivamente da vossa vontade.
     Confiai na bondade de Deus, que tem o seio sempre aberto a todos os arrependimentos e trabalhai com fervor na prática do bem.
     Que o nosso Anjo bom vos tome sobre suas brancas asas, neste momento, para nós de tão grande angustia."

                                                                                                                                                                                                                   - Bezerra de Menezes

Que assim seja, então.

Grande Abraço Fraterno, Muita Luz em vossos caminhos,
Mateus Costa.
Título: Re: Por favor, me ajudem orar por minha filha?
Enviado por: paulo leite em 23 de Março de 2011, 15:40
ola minha querida sei que voce esta pasando por um momento muito dificil mais saiba de uma coisa JESUS morreu na cruz do calvario pelos nossos pecados so jesus que pode te da o perdão apos a morte segue se o juizo enconto a vida a esperança a unica coisa que voce pode fazer agora e abrir o seu coraçao e convida JESUS para muda a sua vida e ele vai consolo a sua alma foi o unico que morreu por voce não foi homem que morreu por voce so JESUS que pode salva a sua vida aceite ele e ele vai te consolar
Título: Re: Por favor, me ajudem orar por minha filha?
Enviado por: Roberto Morais em 27 de Março de 2011, 00:37
A muito não lia um relato tão cheio de emoção e carregado de um desfecho tão trágico. Nesses momentos aprendemos quanto é importante não julgar, nem a si e nem aos outros, a si, nos leva a culpa e aos outros a não termos a mínima capacidade de compreender o todo da vida. A irmã deseja que oremos, certamente cada um que postou e postará aqui irá orar. Mas deixo como espírita que pretendo ser que leias sempre o Evangelho Segundo o Espiritismo e lá no final irá encontrar prece pelos suicidas. Tenha em mente que o que ela fez pela familia irá ou já atenuou em muito a sua condição lá do outro lado da vida. Não se desespere faça a oração com fé e siga a sua vida confiando que ela já está bem, é o primeiro passo. beijos no coração...
Título: Re: Por favor, me ajudem orar por minha filha?
Enviado por: Marccello em 28 de Março de 2011, 02:17
Querida irmã Janett... Deus não desampara nenhum de seus filhos.

Suícidio - uma visão espírita

Dar fim à própria vida, abrir mão de todas as possibilidades, por uma possível paz, é o caminho que muitos seguem, de forma consciente ou não; mas, ao invés de se mostrar uma solução, transforma-se num longo caminho de dor, sofrimento e libertação.

Francisco Aranda Gabilan

Matéria extraída do seu livro Entre o Pecado e a Evolução

É impressionante e até mesmo perguntas aterrador que tenhamos que chamar de “atual” o tema relativo ao suicídio, seja voluntário, seja indireto. Mas, lastimavelmente, é atual mesmo: é um mal crescente, atingindo toda humanidade.

Sua ocorrência sempre foi constante, desde o passado remoto e em todos os segmentos sociais e étnicos, até mesmo, crianças. Existem relatos de suicídios, tanto individuais, quanto coletivos, em várias culturas indígenas.

Daí a sua atualidade. Aliás, não é por outra razão que o assunto tem sido objeto de preocupação de antropólogos, sociólogos, médicos, psiquiatras, psicólogos, enfim de todos os ramos de ciência do Ser – e obviamente, dos Espíritas, sempre atentos às chagas da humanidade.

É exemplo disso o número de palestras, debates e artigos que solicitam aos espíritas sobre o assunto, incluindo o número de que sempre surgem sobre o mesmo tema. Vale dizer, numa palavra: se há perguntas, é porque o tema necessita de ampla abordagem.


1. Como os Espíritos e o Espiritismo consideram o suicídio?

R: Usando unicamente os ensinos dos Espíritos constantes da Codificação, o suicídio é tido como um crime aos olhos de Deus (Céu e Inferno, cap. 5), e que importa numa transgressão da Lei Divina (Livro dos Espíritos, pergunta 944) e constitui sempre uma falta de resignação e submissão à vontade do Criador (idem, perg. 953-a). Desse modo, “jamais o homem tem o direito de dispor da vida, porquanto só a Deus cabe retirá-lo do cativeiro da Terra, quando o julgue oportuno. O suicida é qual o prisioneiro que se evade da prisão, antes de cumprida a pena; quando preso de novo, é mais severamente tratado. O mesmo se dá com o suicida que julga escapar às misérias do presente e mergulha em desgraças maiores” (Evangelho Segundo o Espiritismo, cap XXVII, item 71)


2. Por que os Espíritos tratam desse assunto com certa constância?^

R: Primeiramente, como já afirmamos, porque ele é tema sempre atual, pois que o suicídio tem sido marca constante de nossa civilização; segundo, que é o mais importante: a doutrina dos Espíritos, tem um caráter consolador absoluto: através do fato mediúnico (no dizer do cultíssimo Herculano Pires, o fato mediúnico é literalmente uma segunda ressurreição) o espírito volta à carne, não a que deixou no túmulo, mas a do médium que lhe oferece, num gesto de amor, a oportunidade de retorno aos corações que deixou no mundo (Mediunidade, cap 5), é permitido que os próprios suicidas venham dizer-nos que eles não morreram e afirmam que não só não solucionaram o problema que os levou ao ato extremo, como ainda estão “vivos” e, de quebra, com dois problemas: o antigo e o novo, gerado pela violação das leis da Vida. Assim, o Espiritismo trabalha preventivamente para que as pessoas saibam das responsabilidades em praticar atos que possam agravar sua situação futura e não para condená-las ao martírio eterno.


3. Quais as causas que levam o Ser ao suicídio?

R: A incredulidade, a falta de fé, a dúvida, as idéias materialistas. Em suma, crer que o Nada é o futuro, como se o Nada pudesse oferecer consolação, como se fosse remédio para supostamente abreviar o sofrimento, crença que, na verdade, se constitui em covardia moral.


4. Quais as conseqüências do suicídio para o Espírito?

R: Em primeiro lugar, é preciso aclarar-se que o suicídio não apaga a falta cometida, mas, ao contrário, em vez de uma haverá duas; em segundo, que o Espírito, quando se dá conta do ato cometido, constata que nada valeu, ficando literalmente desapontado com os efeitos obtidos e que não eram os buscados, pois se certifica que a vida não se extinguiu e que continua mais real que nunca. Terceiro, e que é bastante doloroso, o suicídio agrava todos os sofrimentos: “depois de prolongados suplícios, nas regiões purgatórias, freqüentemente, após diversas tentativas frustradas de renascimento, readquirem o corpo de carne, mas transportam neles deficiências do corpo espiritual, cuja harmonia desajustaram. Nessa fase, exibem cérebros retardados ou moléstias nervosas obscuras”, segundo Emmanuel em Leis de Amor, capitulo VI.


5. Então, não há esperança de recuperação para o suicida?

R: Claro que há – total! Deus é Amor e Ele outorga a todas as Criaturas a maior expressão da Sua Bondade Infinita: a possibilidade de os Seres evoluírem sempre, incessantemente; permite que as existências se sucedam ofertando as oportunidades infinitas de reajuste e reforma; e isso é possível através do mais efetivo veiculo da Lei de Evolução: a reencarnação.

Portanto, os familiares do suicida de ontem ou de hoje não se exasperem, ao contrário, mantenham viva a esperança de que é possível a remissão das faltas e que o Pai de Misericórdia propiciará os meios de fazer com que o próprio autor do ato extremo se reconheça Espírito Eterno e indestrutível, e que a calma, a resignação e a fé serão os mais seguros preservativos contra as idéias autodestrutivas. Não será demais que se lhes repita: Deus é Bondade Infinita e, portanto, não permite que Suas Criaturas sofram indefinidamente e que esse sofrimento poderá ser abreviado mais rapidamente mercê de orações sinceras e cheias de amor de todos quantos querem que se restabeleça o Bem.

(Revista Espiritismo e Ciência 11, páginas 06-08)
Veja também estas video aulas que lhe darão maior compreensão de que a morte não existe.

http://www.forumespirita.net/fe/cinema-video/suicidio-falsa-solucao/

Todos nós estamos orando por você e sua filha Monique.

Muita paz. :)