Forum Espirita

CONVÍVIO => Off-topic => Convívio => Tópico iniciado por: HelenaBeatriz em 13 de Outubro de 2011, 15:42

Título: Mensagem de Chico Xavier recebida em Portugal
Enviado por: HelenaBeatriz em 13 de Outubro de 2011, 15:42
[attachimg=1 align=left width=400]Carola Richter Lotufo, Chico Xavier, Lucy Hackradt (atrás) Zaira Pitt e minha mãe, Cleusa B. Colombo em 1967 - conheci Chico desde criança, quando ele afirmava que nas últimas dez encarnações havia sido mulher.

Chegou-me hoje por e-mail uma mensagem, recebida em Portugal, por médium que não conheço, atribuída a Chico Xavier. E pela primeira vez, pareceu-me que fosse dele mesmo.

O que já indica de imediato essa autoria é a justificativa por que estaria mandando essa mensagem em Portugal, pela isenção necessária – leia-se, o clima não idólatra, que só fora do Brasil poderia achar. Ou seja, só fora poderiam lhe dar crédito. Se aqui alguém publicar uma mensagem do Chico, dizendo que ele não foi perfeito, que não está sentado à direita de Jesus… está fadado quase a ser linchado. Pois aqui, ele é o santo obrigatório.

Oportuníssima, portanto, essa mensagem – que como todas as mensagens, por todos os médiuns (inclusive pelo próprio Chico, quando encarnado), passa por um filtro de linguagem e adaptação do médium – que é sempre uma subjetividade encarnada, traduzindo outra subjetividade desencarnada. Então, pode haver aqui e ali uma expressão que Chico não usaria. Mas, no geral, o tom está bastante à moda de Chico, sentimental, pacificador, amistoso.

É pena que Chico não possa se comunicar aos brasileiros como um ser humano, que foi, exposto a enganos e desenganos, com grandes qualidades, com belo trabalho, mas também sujeito – como ele diz aqui – a fraquezas e tentações. Pena que ele não possa achar amigos a quem se confidenciar, pois só encontra pessoas de joelhos, prontas a idolatrá-lo, a colocá-lo num altar, que ninguém deve ocupar, pois somos todos “almas em trajetória, rolando em direção ao sol da vida”.

Acredito que isso deva ser motivo de angústia e solidão para um Espírito – sentir-se colocado num pedestal sobre-humano, apartado do companheirismo dos outros, para ser mitificado. O mito se sente terrivelmente solitário, porque deixa de ser gente, para se tornar uma projeção ideal.

E, por fim, acredito que seja mesmo Chico, porque ele está falando publicamente o que deveria ter falado mil vezes em vida, mas não falou: de não ter sido reencarnação de Kardec. Por isso talvez se penitencie nessa mensagem e diga o quanto ama Kardec, pois não falar isso enquanto vivo pode ter sido quase uma traição ao mestre.

Esperemos que com esse precedente, Chico possa achar outros médiuns que tenham a coragem de deixá-lo falar como irmão, como gente, como pessoa humana e falível, amorosa e sincera.

Fica aqui a mensagem para reflexão de todos (deixo a grafia portuguesa):
 

“À família Espírita de todo o planeta terráqueo.

É a ti meu filho que abraçaste a causa Espírita que me dirijo.

Detentor de um enorme sentimento de amor, responsabilidade e desejo de avanço de todas as almas, aqui estou novamente comunicando-me convosco.

Espero que compreendam, os amados irmãos Brasileiros, da necessidade de me comunicar noutro país, pois, é a forma mais isenta e disponível que encontramos, neste frágil momento que atravessa o Espiritismo. Agradeço comovido a todos aqueles que me carregam no coração afectuoso, relembrando-me nas recordações felizes e chorando na saudade. Porém, não pretendo que me coloquem em lugar que não me pertence estar. Não sou santo, nem fui perfeito, apenas vossos olhos ainda limitados ao conhecimento e vossos corações afectos de ternura, para me atribuírem tais e tais predicados. Sou uma alma em trajectória rolando em direcção ao sol da vida. Firme no propósito de fazer o melhor e causar o melhor à Humanidade, porém, nem sempre estive imune às tentações e fraquezas e por isso me penitencio a todos os queridos corações.

Venho humildemente pedir-vos e principalmente aqueles que me acompanharam de mais perto na caminhada da vida, aos que me enxugaram as lágrimas, aos que me mataram a fome, aos que curaram minhas feridas, aos que ouviram minhas palavras e aos que leram por mim os escritos, se for lícito fazer-vos um último pedido, aqui deixo expresso o meu desejo:

Que todos os Espíritas, principalmente aqueles com maiores responsabilidades aos olhos do Mundo, se possam avistar num evento, visando a colocação de um ponto final em todas as desavenças e histórias infelizes, equívocos e sobretudo agrupamentos e partidos. Peço-vos a retirada da Internet de todos os escritos que possam causar divisões, sofrimentos, ódios, perturbações físicas ou espirituais e descrença. Por amor a Jesus eu me libertei de tudo que na Terra me causou mágoa e sofrimento, pois tudo se reverteu em rosas que colhi no porvir. A Kardec amo profundamente e agradeço a luz. Não o fui realmente.

A nossa abençoada Doutrina Espírita nos foi trazida da bendita Espiritualidade, não é Doutrina nem Religião nascida na Terra, é foco de luz que nos conduz à paz.

Meus extremosos e tão amados filhos, o meu coração vos remete este pedido, o qual vos ficarei devendo para todo o sempre,

Chico Xavier ”


(página psicografada na noite de 21 de Setembro de 2010, pelas 22H30, no GEEAK/Coimbra, pela médium Maria della Rosa, durante os trabalhos mediúnicos)

http://pedagogiaespirita-abpe.org/2011/10/11/uma-mensagem-de-chico-xavier-em-portugal/
Título: Re: Mensagem de Chico Xavier recebida em Portugal
Enviado por: Kátia Cris em 13 de Outubro de 2011, 23:34

                Irmãos,
                Meu questionamento é: como poderia um espírito que passou toda a sua vida como um missionário da luz, exemplificando, amando, se doando, se apropriar de uma inverdade e seguir mesmo assim? Não seria uma incoerência? Me ajudem a entender essa "mensagem" que supostamente é atribuída ao espírito de Chico.
Título: Re: Mensagem de Chico Xavier recebida em Portugal
Enviado por: JJoana em 14 de Outubro de 2011, 01:14
(Ligação para o anexo) Peço-vos a retirada da Internet de todos os escritos que possam causar divisões, sofrimentos, ódios, perturbações físicas ou espirituais e descrença.http://pedagogiaespirita-abpe.org/2011/10/11/uma-mensagem-de-chico-xavier-em-portugal/

Irmã HelenaBeatriz,
De quais escritos ele se refere? Seria alguma coisa que ele próprio, o Chico, escreveu?
Alguém sabe me esclarecer?
Obrigada,
Título: Re: Mensagem de Chico Xavier recebida em Portugal
Enviado por: Mizica em 14 de Outubro de 2011, 05:39
 :-* Ola!
Bom Dia, querida Beatriz!

Que a paz do Cristo Amigo esteja alegrando desde já, o seu coração, cara irmã.
Fiquei muito impressionada com a mensagem. Mas, sem querer ferir sua sensibilidade e boa intenção, amada irmã, fico tbm intrigada. Até onde poderemos crer na autenticidade da mensagem? A colocação das palavras lembra tanto o querido Chico, mas... aonde sua autenticidade? Seria possível explicar que escritos são esses?
Espero que vc entenda meu ponto de vista, o que me deixaria muito feliz.

Um terno abraço fraterno a voce e à todos, e meu carinho de sempre e para sempre
Mizica
Título: Re: Mensagem de Chico Xavier recebida em Portugal
Enviado por: hcancela em 14 de Outubro de 2011, 11:17
Olá amigos(as)


Não sei dizer se é ou não de Chico Xavier, porque nunca(infelizmente) o conheci, apenas pelos seus livros e por relatos de muita gente atestando ter sido de facto um grande (homem), que isto para mim ser o mais importante.

O que eu acredito e racionalmente, é que se Chico de facto era o que expliquei atrás, não me parece que perderia qualidades ao ponto de enviar mensagens, quer sejam por esta medium ou por outros que se disseram, de criar polémicas ou dúvidas. Talvez esteja a ver mal a coisa, no entanto não tenho o direito de descartar.Digamos vou colocar a ideia um tiquinho de lado, há espera do que vai dar esta informação, tanto aqui como em muitos lados. Vamos lá ver o que isto dá, e que com certeza terei uma opinião bem formada sobre o assunto.


Saudações fraternas
Título: Re: Mensagem de Chico Xavier recebida em Portugal
Enviado por: FalunGong em 14 de Outubro de 2011, 12:19
Chico Xavier fala do mau uso e comercialização do seu nome.
Mensagem recebida pela mediunidade de Ariston Teles, em reunião pública, no dia 30.06.2010, no Monte Alverne - Brasília-DF.

Chico Xavier - Oito anos depois (http://www.forumespirita.net/fe/go.php?url=aHR0cDovL3d3dy55b3V0dWJlLmNvbS93YXRjaD92PUxoa1JsUUpGTzJNJmFtcDtmZWF0dXJlPXJlbGF0ZWQj)

Título: Re: Mensagem de Chico Xavier recebida em Portugal
Enviado por: Mourarego em 14 de Outubro de 2011, 13:51
Mano cancela,
numa de suas últimas entrevistas, o Chico, instado pelo repórter, que insistia em saber como ele usaria o tempo quando partisse para o Éter, assim respondeu:
"Ah meu amigo, da morte não tenho medo algum, mas quando estiver lá por cima, permita-me o amigo usar de um termo que a juventude consagrou, eu gostaria de "dar um tempo".
Esse dar um tempo mostra bem o que o Chico gostaria de fazer quando de regresso à pátria Espiritual
E ele está corretíssimo, pois como poderia dar-se a afazerem outros se tanta coisa teria para estudar, entender, compreender, para que pudesse melhor divisar o conjunto das obras que deixou de sua última estada entre nós?
Se todos nós fizéssemos o mesmo, por certo não pediríamos coisas que não estivéssemos apetrechados para fazer e bem não é mesmo?
Faço uma pergunta a todos, vocês imaginam quantos médiuns receberiam mensagens minhas depois que eu "batesse com as dez"?
Não se preocupem, eu mesmo respondo: nenhum.
Por que?
Uai, eu sou apenas mais um na multidão e certos médiuns só se ocupam com os notórios.
Morre um e de todos os cantos surgem mensagens do "de cujus".
Uma diferente da outra, quer na escrita, quer no uso do linguajar e só isso já demonstra o engodo que são.
Abraços,
Moura
Título: Re: Mensagem de Chico Xavier recebida em Portugal
Enviado por: HelenaBeatriz em 14 de Outubro de 2011, 15:33
Olá, amigos Kátia, Janett, Mizica, HCancela, Falun e Moura!
Obrigada a todos pelo retorno.

Amigos
Kardec nos aconselhou:
"Estude a si mesmo, observando que o auto conhecimento traz humildade e sem humildade é impossível ser feliz."

Chico era um grande espírito aqui encarnado e se autoconhecia.
Esta mensagem me pareceu extremamente lúcida e de uma humildade que só um espírito como Chico Xavier poderia ostentar.

Chico era um iconoclasta. Lembram-se quando ele se descrevia:
 "Sou apenas um telefone enferrujado que recebe as mensagens..."
"Sou tão importante quanto a grama..." e tantas outras frases cunhadas ao longo de seus muitos anos aqui conosco encarnado.

Concordo com o mano Moura nesta observação:

Citar
Esse dar um tempo mostra bem o que o Chico gostaria de fazer quando de regresso à pátria Espiritual
E ele está corretíssimo, pois como poderia dar-se a afazerem outros se tanta coisa teria para estudar, entender, compreender, para que pudesse melhor divisar o conjunto das obras que deixou de sua última estada entre nós?
Se todos nós fizéssemos o mesmo, por certo não pediríamos coisas que não estivéssemos apetrechados para fazer e bem não é mesmo?

Com muito carinho,
Helena

Título: Re: Mensagem de Chico Xavier recebida em Portugal
Enviado por: Hebe M C em 14 de Outubro de 2011, 16:41
Boa Tarde Helena,

Não se pode saber se realmente é de Chico, mas gostei do conteúdo do mensagem.

A última coisa, penso eu, que Chico queria era ser idolatrado ou santificado.
Vejo coerência com essa sua atitude no que relata o texto, assim como não gostaria em absoluto que seu trabalho fosse ponto de discórdia no movimento Espírita.

Um abç
Hebe
Título: Re: Mensagem de Chico Xavier recebida em Portugal
Enviado por: HelenaBeatriz em 14 de Outubro de 2011, 19:42
Boa tarde, Hebe!!
Obrigada por dar sua opinião.

Pois é, amiga, também acredito que Chico Xavier - por tudo o que nos passou em suas 9 décadas que por aqui esteve - não quisesse jamais ser endeusado.
Mas é claro: como ter certeza da vercidade? Fica a pergunta no ar.
 Mas pelo menos existe a plausibilidade.
É plausível? Sim, é.
É verdadeira? Pode ser.

Com carinho,
Helena
Título: Re: Mensagem de Chico Xavier recebida em Portugal
Enviado por: Adriana R. Xavier em 14 de Outubro de 2011, 20:18
Boa tarde amigos...
Depois de ler essa mensagem fiquei a questionar...
Porque chico não se comunicaria?
O que trás de errado essa mensagem?
Porque um espírito "daria um tempo"?
Depois de 9 décadas com o peso da encarnação não seria mais fácil para ele agora continuar esse trabalho de caridade e amor a nós?
Também acho que alguns espíritas endeusam muito espítos em missão aqui na terra como endeusam médiuns!
Não me lembro de ter visto alguma reportagem em que chico se dissesse Kardec... Vi sim seu filho adotivo no SBT repórter dizer que chico havia lhe confidenciado ser Kardec e Sócrates, mas creio que para nós isso não é relevante.
O que importa não é quem fomos e sim quem somos e o que podemos fazer para nossa evolução assim como podemos contribuir para evolução de nosso planeta...
Na mensagem vemos um espírito humilde pedindo pela conscientização e evolução.
No livro dos espíritos e outros livros da codificação nem todos os espíritos se identificaram!
E por isso vamos deixar as belas lições de lado?

Desculpem se escrevi algo que desagradou alguém!

Por favor não se melindrem!

Creio que só debatendo e questionando aprendemos.

Sou estudante da Codificação e ainda estou engatinhando nessa nova caminhada.

Abraço em todos irmãos e amigos no exemplo do mestre Jesus  !!
Muita luz e paz.
Título: Re: Mensagem de Chico Xavier recebida em Portugal
Enviado por: Mourarego em 15 de Outubro de 2011, 14:54
Adriana,
o que nossa boca fala é o que pensa o Espírito e sua vontade.
Logo, o "dar um tempo" já era em vida, a vontade do Espírito que chico nunca deixou de ser e Como foi ele mesmo quem falou e eu vi esta reportagem pela TV e ainda guardo a matéria escrita numa de minhas máquinas, dela não poso descrer.
Um Espírito já com alguma sabedoria, "dá um tempo sempre que volta ao Éter minha amiga.
Isso porque, nesse "tempo"  ele primeiro se estuda buscando ver seus erros,
depois elegem uma série de aspectos a serem revistos e a forma como os reverá na próxima encarnação;
Quase todo o tempo restante ele passa, a conversar com Espíritos de maior saber para acertar os pontos em que ainda não esteja muito certo da ação a ser tomada quando de volta a carne.
Se lhe sobra tempo e ele tem vontade, pode se comunicar quando aquilo que lhe for colocado tenha para ele uma importância que o faça responder á indagação.
Isso para os espíritos já bem conhecedores e que querem constituir a sua nova estada na carne com maior facilidade para passá-la com mérito.
Os Espíritos ignorantes, ou os malévolos, assim como os brincalhões, diz a obra básica, estes respondem a tudo, sem terem nenhuma responsabilidade senão com a alegria em infundar coisas erradas na cabeça de alguns desatentos.
Note, estou citando uma passagem da codificação e não inventando algo que não esteja na Revue ou no LE.
Somos espíritas e por isso devemos nos pautar pelo que diz a codificação.
Abraços,
Moura

Boa tarde amigos...
Depois de ler essa mensagem fiquei a questionar...
Porque chico não se comunicaria?
O que trás de errado essa mensagem?
Porque um espírito "daria um tempo"?
Depois de 9 décadas com o peso da encarnação não seria mais fácil para ele agora continuar esse trabalho de caridade e amor a nós?
Também acho que alguns espíritas endeusam muito espítos em missão aqui na terra como endeusam médiuns!
Não me lembro de ter visto alguma reportagem em que chico se dissesse Kardec... Vi sim seu filho adotivo no SBT repórter dizer que chico havia lhe confidenciado ser Kardec e Sócrates, mas creio que para nós isso não é relevante.
O que importa não é quem fomos e sim quem somos e o que podemos fazer para nossa evolução assim como podemos contribuir para evolução de nosso planeta...
Na mensagem vemos um espírito humilde pedindo pela conscientização e evolução.
No livro dos espíritos e outros livros da codificação nem todos os espíritos se identificaram!
E por isso vamos deixar as belas lições de lado?

Desculpem se escrevi algo que desagradou alguém!

Por favor não se melindrem!

Creio que só debatendo e questionando aprendemos.

Sou estudante da Codificação e ainda estou engatinhando nessa nova caminhada.

Abraço em todos irmãos e amigos no exemplo do mestre Jesus  !!
Muita luz e paz.
Título: Re: Mensagem de Chico Xavier recebida em Portugal
Enviado por: Adriana R. Xavier em 16 de Outubro de 2011, 00:31
Boa noite amigos...
Sim moura entendi bem!
E saiba que adoro quando comento algo e você vem me esclarecer...
Pois como já disse outras vezes sou iniciante nos estudos, e quando vem um esclarecimento abre minha mente para procurar mais informação.
Muita luz e paz, abraço a todos com o exemplo de nosso mestre e amigo Jesus.