Forum Espirita

CONVÍVIO => Off-topic => Convívio => Tópico iniciado por: Ace em 16 de Maio de 2011, 22:27

Título: Gostaria de saber o que acham em relação às tatuagens.
Enviado por: Ace em 16 de Maio de 2011, 22:27
Fiz esta votação simplesmente por curiosidade. Podem apenas votar, não precisam comentar o tópico. :)

Abraços. Paz para todos.


Título: Re: Gostaria de saber o que acham em relação às tatuagens.
Enviado por: Mirina em 17 de Maio de 2011, 01:18
Olá Ace,

Gosto de tatuagem, algumas são realmente belas, outras mais reveladoras, mas todas sem excessão dizem sobre quem as usa.  A bem da verdade acho um costume meio primitivo, como os indios que se pintavam para celebrar, ou guerrear ou simplesmente para mostrar a que tribo pertenciam, e acho que a finalidade se mantém até hoje, mostrar a personalidade de quem as usa..

Não vejo mal nenhum desde que o lugar em que se faça a tatto tenha a higiene e cuidados necessarios para não transmitir doenças aos clientes.

Não uso porque até hoje não tive coragem de fazer.

Abs,
Mirina
Título: Re: Gostaria de saber o que acham em relação às tatuagens.
Enviado por: EsoEstudos em 17 de Maio de 2011, 01:45

Alhures, assim me expressei:

[...]
A roupas... As roupas, por sua vez, exsurgem em importância quase nunca por sua utilidade, mas pelo estilo, pela combinação, pela moda, pela cor, pelos acessórios etc etc etc. É a plumagem que o corpo não ostenta. Grupos se identificam pela forma de se vestir.
[...]


As tatuagens, aliás, muitas vezes trazem signficados profundos, que marcam o ser como símbolo constante e literalmente presente em seu corpo.

Como tudo na vida, pode ser bom ou ruim...
Título: Re: Gostaria de saber o que acham em relação às tatuagens.
Enviado por: Hebe M C em 17 de Maio de 2011, 02:51
Use quem quer,

Particularmente não gosto e não faria, mas não vejo mal algum.
Título: Re: Gostaria de saber o que acham em relação às tatuagens.
Enviado por: Antonio Renato em 17 de Maio de 2011, 20:57
Sem comentários,há coisas mais sérias para se discutir neste Fórum.
Fiquem na paz.
Título: Re: Gostaria de saber o que acham em relação às tatuagens.
Enviado por: Sueli Machado em 18 de Maio de 2011, 00:50
De acordo com alguns estudos, gostaria de lhe dizer que tudo o que fizeres com o teu corpo material refletirá  no teu corpo espiritual.
Título: Re: Gostaria de saber o que acham em relação às tatuagens.
Enviado por: Giza82 em 18 de Maio de 2011, 01:37
Admiro a tatuagem como expressão artística. Mas acho que a prudência é uma recomendação pertinente em todas as áreas da nossa vida.
Um cuidado com o que se tatua, com a pertinência de se tatuar ou não dependendo das circunstâncias de trabalho e etc..sempre são cuidados bem vindos.
Título: Re: Gostaria de saber o que acham em relação às tatuagens.
Enviado por: Mariah Rocha em 18 de Maio de 2011, 02:30
Tatuagem é uma coisa séria sim Antonio Renato, por ser um dos males da sociedade que só cresce a cada dia que passa. Principalmente na adolescência, (fase em que me encotro) onde adolecentes agem por total impulso sem ter a mínima idéia formada! Concordo com a Sueli Machado e complemento: O corpo é intrumento para nossa evolução espiritual, também sofremos consequências espirituais com o que fazemos a ele. A atitude de marcar o corpo te parece um ato em que Deus se orgulharia?
Título: Re: Gostaria de saber o que acham em relação às tatuagens.
Enviado por: Ace em 18 de Maio de 2011, 22:26
Sem comentários,há coisas mais sérias para se discutir neste Fórum.
Fiquem na paz.


Não sei se reparaste, mas isto está na área Off-topic.


De acordo com alguns estudos, gostaria de lhe dizer que tudo o que fizeres com o teu corpo material refletirá  no teu corpo espiritual.

Que estudos são esses?
Título: Re: Gostaria de saber o que acham em relação às tatuagens.
Enviado por: rogeryoz em 19 de Maio de 2011, 02:48
Não acredito que isso esteja sendo discutido, fosse num meio de evangélicos nos anos 40 vá lá, mas no século  de hoje!
Consequencias ruins tem sim é a inveja, a vingança e outros sentimentos baixos do homem, daqui a pouco vão dizer que as mulheres estão comprometidas pelo furo na orelha para colocação de brincos e seu corpo trará consequencias funestas no astral!
Isso já é paranoia!
Título: Re: Gostaria de saber o que acham em relação às tatuagens.
Enviado por: Joao Paulo Soares em 19 de Maio de 2011, 03:07
Espiritas, sejam sensatos..

Nada mais é para alguns, uma tendência tribal, resiquios de encarnações anteriores, e para outros, consequência do seu materialismo (se podes ter tudo Personalizado, porque não o teu corpo)?

Abraço,
Título: Re: Gostaria de saber o que acham em relação às tatuagens.
Enviado por: Victor Passos em 19 de Maio de 2011, 10:48
Ola muita paz e harmonia
Bons Amigos e Amigas

   Encontrei estes artigos que me parecem bastante esclarecedores;


Tatuagens e Espiritismo

Tinha essa publicação já gravada em meus rascunhos há algum tempo. Hesitei em publicá-la para uma melhor análise. Contudo ao ouvir um senhora reclamando arrependida de ter uma tatuagem na sua mão me fez acelerar o processo e logo publicar uma resenha sobre tatuagens buscando bases em estudos da Doutrina Espírita. Se alguém tiver algum comentário, informação ou mesmo um exemplo a ser dado seria muito bom…

Codificação

As leis do universo são muitas. Gosto muito de uma frase de Isaac Newton “O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano.”
Muitas vezes agimos sem saber, por falta de informação, mas é certo que toda ação possui reações. Qual a reação de uma tatuagem ? Pelo que investiguei não existe na Codificação Espírita referencia para tal.
O que existe na Codificação é a lei da ação e reação que rege nossas atitudes. Toda ação produz uma reação. E está ai o centro da questão. Sabendo que toda ação produz uma reação futura para que arriscar ? Por sensualidade, vaidade, materialismo ? Vaidade é algo positivo ou negativo ? E o materialismo ? Pós e Contras. Analisemos…
Mesmo com a consciência tranquila somos todos ambientados em leis universais e todos iremos sofrer influências das mesmas, tanto pelas nossas ações, quanto pelos nossos exemplos.

Quantas pessoas não praticam ações negativas e nem sabem disso? De qualquer jeito terão uma punição em vidas futuras reativa a ação negativa, pela ordem das leis do universo. A nossa consciência é fator primordial em julgamento pós-vida-material. Contudo, independente disso, as leis do universo também julgam e condenam.
Mas como uma balança, ações erradas são reduzidas com práticas no bem. Em exemplificação espírita temos o caso do rapaz que de tão bom que foi na vida atual, ao chegar no seu tempo e hora em que teria que perder um braço – devido a uma ação dele em vida passada – apenas perde uma unha.

“Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.” Chico Xavier em psicografia.
Outra questão importante é relativo a lei da atração. Devemos saber que nossas companhias espirituais ocorrem por sintonia de nossos pensamentos. Se quisermos ter bons espíritos ao nosso lado devemos ter pensamentos elevados, focalizados no trabalho, moral e ética.

Tatuagens

Portanto, o que pensar em relação as tatuagens? Seria algo improdutivo ? Desnecessário ? Ajuda ou não com a elevação de nossos pensamentos? Melhora o bem estar, a auto-estima?  Pode criar sentimentos de arrependimentos negativos….??
Na minha opinião, fico a meditar – para que arriscar ? Sensualismo ? Vaidade ? Materialismo ? Aumentar auto-estima?

Assim, para os fãs das tatuagens que esperam a conclusão que “a tatuagem não afeta a moral e não torna o indivíduo melhor ou pior do que outro” ou para os contrários que esperavam uma resposta do tipo “não devemos fazer tatuagens, pois sempre há algum risco de saúde mesmo que mínimo, sem contar nas reações dessa ação que desconhecemos” -  fiquem tristes! Porque a solução dessa pergunta não irá estar aqui.
A idéia do artigo é ajudar nas escolhas pessoais com as opiniões e não criar polêmicas. Acredito assim que a conclusão fica por conta do leitor e na busca interior de cada um nesse caso!
Sucesso nas Reflexões e discutam de forma saudável como recomenda o colega blogueiro Felipe Nevola, afinal independentes de credo, raça, nacionalidade e preferências, somos todos irmãos!
Para ajudar ainda mais deixo uma entrevista com Richard Simonetti e alguns links sobre o assunto:

Richard Simonetti:

1 – O fato de alguém usar vários brincos, piercings e outros adereços, pode afetar o espírito?
O perispírito, normalmente, é atingido pelo mal que fazemos, a nós mesmos (suicídio, vício, rancor, pessimismo…), ou aos outros (maledicência, agressividade, violência, traição, mentira…). Adereços numerosos, portanto, não afetam o corpo espiritual, mas, certamente, são atentados ao bom gosto.
2 – Há quem diga que pode ocorrer uma mutilação espiritual…
Penso mais numa mutilação do bom senso, a afetar a noção do ridículo. Por uma dessas estranhas contradições do comportamento humano, vemos isso acontecer com jovens inteligentes e bem articulados, como se houvessem desligado o desconfiômetro.
3 – Se algum desses adereços causar dano ao corpo, que possa ser revertido, ainda na vida física, haverá seqüelas espirituais?
Espirituais, não. Haverá, digamos, danos na auto-estima. Lamentará o Espírito a vaidade pretensiosa que, buscando originalidade, o fez regredir à taba.
4 – Retornando ao plano espiritual, a pessoa poderá usar algo semelhante, atendendo ao seu gosto pessoal?
Tendemos a moldar fluidicamente, no Além, roupas e objetos de uso pessoal que mereceram nossa preferência na Terra. Isso atende a certo automatismo. Portanto, é possível, mas igualmente lamentável, que o desencarnado continue envolvido com as futilidades da Terra.
5 – E quanto às tatuagens?
Esses adereços definitivos costumam ocasionar problemas. Sempre chega o momento em que a pessoa vai se arrepender, após ter mudado de idéia, em relação ao objeto da tatuagem. Digamos que era o desenho de alguém que já não ama, ou a representação de um princípio que já não aceita. Ainda que a tatuagem seja adotada por mero enfeite, acaba “cansando a beleza” e torna-se um problema.
(Revista Internacional de Espiritismo, nº 11 – ano LXXVI)
Título: Re: Gostaria de saber o que acham em relação às tatuagens.
Enviado por: Giza82 em 20 de Maio de 2011, 17:38
Parabéns, Victor! Eu ainda não tive tempo de ler o estudo que você trouxe mas, de qualquer maneira, acho sempre de grande valia a gente trazer às discussões algum respaldo de pesquisa.
Chamo os irmãos à serenidade! Por vezes o que nos parece uma questão obsoleta ou até mesmo impertinente pode representar na vida de outro alguém, por circunstâncias peculiares a sua história e experiência, uma questão de importância. Sejamos amorosos e longânimos.
Imaginem se o mestre Jesus, quando interpelado, por possuir o atributo da onisciência, com rispidez repelisse as questões que considerasse muito aquém de seus esclarecimentos? Quantas lições de primeira importâncias deixaríamos de haurir de seu santo evangelho. Somos cristãos, e devemos seguir os exemplos de nosso Mestre maior.



Título: Re: Gostaria de saber o que acham em relação às tatuagens.
Enviado por: filhodobino em 20 de Maio de 2011, 18:37
Amados irmãos,
Vejo a tatuagem, como adorno...
Tanto quanto vejo o uso do baton, e dos adereços...
Manifestação que Yung por certo descreveria como manifestação do psiquismo de Édipo, presente na humanidade desde antes dos mitos...
Instinto...
Saúde e Paz!
Título: Re: Gostaria de saber o que acham em relação às tatuagens.
Enviado por: Mourarego em 20 de Maio de 2011, 18:50
É bem por ai amigo Bino.
Abraços,
Moura
Título: Re: Gostaria de saber o que acham em relação às tatuagens.
Enviado por: hcancela em 20 de Maio de 2011, 19:29
Olá amigos(as)

Como alguém o disse atrás e muito bem,  tatuagem,é uma questão de bom gosto. :-*

Tudo o resto e como diz a doutrina, o que conta é a intenção; agora também não ,me parece que tatuagem é como bâton, ou brinco ???, mas isto ia levar pano para mangas, coisa que não me apetece discutir, e se acham que é igual, beleza, tou fora..rsssss ;D


Saudações fraternas
Título: Re: Gostaria de saber o que acham em relação às tatuagens.
Enviado por: Luzceano em 20 de Maio de 2011, 20:00
Ola muita paz e harmonia
Bons Amigos e Amigas


Para ajudar ainda mais deixo uma entrevista com Richard Simonetti e alguns links sobre o assunto:

Richard Simonetti:

3 – Se algum desses adereços causar dano ao corpo, que possa ser revertido, ainda na vida física, haverá seqüelas espirituais?
Espirituais, não. Haverá, digamos, danos na auto-estima. Lamentará o Espírito a vaidade pretensiosa que, buscando originalidade, o fez regredir à taba.

5 – E quanto às tatuagens?
Esses adereços definitivos costumam ocasionar problemas. Sempre chega o momento em que a pessoa vai se arrepender, após ter mudado de idéia, em relação ao objeto da tatuagem. Digamos que era o desenho de alguém que já não ama, ou a representação de um princípio que já não aceita. Ainda que a tatuagem seja adotada por mero enfeite, acaba “cansando a beleza” e torna-se um problema.
(Revista Internacional de Espiritismo, nº 11 – ano LXXVI)


Muito bom concordo concordo com esta parte valeu Victor

Luciano
Título: Re: Gostaria de saber o que acham em relação às tatuagens.
Enviado por: Blue soft em 20 de Maio de 2011, 21:29
Olá amigos(as)

Como alguém o disse atrás e muito bem,  tatuagem,é uma questão de bom gosto.

                 Hcancela amigo,
gosto muito deste teu humor, mas desta vez,
achei tendencioso.
               Acho que você tem tatuagem...
             
**********************************************************************

                Bem amigos,
comentando o tópico, não vejo na demais
em uma pessoa fazer tatuagem ou piercing,
porque, no fim das contas, o que fica são
as obras, por nós empreendidas e não
as marcas que fazemos em nosso corpos.
         
              Abraços Fraternos,

                  Blue Soft
Título: Re: Gostaria de saber o que acham em relação às tatuagens.
Enviado por: Ace em 21 de Maio de 2011, 05:21

Bem amigos,
comentando o tópico, não vejo na demais
em uma pessoa fazer tatuagem ou piercing,
porque, no fim das contas, o que fica são
as obras, por nós empreendidas e não
as marcas que fazemos em nosso corpos.
         
              Abraços Fraternos,

                  Blue Soft



Concordo plenamente, irmã :)

Paz.
Título: Re: Gostaria de saber o que acham em relação às tatuagens.
Enviado por: Mourarego em 22 de Maio de 2011, 19:07
Mano Cancela,
será questão de bom gosto se a moça tatuar um bombom hehehe.
Abração,
Moura

Olá amigos(as)

Como alguém o disse atrás e muito bem,  tatuagem,é uma questão de bom gosto. :-*

Tudo o resto e como diz a doutrina, o que conta é a intenção; agora também não ,me parece que tatuagem é como bâton, ou brinco ???, mas isto ia levar pano para mangas, coisa que não me apetece discutir, e se acham que é igual, beleza, tou fora..rsssss ;D


Saudações fraternas
Título: Re: Gostaria de saber o que acham em relação às tatuagens.
Enviado por: hcancela em 23 de Maio de 2011, 21:11
Olá amigos(as)

Como alguém o disse atrás e muito bem,  tatuagem,é uma questão de bom gosto.

                 Hcancela amigo,
gosto muito deste teu humor, mas desta vez,
achei tendencioso.
               Acho que você tem tatuagem...
             
**********************************************************************

                Bem amigos,
comentando o tópico, não vejo na demais
em uma pessoa fazer tatuagem ou piercing,
porque, no fim das contas, o que fica são
as obras, por nós empreendidas e não
as marcas que fazemos em nosso corpos.
         
              Abraços Fraternos,

                  Blue Soft

Não tenho não menina..rsssss

Bjsuuuuuuuuuuuuuu
Título: Re: Gostaria de saber o que acham em relação às tatuagens.
Enviado por: hcancela em 23 de Maio de 2011, 21:13
Mano Cancela,
será questão de bom gosto se a moça tatuar um bombom hehehe.
Abração,
Moura

Olá amigos(as)

Como alguém o disse atrás e muito bem,  tatuagem,é uma questão de bom gosto. :-*

Tudo o resto e como diz a doutrina, o que conta é a intenção; agora também não ,me parece que tatuagem é como bâton, ou brinco ???, mas isto ia levar pano para mangas, coisa que não me apetece discutir, e se acham que é igual, beleza, tou fora..rsssss ;D


Saudações fraternas
Amigo Moura essa do bombom, gostei imenso, especialmente se for de chocolate...rsss
Abraçãooooooooooooooooooooooooooooo