Forum Espirita

*
  • Moderadores
  • Regras
  • Sobre
  • FAQs
  • Contactos
Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
  • Início
  • Pesquisa
  • Contato
  • Salas de Chat
  • Entrar
  • Registe-se
  • Forum Espirita »
  • CONVÍVIO »
  • Off-topic »
  • Convívio »
  • Dúvida sobre laços de família

Aumentar pontos de Participação:  
O que pensa sobre esta mensagem?
Gostei Não gostei  
Comentar:

« anterior seguinte »
  • Imprimir
Páginas: [1]   Ir para o fundo

Autor Tópico: Dúvida sobre laços de família  (Lida 6292 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline araujosjp

  • Mundo Primitivo
  • *
  • Mensagens: 8
  • Participação: 0
  • araujosjp has no influence.
  • Sexo: Masculino
Dúvida sobre laços de família
« em: 27 de Maio de 2009, 15:28 »
Primeiramente, a pergunta: É possível uma pessoa se desligar dos filhos, ou de qualquer ente com grau de parentesco como irmão, pai ou mãe, sem ter contato por muitos anos, como se nunca tivesse havido laços familiares entre essa pessoa e eles?

Minha história.

       Fui casado por 17 anos, tive três filhos, hoje com 18, 21 e 24 anos. A separação foi aparentemente amigável, mas a ex-esposa incutiu na cabeça dos filhos que eles não tem pai, ao que parece. Pois há mais de seis anos os filhos não procuram o pai, nem nunca se cruzaram nesse tempo. Embora morando na mesma região e o local de trabalho do pai sendo a menos de 4 quilômetros de onde eles moram, é como se o pai ou os filhos tivessem ido para bem longe, cortando qualquer contato entre eles. O Kardexismo dá alguma explicação para isso? Por quê nem os filhos nem o pai tem desejo de reaproximação? É possível você viver uma vida, com uma família e depois "rasgar as páginas" correspondentes aquele tempo vivido com os familiares ao divorciar-se e contruir nova vida com outra família?

       

Registado

Offline araujosjp

  • Mundo Primitivo
  • *
  • Mensagens: 8
  • Participação: 0
  • araujosjp has no influence.
  • Sexo: Masculino
Re: Dúvida sobre laços de família
« Responder #1 em: 03 de Junho de 2009, 14:49 »
Há dias postei este assunto, e acrescento que minha atual esposa era casada com meu irmão. Esse meu irmão ainda é encarnado e  orbita em nosso meio, e, embora conscientemente tenha aceitado a situação -  eles foram casados por mais de 15 anos, e estavam separados a mais de 10 anos (antes que alguém insinue que um estava desejando o outro enquanto ainda éramos cunhados); foi coisa do destino mesmo, pois ambos se separaram e arrumaram outro companheiro, nesse tempo, para só depois, há seis anos atráz, nossas almas se cruzarem.  Mas embora eu e minha esposa estejamos em paz com nossas consciências, o espírito desse meu irmão parece perturbado. O distanciamento dos meus filhos também pode estar relacionado a isso.

   Como sei que neste forum tem muitos com conhecimentos avançados na doutrina espírita, gostaria muito que alguém opinasse a respeito dessas situações relatadas,  à luz do espiritismo.   

    Saudações fraternas...

                      araujosjp

         

     

Registado

Offline Vitor Santos

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 6079
  • Participação: 132
  • Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • O Mal Retribui-se com o bem!
    • Centro Estudos Doutrin
Re: Dúvida sobre laços de família
« Responder #2 em: 03 de Junho de 2009, 16:46 »
Olá amigo Araujo

Não vou responder como espirita, mas como eu vejo, pessoalmente esse tipo de situação.

na minha opinião os laços de sangue não implicam a simpatia entre as pessoas, mas julgo que não é a antipatia entre espiritos, o seu caso.

O que está a acontecer consigo, acontece com muita gente. As pessoas até podem ter o desejo de rever os familiares, mas, por um lado deixam-se acomodar. E quanto mais se acomodam mais o tempo passa e mais dificil é. Todos temos muita coisa para fazer, e nunca dá jeito interromper a rotina. E quando mais velhas pessoas, pior. Por outro lado, as pessoas têm um certo receio e, por vezes, algum orgulho ferido, em relação aos familiares.

Um divórcio é uma situação comum. Todos têm o direito de acabar uma relação, se não se sentem afecto e atracção fisica pelo parceiro, ou se é o parceiro que já está noutra onda. Não se deve culpar por isso, em minha opinião. Ninguém é perfeito, todos somos imperfeitos, enganamo-nos, acertamos, voltamo-nos a enganar. É assim mesmo, isso é útil para aprendermos. Quando percebemos os erros que cometemos ficamos armados para impedir que se repitam.

A minha Sugestão:

- Alguém tem que quebrar o ciclo do orgulho, ou da rotina, e dar-se ao trabalho de aproximação. Para isso tem perdoar e pedir perdão, apresentar-se positivamente e não de pé atrás. Sem uma determinação forte e sem uma grande persistência, é difcil de quebrar esse ciclo. Mas não se sinta culpado por isso nem culpe os seus filhos. Isso é comum, faz parte da natureza humana, que ainda é imperfeita. Todos temos defeitos e qualidades e ninguém pode dizer que é mais perfeito do que o outro. Simplesmente os erros que cometemos são diferentes, mas todos cometemos erros na vida. A culpa destrói-nos e faz-nos infelizes. Não serve para nada, apenas para fazer sofrer. O que pode contribuir para a nossa felicidade é dar a volta por cima dos problemas, não a culpa. A culpa só estorva. temos de relativizar um pouco as coisas, se não queremos sofrer sem razão para isso.

- porque é que não toma você a iniciativa, de coração aberto, mas sem expectativas exageradas, pois ninguém que disse que é fácil dar a volta ao seu problema de um dia para o outro(...)? Eu amo tanto os meus filhos, que não hesitaria em quebrar a rotina para os reaver, pois é uma grande felicidade para mim e eu sinto que para eles tb é. Embora a rotina me faça, por vezes cair na preguiça, o amor que nos une é muito mais forte, graças a Deus.

- Vai ver que quando resolver o problema e sarar as feridas passadas, você se vai sentir muito mais feliz do que é hoje. E a sua mulher, se o ama a si tb, se vai sentir feliz, porque quem ama quer o bem dos amados.

-lembre-se do que sentiria se alguns dos seus filhos ou você mesmo partissem desta vida agora. Já imaginou o seu arrependimento por não ter tentado repor o contacto com os seus filhos? Então, porque espera?

O mundo espiritual está sempre ligado a tudo, mas este problema pode-se resolver através da determinação, de não acusar nem ligar às acusações, da persistência, boa-fé e boa vontade. Está nas suas mãos. A prece sincera pode ajudá-lo, pois os bons espiritos, se lhes for permitido (isto é, se não violar a liberdade de decisão, que você precisa para aprender, como todos nós).

Inspire-se em Jesus. Tudo de bom para vocês. Fico a torcer pelo reencontro e ansioso por chegar o dia em que você nos anuncia que se conciliou e que retomou o convivio com os seus filhotes.

bem haja

Registado
O perdão compensa!

Offline araujosjp

  • Mundo Primitivo
  • *
  • Mensagens: 8
  • Participação: 0
  • araujosjp has no influence.
  • Sexo: Masculino
Re: Dúvida sobre laços de família
« Responder #3 em: 03 de Junho de 2009, 20:49 »
Obrigado, caro Victor. Belíssimas palavras. E realmente você tem toda a razão. Não podemos nos culpar por circunstâncias que contrariaram nosso desejo de viver de um certo jeito. O que não podemos é deixar de tentar o contato com os filhos.

      Um grande abraço,

                 Araujo.

Registado

Offline Mourarego

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 18419
  • Participação: 1104
  • Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Moura R
    • Sala Filosofia Esp
Re: Dúvida sobre laços de família
« Responder #4 em: 16 de Julho de 2009, 03:06 »
Minha visão é a mesma do Victor.
Eu mesmo experimento essa situação com os filhos do primeiro casamento.
Fazer o que? Aceitar e resignar-se (mantendo sempre a porta aberta para eles) este o caminho.
Abraços,
Moura

Registado

Offline raiodesol

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 354
  • Participação: 26
  • raiodesol is awe-inspiring!raiodesol is awe-inspiring!raiodesol is awe-inspiring!raiodesol is awe-inspiring!raiodesol is awe-inspiring!raiodesol is awe-inspiring!raiodesol is awe-inspiring!raiodesol is awe-inspiring!raiodesol is awe-inspiring!raiodesol is awe-inspiring!raiodesol is awe-inspiring!raiodesol is awe-inspiring!
Re: Dúvida sobre laços de família
« Responder #5 em: 17 de Agosto de 2010, 16:08 »
tenho uma duvida cruel que me atormenta muito se alguem puder esclarecer,obrigado :bom meu atual esposo foi casado com uma pessoa,tiveram uma filha,só que ele se separou  dela pq pegou ela no motel com o primo,mais a historia não para ai,ele ia as vezes ver essa criança,na separação ela quis ficar com a casa por causa dessa filha,bom ele deixou a casa,mais há um tempo ele foi ver a menina e ela disse ,que não sábia pq ele ia ver uma criança que nem dele era,ai me contou toda a historia pq nesse tempo desse ocorrido  eu nem o conhecia,sugeri a ele que fosse falar com o pai dele que é separado da mãe pelo mesmo fato só não era primo era vizinho,e a mãe era separada pq ele meu atual esposo quando criança,faltou da escola sem ninguem saber e quando voltou para casa viu a mãe com esse homem e contou para o pai, e o pai a expulsou de casa,ela foi e deixou todos os filhos,como o pai trabalhava os vizinhos era quem cuidava,ai quando eu falei para ele ir falar com o pai que ele ia pedir DNA da menina ,teve uma enorme surpresa, ficou sabendo pele irmã,que esse homem não era seu pai,só pai de seus irmãos,que ninguem considera ele como irmão e nem ele considera os outros,e quando ele ficou sabendo que o homem não era pai,foi falar com ele para saber quem era seu pai verdadeiro , o senhor teve uma reação até agora sem que haja  compreensão para a reação dele,expulsou ele de casa ai ele veio morar comigo pq a gente só namorava,e ele tem 46anos,e agora a duvida pq ele e essa criança estão passando pelo mesmo fato,pq provavel a criança ser filha do primo,pq a mulher ja namorava com o primo antes de ele se casar e ele é motorista viajante e passa dias fora, e ele nâo gosta dessa criança nem ver,nao tem amor nenhum,disse que só ia ver a criança como obrigação de pai, e a menina o chama de tio,eu me pergunto porque esses espiritos estão passando por isso,pq não pode ser acaso é muito forte,a menina ficou sem pai pq não sabe quem é o pai e ele tb e nenhum gosta um do outro,por favor me ajudem a mim e a ele se isso tem explicação,desculpem o tamanho da história mais não dá pra resumir.OBRIGADO A TODOS QUE SE INTERESSAREM EM ME AJUDAR.

Registado

Offline raiodesol

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 354
  • Participação: 26
  • raiodesol is awe-inspiring!raiodesol is awe-inspiring!raiodesol is awe-inspiring!raiodesol is awe-inspiring!raiodesol is awe-inspiring!raiodesol is awe-inspiring!raiodesol is awe-inspiring!raiodesol is awe-inspiring!raiodesol is awe-inspiring!raiodesol is awe-inspiring!raiodesol is awe-inspiring!raiodesol is awe-inspiring!
Re: Dúvida sobre laços de família
« Responder #6 em: 17 de Agosto de 2010, 16:12 »
gente é errado pedir DNA,quando a gente nâo sabe se o filho é nosso,ou temos que aceitar o fato, e querer saber quem é o pai é errado?e esses dois pais que não sabem que tem esses filhos,pq eles nâ abandonaram eles nâo sabem que são pais?

Registado

Offline Mourarego

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 18419
  • Participação: 1104
  • Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Moura R
    • Sala Filosofia Esp
Re: Dúvida sobre laços de família
« Responder #7 em: 17 de Agosto de 2010, 16:32 »
o exame de DNA existe exatamente para constatar e provar a paternidade.
Mas vamos pensar mais detidamente:
Se o amor que envolve pais em filho, mesmo que não se saiba quem seja o pai, existe? Se sim, para que valeria o DNA?
Temos de ter em mente que exames de paternidade só têm um efeito o da lei Civil pois a partir da resposta positiva de que fulano é filho de sicrano, se possa pedir pensão alimentícia àquele que foi objeto também do exame, ou seja o filho.
Se não tem essa causa se o amor que una mãe ao filho, ou pai ao mesmo, existir e for patente, basta que se siga a agir como pai e mãe com o rebento  e ai todos ganham pois não há stress para a criança mãe ou pai.
abraços,
Moura

Registado

Offline raiodesol

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 354
  • Participação: 26
  • raiodesol is awe-inspiring!raiodesol is awe-inspiring!raiodesol is awe-inspiring!raiodesol is awe-inspiring!raiodesol is awe-inspiring!raiodesol is awe-inspiring!raiodesol is awe-inspiring!raiodesol is awe-inspiring!raiodesol is awe-inspiring!raiodesol is awe-inspiring!raiodesol is awe-inspiring!raiodesol is awe-inspiring!
Re: Dúvida sobre laços de família
« Responder #8 em: 17 de Agosto de 2010, 16:52 »
agradeço a resposta mais nâo compreendi,primeiro pq não há amor de nenhum dos pais por nenhum dos filhos,pelo contrário existe raiva,e sobre o DNA a gente assume uma criança sem ser pai porque foi obrigado não por amor pq esse nâo existe? se existisse esse amor todo era facil de compreender,mais não é assim., e quando voce assume um filho,perante as leis tudo que ele fizer enquanto menor,voce assume tb.

Registado

Offline Mourarego

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 18419
  • Participação: 1104
  • Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Moura R
    • Sala Filosofia Esp
Re: Dúvida sobre laços de família
« Responder #9 em: 17 de Agosto de 2010, 17:03 »
Raio, falo de maneira geral, não especifico situações, não posso, não conheço a situação e não me adentro ao que não posso dizer sim, é verdade.
Dei uma opinião dentro do que as normas do Direito poderiam fazer aclarar no tema ok?
abração,
Moura

Registado

Offline belina

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 2186
  • Participação: 276
  • belina is awe-inspiring!belina is awe-inspiring!belina is awe-inspiring!belina is awe-inspiring!belina is awe-inspiring!belina is awe-inspiring!belina is awe-inspiring!belina is awe-inspiring!belina is awe-inspiring!belina is awe-inspiring!belina is awe-inspiring!belina is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Fora da caridade não há salvação
  • Cidade: Portimão
  • País: Portugal
Re: Dúvida sobre laços de família
« Responder #10 em: 17 de Agosto de 2010, 18:14 »
Olá Raiodesol

O exame de DNA só serve para confirmar quem são os pais Biológicos.
Pais verdadeiros, biológicos ou não são: quem cria, ama, educa, proteje, respeita.
Os filhos não são nossos, são uma benção de Deus, eles nos foram confiados para que os ajudemos na sua caminhada como encarnados.
Cabe aos pais fazerem o melhor que puderem.
Se, como diz só há raiva e não amor, amiga tente conversar com cada um separadamente,diga-lhes que é tempo de esquecerem todos os sentimentos ruins e de começarem a se amar, a serem mais tolerantes uns com os outros. Sei que sua tarefa não será fácil, mas não será que tudo isto foi colocado no seu caminho, por Deus? Pense nisso e ajudeos a se amarem.Ore muito por eles.
Esta vida é muito curta e passageira.

Paz e Luz
Belina
   
 

Registado

Offline raiodesol

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 354
  • Participação: 26
  • raiodesol is awe-inspiring!raiodesol is awe-inspiring!raiodesol is awe-inspiring!raiodesol is awe-inspiring!raiodesol is awe-inspiring!raiodesol is awe-inspiring!raiodesol is awe-inspiring!raiodesol is awe-inspiring!raiodesol is awe-inspiring!raiodesol is awe-inspiring!raiodesol is awe-inspiring!raiodesol is awe-inspiring!
Re: Dúvida sobre laços de família
« Responder #11 em: 17 de Agosto de 2010, 18:29 »
agradeço suas palavras de carinho amiga,mais eu não sou da familia eu só conheço ele há um ano e essas outras pessoas nem sei quem sâo,nunca vi, e fala verdade prefiro continuar não vendo,gente muito complicada, e eu já tenho muitos problemas da minha própria familia, a unica coisa que eu queria, e só para entender era pq isso ocorreu,mais eu acho que na visâo espirita nâo tem respostas não,porque eu até hoje não encontrei,mais te agradeço de coração.

Registado

Offline raiodesol

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 354
  • Participação: 26
  • raiodesol is awe-inspiring!raiodesol is awe-inspiring!raiodesol is awe-inspiring!raiodesol is awe-inspiring!raiodesol is awe-inspiring!raiodesol is awe-inspiring!raiodesol is awe-inspiring!raiodesol is awe-inspiring!raiodesol is awe-inspiring!raiodesol is awe-inspiring!raiodesol is awe-inspiring!raiodesol is awe-inspiring!
Re: Dúvida sobre laços de família
« Responder #12 em: 17 de Agosto de 2010, 18:34 »
Eu particularmente penso que se nâo dá,larga-se para lá, e na minha opiniâo se todos somos criados pelo mesmo pai que é o eterno,entâo não temos parentescos com ninguem,só enquanto estamos no corpo,mais como a vida é curta dá prá largar prá la,eu tenho uma irmã que não vejo há mais ou menos uns cinco anos, e nem falta me faz,sabe lá no centro que eu frequento já me disseram assim:e se um diavoce precisar dela, e sabe o que eu acho,a terra é toda povoada por pessoas, se eu precisar tem mais bilhões de pessoa para me socorrer.

Registado

Offline raiodesol

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 354
  • Participação: 26
  • raiodesol is awe-inspiring!raiodesol is awe-inspiring!raiodesol is awe-inspiring!raiodesol is awe-inspiring!raiodesol is awe-inspiring!raiodesol is awe-inspiring!raiodesol is awe-inspiring!raiodesol is awe-inspiring!raiodesol is awe-inspiring!raiodesol is awe-inspiring!raiodesol is awe-inspiring!raiodesol is awe-inspiring!
Re: Dúvida sobre laços de família
« Responder #13 em: 17 de Agosto de 2010, 18:39 »
ou melhor se eu precisar vou procurar voces,que tambem são minha familia,afinal somos filhos do mesmo pai não é? abraço a todos quese encontarm lendo esse tópico, e obrigado por voces todos existirem.

Registado


  • Imprimir
Páginas: [1]   Ir para o topo
« anterior seguinte »
 

Comente no facebook

Assuntos relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
Laços de Família

Iniciado por M Outros Temas

0 Respostas
3194 Visualizações
Última mensagem 24 de Janeiro de 2007, 23:12
by M
Cap. 4 - Laços de Família

Iniciado por *Leni* O Evangelho Seg. Espiritismo

2 Respostas
6535 Visualizações
Última mensagem 17 de Agosto de 2010, 18:45
by belina
Dúvida sobre sintomas na energização

Iniciado por Alma Aprendiz Off-topic

7 Respostas
8819 Visualizações
Última mensagem 26 de Agosto de 2009, 22:24
by Mourarego
LAÇOS DE FAMÍLIA

Iniciado por Marianna Espiritismo & Jovens

1 Respostas
5621 Visualizações
Última mensagem 29 de Novembro de 2009, 02:10
by Marianna
duvida sobre o forum

Iniciado por Marcio Slobodzian Perguntas Frequentes

1 Respostas
2860 Visualizações
Última mensagem 29 de Novembro de 2009, 02:09
by Luzceano

Clique aqui para receber diariamente novidades do Forum Espirita.


Estudos mensais

facebook-icontwitter-icon

O seu e-mail:


 
Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.

Pesquisar assunto



Pesquisa avançada
  • Mobile


    • Powered by SMF 2.0 RC3 | SMF © 2006–2009, Simple Machines LLC