Forum Espirita

CONVÍVIO => Off-topic => Convívio => Tópico iniciado por: Chaves Duarte em 16 de Junho de 2011, 12:02

Título: algumas dúvidas sobre Espiritismo
Enviado por: Chaves Duarte em 16 de Junho de 2011, 12:02
Bom dia pessoal do fórum  :)

tenho algumas dúvidas e passo a descrever:


o meu pai partiu deste plano em 2009 e passados 2 anos fui visitar uma médium (que também é xamã) que diz comunicar-se com espíritos e guia-los para a luz.
Perguntei-lhe como estava o meu pai e após alguns segundos de concentração ela disse-me o seguinte:

"Está aqui uma presença que não consigo visualizar bem, mas que diz ser seu pai e que está muito preocupado com a sua família, não conseguindo por isso, atingir a luz, ficando preso aqui neste plano"

Após a senhora ter relatado que estava ali o meu pai, eu disse-lhe que me sentia bastante cansado ultimamente e que não sabia o que poderia ser, ela então disse-me prontamente que o meu pai me estava a retirar energia e que era isso a causa do meu cansaço e também dos restantes membros da minha família (neste caso mãe e irmã).

Entretanto, como eu estava de certo modo com alguma curiosidade e também preocupado com o meu pai, quis-lhe colocar outras questões, mas ela não me adiantou mais nada, limitando-se a dizer que podia fazer uma limpeza espiritual na minha casa por uma certa quantia e que aí já podia responder ás minhas outras questões. Na altura fiquei um pouco séptico, mas vim para casa com aquele sentimento de que o meu pai realmente esteve presente junto dela e fiquei mais descansado, embora esteja preocupado com o facto de ele estar aprisionado aqui neste plano.

Ultimamente não tenho andado realmente muito bem, sinto qualquer coisa que não sei explicar, não sei se estou a desenvolver mediunidade ou se poderá ser outra coisa. Irei fazer testes médicos para ver se é de saúde ou se realmente é mediunidade, mas não sei que sintomas a mediunidade causa.


Portanto as minhas questões são:

1) a senhora médium diz que o meu pai está muito preocupado connosco e que não consegue caminhar para a luz. Como é que ele poderá caminhar para a luz e deixar de ficar preocupado connosco? será que o meu pai nos quer avisar de alguma coisa que poderá acontecer futuramente?

2) sinto-me quase sempre cansado, será que é o meu pai que me está a retirar energia para sobreviver neste plano em que ficou aprisionado? será que estou certo em relação a isso?

3) como poderei saber se estou a desenvolver algum tipo de mediunidade?




Obrigado desde já pela vossa atenção!  :)
Título: Re: algumas dúvidas sobre Espiritismo
Enviado por: Mourarego em 16 de Junho de 2011, 18:13
Chaves, não se preocupe e nem acredite no que disse a tal xamã.
ela erro feio.
Aliás,para fazer um trocadilho com seu nome, se o amigo me permite, a tal médium deu uma de Chavez... Aquele do seriado infantil :)
Quanto a desenvolver alguma mediunidade primeiro gostaria de explicar que mediunidade é termo geral, e por assim dizer, todos a possuem.
Isso quer dizer que todos podem sentir influências de Espíritos.
Porém apenas alguns possuem, além dessa característica geral, uma característica exclusiva que é a de produzir fenômenos, como escrever mediunizado ou seja psicografar.
A essa característica especial chamamos faculdades medianímicas.
Quando a detemos, a temos por completo, sem necessidade de desenvolver. Neste sentido, educa-se o médium mas não a faculdade.
Espero lhe ter ajudado.
Abraços,
Moura
Título: Re: algumas dúvidas sobre Espiritismo
Enviado por: Chaves Duarte em 16 de Junho de 2011, 18:36
Olá Moura Rego   :)

Obrigado pelo esclarecimento.


um grande abraço
Chaves Duarte
Título: Re: algumas dúvidas sobre Espiritismo
Enviado por: Paulapin em 16 de Junho de 2011, 20:06

Respondendo sua pergunta:

1) a senhora médium diz que o meu pai está muito preocupado connosco e que não consegue caminhar para a luz. Como é que ele poderá caminhar para a luz e deixar de ficar preocupado connosco? será que o meu pai nos quer avisar de alguma coisa que poderá acontecer futuramente?
Amigo, pode ser verdade ou não... pense se ele teria realmente com o que se preocupar com vocês... Muitos é verdade, ao desencarnarem, tem enormes preocupações com os que ficaram aqui, mas cada caso é um caso.

2) sinto-me quase sempre cansado, será que é o meu pai que me está a retirar energia para sobreviver neste plano em que ficou aprisionado? será que estou certo em relação a isso?
Alguns espíritos realmente podem nos sugar as energias sim (consciente ou inconscientemente), ou até mesmo, pelo simples fato de estarem ao nosso lado, nos transmitem suas sensações, se ele estiver desequilibrado, pode desequilibra-lo se você estiver suscetível

3) como poderei saber se estou a desenvolver algum tipo de mediunidade?
Amigo... mediunidade, todos nós temos, em maior ou menor grau... e nessa, sentimos as sensações dos espíritos se não aprendemos a lidar com isso.

Na minha opinião, o melhor mesmo seria você procurar um centro espírita (baseado em Kardec), fazer um tratamento (existem centros que fazem tratamentos a distância – para seu pai – mas já fazendo você, acredito que se ele realmente esta a seu lado, vai ser instruído)

Independente do que realmente esteja ocorrendo, a prece faz milagres também viu!
Título: Re: algumas dúvidas sobre Espiritismo
Enviado por: pretoriano em 16 de Junho de 2011, 20:17
Ola a todos,

Orar é uma grande ajuda nestes momentos confusos!
Título: Re: algumas dúvidas sobre Espiritismo
Enviado por: Lima_Gil em 16 de Junho de 2011, 20:35
Caro irmão Chaves:

Creio que a resposta do irmão Moura foi muito clara, precisa e concisa, porém gostaria de adicionar algumas idéias, com respeito às suas perguntas.

1) Em primeiro lugar, se o irmão está se sentindo muito cansado, convém procurar um clínico geral que talvez possa lhe encaminhar a um cardiologista ou pneumologista, pois todos sabemos que aqui na Terra, em questões de saúde física ou mental, devemos, de imediato, buscar tratamento na Medicina.

2) Se o problema é geral, afetando seu grupo familiar, como um todo, possivelmente vocês estão realmente sofrendo uma influência espiritual não benéfica, pois os Espíritos estão por toda parte e se aproximam de nós, segundo a afinidade decorrente da semelhança de gostos e inclinações. Assim, não se deve descartar essa possibilidade que, por sinal, é muito comum.

3) Nesta segunda hipótese, isto não significa que exatamente o objetivo seja causar mal como costumamos entender em uma análise rápida ou superficial. Pode ser também que Deus tenha permitido tal influência com vistas a despertar o prezado irmão e seu grupo familiar para que busquem as luzes da Doutrina Espírita, mediante o estudo dos princípios que a regem; ou que se preparem para fazer o Culto do Evangelho no lar, que não necessariamente tem que ser nos moldes Kardecistas, e sim ter por base o estudo dos valores morais ofertados á Terra pelo Cristo Jesus. Há que entender que com esta decisão tanto os encarnados quanto os desencarnados (e quem sabe o seu próprio pai) somente têm a lucrar, do ponto de vista espiritual.

4) Caso vocês optem pelo conhecimento da Doutrina dos Espíritos, é muito importante que procurem um Centro Espírita sério ou muito bem estruturado, de preferência que lhes ofereça o Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE), que constitui um Curso organizado e plenamente aprovado pela Federação Espírita Brasileira (FEB).

Deus conosco, sempre!

Um abraço fraterno do seu irmão
Gilberto
Título: Re: algumas dúvidas sobre Espiritismo
Enviado por: Sandrak em 17 de Junho de 2011, 03:19
Chaves, acredito que as respostas dadas foram bem esclarecedoras e possam ter te ajudado a entender que não se deve acreditar em tudo que se escuta de uma pessoa que transmite mensagens, etc. Em primeiro lugar, leia o seu relato. Vc chegou dizendo que estava querendo saber do seu pai. Oras, é muito fácil eu falar que tem uma presença que diz ser seu pai e que está preso aqui na terra. Quantos espíritos desencarnam e ficam por aqui? Vários! Outra coisa que me chamou a atenção e que não foi comentado ainda pelos colegas, foi a questão da cobrança(R$) para ir até sua casa fazer a limpeza. Sabemos que dentro da doutrina essa não é uma boa prática. Cobrar pela mediunidade é deixar de seguir a recomendação do Cristo “Daí de graça o que de graça recebestes”.A partir do momento que um médium passa a cobrar por isso passa a ser acompanhado tb por espíritos zombeteiros, brincalhões, que se aproveitam da fé e desespero das pessoas que procuram respostas. Então, antes de consultar um médium é bom atentar para a sua forma de trabalho e saber sobre sua idoneidade.
Se está preocupado com seu pai, faça suas preces para ele. E quanto ao mal estar na família, o evangelho no lar e assistir palestras em centro kardecista é sempre uma boa pedida.
Espero ter ajudado.

Muita paz!
Abraços.
Título: Re: algumas dúvidas sobre Espiritismo
Enviado por: Chaves Duarte em 17 de Junho de 2011, 06:59
Olá pessoal

ouvi os vossos conselhos, estou a ponderar em ir visitar um Centro Espírita aqui em Lisboa, pois eu resido em Portugal.

Penso que orar pelo meu pai irá ajudar bastante, mas tenho de 1º encontrar um certo equilíbrio espiritual, sair da cidade e ir viver para o campo, que é o que estou a pensar em fazer.

um bem haja a todos pelas palavras amigas :)


cumprimentos
Chaves Duarte
Título: Re: algumas dúvidas sobre Espiritismo
Enviado por: Paulapin em 19 de Junho de 2011, 23:26
Amigo, somente uma observação...
Equilibrio Espiritual, não esta necessariamente ligado a se refugiar em lugar tranquilo.
Claro, se gosta, é uma vontade antes desses incomodos, tudo bem, só não associe que não tem muito haver, pois para Espíritos não existem distâncias, eles vão onde estivermos.
O verdadeiro equilíbrio Espiritual é estarmos bem em qualquer canto do mundo, se for num lugar agitado, barulhento (exemplo) e vc esta em paz, quer dizer maior controle de sua parte.



Olá pessoal

ouvi os vossos conselhos, estou a ponderar em ir visitar um Centro Espírita aqui em Lisboa, pois eu resido em Portugal.

Penso que orar pelo meu pai irá ajudar bastante, mas tenho de 1º encontrar um certo equilíbrio espiritual, sair da cidade e ir viver para o campo, que é o que estou a pensar em fazer.

um bem haja a todos pelas palavras amigas :)


cumprimentos
Chaves Duarte
Título: Re: algumas dúvidas sobre Espiritismo
Enviado por: Chaves Duarte em 20 de Junho de 2011, 00:08
Amigo, somente uma observação...
Equilibrio Espiritual, não esta necessariamente ligado a se refugiar em lugar tranquilo.
Claro, se gosta, é uma vontade antes desses incomodos, tudo bem, só não associe que não tem muito haver, pois para Espíritos não existem distâncias, eles vão onde estivermos.
O verdadeiro equilíbrio Espiritual é estarmos bem em qualquer canto do mundo, se for num lugar agitado, barulhento (exemplo) e vc esta em paz, quer dizer maior controle de sua parte.

Olá amiga Paulapin :)

no meu entender, penso que a palavra "equilíbrio espiritual" poderá não ser talvez a mais correcta, mas adapta-se ao que sinto dentro de mim, cada pessoa poderá talvez interpretar de forma diferente. Será que "equilíbrio mental" encaixa mais neste contexto? ou será que poderia estar ligada à palavra "psiquiatria"... não sei... o que é que a Paulapin pensa?

Acredito que algumas pessoas possam estar bem espiritualmente em locais barulhentos, mas quanto a mim, está fora de série eheheh, só consigo mesmo estar bem em locais calmos.

cumprimentos
Título: Re: algumas dúvidas sobre Espiritismo
Enviado por: RUI FERNANDES MORGADO em 20 de Junho de 2011, 00:46
Caro Chaves!

Embora alguns amigos já me antecederam em suas orientações à você, contudo, endosso aqui
as referidas recomendações:

Procure ajuda médica para que a mesma possa diagnosticar esse seu cansaço...

Procure por uma casa espírita (Kardecista) e lá seja submetido a uma entrevista no Atendimen
to Fraterno e consequente tratamento espiritual.

O tratamento médico e a assistência espiritual se complementam!

Na próxima vez que você procurar uma "médium/xamã" que gosta de dinheiro, dê um nome de
uma pessoa de suas relações (que esteja bem viva rsrsrs) e diga que a pessoa é desencarnada e que você gostaria de saber de como ela se encontra no plano espiritual.

Você terá uma grande surpresa!  ??? ;D kkkkkk

Rui Fernandes Morgado
Santo André-SP

 
Título: Re: algumas dúvidas sobre Espiritismo
Enviado por: Paulapin em 20 de Junho de 2011, 02:27
Boa Noite amigo Chaves

Na minha opinião, acredito que mente e espírito estão juntos ou são a mesma coisa...

Gosto de tomar por base, que somos Espíritos e tudo esta interligado...a mente é do Espírito que pensa.... não vejo divisões nenhuma nisso.

Uma mente que esta doente, seja pelo que for, acredito ser essa doença do Espírito realmente, se já falam que "mente sã, corpo sã" (ou seja, o corpo é parte que reage a mente) e porque o espírito, que é o mais importante pode estar fora desse problema.

Acredito também que um desiquilibrio espíritual, pode nos afetar mentalmente e um desiquilibrio mental, nos deixar mal espiritualmente (ex.: mais apto. a influência de obssessores).

Acredito que a linha é muito tênue entre ambos...

Para mim, o melhor mesmo é cuidar de nós como um todo.

Ajuda psicológica e espiritual nesses casos acho a melhor saída...





Amigo, somente uma observação...
Equilibrio Espiritual, não esta necessariamente ligado a se refugiar em lugar tranquilo.
Claro, se gosta, é uma vontade antes desses incomodos, tudo bem, só não associe que não tem muito haver, pois para Espíritos não existem distâncias, eles vão onde estivermos.
O verdadeiro equilíbrio Espiritual é estarmos bem em qualquer canto do mundo, se for num lugar agitado, barulhento (exemplo) e vc esta em paz, quer dizer maior controle de sua parte.

Olá amiga Paulapin :)

no meu entender, penso que a palavra "equilíbrio espiritual" poderá não ser talvez a mais correcta, mas adapta-se ao que sinto dentro de mim, cada pessoa poderá talvez interpretar de forma diferente. Será que "equilíbrio mental" encaixa mais neste contexto? ou será que poderia estar ligada à palavra "psiquiatria"... não sei... o que é que a Paulapin pensa?

Acredito que algumas pessoas possam estar bem espiritualmente em locais barulhentos, mas quanto a mim, está fora de série eheheh, só consigo mesmo estar bem em locais calmos.

cumprimentos
Título: Re: algumas dúvidas sobre Espiritismo
Enviado por: Chaves Duarte em 20 de Junho de 2011, 19:07
Hey!  ;D

obrigado a todos pelos vossos pontos de vista!


cumprimentos
Miguel Chaves
Título: Re: algumas dúvidas sobre Espiritismo
Enviado por: Mourarego em 20 de Junho de 2011, 21:39
Mente é parte do corpo (organismo).
Do Espírito o pensamento que norteia a mente.
Sendo assim os dois interagem mas são coisas diversas. Uma parte de um organismo físico, e outra o todo fundamental sem o qual o homem seria apenas uma massa de carne.
Abraços,
Moura
Título: Re: algumas dúvidas sobre Espiritismo
Enviado por: Joao Paulo Soares em 21 de Junho de 2011, 02:37
Caro Chaves,

   Espero ainda ir a tempo de lhe solicitar que visite este site, com a indicação de centros espiritas de Lisboa :

  http://adeportugal.org/mambo/index.php?option=content&task=view&id=377&Itemid=68

 Em nenhum deles, lhe cobraram nada (podes deixar a carteira em casa :) ), nem vão te pedir nada, seja qual for a sua religião, ou mesmo descrente..
 Alguma dúvida, apita.. ;)

Forte Abraço,
 
Título: Re: algumas dúvidas sobre Espiritismo
Enviado por: Chaves Duarte em 21 de Junho de 2011, 13:28
Vocês são todos espectaculares, um abraço muito muito grande para vocês, meus amigos :)

João Paulo, obrigado pelo link, por acaso conheço o Centro Espírita Perdão e Caridade, eles lançaram o "Livro dos Espíritos" e as outras obras do Kardec em português (Portugal), já lá fui 1 vez numa tarde de Inverno, não me lembro bem em que ano foi, mas sei onde é, aliás, dá para ver pelo Google Maps, usando aquele bonequinho laranja para se ver as ruas em 3D.

cumprimentos a todos ^_^
Chaves Duarte