Forum Espirita

GERAL => O que é o espiritismo => Comunicabilidade dos Espíritos => Tópico iniciado por: Patr em 19 de Setembro de 2007, 00:02

Título: Será q sou médium???
Enviado por: Patr em 19 de Setembro de 2007, 00:02
Boa Noite!!!! Certo dia ouvi dizer q pessoas médiuns suam demais as mãos, gostaria de saber se vc tem algum conhecimento sobre isso. Pois eu suo demais a minha mão, ainda mais quando estou no centro ou estou falando sobre esses assuntos!!!! Obrigada!!!!
Título: Re: Será q sou médium???
Enviado por: Pedro Vieira em 19 de Setembro de 2007, 01:36
Patrícia,

A sudorese é uma reação fisiológica e, como tal, pode ter diversas causas. Há pessoas que, por características orgânicas, suam mais do que outras, sem que isso tenha qualquer relação com a mediunidade.

Entretanto observa-se em alguns médiuns, principalmente no início do desenvolvimento de sua mediunidade, alterações sensíveis de temperatura corporal (frio ou calor acentuado), em especial nas extremidades do corpo, que podem se traduzir sim em suor intenso.

Allan Kardec, com a genialidade que sempre lhe foi peculiar, sentenciou em O Livro dos Médiuns que só há uma maneira de verificar a existência de capacidade mediúnica: experimentar.

Recomendo, portanto, que estude detidamente a mediunidade, principalmente por meio de O Livro dos Espíritos e O Livro dos Médiuns (de Allan Kardec). Paralelamente busque em sua cidade um grupo espiritista de confiança, em que reine o amor, o bem querer mútuo e o comprometimento com a Doutrina Espírita e intere-se do processo para começar a freqüentar reuniões de desenvolvimento da mediunidade. Se for o caso lá você verificará se é ou não portadora de faculdade mediúnica que justifique algum trabalho nessa área.

Paz.
Título: Re: Será q sou médium???
Enviado por: Patr em 19 de Setembro de 2007, 03:04
Obrigada Pedro pela explicação!!!! Já estou estudando sobre a mediunidade num centro de confiança, agora o q preciso msm é esperar, q o tempo irá me mostrar!!! Vleu msm!!!! Um abraço!!! frequento o centro espírita amor e caridade em bauru, conhece???? www.ceac.com.br
Título: Re: Será q sou médium???
Enviado por: R.Correia em 19 de Setembro de 2007, 18:50
boas a todos, eu tambem tenho essa dúvida se sou ou não,pk desde de pekeno que vejo espiritos, mas é dificil  de explicar, pk eu não "chamo",nem "envoco" nenhum, eles simplesmente aparecem-me, durante uns tempos fiz gravações, ou como se diz em ingles, evp e gravei muitas vozes de espiritos, desde de olás, a vai-te embora, entre outras coisas menos amigáveis.E pronto continuo na duvida se sou medium ou não, mas se for gostava de desenvolver, pk isto de viver na dúvida é um bocado complicado,já agora gostaria de esclarecer uma dúvida, um médium não consegue ver se outra pessoa é medium também?obrigado e cumprimentos a todos.
Bem haja. ;)
Título: Re: Será q sou médium???
Enviado por: Vitor Santos em 19 de Setembro de 2007, 19:53
Olá

Eu não sou médium ostensivo, mas conheço quem o seja. Médiuns somos todos, mas nem todos temos a dose suficiente de sensibilidade para utilizar a mediunidade de forma útil.

Estou neste momento a tentar compilar experiências de médiuns já formados, para ajudar uma pessoa que está ainda com algumas dúvidas.  Não se trata de provar ás pessoas que são médiuns, mas a despistar outros fenómenos que nada têm a haver com a mediunidade , pois não consegui encontrar nem junto das pessoas nem na literatura espirita nada que aborde este assunto de forma suficientemente profunda. Quanto a mim os livros da codificação e outros artigos que tenho lido são suficientes do ponto de vista teórico, mas insuficientes do ponto de vista prático. Talvez alguém possa ajudar, indicando alguma literatura que aborde este tema, do modo como pretendo ver abordado.     

Algumas pessoas assustam-se muito e chegam a pensar que estão a ficar loucas, se ninguém os ajudar a perceber que o que se passa com elas não é uma doença, mas um 6º sentido.

Pode ser que encontre um Centro Espirita onde possa ser atendido e esclarecido. Não me parece muito fácil obter essa resposta de forma imediata, mas, pelo menos, poderão informá-lo se o que se passa consigo se enquadra nos fenómenos paranormais ou não. Pelos relatos que tenho ouvido, há alguma resistência a dar estas respostas, de inicio, em alguns Centros Espiritas. Se encontrar um Centro assim, não desmoralize, procure outro. Vai encontrar alguém que o ajude.

Se eu participasse na gestão de um Centro Espirita, a continuar a pensar como penso hoje, não ficaria satisfeito se não conseguisse ajudar quem me procurasse a pedir este tipo de esclarecimento. Se o Centro Espirita não ajuda nas questões espirituais, quem mais pode ajudar? A quem é que as pessoas se devem dirigir?

bem haja
Vitor santos
Título: Re: Será q sou médium???
Enviado por: Pedro Vieira em 19 de Setembro de 2007, 20:10
Correia,

Sim, segundo Allan Kardec em O Livro dos Médiuns, Parte II, Capítulo XVII, item 205: "Para se evitarem tentativas inúteis, pode consultar-se, por outro médium, um Espírito sério e adiantado."

Isso, porém, é feito com restrições, já que, no mesmo capítulo, no item 200, ele assevera: "Só existe um meio de se lhe comprovar a existência. É experimentar."

Isso significa que pode-se ter uma indicação por um outro Espírito e outro médium, mas ela só será efetivamente conclusiva depois da experimentação.

Isso traz alguns inconvenientes como, por exemplo, achar um médium maleável suficiente para trabalhar com receituário (perguntas/respostas), já que hoje em dia a maior parte dos médiuns é destreinada nesse tipo de serviço, mais afeita à recepção "unidirecional" de mensagens.

Resta também verificar se o Espírito que responde é "sério e adiantado" e o médium idem, ou seja, a idoneidade moral e conhecimento espírita do grupo no qual se pergunta.

Ou seja, pode-se, mas não é simples.

Persevere.

Paz.
Título: Re: Será q sou médium???
Enviado por: Patr em 19 de Setembro de 2007, 20:30
R.Correria,

Boa tarde!!! Pelo  pouco conhecimento q tenho a única dica q posso lhe dar é de procurar uma casa espírita de confiança para que possa estudar e se conhecer melhor e ver se é ou naum médium, pois é isso que eu estou fazendo!!!! Fique na paz, que Deus te ilumine!!!!
Título: Re: Será q sou médium???
Enviado por: SB em 19 de Setembro de 2007, 22:22
Amigo Correia,

Quando me dizem o que acaba de dizer, nao poderei dizer o mesmo que o Vitor Santos "Médiuns somos todos, mas nem todos temos a dose suficiente de sensibilidade para utilizar a mediunidade de forma útil."


Somos todos de facto mas....

Primeiro, a verificar-se que o RCorreia ouve realmente as vozes a qq momento, e isto nao estou a dizer que nao ouve, mas a certificar-me de facto acontecendo dessa forma, diria que é medium expontaneo.

Segundo, nada é uma questão de dose na sensibilidade, porque tb todos a temos, mas uma questão de educação dessa mediunidade, assim a sensibilidade ser inerente a propria mediunidade.

Terceiro, e mencionando um pouco ainda o Vitor Santos, nao existem questões fenomenais a comparar com a mediunidade.

A mediunidade é inerente a cada um e organicamente.

A ostensividade ser mais forte nuns nao quer dizer que aquele que nada "sente" o nao ostensivo, nao o seja e nao possa praticar a sua propria mediunidade.

A mediunidade nao quer dizer grandes feitos, mas usar toda e qualquer ferramenta á sua mão, para o bem da humanidade, nada mais do que isto.

Sermos doceis ao ajudarmos um invalido, por exemplo, estamos no percorrer na nossa mediundade, da nossa sensibilidade, em sermos uteis.

No entanto, levando as coisas para o medium ostensivo deve esclarecer-se, isto é, educar-se para se conhecer melhor, e assim saber canalizar da melhor forma as "habilidades" ou ferramentas que a ostensividade lhe capacita.


O facto de um medium como o RCorreia, que ouve vozes, alem de poder dizer ser expontaneo isto pq sem educação a acção dos espiritos tomam a posição de comandar e aparecem quando querem, poderia dizer que é medium auditivo...mas tenho a certeza que entre outras coisas, mais capacidades poderá ter...

Isto apenas para lhe suscitar maior interesse em se conhecer e conhecer mais a Doutrina, pq acabamos sempre por conhecer algo que sempre nos pertenceu e até ai, nao davamos por isso.

Quanto á pergunta se qq medium pode perceber se outro é medium.
Não, depende da sensibilidade mediunica de cada um.

Abraços
Título: Re: Será q sou médium???
Enviado por: Gigii em 19 de Setembro de 2007, 23:41
Boa noite a todos

Odilon Fernandes (espero estar correcta quanto ao nome do autor pois já li há mt tempo), no livro "Todos nós somos mediuns", compara a mediunidade á capacidade reprodutora do homem: todos temos essa capacidade, no entanto alguns não nascem férteis.

Na minha opinião, O Livro dos Médiuns é, sem dúvida, o 1º manual sobre a educação mediunica. Mas André Luis deu-nos muitas informações complementares do foro prático.
Kardec no LM debruçou-se na compilação das caracteristicas/tipos de mediunidade por ele estudadas, apresentadas na época.
Com a exprimentação ao longo das décadas seguintes, podemos constatar que não podemos afirmar que "este médium" é do tipo falante, por exemplo, porque na verdade, a mediunidade pode-se apresentar de várias formas numa mesma pessoa. Também podemos observar que nenhum médium apreende o mundo espiritual da mesma maneira: por exemplo, se 3 mediuns que vêem espiritos estiverem na mesma sala, e de repente o espirito de uma moça jovem se mostra, os 3 irão ve-la, provavelmente de formas diferentes - uma apenas um vulto branco, outro um rosto luminoso, outro a jovem, etc) - e o mesmo acontece com todos os tipos de mediunidade.

Por isso poderemos dizer que a própria mediunidade está sujeita a uma evolução, que  está na proporção da evolução do homem, dos espiritos. Cada vez mais encontramos mediuns intuitivos e menos de efeitos fisicos; são mais conscientes e menos inconscientes.
Alguns dirigentes dos centros acham isso preocupante, e não raro escutamos: "Já não há mediuns como d'antes"!
Isto porque existe o real desconhecimento da utilidade mediunica.

Confesso, que é com tristeza que oiço alguns médiuns que colaboram na casa espirita afirmar que "para eles é uma prova, um sofrimento, a mediunidade". E penso que essa ideia foi alimentada para "segurar" os mediuns no serviço/atendimento nos centros. A isso associa-se uma enormeeeee falta de estudo, e pouca vontade de entender e compreender a vida espiritual.
Quando um jovem me procura e fala: "mas eu vejo seres assustadores; eu não quero ver nada; eu não quero ser medium", eu costumo dizer: "já te imaginaste, a ter que fazer uma prova de filosofia, para a qual estudaste em casa, e durante a prova "escutares" um dos teus amigos, auxiliando-te nas ideias, sugerindo-te reflexões? Ou estares num momento de solidão, em que urge tomar decisões, e na tranquilidade do teu lar, ouvires o conselho do teu guia que te quer bem?"

A mediunidade deve ser sentida como uma MISSÃO!Essa é a minha opinião.
Parafraseando a Drª Marlene Nobre, ela é um sentido, um sentido a mais, como a visão, a audição, etc.

Quanto a sermos mediuns ou não, a resposta vem com o tempo.
Concordo com quem afirmou que nos centros espiritas não encontramos mediuns disponiveis para dialogar sobre o assunto. Absolutamente verdade.
Quando começamos a colaborar no centro onde estou no momento, eu procurei informar-me mais junto dos mediuns sobre as experiencias:
. o que sentiam
. tipos de sensações fisicas
. estudo que faziam
. comunicações
mas dei com uma porta fechada, pois é dificil falar abertamente.
Mas já noutros locais tive a mesma experiencia.
Ora eu gosto de falar sobre isso, porque tal como o companheiro que colocou a questão, nós sempre gostamos se ter certezas : será que sou? será que preciso de ir ao oculista? :D Será que alguém me tocou? ::) Enfim...

Como eu tive a certeza...? Estudando e falando com outras pessoas pelo mundo fora que andam nessas incertezas! Aí sim, na troca de experiencias nós percebemos : epá, afinal...o que sinto é real!  ;)

Espero ter ajudado

Um grande abraço
Gi
Título: Re: Será q sou médium???
Enviado por: SB em 19 de Setembro de 2007, 23:56

Como eu tive a certeza...? Estudando e falando com outras pessoas pelo mundo fora que andam nessas incertezas! Aí sim, na troca de experiencias nós percebemos : epá, afinal...o que sinto é real!  ;)



Concordo em absoluto, ja somos duas  ;) pois que sempre seremos uns auto-didatas, no conhecimento de nos proprios.

Alem que concordo que a mediunidade em nada tem de sofrimento.

Por isso ser tao importante o esclarecimento.

beijo
Título: Re: Será q sou médium???
Enviado por: FENet em 20 de Setembro de 2007, 08:27
olá :)

Um médium é aquele que é intermediário entre o mundo físico e o mundo dos espíritos.

Algumas situações que podem ajudar a identificar que a pessoa é médium:
-sensação de que está alguém perto, mas não vê ninguém
-Sensações boas ou más repentinas para as quais não existem motivos
-alterações de humor / estado de espírito repentinas
-vontade de escrever algo que não sabemos o que vai sair
-visão de uma pessoa (espírito) de uma forma difusa, névoa ou tipo como um reflexo. Esta visão é 360º pois é vista com a mente e não com os olhos (salvo materializações). Ou a pessoa pode estar por exemplo no quarto e estar a "ver" o espírito na sala.
-ouvir na mente vozes, conversas, conselhos, etc
-.....

No entanto, como já foi dito, é um processo de conhecimento interior que cabe a cada um fazê-lo. Não há ninguém melhor que a própria pessoa para o perceber.

Existe um estudo específico para o efeito: Reunião de Estudo e Educação Mediúnica, que muitos centros espíritas ministram.

É importante estudar a Codificação completa, e como disseram o Livro dos Médiuns aprofunda este assunto.

Quem tiver oportunidade de ir falando com pessoas mais experientes, é uma outra fonte de aprendizagem interessante.

Realmente, cada vez mais, os fenómenos de efeitos físicos são menores e de efeitos inteligentes maiores, e faz todo o sentido pois mesmo depois de ver quem não quiser acreditar irá continuar na dúvida. É uma evolução.

Ao primeiro exame, duas categorias se desenham muito nitidamente: os médiuns de efeitos físicos e os médiuns de efeitos inteligentes" - (Allan Kardec, no seu Estudo sobre os médiuns, publicado na Revista Espírita, número de março de 1859).

Existe uma colecção de livros intitulada de "Projecto Philomeno de Miranda" suplementar ao livro dos médiuns (ler depois do LM) Neste caso os 3 primeiros. http://www.mansaodocaminho.com.br/projetomanoel/livros/livros.htm


Para os médiuns menos ostensivos é mais difícil saber se o que aconteceu foi mediúnico ou não, se foi mais ou menos anímico (da própria alma), mas à medida que a pessoa vai aprendendo e se educando vai tendo mais consciência.
Título: Re: Será q sou médium???
Enviado por: Patr em 20 de Setembro de 2007, 14:43
Estou aprendendo muito com os esclarecimentos!!!!! Obrigada, continuem mandando!!!!
Título: Re: Será q sou médium???
Enviado por: Patr em 21 de Setembro de 2007, 03:52
Boa noite a todos!!!!!
Ás vezes acho q estou ficando louca com os meus pensamentos!!!! Como faço pra distinguir uma msg real de algum espirito, de pensamentos meus mesmo, as vezes eu penso: naum é, naum pode ser, eu naum sou taum evoluída atal ponto disso, sabe dúvido de mim msma. Estou muito confusa, muitttooooo!!!!
Título: Re: Será q sou médium???
Enviado por: Patr em 21 de Setembro de 2007, 04:01
Como saberei se sou ou naum médium??? Eu sinto q preciso ajudar uma pessoa muito próxima, preciso fazer alguma coisa, mas naum sei o que, sei que consigo ajudar, mas naum sei se é a hr e nem o q fazer.....me cobro muito por isso!!!!Hj recebi uma msgm, onde a pessoa disse q eu estou atropelando as coisas e por isso q naum consigo saber qual é o meu dom, q tenho, mais ainda naum sei qual é.....o posso fazer pra saber qual é esse dom, preciso descobrir pra ajudar essa pessoa querida...... tenho pressa, pode naum dar tempo.....eu preciso ajudar!!!!!
Título: Re: Será q sou médium???
Enviado por: SB em 21 de Setembro de 2007, 10:51
Lamento Patricia, mas o conhecimento de nós mesmos, chega a ser uma vida inteira. Por isso a pressa aqui nao tem peso.

Para percebemos o que se passa conosoco, precisamos de nos conhecer, esclarecer, ajudarmo-nos a nós mesmos, só depois e eventualmente poder ajudar os outros.

Nada se processa nem com rapidez, nem sem o equilibrio racional e emocional.

Alem de que, o equilibrio é dificil de se conseguir, muito pior é de mante-lo, assim, tente conhecer-se mais para poder trabalhar neste sentido, depois sim, poderá ajudar sem problemas.

Acredite no que sente humildemente!
Estude a Doutrina nos Livros de Allan Kardec e algumas duvidas casuais, lhe serão cessadas.
Por vezes nao interessa muito se o pensamento é nosso ou nao, desde que sejam de boa conduta, apenas deve refutar o que vai de encontro a maus pensamentos ou que levem a atitudes menos boas.

Bem sei que nao era este o tipo de resposta que queria "ouvir", mas sem se ajudar a si, nao conseguirá ajudar ninguem.

Abraços.
Mta Paz!


Título: Re: Será q sou médium???
Enviado por: Patr em 21 de Setembro de 2007, 15:59
Bom dia Susana!!!

Vc me deu a resposta certa, realmente foi a q eu naum gostaria de ouvir, mas a correta, realmente, preciso me fortalecer, me conhecer melhor, prapoder ajudar, acho q com essa minha sede, venho atrapalhando na minha evolução, vou me equilibrar, eu preciso!!!! Obrigada pelo conselho!!!
Só uma coisa, ontem recebi uma mensagem através de uma amiga muito próxima, estávamos no centro, vindo embora já, ela me deu vários conselhos bons, bem próximo dos q vc me deu, eu acho q foi o meu avô, q ja desencarnou a 10 anos, os olhos dela ficaram cinzas, foi incrível, como posso ter certeza q é  o meu avô????
Título: Re: Será q sou médium???
Enviado por: SB em 21 de Setembro de 2007, 16:04
Pode ser ou nao ser, importa, que foram bons conselhos.

Quem nos quer bem, sempre influirá ao bem!

Sempre que queira que seus familiares a sintam ou senti-los, basta ter bons pensamentos e bons sentimentos para com eles...eles a sentirão e agradecerão, é tao simples e tao bom para eles e para nós  ;)

Mta paz
Título: Re: Será q sou médium???
Enviado por: Victor Passos em 21 de Setembro de 2007, 18:19
Ola Meus amigos
muita paz e harmonia

      Realmente muitas das respostas dadas aqui pelos irmãos , preencheram e bem a duvida do nossos amigos, se é que ela existe!
      Todos temos mediunidade, porém ela esta mais caracterizada nuns que noutros irmãos. Nuns é ostensiva noutros não.
        A mediunidade não valor equacionável, ou seja ela não é melhor neste que naquele irmão, porque a catolização das faculdades é difícil de se contabilizar.
        As capacidades mais ou menos acentuadas dependem sempre da individualidade, a performance no aspecto educativo como Susana disse é que é extremamente importante.
       E essa educação mediunica começa em nós.Mudando moralmente , estudando e assimilando os conhecimentos necessários para estar à altura da dádiva,, sim porque quem pensa nela como dor , está enganado.
         Os Centros Espíritas melhor que nós a titulo individual, tem meios para avaliar a capacidade mediunica de cada irmão, por isso entendo que o caminho a seguir para estes irmãos é realmente ir a um Centro Espirita, colocar uma ficha, ter Ajuda-Fraterna, e ser encaminhado, para a ajuda das suas necessidades.
        Porque  essa necessidade é do próprio e ele mesmo ,nem que seja por animismo , irá ao encontro de suas respostas.
        O importante é prevenir, logo o estudo serio,e acompanhamento do Centro é base essencial, para reconhecimento das suas capacidades, até porque como também já devem saber, existem irmãos que tem afinidade com determinada faculdade e depois acabam por exercer outra.

Muita paz e harmonia

Victor Passos

       

     
Título: Re: Será q sou médium???
Enviado por: Gigii em 23 de Setembro de 2007, 15:34
Como saberei se sou ou naum médium???

Querida Patricia

Tenho uma amiga, com mais de 50 anos, que vê espiritos desde criança, que já escreveu livros ditados por espiritos amigos, que ainda hoje se debate com questões interiores: "será que fui eu que escrevi isto ou foi um espirito amigo?"
E quando lhe perguntei (porque a sua experiência era de muitas décadas, ao serviço da mediunidade)como eu saberei se as vozes que escuto na minha cabeça eram de espiritos ou da minha consciência, ela respondeu: "não sei como poderás sabe-lo, porque eu também tenho essas dúvidas muitas vezes".

Concordo em absoluto com a Susana, pois foi o que aprendi com a experiência: não tem realmente importãncia se a opinião é sua ou de algum espirito familiar, interessa é se a mensagem auxília alguém.
Repare Patricia, os espiritos são pessoas como nós: eles imitem opiniões, eles não são donos da verdade.
Allan Kardec quantas vezes colocou de lado mensagens de espiritos, que apesar das vivências terrestres com titulos ilustres, não tinham nada de interessante para a aprendizagem comum.

Se você sente que pode ajudar alguém, simplesmente ajude. Mesmo que pressinta que "outro" lhe suprou algo ao ouvido. Não precisa de dizer a quem ajuda que foi um espirito, entende?

Um grande abraço
Gi
Título: Re: Será q sou médium???
Enviado por: sarm em 28 de Setembro de 2007, 23:26
Olá. "Cheguei" à pouco, mas tem-me ajudado bastante aquilo que aqui tenho aprendido.

Grata
Título: Re: Será q sou médium???
Enviado por: Vitor Santos em 29 de Setembro de 2007, 14:50
Olá Sarm

Bem vinda amiga

Se por aqui for ficando, também você poderá contribuir com os seus conhecimentos, seja de espiritismo, seja de experiência de vida. Todos temos muito a aprender uns com os outros, graças a Deus.

Quem tem consciência da complexidade do universo, obra da inteligência Suprema do Criador e também das nossas limitações humanas, que ainda são muitas, sabe que o filosofo da antiguidade tinha razão ao dizer:

- "Só sei que nada sei."

bem haja
Vitor Santos
Título: Re: Será q sou médium???
Enviado por: sarm em 30 de Setembro de 2007, 12:12
Obrigada! Pela simpatia.

Espero aqui aprender mais do que ensinar, pois na realidade nem eu sei muito bem lidar com os fenómenos que me acontecem por diversas vezes. E encontrar este forúm de partilha foi uma verdadeira benção. Apesar de já ter falado e ter feito uma formação com um psicoterapeuta sobre o tema "Protecção Psíquica/espíritual" que, por acaso presenciou, ele e o grupo (sem querer) aquilo que me acontece. Fiquei envergonhadissíma, pois sempre que me acontece não sei controlá-lo. Por vezes isolo-me, não tenho vontade de sair à rua, pois é lá que me sinto mais exposta, é lá que deixo de me sentir bem. Adorava sair à rua numa bolha, numa imensa bolha que me protegesse destes "ataques", que sinto quando por vezes ao pé de pessoas que muitas das vezes nem conheço. Por isso recorri a esta formação, para que arranjasse explicações lógicas e físicas para aquilo que desde sempre me aconteceu, mas que com a idade sinto que está a "piorar". (tenho portanto 30 anos agora).

O terapeuta disse-me que o que eu tinha era um dom e que esse dom poderia ajudar e que a partir do momento em que eu tivesse essa consciência, a minha vida deixaria de ser um sofrimento e passaria a ter um sentido real. Mas isso não cabe na minha cabeça, quem sou para ajudar seja quem for. Para mim, ter um dom é algo que na minha cabeça não entra, pois isto áo longo do tempo só me tem trazido sofrimento. Sofrimente este que quando me acontecem estes ataques, sinto não serem meus, pois no melhor que estou...isto acontece. É para mim tão difícil falar nisto, pois não sei se me estão a entender. Sempre fui como S. Tomé, ver para crer e aquilo que me acontece, como não tem uma razão palpável, sinto-me infeiror, porque não sou normal, penso eu por vezes. Por exemplo: Vou jantar com o meu marido e amigos e de um momento ao outro, deixo de estar bem, começo a abrir a boca, a arrotar, com uma ataque de dor física, um sofrimento atroz, sem palavras, pois há momentos que depois se esfumam da minha cabeça, como se algo se apoderasse de mim e dos meus sentimentos, sinto por vezes (mas nem sempre) a minha cara a transformar-se e o meu corpo a ficar com dormências, não sei se será o melhor termo, pois a boca parece que começa a ficar maior, os olhos, as bochechas, quando depois não destao num choro compulsivo, com dores horrorosas, choro, grito..tudo, tudo muito estranho! E por vezes vêm-me imagens à cabeça quando estou nestes "ataques", mas nem sempre.. Quando isto passa, fico sem força, sem estímulo, sem nada. Nesse dia já pouco consigo fazer, apetece-me é cama. Mas porquê??

Não sei se há possibilidade de falar com alguém sobre o assunto, por msn ou não, pois por palavras por vezes tenho dificuldade em explicar. É algo que não se explica e se sente! Acredito que por aqui haja muitos amigos a quem o mesmo aconteça, pelo que tenho percebido pelos testemunhos que li e reli.

Desde sempre que coisas deste género me acontecem, a minha mãe, sempre tentou arranjar explicações para tal, pois ela tb sente coisas deste género, mas nunca assim com esta intensidade, como tal entende-me.

Sinto vergonha, pois isto pode acontecer-me, como já aconteceu ao pé de pessoas que pouco conheço e o meu marido, coitado, como já está habituado e sabe o que se passa. Desculpa-se dizendo que me parou a digestão, que estou mal disposta.

Nessa formação aprendi a fazer uma protecção, a tentar isolar-me espíritualmente de ataques exteriores. Mas nem sempre resulta, pois quando dou por mim, já está a acontecer. Inclusivé no fim da formação aconteceu e este "ataque" foi direccionado a alguém da formação, pois essa pessoa ficou grata por aquilo que aconteceu. Sem eu saber muito bem o que foi! Mas o que é certo é que para "ela" fez algum sentido.

Gostaria então de aqui aprender, saber aquilo que poderei aprender sobre o assunto. Já percebi que alguns sinais me são enviados, sinais esses que são físicos e palpáveis.

Encontrei em tempos no chão, na rua uma iamegm, que vim depois a estudar e a saber que era o Arcanjo S. Miguel. Após isso, encontrei um crucifixo lindo, muito antigo, mas que uso sempre junto ao peito e que "li" esta mensagem como se fosse uma protecção que "alguém" me enviasse para eu usar sempre. Somo tal, cá anda junto a mim.

Obrigada pelo vosso tempo ajuda.

Sónia

Título: Re: Será q sou médium???
Enviado por: Vitor Santos em 30 de Setembro de 2007, 18:49
Olá Sarm

Não tem nada a agradecer amiga.

Eu não tenho directamente esses problemas de que fala, mas conheço-os bem, porque já afectaram pessoas proximas de mim. Todos somos médiuns, mas nem todos conseguimos aproveitar a mediunidade para ajudar as outras pessoas através do exercicio de actividades em que seja usada directamente esta faculdade do ser humano.

A mediunidade não é uma doença. Não há razão para se sentir anormal. São inumeras as pessoas com problemas semelhantes aos seus. De qualquer modo, aqui no fórum, não podemos ajudá-la a confirmar se se trata do desabrochar do 6º sentido e/ou de outro(s) problema(s) espiritua(is) ou de outra natureza. Não se trata de má vontade, mas de não ser o local adequado para resolver o seu problema. Apenas podemos encaminhá-la para um local onde a possam ajudar.

O que poderá ajudá-la é a ida e o atendimento num Centro Espirita. Lá saberão decerto aconselhá-la da melhor forma. Vão tentar ajudá-la do ponto vista espiritual, dependendo muito de si a eficácia da ajuda. Ninguém pode ser ajudado se não se esforçar também no mesmo sentido. Deve levar isso em mente. A ida ao Centro Espirita nunca é uma perda de tempo, pois é bom para toda a gente sem excepção. Mas não se admire se a aconselharem a ir paralelamente a um médico. Os trabalhadores das casas espiritas, em regra, não são médicos nem querem ser. Para além disso a nossa saude fisica e espiritual estão ligadas. As causas espirituais podem levar a doenças fisicas e estas podem contribuir para agravar os problemas espirituais.
 
As pessoas que estão no Centro Espirita são pessoas normais, com as suas imperfeições, como todos nós. Não leve uma expectativa demasiado alta em relação às pessoas. De qualquer modo os trabalhadores dos Centros Espiritas exercem a sua actividade de forma gratuita e ainda pagam as suas quotas, para ajudar a sustentar o Centro. Ou seja: ainda pagam para ajudar. Por isso, mesmo que não simpatizemos à partida com um trabalhador do Centro Espirita, devemos lembrar-nos sempre que esses trabalhadores que estão ali a atender-nos, podiam estar a descansar ou a trabalhar em algo que fosse do seu interesse em termos financeiros, mas optaram por estar ali ao serviço das outras pessoas conforme a vontade de Deus. Para além disso nós só vamos conhecendo as pessoas com o tempo. Aquela pessoa com quem aparentemente não simpatizamos, por vezes pode até tornar-se a pessoa com simpatizamos mais. De qualquer modo quem não se afiniza com um Centro Espirita pode sempre procurar outro. Não há drama nenhum nisso.

Também é preciso compreender que há uma equipa invisivel importantissima que está no Centro Espirita. Há os Bons Espiritos desencarnados que lá trabalham também. Eles são mais importantes que os trabalhadores que nos recebem, pois têm mais facilidade do que os primeiros para saber o que se passa connosco e podem ajudar-nos com mais facilidade e liberdade. O que motiva os bons espiritos é o amor. Eles já estão num plano de evolução em que o amor pelos outros irmãos é a regra. Aqui na terra nem sempre é a nossa regra, como sabe (infelizmente).

Continua...
Título: Re: Será q sou médium???
Enviado por: Vitor Santos em 30 de Setembro de 2007, 18:50
...Continuação

Por outro lado, muitos dos nossos irmãos desencarnados que andam sempre junto de todos nós, estão desiquilibrados (são pessoas como nós que desencarnaram, algumas aflitas por este ou por aquele motivo, nao sendo necessariamente pessoas más), também vão connosco ao Centro Espirita e também são esclarecidos sobre a situação deles. Isso pode ajudá-los e ajudar as pessoas que eles (muitas vezes sem crer) perturbam. Não veja as entidades desencarnadas como uma coisa negativa e horrivel. Alguns filmes de terror aproveitam o medo do desconhecido para nos impressionar e dão-nos, muitas vezes, uma ideia muito errada do mundo espiritual.

Ir ao Centro Espirita não serve para substituir a ida ao médico, de forma nenhuma. Isso é uma ideia que nem nos deve passar pela cabeça, mas que também pode fazer muito bem à sua saude, não duvide.

É normal as pessoas que têm mais sensibilidade mediunica terem problemas. Não por causa do desenvolvimento do 6º sentido, pois isso é uma dádiva de Deus que só pode fazer bem, mas pelo facto de a pessoa não saber lidar com ela. No Centro Espirita pode encontrar pessoas que a compreendem e que a ajudam a estudar e compreender o que se passa consigo para que você se possa ajudar também a si mesma.

Não leve aquilo que eu escrevi como uma lição, porque não o é, de maneira nenhuma. É apenas a minha forma limitada e modesta de ver a vida. Uma opinião pessoal. O meu objectivo não é dar lições nem receitas, nem me sinto á vontade para isso, mas partilhar a minha forma de ver e sentir as coisas com as outras pessoas. O que interessa é que cada um veja e sinta as coisas por si mesmo e que cada um pense com a sua cabeça sobre o caminho que pretende seguir. Como diz o povo (é mais ou menos assim): "ouve com atenção todos os conselhos, pondera com cuidado, mas depois segue o teu conselho". 

Aproveito para agradecer às pessoas que me têm vindo a ensinar aquilo que escrevi.  Espero ter entendido e transmitido bem esses ensinamentos.

bem haja
Vitor Santos
Título: Re: Será q sou médium???
Enviado por: sarm em 30 de Setembro de 2007, 21:13
Obrigada, caro Vitor.

Muito boa a explicação e claro que entendo tudo aquilo que disse.

Vou tentar procurar a ajuda necessaria.

Título: Re: Será q sou médium???
Enviado por: Himmelslicht em 14 de Janeiro de 2008, 14:22
Aprendi muito com o depoimento de todos aqui! Simplesmente adorei este tópico!
Eu, há algum tempo - falando de 2, 3 anos - comecei a suar muito das mãos, mesmo com as mãos frias.
Entre os outros sintomas, sinto principalmente estes:
- Escrever coisas que parecem que não fui eu, que muitas vezes vão contra as minhas ideias;
- Mudar de humor repentinamente (vejamos que não é nos dias de período fértil, acho que as mulheres devem ter isso em conta);
- Às vezes chorar sem motivo;
- Sentir a presença de alguém, e muitas vezes, calafrios;
- Etc...
Mas ver, ouvir e comunicar com espíritos são coisas que nunca consegui.
Eu realmente gostaria de saber se é possível apurar a mediunidade.

Um dia desses acho que vou ao Centro Espírita de Chaves ou de Mirandela, e poderá ajudar-me bastante, quem sabe.
Quero muito aprender tudo o que se relaciona com espiritismo e contribuir para um mundo melhor!  :D

Abraços.
Título: Re: Será q sou médium???
Enviado por: aruanda em 14 de Janeiro de 2008, 14:47
Himmelslicht , por experiência própria eu acredito que  a mediunidade só se "apura" de duas formas simultâneas:

1- conseguirmos estudar e compreender não só o espiritismo (neste caso que somos espiritas) como também tentarmos perceber como funciona  a psicologia do ser humano. é muito importante percebermos e aceitarmos as diferenças mas, acima de tudo compreender.

2- tentar dia a dia, para não dizer hora  a hora estar atentos para os nossos comportamentos e fazermos os posiiveis por sermos cada vez melhores em todos os aspectos.


Um bom médium não é o que "incorpora" muitas vezes mas, o que faz um esforço para se melhorar moralmente..isso é que o torna evoluido e com sintonia para se ligar ao plano espiritual , e ,assim conseguir ajudar e ajudar-se de forma correcta.

Ninguém pode dar o que não possui.
Espero ter-me feito entender.

Abraços
Título: Re: Será q sou médium???
Enviado por: Himmelslicht em 14 de Janeiro de 2008, 14:54
Himmelslicht , por experiência própria eu acredito que  a mediunidade só se "apura" de duas formas simultâneas:

1- conseguirmos estudar e compreender não só o espiritismo (neste caso que somos espiritas) como também tentarmos perceber como funciona  a psicologia do ser humano. é muito importante percebermos e aceitarmos as diferenças mas, acima de tudo compreender.

2- tentar dia a dia, para não dizer hora  a hora estar atentos para os nossos comportamentos e fazermos os posiiveis por sermos cada vez melhores em todos os aspectos.


Um bom médium não é o que "incorpora" muitas vezes mas, o que faz um esforço para se melhorar moralmente..isso é que o torna evoluido e com sintonia para se ligar ao plano espiritual , e ,assim conseguir ajudar e ajudar-se de forma correcta.

Ninguém pode dar o que não possui.
Espero ter-me feito entender.

Abraços

Entendi perfeitamente!
Muito obrigada  ;)

Eu já estudei psicologia durante muito tempo, tudo o que tinha a ver com a mesma, e foi assim que descobri o espiritismo.
Eu controlo bastante as minhas atitudes. Às vezes dá-nos a sensação de querermos cometer uma má atitude ou outra, mas há que resistir, se quisermos transformar o mundo em que vivemos.
Acredito que a humanidade mudará para melhor no presente século.
Acho que há uma necessidade de pararem de olhar para fora e olhar para dentro de si mesmos, onde há enigmas e segredos que nem o próprio desconfia  :)

Abraços.
Título: Re: Será q sou médium???
Enviado por: aruanda em 14 de Janeiro de 2008, 16:07
Citar
Acredito que a humanidade mudará para melhor no presente século.
Acho que há uma necessidade de pararem de olhar para fora e olhar para dentro de si mesmos, onde há enigmas e segredos que nem o próprio desconfia
 

eu também acredito na mudança para melhor.

Eu concordo que há enigmas dentro de nós mas, não penso que seja por isso que as pessoas não olham para dentro de si...não olham porque têm medo do que vão descobrir e, principalmente das mudanças que vão ter que fazer e, depois já não podem dar a desculpa que "não sabiam"
quando não se quer assumir o que se é, vive-se no "faz de conta"
Por isso costumo dizer que quem não aprende pelo amor...aprende pela dor.

Abraços
Título: Re: Será q sou médium???
Enviado por: Himmelslicht em 14 de Janeiro de 2008, 16:19
Citar
Acredito que a humanidade mudará para melhor no presente século.
Acho que há uma necessidade de pararem de olhar para fora e olhar para dentro de si mesmos, onde há enigmas e segredos que nem o próprio desconfia
 

eu também acredito na mudança para melhor.

Eu concordo que há enigmas dentro de nós mas, não penso que seja por isso que as pessoas não olham para dentro de si...não olham porque têm medo do que vão descobrir e, principalmente das mudanças que vão ter que fazer e, depois já não podem dar a desculpa que "não sabiam"
quando não se quer assumir o que se é, vive-se no "faz de conta"
Por isso costumo dizer que quem não aprende pelo amor...aprende pela dor.

Abraços

Também!

Muitas pessoas preferem se distrair com outras coisas. Vejamos que raramente as pessoas gostam de estar sem fazer nada.
Porque, ao fazermos o "nada", acabamos por mergulhar nos nossos pensamentos que nos levam a ir de encontro com certas coisas que fizemos/dissemos/presenciamos e as quais que nos fazem embaraçar.
A verdade por vezes chega a ser muito dura. Mas enfrentá-la é a única opção...

Abraços.
Título: Re: Será q sou médium???
Enviado por: SB em 14 de Janeiro de 2008, 16:51
Aprendi muito com o depoimento de todos aqui! Simplesmente adorei este tópico!
Eu, há algum tempo - falando de 2, 3 anos - comecei a suar muito das mãos, mesmo com as mãos frias.
Entre os outros sintomas, sinto principalmente estes:
- Escrever coisas que parecem que não fui eu, que muitas vezes vão contra as minhas ideias;
- Mudar de humor repentinamente (vejamos que não é nos dias de período fértil, acho que as mulheres devem ter isso em conta);
- Às vezes chorar sem motivo;
- Sentir a presença de alguém, e muitas vezes, calafrios;
- Etc...
Mas ver, ouvir e comunicar com espíritos são coisas que nunca consegui.
Eu realmente gostaria de saber se é possível apurar a mediunidade.

Um dia desses acho que vou ao Centro Espírita de Chaves ou de Mirandela, e poderá ajudar-me bastante, quem sabe.
Quero muito aprender tudo o que se relaciona com espiritismo e contribuir para um mundo melhor!  :D

Abraços.

Iris,

Apurar a mediunidade nada mais é do que, conhecermo-nos a nos mesmos!

Posso lhe dizer que existem pessoas que ate descobrirem o Espiritismo nunca tinham percebido que eram mediuns ostensivos e outros pensavam que nao ouviam ou sentiam espiritos, e no entanto passaram a ouvir e a senti-los.

Isto porquê?

Não é que passaram a senti-los ou a ouvi-los propriamente dito pq fizeram para que isso acontecesse, apenas pq nao tinham conhecimento e nao se conheciam, assim sendo, nao podiam perceber essas caracteristicas que lhe eram inerentes.

Quando estudamos o espiritismo, nao estamos só a lidar com Deus, com so espiritos, mas principalmente conosco. Aprendemos a conhecer-nos, a perceber de onde viemos, o que somos e para onde vamos.

Nisto de o que somos, ao estudarmos o espiritismo acabamos por descobrir que temos muitas mais capacidades que ate ai. E posso lhe garantir que estaremos sempre a evoluir neste sentido.

As vozes, ou sentir um espirito nunca será igual para ninguem, entao podemos dispersar nas formas sensiveis e mais ou menos perceptiveis de contacto dos espiritos conosco.

Apenas uma coisa lhe posso assegurar. A comunicação dos espiritos é universal para todos. É o pensamento e independe da forma e do veiculo que usa, para se fazer presente!

Abraços
Título: Re: Será q sou médium???
Enviado por: sarm em 29 de Fevereiro de 2008, 18:40
Sempre com humildade, estudar, estudar estudar..É o que tenho feito desde há algum tempo para cá e asskim como dizes, Susana. Tudo parece ficar mais fácil (sem "aquele" sofrimento de que te falei em tempos). O entendimento é a melhor "cura".

Grata

Sonia
Título: Re: Será q sou médium???
Enviado por: SB em 29 de Fevereiro de 2008, 18:50
Fiquei verdadeiramente feliz por saber  ;)

Obrigado, por me dares um feedback depois de tanto tempo
 :)
Beijinhos
Título: Re: Será q sou médium???
Enviado por: IgorCaldeira em 28 de Junho de 2010, 18:22
Olá, boa tarde. Eu gostava de saber se realmente sou um médium. Somos todos é claro, mas veijam o que se passou comigo:

- A minha avó, tem uma corrente (Grupo de pessoas que ajudam a fazer bem com a espiritualidade) e um dia numa reunião da corrente, pessoas se sentiram mal, e eu depois começei a fazer uns tratamentos, sem saber o que estava a fazer. E ajudei as pessoas. Sou um médium? Tenho apenas 13 anos.

Agradecido. Que fiquem na páz de Deus.
Título: Re: Será q sou médium???
Enviado por: Victor Passos em 28 de Junho de 2010, 19:23
Ola Amigo Igor
muita paz

Todos somos na realidade mediuns, porém uns tem a mesma mais caracterizada que outros, ou seja ela é mais ostensiva ou não.
Veja este texto;

" Toda pessoa que sente, em um grau qualquer, a influência dos Espíritos, por isso mesmo, é médiuns." ( O Livros dos Médiuns - Segunda PArte - Cap. XIV)


Todos são médiuns - uns mais, outros menos.

MAs nem todos renascem para uma tarefa específica na mediunidade.

A mediunidade é exercitada no dia a dia, das mais variadas formas.

Como o tato e a visão, que foram desenvolvendo-se no curso dos milênios, a mediunidade vem-se desenvolvendo na criatura, desde tempos remotos.

Em algumas pessoas, a mediunidade, de quando em quando, dá sinal de sua presença através do pressentimento, visões, sonhos reveladores.

Outros podemos atravessar a experiência física, sem perceberem em si nenhuma manifestação medianímica digna de nota.

A telepatia entre os homens, ou a chamada "Telegrafia humana", é uma das nuances da mediunidade. Atentassem os encarnados para o referido fenômeno, e a mediunidade se lhes desenvolveria de forma mais completa.

Existem pessoas que, seja pelo débito cármico, seja pelo seu merecimento, trazem a mediunidade "à flor da pele"... Elas tiveram no passado um tipo de vida que lhes possibilitou o progresso nesse sentido. Aprenderam a exercitar a mente, viveram de forma solitária, foram vampirizados por entidades espirituais que lhes "precipitaram" as forças de natureza psíquica.

Esses irmãos a que nos referimos - pelo menos a grande maioria - são os que trabalham como médiuns nos Centros Espíritas, no exercício da caridade legítima. Ás vezes, enfretam dificuldades no que tange à disciplina e à perseverança, já que a mediunidade, embora seja uma conquista, não significa em si mesma, atestado de evolução.

(fragmento do livro: Mediunidade e Doutrina - Carlos A. Baccelli e Odilon Fernandes(espírito)


Muita paz

Victor Passos
Título: Re: Será q sou médium???
Enviado por: IgorCaldeira em 01 de Julho de 2010, 15:14
Obrigado meu caro sr. Victor.

Já reparei que o senhor é uma pessoa muito culta. Parabéns.
Outra duvida, eu estou de certo modo ligado a umbanda, o que tanbem tem secretismo para os nossos santos normais, eu consigo juntar os dois e ajudar quem precisa. Deverei proucurar mais e mais culturas? Por exemplo um dos meus guardiões é índio. Devo proucurar aprender a sua cultura??
Também faço uma espécie de reiki, mas nunca consegui ''encontrar" o meu EuSuperior.

 Obrigado e que fique na paz do Senhor.
Título: Re: Será q sou médium???
Enviado por: Victor Passos em 01 de Julho de 2010, 20:31
Ola Amigo Igor
Muita paz

 Num contexto de Filosofia , ou mesmo de ligação com os estrattos das varias pedagogias, no meu entender, devemos procurar aqiuela que nos preenche e que faz com que nos sintamos bem. E sempre onde o bom senso e razão estejam, presentes, porque o credo ou Filosofia não é importante, mas o sentido que ela leva , então se encontra um credo que apele à transformação do homem para melhor , será sempre esse o desejavel.
O comando da vida pertence ao nosso livre-arbitrio, as escolhas serão sempre as suas , então o importante é sermos bons Cristãos , seja qual for a filosofia espiritual que se siga.
Muita paz e harmonia

Abraço fraterno

Victor passos
Título: Re: Será q sou médium???
Enviado por: Luciana Angelo em 04 de Julho de 2010, 20:29
Eu agora já consigo distinguir o que é meu e o que não é, Tem pensamentos que eu sei que não são meus , por exemplo: eu quando estou lendo um livro espírita, eu tenho pensamentos contrarios como a me dizer porque lê este livro ? é bobagem ou você acredita mesmo nessa história? Aí eu paro faço uma prece com todo amor as vezes até respondo em voz alta que sim acredito e que isso esta me ajudando muito a entender a vida. Agora estou bem, estudando fervorozamente a doutrina ,vou nas palestras ,nos dias de vibração ,nos estudos, no começo eu passava muito mal ,os cheiros que eu sentia era muito forte ,sempre do meu lado, eu ficava sem concentração, tonta tinha medo até de desmaiar,mas graças a Deus e essa doutrina, as pessoas do CE me ajudam muito eu sinto que aos poucos e com muito estudo eu vou me controlar melhor. Continuo sentindo os cheiros ,as presenças as tonturas mas agora eu não me apavoro, eu paro faço uma oração e continuo com a minha vida normalmente,sem medo sem estresse  e sem culpa. Se um eu puder e for a hora eu sei que serei uma boa trabalhadora ,para ajudar as pessoas como eu estou sendo ajudada com humildade e caridade. PAZ para todos e um grande abraço. ;D
Título: Re: Será q sou médium???
Enviado por: Victor Passos em 05 de Julho de 2010, 10:59
OLa Amiga Luangel
Muita paz

  Fico feliz por demonstrar já algum equilibrio, e todo o resto vem por abnegação , entrega , e quando estiver disciplinada, ou seja , com capacidade de traduzir seu labor sem tonturas e com conhecimento de como os processos fluidicos funcionam, você terá capacidades poara trabalhar em prol dos outros...Mas não precipite, deixe as coisas acontecerem , estude, reforme sua valorização moral, porque aí está a base de tudo e faça trabalhos voluntarios e conseguirá obter seus desejos...
O Amor é essencial e ele começa em nós, confiança , fé , racionada e bons alicerces  para puidr ajudar em equilibrio...

Muita paz e harmonia

Victor Passos
Título: Re: Será q sou médium???
Enviado por: beldade em 09 de Julho de 2010, 22:27
Olá! Muita Paz.
Ás vezes é complicado quando vemos coisas que os outros não vêem, ouvimos aquilo que os outros não ouvem e perceber o que pressentimos... As primeiras indicações que tive em relação a isto tudo foi na infância mas parou durante alguns anos e depois tornar a aparecer mas com muita força. Ao principio, perguntava-me o que é que eu tenho? porque sinto isto? mas afinal o que é que estou a sentir?  Até que cheguei a ter vários desmaios... Mas com o tempo fui compreendendo e controlando mas cheguei a pensar que estava a ficar doida. Hoje em dia, vejo, ouço e pressinto coisas que vão acontecer sejaam boas ou más, percebo sempre quando as pessoas que me rodeiam querem falar comigo mesmo sem me dizer, ou quando estão mal e consigo ajudá-las a ultrapassar os problemas... Mas ainda hoje, penso e pergunto a quem me puder responder, será que sou realmente uma médium?
Muita Paz e Amor.

Beldade
Título: Re: Será q sou médium???
Enviado por: Victor Passos em 10 de Julho de 2010, 11:08
Ola Amiga Beldade
Muita paz

  Todos temos mediunidade, porewm uns a tem mais ostensiva que outros...
Não é doença nenhuma ter mediunidade pois ela faz parte da nossa vida como outro orgão qualquer...
Alguns não vem ou ouvem como você diz , porque as carateristicas dessa mediunidade não são tão caraterizadas.
  Especialmente as senhoras , porque são Mãe tem a sensibilidade mais apurada, e daí a sentirem com mais expressão, mas os homens tambémn a tem...

Para mais esclarecimentos visite:http://sites.google.com/site/entendimentoespirita/home
                                            http://portugalespiritsmo.blogspot.com/ (http://www.forumespirita.net/fe/go.php?url=aHR0cDovL3BvcnR1Z2FsZXNwaXJpdHNtby5ibG9nc3BvdC5jb20v)
     A mediunidade é um dom normal.                                       

Muitapaz e harmonia em seu coração

Victor Passos

Título: Re: Será q sou médium???
Enviado por: Kenia Fidalgo em 10 de Julho de 2010, 15:55
Ola cara amiga,

Primeiramente, nao vejo a mediunidade como um dom, pois, é uma qualidade inerente ao espirito, a grande maioria de nós a temos como mediunidade prova, para que nos alavanque um pouco mais nos degraus da evolucao, em assim sendo, todos nos somos mediuns, mas nem por isso devemos atribuir toda e qualquer manifestacao ou sensacao FISIOLOGICA à mediunidade, assim tambem nao devemos atribuir toda e qualquer sensacao aos espiritos desencarnados. Temos que ter um certo cuidado com isso! Sudorese nas maos, pode ser sintoma de algumas doencas psicossomaticas , ou seja de cunho psiquico ou de origem nervosa. Todavia , vou te dizer o que me disseram quando tive algumas duvidas acerca deste tema, CARIDADE, ESTUDO , E REFORMA INTIMA, e seguir sempre aos ensinamentos do CRISTO, nao dá pra nao ser feliz assim!

Siga sempre com JESUS
Título: Re: Será q sou médium???
Enviado por: Luciana Angelo em 20 de Julho de 2010, 03:36
 OLÁ pessoal! Eu volto mais uma vez para narrar mais um episódio que me aconteceu à dois dias atrás.Eu acordei as 5:30 me leventei e voltei para a cama, logo em seguida foi a minha filha se deitar comigo foi questão de segundo que me vi novamente sendo atacada por uma sombra preta, a mesma que me aparece sempre em pesadelos. Ele me imobiliza para que eu não me mexa antes eu tinha medo mas como eu estou frequentando o CE e estudando não tenho mais medo, mas o que aconteceu dessa vez me deixou muito intrigada, eu fixei bem nesta sombra para ver se eu conseguiria ver a fizionomia dele só vi uma imagem negra e em volta uma espécie de energia, como ele estava me segurando, consegui tirar uma mão toquei nele  e segurei uma das mãos dele para poder acordar a minha filha, mas ela não acordava era como se ele  tivesse feito algo para que ela não acordace aí eu desisti de acorda-lá, como ele estava machucando a minha barriga eu não consegui distinguir se era com o pé, ou com o braço, só sei que consegui ergue-lo para poder fazer uma oração.Consegui me livrar e nessa hora a minha filha acordou.Desse dia em diante o meu marido sem razão alguma se modificou de uma hora para outra, grita muito e esta muito nervoso nem olha no meu rosto, ele simplismente se vira para não me olhar.Esse espírito esta muito revoltado comigo, pois eu estou mudando muito com a minha reforma íntima e ele não aceita, em outros pesadelos ele deixou bem claro com as ameaças, como ele não está conseguindo me atingir está me atacando de outras formas pela minha família. Mas eu não tenho raiva dele ,pois eu já entendi que eu deva ter uma dívida para com ele mas se Deus quiser ele um dia irá me perdoar, e compreenderá que eu sou uma outra pessoa e que dessa vez vou fazer tudo diferente para ser digna do seu perdão. :) PAZ PARA TODOS. :)
Título: Re: Será q sou médium???
Enviado por: Kenia Fidalgo em 24 de Julho de 2010, 18:04
LUANGEL,

Olha so que bela oportunidade a espiritualidade te deu pra perdoar um irmao, ou pedir perdao, nao é? Ore sempre para este irmao menos esclarecido, tenha compaixao para com ele, peça perdao em suas oracoes para o que quer que tenha feito, pratique a paciencia para com os seus parentes proximos pois de fato este irmao vai tentar influencia-los de certa forma, visto que nao conseguem mais faze -lo com voce,
Quando buscamos a luz, e tentamos reformar o nosso interior muitos dos espiritos que nós devemos no gsotam disso, assim como falaste, te mantenhas firme no teu proposito, pois , se conseguires passar essa prova vc vai se sentir bem mais forte.

Que JESUS continue a abencoando sempre, inclusive peço aos irmaos que facam uma corrente de oracao a ela para que de forças a esta irma querida,
Título: Re: Será q sou médium???
Enviado por: Elen ROSE em 05 de Novembro de 2010, 15:46
nossa acontece a mesma coisa comigo, sera q alguem pode me ajudar, parece q tenho 2 consciencia

Boa noite a todos!!!!!
Ás vezes acho q estou ficando louca com os meus pensamentos!!!! Como faço pra distinguir uma msg real de algum espirito, de pensamentos meus mesmo, as vezes eu penso: naum é, naum pode ser, eu naum sou taum evoluída atal ponto disso, sabe dúvido de mim msma. Estou muito confusa, muitttooooo!!!!
Título: Re: Será q sou médium???
Enviado por: cnc em 15 de Novembro de 2010, 14:44
desde de a muito tempo que eu precinto as coisas que me vão a contecer,desde acindento a tudo mesmo vinha por isso saber se tenho algo de médio,ja me dicerão que sim gostava de sa ber mais sobre isso.obrigado
Título: Re: Será q sou médium???
Enviado por: Catarina Santos em 17 de Novembro de 2010, 11:31
Ola Bom dia

Eu ultimamente tenho andado muito aflita , porque eu sinto presenças , tenho sonhos que acontecem uns bons outros maus , nunca durmo bem , tenho arrepios e muita das vezes olho para pessoas e vejo uma luz branca em volta delas e por outrs vezes vejo uma negra que dá vontade de chorar , o meu humor muda de repente , ás vezes fico super cansada como tivesse estado a correr todo o dia , entre outras coisas estranhas , mas o que me tem deixado com algum receio é que tive Há dois anos mais ou menos um sonho com uma menina em que eu chorava muito e ela ria se , eu senti que ela um bocado má .
Ultimamente tenho sentido a presença de uma criança e tenho ás vezes aparecido com hematomas pequenos no meu braço e perna esquerda , para além que há 3 noites atrás senti que alguém apertou a minha mão durante toda a noite e eu sei que a mão era de uma criança , e tem um sitio no meu quarto que eu olho e fico com muit medo e não sei porque ! esta noite estva com frio e cobri me só que sempre que acordava tinha os lencois puxados direitos para tras . E eu não a vejo nitidamente é como fosse um flash e de repente n visse mais nada sei que deve ter por volta de uns 5 anos Alguem consegue ajudar me ? eu n sei se sou medium , mas eu desde pequena sentia coisas , agora parce que ficou mais apurado os sentidos e presenças entre outras coisas  . Uma vez eu fui a uma senhora cartomante e ela ignou me por completo como tivesse raiva de mim , alguem por favor ajuda me ??? o meu email é nadiacatarinasantos@hotmail.com , alguem por favor me ajude
Título: Re: Será q sou médium???
Enviado por: Kayron em 30 de Novembro de 2010, 18:31
Queria saber se verdadeiramente um medium por qe eu soo muitoo minha mãos, minha mãos e pés ficam muitoo gelados mesmo estando o clima muitoo quente, vejo vultos, de vez em quando esculto vozes me chamandoo e Etc..Sou mesmo um Meduim ou naum?
e como faço para descobrir o meu Dom?
Título: sou médium???
Enviado por: francinaldo souza em 06 de Fevereiro de 2011, 01:24
Oi  bom estou procurando soluçoes com todos aqui ("ACHO")!!!
 Bom dez de pequeno sou diferente de tudo e todos, ja vi e ouvi coisas q ninguem viu e neim ouviu , minha primeira visão ( não sei realmente se foi veridica)foi de uma pessoa ( ja falecida) da minha mprópria  familia , um dia uma pessoa me começou a me falar que eu tinha capacidade de ver e ouviu essas "coisas" sobrenaturais , so que fiquei com medo e não quiz ouvir mais...Tenho 18 anos e não sei como faço prqa solucionar isso! isso e um problema com migo? como faço para isso para? me ajudem por favor!!!
Título: Re: Será q sou médium???
Enviado por: ana sofia silva em 29 de Março de 2011, 10:59
bomdia, eu sou portuguesa....neta de uma medium. e por acaso, desde mt pekena k tenho visto vultos, especialmente de familiares meus.....mas nao sabia o k era. ha 2 anos para cá é k falei com minha avo sobre este tipo de assuntos e ela é k disse k eu era medium, mas tava pouko desenvolvida, mas ja era o suficiente para sentir algo... como por exemplo constantes dores de cabeça, cansaço, dores no corpo, especialmente no peito, coraçao, e frios.
Título: Re: Será q sou médium???
Enviado por: pauullaa em 14 de Maio de 2011, 22:06
gente me ajuda ,como eu sei se sou medium e q devo fazer trabalho no centro , eu quando vou ao centro meu coração dispara, sinto arrepios se eu estou triste fico muito feliz e choro muito se não for ao centro e eu mudo de humor rápido .me ajudem será que eu sou medium de incorporação , eu amo muito o centro amo ver as pessoas recebendo ,amo muito meu coração dispara e sinto arrepios so de falar q eu gosto de centro . me ajudem .  tenho 12 anos e meu nome e paula obrigada
Título: Re: Será q sou médium???
Enviado por: joker em 30 de Março de 2012, 00:40
Olá tenho 12 anos,precinto acontecimentos,tenho zumbidos nos ouvidos li que poderia ser um dos sintomas de medium!
Preciso de ajuda porfavor!
 :)
Título: Re: Será q sou médium???
Enviado por: Fernando B. em 30 de Março de 2012, 13:15
Para adquirir o conhecimento de algo é preciso primeiro buscar o entendimento daquilo que busca, seja o que for, e o entendimento só se alcança com o estudo.

Antes de sabermos se somos ou não somos médiuns é preciso conhecer muito mais do que a mediunidade pois ela é apenas parte de um todo que envolve o mundo fisico e o mundo espiritual, por isso a orientação básica para o assunto é o estudo.

Como sempre o que aconselho a todos os que passam por aqui é que comecem pelo Livro dos Espiritos paralelo ao Evangelho e que ao término do Livro dos Espiritos, façam a leitura do Livro dos Médiuns, tenham ceteza que muita coisa se esclarecerá a todos os que passam por situações que antes de conhecer a Doutrina eram estranhas, mas após o conhecimento da obra se tornarão natural.

Deixo aqui um link com um bom texto que resume o assunto da mediunidade:

http://www.mundoespiritual.com.br/mediunidade.htm


Espero que possa ajudar a todos!

Abraços!
Título: Re: Será q sou médium???
Enviado por: DANNYLEMOS em 30 de Março de 2012, 13:21
Patr,bom dia..
certa vez estudando o livro dos espiritos no c.e que frequento,foi explanado esse assunto onde tive como resposta que somos todos mediuns,uns mais aflorados que outros.O que seria esse afloramento?A mediunidade serviria como um resgate Alguma falta ou erro cometido.|Deverá servir como uma ajuda ou auxilio aos mais necessitados,um ato de amor,onde se dá sem pedir nada em troca.Espero ter esclarecido um pouco.
Será que existe "sintomas de mediunidade"?nao terei essa resposta,mas o fato de ter interesse ja seria motivo suficiente para investigar.bom dia e um abraço