Forum Espirita

GERAL => O que é o espiritismo => Comunicabilidade dos Espíritos => Tópico iniciado por: Gabriel em 21 de Abril de 2007, 23:24

Título: Prova da existência de espíritos!!!!
Enviado por: Gabriel em 21 de Abril de 2007, 23:24
Oi pessoal, criei este tópico para debatermos sobre as provas ou evidencias da existencia de espíritos.


Se eles existem, quais são as provas?

abraços!!!
Título: Re: Prova da existência de espíritos!!!!
Enviado por: aruanda em 21 de Abril de 2007, 23:43
Gabriel, se é um cientista como disse no outro tópico, porque não estuda primeiro e pergunta depois?

Não é isso que fazem as pessoas que honestamente estão ligados ´a ciência?

Eu não vou perder tempo  a responder a quem não quer saber.

Abraços

Olga
Título: Re: Prova da existência de espíritos!!!!
Enviado por: PAULINO em 21 de Abril de 2007, 23:59
Amigo Gabriel

Seria conveniente dizer a que ciência se dedica.

Pela forma como declara a negação do espirito pela ciência, este tema já lhe foi preocupação.

Estou certo de que o amigo terá diálogo nesta sala, no que  respeita ao relacionamento da ciência e do espirito.

Tem presente quantos cientistas de renome mundial, desde a Russia, Japao, França, Inglaterra, Canadá, Brasil, EUA, e por aí fora, que há décadas trabalham no tema ?

Paulino
Título: Re: Prova da existência de espíritos!!!!
Enviado por: Gabriel em 22 de Abril de 2007, 02:04
É assim que vocês respondem quem tem opinião diferente?
francamente...
Título: Re: Prova da existência de espíritos!!!!
Enviado por: Ana Ang em 22 de Abril de 2007, 05:05
Gabriel,

Poderias começar por este site (http://www.forumespirita.net/fe/go.php?url=aHR0cDovL2dlb2NpdGllcy55YWhvby5jb20uYnIvZXhpc3RlbV9lc3Bpcml0b3Mv).

Eu o divulguei neste tópico (http://www.forumespirita.net/portal/index.php?option=com_smf&Itemid=26&topic=4112.0).

Abraços.
Título: Re: Prova da existência de espíritos!!!!
Enviado por: Nat em 22 de Abril de 2007, 05:10
Olá, Gabriel,

Se você está perguntando é porque está interessado no assunto.
Posso dar uma sugestão? Comece a ler as obras de Kardec e quando você encontrar algo que não concorde ou não entenda, coloque aqui e todos vão ter a alegria de trocar idéias com vocês.  ;)

Abração!

Título: Re: Prova da existência de espíritos!!!!
Enviado por: euz em 05 de Junho de 2007, 09:24
Olha maximo q sei sobre isso esse o fenomeno das vozes eletronicas e o do video la.
Eu mesmo estou num desenrolar dum topico ae pra ver se devo falar coisas ou nao.
Mas ngm precisa provar nada a ngm,a isso deixamos a ciencia, Aqui é lugar de conhecimentos de vidas de nossa existencia q se acomularam basicamente.
Quem busca provas ou fama se decepciona, ou la ou ca.
Título: Re: Prova da existência de espíritos!!!!
Enviado por: Gabriel em 22 de Junho de 2007, 13:47
Olha maximo q sei sobre isso esse o fenomeno das vozes eletronicas e o do video la.


Oi amigo, o fenômeno das vozes eletronicas ja foi desmentido a muito tempo...
Título: Re: Prova da existência de espíritos!!!!
Enviado por: Vitor Santos em 22 de Junho de 2007, 21:04
Olá Gabriel

Eu acredito que o homem é espirito, perispirito e corpo fisico. Trata-se de uma crença.

Há evidências cientificas que apontam para essa possibilidade, mas até agora, que eu saiba, ninguém conseguiu provar de forma cientifica irrefutável que assim é, nem o contrário. Por isso digo que afirmar que existem espiritos, tal como afirmar que não existem, são crenças.

A postura cientifica, neste caso, será, por enquanto, a dúvida. Desta forma, ir pela via cientifica para encontrar essa resposta não me parece, o melhor caminho.

Eu não procuro a resposta à questão se o homem é ou não espirito. Tu que a procuras, terás de fazê-lo por ti mesmo, pois ninguém aqui te vai provar nada. Estuda e pode ser que consigas encontrar provas válidas para ti.

Qualquer que seja o teu método de estudo, tens sempre um critério que te pode ajudar:

- Os fenómenos que possam trazer lucro ou outra forma de interesse material a alguém dificilmente te levarão à verdade.

Gostava de te poder ajudar mais, mas não sei como.

bem hajas
Vitor Santos
Título: Re: Prova da existência de espíritos!!!!
Enviado por: euz em 30 de Junho de 2007, 11:25
Ola Gabriel.
Bom realmente não estou inteirado nesses assuntos pq de fato não busco compravação, mesmo pq já tive as minhas e sinceramente sequer me lembro de duvidar disso, parecia-me é estar bem intrinsico esse fato(chamo de fato pq o é, apesar de não ser cientificamente provado).
Mas veja não duvido que alguns fenomenos desses possam ocorrer pq de fato há tb uma especie de relacionamento do mundo espiritual com esse mundo(nós espíritas digamos assim sabemos ainda que é muito grande isso).
Pq acredito tb haver "interesse" de melhores espiritos para uma melhoria tb desse globo, so pelo fato de quererm o bem da uma ideia disso.
Agora veja hj em dia mesmo já ha muita converssacao espiritual e de diversas formas, se vc procura isso deveria talvez parar de querer metodos cientificos e ir atras de uma coisa q n ensinam na escola, experencia.
Não vão lhe esfregar coisas na cara, tampouco provar cientificamente agora muitos dos q se dizem incredulos passam longe de lugares de contato espiritual e pq sera?
Medo de provar(ou auto provar, experimentar o q seja) e ter vergonha de desdizer-se?... perdes tempo ae irmão, e mais, contanto espiritual é um aspecto da doutrina, o aperfeicoamento interno é o que buscamos de fato, pode parecer egoista e de fato muitas vezes o e , mas vc pode usar o egoismo ao seu favor, vc pode ajudar aos outros esperando recompensas porem se fizer despojado disso, ajudar pelo prazer de ajudar, acredito eu ser um tanto qto melhor.
Abraços.
Título: Re: Prova da existência de espíritos!!!!
Enviado por: R.Correia em 11 de Setembro de 2007, 13:00
Boas Gabriel, eu nao sei de nenhuma maneira de provar a 100% a existencia de espiritos mas pela minha experiencia sim eles existem e cada vez mais se manifestam, eu desde os meus 4 anos que vejo espiritos entre outras coisas que sinceramente ainda nao encontrei designaxao,mas claro isso tambem vai da sua crenxa em acreditar ou nao, sao poucas as pessoas ditas cepticas a 100% que eu conhexo que tenham visto espiritos.
Título: Re: Prova da existência de espíritos!!!!
Enviado por: Nat em 11 de Setembro de 2007, 16:07
Olá, R. Correia... ;D

Esse negócio de ser céptico ou não vem de dentro da alma ...  ;)

Tenho uma fato engraçado para contar...

Um tio meu espírita uma vez contou que um amigo  o procurou para pedir uma explicação do que tinha acontencido com ele. Disse ao meu tio que tinha feito uma cirurgia espiritual ( a distância). Disse que quando chegou a hora e estava deitado, esperando a ciruriga, viu um homem todo de branco entrar no quarto dele, mexer no corpo dele.... Disse também  ao meu tio que ficou curado, mas que mesmo assim não acreditava "nessas coisas".  ;D  ;D  ;D

Tem gente que nem vendo, não acredita. Fazer o que?  ;D

Então, meu tio não podia fazer nada. Apenas disse: "Rapaz, se tu viste, sentiste e ficaste curado, não acreditas.... que posso mais eu falar para ti?"

Achei uma graça esse episódio.

Pois é, amigos, têm os piores que os S. Tomé. Confesso que eu sou uma tomezinha, mas admiro muito quem acredita e tem  fé, através da razão, do estudo  e na confiança nos médiuns.

Abração   :D
Natália
Título: Re: Prova da existência de espíritos!!!!
Enviado por: Gigii em 12 de Setembro de 2007, 23:38
Natália, você está certissima! Eu tenho uma amiga que teve experiencia parecida e continuou na mesma afirmando a sua descrença.
Na verdade Gabriel, tem de haver uma predesposição interior para (e aí discordo com quem diz ser importante "crer") descobrir, investigar (sem preconceito e com rigor) e compreender.

Uma das maravilhas que nos traz o espiritismo, enquanto doutrina, é que não mais o homem deve crer (como acontecia antes com as religiões do passado), mas sim compreender!

Se você Gabriel está na disposição de procurar respostas, então parta para a investigação. Provas existem sim...e dadas por cientistas. Estude as experiencias de Sir William Crookes, quimico e fisico ingles, cientista que descrente na existencia dos espiritos, experimentou e comprovou a sua existencia com o auxilio das mediuns Kate Fox e Florence Cook. Tem sites ingleses com fotos de materializações do espirito da Katie King, em reuniões assistidas por médicos de renome.
Mas tem muitos outros :Sir Arthur Connan Doyle (o criador do Sherlock Holmes),Dr. Geley, Dr. Charles Richet (prémio Nobel da Medicina),Alexandre Aksakof, Ernesto Bozanno, Sir Oliver Lodge,William Barret,Léon Denis,Cammille Flamarion,Paul Gibier (descipulo de Pasteur), e na área da transcomunicação investigue sériamente e descobrirá dados precisos. Investigue as experiencias de Marcello Baci realizadas em 2004, em Londres, ou as do Padre François Brune.
Depois, tem toda uma vasta obra de médicos psiquiatras que estudam as situações de quase-morte, documentadas que provam a imortalidade do espirito. Tem também os relatos do Dr.Brain Weiss, psiquiatra norte americano, em experiencias com terapias de vidas passadas. São tantas hoje em dia as evidências, que em Novembro de 1998 o Papa João Paulo II afirmou (transmitido pela rádio Vaticano):
"Não se deve pensar que a vida depois da morte começa no dia do Juizo final.Condições muito particulares existem depois da morte natural.É uma fase de transição.Enquanto o corpo se dissolve,os componentes espirituais prosseguem vivos.Esse elemento espiritual é formado pela propria consciencia e o seu livre arbitrio. O homem existe sem o seu corpo fisico."

Vá em frente Gabriel e não desista de procurar...
Um abraço com carinho
Gi
Título: Re: Prova da existência de espíritos!!!!
Enviado por: Veluca em 17 de Setembro de 2007, 15:37
Gabriel, concordo em parte com a Olga (aruanda): acho que, primeiro, tens que estar aberto à compreensão da existência dos espíritos. O Plano Espiritual não atende à curiosidade vã, sem uma finalidade nobre e construtiva.
Quero lhe dizer que quando comecei a estudar a Doutrina Espírita, embora tenha chegado ao Centro Espírita pelo sofrimento, passei a desejar muito presenciar manifestações espíritas (embora não duvidasse da existência dos espíritos, queria "sentir" suas presenças). Foi somente no último ano (de um total de quatro), quando comecei a trabalhar  na Mesa, que, nos momentos de maior elevação e envolvimento, consegui sentir uma presença amiga e protetora (acredito que era o meu mentor): seja através da paz que sentia nesses momentos, seja através de uma sensação de carícia nos cabelos, seja através das boas resoluções que tomava nesses momentos...
Meu amigo Gabriel, acredito sinceramente que no nosso atual estágio de evolução devemos nos entregar de corpo e alma ao estudo do espiritismo e à prática do bem! Quem compreender isto, sentirá a presença dos bons espíritos naturalmente, tendo mais coragem para enfrentar as dificuldades e tendo mais força para resistir às tentações. As manifestações ruidosas e violentas aconteceram numa época de inteligências mais rudes, que precisavam visualizar a presença de forças invisíveis para se convencerem da existência de uma vida após a morte. Hoje, já temos a capacidade de percebermos as discretas manifestações dos amigos da espiritualidade.
Finalmente, queria dizer que provocar fenômenos espíritas fora de um centro sério e responsável é um grande risco, pois não podemos prever que entidades atenderão ao chamado. A melhor maneira de comprovar a existência de espíritos é estudar a Doutrina e colocar-se à disposição das forças superiores na prática do bem: não existe melhor prova da existência de espíritos do que o bem estar que a gente sente quando pratica a caridade e o amor ao próximo.   
Título: Re: Prova da existência de espíritos!!!!
Enviado por: Victor Passos em 17 de Setembro de 2007, 16:14
Ola Companheiros
Gabriel

    Tinha dito a mim mesmo que não responderia mais a tópicos seus, porque você limita-se a brincar com o conhecimento dos outros...
     Mas agora sou eu quem o quero questionar se é contra tudo que dizemos,me responda;
   
       Qual a sua justificação para estar aqui na terra?
       Como explica uns nascerem pobres outros ricos?
       Como explica uns nascerem deficientes e outros perfeitos?
       Afinal que fazemos aqui?
       Quem somos na realidade para si, conhecedor da Ciência?
       Como se criou o Mundo...?
       Nascemos e morremos e acaba aqui?

   Bem fico à espera, pois se você tem um conhecimento especial, pode sempre ensinar-nos,fico à espera das suas respostas, sabe porque questiono? Porque até aqui limitou-se a refutar, agora quero que você dê explicações...fico esperando

     Muita paz
     Victor Passos
Título: Re: Prova da existência de espíritos!!!!
Enviado por: Joao Manuel Santos em 17 de Setembro de 2007, 18:44
Gabriel

Os micróbios as bactérias e os vírus, para falar apenas de alguns, há quanto tempo é que se conhece a sua existência real no campo científico da medicina?
Antes, mesmo antes de Hipócrates (conhecido como o pai da medicina), eles não existiam? Se não existiam o que é que provocava os problemas que as pessoas de então tinham e que lhes causavam problemas sérios e mesmo a morte fisica?
A verdade é que o conhecimentos vai sendo proporcionado gradualmente à medida que o ser humano progride e com essa progressão consegue entender as coisas que de outra forma considerariam impossíveis.
Claro que uns chegam lá mais cedo e outros mais tarde e um dia o Gabriel entenderá coisas que no momento de forma alguma lhe parece serem possíveis.

Quanto a haver ou não só quando se predispuser a compreender e depois a aceitar é que vai ser possível que isso aconteça. É uma verdade que só aprende quem verdadeiramente estiver disposto a aprender. Doutra forma bem podem os mais sábios tentarem que por mais que queiram não conseguirão.
Kardec disse um dia a quem o procurou para que o convencesse da verdade do Espiritismo que estava demasiado ocupado em esclarecer os que queriam ser esclarecidos pelo que não tinha tempo a perder com quem não queria (as palavras poderão não ser SIC).
Cumprimentos

João Manuel Santos
Título: Re: Prova da existência de espíritos!!!!
Enviado por: Vitor Santos em 17 de Setembro de 2007, 19:16
Olá

parece que o gabriel já deixou de responder...

Até ele responder talvez não faça sentido estar a responder-lhe ainda.

bem hajam
Vitor Santos

Título: Re: Prova da existência de espíritos!!!!
Enviado por: Rodrigo doido em 05 de Janeiro de 2011, 22:50
Eu fico muito preocupado não sei se é a palavra certa. Porque, duas vezes ví coisas, por exemplo. Certo dia estava voltando para casa e ví uma mulher comum, de vermelho muito bonita. E para a direção que ela estava indo não havia absolutamente nenhum lugar para que ela pudesse ir tão rapido como num piscar de olhos eu simplesmente abaixei e levantei a cabeça e ela não estava mais lá, obs: eu estava em perfeito estado. E na segunda vez novamente voltando pra casa praticamente ou exatamente no mesmo horário quando voltava do curso ví um grupo de garotos negros, acho que eram 5 mais ou menos, e aconteceu a mesma coisa e novamente estava em perfeito estado. O que me intriga é que a ciência chega destruindo estas coisas como se fossem simplesmente alucinação, o cara bebeu e tudo mais.
Cnocluindo, eu acho que deve haver alguma explicação mais inesplicável para isso.
Título: Re: Prova da existência de espíritos!!!!
Enviado por: MarceloDaher em 22 de Janeiro de 2011, 00:19
Gabriel,

 por que vc vem aqui provocar se já sabe a resposta???
 Não existe até o momento provas científicas aceitas universalmente da existência ou da não existência de espíritos.
 Por enquanto, é uma crença e não ciência. Por enquanto, pois há estudos sobre o assunto e pode ser que algum dia alguém consiga provar a existência ou inexistência dos espíritos.
 Vc poderia estudar sobre o assunto e quem sabe descobrir algo que ajude aos outros, em vez de querer apenas pertubar os demais.
Título: Re: Prova da existência de espíritos!!!!
Enviado por: Mourarego em 22 de Janeiro de 2011, 16:59

Amigos,
releiam a questão colocada pelo gabriel e procurem nela, onde está ou a citação dele a ser um cientista ou mesmo de que procurasse por provas científicas.
Não encontrarão.
a pergunta feita foi apenas esta:
"Oi pessoal, criei este tópico para debatermos sobre as provas ou evidencias da existencia de espíritos.
Se eles existem, quais são as provas?"

Ora a esta questão eu reponderia simplesmente assim: As crianças de tenra idade mentem? por querer ou para simplesmente enganar aos outrois?
A resposta ´[e não.
Pois bem, outro dia respondia no Fórum quando minha netinha de tres aninhos, achegando-se a mim perguntou:
"Pai (ela me chama assim porque seu pai é omisso e não convive com ela), quem é este moço que está do seu lado?
eu lhe respondi, primeiramente, comum gracejop: "Ah  Sabrina, deve ser papai Noel".
mas vendo-a agarradinha em minhas pernas perguntei: "Bina", como é o moço que está ao meu lado? E ela afastando-se um cadinho mas sem se desagarrar das minhas pernas  deu-me a
descrição do tal moço.
Depois, que ela acabou eu já tinha a resposta. Tratava-se de Hermes, o mentor que já me acompanha há mais de 20 anos.
Ora, minha neta nunca me ouviu falar de Hermes, não sabe ler, e em sua idade tenra nem saber o que é um Espírito sabe.
Como poderia então descrever-me aquele a quem conheço tão intimamente?
Não fora isso, há mais tempo, quando meu filho hoje com 18 anos tinha apenas 8 anos, eis que num dia, lá pelas 8 da noite ele entra no quarto onde assistíamos a um filme no DVD, e nos pede chorando:
Pai, mãe, diz para aquela garotinha não derrubar meu castelo!" é que ele brincava na sala, comum desses joguinhos de montar casinhas etc.
Depois, ele mesmo completa a seu pedido explicando: Hoje ela está muito chata, ontem, ela brincou direitinho...
bem, o gabriel pediu ou provas ou indícios.
Como o que sucedeu conosco cá por casa, não foi produto de investigação científica não é ciência, contudo não pode ser tido como mentira nem engodo, já que se tratou  de manifestação espontânea de crianças sem que nenhuma intervenção nossa, pessoas adultas, tivesse sido feita, quer por conversas, quer por explicações sobre Espíritos.
Se este fato não for um indício forte ai a coisa pega hehehe.
NOTA: Os que me conhecem a mais tempo aqui do Fórum sabem da minha incredulidade aparente, sou tal como Thomé, tenho de ver, experimentar para aceitar, mas dos fatos narrados nem esta incredulidade ou ceticismo aparentes conseguiram me fazer desacreditar das crianças.
abraços,
Moura


abraços!!!
Título: Re: Prova da existência de espíritos!!!!
Enviado por: Victor Passos em 25 de Janeiro de 2011, 10:21
Ola muita paz e harmonia
Bons Amigos

 Na realidade tudo se diz e faz para continuar a n
ao crer ,naquilo que é bem lucido;

O amigo Moura falou e bem, tenho exemplo em meus filhos e claro , pelas experiências diarias com que me debato.

Respeito os incredulos, mas apenas alerto que o tempo urge ...

"Cogito, ergo sum", escreveu Descartes ("Penso, logo existo"). Eis o que Descartes quis dizer: - Penso; ora, a matéria por si mesma não pensa; logo, existe em mim, além do corpo material, algo mais, que é o agente do meu pensamento, em virtude do qual, portanto, existo como ser inteligente. Esse é um raciocínio perfeitamente lógico e conforme à mais pura razão humana. Deveria bastar para que nenhuma dúvida existisse no homem a respeito de que nele vive um Espírito, isto é, um ser imaterial, porém real, independente do corpo e a ele sobrevivente.

3. Outras faculdades existem ainda no homem, que nada têm a ver com a matéria, e que são funções de uma consciência individual superior, sobrelevando sobre todas o senso moral. Há, contudo, indivíduos descrentes que vivem na negação ou apenas em dúvida, pois no fundo do seu ser hão de ter a mesma aspiração, natural, de toda criatura: não morrer. Deus, então, em sua infinita bondade e amor, como Divina Providência que é, concedeu ao homem, com as manifestações espíritas, a prova de que nele vive um Espírito e que esse Espírito sobrevive à morte.

Manifestações espíritas

4. Manifestações de Espíritos ocorreram em todos os tempos, desde a mais remota antigüidade. A sua verdadeira causa só era conhecida dos iniciados. Os profetas serviam de intermediários entre os Espíritos e os homens e muitas coisas anunciavam como expressões da vontade de Deus. Uma das coisas anunciadas foi que viria o tempo em que essa faculdade de intermediação se generalizaria, dando lugar a manifestações que ocorreriam por toda a parte, a sacudir as consciências e os corações dos homens, despertando-os para a realidade do mundo espiritual. Foi o profeta Joel o intermediário dessa predição.

5. A história do Moderno Espiritualismo – denominação pela qual o Espiritismo foi inicialmente conhecido na América do Norte - começou por fatos dessa natureza, ocorridos em Hydesville a partir de 1848, sendo médiuns duas adolescentes da família Fox, as jovens Kate e Margareth Fox.

Os "apports"

6. Os fenômenos físicos se apresentam sob as mais variadas formas. A força que serve para produzi-los presta-se a todas as combinações. Ela penetra todos os corpos, atravessa todos os obstáculos, transpõe todas as distâncias. Sob a ação de uma vontade poderosa, consegue decompor e recompor a matéria compacta. É o que demonstram os fenômenos de "apports", ou transportes de flores, frutos e outros objetos através de paredes, em aposentos fechados. Zöllner, o astrônomo alemão, verificou a penetração da matéria por uma outra matéria. Com o auxílio da força psíquica, as entidades a que são devidas as manifestações chegam a imitar os mais estranhos ruídos. (N.R.: Ao traduzir um dos clássicos do Espiritismo sobre o fenômeno de transporte, escrito por Ernesto Bozzano, Francisco Klörs Werneck diz que dois termos técnicos se aplicam ao assunto: apport e asport. Apport quando o objeto é levado de fora para dentro. Asport quando levado de dentro para fora, de tal modo que o vocábulo trazimento não tem razão de ser. Transporte é, assim, o termo já consagrado e abarca ambos os casos.)

7. Em memorável sessão realizada em 16 de dezembro de 1868, em Londres, o médium Home, em transe mediúnico, foi levantado e projetado da parte de fora de uma janela e, suspenso no ar, entrou por uma outra janela.

Os "raps"

8. Os "raps" são fenômenos que consistem em efeitos físicos diversos, como ruídos, estalidos, pancadas e imitação de passos, produzidos em portas, paredes, móveis e assoalhos, tudo isso sem causa física conhecida. A simples produção desses efeitos físicos nada provaria quanto à existência dos Espíritos, porquanto poderiam ser produzidos por forças outras, naturais e desconhecidas, mas a esses fatos singulares se revelou associada uma inteligência capaz de dirigir a ação e que, quando provocada, deu provas iniludíveis de ser o Espírito de um morto a verdadeira causa do fenômeno. No caso da família Fox, o Espírito produtor dos fenômenos revelou ter sido um mascate que se chamara Charles Rosma em sua última encarnação.

9. Hoje a sobrevivência da alma humana encontra-se perfeitamente demonstrada por fatos que têm sido investigados com todo o rigor científico por numerosos e eminentes sábios deste e do século passado. A tal ponto chegou o resultado dessas experimentações, que Alfred Russel Wallace, um dos mais eminentes investigadores dos fatos espíritas, fez esta afirmativa categórica: "O Espiritismo está tão bem demonstrado como a lei da gravitação".

Allan Kardec e as mesas girantes

10. As mesas girantes foram também chamadas de mesas falantes, porque, valendo-se das pancadas que nelas soavam, podiam responder inteligentemente às perguntas das pessoas presentes às sessões. Foi exatamente esse caráter inteligente assumido pelo fenômeno que levou o professor Hippolyte Léon Denizard Rivail a interessar-se e, logo depois, dedicar-se profundamente ao seu estudo, bem como ao dos demais fenômenos espíritas, deduzindo deles todas as conseqüências filosóficas, morais e religiosas que eles comportam, com o auxílio dos próprios Espíritos. Os ensinos por ele reunidos e ordenados constituíram o admirável corpo da Doutrina Espírita enfeixado em "O Livro dos Espíritos", livro a que se seguiram outras obras, como "O Livro dos Médiuns", cuja segunda parte - Das Manifestações Espíritas - é totalmente dedicada ao estudo dessas manifestações.

11. É "O Livro dos Médiuns" a primeira obra de Kardec que se deve consultar sobre o tema mediunidade, visto que, como obra geral, nenhuma outra existe que a supere, vindo logo depois o livro "No Invisível", de Léon Denis.

12. Seguem-se-lhes numerosas obras, quer gerais, tratando de toda a fenomenologia espírita, quer particulares, ou seja, que tratam de determinados fenômenos. Sob este último aspecto, vale citar, a título de exemplos, os livros de William Crookes ("Fatos Espíritas"), Friedrich Zöllner ("Provas Científicas da Sobrevivência"), Arthur Findlay ("No Limiar do Etéreo"), Oliver Lodge ("Raymond"), Ernesto Bozzano ("Fenômenos de Transporte") e Gabriel Delanne ("O Fenômeno Espírita"), dentre muitos outros.

Abraço fraterno
Muita paz e harmonia

Victor Passos
Título: Resposta ao amigo Gabriel
Enviado por: portugs em 24 de Março de 2011, 19:19
Acredito que muitos neste debate se esqueceram dos princípios que a ciência espírita tem divulgado e difundido entre os homens. Sinto entristecido pelo comportamento moral que aqui presencio em detrimento ao próximo, independente de sua necessidade, sendo ela de dúvida real ou de conhecimento banal. Não estamos aqui para julgar a atitude e sim para ajudar. O melhor conselho para Gabriel acredito que seja, como o disseram anteriormente, que se dedique à leitura dos seguintes livros:

Livro dos espíritos - Allan Kardec
Livro dos médiuns  - Allan Kardec

Esses dois livros ajudam a sanar algumas dúvidas e a gerar outras mais interessantes.

Respondendo à sua primeira pergunta "Se eles existem, quais são as provas?"

R: Procuras provas materiais daquilo que não pode ser compreendido em sua totalidade por meios materiais. Primeiro é necessário que se leia, estude e se aprofunde no assunto pois o homem prova a si próprio através da razão e do senso crítico que lhe foi dado. Existem fenômenos físicos decorrentes de uma ação não material, porém para que se enxergue o princípio inteligente é preciso compreender a maneira como esses fenômenos ocorrem, e antes disso é necessário que se tenha entendido os princípios básicos da CIÊNCIA espírita. Nenhum "conceito" espírita jamais fora desmentido e provado do contrário por qualquer cientista. A ciência vulgarizada se ocupa de manifestações banalizadas que já não são parâmetros para a doutrina espírita atual. Além disso sabe-se da existência de impostores e suas fraudes, que tentem a manchar o trabalho secular que se obtivera através de estudo e dedicação. Em primeiro lugar leia sem pré-conceitos e sem Preconceitos, para que possas raciocinar de maneira inteligente sobre o que lhe será visto. não te fixe nos fenômenos pois são apenas a ponta do iceberg, te preocupas o que existe por traz dos fenômenos, e verás todas as provas de que precisas. Caso haja outras curiosidades estou à disposição pelo Facebook:

 http://www.facebook.com/profile.php?id=100000547113644

Lembre-se de que para pisar na lua eh necessário que antes se dedique à décadas de estudo pesado, comprometimento, treinamento e disciplina. Isso demanda muito mais do que sanar dúvidas banais.