Forum Espirita

*
  • Moderadores
  • Regras
  • Sobre
  • FAQs
  • Contactos
Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
  • Início
  • Pesquisa
  • Contato
  • Salas de Chat
  • Entrar
  • Registe-se
  • Forum Espirita »
  • GERAL »
  • O que é o espiritismo »
  • Comunicabilidade dos Espíritos »
  • Os Espíritos e a Internet

Aumentar pontos de Participação:  
O que pensa sobre esta mensagem?
Gostei Não gostei  
Comentar:

« anterior seguinte »
  • Imprimir
Páginas: [1]   Ir para o fundo

Autor Tópico: Os Espíritos e a Internet  (Lida 6303 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online dOM JORGE

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 8442
  • Participação: 1636
  • dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • VIVER É UM ESPETÁCULO
  • Relevância: +7959
Os Espíritos e a Internet
« em: 01 de Junho de 2013, 13:25 »
+3Gostou?
                                                                   VIVA JESUS!




              Bom-dia! queridos irmãos.



                     

                  Os Espíritos e a Internet




 
Há algumas décadas apenas não poderíamos imaginar as transformações que ocorreriam no mundo no campo das comunicações e das relações sociais, por conta do acelerado desenvolvimento das ciências e da tecnologia.

Os Espíritos comentaram sobre os benefícios que esse avanço traria à humanidade, principalmente com os recursos advindos da Internet – esse sofisticado sistema eletrônico que, além de conectar virtualmente pessoas de todo o mundo, umas às outras, disponibiliza democraticamente um banco de dados e informações de dimensões incalculáveis –, mas fizeram também alguns alertas.

Cairbar Schutel, um fervoroso divulgador da doutrina espírita no Brasil, em mensagem psicofônica transmitida pelo médium Altivo Pamphiro em 1998, no Rio de Janeiro (1), afirmou que a “A difusão da ideia pelos instrumentos modernos mecânicos deve ser cada vez mais estimulada”. Em outra comunicação pelo mesmo médium, no ano de 2005 (2), Cairbar disse: “Vocês (espíritas) têm que estar preparados para falar para outros povos” (...). Segundo informações que circulam no meio espírita, Cairbar Schutel continua ligado ao movimento de divulgação do Espiritismo na Terra, sendo um dos seus organizadores.

O médium baiano Divaldo Franco, em histórica palestra virtual realizada na Bahia no ano 2000, pela Internet (3), afirmou emocionado: “Agradeço profundamente sensibilizado e comovo-me diante deste excelente recurso que diminui distância, ainda mais por sentir participando deste nosso convívio alguns benfeitores espirituais que estão a todos nos envolvendo em ondas de paz e vibrações de saúde, entre os quais os espíritos Eurípedes Barsanulfo, Cairbar Schutel, Joanna de Ângelis e Vinícius, igualmente felizes, abençoando a tecnologia e a informática, utilizadas para o bem”.

O mesmo Divaldo Franco, em ampla entrevista concedida à revista eletrônica “O Consolador”, edição 51 (4), referindo-se ao seu lançamento, um ano antes, no dia 18 de abril de 2007, declarou: “Recordo-me com imenso júbilo da planificação do primeiro número da nossa cara Revista eletrônica e acompanhei o seu processo de crescimento e de qualidade (...). Penso que se Allan Kardec estivesse reencarnado, nestes dias, utilizar-se-ia da internet com a mesma nobreza com que recorreu à imprensa do seu tempo na divulgação e defesa do Espiritismo diante dos seus naturais adversários. A internet, como tudo que o homem toca e corrompe infelizmente, tornou-se veículo de informações incorretas, de agressões, de desmoralizações, de infâmias, de degradação e de crime... mas também de grandiosas realizações que dignificam o gênero humano e preparam a sociedade para dias mais belos e mais felizes. Nesse sentido, a Revista vem realizando o seu papel de difundir o Espiritismo com elegância, nunca se permitindo vulgaridade, qualquer tipo de arrogância ou de combate inútil, fiel aos postulados da Codificação.”

O espírito Deolindo Amorim, em página psicodigitada pelo médium Elzio Ferreira de Souza, em dezembro de 1999, alertou: (...) “A esta vantagem” (a comunicação rápida e com muito poder de informação) “deve-se aliar maior cuidado, porque a intimidade que oferece o computador pode conduzir a certos descuidos prejudiciais (...). O privado torna-se público e pode causar danos” (5).

Com estas e outras manifestações de homens e Espíritos ressalta a importância dos instrumentos tecnológicos no momento, como forma de disseminação dos ideais humanitários que estimulem a fraternidade e a paz na Terra, porém utilizados com os critérios do bom senso e do respeito. A tecnologia nos disponibiliza o recurso maravilhoso da Internet e nós temos que usá-lo com responsabilidade. Não se poderá concordar (em relação aos espíritas, principalmente) com práticas incorretas e antiéticas premeditadas. Para ajudarmos a criar um mundo melhor – e isso ocorrerá com a mudança dos hábitos morais – não podemos perder a oportunidade que se apresenta em larga escala de influir positivamente e fazer prosperar o lado bom da Internet.

Alimentado incessantemente, o sistema incorpora todos os dias imensos volumes de informes que lhe conferem uma grande heterogeneidade, em todos os sentidos. Isso provoca a disseminação do “joio em meio ao trigo”. É, portanto, um dever moral esforçar-se para não poluir esse imenso reservatório virtual de conhecimento que pertence à humanidade e usá-lo como instrumento de transformação.

 

Referências:

1,2,3 - jorgehessenestudandoespiritismo.blogspot.com.br

4 - Revista eletrônica “O Consolador”, www.oconsolador.com.br/51/principal.html

5 - “Convite à reflexão”, editora Lachâtre, 2012.



            Claudio Bueno da Silva








                                                                                             PAZ, MUITA PAZ!



Registado
VIVA JESUS!

Offline Lília Jardim

  • Mundo de Provas e Expiações
  • *
  • Mensagens: 16
  • Participação: 2
  • Lília Jardim barely matters.Lília Jardim barely matters.
  • Sexo: Feminino
  • Relevância: +2
  • Cidade: Volta Redonda
  • País: Brasil
Re: Os Espíritos e a Internet
« Responder #1 em: 27 de Agosto de 2013, 18:55 »
0Gostou?
Ótimo e esclarecedor o texto!  :)

A Internet é um mecanismo de informações excelente, nós temos que estar atentos somente à origem de cada informação!!

Paz e Luz

Registado

Offline Marcinho Medeiros

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 187
  • Participação: 25
  • Marcinho Medeiros is awe-inspiring!Marcinho Medeiros is awe-inspiring!Marcinho Medeiros is awe-inspiring!Marcinho Medeiros is awe-inspiring!Marcinho Medeiros is awe-inspiring!Marcinho Medeiros is awe-inspiring!Marcinho Medeiros is awe-inspiring!Marcinho Medeiros is awe-inspiring!Marcinho Medeiros is awe-inspiring!Marcinho Medeiros is awe-inspiring!Marcinho Medeiros is awe-inspiring!Marcinho Medeiros is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +44
  • Cidade: Brasília-DF
  • País: Brasil
Re: Os Espíritos e a Internet
« Responder #2 em: 27 de Agosto de 2013, 19:46 »
0Gostou?
Penso que a internet colabora bastante para que se faça saber a verdadeira essência da doutrina Espírita; haja vista que, hoje em dia, ainda há muitos leigos quanto ao verdadeiro objetivo dos ensinamentos dos espíritos.

Paz e Luz!

Registado
"O que parece o auge do absurdo numa geração, muitas vezes torna-se o auge da sensatez na seguinte."

Offline RASEK

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 145
  • Participação: 100
  • RASEK is awe-inspiring!RASEK is awe-inspiring!RASEK is awe-inspiring!RASEK is awe-inspiring!RASEK is awe-inspiring!RASEK is awe-inspiring!RASEK is awe-inspiring!RASEK is awe-inspiring!RASEK is awe-inspiring!RASEK is awe-inspiring!RASEK is awe-inspiring!RASEK is awe-inspiring!
  • Relevância: +66
  • Cidade: RIO DE JANEIRO
  • País: BRASIL
Re: Os Espíritos e a Internet
« Responder #3 em: 11 de Dezembro de 2013, 12:10 »
0Gostou?
A internet é simplesmente maravilhosa, e assim nos ajuda em muito no tocante à comunicação em geral.

Mas, a título de curiosidade somente, devemos atentar sempre, que ao nos comunicarmos com quem quer que seja, via internet (forum de discussões), podemos sofrer consequências desta mesma comunicação.
O que eu quero dizer, é que pode aquele que esteja tendo um debate acalorado ou não, porém tendo como pomo do debate uma assunto em que haja discordâncias entre os que debatem, SOFRER uma obsessão.

O caso ocorreu comigo.

Debatamos então.


Registado
"ESPÍRITAS, AMAI-VOS; EIS O 1º ENSINAMENTO, E INSTRUÍR-VOS; EIS O 2º"

Offline Vitor Santos

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 6079
  • Participação: 132
  • Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • O Mal Retribui-se com o bem!
  • Relevância: +1062
    • Centro Estudos Doutrin
Re: Os Espíritos e a Internet
« Responder #4 em: 11 de Dezembro de 2013, 12:22 »
0Gostou?
Olá amigos
 
A Internet é útil e fantástica. Todavia, da mesma forma que é veiculo rápido e eficiente de transmissão de conhecimento válido, também é um veiculo rápido e eficiente de transmissão de disparates e erros.

O desafio da sociedade actual é ser capaz de separar o trigo do joio, pois há demasiada informação. E, muitas vezes, aquilo que interessa mesmo, ou é pago ou não está na rede. O tempo é uma variável importante e não é possível ler tudo para seleccionar apenas o que interessa. É preciso aprender a procurar.

bem hajam

Registado
O perdão compensa!

Offline Mourarego

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 18419
  • Participação: 1104
  • Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Moura R
  • Relevância: +1977
    • Sala Filosofia Esp
Re: Os Espíritos e a Internet
« Responder #5 em: 11 de Dezembro de 2013, 13:40 »
0Gostou?
Exatamente mano Vitor, e em nosso caso, para que possamos separar com certza o joio do trigo, basta um estudo das obras básicas.
Abraços,
Moura

Registado

Offline RASEK

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 145
  • Participação: 100
  • RASEK is awe-inspiring!RASEK is awe-inspiring!RASEK is awe-inspiring!RASEK is awe-inspiring!RASEK is awe-inspiring!RASEK is awe-inspiring!RASEK is awe-inspiring!RASEK is awe-inspiring!RASEK is awe-inspiring!RASEK is awe-inspiring!RASEK is awe-inspiring!RASEK is awe-inspiring!
  • Relevância: +66
  • Cidade: RIO DE JANEIRO
  • País: BRASIL
Re: Os Espíritos e a Internet
« Responder #6 em: 12 de Dezembro de 2013, 00:31 »
0Gostou?
Não, não basta somente o estudo das obras básicas!!

Há muita coisa boa pós Kardec por aí!!


Registado
"ESPÍRITAS, AMAI-VOS; EIS O 1º ENSINAMENTO, E INSTRUÍR-VOS; EIS O 2º"

Offline nathaliamarx

  • Mundo Primitivo
  • *
  • Mensagens: 2
  • Participação: 1
  • nathaliamarx has no influence.
  • Relevância: 0
  • Cidade: São Paulo
Re: Os Espíritos e a Internet
« Responder #7 em: 12 de Dezembro de 2013, 02:25 »
0Gostou?
Olá.
Desde criança frequento a doutrina espírita por conta da minha mãe que sempre me levou. Com o passar dos anos comecei a me questionar de muitas coisas. Inclusive sobre os espíritos, pois nunca recebi nenhuma prova de que realmente eles estejam entre nós.
Mesmo que no centro onde eu costumava frequentar aja “comunicação” os assuntos são sempre o que está no evangelho. Questiono-me muito, até onde o ser humano pode ir para sustentar essa vida sem explicação.
Os gregos acreditavam que existia Deus da água, sol, terra, etc. Será que não inventamos o espiritismo para dar sentido em nossa vida? Será Jesus um homem bom e  comum que foi ENDEUSADO pela igreja para dominar o povo?
Sempre me pergunto, pq um Deus bondoso e justo nos faz viver muitas vidas para aprender, em vez de simplesmente ter criado pessoas boas? Qual sentido a nisso?


Registado

Offline Mourarego

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 18419
  • Participação: 1104
  • Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Moura R
  • Relevância: +1977
    • Sala Filosofia Esp
Re: Os Espíritos e a Internet
« Responder #8 em: 12 de Dezembro de 2013, 13:34 »
0Gostou?
Razek,
Novamente fico pasmo.. Ou o amigo detém a completa sabedoria e conhecimento da DE, ou é superior a Kardec...
Doutrina só se tem das obras codificadas, logo, basta ao aprendiz que as estude, grave e perseverantemente, e quem diz isso não sou eu mas os Espíritos superiores, pela pena do codificador.
Abraços,
Moura
Citação de: RASEK em 12 de Dezembro de 2013, 00:31
Não, não basta somente o estudo das obras básicas!!

Há muita coisa boa pós Kardec por aí!!



Registado

Offline marcelo2100

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 233
  • Participação: 30
  • marcelo2100 is awe-inspiring!marcelo2100 is awe-inspiring!marcelo2100 is awe-inspiring!marcelo2100 is awe-inspiring!marcelo2100 is awe-inspiring!marcelo2100 is awe-inspiring!marcelo2100 is awe-inspiring!marcelo2100 is awe-inspiring!marcelo2100 is awe-inspiring!marcelo2100 is awe-inspiring!marcelo2100 is awe-inspiring!marcelo2100 is awe-inspiring!
  • Relevância: +45
Re: Os Espíritos e a Internet
« Responder #9 em: 12 de Dezembro de 2013, 13:42 »
0Gostou?
garantido mesmo só as obras da codificação!!! O resto tem q esperar em banho maria!!

Registado
Ao Senhor Deus onipotente suplicamos que envie, para nos assistirem, Espíritos bons.


  • Imprimir
Páginas: [1]   Ir para o topo
« anterior seguinte »
 

Comente no facebook

Assuntos relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
A Internet dos intelectuais....

Iniciado por Det's me!... Outros Temas

3 Respostas
2574 Visualizações
Última mensagem 27 de Abril de 2006, 15:38
by Livia1967
Apagão na INTERNET

Iniciado por ValNasct Humor

0 Respostas
1336 Visualizações
Última mensagem 18 de Novembro de 2008, 17:36
by ValNasct
Internet - amor e paz

Iniciado por Marccello Eventos / Notícias

0 Respostas
1437 Visualizações
Última mensagem 21 de Agosto de 2010, 16:00
by Marccello
A internet e o metrô em Londres

Iniciado por dOM JORGE Eventos / Notícias

0 Respostas
1334 Visualizações
Última mensagem 31 de Dezembro de 2016, 00:59
by dOM JORGE
Depois da Internet

Iniciado por dOM JORGE Jornal das Boas Notícias

0 Respostas
1335 Visualizações
Última mensagem 20 de Setembro de 2018, 04:35
by dOM JORGE

Clique aqui para receber diariamente novidades do Forum Espirita.


Estudos mensais

facebook-icontwitter-icon

O seu e-mail:


 
Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.

Pesquisar assunto



Pesquisa avançada
  • Mobile


    • Powered by SMF 2.0 RC3 | SMF © 2006–2009, Simple Machines LLC