Forum Espirita

CODIFICAÇÃO => O Livro dos Médiuns => Tópico iniciado por: Liana em 28 de Setembro de 2005, 03:20

Título: O que é ser médium
Enviado por: Liana em 28 de Setembro de 2005, 03:20
Olá para todos

Você se indaga, às vezes, se as sensações que tem sentido são realmente de caráter mediúnico ou apenas estados emocionais ou, ainda, se certos acontecimentos não seriam meras fantasias ou suposições erradas, por ficar impressionado em demasia com tudo o que lhe ocorre.
Porém como saber? Afinal, o que é ser médium?
Usualmente, denomina-se médium aquele em quem a faculdade mediúnica se mostra de forma ostensiva. Entretanto é bom saber que todos os seres humanos têm mediunidade em estado latente, como um princípio, uma semente, que poderá ou não desabrochar no curso da existência terrena.
Allan Kardec, o Codificador do Espiritismo, explica que todos os indivíduos são mais ou menos médiuns, no sentido de que somos influenciáveis pelas sugestões alheias, podendo estas partir de espíritos desencarnados que nos desejam influenciar. Isto se dá através da sintonia mental, de forma espontânea e natural, surgindo na mente do indivíduo como uma idéia, um pressentimento, que são também chamados de “intuição”. Isto pode estar sendo lançado por um espírito desencarnado, e a pessoa aceitará a idéia ou não, dependendo do seu livre arbítrio.
Voltemos ao termo “médium”. É importante saber que esta palavra significa “aquilo que está no meio”. Allan Kardec propôs esta terminologia, inclusive as palavras “Espiritismo”, “espírita”, etc. Para designar coisas novas trazidas pelos Espíritos Superiores à Humanidade.
Assim, médium é o intermediário, aquele que intermedia a comunicação de um espírito com as demais pessoas.
A eclosão da mediunidade não depende de religião, idade, raça ou sexo. Muitas criaturas, não conhecendo nada sobre o assunto, ficam amedrontadas, outras temem as responsabilidades que são inerentes ao exercício mediúnico e recusam-se a conscientizar-se acerca da sua faculdade. Evitam de todas as maneiras qualquer conversa ou situação relacionadas com o tema, mas, se os sinais de mediunidade forem muito evidentes, intensos e freqüentes, essas pessoas ficam sujeitas a alguns problemas mais graves decorrentes das presenças espirituais ao seu lado, as quais captam sem saber como se defender ou precaver-se contra assédios negativos.
Mas, afinal, como saber se sou médium ostensivo? É a pergunta que lhe ocorre.
Existem indícios que caracterizam a presença da mediunidade de forma expressiva. O Espiritismo aclara e orienta todo esse processo, auxiliando o médium principiante e possibilitando o exercício da mediunidade de maneira equilibrada e serena, que lhe confere bem-estar e paz interior.
Alguns dos indícios do desabrochar da mediunidade podem ser relacionadas. São eles:
alterações emocionais súbitas;
acentuada sensibilidade emotiva;
vidências;
necessidade compulsiva e inoportuna de escrever idéias que não lhe são próprias;
calafrios, sensação de formigamento nas mãos e na cabeça;
mal-estar em determinados ambientes ou em presença de certas pessoas;
sensações de enfermidades inexistentes.
Estes sintomas podem surgir de forma associada, com maior ou menor intensidade, prevalecendo um ou outro ou vários, conforme a condição espiritual do indivíduo.
Que fique bem claro que alguns desses sintomas citados podem ocorrer, sem que seja necessariamente um sinal de predisposição mediúnica. Outro ponto que merece ser ressaltado é que mediunidade não é doença. Também não deve ser encarada como um privilégio ou, sob outro aspecto, como uma sobrecarga de responsabilidade de tal teor, que somente uns poucos conseguirão levá-la adiante.
O desabrochar da mediunidade representa para o ser humano um horizonte novo que se abre para ele. É um chamamento, um convite a fim de que se volte para o bem, que desperte para as realidades maiores da vida. É uma responsabilidade sim, mas, sendo vivenciada com seriedade, com amor e disciplina, será sempre fonte de benefícios, em primeiro lugar para o próprio médium.
Às vezes as pessoas têm uma impressão distorcida acerca do Espiritismo pelo que a mídia apresenta, ou seja, pessoas que são médiuns mas que, na verdade, não são espíritas, embora assim se apresentem, e que se utilizam da sua faculdade para aparecerem, para divulgarem suas produções mediúnicas, mas que não têm as características espíritas, cujas orientações são sempre voltadas para fins sérios, altruísticos e renovadores, sem qualquer conotação de rituais ou de lucros materiais.
Se você apresenta as características acima mencionadas, se o que lhe está acontecendo se encaixa nestes pontos relacionados, é provável que a mediunidade lhe esteja sinalizando a busca de uma nova vida, de um caminho novo, espiritualizado, para que você encontre, enfim, o sentido transcendente da vida terrena.


“A mediunidade não veio em minha vida por acaso. É um compromisso que assumi perante a Espiritualidade Maior. É como um convite para reavaliar tudo o que fiz até hoje e recomeçar em bases espiritualizadas e seguras, descobrindo através do intercâmbio com os seres invisíveis um novo caminho para ser feliz.”

Do Livro Mediunidade: Caminho para ser feliz - Suely Caldas Schubert - Editora Didier

Abraços Fraternais

Muita Paz

Liana
Título: Re: O que é ser médium
Enviado por: SB em 28 de Setembro de 2005, 11:06
Ola Liana,

Mais um excelente texto que nos deixa... :D

Todos somos efectivamente mediuns, uns de uma forma passiva e outros de forma ostensiva...

Lembrar que nem todos os mediuns podem ser espiritas, e que espiritas nem todos são mediuns ostensivos...

Mais...o que distingue um medium espirita de um espiritualista sempre será o estudo e educação a nivel do triplice aspecto, Filosófico, Cientifico e Etico/Moral, que  só a Doutrina Espirita nos esclarece!

Bem hajas Liana
Título: Re: O que é ser médium
Enviado por: WOLLER em 01 de Fevereiro de 2006, 21:21
Olá amiga Liana

A mediunidade é inerente ao ser humano, visto que todos nos podemos sofrer as influências, ou influenciar aqueles que nos circulam, encarnados ou não.
O importante é saber diferenciar os médium ostensivos dos passivos, espiritas dos espiritualistas .
Fato que esse texto deixa claro.

Abraços   ;)

WOLLER
Título: Re: O que é ser médium
Enviado por: cl em 02 de Março de 2010, 23:07
Olá amiga Liana

Médium do latim medium - Pessoa acessível à influência dos Espíritos, e mais ou menos dotada da faculdade de receber e transmitir suas comunicações. Para os Espíritos, o médium é um intermediário, um instrumento segundo a natureza ou o grau da faculdade mediúnica. Esta faculdade depende de uma disposição orgânica especial, suscetível de desenvolvimento. Há uma diversidade de médiuns: falantespsicofonia, escreventespsicografia, videntes, audientes, curadores, etc
Muita Paz

Liana  :) :)
Título: Re: O que é ser médium
Enviado por: Mourarego em 02 de Março de 2010, 23:21
"Allan Kardec, o Codificador do Espiritismo, explica que todos os indivíduos são mais ou menos médiuns, no sentido de que somos influenciáveis pelas sugestões alheias"
Na verdade op que o codificador ensina encikmado pelso espíritos superiores é que cada um é mais ou menos médium de acordo com o que possa "sentir" do mundo espiritual. Mas não para por ai, diz que alguns são médiuns inertes, quer dizer não podem exercer sua mediunidade por falta de qualidade mediúnica.
Não é o sentir os espírito que ma faz psicografar ou incorporar, ou mesmo psicofonar, e sim a qualidade mediúnica. Sem ela não há como fazer essas coisas

abraços,
Moura
Título: Re: O que é ser médium
Enviado por: mike92 em 08 de Março de 2010, 21:31
Ainda não sou médium, mas estou estudando muito para tal missão, o que com certeza me levará para a paz interior e muitas doenças que antes sentia vejo, hoje, que foram diretamente causadas por irmãos espirituais que na escurudão em que se encontravam buscaram em mim a ajuda que tanto necessitavam alcançar a tão chamada ajuda de DEUS.
Antes me via com dores nas pernas, nas mãos, na nuca, nervoso e muito triste, mas com o passar dos anos e com a ajudade de pessoas realmente prontas para a pratica do verdadeiro e sério espiritismo, agora sei que os problemas que sentia não era meus e sim de um irmão pedindo minha ajuda.
Hoje, compriendendo os sinais que me enviam, sei o que tenho que fazer.
Ainda não desenvolvi minha mediunidade com intensidade e ainda ela não mostrou todos os seus efeitos em mim, mas tenho certeza estou pronto para ajudar os que estiverem no escuro e mostrar o caminho a todos sem direção.

A melhor forma de desenvolver a mediunidade é esquecer tudo que é material e voltar os olhos para a caridade e amor a DEUS.
Título: Re: O que é ser médium
Enviado por: vanessasc em 16 de Abril de 2010, 19:01
Boa tarde liana

Tenho lido seus artigos da internet devido a curiosidade que tenho tido sobre mediunidade.

Tenho alguns problemas na minha vida que são difíceis de resolver...tenho a sensação de que tudo p mim é mais difícil..principalmente  com relação a relacionamento amoroso...

Bom...eu sinto MT tristeza...tudo me abate...insônia...suores e calor excessivo...mudança de humor...MT insegurança...dores nas costas...ansiedade extrema e por isso sinto q a minha vida está um pesadelo...essa tristeza é horrível e as pessoas não entendem pq eu fico assim se para eles eu tenho “uma vida perfeita”...

Agora estou em mais um relacionamento que me vejo triste...sempre espero MT da pessoa e ela nunca consegue me dar...sempre começo bem ...e depois eles se desapaixonam do nada...enjoam de mim e da minha cobrança exagerada...me sinto MT culpada por isso e ai minha auto estima cai demais ....me sinto insignificante...

Com tudo isso resolvi procurar fazer terapia....estou fazendo ....e além disso, procurei o centro espírita e que me disseram q eu sou médium

Diante dessa constatação (que eu não tenho certeza pq nunca vi ou senti diretamente espíritos) não sei o que fazer com esse meu dom....sei q preciso utilizado mas não sei como e diante de tudo q eu já li...eu preciso fazer isso..usar meu dom...e se for me sentir melhor e para a minha vida melhorar eu quero desenvolver isso logo...URGENTE...

Queria alguma orientação sua por favor...me de uma luz de como começar...de como fazer....



Desde já agradeço.

Título: Re: O que é ser médium
Enviado por: Viviane Inoue em 12 de Setembro de 2010, 13:41
Oi td bem??Me chamo Viviane e gostaria de mais informacoes..como quais saw os tipo de mediunidade...se existe pessoas que soh sentem??se pode acontecer de ver soh duas ou tres vez...??Uma vez me foi falado que eu tinha que estudar sobre o assunto..e confesso que acho q agora preciso msm entender o q esta se passando cmg...se puderem me responder atraves do e mail agradeco,pois moro fora do Brasil ja faz anos e eh dificil encontrar alguem que me esclarece...obrigada
Título: Re: O que é ser médium
Enviado por: Daniel M123 em 16 de Setembro de 2010, 21:44
Eu tinho lido vários de estes textos deste e doutros sites sobre médiuns e eu às vezes quando estou sozinho começo a sentir-me mal disposto, com arrepios, perdas de força e de equilibrio com algumas dores de cabeça e não sei se isto é mediundidade ou não mas quando estou com alguns amigos normalmente esse senssação desaparece ou fica mais branda. Também confesso que eu gostava muito de ser médium vidente e audiente, é um dos meus maior desejos pois sempre senti necessidade de  servir o próximo e sinto que maior parte das vezes que todas as pessoas à minha volta têm uma especialidade para alguma coisa e eu sou o único que não sou bom a nada. Também confesso que estou sempre com medo que algum espírito me apareça e me faça algum mal. Por favor ajudem-me o que eu devo fazer? Já nem consigo manter a calma porque por um lado quero muito ser médium mas por outro lado sinto-me com mau estar de vez em quando e não se as duas coisas estão relacionadas!!
Título: Re: O que é ser médium
Enviado por: Daniel M123 em 16 de Setembro de 2010, 21:53
Também confesso que pedi muito a Deus para me tornar no médium que tanto quero ser mas não só por mim mas também quero ajudar os espíritos a terem paz e outros bons sentimentos mas quem não sente paz nenhuma sou eu, tenho medo que só existam espíritos malignos a minha volta a me quererem fazer mal e estou sempre com medo e a sensaçao que alguém me está a observar! Eu tenho apenas 14 anos ando no 9.º ano de escolaridade e já pensei em ir a um centro espirita mas tenho medo da reação dos meus pais! Eu estou desesperado!
Título: Re: O que é ser médium
Enviado por: Daniel123 em 16 de Setembro de 2010, 22:02
Eu nao sei porque sinto que alguém me quer fazer mal porque eu nunca o fiz o ninguém e eu até sou uma pessoa muito pacífica, eu preciso mesmo de desabafar com alguém que me compreenda, já agora sou de Portugal e vivo em Barcelos e já vi algumas informações sobre este centro espirita
MOMENTOS DE SABEDORIA - Núcleo de Estudos Espíritas de Barcelos
 Rua Fernando de Magalhães, n.º 53 (47/49), Barcelos
 4750-290 BARCELOS
 neebarcelos@hotmail.com
 96 121 84 94 (António Teixeira)
 Mas tal como disse os meus pais não iam perceber e ainda me podiam dizer que não estva bem por causa dos nervos!
Ajudem-me
Título: Re: O que é ser médium
Enviado por: Daniel123 em 16 de Setembro de 2010, 22:06
Por favor alguém me responda para o meu email daniboi133@hotmail.com e perdoem-me estar a ser tão chato mas não aguento estar a lidar sozinho com isto!!!!
Título: Re: O que é ser médium
Enviado por: kelly 1234 em 17 de Setembro de 2010, 13:51
olá, as vezes sonho e acontece nem sempre acontececomo sonho mas está sempre relacionado ao mesmo,
e as vezes me sinto muito mal com algumas pessoas é como se elas estivesse com umacrga muito negativa
me sinto tão mal que meu corpo comeca a tremer por dentro e tambem me sinto como se etivesse sendo
observada, e vejo vulto só que não tenho medo, preciso de uma resposta obrigado
Título: Re: O que é ser médium
Enviado por: Menina da Luz em 18 de Setembro de 2010, 07:20
Dês de muito nova vejo pessoas e sempre tive um dom natural em questão de sensações como previsões. Mas como criança não era levada a sério ate pelo fato de minha familia ser católica então eu mesma achava que era fruto da minha imaginação. Com o tempo algumas coisas aconteceram uma das que consigo me recordar agora foi um dia que eu indo pra casa por um caminho de subida errei um lance de escada e iria cair muito feio ja que não avia onde me segurar, fechei os olhos e senti uma mão forte me segurando no pulso e puxando pra cima com muita força. Fiquei por muito tempo pensando nisso mas sempre achava que era da minha mente nada era real. Mas eu perdi meu pai, que acreditava nesse meu lado espírita como ninguém, sempre me ouvia nisso mesmo não tendo sido um pai tão presente. Com uma semana do ocorrido eu entrei em estado de transe não sei explicar ao certo, mas não abria os olhos e me lembro de pouco, mas me disseram que falei como se fosse ele e querendo me acalmar porque eu chorava muito e sentia a mão adormecida. Após mais alguns meses eu escrevi uma carta na madrugada, uma carta dele do meu pai para minha mãe, irmã e eu mesma. Foi estranho porque eu estava no computador, comecei a me sentir mau e escrevi sem parar senti meus braços pesados e doloridos quando acabei foram uns 3 minutos somente e tomei banho e depois li o que era, mau pude acreditar. Não eram minhas as palavras ditas, e tinha um pedaço que me respondia que era ele. Depois dessa escrevi depois de alguns meses outra do meu pai para minha irmã mas bem mais curta e nessa eu não só senti ele segurar minhas mãos, mas ouvi ele me ditar as palavras até mesmo mandando eu levantar logo porque tinha que ser feita naquele momento. Fiz também um texto meio louco que creio eu não ter saido da minha mente de forma alguma e me lembrei que sempre escrevi alguns assim mas sempre joguei fora. A questão é, não sei ao certo estou escrevendo aqui, talvez com a esperança de que alguém com paciência leia e me dê palavras de sabedoria, queria muito alguém pra conversar sobre tudo isso porque ainda não me localizei e não sei se quero levar isso adiante porque tenho medo de mim mesma, medo de prejudicar alguma pessoa, fico pensando se foi mesmo meu pai que escreveu a carta ou eu e se foi eu penso que ele tem raiva de mim por isso. Sei e lembro das situações que ocorreram mais estou bem confusa com tudo isso, tenho medo e nem tenho escrevido ultimamente nada para que nada ocorra e eu não fique mais tempo com essa confusão na mente. Se alguém puder me dar algumas palavras eu agradeço de qualquer forma que todos sejam abençoados =)

asuam@yahoo.com
Título: Re: O que é ser médium
Enviado por: hcancela em 18 de Setembro de 2010, 11:12
Olá amigos(as)


Menina de luz, o ser médium o uma característica de todos nós mais ou menos desenvolvida, mais ou menos ostensiva ou não.
Sem a conhecer e dar uma opinião correcta não tenho como, mas o que me diz é o que normalmente acontece a todos nós! Mediunidade sem estudo e sem controle.

Creio que precisa neste momento procurar ajuda e se for num centro Espirita que de facto expliquem estas coisas dentro da base de " Allan Kardec" tenho certeza que tudo vai melhorar e ter uma boa vida.

Digo isto amiga Menina de Luz, porque é o que eu vejo semana a semana em nosso centro e no dia-a-dia das pessoas, só que a maior parte nem quer saber disso, e vejo que muito sofrem, e o facto de querer saber destas coisas, já é um grande passo na compreensão para as coisas da Mediunidade, e o mais importante , das coisas de Deus.

Saudações fraternas
Título: Re: O que é ser médium
Enviado por: Salvador p em 18 de Setembro de 2010, 12:30
todos temos medionidade,só que há pessoas mais desenvolvidas que outras
Título: Re: O que é ser médium
Enviado por: Daniel123 em 01 de Outubro de 2010, 17:59
Olhe Liana gostava muito que fosse ao seu msn e hotmail e me aceitasse como amigo para conversarmos melhor e alem disso também deixei uma mensagem no seu hotmail (mudei de e-mail mas voce pode vê-lo na mensagem do hotmail ou no pedido do msn)
Até agora obrigada por tudo.
Título: Re: O que é ser médium
Enviado por: BIMAEL NOLETO em 18 de Dezembro de 2010, 22:57
SOU MÉDIUM NÃO PROCUREI DESENVOLVIMENTO DEVO MEPREOCUPAR!
Título: Re: O que é ser médium
Enviado por: ROSE MARY S P DA SILVA em 10 de Março de 2011, 20:03
Eu estou fazendo curso de desenvolvimento de médium, o curso é excelente, resolvi fazer por minha própria conta depois de assistir algumas sessões, e minha vida melhorou muito. Adoro assistir as aulas, e fazer caridade não é problema nenhum e nem nunca foi pra mim independente de qualquer coisa, nunca me preocupei em ganhar alguma coisa, me sinto muito bem assim porém, tenho um problema não consigo larga meu vício em cigarro, e sempre bebo cerveja me condeno muito por isso, conheço muitas pessoas e sempre rola um papo ou não e simplesmente bebo a droga da cerveja e fumo, te pergunto " será que isso vai passar, me sinto uma fraca.
Título: Re: O que é ser médium
Enviado por: marccos .silva em 10 de Março de 2011, 22:15
Minha irmã, Rose li o seu o seu desabafo e posso te dizer que ser medium não so depende de beber ou fumar mais sim de nossa consciência perante a espiritualidade e a humanindade, a primeira refere-se ao que aprendemos e o valor dado a tal aprendizagem e o segundo se refere a utilização do que foi aprendido, quando voçê aprender e gardar em seu coração verá que estes vicios e outros como a maledicência, o egoísmo,a inveja e tantos outros perderão o poder de nos fascinar e ai seremos homens e molheres de bem enquanto isso não ocorre esforçate para não falha mais se isto ocorrer não fique estagnada no chão levanta-te e prssegue o tecaminho rumo ao crescimento da estatura de mulher de Bem.

Muita paz e luz   
Título: Re: O que é ser médium
Enviado por: wenderpinguim em 01 de Outubro de 2015, 11:33
olá a todos
Acredito que o ponto principal da questão mediunidade é o que fazemos com ela ,pois é uma ferramenta de evolução onde podemos doar de nós mesmos em beneficio do próximo, mas para ajudar um irmão podemos ser médiuns ostensivos ou não o importante é o auxilio prestado.

muita paz e luz a todos!

Título: Re: O que é ser médium
Enviado por: cleama em 12 de Fevereiro de 2016, 23:51
Moura, tire minha duvida se puder, a cerca de um ano comecei a psicografar, mas como fazia em casa e sabia que nao devia, conversei com o diretor de doutrina do CE que frequento e ele conseguiu para mim que pudesse participar da reunião mediúnica em determinado dia, assim o fiz, a partir dai recebi algumas mensagens, mas durante uns dias percebi que as mensagens cessaram e comecei a sentir sensações diferentes, como frio, arrepios até que uma medium psicofônica que sentava a minha frente, disse que havia um espirito ao meu lado, neste dia que nao queria falar me voz de mulher e dizia que queria falar por intermédio de mim, bom nao rolou, já que nao era psicofônico. O tempo passou e comecei então a receber espíritos pela psicofonia, minha pergunta é, seria possível um médium psicografo mudar para psicofonia?
Título: Re: O que é ser médium
Enviado por: cleama em 12 de Fevereiro de 2016, 23:55
Moura, tire minha duvida se puder, a cerca de um ano comecei a psicografar, mas como fazia em casa e sabia que nao devia, conversei com o diretor de doutrina do CE que frequento e ele conseguiu para mim que pudesse participar da reunião mediúnica em determinado dia, assim o fiz, a partir dai recebi algumas mensagens, mas durante uns dias percebi que as mensagens cessaram e comecei a sentir sensações diferentes, como frio, arrepios até que uma medium psicofônica que sentava a minha frente, disse que havia um espirito ao meu lado, neste dia que nao queria falar me voz de mulher e dizia que queria falar por intermédio de mim, bom nao rolou, já que nao era psicofônico. O tempo passou e comecei então a receber espíritos pela psicofonia, minha pergunta é, seria possível um médium psicografo mudar para psicofonia?
Título: Re: O que é ser médium
Enviado por: Moises de Cerq. Pereira em 13 de Fevereiro de 2016, 23:26
Moura, tire minha duvida se puder, a cerca de um ano comecei a psicografar, mas como fazia em casa e sabia que nao devia, conversei com o diretor de doutrina do CE que frequento e ele conseguiu para mim que pudesse participar da reunião mediúnica em determinado dia, assim o fiz, a partir dai recebi algumas mensagens, mas durante uns dias percebi que as mensagens cessaram e comecei a sentir sensações diferentes, como frio, arrepios até que uma medium psicofônica que sentava a minha frente, disse que havia um espirito ao meu lado, neste dia que nao queria falar me voz de mulher e dizia que queria falar por intermédio de mim, bom nao rolou, já que nao era psicofônico. O tempo passou e comecei então a receber espíritos pela psicofonia, minha pergunta é, seria possível um médium psicografo mudar para psicofonia?

Os dons são variados
Mas o espírito é o mesmo

Não sou o Moura
Mas
digo que sim... pela resposta acima
Título: Re: O que é ser médium
Enviado por: cleama em 14 de Fevereiro de 2016, 20:17
obrigado moises pelo esclarecimento