Forum Espirita

*
  • Moderadores
  • Regras
  • Sobre
  • FAQs
  • Contactos
Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
  • Início
  • Pesquisa
  • Contato
  • Salas de Chat
  • Entrar
  • Registe-se
  • Forum Espirita »
  • GERAL »
  • O que é o espiritismo »
  • Comunicabilidade dos Espíritos »
  • Mediunidade, Opressão Demoníaca?

Aumentar pontos de Participação:  
O que pensa sobre esta mensagem?
Gostei Não gostei  
Comentar:

« anterior seguinte »
  • Imprimir
Páginas: [1] 2 3   Ir para o fundo

Autor Tópico: Mediunidade, Opressão Demoníaca?  (Lida 17575 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Weronica

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 331
  • Participação: 40
  • Weronica is awe-inspiring!Weronica is awe-inspiring!Weronica is awe-inspiring!Weronica is awe-inspiring!Weronica is awe-inspiring!Weronica is awe-inspiring!Weronica is awe-inspiring!Weronica is awe-inspiring!Weronica is awe-inspiring!Weronica is awe-inspiring!Weronica is awe-inspiring!Weronica is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • "Quem faz o bem, conquista a paz interior".
  • Relevância: +79
  • Cidade: Mogi das Cruzes
  • País: Brasil
Mediunidade, Opressão Demoníaca?
« em: 11 de Novembro de 2011, 17:32 »
+1Gostou?
Olá a todos!!!!


Bom gente, decidir pesquisar na net o que dor de cabeça muito forte tem em relação com a espiritualidade. Quem procura acha, depois do Google então,rsrsrs.
Enfim, achei um site que estava explicando que mediunidade faz parte de alguns outros estados humanos que levam à depressão, como eu sou questionadora e espírita (jura?rsrsrs), e não gosto de ler uma informação e aceitar sem questionar, enviei um e-mail ao site perguntado o porquê desta afirmação.

Recebi um e-mail que tem como argumentos passagens biblícas que "confirmam" esta afirmação e estou postando a resposta do site para análise dos membros do forum, estudiosos e doutrinadores, a para citar a visão do espiritismo para os pontos que serão citados posteriormente.

Tenham como um tópico de discussão e réplica.

Bjinhuu fiquem com Deus.

« Última modificação: 21 de Outubro de 2012, 17:35 by Ram-Wer »
Registado
"As pessoas podem duvidar do que você diz, mas elas acreditarão no que você faz".

Offline Weronica

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 331
  • Participação: 40
  • Weronica is awe-inspiring!Weronica is awe-inspiring!Weronica is awe-inspiring!Weronica is awe-inspiring!Weronica is awe-inspiring!Weronica is awe-inspiring!Weronica is awe-inspiring!Weronica is awe-inspiring!Weronica is awe-inspiring!Weronica is awe-inspiring!Weronica is awe-inspiring!Weronica is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • "Quem faz o bem, conquista a paz interior".
  • Relevância: +79
  • Cidade: Mogi das Cruzes
  • País: Brasil
Re: Mediunidade Opressão Demoníaca
« Responder #1 em: 11 de Novembro de 2011, 17:38 »
0Gostou?
O Cristianismo e a Mediunidade
 
A mediunidade não é doutrina cristã. O Senhor Jesus nunca ensinou que determinadas pessoas podem ser intermediárias entre os vivos e os mortos. A Bíblia Sagrada não dá respaldo à tese de que o homem possa “receber” espíritos humanos superiores ou inferiores para possibilitar comunicação com os vivos.
 
Jesus foi médium?
 O Senhor Jesus não foi dirigido nem instruído por guias espirituais. Nunca precisou entrar em transe para falar as verdades que falou. Também nada deixou psicografado. Suas palavras, ao fluírem de uma mente sã, não entorpecida, revelavam extrema sabedoria e coerência. Para que Jesus recebesse “espíritos”, o Pai teria que fazer o mesmo. Disse Jesus: “Porque tudo quanto ele [o Pai] faz, o Filho o faz igualmente” (Jo 5.19). A recíproca é verdadeira: tudo quanto o Filho faz, o Pai também faz. Se não consideramos Jesus um mentiroso, devemos admitir que se o Pai é Criador, o Filho também o é; se o Pai perdoa pecados, o Filho também perdoa; se o Pai é o Salvador, o Filho da mesma forma, O Pai e o Filho sabem e conhecem todas as coisas (onisciência e onipresença). Logo, o Pai é Deus, o Filho também é Deus. Se o Filho, como médium, recebesse “espíritos”, estaria em desigualdade com o Pai, pois Deus, como espírito, não pode receber espírito.
 
O Senhor Jesus resume Sua igualdade com o Pai em poucas palavras: “Eu e o Pai somos um” (Jo 10.30) e “Quem me vê a mim vê o Pai” (Jo 14.9). Pai e Filho são uma unidade, semelhantes em natureza, essência e substância. Somente a  Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo) possui os atributos incomunicáveis de onisciência, onipresença, onipotência, eternidade e imutabilidade. Ainda mais:
 
Pai e Filho são chamados de Criador (Is 40.28; Jo 1.3); Salvador (Is 45.22; 43.11; Jo 4.42); ressuscitador de mortos (1 Sm 2.6; Jo 5.21); Juiz (Jl 3.2; Jo 5.27); Luz (Is 60.1.-20; Jo 8.12); Eu Sou (Êx 3.14; Jo 8.58); Pastor (Sl 23.1; Jo 10.11); Glória de Deus (Is 42.8; Jo 17.1,5); O Primeiro e o Último (Is 41.4; 44.6; Ap 1.17; 2.8); Redentor (Os 13.14; Ap 5.9); Noivo (Is 62.5; Ap 21.2. cf. Mt 25.1ss); Rocha (Sl 18.2; 1 Co 10.4); Perdoador de pecados (Jr 31.34; Mc 2.7,10); Adorado pelos anjos (Sl 148.5; Cl 1.16); Senhor (Is 45.23; Fp 2.11).
 
A identidade por excelência entre Pai e Filho levou o Senhor Jesus a dizer: “Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis e o tendes visto” (Jo 14.7). Essas três declarações (Jo 5.19; 10.30; 14.7), dentre tantas outras, como visto acima, são provas inequívocas de Sua divindade. Nessa condição, imaginar que Ele tenha recorrido a “espíritos” para ministrar a Verdade é algo impensável. Ele não precisava de verdades vinda do mundo dos mortos. Ele próprio assegurou: “Eu sou a verdade” (Jo 14.6). Chega às raias do absurdo acreditar que Jesus e seus discípulos viveram em ambiente de transes mediúnicos para ouvir as vozes do além.
 
A Transfiguração foi uma sessão espírita?Não. Jesus apareceu em glória: “Transfigurou-se a aparência do seu rosto, e a sua roupa ficou branca e mui resplandecente” (Lc 9.29). Nessa condição, com corpo glorioso, diferente do seu corpo carnal, Ele conversou com Moisés e Elias (Mt 17.2). Estes não conversaram com os apóstolos Pedro, João e Tiago: “Eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com Ele” (v.3). Os três discípulos viram a glória celestial de Jesus, ou seja: Deus em corpo humano. Não houve invocação dos “espíritos”, nem experiências mediúnicas. Transfigurado, Jesus falou com Moisés e Elias como se estivessem no céu.
 
Jesus conversou com “espíritos” humanos?
Não. Os seres espirituais são: Deus (Pai, Filho e Espírito Santo), os anjos, os espíritos humanos, Satanás e os demônios (anjos decaídos). A Bíblia Sagrada registra conversa de Jesus com Satanás e com os demônios. A conversa mais longa está no capítulo quatro do Evangelho de Mateus, quando Jesus foi tentado. Ao final, Jesus sentencia: “Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás” (v.10). Seria Satanás [adversário] um espírito humano necessitado de ajuda para prosseguir rumo à perfeição? Não. Se fosse, Jesus o trataria de forma amistosa e o aconselharia a compreender sua situação de rebeldia: “Tenha calma, espírito desobediente. Chegará o dia em que alcançarás o clímax e serás tão perfeito quanto eu sou. Largue essa idéia de querer que eu o adore”. Se os demônios expulsos por Jesus fossem espíritos humanos, Ele não teria dito: “Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos” (Mt 25.41). Ao dizer “o diabo”, Jesus definiu e individualizou esse espírito como diferente dos que estava mandando para o inferno.
 
Jesus não ressuscitou a Lázaro?
Ressuscitou. Lázaro, que estava morto, voltou a viver. “Então, Jesus disse-lhes claramente: Lázaro está morto” (Jo 11.14). Desculpem-me pelo óbvio, mas morto quer dizer morto mesmo, sem vida; quer dizer que o espírito já se separou do corpo. E depois: “Lázaro, vem para fora. E o defunto saiu...” (vv. 43, 44). Aquele que estava morto voltou a viver. Lázaro não sofrera um ataque de catalepsia, estado em que o enfermo fica imóvel, sem atividade motora, mas não morto. Somente Deus pode dar vida a um corpo morto. Jesus fez isso porque tudo quanto o Pai faz o Filho faz igualmente. Jesus não precisou de dons mediúnicos. A mesma coisa aconteceu com o filho da viúva de Naim.
 
Os homens de Deus mantinham estreita e constante comunicação com os mortos via mediunidade?
Não. Eles consultavam o Senhor, em obediência ao Senhor: “Quando, pois, vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram: Porventura não consultará o povo a seu Deus? A favor dos vivos consultar-se-á aos mortos?” (Is 8.19). Quem não crê nessa palavra, procura outros deuses. Os profetas não serviam de canais entre mortos e vivos; não consultavam espíritos familiares. Os verdadeiros cristãos seguem o mesmo caminho. Jesus convida os oprimidos para irem a Ele (Mt 11.28).
   
Os “espíritos” ajudaram José a interpretar sonhos?
Não. José deixou claro que a interpretação seria dada por seu Deus: “Isso não está em mim; Deus dará resposta de paz a Faraó” (Gn 41.16). O mesmo raciocínio vale para Daniel. Ele interpretou sonhos e decifrou enigmas, não porque tenha sido ajudado pelo algum “espírito”, mas porque Deus lhe deu graça, misericórdia, conhecimento, inteligência em todas as letras, sabedoria e capacidade de interpretar visões e sonhos (Dn 1.9, 17). Convém lembrar que os homens, em vida ou na morte, não possuem poderes para conhecer o futuro, exceto se por revelação divina.
 
A ressurreição de Jesus foi corporal?
Sim. Ressurreição significa voltar a viver. Todos os filhos de Deus que estiverem mortos por ocasião da vinda do Senhor ressuscitarão (1 Ts 4.16-17). Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá. E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu nisso?” (Jo 11.25-26). Ressurreição corporal significa voltar a viver com o corpo original. Jesus confirmou tal doutrina. Depois de sua ressurreição, disse aos discípulos: “Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho” (Lc 24.39). Depois, como prova adicional, comeu peixe assado com mel (v.41-43).
 
As aparições de Jesus ressuscitado não foram manifestações espirituais. Ressurreto, Ele não mais estava sujeito às limitações da carne. Em corpo glorioso, podia entrar numa casa e dela sair sem necessidade de abrir portas. Sabemos que o mistério da encarnação do Verbo excede nosso entendimento. “Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido” (1 Co 13.12).

--------------------------------------------------------------------------------

Fonte:
http://www.montesiao.pro.br/libertacao.html



« Última modificação: 11 de Novembro de 2011, 17:41 by Weronica »
Registado
"As pessoas podem duvidar do que você diz, mas elas acreditarão no que você faz".

Offline Hebe M C

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 5632
  • Participação: 448
  • Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Relevância: +1102
  • País: Brasil
Re: Mediunidade Opressão Demoníaca
« Responder #2 em: 11 de Novembro de 2011, 17:49 »
+3Gostou?
Weronica,

Este texto não tem a ver com o Espiritismo.

O autor jogou as revelações Espíritas e as contestou dentro da sua visão, ou seja, dentro da sua crença. O autor está no direito dele, pois não tem o estudo e nem  a prática da DE.

O que vamos falar?
Varias indagações que ele tinha ele mesmo respondeu dentro de suas verdades.

Um abç
Hebe

Registado

Offline Weronica

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 331
  • Participação: 40
  • Weronica is awe-inspiring!Weronica is awe-inspiring!Weronica is awe-inspiring!Weronica is awe-inspiring!Weronica is awe-inspiring!Weronica is awe-inspiring!Weronica is awe-inspiring!Weronica is awe-inspiring!Weronica is awe-inspiring!Weronica is awe-inspiring!Weronica is awe-inspiring!Weronica is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • "Quem faz o bem, conquista a paz interior".
  • Relevância: +79
  • Cidade: Mogi das Cruzes
  • País: Brasil
Re: Mediunidade Opressão Demoníaca
« Responder #3 em: 11 de Novembro de 2011, 17:54 »
0Gostou?
Conforme citação:

Citar
Jesus foi médium?
 O Senhor Jesus não foi dirigido nem instruído por guias espirituais. Nunca precisou entrar em transe para falar as verdades que falou. Também nada deixou psicografado. Suas palavras, ao fluírem de uma mente sã, não entorpecida, revelavam extrema sabedoria e coerência. Para que Jesus recebesse “espíritos”,

Mesmo afirmando que Jesus não fez nada do que foi citado, eles citam a existência de guias espirituais, psicografia, "receber espíritos" (rsrsrs). Eles não dizem isso não existe, eles dizem: HJesus não o fez.


Citar
A recíproca é verdadeira: tudo quanto o Filho faz, o Pai também faz. Se não consideramos Jesus um mentiroso, devemos admitir que se o Pai é Criador, o Filho também o é; se o Pai perdoa pecados, o Filho também perdoa; se o Pai é o Salvador, o Filho da mesma forma, O Pai e o Filho sabem e conhecem todas as coisas (onisciência e onipresença). Logo, o Pai é Deus, o Filho também é Deus. Se o Filho, como médium, recebesse “espíritos”, estaria em desigualdade com o Pai, pois Deus, como espírito, não pode receber espírito.

Quem disse que na Sua Magnitude Deus tem a necessidade de "receber espíritos". Quem tem essas necessidade somos nós, e na minha opinião Jesus não "recebia" espíritos (que maneira mais estranha de falar,rsrs) ele via e falava com eles. Pois como espírito elevado não deveria ter intermediária em suas relações com os "dois mundos".

Por favor comentem de acordo com a DE e suas opiniões, pois tenho em minha consciência que vemos não "converter" ninguém, mas divulgar a DE e evitar as distorções que fazem do Espiritismo.

Bjinhuu fiquem com Deus.




Registado
"As pessoas podem duvidar do que você diz, mas elas acreditarão no que você faz".

Offline Paschoal

  • Mundo Primitivo
  • *
  • Mensagens: 1
  • Participação: 0
  • Paschoal has no influence.
  • Relevância: +1
Re: Mediunidade Opressão Demoníaca
« Responder #4 em: 11 de Novembro de 2011, 17:59 »
+1Gostou?
Primeiramente temos que analizar as escritrurar da BIlblia, época, linguagem e sistema politico religioso que determinou a reunião de pergaminhos para constituir a Bilblia. Na própria Bilblia esta repreta de manifestçãoes mediunicas . O autor que escreve sobre este fatos que primeiramente desconhece a Bilblia e no tudo desconhece a Doutrina Espírita.

Registado

Offline Weronica

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 331
  • Participação: 40
  • Weronica is awe-inspiring!Weronica is awe-inspiring!Weronica is awe-inspiring!Weronica is awe-inspiring!Weronica is awe-inspiring!Weronica is awe-inspiring!Weronica is awe-inspiring!Weronica is awe-inspiring!Weronica is awe-inspiring!Weronica is awe-inspiring!Weronica is awe-inspiring!Weronica is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • "Quem faz o bem, conquista a paz interior".
  • Relevância: +79
  • Cidade: Mogi das Cruzes
  • País: Brasil
Re: Mediunidade Opressão Demoníaca
« Responder #5 em: 11 de Novembro de 2011, 18:04 »
0Gostou?
Olá Hebe!
Citar
Este texto não tem a ver com o Espiritismo.
Sim e não, o site não é sobre espiritismo, mas em uma de suas discussões debatem revelações espíritas.

Meu intuito não é falar que nosso irmão que digitou o texto está errado, ele tem outra crença, outra religião, outra forma de pensar. Respeito e muito, pois já estudei a religião dele, já frequentei e sei que ele procurei me responder de forma maravilhosamente cordial de acordo com suas concepç~ies.
Eu adorei o carinho, porém não concordo com a maior parte das afirmações porque minha concepção é diferente, o que também é direito meu.

Minha intenção foi criar um tópico para poder desmistificar as alegorias desta passagem bíblica passando para a visão espírita. para nalisarmos duas visões de pessoas com ideais diferentes, é um direito de quem quiser discutir, de quem quiser discordar comigo.

Bjinhuu fiquem com Deus.

P.S.: Pode não ser a melhor forma de estudo que estou propondo, porém gostaria muito de estudar os pontos em que tenho dúvida.

« Última modificação: 11 de Novembro de 2011, 18:06 by Weronica »
Registado
"As pessoas podem duvidar do que você diz, mas elas acreditarão no que você faz".

Offline dOM JORGE

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 8445
  • Participação: 1637
  • dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • VIVER É UM ESPETÁCULO
  • Relevância: +7965
Re: Mediunidade Opressão Demoníaca
« Responder #6 em: 11 de Novembro de 2011, 18:11 »
+3Gostou?
                                       VIVA JESUS!


        Boa-tarde! queridos irmãos.


              Mediunidade:
Loucura ou Comunicação com Espíritos?



O uso da mediunidade pelo ser humano é muito antigo, sendo seu registro constante  nas mais diversas religiões e culturas.

A prática mediúnica sempre esteve relacionada com algo extra-humano, conferindo a seus praticantes certos temor e poder. Sua ligação com a morte e os mistérios é inerente ao seu conceito de servir de elo entre espíritos de diferentes frequências espirituais.

É preciso considerar, além das influências espirituais pertinentes a cada forma de contato, o grau de estruturação do psiquismo do médium que assim procede. Nele há uma predisposição psicológica que favorece o contato com o espiritual.

Sobre essa ótica podemos também entender as obsessões, onde a nossa predisposição psicológica pode atrair maus espíritos.

 

“A dependência em que o homem se acha, algumas vezes, em relação aos Espíritos inferiores, provém de sua entrega aos maus pensamentos que estes lhe sugerem, e não de quaisquer acordos feitos entre eles. O pacto, no sentido vulgar do termo, é uma alegoria que simboliza uma natureza má simpatizando com Espíritos malfazejos.”[1]

No Brasil no século XX, tanto a Psiquiatria como o Espiritismo estavam em busca de legitimação, de seu espaço cultural, científico e institucional dentro da sociedade brasileira. Estavam ligados às classes urbanas intelectualizadas e defendiam diferentes visões e abordagens terapêuticas relacionadas à questão da mente e da loucura.

Entre diversas pesquisas a esquizofrenia (transtorno psicótico) passou a tem ênfase nos estudos.

As diferenciações entre médiuns e esquizofrênicos começaram a ser notadas na década de 50 quando houve uma mudança de mentalidade, e essas manifestações passaram a ser vistas como sendo não patológicas quando vivenciadas dentro de uma religião.

 Apesar do DSM-4, [2] ter incluído a categoria Problemas Espirituais e Religiosos, predomina no
discurso acadêmico a interpretação de que mediunidade é fraude, charlatanismo, psicopatologia, delírio, alucinação, entre outros diagnósticos, o que dificulta uma melhor compreensão do fenômeno quando ele se manifesta.

Os critérios diagnósticos utilizados atualmente para o diagnóstico da esquizofrenia têm como base o CID – 10 que colocam a presença de sintomas característicos por uma porção significativa de tempo durante o período de 1 mês (ou menos, se tratado com sucesso), como:

Delírios; Alucinação; Discurso desorganizado; Comportamento desorganizado ou catatônico; Sintomas negativos, isto é, embotamento afetivo e outros.

Sobre esses sintomas foi elaborada uma pesquisa em 24  médiuns pelo SCAN[3], um tipo de entrevista psiquiátrica padrão e pelo DDIS (Dissociative Disorders Interview Schedule). A escala DDIS investiga a presença de 11 sintomas de primeira ordem para o diagnóstico de esquizofrenia.

Os médiuns apresentaram, em média, quatro deles, mas a presença dos sintomas não indicou a existência de nenhuma doença mental; O relatório também  diz: "Além disso, eles também apresentaram uma boa adequação social e demonstraram ter uma saúde mental melhor que a da população em geral". Não houve correlação entre frequência de atividade mediúnica e problemas mentais ou desajuste social.

Desde o final da década de 90 o CID 10 (código internacional de doenças) define que há o estado normal de transe ou de possessão, que é aquele que acontece durante uma manifestação mediúnica, e o patológico, causado por alguma doença.

Na literatura científica, muitas vezes os médiuns (que se comunica com espíritos) são descritos como pessoas de baixa escolaridade e renda. Sua mediunidade deve ser entendida como um "mecanismo de defesa contra as opressões sociais", ou como manifestação de algum quadro dissociativo ou psicótico.

No entanto, um estudo realizado pelo psiquiatra Alexander Moreira de Almeida[4] com médiuns espíritas da cidade de São Paulo mostrou um perfil diferente: os médiuns apresentaram um alto nível sócio - educacional e uma prevalência de transtornos mentais menores do que a encontrada na população em geral.

 

“A mediunidade é uma aquisição evolutiva do espírito em face de seu  refinamento, possibilitando-o perceber uma dimensão energética acima da vibração típica do corpo físico.”[5]

Allan Kardec lidou com a questão da loucura e suas relações com o Espiritismo em diversos momentos. Enfatizava a base biológica da loucura e a influência do ambiente cultural do paciente sobre o conteúdo da psicopatologia. Ao defender o Espiritismo contra os ataques a respeito das loucuras de  conteúdo espírita, Kardec enfatizou a patoplastia cultural dos quadros psiquiátricos:

“A loucura tem como causa primária uma predisposição orgânica do cérebro, que o  torna mais ou menos acessível a certas impressões. Dada a predisposição para a  loucura, esta tomará o caráter da preocupação principal, que então se muda em idéia  fixa, podendo tanto ser a dos Espíritos, em
quem com eles se ocupou, como a de Deus, dos anjos, do diabo, da fortuna, do poder, de uma arte, de uma ciência, da  maternidade, de um sistema político ou social. Provavelmente, o louco religioso se houvera tornado um louco espírita, se o Espiritismo fora a sua preocupação dominante, do mesmo modo que o louco espírita o seria sob outra forma, de acordo com as circunstâncias [...] Não confundamos a loucura patológica com a obsessão; esta não provém de lesão alguma cerebral, mas da subjugação que Espíritos malévolosexercem sobre certos indivíduos, e que, muitas vezes, têm as aparências da loucura propriamente dita. Esta afecção, muito frequente, é independente de qualquer crença no Espiritismo e existiu em todos os tempos” [...]Quando os médicos conhecerem bem o Espiritismo, saberão fazer bem essa distinção e curarão mais doentes que com as duchas.”   (Kardec, LE)[6]

O exercício da mediunidade está associado ao processo de realização pessoal, pois a vida exige
que cada um, além de ajudar o próximo, observe a si mesmo e cuide de seu mundo íntimo.

Artigo publicado na revista RIE em Outubro de 2011


[1] Comentário de Kardec à q. 549,  O livro  dos espíritos. Rio de Janeiro: FEB, 2006.

[2] Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais

[3] Schedules for Clinical Assessment in Neuropsychiatry

[4] Almeida é membro do Núcleo de Estudos de Problemas Espirituais e Religiosos (Neper) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP. O núcleo tem como objetivo estudar as questões religiosas e espirituais segundo o enfoque científico, sem vínculo com nenhuma corrente filosófica ou religiosa.

[5] Retirado do livro: “Psicologia e Mediunidade”; de: Adenáuer Novaes  - Salvador:
Fundação Lar Harmonia, 10/2002.

[6] ABREU, C. O Primeiro Livro dos Espíritos de Allan Kardec 1857. São Paulo: Companhia Ismael,
1957

 
Marcos Paterra (João Pessoa/PB)




                                                         PAZ, MUITA PAZ!



Registado
VIVA JESUS!

Offline maria.ma@

  • Mundo Feliz
  • *
  • Mensagens: 549
  • Participação: 57
  • maria.ma@ is awe-inspiring!maria.ma@ is awe-inspiring!maria.ma@ is awe-inspiring!maria.ma@ is awe-inspiring!maria.ma@ is awe-inspiring!maria.ma@ is awe-inspiring!maria.ma@ is awe-inspiring!maria.ma@ is awe-inspiring!maria.ma@ is awe-inspiring!maria.ma@ is awe-inspiring!maria.ma@ is awe-inspiring!maria.ma@ is awe-inspiring!
  • Relevância: +82
  • País: Portugal
Re: Mediunidade Opressão Demoníaca
« Responder #7 em: 11 de Novembro de 2011, 18:33 »
0Gostou?
Ricardo Reis - Fernando. Pessoa              

Anjos ou deuses, sempre nós tivemos,

               A visão perturbada de que acima

               De nós e compelindo-nos

               Agem outras presenças.


               Como acima dos gados que há nos campos

               O nosso esforço, que eles não compreendem,

               Os coage e obriga

               E eles não nos percebem,


               Nossa vontade e o nosso pensamento

               São as mãos pelas quais outros nos guiam

               Para onde eles querem

               E nós não desejamos.


Registado

Offline Hebe M C

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 5632
  • Participação: 448
  • Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Relevância: +1102
  • País: Brasil
Re: Mediunidade Opressão Demoníaca
« Responder #8 em: 11 de Novembro de 2011, 18:43 »
+1Gostou?
Citação de: Weronica em 11 de Novembro de 2011, 18:04
Olá Hebe!
Citar
Este texto não tem a ver com o Espiritismo.
Sim e não, o site não é sobre espiritismo, mas em uma de suas discussões debatem revelações espíritas.

Meu intuito não é falar que nosso irmão que digitou o texto está errado, ele tem outra crença, outra religião, outra forma de pensar. Respeito e muito, pois já estudei a religião dele, já frequentei e sei que ele procurei me responder de forma maravilhosamente cordial de acordo com suas concepç~ies.
Eu adorei o carinho, porém não concordo com a maior parte das afirmações porque minha concepção é diferente, o que também é direito meu.

Minha intenção foi criar um tópico para poder desmistificar as alegorias desta passagem bíblica passando para a visão espírita. para nalisarmos duas visões de pessoas com ideais diferentes, é um direito de quem quiser discutir, de quem quiser discordar comigo.

Bjinhuu fiquem com Deus.

P.S.: Pode não ser a melhor forma de estudo que estou propondo, porém gostaria muito de estudar os pontos em que tenho dúvida.
Weronica,
Uma parte interessante da DE está no princípio do LM, do cap I ao IV, noções preliminares e sistemas, ali tem muita resposta aos questionamentos proposto no texto pelo autor.
Bom estudo
Um abç
Hebe

Registado

Offline Weronica

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 331
  • Participação: 40
  • Weronica is awe-inspiring!Weronica is awe-inspiring!Weronica is awe-inspiring!Weronica is awe-inspiring!Weronica is awe-inspiring!Weronica is awe-inspiring!Weronica is awe-inspiring!Weronica is awe-inspiring!Weronica is awe-inspiring!Weronica is awe-inspiring!Weronica is awe-inspiring!Weronica is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • "Quem faz o bem, conquista a paz interior".
  • Relevância: +79
  • Cidade: Mogi das Cruzes
  • País: Brasil
Re: Mediunidade Opressão Demoníaca
« Responder #9 em: 11 de Novembro de 2011, 18:55 »
0Gostou?
Citação de: Hebe M C em 11 de Novembro de 2011, 18:43
Citação de: Weronica em 11 de Novembro de 2011, 18:04
Olá Hebe!
Citar
Este texto não tem a ver com o Espiritismo.
Sim e não, o site não é sobre espiritismo, mas em uma de suas discussões debatem revelações espíritas.

Meu intuito não é falar que nosso irmão que digitou o texto está errado, ele tem outra crença, outra religião, outra forma de pensar. Respeito e muito, pois já estudei a religião dele, já frequentei e sei que ele procurei me responder de forma maravilhosamente cordial de acordo com suas concepç~ies.
Eu adorei o carinho, porém não concordo com a maior parte das afirmações porque minha concepção é diferente, o que também é direito meu.

Minha intenção foi criar um tópico para poder desmistificar as alegorias desta passagem bíblica passando para a visão espírita. para nalisarmos duas visões de pessoas com ideais diferentes, é um direito de quem quiser discutir, de quem quiser discordar comigo.

Bjinhuu fiquem com Deus.

P.S.: Pode não ser a melhor forma de estudo que estou propondo, porém gostaria muito de estudar os pontos em que tenho dúvida.
Weronica,
Uma parte interessante da DE está no princípio do LM, do cap I ao IV, noções preliminares e sistemas, ali tem muita resposta aos questionamentos proposto no texto pelo autor.
Bom estudo
Um abç
Hebe


« Última modificação: 11 de Novembro de 2011, 19:10 by Hebe M C »
Registado
"As pessoas podem duvidar do que você diz, mas elas acreditarão no que você faz".

Offline Hebe M C

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 5632
  • Participação: 448
  • Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Relevância: +1102
  • País: Brasil
Re: Mediunidade Opressão Demoníaca
« Responder #10 em: 11 de Novembro de 2011, 19:13 »
0Gostou?
 :D :D Nossa, fiz uma confusão Weronica, apaguei o seu texto na ora de citar e modifiquei o seu post, desculpe-me a minha resposta ficou grudada ao seu.  :D

Mas  vamos lá. Aqui está o meu post separado.

Tudo bem, sinta-se a vontade.
O Livro dos Médiuns é o segundo depois do LE que Alan Kardec recomenda para quem tem e quer entender a mediunidade. Seria muito interessante que você lesse porque é um verdadeiro manual.
Mas cada um tem seu tempo,eu respeito. Quando se sentir com vontade leia ;)
Fique com Deus
Um abç
Hebe

Registado

Offline lcbarreto

  • Mundo Primitivo
  • *
  • Mensagens: 1
  • Participação: 1
  • lcbarreto has no influence.
  • Relevância: 0
  • Cidade: Ananindeua
  • País: Brasil
Re: Mediunidade Opressão Demoníaca
« Responder #11 em: 12 de Novembro de 2011, 01:30 »
0Gostou?
Caros irmãos, já fui evangélico e fui um atacante ferrenho do Espiritismo. Sei o que se passa nas mentes de muitos irmãos ao tomarem a bíblia como o único livro sagrado e digno de respeito e de máxima autoridade e usá-lo como arma para atacar não só espíritas mas toda e qualquer forma de se ver o mundo que difere da bíblia. Assim como que fazia no passado. Hoje sei que o espiritismo é uma doutrina cristã e eu diria altamente jesuítica, na mais ampla acepção da palavra. Creio que por já ter sido evengélico a melhor forma de agirmos nessas situações é mantermos a paz e a serenidade. Duas palavras que eu só sabia o significado, mas as quais tenho sentido e vivido mais e mais ao ler e meditar sobre o espiritismo. Tenho aprendido a me perdoar em primeiro lugar, dos desatinos que já cometi, sabendo que aquilo era o que tinha pra dar naquele momento e me perdôo hoje por meus erros sabendo que posso fazer um novo recomeço daqui pra frente. Assim também tenho começado a aprender a respeitar e perdoar os outros o que pra mim era impossível. Eu vivia sempre em atitude belicosa com todos. Hoje desejo a todos Paz e Serenidade.

Registado

Offline S0L

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 280
  • Participação: 31
  • S0L is awe-inspiring!S0L is awe-inspiring!S0L is awe-inspiring!S0L is awe-inspiring!S0L is awe-inspiring!S0L is awe-inspiring!S0L is awe-inspiring!S0L is awe-inspiring!S0L is awe-inspiring!S0L is awe-inspiring!S0L is awe-inspiring!S0L is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Amai-vos e instruí-vos.
  • Relevância: +113
  • País: Brasil,Sudeste,Sul de MG
Re: Mediunidade Opressão Demoníaca
« Responder #12 em: 13 de Novembro de 2011, 12:19 »
0Gostou?
Ainda estou me perguntando sobre a tal "doutrina da mediunidade"... :o

Registado
;)

Offline Hebe M C

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 5632
  • Participação: 448
  • Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Relevância: +1102
  • País: Brasil
Re: Mediunidade Opressão Demoníaca
« Responder #13 em: 13 de Novembro de 2011, 12:34 »
+1Gostou?
Oi Sol,

A mediunidade existe independente do Espiritismo, muitos anos até antes de Cristo, no Antigo Egito já tem relatos sobre.

Alan Kardec quando codificou a DE explicou todos os fenômenos, formas de manifestação, orientação para mediunidade, ditas e contraditas no Livro dos Médiuns.

Está aqui:
http://www.espirito.org.br/portal/codificacao/lm/index.html

É difícil resumir um livro inteiro em uma resposta no Fórum, porém se você se dispuser a ler e colocar as suas dúvidas, qualquer moderador ou forista com conhecimento da DE, pode te esclarecer.

Um Abç
Hebe

Registado

Offline hcancela

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 3121
  • Participação: 209
  • hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!
  • Relevância: +683
  • País: Portugal
Re: Mediunidade Opressão Demoníaca
« Responder #14 em: 13 de Novembro de 2011, 12:49 »
+1Gostou?
Olá amigos(as)



De facto sem comentários este texto, porque para isso teríamos de ir ao cerne da questão, isto é....Desde que Moisés disse que só havia um Deus. Só aqui começava o entendimento da Mediunidade, porque com o será óbvio ela existe desde sempre, porque todos estamos mais ou menos em comunicação, mas ele recebeu as suas ideias de onde?Alguém lhe falou ao ouvido? Mas quem? Vamos supor e como diz a Biblia, foi Deus, ora só aqui se repara que é a mediunidade,e,  como sabem!...
A mediunidade é o nome atribuído a uma capacidade humana que permite uma comunicação entre homens e Espíritos. Ela se manifestaria independente de religiões, de forma mais ou menos intensa em todos os indivíduos. Porém, usualmente apenas aqueles que apresentam num grau mais perceptível são chamados médiuns. Mesmo que fosse pela opressão Demónio não deixava de ser Mediunidade.

Saudações fraternas





Registado


  • Imprimir
Páginas: [1] 2 3   Ir para o topo
« anterior seguinte »
 

Comente no facebook

Assuntos relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
O que é a mediunidade?

Iniciado por FENet Comunicabilidade dos Espíritos

14 Respostas
15811 Visualizações
Última mensagem 04 de Abril de 2009, 03:03
by Marco Rauch
MEDIUNIDADE

Iniciado por Almeida Comunicabilidade dos Espíritos

2 Respostas
7200 Visualizações
Última mensagem 28 de Julho de 2005, 15:11
by Almeida
MEDIUNIDADE

Iniciado por aruanda Comunicabilidade dos Espíritos

0 Respostas
3132 Visualizações
Última mensagem 08 de Junho de 2007, 00:46
by aruanda
O que é mediunidade?

Iniciado por vennus O Livro dos Médiuns

10 Respostas
19617 Visualizações
Última mensagem 24 de Setembro de 2010, 04:11
by Maxhwell
Estudo Mediunidade - Eclosão da Mediunidade

Iniciado por Cravo do Poeta O Livro dos Médiuns

1 Respostas
6195 Visualizações
Última mensagem 27 de Julho de 2010, 19:06
by gisantoniazi

Clique aqui para receber diariamente novidades do Forum Espirita.


Estudos mensais

facebook-icontwitter-icon

O seu e-mail:


 
Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.

Pesquisar assunto



Pesquisa avançada
  • Mobile


    • Powered by SMF 2.0 RC3 | SMF © 2006–2009, Simple Machines LLC