Forum Espirita

GERAL => O que é o espiritismo => Comunicabilidade dos Espíritos => Tópico iniciado por: FENet em 01 de Maio de 2006, 20:04

Título: Como identificar a mediunidade?
Enviado por: FENet em 01 de Maio de 2006, 20:04
Uma questão que me parece interessante, deixo um pequeno texto para reflexão:

Allan Kardec, estudando a paranormalidade humana com critério e austeridade, anotou, no item 159 do capítulo XIV de O Livro dos Médiuns, que todo aquele que sente num grau qualquer a influência dos espíritos é, por este facto, médium.
Ele disse que a sua expressão orgânica não constitui privilégio, mas que é uma faculdade do espírito, cuja condução depende dos valores éticos daquele que a possui.

Médium quer dizer medianeiro, intermediário. Mediunidade é a faculdade humana, natural, pela qual se estabelecem as relações entre os Homens e Espíritos. A mediunidade pertence ao campo da comunicação. Desenvolve-se naturalmente nas pessoas de maior sensibilidade para a captação mental e sensorial de coisas e factos do mundo espiritual que nos cerca e nos afecta com as suas vibrações psíquicas e afectivas.

Abraços ;)
Título: Re: Como identificar a mediunidade?
Enviado por: FENet em 14 de Maio de 2006, 12:33
Queria ainda acrescentar que existem dois níveis bem defenidos de mediundiade:
1- Um, ostensivo, explícito, em que os pensamentos dos espíritos comunicantes, apesar das influências do médium, podem sobrepor-se ao deste;
2-E,outro, discreto, velado, a manifestar-se no campo da inspiração, em que o pensamento proveniente do espírito se mescla e confunde com o do médium, diluindo-se no conjunto das suas ideias.
Título: Re: Como identificar a mediunidade?
Enviado por: FENet em 22 de Maio de 2006, 08:01
Colocados estes conceitos básicos, vocês já se interrogaram se estão, ou não, a ter influencias espirituais? Tanto boas como menos boas.

Ou a questionarem-se, serei eu médium? Como sei?

Como "filtrar" as boas influências?
Título: Re: Como identificar a mediunidade?
Enviado por: aluno em 26 de Maio de 2006, 19:16
Pois, é ujm pouco mais dificil "friltrar" essas influências. Das duas, uma. Ou temos uma boa elevação moral que nos permita identificar essas tais influências, ou pedimos auxílio ao alto para nos guiar pelo bom caminho. Nesta última, a maior parte das vezes ficamos na mesma (falo por mim), sem saber se estamos a ser bem influenciados, preferindo acreditar que o estamos, mesmo quando não estamos. E já agora, quando a mim, somos todos médiuns. Uns, com capacidades mais desenvolvidas, outros não.

Bem haja.
Título: Re: Como identificar a mediunidade?
Enviado por: FENet em 27 de Maio de 2006, 13:16
De facto saber quando estamos a ser intuídos por espíritos mais ou menos elevados não é fácil, mesmo para médiuns experientes.
Mas existem alguns pormenores básicos que nos podem ajudar. Por exemplo quando temos uma ideia insistente, sempre a martelar, de forma perturbadora, será influência de espíritos inferiores que nos querem impor determinadas ideias ou comportamentos.

Normalmente os espíritos superiores deixam uma sugestão muito subtil na qual ficamos a reflectir. Por isso se não estivermos atentos, acaba por nos passar ao lado. É importante analisarmos o que sentimos no momento da influência, revela claramente quem está ao nosso lado: se nos sentimos bem ou mal.

abraços ;)
Título: Re: Como identificar a mediunidade?
Enviado por: M em 27 de Maio de 2006, 18:15
Uma característica dos Espíritos mais adiantados, que tem que ver com essa subtileza a que o Vasco se refere, é que sugerem, respeitando o nosso livre arbítrio. Ao passo que os Espíritos menos adiantados têm tendência para impôr.
Enquanto os primeiros usam uma linguagem simples mas profunda, os segundos refugiam-se frequentemente em palavreado pomposo, mas sem grande conteúdo.
M.
Título: Re: Como identificar a mediunidade?
Enviado por: FENet em 28 de Maio de 2006, 10:41
Sem dúvida :)

Este excerto da Revista Espírita fala da importância das causas que pode influenciar

Como intérpretes das comunicações espíritas, os médiuns têm um papel de extrema importância e nunca seria demasiada a atenção dada ao estudo de todas as causas que os podem influenciar; e isto não só em seu próprio interesse, como também no daqueles que, não sendo médiuns, deles se servem como intermediários. Poderão assim julgar o grau de confiança que merecem as comunicações por eles recebidas.

Todos, já o dissemos, são mais ou menos médiuns. Mas, convencionou-se dar este nome aos que apresentam manifestações patentes e, por assim dizer, facultativas. Ora, entre estes, as aptidões são muito diversas: pode-se dizer que cada um tem sua especialidade.

Ao primeiro exame, duas categorias se desenham muito nitidamente: os médiuns de efeitos físicos e os médiuns de efeitos inteligentes


Allan Kardec, no seu Estudo sobre os médiuns, publicado na Revista Espírita, número de março de 1859.
Título: Re: Como identificar a mediunidade?
Enviado por: VS em 28 de Maio de 2006, 11:45
Olá

É normal os Espiritos entrarem em contacto com médiuns para tentarem contactar a familia?

bem hajam
Vitor Santos
Título: Re: Como identificar a mediunidade?
Enviado por: FENet em 28 de Maio de 2006, 12:01
Quando existirem condições para isso é possível.

Quando o Espírito passa a fase de perturbação, os bons espíritos podem permitir por exemplo que essa entidade se manifeste num grupo mediúnico com objectivo útil no contacto com a família.

Já tem acontecido inúmeros casos destes, tanto em Portugal como noutros países

temos  aqui um exemplo em portugal, recolhido pelo departamento de fenomonologia da ADEP: http://adeportugal.org/mambo/index.php?option=content&task=view&id=62&Itemid=60
Título: Re: Como identificar a mediunidade?
Enviado por: maria joaow em 18 de Dezembro de 2008, 01:54
Frequento um centro espírita a alguns meses e sinto-me muito bem quanto vou as sessões. São momentos em que eu consigo ficar relaxada e concentrar-me em situaçoes que se passam na minha vida e pedir a Deus que me guie sempre e me ajude a encontar a Luz. Tem-me ajudado muito as idas ao Centro; estou a curar uma depressão nervosa e noto que quando venho das sessões pareçe que venho mais "leve". É uma sensaçao muito boa.
Um dia destes ao chegar a casa depois do trabalho senti que alguem me tinha tocado no ombro. Foi um toque tao suave mais parecia o pousar de uma borboleta no meu ombro. Olhei para tras e reparei num vulto negro sobre o meu ombro mas desapareceu assim que olhei. O meu flho acompanhava-me e nao viu ninguem. Passados dias em casa senti uma mão tocar-me na cintura. Não reagi simplesmente esperei que quem quer que fosse se manifesta-se.
Gostava que quem quer que fosse se tem algo a transmitir que o fissesse. sinto-me ansiosa por esse dia,mas ao mesmo tempo com algum receio.
Estas sensaçoes serão fruto da minha imaginaçao ou alguem ta querendo comunicar comigo?
Título: Re: Como identificar a mediunidade?
Enviado por: ivo Vieira Filho em 28 de Janeiro de 2011, 17:38
tambem tenho uma pergunta é possivel ver energia das outras pessoas ?
me espliquem isso pq não sei se realmente vejo a energia de tudo, sera que to louco
Título: Re: Como identificar a mediunidade?
Enviado por: Mourarego em 28 de Janeiro de 2011, 18:19
No intuito de amarrar aquilo que a doutrina ensina vou "colar" o ponto exatamente do LM.
Em vermelho exponho as explicações que cabem ao excerto.

"159. Toda pessoa que sente a influência dos Espíritos, em qualquer grau de intensidade, é médium. Essa faculdade é inerente ao homem. Por isso mesmo não constitui privilégio e são raras as pessoas que não a possuem pelo menos em estado rudimentar. Pode-se dizer, pois, que todos são mais ou menos médiuns."
é importante se ter grande atenção a este parágrafo. ele exprime apenas sobre a mediunidade cmo forma geral do atributo que nos é comum. Todavia não é por ele que se entra em comunicação comos Espíritos mas sim por algumas das facuildades medianímicas.
Observem o restante do ítem:

"Usualmente, porém, essa qualificação se aplica somente aos que possuem uma faculdade mediúnica bem caracterizada, que se traduz por efeitos patentes de certa intensidade, o que depende de uma organização mais ou menos sensitiva.
Deve-se notar, ainda, que essa faculdade não se revela em todos da mesma maneira. Os médiuns têm, geralmente, aptidão especial para esta ou aquela ordem de fenômenos, o que os divide em tantas variedades quantas são as espécies de manifestações."
Por este pequeno excerto se pode notar que o atributo é o que kardec  explica ao início do escrito, depois, ele entra no setor das faculdades e pelo restante do texto se poderá compreender que são elas que nos fazem manter esse contato mais í9ntimo entre os dois estágios da vida.
Abraços,
Moura
Título: Re: Como identificar a mediunidade?
Enviado por: Mourarego em 28 de Janeiro de 2011, 18:26
A mediunidade não se a tem ora em ostensividade hora em fase de dormência.
ela é sempre ostensiva (falo do atributo comum a todos nós).
Também o uso da citação médium ostensivo está em franco erro pára com a doutrina já que aquele que detém uma faculdade medianímica e  dela faz uso, não o faz em virtude de estar numa situação diferente dos outros. todos que a têm estão dentro do mesmo círculo.
Assim todos os psicógrafops psicografam uns mais facilmente outros não mas todos estão ostensivos.
Apenas uma exceção há, e esta é o caso dos médiuns inertes que são os que, possuindo tal ou tal faculdade destas não tiram e nem produzem efeito algum.
Sendo assim é difícil ou mesmo impossível quoe alguém na carne detenha poderes para dizer este é médium e aqueloutro não o é, apenas por olhar para um e para outro.
Quando se o faz, é pela observação e conclusão que tal médium aja com conhecimento daquilo que vai ocorrer e que assim, querendo há de se permitir dar azo ao efeito que o Espírito possa produzir.
Espero ter explicado facilmente.
Abraços,
Moura
Título: Re: Como identificar a mediunidade?
Enviado por: Mourarego em 28 de Janeiro de 2011, 18:33
"Os médiuns naturais ou involuntários são os que exercem sua influência sem querer. Não têm nenhuma consciência do seu poder e quase sempre o que acontece de anormal ao seu redor não lhes parece estranho."

"Os médiuns  facultativos têm consciência do seu poder e produzem fenômenos espíritas pela própria vontade. Essa faculdade, embora inerente a espécie humana, como dissemos, não se manifesta em todos no mesmo grau. Mas se são poucas as pessoas que não a possuem, ainda mais raras são as que produzem grandes efeitos como a suspensão de corpos pesados no espaço, o transporte através do ar e sobretudo as aparições."
Excertos do LM.
abraços,
Moura
Título: Re: Como identificar a mediunidade?
Enviado por: Mourarego em 28 de Janeiro de 2011, 18:37
Atenção: Não confundir médium inerte ou imprpodutivo com médium extático.
Médiuns improdutivos Os que só recebem sinais sem importância; monossílabos, traços ou letras esparsas. (Ver o CAPÍTULO sobre Formação dos Médiuns)
Texto do LM
Abraços,
Moura
Título: Re: Como identificar a mediunidade?
Enviado por: Mourarego em 28 de Janeiro de 2011, 18:38
A esta qualidade ou faculdade medianimica chama-se dupla vista.
Abraços,
Moura

tambem tenho uma pergunta é possivel ver energia das outras pessoas ?
me espliquem isso pq não sei se realmente vejo a energia de tudo, sera que to louco