Forum Espirita

GERAL => O que é o espiritismo => Comunicabilidade dos Espíritos => Tópico iniciado por: Dhi em 21 de Janeiro de 2014, 05:45

Título: como acontecem as manifestações físicas dos Espíritos?
Enviado por: Dhi em 21 de Janeiro de 2014, 05:45
O que me faz ficar com está dúvida é uma manifestação ocorrida esta semana, um espelho foi jogado no chão de uma forma violenta, todos foram ver no quarto pois veio um barulho muito alto, e lá estava um espelho mediano, espelho de penteadeira, jogado no chão, sinceramente isto trouxe um grande espanto a todos, então gostaria de saber como esse tipo de manifestação acontece, se é que se pode conceituar como manifestação espiritual?
Título: Re: como acontecem as manifestações físicas dos Espíritos?
Enviado por: Antonio Renato em 22 de Janeiro de 2014, 22:25
Minha querida irmã Dhi.Sim minha irmã,e fácil de interpretar,as manifestações espiritas
acontecem a todo momento.Para que se possa melhor entender,há dois mundos,um
paralelo ao outro,o nosso o material,o invisivel espiritual,e vez por outra os que vivem
no mundo invisivel se faz presente através dessas manifestações.Veja que esta é
apenas uma simples explicação para que você venha entender melhor.Os acontecimentos
citados no seu texto,nescessitam de um estudo mais aprofundado para uma conclusão.
Fique na paz.
Título: Re: como acontecem as manifestações físicas dos Espíritos?
Enviado por: Edmar Ferreira Jr em 23 de Janeiro de 2014, 01:51
(...) então gostaria de saber como esse tipo de manifestação acontece, se é que se pode conceituar como manifestação espiritual?

Resumidamente, o fenômeno se processa nos seguintes termos:
O Espírito desencarnado, sempre com o concurso de um médium (presente ou não, consciente ou não), do qual utiliza os elementos fluídicos que combina com os seus próprios, na quantidade necessária para o fenômeno, opera fluidicamente sobre o objeto de seu interesse, modicando e até mesmo anulando as forças que atuam sobre ele (como a gravidade ou a força de atração entre suas partículas) e assim faz com o ele o que deseja, ou seja, move-o, quebra-o …

Para se aprofundar no assunto, é necessário o estudo de O livro dos médiuns e do capítulo 14, “Os Fluídos”, do livro A Gênese, de Allan Kardec. É necessário, entretanto, que já se conheça os rudimentos da doutrina espírita, que podem ser encontrados no livro O que é o espiritismo, do mesmo autor.
Título: Re: como acontecem as manifestações físicas dos Espíritos?
Enviado por: Dhi em 24 de Janeiro de 2014, 07:49
então justamente, me pergunto se realmente é obra de espiritos, ou força interior de algum dos presentes no loca, pois foi jogado com muita força no chão,,, agora como fica, como saber o que foi ou quem foi, não dá pra deixar isso como um evento rotineiro, pois foi a coisa mais sobrenatural que já em toda minha vida, e sei que muitos podem não crer, ms também se me contassem não acreditaria, parece coisa de filme. Quero entender como lidar com isso, pois dois dias depois ouvi vozes,,,pessoa chamando meu nome,,, eu não entendo, pois se tem força suficiente pra mover um objeto com tamanha violencia, o que impede que se comunique? verbalmente e visualmente?
Título: Re: como acontecem as manifestações físicas dos Espíritos?
Enviado por: Vitor Santos em 24 de Janeiro de 2014, 12:37
Olá amiga Dhi

Para catalogar um determinado efeito como mediúnico é preciso excluir todas as outras possíveis causas. E isso não é assim tão fácil, por vezes. Basta que tenha passado uma viatura na rua que tenha provocado uma trepidação com uma frequência próxima da frequência própria (de ressonância) do material, por exemplo. Por causa desse efeito já se partiram navios ao meio. A frequência das ondas do mar aproximaram a frequência de ressonância do sistema material que era o navio. Assim, a resposta não é imediata sem uma investigação detalhada de um perito qualificado para o efeito.

O que dá a entender que tenha sido uma manifestação espirita foi o facto da amiga ter ouvido vozes. Isso sim, parece dar maior probabilidade de se tratar de uma manifestação mediúnica.

E até pode suceder que a amiga seja uma médium de efeitos físicos. isto é, que a sua constituição física seja propicia para servir de intermediária a um espírito para determinados tipos de fenómeno, quem sabe?

Os espiritos, só por eles mesmo, sem a participação consciente ou inconsciente de um médium, e de acordo com a doutrina espirita, não podem provocar efeitos físicos, como já nos esclareceu o amigo Edmar.

E até é pena que os espiritos não actuem sozinhos, sem médiuns, pois se fosse possível construir uma máquina mediúnica, que funcionasse sempre sem a intervenção humana, era bem mais fácil demonstrar que os fenómenos mediúnicos são mesmo resultado da intervenção dos espiritos. Se bem que, nestas coisas, apresentar evidências confiáveis, objectivas, universais, repetiveis, que excluam todas as outras possibilidades é sempre mais complexo do que parece à primeira vista. Um efeito mediúnico pode dar-se à distância, nada diz que o médium de efeitos físicos tenha que estar mesmo ali no local da ocorrência.

Mas o facto de um espírito ser capaz de provocar um determinado efeito físico, através de um médium, não implica que tenha de ser capaz de fazer vibrar o ar para se fazer ouvir, que tenha de ser capaz de manipular o médium de modo a que este último receba comunicações mediúnicas conscientes via "telepática", etc. Para além disso o médium pode ter mais capacidade e/ou sensibilidade para determinadas interacções do que para outras. Os médiuns não são todos iguais, nem têm todos a mesma experiência. 

bem haja
Título: Re: como acontecem as manifestações físicas dos Espíritos?
Enviado por: Edmar Ferreira Jr em 24 de Janeiro de 2014, 12:42
então justamente, me pergunto se realmente é obra de espiritos, ou força interior de algum dos presentes no loca, pois foi jogado com muita força no chão,,, agora como fica, como saber o que foi ou quem foi, não dá pra deixar isso como um evento rotineiro (...) Quero entender como lidar com isso, pois dois dias depois ouvi vozes,,,pessoa chamando meu nome,,, eu não entendo, pois se tem força suficiente pra mover um objeto com tamanha violencia, o que impede que se comunique? verbalmente e visualmente?

Sem o estudo das obras que lhe recomendei, sua capacidade de entender o que se passa torna-se, lamento lhe dizer, extremamente limitada.

Nós espíritas temos o hábito de atribuir todos os fenômenos que ocorrem aos Espíritos desencarnados (quando se trata do ser espiritual individualizado, escreve-se assim com “E” em maiúsculas). Isto é um erro, pois muitos dos fenômenos que observamos podem ser de natureza magnética, consequentemente anímica, ou seja, da própria pessoa encarnada - ou ainda outra causa, como já nos lembrou o amigo Vitor Santos. Mas um fenômeno como esse pode ser perfeitamente atribuído a um Espírito desencarnado. No entanto, um fenômeno espiritual só pode ocorrer com o concurso de um encarnado. É o Espírito Erasto quem nos diz isso em O livro dos médiuns:

Citar
Disseram: os Espíritos mediunizam e fazem mover a matéria inerte, cadeiras, mesas, pianos; fazem mover, sim, mas, mediunizam, não! Pois, mais uma vez o digo, sem médium, nenhum desses fenômenos pode produzir-se. O que há de extraordinário em que, com o auxílio de um ou de vários médiuns, façamos mover a matéria inerte, passiva, que, justamente em razão de sua passividade, de sua inércia, é apropriada para submeter-se aos movimentos e às impulsões que desejamos imprimir-lhe? Para isto, necessitamos de médiuns, isto é positivo; mas não é necessário que o médium esteja presente ou consciente, porque podemos agir com os elementos que ele nos fornece, à sua revelia e ausente, principalmente, nos fatos de tangibilidade e de transportes. Nosso envoltório fluídico, mais imponderável e mais sutil que o mais sutil e o mais imponderável de vossos gases, unindo-se, casando-se, combinando-se com o envoltório fluídico, porém animalizado do médium e, cuja propriedade de expansão e de penetrabilidade é imperceptível para vossos sentidos grosseiros e quase inexplicável para vós, permite-nos mover os móveis e, até, quebrá-los nos aposentos desabitados.

(…)

Resumindo: os fatos mediúnicos não podem manifestar-se sem o concurso consciente ou inconsciente dos médiuns e é somente entre os encarnados, Espíritos como nós, que podemos encontrar aqueles que podem nos servir de médiuns. Quanto a educar cães, pássaros, ou outros animais, para fazer estes ou aqueles exercícios, é trabalho vosso e, não, nosso.”

— Erasto —

(O livro dos médiuns. Cap. 22, “Mediunidade nos animais”)(Os grifos são meus)


Se for um fenômeno mediúnico (descontada a hipótese de uma outra causa, como um parafuso frouxo, vento, etc.) não é um fenômeno corriqueiro e não deve ser deixado de lado como se nada tivesse ocorrido. Mas, a melhor forma de lidar com ele, além de estudar para entender o que se passa, é elevar o nível da harmonia dentro de casa, mantendo uma atitude positiva e, sobretudo, endereçando preces sinceras ao Espírito em questão, independetemente de quem seja. É importante dizer que Espíritos ligados a fenômenos físicos dessa natureza são, via de regra, Espíritos ainda muito muito ligados à matéria, os chamados Espíritos batedores. Todos os Espíritos podem produzir esses fenômenos, mas Espíritos mais elevados, de modo geral, não se prestam diretamente a isso, valendo-se, portanto, de um Espírito batedor quando o julgam útil para realizar um fenômeno desses. Na dúvida, é melhor considerar que se trata mesmo de Espírito batedor por iniciativa própria e, nesse caso, uma perturbada, em dificuldades, dai a importância da harmonia e da prece.

O que o impede um Espírito de se comunicar visualmente ou verbalmente é, além de não ter permissão para isso, não saber como fazê-lo e também não encontrar ali os elementos fluídicos necessários para isso. Se tivesse permissão para isso e soubesse como fazê-lo, provavelmente já o teria feito...

Insisto: estudos, harmonia e orações.
Título: Re: como acontecem as manifestações físicas dos Espíritos?
Enviado por: Dhi em 24 de Janeiro de 2014, 19:12
então, minha região não possui mar, e moro afastada da cidade, não houve nada que pudesse trepidar e/ou mover de fora, o objeto estava assentado, em cima da comoda e não somente caiu, foi achado aproximadamente 1 metro pra frente da onde estava, e as coisas que estavam em cima da comoda também foram derrubadas porém permaneceram no mesmo local...somente o espelho lançou-se ao longe...estou buscando harmonia, ms eu não sei...a única coisa que realmente me fez pensar foi que a 15 dias morreu uma amiga minha que estava gravida de 7 meses....éramos ligadas,,, não ao extremo mas tínhamos uma amizade constante...
Título: Re: como acontecem as manifestações físicas dos Espíritos?
Enviado por: Vitor Santos em 24 de Janeiro de 2014, 19:25
Olá amiga Dhi

Nesse caso, se tiver uma associação espirita onde possa ir, e contar isso, no atendimento fraterno, talvez a possam ajudar. Não consigo ver outra forma de saber.

Mas também não me parece que interesse muito explicar o que se passou, em concreto, mas o que deve fazer nessas circunstâncias. A prece sincera, pela sua amiga, parece-me um bom começo. Se é ela, penso que lhe fará bem. Mas estar a tentar evocá-la, a tentar comunicar com ela, isso eu já não faria, se fosse eu. 

Espero que tenha sorte com a Associação Espirita e que possam ajudá-la, de alguma forma, mesmo que não lhe possam dar a resposta que a amiga deseja.

bem haja
Título: Re: como acontecem as manifestações físicas dos Espíritos?
Enviado por: Edmar Ferreira Jr em 24 de Janeiro de 2014, 19:33
(...)a única coisa que realmente me fez pensar foi que a 15 dias morreu uma amiga minha que estava gravida de 7 meses....éramos ligadas,,, não ao extremo mas tínhamos uma amizade constante...

Ore por ela. Uma oração é como um remédio para um Espírito. Ele sente alívio ao saber que alguém se preocupa com ele. Na fase em que ela se encontra, quando é comum que o Espírito nem mesmo tenha percebido que desencarnou (não que seja necessariamente esse o caso), as orações são fundamentais...
No mais, tente conhecer e estudar a doutrina espírita. Comece pelo pequeno livrinho O que é o espiritismo, de Allan Kardec. Você vai gostar. Se for difícil para você ter acesso a uma livraria espírita ou essas mega store de Shopping  Centers, onde são comuns as estantes “espíritas”, você poderá obter uma cópia gratuita em formato PDF no site do CELD (Centro Espírita Leon Denis do Rio de Janeiro): http://www.celd.org.br/downloads.php
Título: Re: como acontecem as manifestações físicas dos Espíritos?
Enviado por: Dhi em 25 de Janeiro de 2014, 05:46
obrigada, eu não quero e nem vou invocar...apesar de sentir uma presença, e vou realmente procurar um centro espirita...
Título: Re: como acontecem as manifestações físicas dos Espíritos?
Enviado por: Dhi em 27 de Janeiro de 2014, 03:46
Dessa vez foram com moedas....as mesmas foram jogadas do mesmo local.....gente ainda não consegui ir a um centro, o que fazer...como saber o que essa força quer
Título: Re: como acontecem as manifestações físicas dos Espíritos?
Enviado por: amazona em 18 de Março de 2014, 04:59
as manifestacoes continuam?
Título: Re: como acontecem as manifestações físicas dos Espíritos?
Enviado por: Vitor Santos em 18 de Março de 2014, 18:07
Olá amiga Dhi

Citar
Dessa vez foram com moedas....as mesmas foram jogadas do mesmo local.....gente ainda não consegui ir a um centro, o que fazer...como saber o que essa força quer

Uma das experiências interessantes a fazer era tentar associar a ocorrência com a presença de um determinado habitante. Pode acontecer que isso aconteça mais quando uma determinada pessoa está em casa do que quando não está. Isso ajudaria a entender quem é o médium de efeitos físicos.

bem haja
Título: Re: como acontecem as manifestações físicas dos Espíritos?
Enviado por: Daniela Miguel em 17 de Abril de 2014, 03:01
Gente, preciso tirar uma dúvida.

Eu sinto cheiro de cigarro frequentemente, no trabalho, em casa, é um cheiro insuportável e eu não sei da onde ele vem, muitas vezes me su foco com uma fumaça que não existe.

Isso pode ser manifestação de espírito?

O que faço?