Forum Espirita

*
  • Moderadores
  • Regras
  • Sobre
  • FAQs
  • Contactos
Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
  • Início
  • Pesquisa
  • Contato
  • Salas de Chat
  • Entrar
  • Registe-se
  • Forum Espirita »
  • GERAL »
  • O que é o espiritismo »
  • Comunicabilidade dos Espíritos »
  • A mediunidade pode parecer depressão?

Aumentar pontos de Participação:  
O que pensa sobre esta mensagem?
Gostei Não gostei  
Comentar:

« anterior seguinte »
  • Imprimir
Páginas: [1] 2   Ir para o fundo

Autor Tópico: A mediunidade pode parecer depressão?  (Lida 12638 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Vitor Santos

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 6079
  • Participação: 132
  • Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • O Mal Retribui-se com o bem!
  • Relevância: +1062
    • Centro Estudos Doutrin
A mediunidade pode parecer depressão?
« em: 06 de Março de 2008, 10:58 »
+1Gostou?
Olá

A depressão é uma doença que necessita primeiro que tudo de um médico. Mas se o médico não controla a depressão, então é melhor ir simultaneamente ao Centro Espirita. Segue-se uma história veridica que demonstra isso. O centro Espirita não tem a função de substituir os médicos, mas que pode ajudar, ai isso pode...

Citar
Um caso de Espiritismo

José Lucas

Muitas vezes confundem-se os sintomas de depressão com os de influência espiritual, o que poderá provocar vários dissabores às pessoas. Veja um caso curioso de alguém que passou por essa situação.

A Manuela apareceu um dia na associação espírita a pedir auxílio. Sentia-se esquisita, muito deprimida e com vontade de chorar. O pior é que por vezes sentia impulsos de muita solidão e mesmo até de se suicidar. Mãe de 3 filhos, sentia a preocupação que tal situação acarretava. Já recorrera à ajuda de várias pessoas, uns bem intencionados outros menos bem intencionados. Ouvira falar da associação espírita e decidiu lá ir. Já tinha consultado vários psiquiatras, já se tinha encharcado em comprimidos, sem que conseguisse sair daquele estado de alma angustiante. Já estivera inclusive internada num hospital psiquiátrico, sem que, contudo, a situação tivesse melhoras substanciais.

Num determinado dia, a crise agravou-se. E de tal modo, que já tinha tudo preparado para ser internada de novo no hospital psiquiatra. Manuela já tinha combinado com o marido e todos objectivavam as suas melhoras, já que, viver assim, era tarefa impossível.

Quando a Manuela foi à associação, pedir ajuda, revelou muitos sintomas de mediunidade. A mediunidade é uma característica que permite ao ser humano captar a existência do mundo espiritual. Assim, há médiuns que vêem os espíritos, outros que os ouvem, outros ainda através dos quais os espíritos falam e outros ainda através dos quais os espíritos escrevem. Existem outros tipos de mediunidade. Os cientistas chama à mediunidade “percepção extrasensorial”.

A Doutrina Espírita é um precioso auxiliar da medicina tradicional, sendo necessário que esta se dispa dos preconceitos para melhor poder servir a humanidade

Tendo os elementos espíritas dessa associação se apercebido que a Manuela tinha essa faculdade, foi-lhe explicado que essas sensações muito parecidas com as sensações de depressão, derivavam de uma faculdade que ela não compreendia nem dominava. Assim seria necessário começar a estudar o Espiritismo e educar essa faculdade para que deixasse de ser motivo de preocupação para passar a ser motivo de bem-estar e alegria.

A Manuela telefonou-nos a dizer que não poderia continuar o seu estudo do Espiritismo onde se tinha integrado pois no dia seguinte iria ser internada. Foi-lhe dito que não o fizesse pois estaria a perder tempo. A família foi contactada e esclarecida da sua real situação, tendo-se realizado uma reunião espírita em favor da Manuela. Nessa reunião, manifestaram-se várias pessoas já falecidas que transportavam na alma essas sensações de depressão e tristeza e que a Manuela captava telepaticamente tendo em conta o tipo de mediunidade que possui. Resolvido o problema, a Manuela acordou no dia seguinte completamente diferente, já sem essas sensações e já não foi internada. A “depressão” desaparecera como que por encanto. Continuou a levar uma vida normal e a sua situação evoluiu muito favoravelmente. Se a Manuela não tivesse contactado com uma associação espírita, hoje seria mais uma entre muitos a penar por hospitais psiquiátricos à procura de soluções para um problema que não é orgânico mas sim de origem espiritual. É claro que ela não padecia de depressão (doença bem estudada pela medicina) mas sim de uma influência espiritual cujos sintomas eram muito similares.

Seria interessante que os médicos se começassem a interessar pelo estudo do Espiritismo, para assim melhor poderem servir a comunidade onde estão inseridos. É que a medicina, tal como está estruturada, encarrega-se de analisar o homem apenas na sua componente material, carnal, descurando o ser espiritual onde subsistem todas essas energias desequilibradas que são vertidas no corpo somático sob a forma de doenças. Felizmente já temos em Portugal muitos médicos espíritas e alguns psiquiatras e psicólogos que conhecem o Espiritismo. Esses médicos terão pois mais condições de auxiliarem as pessoas que aparecem com sintomas de “percepção extrasensorial”.

Um assunto interessante a deixar à consideração dos médicos que lêem este artigo. Já agora permitam-me uma sugestão. Leiam um livro notável de filosofia espírita: «O Livro dos Espíritos», de Allan Kardec e meditem sobre o assunto.

Nota – Caso passado na Associação Cultural Espírita, em Caldas da Rainha, tendo os nomes sido trocados para garantir a privacidade das pessoas em causa.

bem hajam

Registado
O perdão compensa!

Offline flordelisMG

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 167
  • Participação: 5
  • flordelisMG is on the verge of being accepted.flordelisMG is on the verge of being accepted.flordelisMG is on the verge of being accepted.flordelisMG is on the verge of being accepted.flordelisMG is on the verge of being accepted.
  • Sexo: Feminino
  • "A terapia mais eficiente
  • Relevância: +25
Re: A mediunidade pode parecer depressão?
« Responder #1 em: 06 de Março de 2008, 14:12 »
0Gostou?
Oi Vitor Santos,

É verídico tal fato. Conheço uma colega minha de 18 anos que estava sendo tratada com um psiquiatra por causa da depressão dela. A partir do momento em que ela começou a aceitar a doutrina e a frequentar o centro, a depressão foi regredindo até o momento em que o médico parou de receitar remédios e consultas. Hoje ela está bem.


Citar
Seria interessante que os médicos se começassem a interessar pelo estudo do Espiritismo, para assim melhor poderem servir a comunidade onde estão inseridos.

Pois é não só os médicos como os psicólogos e demais profissões que se relacionem com a saúde-comportamento das pessoas.

Abraços a todos.

Registado
&

Offline cetico

  • Mundo de Provas e Expiações
  • *
  • Mensagens: 44
  • Participação: 0
  • cetico is looked down upon.
  • Relevância: +1
Re: A mediunidade pode parecer depressão?
« Responder #2 em: 08 de Março de 2008, 21:30 »
0Gostou?
Desculpem mas isso é um monte de baboseiras. Que irresponsabilidade pedir a uma pessoa para não ser internada. Quem julgam esses Sr.s que são? Você não sabe nada do que é depressão.O que causa a depressão é um desvio químico no cérebro. Em vez de os quimicos estarem a ir para um lado, estão a ser desviados para o outro errado. Isso é corrigido com medicação. Eu sei bem do que falo, pois estudei o assunto. Por exemplo vozes telepáticas e vozes externas, que são ouvidas por pessoas em delírio, são reflexo de uma alteração quimica no cérebro, ao nível dos neurotransmissores, que funcionam como moduladores do pensamento. Como funções matemáticas que dão resposta a um determinado valor, assim funcionam os neurotransmissores. Quando desregulados interferem em todo o sistema nervoso central e ramificações de forma que é possível só de uma pessoa pensar que tem um determinado sintoma de passar a tê-lo(como me aconteceu), ouvir vozes que não existem, ter audições telepáticas, como eu tive e outras coisas do género. ISSO TAMBÈM É CORRIGIDO COM MEDICAÇÃO. Muitas pessoas dizem que tem mensagens de Deus, isso é recorrente, também eu pensei dessa forma, mas isso é puro delírio. É preciso manter a cabeça fria e confiar nos médicos. Aqui na minha zona, há outro rapaz que está também com problemas de depressão. A mãe crente nessas coisas da paranormalidade, levava-o sempre a médiuns e mais médiuns. Também não cobravam dinheiro, recebia aquilo que lhe davam(pura táctica para credibilizar mais o negócio ou então pessoa doente(enfim as pessoas pensam:"mas que alma caridosa se faz de graça, então é porque é verdade), ou se cobram, cobram uns 10 ou 20 euritos, ou então vendem uma água santficada pelos espíritos, ao preço do pobre, pois são os pobres que mais necessidade tem de acreditar nessas coisas, certamente vão-me dizer que existem médicos espíritas, mas eu pergunto qual a profissão que está à frente em termos de depressões? Eu respondo:médicos), no entanto o rapaz piorava e piorava e nada. Até que a mãe resolveu levá-lo a um psiquiatra e ele começou a melhorar.
Eu já fui a um centro espírita, e hoje há distância de uns 10 anos, só me dá pena, pois os "médiuns" tremiam as mãos às perguntas de um colega meu. Deviam ser bem doentes. Vão-me dizer que não era um centro sério.

Não sei se responde às vossas questões o que vou dizer mas posso dizê-lo com todas as garantias: Eu já fui médium.

Ainda há dias estive a ver um video de uma psychic famosa: http://www.mefeedia.com/entry/psychic-reading-3-jane-demonstration-mediumship/4231284/

Gostava de saber a vossa opinião sobre isto.
mais videos nesta página: http://www.mefeedia.com/feeds/26743/

Registado

Offline Vitor Santos

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 6079
  • Participação: 132
  • Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • O Mal Retribui-se com o bem!
  • Relevância: +1062
    • Centro Estudos Doutrin
Re: A mediunidade pode parecer depressão?
« Responder #3 em: 08 de Março de 2008, 22:16 »
0Gostou?
Olá Cético

A pessoa que escreveu o artigo é uma pessoa altamente responsável. Nunca o vi, nem a ninguém da Associação Espirita ou de outros organismos espiritas a que pertence, a desaconselhar os médicos.
Muito pelo contrario. As Associações Espiritas não aconselham as pessoas a largar ou a deixar de recorrer à medicina em caso algum.

Os Espiritas não querem ter o mérito do tratamento, querem é que a pessoa se trate por todos os meios disponiveis. Na verdade existem muitos psiquiatras clinicos e médicos de outras especialidades, que são simultaneamente espiritas. Isso mostra que a medicina e o espiritismo são conciliáveis e que o espiritismo não visa substituir a medicina.
 
O que se passou no caso explicado, é que a medicina não conseguia resolver o problema só por si. E o que é verdade é que o contributo da Associação Espirita foi positivo. A pessoa melhorou. Não tenha dúvidas. Dê a explicação que você quiser, mas o que interessa é que a pessoa foi ajudada.

Algumas pessoas têm a mania de chamar mediunidade aos seus negócios. No Reino Unido e nos EUA isso é tradição e até há programas de TV com médiuns. Se têm bons resultados ou não, não sei. Não me cabe estudar isso. Na verdade a credibilidade dos resultados fica ameaçada quando se trata de um serviço remunerado e a dúvida acaba sempre por se instalar.

Nas Associações Espiritas que se reveem em Alan Kardec, ninguém leva dinheiro pelos serviços prestados. Trata-se de Associações sustentadas pelos próprios trabalhadores e sócios, com as suas quotas. A gratuitidade dos serviços prestados é condição necessária e indispensável ao exercicio das actividades que visam cuidar das coisas do espirito.

bem haja

Registado
O perdão compensa!

Offline flordelisMG

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 167
  • Participação: 5
  • flordelisMG is on the verge of being accepted.flordelisMG is on the verge of being accepted.flordelisMG is on the verge of being accepted.flordelisMG is on the verge of being accepted.flordelisMG is on the verge of being accepted.
  • Sexo: Feminino
  • "A terapia mais eficiente
  • Relevância: +25
Re: A mediunidade pode parecer depressão?
« Responder #4 em: 08 de Março de 2008, 23:41 »
0Gostou?
Olá cético, tudo bem?  :)

Há algumas coisas que imagino serem pontuadas sobre o que você disse, tais como:

Primeiramente em todo o estudo da doutrina espiríta, Allan Kardec nos suscita constantemente a analisar as questões espirituais pelo crivo da lógica e da razão. E não aceitarmos qualquer coisa. É preferível recusarmos 9 verdades que aceitarmos 1 mentira.

Segundo o fato de você ser médium, não há nada de espantoso, porque todos nós possuimos mediunidade em maior ou menor grau (vide Livro dos Médiuns.cap. XIV, Dos médiuns).

Terceiro o tema debatido aqui é que a medicina humana deveria atuar em conjunto com o Espiritismo para auxiliar no tratamento. Nesse sentido preleciona Emmanuel, O Consolador:

97 - Se as enfermidades são de origem espiritual, é justa a aplicação de medicamentos humanos, a cirurgia, etc, etc.?
      O homem deve mobilizar todos os recursos ao seu alcance, em favor do seu equilíbrio orgânico. Por muito tempo ainda, a Humanidade não poderá prescindir da contribuição do clínico, cirurgião e do farmacêutico, missionários do bem coletivo. O homem tratará da saúde do corpo, até que aprenda a preservá-lo e defendê-lo, conservando a preciosa saúde de sua alma.
     Acima de tudo, temos  de reconhecer que os serviços de defesa das energias orgânicas, nos processos humanos, como atualmente se verificam, asseguram a estabilidade  de uma grande oficina de esforços santificadores no mundo. Quando, porém, o homem espiritual dominar o homem físico, os elementos medicamentosos da Terra estarão transformados  na excelência dos recursos psíquicos e essa grande oficina achar-se-á elevada a santuário de forças e possibilidades espirituais junto das almas.



Quanto a esse fato.
 
Citar
Aqui na minha zona, há outro rapaz que está também com problemas de depressão. A mãe crente nessas coisas da paranormalidade, levava-o sempre a médiuns e mais médiuns.

Permita-me lhe dizer cada caso é um caso. Mas quando vejo tais situações faço a seguinte analogia, a qual facilitou o meu entendimento. Imagine uma pessoa que possui uma ferida no braço muito feia. Isso faz com que atraia moscas para perto dela, tazendo-lhe transtornos, aborrecimento etc. Ela vai ao médico o qual passa uma pomada e as moscas se afastam, ele solicita que a paciente passe sempre até a ferida se fechar. Mas a pessoa se esquece de passar, aí as moscas voltam... Pense isso com os casos de obsessão, o famoso orai e vigiai e ajuda-te ti mesmo, que o ceú te ajudará. Talvez ajude.

Abraço procê moço.

« Última modificação: 08 de Março de 2008, 23:46 by flordelisMG »
Registado
&

Offline cetico

  • Mundo de Provas e Expiações
  • *
  • Mensagens: 44
  • Participação: 0
  • cetico is looked down upon.
  • Relevância: +1
Re: A mediunidade pode parecer depressão?
« Responder #5 em: 09 de Março de 2008, 00:36 »
0Gostou?
Amigos,
quando digo que já fui médium digo na perspectiva de que julgo ser toda a mediunidade: pessoas que não querem aceitar-se com problemas ao nível de psiquiatria, recusando tratamento e preferem viver numa realidade, que as torna pessoas com faculdades raras, como pessoas especiais, de forma a alimentar o orgulho. Passou-se o mesmo comigo. Entendam eu não vim aqui para ofender ninguém, nem crenças. Muito menos sendo católico, vim para praticar proselitismo. Penso sempre que as pessoas passam por uma fase de maturação em termos de fé, que um dia as levará ao lugar certo. Mas fico preocupado quando dão o nome de consolador a um tal de Emanuel, que ninguém sabe quem é (e que quanto a mim não passa mais do que um amigo imaginário ), quando só Cristo é que é chamado por toda a Igreja como o consolador. Só Cristo é Deus, só Cristo sabe de nós, só Cristo Deus sabe o futuro e não um qualquer médium, que se coloca no lugar de Deus, para desviar as pessoas do caminho que Jesus traça no seu coração. Jesus fala no coração das pessoas tudo o que elas precisam de saber. Temos que confiar unicamente nele e não num qualquer pseudo-anunciador do evangelho.

Vitor(eu também sou Vitor) essa foi uma boa maneira de fugir á questão. Não se quis comprometer com os vídeos, mas garanto-lhe é tudo leitura fria e essa senhora não leva nada pelos seus serviços, simplesmente trabalha a favor de uma igreja espiritualista. Há a situação do Danny a dada altura ela diz que o espírito do morto que se chama danny está a cantar danny boy(muito normal qualquer pessoa cantaria uma música que tivesse o seu nome) e que está a dizer uma frase que a pessoa da família confirma que ela dizia. O que ela não diz é que ESSA FRASE É DITA PELO PAUL MCCARTNEY num programa. Ela faz também leitura fria num outro vídeo em que diz que a pessoa tem uma fotografia do morto na carteira (o marido também outro médium utiliza a mesma táctica). Primeiro a pessoa diz que não tem nenhuma fotografia, segundo isso é muito normal se a pessoa é muito ou pouco chegada é normal, que haja uma fotografia na carteira.
Algumas pessoas que você diz que fazem espectáculos de tv fazem também trabalho com a polícia,por isso devem ter alguma credibilidade, junto da população local(junot de mim não tem) embora ache que isso seja uma coisa sem futuro.
Já ouvi aqui falar no Chico Xavier.  Esse senhor utiliza a escrita com o subconsciente utilizada por André Breton, na invenção do surrealismo e descrita e analisada por freud.

É impossível por mais que queiramos continuar a utilizar o argumento, de que estes não são sérios. Amigos não conheci nenhum competente, quanto mais sérios. E conheci ,ora bem, deixa lá contar, uns sete, ou oito, mais aqueles dispersos na internet. Acho que já dei bem o benefício da dúvida a essas coisas do paranormal mais a confirmação da comunidade cientifica, que estuda as coisas da paranormalidade de cientistas que abandonam as pesquisas, porque não se consegue chegar a lado nenhum.

Registado

Offline Vitor Santos

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 6079
  • Participação: 132
  • Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • O Mal Retribui-se com o bem!
  • Relevância: +1062
    • Centro Estudos Doutrin
Re: A mediunidade pode parecer depressão?
« Responder #6 em: 09 de Março de 2008, 13:37 »
0Gostou?
Olá Vitor Cético

Citar
Vitor(eu também sou Vitor) essa foi uma boa maneira de fugir á questão. Não se quis comprometer com os vídeos, mas garanto-lhe é tudo leitura fria e essa senhora não leva nada pelos seus serviços, simplesmente trabalha a favor de uma igreja espiritualista.

Amigo, os espiritas que se reveem em Kardec não fazem sessões mediunicas públicas. Deste modo como se podem comprometer com isso? Os espiritos que chegam às sessões mediunicas privadas em que o ambiente é controlado, mesmo quando são espiritos ignorantes, são guiados para lá e controlados por bons espiritos, no sentido de serem esclarecidos. Nas sessões mediunicas públicas em que o ambiente não é controlado, podem ser os espiritos ignorantes que dominam.

Uma reunião conduzida por espiritos ignorantes é tal e qual uma conferência em que os oradores são pessoas ignorantes, incapazes de falar de forma credivel de qualquer assunto e sempre dispostos a abandalhar a reunião, divertindo-se com isso. Você iria a uma conferência dessas sabendo à partida do que se tratava?

O grande objectivo do espiritismo é o esclarecimento das pessoas para que cada um possa fazer o melhor por si mesmo. Pouco interessa se as pessoas são espiritas ou católicas ou o quer que sejam ou digam que são, o que interessa é que todos se comportem de acordo com o que disse Jesus, que resume tudo o que nos encaminha para a felicidade:

- Amai a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a vós mesmos (o que implica que nos amemos a nós mesmos, óbviamente).

Pouco interessa andar a apregoar. Ou se pratica tanto quanto possivel aquilo em que se acredita, ou então trata-se de uma fé que vem apenas das cordas vocais, em vez de vir do coração.

A descoberta dos charlatões é benéfica para o espiritismo. Nenhum espirita tem medo disso. Alan Kardec dizia que, se um dia, a ciência provasse sem sombra de duvidas, que parte ou a totalidade dos conhecimentos reunidos pelos espiritas estava errado, que os deviamos abandonar de imediato. Kardec era contra a fé cega. Eu penso da mesma forma.

Ora a ciência, para além de nunca ter provado que os conhecimentos difundidos pela doutrina espirita através de Alan Kardec, tem reunido (embora timidamente), alguns trabalhos que apontam para a hipótese da existência da reencarnação (veja-se por exemplo o trabalho do Prof. Ian Stevenson), para a comunicabilidade dos espiritos (veja-se o trabalho do Dr. Gary Schwartz, por exemplo), etc.

bem haja

Registado
O perdão compensa!

Offline cetico

  • Mundo de Provas e Expiações
  • *
  • Mensagens: 44
  • Participação: 0
  • cetico is looked down upon.
  • Relevância: +1
Re: A mediunidade pode parecer depressão?
« Responder #7 em: 09 de Março de 2008, 15:29 »
0Gostou?
Sim já li sobre os trabalhos sobre Ian Stevenson, mas eles são muito vagos e baseados em prova anedótica, que não tem qualquer valor cientifico. Não me interesso pela reencarnação, nem acho que isso seja um tema interessante, no entanto informei-me e muitas vezes as palavras de Jesus sobre João Baptista ser o Elias, são mal interpretadas.
1º é comum dizer-se ainda nos dias de hoje este é o novo Eusébio, "este é o Eusébio que havia de vir".
2º joão responde eu não sou Elias, se fosse médium como os espiritas apregoam, saberia dar essa resposta, mas como acredito que não é , temos que confiar nas palavras de João.
3ºJoão não veio para se libertar de um karma, como é suposto segundo a crença espirita, mas para anunciar a vinda de Cristo, Ora isso é uma benção não um castigo.

Ian Stevenson é Dr. mas deveria ter mais rigor cientifico. Apregoar que por um conjunto de coincidências existe reencarnação, é um bocado estranho.A isso a comunidade cientifica chama prova anedótica, muitas vezes utilizada pelos espiritas. A reencarnação não faz sentido, porque a vida é um só experiência, independentemente do que nos ocorreu, experimentamos as expriência do espirito encarnado.Não precisamos de mais nenhuma. A perfeição e  a salvação das almas dá-se após vida terrena no purgatório, ou em qualquer outra coisa que não conheço, por isso é que acho que não é um assunto interressante, porque não pode ser discutido objectivamente.
Amigo todos os médiuns a que fui só 2 me cobraram dinheiro, uns 10 ou 20 euritos, os outros eram na base :dê o que quiser mas não é isso que os credibiiliza, pois tenho  a certeza que a maioria deles acredita naquilo que faz, mas está completamente enganado a si próprio. Já fui a um centro espirita há uns 10 anos atrás, mas foi aquele talvez, com que fiquei com pior impressão. Não vale a pena estarmos aqui a perder o nosso tempo. Eu só quis contar a minha experiência. Bem hajam a todos e que Deus Nosso Senhor vos ajude a encontrar o vosso caminho dentro da Igreja de Cristo, que é o seu corpo místico e eterno. 

Registado

Offline aruanda

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 2393
  • Participação: 9
  • aruanda has great potential!aruanda has great potential!aruanda has great potential!aruanda has great potential!aruanda has great potential!aruanda has great potential!aruanda has great potential!aruanda has great potential!aruanda has great potential!
  • Sexo: Feminino
  • Relevância: +153
  • Cidade: Porto
  • País: Portugal
Re: A mediunidade pode parecer depressão?
« Responder #8 em: 09 de Março de 2008, 17:00 »
0Gostou?
Citar
Mas fico preocupado quando dão o nome de consolador a um tal de Emanuel, que ninguém sabe quem é

Olá Cético, certamente existe alguma confusão...nós espíritas, não consideramos Emannuel como o Consolador.

reveja onde viu isso porque a nível de espiritismo está errado.
Emannuel é simplesmente um espírito já evoluido mas, nunca o consolador.

Quanto à sua questão sobre mediunidade, tem todo o direito de pensar como pensa mas, não me parece que deva escrever coisas como esta :

Citar
Desculpem mas isso é um monte de baboseiras. Que irresponsabilidade pedir a uma pessoa para não ser internada. Quem julgam esses Sr.s que são? Você não sabe nada do que é depressão.

Deu-se ao trabalho de analisar se a pessoa em causa está mesmo curada?
Por acaso, tentou ver o assunto de forma racional e, não tão emocional como parece ser o seu caso?

Não pense que estou a falar à toa, sou médium e, graças  a Deus e a mim mesma com o equilíbrio que se "impõe" para viver com alegria. Não sou fanática , pelo que antes de aceitar seja o que for, tento analisar de forma racional o assunto.
Como nos diz o espiritismo, é preferível negar 9 verdades que aceitar uma mentira .
Além disso quando a ciência provar algo de errado no espiritismo certamente os espíritas de bom senso aceitarão o que a ciência provar. Até agora , não provou nada...negar é fácil, provar é outra questão.
Só para terminar, que já me alonguei demais, gostaria de dizer que conheço muito bem o José Lucas e, se há pessoas que analisem ao pormenor qualquer assunto ,antes de fazer uma afirmação...ele é uma dessas pessoas. Mas, ele não precisa de advogados de defesa, basta tentar  saber tudo o que ele já fez.
AS nossas obras são o nosso cartão de visitas, não concorda?.
Espero mesmo que a sua mediunidade já não exista...será?

Abraços




Registado
Quem olha para fora, sonha; quem olha para dentro, acorda.

Offline cetico

  • Mundo de Provas e Expiações
  • *
  • Mensagens: 44
  • Participação: 0
  • cetico is looked down upon.
  • Relevância: +1
Re: A mediunidade pode parecer depressão?
« Responder #9 em: 09 de Março de 2008, 18:55 »
0Gostou?
Citação de: flordelisMG em 08 de Março de 2008, 23:41


Terceiro o tema debatido aqui é que a medicina humana deveria atuar em conjunto com o Espiritismo para auxiliar no tratamento. Nesse sentido preleciona Emmanuel, O Consolador:



Registado

Offline aruanda

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 2393
  • Participação: 9
  • aruanda has great potential!aruanda has great potential!aruanda has great potential!aruanda has great potential!aruanda has great potential!aruanda has great potential!aruanda has great potential!aruanda has great potential!aruanda has great potential!
  • Sexo: Feminino
  • Relevância: +153
  • Cidade: Porto
  • País: Portugal
Re: A mediunidade pode parecer depressão?
« Responder #10 em: 09 de Março de 2008, 19:10 »
0Gostou?
Pois é Cético, mas, nem tudo que se escreve está correcto.

Realmente Emanuel  não é nem nunca foi considerado o Consolador  em espiritismo.

E, convenhamos que pegar numa frase que está num contexto e, aceitá-la como "certa" sem questionar......enfim


Abraços

Registado
Quem olha para fora, sonha; quem olha para dentro, acorda.

Offline Carlos Ribeiro

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1041
  • Participação: 0
  • Carlos Ribeiro is looked down upon.Carlos Ribeiro is looked down upon.Carlos Ribeiro is looked down upon.Carlos Ribeiro is looked down upon.Carlos Ribeiro is looked down upon.Carlos Ribeiro is looked down upon.
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +61
  • Cidade: Paços de Ferreira
  • País: Portugal
Re: A mediunidade pode parecer depressão?
« Responder #11 em: 09 de Março de 2008, 19:40 »
+1Gostou?
Citar
Nesse sentido preleciona Emmanuel, O Consolador:

97 - Se as enfermidades são de origem espiritual, é justa a aplicação de medicamentos humanos, a cirurgia, etc, etc.?
Penso que sei qual o equivoco aqui. Quando nesta frase se fala"O Consolador" está-se a referir ao livro de Emmanuel com esse titulo. Não haveria lugar a erro se estivesse escrito "Nesse sentido preleciona Emmanuel no livro O Consolador".
Abraços.

Registado

Offline aruanda

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 2393
  • Participação: 9
  • aruanda has great potential!aruanda has great potential!aruanda has great potential!aruanda has great potential!aruanda has great potential!aruanda has great potential!aruanda has great potential!aruanda has great potential!aruanda has great potential!
  • Sexo: Feminino
  • Relevância: +153
  • Cidade: Porto
  • País: Portugal
Re: A mediunidade pode parecer depressão?
« Responder #12 em: 09 de Março de 2008, 20:50 »
0Gostou?
Pois é Carlos, tens razão, não me lembrei do titulo desse livro.

Obrigada

Abraços

Registado
Quem olha para fora, sonha; quem olha para dentro, acorda.

Offline Vitor Santos

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 6079
  • Participação: 132
  • Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • O Mal Retribui-se com o bem!
  • Relevância: +1062
    • Centro Estudos Doutrin
Re: A mediunidade pode parecer depressão?
« Responder #13 em: 09 de Março de 2008, 21:22 »
0Gostou?
Olá Cético

Citar
A isso a comunidade cientifica chama prova anedótica

Como pode ver no link seguinte, o trabalho do Dr.Ian Stevenson, recentemente desencarnado, está citado no site da universidade onde ele trabalhava com muito respeito e admiração. Não vejo lá referências a "provas anedóticas". Onde é que viu isso?

http://www.healthsystem.virginia.edu/internet/personalitystudies/

Citar
Amigo todos os médiuns a que fui só 2 me cobraram dinheiro, uns 10 ou 20 euritos, os outros eram na base :dê o que quiser mas não é isso que os credibiiliza, pois tenho  a certeza que a maioria deles acredita naquilo que faz, mas está completamente enganado a si próprio.

Os médiuns que aceitam dinheiro, quaisquer bens ou favores pelos seus serviços, seja em que base for, não nos dão garantias de credibilidade. Não quer isso dizer que sejam todos pessoas desonestas. Alguns são mesmo médiuns, só que o interesse económico cria suspeitas fundadas ou infundadas sobre o seu trabalho, para além de que não há garantias que  os espiritos que aceitam colaborar com eles sejam de boa indole. O Espiritismo não é um negócio.

As suas crenças pessoais são legitimas e respeitáveis. Não pretendo pressioná-lo para as mudar, de forma nenhuma. Acredite naquilo que entender. Aproveito para agradecer a sua preocupação, ao tentar poupar-nos das decepções que você sofreu. Mas não se preocupe connosco, por favor. Nós temos cabeça para pensar, dispensamos esta sua ajuda, a menos que nos traga argumentos mais sérios que mereçam o nosso estudo.

A sua decepção com as pessoas a quem recorreu são argumentos que não colhem. A pensar assim, se você encontrar um ou dois médicos incompetentes, deixará de ir ao médico, porque concluirá que a medicina não o serviu como você entendia que devia ser servido.

Estude os Livros da Codificação (O Livro dos Espiritos, por exemplo) e argumente com base neles. É assim que quem estuda um assunto com seriedade, mesmo com o objectivo de contra-argumentar, faz. Já viu se nós avaliassemos Jesus pelo comportamento de qualquer um que se diga Cristão? Há cristãos a sério, o sec. XX deu-nos a conhecer a Madre Teresa de Calcutá, por exemplo, mas há muito mais Cristãos que o são só da boca para fora.

Você não pode encontrar no espiritismo uma resposta imediata para os seus problemas. Não há milagres nas associações espiritas. Os problemas espirituais resolvem-se com estudo e esforço de melhoria não com pózinhos perlimpimpim. Se pensa que o atendimento no Centro Espirita é como ir a uma consulta médica, em que se sai com um diagnóstico e com receitas rápidas, é normal que se decepcione. O essencial que se tenta passar às pessoas nos Centros Espiritas é o conhecimento, para que elas próprias resolvam os respectivos problemas.

Os Espiritas não vivem do espiritismo, por isso não precisam, ao contrário do que acontece com os sacerdotes e lideres religiosos, de criar dependências nas pessoas. Para os espiritas não há gurus nem lideres. Somos todos estudantes a aprender, embora uns mais avançados no estudo do que outros. O que nos liga são as crenças essenciais comuns e não as instituições ou qualquer hierarquia.

bem haja

Registado
O perdão compensa!

Offline flordelisMG

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 167
  • Participação: 5
  • flordelisMG is on the verge of being accepted.flordelisMG is on the verge of being accepted.flordelisMG is on the verge of being accepted.flordelisMG is on the verge of being accepted.flordelisMG is on the verge of being accepted.
  • Sexo: Feminino
  • "A terapia mais eficiente
  • Relevância: +25
Re: A mediunidade pode parecer depressão?
« Responder #14 em: 09 de Março de 2008, 23:59 »
0Gostou?
Oi moço Cético,

Pelo visto estás a fazer confusão. Quando utilizei O Consolador foi para me referir a obra, livro, o qual foi dado NOME AO LIVRO. A minha frase é um jargão que utilizamos em peças jurídicas. Não coloquei a palavra "livro" ou "obra", porque utilizei de uma elipse.

O CONSOLADOR, é uma obra ditada pelo Espírito Emmanuel psicografada por Francisco Cândido Xavier, editada pela Federação Espírita Brasileira, cadastrado pelo ISBN 85-7328-110-3, foi retirada da edição 18a. Do 204o ao 213o milheiro. Ano 2000.

Em momento algum eu disse que Emmanuel era O Consolador, o Espírito da Verdade, que Jesus proferiu em João, 14:15 a 17 e 26.

Espero tê-lo esclarecido sua dúvida. Abraços  ;)


ps: Elipse é uma supressão de uma palavra facilmente subentendida. É a omissão intencional de um termo facilmente identificável pelo contexto ou por elementos gramaticais presentes na frase. Essa omissão torna o texto conciso e elegante.

Registado
&


  • Imprimir
Páginas: [1] 2   Ir para o topo
« anterior seguinte »
 

Comente no facebook

Assuntos relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
A mediunidade pode parecer depressão

Iniciado por Atlante « 1 2 3 4 » Comunicabilidade dos Espíritos

48 Respostas
25653 Visualizações
Última mensagem 22 de Março de 2008, 00:48
by aruanda
Mediunidade e obsessão face à depressão

Iniciado por *Leni* O Livro dos Médiuns

4 Respostas
12485 Visualizações
Última mensagem 06 de Novembro de 2010, 21:39
by ronaldotreck
MEDIUNIDADE OU DEPRESSÃO

Iniciado por Carla S C Comunicabilidade dos Espíritos

3 Respostas
5712 Visualizações
Última mensagem 02 de Novembro de 2009, 20:41
by mariiia
a mediunidade pode ser considerada hereditaria?

Iniciado por Cabelo Off-topic

3 Respostas
4899 Visualizações
Última mensagem 23 de Maio de 2011, 18:46
by Cabelo
Dúvida: pode-se testar mediunidade?

Iniciado por Eliiss « 1 2 » O Livro dos Médiuns

17 Respostas
10127 Visualizações
Última mensagem 12 de Outubro de 2013, 19:49
by Mourarego

Clique aqui para receber diariamente novidades do Forum Espirita.


Estudos mensais

facebook-icontwitter-icon

O seu e-mail:


 
Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.

Pesquisar assunto



Pesquisa avançada
  • Mobile


    • Powered by SMF 2.0 RC3 | SMF © 2006–2009, Simple Machines LLC