Forum Espirita

CONVÍVIO => Como usar este Fórum => Tópico iniciado por: rwer em 31 de Julho de 2013, 02:07

Título: Como responder corretamente nos tópicos
Enviado por: rwer em 31 de Julho de 2013, 02:07


Como responder corretamente nos tópicos

Bem, imagino que você saiba do básico: pra responder em um tópico, o forista tem de estar logado. Então, é só clicar no botão laranja "Responder", no tópico em que pretende participar. O FE abrirá uma página de texto com diversas ferramentas. Terminado o texto, clica-se em "Enviar" e a resposta aparece no tópico.



Antes de responder, leia o tópico. Não, você não precisa ler toda aquela fileira de páginas e páginas. O "tópico" é o assunto. E o assunto é determinado pelo primeiro post, anterior à Resposta número 1. Normalmente o primeiro post fica no topo da primeira página, salvo se você andou mexendo nas configurações de usuário.

Não comente posts fora do tema. Eles podem ser removidos, juntamente com as eventuais respostas.

Não escreva comentários alienados do assunto. Se o tópico é sobre Memórias de um Suicida, livro de Yvonne Pereira – não cabe discutir a "visão bíblica" do suicídio, nem a vida particular da médium. Não é um tópico sobre a Bíblia. O autor do artigo não pretendeu discutir mediunidade, muito menos a biografia de Yvonne.

É uma tentação entrar num tópico e discutir com a pessoa polêmica que acabou de escrever. Mas o correto é comparar o comentário instigante com o tema, lá no início. Se o colega viajou, nem por isso a gente vai comprar a mesma passagem aérea.

Não existe tópico com "tema geral". Mesmo nos quadros de Convívio, Off-topic e Humor, cada tópico tem um assunto. Se o título é "Piadas", só deve ter piadas, óbvio. Se o assunto é alimentação dos espíritos, não comporta conversas sobre o autor espiritual ou o médium. Ou sobre a dieta que o médico passou pro forista. Afff!

Portanto, antes de clicar em "Responder", pratique um pouco de meditação: presença de espírito, lucidez, atenção. O Fórum Espírita não é vlog do Youtube, onde a galera discute qualquer coisa num vid de música, rs.



Não use o tópico pra trocar MP com os foristas. MP é Mensagem Pessoal. Pra enviar uma, basta clicar no balãozinho logo abaixo do avatar de um forista.

É claro que, num tópico, a gente pode bater papo com outros foristas, agradecer, saudar. Porém, nosso comentário deve girar em torno do assunto central, mesmo que seja um simples – "Obrigado", ou – "Adorei!".  Se não, é MP fora de lugar.

(continua)

Título: Re: Como responder corretamente nos tópicos
Enviado por: rwer em 11 de Abril de 2014, 02:39
[attachimg=1 align=left width=250]Puxe os comentários para o tema. Faria um favor aos leitores e ao FE. Quando quiser comentar num tópico, e notar que a galera tá viajando pra longe do assunto, seria bem-vindo um post coerente.

Quando alguém faz uma pesquisa sobre temas espíritas no Google, quase sempre tem umas páginas do FE nas opções. A pessoa quer chegar aqui e encontrar o assunto prometido na chamada do buscador.

Se você vir um tópico do seu interesse saindo da linha, que tal dar uma ajudinha básica? É só referir o assunto inicial e responder. Os visitantes vão dizer: – "Aleluia, o tema continua"!