Forum Espirita

GERAL => Psicologia & Espiritismo => Auto-Conhecimento => Tópico iniciado por: belina em 26 de Setembro de 2010, 11:42

Título: Autoconhecimento: conexões e relacionamentos
Enviado por: belina em 26 de Setembro de 2010, 11:42
Olá bom dia

Acabo de receber e como achei muito interessante estou repassando.
Bem actual este tema. Vivemos procurando a felicidade, ela ao nosso lado e não a vemos.


Autoconhecimento: conexões Empreendedoras/ Relacionamentos: Os Segredos de um relacionamento
Conexões Empreendedoras
Roberto Shinyashiki
 
Muitas pessoas me perguntam como é que se integra sucesso com felicidade?
Alguns dizem “Eu sou um sujeito feliz, de bem com a vida, mas não tenho dinheiro para nada”. Outros falam que “têm dinheiro, mas não conseguem ser felizes”.

Na verdade, existem dois tipos de sucesso:
O sucesso interno, da alma, aquela sensação de viver em paz consigo mesmo, e o sucesso externo, ou o sucesso material. Sucesso material significa simplesmente materializar os seus objectivos de vida, os seus sonhos, realizar a sua missão de vida.

Mas isso tudo está ligado à velocidade de implementação de seus planos. Nestes anos a todos que dou aulas, palestras, seminários e consultorias, vi que existem dois tipos de pessoas: as que entendem o que ouvem, explicam, falam para amigos, mas não conseguem implementar nada daquilo que aprenderam. E outras que têm um conhecimento até certo ponto limitado, mas que transformam esse conhecimento em acção, em resultados.

Mas, por que tantas pessoas têm essa dificuldade de transformar conhecimento em acção objectiva? Existem três razões principais:

Perfeccionismo: as pessoas cuidam de cada detalhe e perdem o objectivo principal. Se prendem às minúcias e não focam no que realmente é importante.

Medo do fracasso: as pessoas têm medo de receber um “não”. Tanto em sua vida profissional quanto na afectiva, elas não conseguem agir por medo de falhar. Mas acabam falhando por não terem agido.

Adiamento: as pessoas vivem adiando as coisas, pensando “vou encontrar o momento certo para fazer isso”. E jogam tudo para depois. Assim, o tempo passa e elas não realizam.

É importante saber que o fundamental na vida é: você aprendeu alguma coisa, então, coloque em prática. Você fez um bom projecto, então, parta para a execução. A palavra, o segredo, é “acção”.
Domine a si mesmo, para não ceder à tentação de não ir adiante, de deixar o tempo passar.
 
*******************************
Os Segredos de um relacionamento

A vida é cheia de ilusões. Mais ainda: muitos relacionamentos são os próprios mundos das ilusões. As pessoas se iludem muito e depois se decepcionam com as fantasias que elas mesmas criaram. Talvez a maior ilusão seja construída em torno daquela conhecida frase das histórias de cinema: “E foram felizes para sempre”.
 
A verdade é que encontrar uma pessoa, se apaixonar, namorar e casar é apenas o ponto de partida para uma nova caminhada na nossa vida. Mas tem um segredo: Pessoas felizes constroem um casamento feliz. Pessoas infelizes constroem casamentos infelizes. Então, você tem que dar um jeito de ser feliz sozinho, antes de querer ser feliz junto de alguém.
 
A primeira ilusão que as pessoas têm é de que o casamento vai resolver seus problemas. Mas casamento não resolve problema de ninguém. Pelo contrário, se você tiver essa ilusão, o casamento vai aumentar os seus problemas.
 
A segunda ilusão é querer encontrar a pessoa perfeita para ter como companheiro. Não busque a perfeição. Essa é uma meta inatingível. Nem você é perfeito, nem vai encontrar a pessoa perfeita.
O casamento dá certo para pessoas que não são dependentes uma da outra. Os dois têm de aprender a crescerem juntos.
 
Mas, o mais importante de tudo é saber que o outro sempre é o seu espelho. Quando você critica o outro, na verdade não está falando dele, está falando de si mesmo. Sempre que você reclama algo de alguém, é preciso perceber como esse problema começa antes em você.
 
É importante entender, se quer ter um relacionamento que dê certo na sua vida, que tudo o que acontece com você, é você mesmo quem provoca. Portanto só você mesmo pode mudar. Só você pode escolher o que quer para a sua vida, para os seus relacionamentos. A escolha é sempre sua. Portanto, olhe para dentro de você e realize a sua vocação: deixe aparecer o ser amoroso que você é.
 
Paz e Luz
Belina