Forum Espirita

GERAL => Audiovisuais => Cinema & Vídeo => Tópico iniciado por: carloss em 04 de Dezembro de 2008, 20:29

Título: O òleo de Lorenzo
Enviado por: carloss em 04 de Dezembro de 2008, 20:29
 
O Óleo de Lorenzo

Geralmente vivemos nossa vida da melhor forma possível, buscando nossa realização diariamente no estudo, no trabalho, no lazer, etc. Normalmente não pensamos nos riscos implícitos do fato de simplesmente viver. Quando subitamente somos confrontados com uma ameaça real à nossa vida e à nossa felicidade, percebemos como é efêmera a nossa permanência na Terra e como é pequena a nossa capacidade de mudar esta realidade. No entanto, este texto não trata de uma aceitação conformista de nosso destino, mas de uma avaliação de até onde podemos ir para tentar mudar uma realidade difícil.

O “Óleo de Lorenzo” é uma estória verdadeira, de um menino, Lorenzo Odone, que aos oito anos começou a demonstrar os sintomas de uma rara doença genética e incurável, a adrenoleucodistrofia (ADL). Quando seus pais foram informados deste terrível diagnóstico de seu filho único, não se conformaram e iniciaram uma batalha científica para melhor entender o “inimigo” invisível que lentamente destruía o cérebro de Lorenzo, deixando-o cego, surdo, paralítico, incapaz de engolir e de se comunicar. Ao invés de simplesmente ficarem sentados aguardando os resultados dos estudos médicos, eles decidiram estudar nos livros de medicina e nos poucos artigos científicos da época, tudo que pudesse ajudar na compreensão do mecanismo de ação desta doença e assim poder discutir com os médicos a melhor forma de tratamento para amenizar os sintomas de Lorenzo.

Os pais de Lorenzo se recusaram a aceitar passivamente este diagnóstico e passaram a se dedicar ao estudo dos mecanismos básicos celulares, em livros de cursos de medicina. Inicialmente buscavam aprender e entender como as células do nosso organismo funcionam, para isso, passavam dias e noites em bibliotecas, mergulhados em livros em uma época em que computadores pessoais e Internet eram palavras completamente desconhecidas. Quando eles acreditavam que haviam encontrado alguma informação relevante, procuravam médicos e professores dos cursos de medicina e discutiam com eles suas idéias, sempre buscando encontrar uma forma de tratamento que minimizasse o sofrimento de Lorenzo. A quantidade de dificuldades que encontraram foi enorme, desde o preconceito de médicos e professores por serem “leigos” em Bioquímica e Medicina, a impossibilidade de realização de testes em humanos de tratamentos ainda não autorizados pelo FDA (Food and Drug Administration – Órgão que fiscaliza a saúde nos Estados Unidos) e a dificuldade em achar parceiros químicos com competência para produzir a fórmula dos óleos que eles acreditavam que poderiam curar Lorenzo.

A ADL se caracteriza pelo acúmulo de ácidos graxos saturados de cadeia longa (principalmente ácidos com 24 e 26 carbonos) na maioria das células do organismo afetado, mas principalmente nas células do cérebro, levando à destruição da bainha de mielina, que protege determinados neurônios. Sem a mielina, estes neurônios perdem a capacidade de transmitir corretamente os estímulos nervosos que fazem o cérebro funcionar normalmente e aí surgem os sintomas neurológicos da doença. O óleo de Lorenzo é uma mistura de dois ácidos graxos insaturados, o ácido oléico (C18:1) e ácido erúcico (C20:1), cujo metabolismo se sobrepõe ao dos saturados, evitando assim o seu acúmulo. Para chegar a esta mistura, os pais de Lorenzo estudaram os resultados de muitas pesquisas na época, inclusive feitas em animais. Eles sabiam, por exemplo, que o óleo é tóxico para ratos, levando-os à morte, mas tiveram a coragem de ministrar em seu filho e mostrar ao mundo que o óleo é inofensivo aos humanos e que podia reverter e principalmente evitar os efeitos catastróficos da ADL. Enfrentaram e ainda enfrentam dificuldades com o FDA, que até hoje não autorizou o uso em humanos. Devido a essas dificuldades, o óleo é hoje produzido por uma companhia inglesa, e o Sr. Odone não recebe nenhuma porcentagem das vendas do produto, apesar de ter sido o seu idealizador. O reconhecimento dos seus estudos pela comunidade científica e acadêmica resultou no título de Doutor honoris causa por sua imensa contribuição à ciência e à medicina.

Hoje Lorenzo está com 28 anos e apesar das suas limitações, consegue se comunicar pelo piscar de olhos e movimento dos dedos. Gosta de música e ouvir estórias. As crianças diagnosticadas com ADL na mesma época que Lorenzo e que não receberam o tratamento do óleo não chegaram à idade adulta. Lorenzo não se curou porque as lesões no sistema nervoso central deixaram seqüelas permanentes mas a doença estacionou. Porém o mais significativo dos fatos foi a prevenção do desenvolvimento dos sintomas nos novos casos diagnosticados. Os pais de Lorenzo ainda fundaram o “Projeto Mielina”, uma fundação que tenta concentrar esforços nos estudos das doenças relacionadas à mielina. Para saber mais, acesse www.myelin.org.

O “Óleo de Lorenzo” é uma estória real de coragem, determinação e dedicação.


Ficha técnica

Nome: O Óleo de Lorenzo (Lorenzo's Oil)
Elenco: Nick Nolte, Susan Sarandon, Peter Ustinov
Direção: George Miller

Título: Re: O òleo de Lorenzo
Enviado por: Zuleica em 04 de Dezembro de 2008, 22:30
Legal! Gostei dos seus argumentos!!

Não devemos nos acomodar a nenhuma situação desagradável.

Por mais difícil que nos pareça devemos primeiro confiar em Deus,arregassar as mangas e trabalhar.

"Ajuda-te que o Céu te Ajudará" é semelhante ao "busca e acharás".

 É o princípio da lei do trabalho e da lei do progresso.

Isto significa: Não devemos nos acomodar à espera de um "milagre", e sim reeguermos a cabeça, apesar dos problemas, lutarmos com perseverança e buscar soluções.

Ter fé e acreditar que o Pai, Infinitamente Bom e Misericordioso...irá nos intuir para encontrarmos a melhor maneira de tudo resolver.

Outro dia ..lí isto:

Se Deus achasse que deveríamos sofrer não teria nos dado a anestesia.

Olhando com os meus poucos conhecimentos espíritas sei que "Nada é por Acaso"!

Contribuindo com o fórum..coloco ensinamentos  de Emmanuel.

Causas Espirituais Das Doenças
 
Emmanuel

1 - O que estrutura espiritualmente o corpo de carne?
Emmanuel: O corpo espiritual ou perispírito é o corpo básico, constituído de matéria sutil, sobre o qual se organiza o corpo de carne.

2 - O erro de uma encarnação passada pode influir na encarnação presente, predispondo o corpo físico às doenças? De que modo?
Emmanuel - A grande maioria das doenças tem a sua causa profunda na estrutura semi-material do corpo espiritual. Havendo o espírito agido erradamente, nesse ou naquele setor da experiência evolutiva, vinca o corpo espiritual com desequilíbrios ou distonias, que o predispõem à instalação de determinadas enfermidades, conforme o órgão atingido.

Abraços fraternos!



Título: Re: O òleo de Lorenzo
Enviado por: carloss em 05 de Dezembro de 2008, 10:21
Olá amiga Zuleica.
Isso mesmo, este filme mostra que o amor pode superar qualquer obstaculo.
O incomformismos dos pais em perder tão prematuramente o filho, fizeram-nos buscarem estudos que os levassem a compreensão da tão voraz e raza doença. Enfrentando médicos, cientistas e grupos de apoio que relutam em incentivar o casal na busca de uma cura.
Trazendo esperanças a muitas pessoas, e mostrando que podemos sim, interferir e até mesmo modificar as diretrizes das vidas, aparetementes fadadas ao acaso do destino.
Muito obrigado pela atenção.
Forte abraço.
Título: Re: O òleo de Lorenzo
Enviado por: Zuleica em 06 de Dezembro de 2008, 02:24
O Significado das Doenças‏. ::)   ::)

Segundo a psicóloga americana Louise l. Hay, todas as doenças que temos são criadas por nós.

Afirma ela, que somos  responsáveis por tudo de ruim que acontece no nosso organismo.

Todas as doenças tem origem num estado de não-perdão, diz a psicóloga americana Louise L. Hay. Sempre que estamos doentes, necessitamos descobrir a quem precisamos perdoar.

 Quando estamos empacados num certo ponto, significa que precisamos perdoar mais .

Pesar, tristeza, raiva e vingança são sentimentos que vieram de um espaço onde não houve perdão. Perdoar dissolve o ressentimento. 

A seguir, você vai conhecer uma relação de algumas doenças e suas prováveis causas, elaboradas pela psicóloga Louise. Reflita, vale a pena tentar evitá-las:

DOENÇAS/CAUSAS:

1-AMIDALITE: Emoções reprimidas, criatividade sufocada.

2-ANOREXIA: Ódio ao externo de si mesmo.

3-APENDICITE: Medo da vida. Bloqueio do fluxo do que é bom.

4-ARTERIOSCLEROSE: Resistência, 

5-ARTRITE: Crítica conservada por longo tempo.

6-ASMA: Sentimento contido, choro reprimido.

7-BRONQUITE: Ambiente famíliar inflamado. Gritos, discussões.

8-CÂNCER: Mágoa profunda, tristezas mantidas por muito tempo.

9-COLESTEROL: Medo de aceitar a alegria.

10-DERRAME: Resistência. Rejeição à vida.

11-DIABETES: Tristeza profunda.

12-DIARRÉIA: Medo, rejeição, fuga.

13-DOR DE CABEÇA: Autocrítica, falta de autovalorização.

14-DOR NOS JOELHOS: medo de recomeçar, medo de seguir em frente

15-ENXAQUECA: Raiva reprimida. Pessoa perfeccionista.

16-FIBROMAS: Alimentar mágoas causadas pelo parceiro (a).

17-FRIGIDEZ: Medo. Negação do prazer.

18-GASTRITE: Incerteza profunda. Sensação de condenação.

19-HEMORRÓIDAS: Medo de prazos determinados. Raiva do passado.

20-HEPATITE: Raiva, ódio. Resistência a mudanças.

21-INSÔNIA: Medo, culpa.

22-LABIRINTITE: Medo de não estar no controle.

23-MENINGITE: Tumulto interior. Falta de apoio.

24-NÓDULOS: Ressentimento, frustração. Ego ferido. 

25-OSTEOPOROSE:   medo da agressão, da pobreza de espírito e material

26-PELE (ACNE): Individualidade ameaçada. Não aceitar a si mesmo.

27-PNEUMONIA: Desespero. Cansaço da vida.

28-PRESSÃO ALTA: Problema emocional duradouro não resolvido.

29-PRESSÃO BAIXA: Falta de amor quando criança. Derrotismo.

30-PRISÃO DE VENTRE: Preso ao passado  31-PULMÕES: Medo de absorver a vida.

32-QUISTOS: Alimentar mágoa.

33-RESFRIADOS: Confusão mental,desordem, mágoas.       

34-REUMATISMO: Sentir-se vitima. Falta de amor. Amargura.

35-RINITE ALÉRGICA: Congestão emocional. Culpa, crença em perseguição.

36-RINS : medo da crítica, do fracasso, desapontamento.

37-SINUSITE: Irritação com pessoa próxima.

38-TIRÓIDE: Humilhação.

39-TUMORES: Alimentar mágoas.Acumular remorsos.

40-ÚLCERAS: Medo. Crença de não ser bom o bastante.

41-VARIZES: Desencorajamento. Sentir-se sobrecarregado.

Curioso não?

Por isso vamos tomar cuidado com os nossos sentimentos...

principalmente daqueles, que escondemos de nós.

Cuide dos sentimentos, retarda o crescimento da Alma'.

Remédios indicados:

Auto Estima, Perdão, Amor.


Um ótimo final de semana! ! !  Luz e Paz!!!!
Título: Re: O òleo de Lorenzo
Enviado por: carloss em 06 de Dezembro de 2008, 09:57
Sim, muitissimo curioso!
Mostra-nos tamanha ignorancia de nós mesmos, o quanto ainda não nos conhecemos.
Nada melhor que sucessivas encarnações para encontrarmos o equilibrio e o auto controle em busca da tão esperada evolução espiritual.
Saúde, sucesso e muita luz.