Forum Espirita

GERAL => Eventos / Notícias => Outros Temas => Brasil => Tópico iniciado por: Edna☼ em 16 de Dezembro de 2018, 14:10

Título: Mediunidade Segundo a Doutrina Espírita
Enviado por: Edna☼ em 16 de Dezembro de 2018, 14:10
Mediunidade Segundo a Doutrina Espírita

"A Federação Espírita do Estado de São Paulo, como entidade divulgadora do Espiritismo, esclarece que a Doutrina Espírita, em seu tríplice aspecto de Ciência, Filosofia e Religião, está totalmente embasada na obra de Allan Kardec, onde encontramos, entre outras, estas seguintes orientações sobre mediunidade:
 
•   “Os Espíritos são os seres inteligentes da Criação. Eles povoam o Universo, além do mundo material”. (O Livro dos Espíritos – questão 76)
 
•   “Os Espíritos povoam os espaços até o infinito; há Espíritos incessantemente ao nosso redor e com eles estamos em contato.” (O Livro dos Médiuns – questão 49)
 
•   “Os Espíritos se comunicam por meio dos médiuns, que lhes servem de instrumentos e de intérpretes.” (O Livro dos Médiuns – questão 49)
 
•   “A mediunidade é inerente a uma condição orgânica, de que todos podem ser dotados, como a de ver, ouvir e falar. Não há nenhuma de que o homem, em consequência do seu livre-arbítrio, não possa abusar. Deus outorgou as faculdades ao homem, dando-lhes a liberdade de usá-las como quiser, mas pune sempre aqueles que delas abusam.” (O Evangelho Segundo o Espiritismo – cap. XXIV – item 12)
 
•   “A mediunidade é uma faculdade sagrada, que deve ser praticada santamente, religiosamente. E se há uma espécie de mediunidade que requer esta condição de maneira ainda mais absoluta, é a mediunidade curadora. (O Evangelho Segundo o Espiritismo – cap. XXVI – item 10)
 
Portanto, ser médium é possuir uma faculdade que permite o intercâmbio com os Espíritos. É inerente a todas as criaturas humanas, independentemente de sua condição moral, e manifesta-se através de sonhos, intuições, premonições, psicografia, psicofonia, efeitos físicos, etc. Existem pessoas que são portadoras de recursos mais amplos nestas manifestações, facilitando-lhes as comunicações com os Espíritos.
 
Conforme alerta-nos Allan Kardec, esta faculdade, como todas as outras, precisam ser educadas para que sejam direcionadas para o seu verdadeiro objetivo, que é o de servir de instrumento para a propagação do bem, do amor, do consolo e da divulgação das Leis Divinas que governam o Universo.
 
Fugir a esta proposta Divina acarreta a necessidade de reparação, pois a vida de uma pessoa é a sua própria confissão pública e sua conduta, pautada no amor e no sacrifício, é a sua verdadeira profissão de fé.
 
“O bom médium não é, portanto, aquele que tem facilidade de comunicação, mas o que é simpático aos Bons Espíritos e só por eles é assistido. É neste sentido, unicamente, que a excelência das qualidades morais é de importância absoluta para a mediunidade”. (O Evangelho Segundo o Espiritismo – cap. XXIV – item 12)
 
A Federação Espírita do Estado de São Paulo – FEESP, possui cursos de Educação Mediúnica e Treinamento Mediúnico para formar colaboradores voluntários que atuam nas Assistências Espirituais direcionadas a atender aqueles que nos procuram trazendo os mais variados desafios individuais.
 
Estas Assistências Espirituais, oferecidas de forma inteiramente gratuita, são compostas de palestras sobre o Evangelho de Jesus à luz da Doutrina Espírita e de passes, são realizadas por equipes formadas por esses voluntários treinados, onde os assistidos são atendidos em grupos. Temos consciência de que os créditos de todos os auxílios aqui prestados, durante mais de 82 anos, são das Equipes Espirituais que, em nome do amor propagado e vivenciado por Jesus, auxiliam a humanidade sofredora e trabalham junto a estas equipes de servidores voluntários encarnados.
 
         Todos nós estamos reencarnados para educar as nossas faculdades, e assim, deixamos a critério da justiça humana julgar os fatos e da Justiça Divina conduzir todos que necessitem reaprender as sublimes lições de amor a Deus, ao próximo e a si mesmo."
 
Fraternalmente,

Diretoria Executiva da FEESP
São Paulo, 12 de dezembro de 2018
http://feesp.com.br/mediunidade-segundo-a-doutrina-espirita/