Forum Espirita

*
  • Moderadores
  • Regras
  • Sobre
  • FAQs
  • Contactos
Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
  • Início
  • Pesquisa
  • Contato
  • Salas de Chat
  • Entrar
  • Registe-se
  • Forum Espirita »
  • GERAL »
  • Outros Temas »
  • Biografias Espíritas »
  • Léon Denis | Grandes Pioneiros

Aumentar pontos de Participação:  
O que pensa sobre esta mensagem?
Gostei Não gostei  
Comentar:

« anterior seguinte »
  • Imprimir
Páginas: 1 [2]   Ir para o fundo

Autor Tópico: Léon Denis | Grandes Pioneiros  (Lida 11647 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Edna☼

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 10865
  • Participação: 1421
  • Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Leia Kardec para entender Jesus. ♥ (a.d.)
  • Relevância: +1761
Re: Léon Denis - Grandes Pioneiros
« Responder #15 em: 02 de Agosto de 2015, 14:48 »
+1Gostou?
* arthur c doyle.jpg (10.11 Kb - transferido 197 vezes.)
Em 1924, pelo final do período da guerra, Léon recebeu uma carta do famoso autor de “Sherlock Holmes”, Sir Arthur Conan Doyle, que lhe pedia autorização para traduzir seu livro “Joana D´Arc, Médium” pois, para ele, era a mais bela referência sobre a vida dessa mártir francesa e que seu conteúdo só poderia ter sido inspirado pelos enviados de Jesus.


Dizia ainda, em sua missiva, que Joana D' Arc estava novamente em evidência na Inglaterra, com a peça levada ao público inglês, de autoria de Bernard Shaw, com o título “Saint Joan”. O sucesso era fabuloso, por isso seu interesse em traduzir essa obra para o inglês.

Léon ficou radiante e deu a autorização necessária para a tradução. Daí para frente, a correspondência entre ambos foi constante. Trocavam fotos e documentos, e Doyle lhe enviava documentações com referência a fatos metapsíquicos.

Léon Denis , certa vez , ficou impressionado com uma foto enviada por Doyle, na qual antigos combatentes de guerra em Londres se destacavam em frente de um monumento fúnebre, com fortes emanações fluídicas e mostrando rostos perfeitamente materializados de soldados mortos durante a guerra.

Foram muitas as trocas de cartas e documentações valiosas entre eles. Tudo parecia bem, se não fosse por um acontecimento que acabou por deixar Léon aborrecido. Após Conan Doyle ter publicado o livro “Joana D´Arc, Médium”, com belas ilustrações e boa apresentação, com o título em inglês de: “The Mistery of Joan of Arc” e um elogioso prefácio, foi esse transformado no maior sucesso nos países de língua inglesa. Com isso, Doyle enviou a quantia correspondente a Léon pela venda dos livros, sem mesmo tê-lo consultado pelo feito. Porém Doyle achava ser essa a sua obrigação. Qual não foi, então, sua surpresa, quando recebeu de volta a quantia e a indignação de Léon, dizendo que não escrevia para obter lucros pelos livros publicados.

Foi necessária muita insistência para que Léon fosse cordato a Doyle, que afirmava serem os méritos do escritor Léon Denis e não os dele, que só fizera a tradução. Porém, o que mais comoveu Léon foi a afirmativa de Doyle, em dizer que ele ficara convencido de que Joana D´Arc é, depois do Cristo, o Espírito mais elevado que se possa conhecer e que a Humanidade deveria ajoelhar-se diante de sua figura, caso ela pudesse ressurgir, algum dia.

A aproximação entre Doyle e Léon deu-se durante o Congresso de 1925, cujo organizador foi um dos colaboradores da Revue Spirite, Jean Meyer. Este insistiu para que Léon aceitasse a presidência do Congresso, mas o escritor respondeu-lhe:

— Não posso dirigir congressos a vida toda. Estou com oitenta anos, pouco enxergo, não posso aceitar esse honroso convite.

Mas, numa das reuniões mediúnicas, com o favorecimento do Plano Espiritual Superior, Léon recebeu orientações de Allan Kardec e de Joana D'Arc para que se fizesse presente em mais esse congresso.

Diante desses Espíritos, logicamente, Léon aceitou o convite de Jean Meyer.

Fora Léon ajudado pelos amigos espirituais e, bem disposto pelos fluidos regeneradores, chegou a Paris desembarcando na estação ferroviária, sendo acolhido pelos muitos amigos que lá foram dar-lhe as boas-vindas. Entre esses, Conan Doyle. Ao apertarem-se as mãos, Doyle abraçou-o, comovidamente, dizendo-lhe:

— Tenho-o como mestre... Seus livros trazem consolo e esperança a jovens que aqui estão para saudá-lo e aos de cabelos encanecidos, como os meus, para traduzir-lhe a gratidão em nos agraciar, com tanta sabedoria, a verdadeira obra cristã.

Entre risos e, meio constrangido, Léon pergunta:

— Alguém, por favor, descreva-me a figura de Conan Doyle... Eu o vejo muito mal, mas quero essa descrição por outra pessoa, pois ele poderá aproveitar-se disso e descrever-se como um homem garboso e belo, e, rindo, prosseguia, ... quero a verdade.

Diante do aglomerado humano que se fizera ao seu redor, ouviu-se uma voz:

— Léon, nosso amigo Conan Doyle é alto, de boa aparência, cabeça bem redonda, de olhos meio claros, mais para o acinzentado e possui bigodes tipo gaulês.

E Léon, apertando ainda as mãos de Doyle, que sorria diante da descrição a seu respeito, diz-lhe:

—És um príncipe bretão...

E todos riram muito e seguiram a caravana que levava Léon para a “Casa dos Espíritas e do Instituto Metapsíquico Internacional".

Léon maravilhou-se com a organização dessas instituições, pois demonstravam o alcance de um ideal e de novas esperanças para ser identificado o caráter científico do Espiritismo Experimental.

Ainda em suas oratórias, nesse mesmo congresso , Léon salientava que a base de uma doutrina está na ciência e na razão, assim se constituindo em fé universal, deixando que o raciocínio identifique a verdade de cada religião em sua particularidade. E ele continuava , esclarecendo:

“A fé espírita tem seu efeito na Lei do Amor, mas é preciso conhecer a condição do Espírito e seu destino perante Deus. Sendo esse ensinamento um critério que desafia a todas as contradições religiosas”.

Ao término do Congresso , Léon agradeceu a todos e elevou a condição excelente do clima de harmonia entre todos. Disse da felicidade de ver Jean Meyer tão dedicado à Doutrina e do carinho expressado para a realização desse congresso.

Jean Meyer abraçou Léon, reconhecido pela presença tão significativa e de tão elevado teor que ele dera ao congresso, embora o esforço pela saúde frágil, que assegurara o sucesso obtido pelas vibrações benéficas que todos sentiram.

Todos os congressistas foram levados para uma recepção, na rue Copernic, onde vários artistas estavam presentes como: Marie Charbonnel, soprano da Ópera de Paris, a senhora Barjac, integrante da Comédia Francesa e Léonce Detroyat, jovem cientista do Conservatório de Paris.

Léon retorna, feliz e saudável, para reencontrar seus amigos em Tours.

continua... ;)

Registado
Tudo que realmente é verdadeiro é eterno! Como o amor, os ensinamentos...e a nossa vida! ♥

Offline Edna☼

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 10865
  • Participação: 1421
  • Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Leia Kardec para entender Jesus. ♥ (a.d.)
  • Relevância: +1761
Re: Léon Denis - Grandes Pioneiros
« Responder #16 em: 09 de Agosto de 2015, 14:06 »
+1Gostou?
Completando 81 anos, Léon Denis começa a escrever sua derradeira obra: “O Gênio Céltico e o Mundo Invisível”. Teve inúmeras dificuldades para concluir o livro. Sua falta de visão e a enfermidade que tomava conta de seu corpo não o impediram que os amigos espirituais o favorecessem para que, mais uma vez, ele concluísse nessa obra que: “O Espiritismo atual é, no fundo, o renascimento das práticas célticas e ele contém um elemento de renovação que deve ser levado em grande consideração. Não é essa ideia incompatível com a religião cristã. Essas duas crenças, longe de se chocarem, obtêm condições de se juntarem”. (Trecho do livro “O Gênio Céltico e o Mundo Invisível”).


Léon Denis trabalhava intensamente. Parecia que estava consciente de que sua vida física estava prestes a sucumbir. Todos viam seu abatimento, mas queriam ignorar essa realidade. A senhora Georgette, que passara a auxiliá-lo na correção dos textos escritos por Léon, estava preocupada. Chegou pela manhã do dia 5 de abril e encontrou Léon muito febril, embora ele não aceitasse que seu estado piorava a cada dia.

No dia 9 de abril, o médico fora chamado com urgência. Foi descrito pelo clínico que Léon estava com pneumonia grave. Porém Léon continuava a lutar, queria viver para ver sua última obra editada. Entre calafrios e variações pela febre altíssima, ele pedia a Georgette que enviasse a Jean Meyer as páginas finais para que este pudesse fazer o prefácio da obra.

Com Georgette a acalmá-lo, dizendo-lhe que assim o faria, ela pôde sentir que as forças físicas do escritor estavam se esvaindo.

Manhã do dia 12 de abril de 1927, Georgette segurava as mãos de Léon e acompanhava o olhar embaçado do doente que se dirigia para um ponto fixo no espaço. Leve sorriso estampava-se em seus lábios.

Alguém perguntou:

— Quem estaria buscando aliviar o sofrimento da partida desse grande Espírito empreendedor, em época tão difícil para a eternização da Doutrina?

Georgette, como os outros companheiros do ideal cristão, ali presentes, responderam em coro:

—Seria Allan Kardec, a quem Léon fora tão fiel?

E o silêncio foi interrompido pelos soluços dos que ali se encontravam.

Uma assistência silenciosa e comovida acompanhou os restos mortais de Léon Denis, que pedira fosse feito um enterro modesto, sem ofício algum. Seu corpo foi transladado para o Cemitério de La Salle e fora velado na place des Arts,emTours.


Coroas de sempre-vivas amarelas coloriram o carro fúnebre, onde se lia: “A União Espírita Francesa ao seu Presidente de Honra”.

À beira do túmulo, Wautier d' Aygalliers fez uma homenagem ao venerando amigo e mestre, lendo algumas passagens do livro “Depois da Morte”, com a prece mediúnica do espírito Jerônimo de Praga, que fora para Léon seu orientador espiritual.

Após, todos se retiraram jogando sobre o caixão um ramo de sempre-vivas, tão admiradas flores por Léon Denis. E os sinos irrompiam com suas badaladas, anunciando a Páscoa, que trepidavam o solo e pareciam falar, naquele instante, da ressurreição.

Na Revue Spirite, de outubro de 1927, foi editada uma comunicação de Léon Denis, em Tours, por incorporação, datada em 8 de julho de 1927. Eis um trecho da mesma:

“Entre 8 e 9 horas e 15 minutos, na noite de 12 de abril, senti o êxtase do desdobramento e da alegria da luminosa vertigem que senti, ao trocar de mundo, deixando a vida terrestre e encontrando a sensação radiosa da vida no espaço espiritual: A mudança das situações, o ponto morto que fica suspenso, no menor ou maior espaço de tempo, dependendo da evolução do estado do Espírito e a observação do indivíduo. Quando os órgãos do corpo físico pararam a minha forma de pensamento humano, e pude despertar para a luz do Além, senti uma espécie de sonolência, como um sono hipnótico. Nesse entorpecimento, formavam-se ao meu redor algo como um casulo fluídico, vapores que me envolviam serenamente. Com isso, os guias espirituais retiraram-me do invólucro carnal, sem que eu sentisse choque algum. Os pensamentos vaporosos dos guias espirituais se concretizavam em meu Espírito, sob a forma de emanações luminosas que me eram refletidas pelo perispírito dos meus entes queridos, já desencarnados. Eu flutuava ao redor deles, como se tivesse saído da casca do ovo que, como pássaro, tentava os primeiros voos no Além, no domínio maravilhoso criado por Deus. Sei agora, meus amigos, que todo ser humano rompe sua carcaça física, com maior ou menor dificuldade, de acordo com a sua evolução e pelo grau de fé que guarde na bondade e na Justiça de Deus.” Léon Denis


Final da terceira e última parte.


Os créditos desta matéria pertencem a Eloísa, do Seareiro.


Citar
Bibliografia:
• Fatos Espíritas, - William Crookes, Editora FEB, 6ª ed., 1971
• Joana D´Arc, - Roque Jacintho, Editora Luz no Lar, 1ª ed., 1995.
• Joana D' Arc, Médium - - Léon Denis, Editora FEB, 7ª ed., 1971.
• Léon Denis:OApóstolo do Espiritismo, sua vida, sua obra - - Gaston Luce, Editora CELD, 1ª ed., 2003.
• O Espiritismo Perante a Ciência - - Gabriel Delanne, Editora FEB, 1ª ed., 1952.
• Ser Destino Dor – Léon Denis, Editora Calvário, 2º Ed. 1969.




* o genio celtico e o mundo invisivel LD.jpg (319.48 Kb - transferido 210 vezes.)
* sempre viva.jpg (38.89 Kb - transferido 152 vezes.)
« Última modificação: 12 de Abril de 2018, 22:34 by Edna☼ »
Registado
Tudo que realmente é verdadeiro é eterno! Como o amor, os ensinamentos...e a nossa vida! ♥

Offline Edna☼

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 10865
  • Participação: 1421
  • Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!Edna☼ is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Leia Kardec para entender Jesus. ♥ (a.d.)
  • Relevância: +1761
Re: Léon Denis - Grandes Pioneiros
« Responder #17 em: 01 de Janeiro de 2016, 13:00 »
+2Gostou?
* abc_esta no carater.jpg (703.26 Kb - transferido 73 vezes.)


Registado
Tudo que realmente é verdadeiro é eterno! Como o amor, os ensinamentos...e a nossa vida! ♥


  • Imprimir
Páginas: 1 [2]   Ir para o topo
« anterior seguinte »
 

Comente no facebook

Assuntos relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
Léon Denis

Iniciado por Joao Manuel Santos Biografias Espíritas

6 Respostas
9128 Visualizações
Última mensagem 07 de Setembro de 2014, 02:19
by SimonB
Léon Denis

Iniciado por *Leni* Biografias Espíritas

1 Respostas
3690 Visualizações
Última mensagem 31 de Julho de 2009, 02:32
by leonardo_m_g
Bezerra de Menezes | Grandes Pioneiros

Iniciado por Edna☼ Biografias Espíritas

9 Respostas
18285 Visualizações
Última mensagem 30 de Agosto de 2011, 02:00
by Taísa34
Allan Kardec - Grandes Pioneiros

Iniciado por Edna☼ Biografias Espíritas

12 Respostas
19475 Visualizações
Última mensagem 01 de Abril de 2017, 02:05
by Amil El Afar
Francisco Cândido Xavier - Grandes Pioneiros

Iniciado por Edna☼ Biografias Espíritas

8 Respostas
2963 Visualizações
Última mensagem 14 de Março de 2016, 21:09
by Edna☼

Clique aqui para receber diariamente novidades do Forum Espirita.


Estudos mensais

facebook-icontwitter-icon

O seu e-mail:


 
Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.

Pesquisar assunto



Pesquisa avançada
  • Mobile


    • Powered by SMF 2.0 RC3 | SMF © 2006–2009, Simple Machines LLC