Forum Espirita

GERAL => Outros Temas => Biografias Espíritas => Tópico iniciado por: luiz gustavo em 11 de Agosto de 2008, 21:34

Título: Pastorino
Enviado por: luiz gustavo em 11 de Agosto de 2008, 21:34

                                 Pastorino

Carlos Torres Pastorino era filho de José Pastorino e Eugênia Torres Pastorino. Estudou no Colégio Pedro II, do Rio de Janeiro. Cursou o Seminário em Roma, onde recebeu a tonsura (1929). Ordenou-se em 1934.

Em 1937 a recusa do Papa Pio XII em receber o Mahatma Gandhi em seu traje habitual motivou-lhe o abandono da batina, raciocinando que o célebre pacifista indiano vestia-se como Jesus, e este jamais se sujeitaria ao rigor formalista da Igreja Católica...

De volta ao Brasil iniciou sua atividade no magistério, contribuindo ainda como correspondente em jornais.

Adepto do Esperanto, converteu-se ao Espiritismo em 1950, publicando extensa bibliografia de mais de 50 obras, muitas delas ainda inéditas.

Grande inteligência, poliglota, Pastorino ainda traduziu livros em diversos idiomas. Foi também radialista, sendo sua obra "Minutos de Sabedoria" uma coleção de suas mensagens propaladas no rádio. Foi também historiador, autor de peças de teatro e de composições musicais.

Fundou Grupo de Estudos Spiritus, do qual se originou o "Lar Fabiano de Cristo" (entidade assistencialista), o boletim espíria SEI e a editora Sabedoria.

Chegou a projetar a construção de uma Universidade Livre, em Brasília, para onde mudou-se em 1973. Mas faleceu, antes de ver concretizado este monumental sonho.

Pastorino teve cinco filhos, de dois casamentos.

Seu livro Minutos de Sabedoria, já ultrapassou a marca de 9 milhões de exemplares vendidos - tendo sido, por reincidência em mais de dois anos consecutivos, retirado da lista elaborada pela Revista "veja", dos mais vendidos. A obra, originalmente destinada a subsidiar os trabalhos assistenciais e educativos do Professor Pastorino, hoje teve, após ação na Justiça, seus direitos revertidos para herdeiros.


Extraído:pt.wikipedia.org