Forum Espirita

GERAL => Outros Temas => Biografias Espíritas => Tópico iniciado por: silvia em 17 de Junho de 2005, 02:15

Título: HERNÂNI GUIMARÃES ANDRADE
Enviado por: silvia em 17 de Junho de 2005, 02:15
Olá Amigos

Não podia faltar neste Fórum a biografia de um dos grandes expoentes do Espiritismo Científico. Pelo menos assim classifico este grande Espírita, neste momento a trabalhar, certamente, na Pátria Espiritual, dando continuidade à vasta obra que nos legou aqui na Terra.

Por isso mesmo, presto a minha singela mas muita justa homenagem ao

ENGº HERNÂNI GUIMARÃES ANDRADE – O Maior Pesquisador Espírita da Actualidade

(http://www.espiritnet.com.br/Biografias/Hernani.gif)


por Eugénio Lara

Hernâni Guimarães Andrade é hoje uma unanimidade. Na área da Parapsicologia, Psicobiofísica, transcomunicação instrumental (TCI, comunicação com mentes extra-corpóreas através de aparelhos electrónicos), é provavelmente o autor mais citado no Brasil e exterior.
Mas nem sempre foi assim. Se hoje, aos 86 anos, Hernâni goza de tanto prestígio, no início de sua trajectória como pesquisador, parapsicólogo e escritor, amargou preconceitos, principalmente no movimento espírita. (nota : No dia 25 de Abril de 2003, regressou à pátria espiritual, o professor, pesquisador e cientista espírita, Dr. Hernâni Guimarães Andrade – notícia no Plenus Net.)

A primeira vez que ouvi falar em Hernâni foi numa matéria da revista Planeta, especializada em temas espiritualistas, onde aparece como pesquisador e parapsicólogo interessado em fenómenos paranormais, um dos poucos que no Brasil já realizava uma pesquisa sistemática neste campo tão minado. Li essa reportagem no começo dos anos 80; coincidentemente, logo após travar contacto com a obra de Allan Kardec.

Soube de sua ligação com o Espiritismo através do filósofo espírita Herculano Pires, no livreto A Pedra e o Joio, onde o "Guarda Nocturno do Espiritismo" tenta destroçar, somente na base do discurso panfletário e pouco filosófico, a tese hernaniana da teoria corpuscular do Espírito, nome também de seu primeiro livro, hoje esgotado, e que poucos conhecem. O livreto foi uma resposta enérgica de Herculano ao amigo Hernâni, que realizou, segundo ele, uma tentativa de materializar, de corporificar o Espírito, algo completamente em desacordo com os princípios kardequianos.

Até tomar contacto com a sua Teoria Corpuscular, considerava Hernâni apenas como parapsicólogo, nunca como espírita. Sua coluna na Folha Espírita, Espiritismo e Ciência, actualmente assinada por Karl Goldstein, um de seus pseudónimos, veio demonstrar que os princípios espíritas foram muito bem assimilados pelo engenheiro Hernâni. O seu livro inicial constituiu-se num projecto básico, projecto síntese das suas obras posteriores, hoje consagradas tanto no meio espírita como no ambiente dos parapsicólogos do mundo inteiro.
Todavia, o confronto unilateral de Herculano com Hernâni, que preferiu continuar trabalhando sem alarde e sem responder à altura,  causou-lhe uma certa marginalização no meio espírita. Quando aparecia na TV, era apresentado como parapsicólogo, presidente do Instituto Brasileiro de Pesquisas Psicobiofísicas (IBPP), mas nunca como espírita. No movimento espírita, a sua obra foi por muitos anos ignorada, apenas conhecida e aceite por poucos estudiosos.

A sua coluna na Folha Espírita, as suas pesquisas inéditas no campo da parapsicologia e os seus livros mudaram radicalmente esse cenário, conduzindo-o a uma condição que nenhum outro pesquisador parapsicológico conseguiu conquistar, ao menos no Brasil. Manteve contacto com o fundador da Parapsicologia, Joseph Banks Rhine e é hoje uma referência mundial na área da reencarnação, TCI e poltergeist.
Foi o introdutor, no Brasil, do estudo da TCI. Actuou como consultor inclusive no meio académico na assessoria a mestrandos com teses académicas e temáticas relacionadas à parapsicologia e ao Espiritismo. Através de intercâmbio firmado entre a USP e o IBPP em 1997, Hernâni ajudou a formar a primeira turma de Pós-Graduação do Grupo de Pesquisas Psicobiofísicas da USP, em lato sensu, no campo da Integração Cérebro-Mente-Corpo-Espírito.

Criou o termo parapirogenia para designar os fenómenos de combustão espontânea. A exemplo de Ian Stevenson e do indiano Banerjee, pesquisou dezenas de casos que sugerem reencarnação. Lançado pela editora Pensamento, "Reencarnação no Brasil" tornou-se um clássico do género.

Desenvolveu a teoria do MOB, modelo organizador biológico, uma das teses mais articuladas e fundamentadas que surgiram no movimento espírita, um desdobramento do conceito de perispírito (envoltório do Espírito) elaborada por Allan Kardec no século XIX.

Tive a oportunidade de passar uma tarde com ele ao lado de outros companheiros espíritas, na sede do IBPP, quando ainda morava na Capital. Um lorde inglês reencarnado: elegante, modesto e bem-humorado. Quem o imagina sisudo, sério e de avental branco toma um choque. Um homem simples que nunca se preocupou em responder aos seus detractores. Passámos a tarde comendo bombom, conversando sobre TCI, reencarnação, ectoplasma gasoso e a sensitiva russa Bárbara Ivanova, que estava em tournée pelo Brasil. "Um docinho de coco", assim a definiu.

Quando vejo alguns "intelectuais" espíritas cheios de pose e de prosopopeias, lembro-me imediatamente desse homem que, trabalhando incessantemente, no silêncio de suas ideias e estudos, mudou o contexto das pesquisas no campo da Psicobiofísica.
Hernâni não poderia ficar de fora de qualquer listagem na eleição de grandes espíritas e pesquisadores do século. Sua contribuição inestimável para o progresso do Espiritismo e da cultura lhe conferem tranquilamente a condição de o maior pesquisador espírita da actualidade.

Principais obras

•   Teoria Corpuscular do Espírito
•   Parapsicologia Experimental
•   Psi Quântico
•   Morte, Renascimento, Evolução
•   Espírito, Perispírito e Alma
•   Reencarnação no Brasil
•   Transcomunicação Instrumental
•   A Morte - Uma Luz no Fim do Túnel


(Nota: Em meu entender esta biografia não está completa, pois muito mais há a dizer sobre o Engº Hernâni Guimarães Andrade e sobre a sua obra. Fica, assim, aberto este tópico para quem o queira completar... )

Abraços
Sílvia
Título: Re: HERNÂNI GUIMARÃES ANDRADE
Enviado por: Liana em 19 de Junho de 2005, 02:46
Olá Sílvia

Parabéns, e obrigada, em nome de todos aqueles que conheceram e tiveram o inenarrável privilégio de  conviver, mesmo que só um pouco, com esse ser humano maravilhoso que foi, e sempre será ,Dr Hernâni.
Tive a felicidade de conhece-lo, em Bauru, no Centro Espírita Amor e caridade,  em um curso que ele ministrou, denominado: Morte, Renascimento, Evolução .
Desnecesário dizer que foi um aprendizado muito rico e explicativo, Como professor,assim como pessoa, Dr Hernâni Foi maravilhoso, de uma simpatia ,humildade e clareza de espirito impar.

Muita paz para você e para todos

Liana
Título: Re: HERNÂNI GUIMARÃES ANDRADE
Enviado por: WOLLER em 25 de Junho de 2005, 04:21
Olá

Minha amiga Silvia .

Exelente texto...

No Brasil o eng.º Hernâni Guimarães Andrade tem imensa documentação em torno dos mais variados fenô9menos que oferecem evidências científicas sobre a imortalidade da alma, a reencarnação, a comunicabilidade dos espíritos, sendo dos cientistas mais respeitados da atualidade, nas áreas da parapsicologia, da psicobiofísica, da psicotrónica, e autor de muitas obras portadoras de contribuição insofismável em torno das teses espíritas. Por outro lado, psicólogos de nomeada, psiquiatras valorosos, psicanalistas admiráveis, ao criarem a chamada Quarta Força em psicologia, possuem uma volumosa e incontestável documentação em torno da imortalidade da alma, da comunicação dos espíritos, da reencarnação, das obsessões, que seria fastidioso enumerar.

Abraços para todos

WOLLER
Título: Re: HERNÂNI GUIMARÃES ANDRADE
Enviado por: edu em 27 de Junho de 2005, 23:26
Sem dúvida nenhuma o Prof Hernani Guimarães Andrade foi um homem muito a frente do seu tempo.
O futuro ainda  irá fazer justiça a este cientista que tanto trabalhou para comprovar a imortalidade da alma e a reencarnação.
Ainda estudaremos Hernani Guimarães nas escolas e faculdades como um dos precursores da ciência do espírito.

Eduardo Bastos
Título: Re: HERNÂNI GUIMARÃES ANDRADE
Enviado por: Liana em 18 de Julho de 2005, 03:01
Olá amigo Edu

Concordo com você, e também gostaria de ver, as obras do Dr Hernani sendo estudadas nas Universidades. Não sei se você tem conhecimento, da  já existência de uma universidade espirita, a Uniespirita,(Universidade Internacional De Ciências Do Espirito) iniciada em janeiro de 2004. Se você quizer mais informações, aqui vai o endereço do site. http://www.unespirito.com.br/index.php.
É uma universidade nova, mas promete muito. Com certeza ,ali serão estudadas as obras do Dr Hernani.

Um grande abraço

Muita Paz

Liana