Forum Espirita

*
  • Moderadores
  • Regras
  • Sobre
  • FAQs
  • Contactos
Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
  • Início
  • Pesquisa
  • Contato
  • Salas de Chat
  • Entrar
  • Registe-se
  • Forum Espirita »
  • GERAL »
  • Outros Temas »
  • Biografias Espíritas »
  • PAULO E ESTEVÃO

Aumentar pontos de Participação:  
O que pensa sobre esta mensagem?
Gostei Não gostei  
Comentar:

« anterior seguinte »
  • Imprimir
Páginas: [1]   Ir para o fundo

Autor Tópico: PAULO E ESTEVÃO  (Lida 21103 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Marianna

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 42693
  • Participação: 4003
  • Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Relevância: +19535
PAULO E ESTEVÃO
« em: 21 de Dezembro de 2009, 21:26 »
+1Gostou?

       PAULO:

       Era inicialmente chamado de Saulo, nascido na cidade de Tarso, capital da Província romana da Cilícia.

       Depois de Jesus, é considerada a figura mais importante do Cristianismo. Era um judeu da Diáspora (Dispersão) de uma importante e rica família. Começou a receber aos 14 anos a formação rabínica, sendo criado de uma forma rígida no cumprimento das rigorosas normas dos fariseus, classe religiosa dominante daquela época, e ensinado a ter o orgulho racial tão peculiar aos judeus da Antiguidade.

       Mudou-se para Jerusalém, para tornar-se um dos principais sacerdotes do Templo do Rei Salomão. Conheceu Abgail, filha adotiva de Zacarias e Ruth, com quem travou relações de afeição e tornou-se noivo. O casal tecia sonhos de um casamento feliz seguindo as leis de Moisés.

       Certo dia Saulo através de um amigo deparou-se com uma seita de iniciantes que tinha nascido dentro do Judaísmo, mas que ao seu ver, era contrária aos principais ensinos farisaicos.

       Dentro da extrema honestidade para com a sua fé e sentindo-se profundamente ofendido com esta seita que se chamava cristã, resolveu averiguar as informações, indo na tão falada igreja do Caminho. Lá encontrou Estevão que falava de modo eloqüente e apaixonado sobre um tal de Cristo que os cristãos reconheciam como o messias prometido.

       Saulo percebeu com as palavras de Estevão os perigos que os novos ensinamentos acarretavam para o Judaísmo dominante, revoltou-se, seu raciocínio não reconhecia aquele Cristo morto entre dois ladrões. Discutiu com Estevão no meio do povo, e pela primeira vez em sua vida sentiu-se humilhado por não conseguir manter a sua eloqüência costumeira. Foi assim que se iniciou a grande perseguição aos cristãos, culminando com a morte de Estevão, diácono grego, grande pregador cristão, primeiro mártir do Cristianismo e irmão de Abgail. Saulo foi um dos maiores responsáveis pela condenação de Estevão e o seu perdão na hora da morte aumentou sua raiva fazendo com que terminasse seu noivado e se preparasse para uma viagem à Damasco atrás de seguidores do Cristianismo.

       Na entrada desta cidade, em dado instante têm a impressão que o ar se fende como uma cortina sob pressão invisível e poderosa. Considera-se preso de inesperada vertigem. Tenta pedir socorro mais não consegue.

       Há uma confusão em seus sentidos, a visão parece dilatar-se ao infinito, uma luz lhe banha os olhos deslumbrados e ele vê surgir à figura de um homem de grande beleza, dando-lhe a impressão de que desceu do céu ao seu encontro.

       O Doutor de Tarso contemplava-o com espanto quando o desconhecido falou:
       - Saulo! Por que me persegues?
       O moço tarsense que estava de joelhos, sem poder definir o que se passava comprimiu o coração. Grande sentimento de veneração apossou-se dele. Quem era Ele?

       Seus companheiros o cercavam sem nada ouvirem nem verem.
       Saulo interroga:
       - Quem sois vós senhor?
       Num tom de inconcebível doçura o senhor respondeu:
       - Eu sou Jesus.

« Última modificação: 21 de Dezembro de 2009, 21:40 by Marianna »
Registado
O Espiritismo É A Luz Que Abre Os Olhos Dos Cegos.

Offline Marianna

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 42693
  • Participação: 4003
  • Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Relevância: +19535
Re: PAULO E ESTEVÃO
« Responder #1 em: 21 de Dezembro de 2009, 21:33 »
+1Gostou?

       O orgulhoso e inflexível Doutor da lei curvou-se em pranto convulsivo. Diante dos olhos tinha aquele Cristo magnânimo, incompreendido. Em sua mente tudo ficou claro, os pregadores do Caminho não estavam iludidos. A palavra de Estevão era verdade pura. Aquele era o Messias. Sim, ele, Saulo, via-o ali no esplendor de suas glórias. Experimentou invencível vergonha do seu passado cruel. Quis falar, pedir perdão, protestar fidelidade e dedicação, mas seu sincero arrependimento embargava-lhe a voz.

       Após alguns instantes conseguiu dizer:
       - Senhor que quereis que eu faça?
       Jesus respondeu:
       - Levanta-te, Saulo. Entra na cidade e lá te será dito o que deverá fazer.

       Ficou cego imediatamente. Foi levado para a cidade. Depois de alguns dias, um discípulo de Jesus, chamado Ananias, foi incumbido de curá-lo. Após voltar a enxergar, converteu-se ao Cristianismo e sua vida transformou-se.

       Foi abandonado por todos os seus antigos amigos e por sua família, resolveu recolher-se ao deserto para melhor estudar os pergaminhos do Cristo. Mudou seu nome para Paulo, a partir de então se tornaria o "Apóstolo dos Gentios", ou seja, aquele enviado para disseminar o Evangelho para o povo não judeu.

       Foi a Jerusalém, levado por Barnabé, para se encontrar com Pedro e Tiago, líderes da principal comunidade cristã até então.

       Durante 16 anos, após sua conversão, ele pregou no vale do Jordão, na Síria e na Cicília. Foi especialmente perseguido pelos judeus, que o consideravam um grande traidor.

       Fez grandes viagens missionárias, sendo a última à Roma como prisioneiro, para ser julgado, e nunca mais retornou para a Judéia.

       Certamente escreveu inúmeras cartas, mas somente 14 destas chegaram até nós, chamadas de Epístolas Paulinas. Através de suas cartas, Paulo transmitiu às comunidades cristãs e aos seus discípulos uma fé fervorosa em Jesus Cristo, na sua morte e ressurreição. A esta fé soma-se um fator fundamental: o seu temperamento, que era passional, enérgico, ativo, corajoso e também capaz de idéias elevadas e poéticas.

       No ano de 64 DC foi morto pelas Legiões Romanas, nas perseguições aos Cristãos instauradas por Nero, depois do grande incêndio de Roma.

       ESTEVÃO:

       Nasceu chamado de Jeziel em Corinto, na Grécia. Vinha de família rica que perderá tudo com a chegada dos romanos, ao transformarem a cidade em colônia de Roma.

       Seu pai, Jochedeb, inconformado com o confisco de todos os seus bens, resolveu recorrer à vingança, incendiando terras próximas a sua casa, de propriedade de Licinio Minucio (questor do imperador e responsável pelo confisco).

       Com a descoberta do incêndio houve a prisão de toda sua família. Seu pai foi morto, Jeziel foi feito escravo e abgail, sua irmã, largada a própria sorte.

       Em sua vida de escravo sempre manteve a fé em Deus e no Messias que acreditava estar para chegar. Tinha esperança de um dia encontrar a liberdade e reencontrar a irmã querida.

       Enfrentou a situação de escravo cheio de confiança e humildade. Logo foi reconhecido como um servo digno de estima e consideração. Mesmo internado em um porão infecto de uma galera sua fé não se modificou.

       De Corinto, a grande embarcação aproara em Cefalônia, onde recebeu um passageiro ilustre. Era o jovem romano Sérgio Paulo, que se dirigia para a cidade de Citium.

       Entretanto muito antes de chegar ao seu destino Sérgio Paulo adoeceu com febre alta abrindo grandes feridas em seu corpo. Jeziel foi designado pra cuidar do jovem romano. Dias e noites velou o doente com devotamento e boa vontade. Sérgio Paulo afeiçoou-se ao enfermeiro. Jeziel conquistou sua simpatia e reconhecimento. O doente entrou em rápida convalescença.

       Contudo Jeziel apresentou os primeiros sintomas da moléstia. O comandante pedia a aprovação de Sérgio para jogar o escravo ao mar. Mas o romano prefere dar-lhe a liberdade, deixando-o com algum dinheiro na Palestina.

       Lá, doente, foi levado à Casa do Caminho em Jerusalém onde foi recebido por Pedro, João e Thiago. Aos poucos Jeziel foi se recuperando e afeiçoando-se a Pedro.

       Jeziel não só recuperou a saúde com também descobriu Jesus, o tesouro de sua vida. Devorou os pergaminhos do Evangelho e os leu chorando de alegria.

       Jeziel então se tornou Estevão, grande pregador cristão.  Começou para o jovem uma vida nova. Recebia os doentes, cuidava de suas moléstias e lhes contava sobre Jesus.

       Em pouco tempo tornou-se famoso em Jerusalém, pelos seus feitos quase miraculosos. Sua palavra resplandecia nas pregações da igreja, iluminada pela fé ardente e pura.

      

« Última modificação: 21 de Dezembro de 2009, 21:42 by Marianna »
Registado
O Espiritismo É A Luz Que Abre Os Olhos Dos Cegos.

Offline Marianna

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 42693
  • Participação: 4003
  • Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Relevância: +19535
Re: PAULO E ESTEVÃO
« Responder #2 em: 21 de Dezembro de 2009, 21:39 »
0Gostou?

       Um dia, numa das suas pregações foi ouvido e interpelado por um homem chamado Saulo, jovem doutor da lei. Travou-se entre eles uma discussão de valores onde Estevão não se deixou abater.

       Passado alguns dias foi levado ao Sinédrio e interrogado, foi julgado e condenado à morte por apedrejamento, seu maior juiz foi Saulo de Tarso. No dia de se cumprir à sentença, Estevão se apresentou com total serenidade. Em nenhum momento renunciou a Jesus. Sentiu-se amparado por forças poderosas. Sentiu mãos carinhosas e reconheceu à sua frente à visão do Mestre.

       Mas, antes de seguir àquele Homem às portas do Céu, teve tempo de ver ao lado de Saulo, sua irmã Abgail. Pode então dirigir algumas palavras à irmã sobre Cristo e de como estava feliz em segui-lo.

       Antes de morrer, abençoou sua irmã e seu noivo Saulo de Tarso, perdoando-o do fundo de seu coração. Estevão morreu amparado pelos braços de Abgail ouvindo sua voz em uma canção aos Céus. E foi recebido nos braços de Jesus para a continuidade de seu trabalho agora em outro plano de sua vida.

MAIS DETALHES:

       Saulo de Tarso era um rabino do Sinédrio.

       – Uma espécie de senado dos israelitas em Jerusalém e estava sendo preparado para se tornar o sumo sacerdote pelos seus dotes familiares e intelectuais. Apaixonou-se por uma desconhecida que havia chegado à cidade há pouco tempo e pretendeu casar-se com ela.

       Simultaneamente, cria-se em Jerusalém uma nova seita, “O Caminho”, que se diz seguidora de Cristo, que seria o Messias. Os sacerdotes desconfiam, principalmente pelo medo de perder o poder. Saulo vai até a igreja do Caminho, ouve uma palestra de um tal Estevão, e sai disposto a acabar com aquilo, não só porque representaria um perigo para Israel, como para reforçar seu poder junto aos colegas.

       Ele assiste à palestra, discorda de Estevão, convoca o mesmo a um debate no Sinédrio, e lá mesmo o julga e o condena à morte por lapidação – Morte por apedrejamento, castigo comum na época. Mas Saulo não podia imaginar que Estevão era o irmão desaparecido de Abigail, sua noiva.

       Ela assiste, sem querer, seu apedrejamento. Fica transtornada e Saulo termina o noivado. Estevão morre.

       Meses depois, Saulo vai rever a ex-noiva, doente, que morre em seus braços de tristeza. Ele diz que a perseguição a Cristo não terminará. Organiza uma caravana para Damasco a fim de destruir os seguidores do Caminho lá, principalmente Ananias, que inculou em Abigail as idéias as idéias do Cristo.

       Às portas da cidade, Cristo lhe aparece em pessoa, numa cena memorável em toda a história da religião católica, e o questiona sobre o por quê de toda daquela raiva Saulo fica cego por alguns dias, até que o homem que ele procurava para matar, Ananias, o procura na pensão e lhe restitui a visão.

       A partir daí, Saulo muda. Vai para o deserto, passa alguns anos reajustando-se, e volta a Jerusalém como um outro homem. O amor tomou conta de sua ida. Mas ninguém compreende. Sua família o repudia. Os apóstolos desconfiam dele (Exceto Pedro), e o Sinédrio o prende. Sua trajetória a partir daqui será de abnegação e sofrimentos. Pregará o evangelho pelo mundo civilizado da época, sempre perseguido pela incompreensão.

       Preso, torturado, chicoteado, humilhado, desmoralizado, Saulo, que, no meio da sua trajetória terá seu nome trocado para Paulo, nunca desistirá de sua obrigação. A obrigação que Deus lhe deu: levar a mensagem de que somos todos irmãos.
Morreu em Roma, decapitado, tentando levar esta mesma mensagem a Nero.

       A igreja, com respeito posterior elevou Paulo ao título de Santo.

Biografia baseada no livro
"Paulo e Estevão"
Emmanuel / Chico Xavier.



Registado
O Espiritismo É A Luz Que Abre Os Olhos Dos Cegos.

Offline aragas

  • Mundo Primitivo
  • *
  • Mensagens: 1
  • Participação: 0
  • aragas has no influence.
  • Relevância: 0
Re: PAULO E ESTEVÃO
« Responder #3 em: 18 de Fevereiro de 2010, 17:50 »
0Gostou?
há tempos estava afastado do espiritismo,não porqu nele não creia,mas pelas inovações  que teimam em insistir-lhe como religião.No livro o "Que é o Espritismo",Kardec o define corretamente.Entretanto as ordenações humanas  comuns na bíblia teimam em infiltrar-se pelas sendas da ignorância.Sou novo no sitío do Fórum Espírita,espero aqui ter um reencontro com a coerência e a beleza de relatos tão lindos quanto o de Paulo e Estevão

Registado

Offline Marianna

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 42693
  • Participação: 4003
  • Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Relevância: +19535
Re: PAULO E ESTEVÃO
« Responder #4 em: 22 de Fevereiro de 2010, 00:38 »
0Gostou?
Citar
Sou novo no sitío do Fórum Espírita,espero aqui ter um reencontro com a coerência e a beleza de relatos tão lindos quanto o de Paulo e Estevão
Seja bem vindo amigo.

Registado
O Espiritismo É A Luz Que Abre Os Olhos Dos Cegos.

Alyson Santos

  • Visitante
Re: PAULO E ESTEVÃO
« Responder #5 em: 16 de Setembro de 2010, 07:24 »
0Gostou?
Meus queridos e irmãos saúde!
Lendo seu artigo vi que, um dia desejaste ser um grande exemplo, "eu" desejo ser um como Estevão, Paulo...!
Na humildade, no brilho e na singeleza a salvação vem de Jesus Cristo.
Em Hebreus 9.27, Paulo escreve: Ao homem foi ordenado morrer uma só vez, vindo depois disto o juizo. Paulo e Estevão já vieram e, deixaram seus exemplos de fé e autenticidade que Jesus Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre tirar os pecados de muitos, aparecerá a segunda vez, aos que aguardam a salvação.
Ora, agora sabemos que a Lei tem sombra dos bens vindourus, não a imagem real das coisas. Jesus disse: No rolo do livro está escrito a meu respeito (não faça as coisas segundo a lei). Remove o primeiro (AT)para estabelecer o segundo(NT) Hebreus 10:9.
Nunca estive afastado do Espiritismo, ao contrario, ando em comunhão com Ele! Buscai enquanto se pode achar.

Forte Abraço!
Alyson Santos
Servo do Deus Vivo 

Registado


  • Imprimir
Páginas: [1]   Ir para o topo
« anterior seguinte »
 

Comente no facebook

Assuntos relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
Paulo e Estêvão

Iniciado por Jalce « 1 2 » Livros Espíritas

27 Respostas
33944 Visualizações
Última mensagem 04 de Agosto de 2012, 12:17
by Golbery Capistrano
Radionovela Paulo e Estêvão - Emmanuel (215.35 MB)

Iniciado por herminio « 1 2 » Audiobook

16 Respostas
45688 Visualizações
Última mensagem 20 de Julho de 2012, 02:00
by Elton de Queiroz
IMPERDIVEL - Palestras TVCEI - DVD - Paulo e Estevão

Iniciado por Emmanuelina Áudio

4 Respostas
7930 Visualizações
Última mensagem 31 de Janeiro de 2011, 14:37
by Fransé Castro
Paulo e Estevão em sonetos com fundo musical...

Iniciado por macili Música Espírita

0 Respostas
2162 Visualizações
Última mensagem 18 de Dezembro de 2013, 23:02
by macili
Haroldo Dutra Dias: Paulo e Estevão - As Cartas de Paulo

Iniciado por macili Cinema & Vídeo

0 Respostas
2298 Visualizações
Última mensagem 10 de Janeiro de 2015, 16:13
by macili

Clique aqui para receber diariamente novidades do Forum Espirita.


Estudos mensais

facebook-icontwitter-icon

O seu e-mail:


 
Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.

Pesquisar assunto



Pesquisa avançada
  • Mobile


    • Powered by SMF 2.0 RC3 | SMF © 2006–2009, Simple Machines LLC