Forum Espirita

GERAL => Outros Temas => Biografias Espíritas => Tópico iniciado por: Livia1967 em 12 de Junho de 2006, 22:33

Título: A casa espírita mais antiga do mundo
Enviado por: Livia1967 em 12 de Junho de 2006, 22:33
No ano de 1864, contando com 25 anos de idade, aportava na cidade do Rio de Janeiro, vindo da Ilha da Madeira, Portugual, o ourives de profissão, Manuel de Souza Abalo, que mais tarde tendo constituído família, instalou-se à antiga rua dos Ourives nº 20 com modesta oficina de relojoaria e ouriversaria.

Com Abalo vieram as idéias espiritualistas e um coração preparado para a prática da caridade, bem como para os trabalhos e sofrimentos dela decorrentes.

Mais ou menos, quatro anos após sua chegada, isto é, em 1868, Abalo à frente de um grupo de amigos praticava o espiritismo no Brasil, em sua própria residência, com a denominação de "Grupo Espírita São João Evangelista", guia espiritual do grupo.

Foi presidente da Associação no período de 1892 até 1895, quando foi preso por causa da desencarnação de uma irmã que assistia às sessões realizadas num determinado dia. Livre do inquérito policial e fora da prisão, onde ficou por 10 dias, o fundador prosseguiu no trabalho da Associação no cargo de Presidente Geral, uma espécie de Presidente de Honra.

Manuel de Souza Aballo desencarnou no dia 23 de setembro de 1908, tendo bem cumprido sua missão, já que inúmeos foram os obstáculos a transpor sempre baseado na fé, na caridade e na correção de seus atos.

O endereço da casa espírita mais antiga do mundo é rua Carmo Neto, 221 - Cidade Nova - Rio de Janeiro/RJ e seu nome agora é Associação Espírita Cristã Deus, Fé e Caridade.

(não achei nenhuma foto do Sr. Manoel de Souza Aballo na internet, caso alguém ache, favor comunicar para eu postar aqui)

Muita Paz,
Livia.


Título: Re: A casa espírita mais antiga do mundo
Enviado por: Peregrino em 12 de Junho de 2006, 22:51

Olá, Livia  :)

Então mas não havia casas espritas em Paris, do tempo de Allan Kardec? Ou isso significa «a mais antiga casa que ainda esxiste hoje?»

Em 1856, a 30 de Abril, em casa do Sr. Roustan, a médium Japhet, utilizando-se da cesta, transmitiu a Rivail a primeira revelação positiva da missão que teria de desempenhar, fato que mais adiante, em circunstâncias diferentes, seria confirmado, e com mais clareza, por outros médiuns.

Em 11 de Setembro de 1856 recebia na casa do Sr. Baudin a seguinte comunicação mediúnica assinada por Muitos Espíritos: Compreendeste bem o objectivo do teu trabalho. O plano está bem concebido. Estamos satisfeitos contigo. Continua; mas lembra-te, sobretudo quando a obra se achar concluída, de que te recomendamos que a mandes imprimir e propagar. É de utilidade geral. Estamos satisfeitos e nunca te abandonaremos. Crê em Deus e avante.

Em 18 de Abril de 1857, surge O Livro Dos Espíritos.

Assim, sendo, em 1868, mesmo assim, essa foi a primeira casa? Se ainda existe, ok.

Pg.  :)
Título: Re: A casa espírita mais antiga do mundo
Enviado por: Livia1967 em 12 de Junho de 2006, 23:11

Olá Peregrino,

Tem razão na sua afirmação. Mas se levarmos em consideração que a Societé Parisienne des Études Spirites (a mais antiga do mundo), se uniu a Union Spirite Française dando origem à Union Spirite Française et Francophone em 4 de junho de 1895, a Associação Espírita Cristã Deus, Fé e Caridade passou a ser a mais antiga do planeta.

E sim, ela ainda existe até hoje.

Além disso, não me sinto confortável para chamar de casa espírita qualquer outro local antes da primeira obra da codificação, já que o objetivo da casa espírita é divulgar a doutrina dos espíritos.

As de Paris podem ser chamadas de instituições ligadas às atividades espiritas, mas não possuo a informação se as mesmas possuíam estatutos ou quaisquer outros documentos que as oficializavam como casa espírita (neste nosso mundo cartorial e materialista, ainda)!

Mas vou pesquisar mais e ver o que acho sobre o assunto que muito me interessou.

Um grande abraço e grata pela indicação.
Muita Paz,
Livia.
Título: Re: A casa espírita mais antiga do mundo
Enviado por: Livia1967 em 12 de Junho de 2006, 23:20
Tem toda razão, Peregrino!

Olha o que achei aqui na net:

"Conforme consta na página final da Revista Espírita de maio de 1858, Kardec deu ciência da criação da Sociedade, nos seguintes termos: "Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas. Fundada em Paris a 1o de abril de 1858 e autorizada por portaria do sr. Prefeito de Polícia, conforme o aviso de S. Ex. o sr. Ministro do Interior e da segurança geral, em data de 13 de abril de 1858".

"A extensão por assim dizer universal que tomam diariamente as crenças espíritas faziam desejar vivamente a criação de um centro regular de observações. Esta lacuna acaba de ser preenchida. A Sociedade cuja formação temos o prazer de anunciar, composta exclusivamente de pessoas sérias, isentas de prevenções e animadas do sincero desejo de esclarecimento, contou, desde o início, entre os seus associados, com homens eminentes por seu saber e por sua posição social. Estamos convictos de que ela está chamada a prestar incontestáveis serviços à constatação da verdade. Sua lei orgânica lhe assegura uma homogeneidade sem a qual não haverá vitalidade possível; está baseada na experiência dos homens e das coisas e no conhecimento das condições necessárias às observações que são o objeto de suas pesquisas. Vindo a Paris, os estranhos que se interessam pela doutrina espírita terão um centro ao qual poderão dirigir-se e comunicar suas próprias observações".

O Estatuto (regulamento) dessa entidade, o primeiro Centro Espírita regularmente constituído no mundo, estava normatizado por 29 artigos que tratavam dos objetivos e fins, da constituição, dos sócios, da administração, das sessões e de outras disposições (inserido no Capítulo XXX de "O Livro dos Médiuns").

As reuniões, em seu primeiro ano de funcionamento, eram realizadas às sextas-feiras, na Rua de Valois, nº 35 – Bairro Palais-Royal, em Paris."

Mas foi em 1858 e não em 1856. Indo por terra todos os meus argumentos (tanto o do Estatuto quanto o da "anterioridade" [essa palavra existe???] das obras da codificação), humildemente, me redimo e troco o título para a 3ª casa espírita mais antiga do mundo.  :D

Mas, como você disse muito apropriadamente: Ela é a casa espírita em atividade mais antiga do mundo.

Beijos fraternais,
Livia.
Título: Re: A casa espírita mais antiga do mundo
Enviado por: J.Rodrigues em 12 de Junho de 2006, 23:42
Me expliquem p.f. qual o interesse de saber qual é a mais antiga. è assim tão importante?
Os fenómenos que originaram as pesquisas foram detetados nos Estaos Unidos da América (considerados sobrenaturais), abordados em Inglaterra, utilizados como diversão das elites da época na França pricipalmente em Paris.
Os estudos sistematizados foram desenvolvidos pelo professor Rivail com o objectivo de desmascara os possíveis embustes com os fenómenos das mesas e deu origem a sessões mediúnicas objectivadas à obtenção de respostas devidamente colocadas e contraditadas com o objectivo claro de evitarembustes.
O livro dos Espíritos é dado à estampa no ano de 1857, o dos Médiuns em 1861, o evangelho em 1864, o Céu e o Inferno em 1865 e a Gênesis em 1868.
Não haverá algo que não bate totalmente certo? Como pode haver uma casa Espírita antes de haver Espiritismo? A comunicação ainda não era à velocidade de hoje que o que se passa num extremo do globo se sabe no mesmo instante do lado oposto.
Não tenho como objectivo contraditar a colocação apenas procuro ser esclarecido do que me causa alguma perplexidade e grato ficarei pelo esclarecimento que possa vir.
Cumprimetos
Rodrigues
Título: Re: A casa espírita mais antiga do mundo
Enviado por: Livia1967 em 12 de Junho de 2006, 23:58

Boa noite, J. Rodrigues!

É que gosto muito de História e acho interessante repartir alguns fatos históricos da mesma forma como gosto de repartir preces, mensagens e até mesmo piadas aqui no Fórum.

Achei ser importante para o Fórum Espírita saber que um português fundou a casa espírita em atividade mais antiga do mundo e aqui no Brasil. (talvez pela origem do Fórum e a minha própria).

A casa em questão foi fundada em 1868, portanto posterior ao Espiritismo. Não vejo nada errado aí. Concordo que a velocidade da comunicação não era a mesma, mas não esqueça que o fundador era português e aportou no Brasil em 1864 (sete anos após a publicação do Livro dos Espíritos).

E não fique perplexo por algo que, a seu ver, é tão pouco importante. Não vale a pena...  ;)

Meu respeitoso esclarecimento e um abraço fraternal,
Livia.
Título: Re: A casa espírita mais antiga do mundo
Enviado por: J.Rodrigues em 13 de Junho de 2006, 11:54
Lívia

Não fico nada perplexo como pode pensar.

A questão que coloquei deve-se ao facto de também eu gostar de estudar o porquê das coisas e seguir a máxima "procurar pela razão a explicação para os factos apresentados".

Quanto ao facto em si mesmo p.f. procure indagar se o que se passou de início foi algo de doutrina Espírita ou simples prática mediúnica que mais tarde veio a absorver a Doutrina de Kardec.

Não esqueçamos que ainda hoje muito se ajuda com meros actos mediúnicos quando praticados à luz do amor,da prática da caridade pelo simples desejo de ajudar quem necessita, e isto por parte de médiuns que nem sequer conhecem o Espiritismo mas que ajudam muito mais que muitos dos que se dizem espíritas mas que de espíritas apenas têm palavras.

Entenda estas minhas palavras no sentido positivo e não de simples contradição ou oposição à sua colocação que pode ( e estará por certo devido ao estudo que terá feito) estar plenamente correta.

Um Abraço

Rodrigues
Título: Re: A casa espírita mais antiga do mundo
Enviado por: VS em 13 de Junho de 2006, 17:56
Olá Livia

Mais ano, menos ano, pouco interessa. Não há dúvida que se trata de uma Associação muito antiga. Fico muito satisfeito por ter sido fundada por irmãos brasileiros e portugueses contemporaneos do Codificador. Para isso acontecer tratava-se decerto de pessoas bastante bem informadas.

É muito interessante esta noticia. Obrigado Livia.

bem hajas
Vitor santos
Título: Re: A casa espírita mais antiga do mundo
Enviado por: Livia1967 em 13 de Junho de 2006, 18:06

Olá rapazes,

J. Rodrigues, estas palavras são suas: "do que me causa alguma perplexidade".  :)

Pelo que pude pesquisar a casa era séria e realmente tratava-se de espiritismo e não de simples prática mediúnica conforme citação a seguir:

"O primeiro estatuto conta com a assinatura de importante figuras da sociedade, carioca e do movimento epirita, como Dr. Bezerra de Menezes, Alcindo Guanabara, Dr. Francisco Dias da Cruz e o Mal. Hermes da Fonseca. Uma ampla reportagem sobre o assunto foi publicada pelo Jornal !Correio Espirita", em sua edição de janeiro/fevereiro de 2005 ainda nas bancas."

Também fiquei muito feliz por ter sido fundada aqui por portugueses. Prova que nossos laços são bem fortes e estamos a estreitá-los cada vez mais. Gosto muito disso!  :D

Um grande abraço e muita Paz para todos!
Livia.
Título: Re: A casa espírita mais antiga do mundo
Enviado por: J.Rodrigues em 13 de Junho de 2006, 18:21
Lívia
 Deixe que felicite pela pesquisa e aceite os meus agradecimentos pelos esclarecimentos.

Um abraço de gratidão

Rodrigues
Título: Re: A casa espírita mais antiga do mundo
Enviado por: Livia1967 em 13 de Junho de 2006, 22:49

Olá Rodrigues,

É uma honra receber uma felicitação sua. Já pude perceber que é criterioso e isso agrada muito a minha auto-crítica.

Muito grata e um grande abraço!
Livia.
Título: Re: A casa espírita mais antiga do mundo
Enviado por: J.Rodrigues em 14 de Junho de 2006, 13:25
Olá Lívia

Sempre fui muito céptico quanto ao que não é visível nem tangível.
Com o estudo da dos postulados de Rivail, o nosso Alan Kardec, aumentei essa minha propensão para procurar a todo o custo não aceitar tudo como certo sem primeiro fazer passar tanto quanto possível pelo crivo da razão e dos conhecimentos aduiridos por mim e pelos outros que me possam enriquecer. Assim questiono as afirmações feitas no sentido de aferir a veracidade do afirmado e não apenas com o propósito de pôr em causa os meus interlocutores.
Espero que com este procedimento possa contribuir para a consolidação dos conhecimentos daqueles com quem tenho o prazer de trocar informação.
Um abraço e desejos de muita paz

Rodrigues
Título: Re: A casa espírita mais antiga do mundo
Enviado por: Octavio Coelho em 15 de Janeiro de 2014, 15:06
Boa tarde amigos fraternos, desejava uma ajuda se fosse possível que é a seguinte:
eu sei que o tema não é este, mas uma amiga pediu-me uma relação de casa espíritas em Paris ou arredores e não consigo. Se for possível muito grato ficarei.
Um abraço fraterno.
Octávio Coelho
Título: Re: A casa espírita mais antiga do mundo
Enviado por: J.Rodrigues em 15 de Janeiro de 2014, 21:21
Olá
Octavio Coelho
« em: Hoje às 15:06 »

Boa noite

Já experimentou um motor de busca?

Há, ou pelo menos havia, o CESAK, Centre d'Étudie Spirite Allan Kardec

Saudações fraternas

J.Rodrigues