Forum Espirita

GERAL => Psicologia & Espiritismo => Auto-Conhecimento => Tópico iniciado por: dOM JORGE em 29 de Outubro de 2018, 07:47

Título: Reforma Íntima
Enviado por: dOM JORGE em 29 de Outubro de 2018, 07:47
                                                              VIVA JESUS!





             Bom-dia! queridos irmãos.




                     Reforma Íntima




                        A reforma íntima é tão difícil de consegui-la que chega a equiparar-se a algum vício que temos e não conseguimos nos libertar a não ser as vezes com o passar do tempo, ou com muita perseverança.

          Quando falamos em vícios nos referimos em todos os níveis, incluindo a gula, jogo de azar, sexo em desiquilíbrio.

          É comum chegarmos ao mundo e ao cabo de algum tempo eclodir sentimentos equivocados como ódio, ciúmes, orgulho e tanto outros, já que muitas vezes chegamos com tendências para o mal e ao nos depararmos com a competividade na Terra, eclodem os comportamentos errôneos.

          Também, muito contribuirá na nossa formação se tolhermos nossas ruins tendências, os responsáveis por nossa criação no seio familiar, já que pai, mãe ou responsável, tem a missão de dar exemplos e aconselhar o filho para seguir o caminho correto, mesmo que ele não os escute, pois se não cumprirem a missão de educar, certamente incorrerão em falha perante o Criador, e certamente se não forem educados em casa, o serão por gangues de rua, já que na escola dificilmente respeitarão educadores.

          Mas com o passar do tempo, já na fase adulta, passamos sentir as consequências de nossos atos errôneos, e sentimos a necessidade então da modificação do comportamento. Isso pode parecer fácil de lidar, mas não é, pois estando o reencarnante acostumado a praticar o mal, tem sempre a tendência de voltar a transgredir, por isso tal ato se assemelha ao vício, pois dado momento temos uma recaída.

          No enfrentamento ao vício se faz necessário o apoio nos mais diversos grupos que existem nas mais variadas modalidades, onde o dependente encontra sustentáculo para recuperar-se.

          A respeito da reforma íntima também vamos precisar de amparo, e isso encontramos nas mais diversas religiões espelhadas pelo mundo e na capacidade de profissionais da área científica como psicólogos, psiquiatras.

          Uma vez dado os primeiros passos na melhoria de nosso padrão vibratório, a vida passará a melhorar a nossa volta e muitos caminhos se abrirão, pois estando nós com maior leveza mental, certamente vamos enxergar tudo por outro prisma, encontrando forças para enfrentar dificuldades que até então tratávamos de resolver na força, na violência.

          A reforma íntima é necessária acontecer, pois possibilita melhorar não só a nós, mas o mundo inteiro. Tudo que está a nossa volta é influenciado, e vamos notar que muitas pessoas irão se afastar de nós em razão de nosso mau comportamento, mas por outro lado muitas irão se aproximar e a benesse será bem maior se mudarmos para o bem, afinal o que não nos ajuda nesta vida devemos abandonar, já que viemos a este mundo com objetivo de crescimento, como almeja nosso Pai Maior.

         Portanto não percamos tempo. Essa vida é muito rápida perante a eternidade para qual Deus nos criou, e devemos aproveitar o máximo no sentido de buscar o mínimo de melhoramento possível. Mesmo que fraquejemos algumas vezes como acontece nos vícios, reiniciemos pedindo ajuda do Altíssimo para nos erguer e perseverar na reforma almejada, pois não estamos abandonados neste mundo como pensam os materialistas.


           Nilton Moreira









                                                                                                    PAZ, MUITA PAZ!
Título: Re: Reforma Íntima
Enviado por: dOM JORGE em 23 de Janeiro de 2019, 17:29
                                                              VIVA JESUS!




             Boa-tarde! queridos irmãos.




                   
TRANSFORMAÇÃO ÍNTIMA



Tendências viciosas como impulsos para a virtude procedem, sim, do Espírito, agente determinante do comportamento humano.

Não podendo a organização celular definir estados psicológicos e emocionais, estes obedecem às impressões espirituais de que se encharcam, exteriorizando-se como fatores propelentes para uma ou outra atitude.

Destituída de espontaneidade, exceto dos fenômenos que lhe são inerentes, graças aos automatismos atávicos, a matéria orgânica é resultado das aquisições eternas do Espírito que dela se veste para as experiências da evolução.

A hereditariedade vigente nos mapas dos genes e dos cromossomas encarrega-se de transmitir inúmeros caracteres morfológicos, fisiológicos, sem exercer preponderância fundamental nos arcabouços psicológicos e morais, que pertencem ao ser espiritual, modelador das necessidades inerentes ao progresso e fomentador dos recursos que se lhe fazem indispensáveis a esse processo de crescimento a que se destina.

Descartar-se o valor dos implementos espirituais nos fenômenos comportamentais do homem, é uma tentativa de reduzi-lo a um amontoado de tecidos frágeis que o acaso organiza e desmantela ao próprio talante.

A vida pessoal escreve nas experiências de cada ser as diretrizes para as suas conquistas futuras.

Vícios e delitos ignóbeis, virtudes sacrificiais e abnegação, pertencem à alma que os externa nos momentos hábeis conforme o seu estágio evolutivo.

Vicente de Paulo e Francisco de Sales, fascinados pelo amor aos infelizes, liberaram as altas forças que lhes jaziam inatas, a serviço da caridade e da dedicação sem limite.

Ana Nery e Eunice Weaver, sensibilizadas pelo sofrimento humano, esqueceram-se de si mesmas e dedicaram-se, a primeira, aos combatentes feridos, e a segunda, à salvação dos filhos sadios dos hansenianos.

Eichmann e inúmeros carrascos nazistas acariciavam, comovidos, os filhinhos, após enviarem, cada dia, milhares de outras crianças e adultos aos fornos crematórios em inúmeros lugares dos países subjugados.

Tamerlão incendiava as cidades conquistadas, após degolar os sobreviventes, para depois dormir tranqüilo ao lado daqueles a quem amava.

Homens e mulheres virtuosos, sempre revelaram o alto grau de amor que lhes jazia em latência, da mesma forma que sicários e criminosos sanguissedentos deixaram transparecer a crueldade assassina desde os primeiros anos de infância...

As exceções demonstram o poder da vontade, que é manifestação do Espírito, quando acionada, propelindo para uma ou para outra atitude.

O hábito vicioso arraigado remanesce, impondo de uma para outra reencarnação suas características, assim impelindo o homem para manter a sua continuidade.
Da mesma forma, os salutares esforços no bem e na virtude ressumam dos refolhos da alma, e conduzem vitoriosos aos labores de edificação.

Toda ação atual, portanto, tem as suas matrizes em outras que as precedem, impressas nos arquivos profundos do ser.

Estás, na Terra, com a finalidade de abrir sepulturas para os vícios e dar asas às virtudes.

Substituindo o mau pelo bom hábito, o equivocado pelo correto labor, corrigirás a inclinação moral negativa, criando condicionamentos sadios que se apresentarão como virtudes a felicitar-te a vida.

Teus vícios de hoje, transforma-os, no teu mundo íntimo, em virtudes para amanhã ao teu alcance desde agora.

Libera-te pois, com esforço e valor moral, do mau gênio que permanece dominador, das paixões perturbadoras que te inquietam, e renova-te para o bem, pelo bem que flui do Eterno Bem.

Fonte - Joanna de Ângelis, Médium: Divaldo P. Franco, Livro: Vigilância









                                                                                                     PAZ, MUITA PAZ
Título: Re: Reforma Íntima
Enviado por: dOM JORGE em 17 de Abril de 2019, 00:23
                                                              VIVA JESUS!




            Boa-noite! queridos irmãos.




                   
Essa tal de reforma íntima...


“Procurai primeiro o Reino de Deus e o resto vos será dando como acréscimo.” - Jesus.


Difícil essa tal de reforma íntima. Procuramos a todo momento mudar nosso comportamento dentro dos ensinos de Jesus, mas estamos sempre nos traindo em nossos pensamentos vacilantes, vontades incontidas e nos caminhos mal traçados.

Sempre vamos procurar essa reforma íntima de um jeito cômodo e cheio de desculpas. Mas fica a pergunta: como então proceder? Somos Espíritos errantes, seres nesse lindo e maravilhoso processo da evolução. Buscamos o melhor sem dúvida, mas nos perdemos muitas vezes, seja em torno de nossos defeitos ou nos enganos do mundo.

Sem dúvida alguma, fazer o bem é ainda uma forma grandiosa de iniciar nossa reforma íntima, o trabalho no bem requer vencer o egoísmo, o orgulho, a vaidade, quando fazer o bem for praticado sem qualquer reserva, apenas a vontade de ajudar o próximo.

Não nos iludamos que a reforma íntima seja fácil, pois a todos os instantes de nossa vida seremos testados para verificar o quanto já avançamos de verdade.

Torna-se necessário o desenvolvimento da fé, amor, perdão, para com a gente mesmo e com o próximo. Como então desenvolver esses sentimentos nobres? Essa é sem dúvida uma resposta difícil, mas, se buscarmos a intimidade da prece, o trabalho no bem, procurando nos conhecer a cada dia, como nos ensinou o Mestre Maior: Conheça a ti mesmo...

Assim, esse trabalho no bem e o estudo constante vão nos levar ao que nos ensinou Jesus: “Busquem o reino de Deus e o resto lhe será dado em acréscimo”.

A espiritualidade Maior, dirigida e amparada por Jesus, estará sempre ao nosso lado para nos incentivar, ajudar, e mostrar o caminho da luz para, quem sabe um dia, podermos também afirmar, como disse Jesus: Eu venci o mundo...


           Wagner Ideali









                                                                                                    PAZ, MUITA PAZ!